__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


Introdução

2

Quem é Camila de Aguiar

3

Em tempos de crise, empatia

4

4 dicas para o período de quarentena

1.Você sempre tem algo para contribuir

Inspire-se!

6

7

2.Você sempre tem algo a dizer

8

3.Isolamento físico não é isolamento social

9

4.É tempo de descobrir e redescobrir suas potencialidades

11


SEJA BEM-VINDO! Meu nome é Camila de Aguiar, eu sou estrategista em Branding Pessoal. Tudo bem? Em tempos de crise e estado de emergência, é preciso pensar, primeiramente, no coletivo. E eu acredito que é olhando para si, em um processo de tomada de consciência, que conseguimos descobrir nossas forças e oferecer ao próximo o que temos de melhor. Com este e-Book, você vai ter insights de como a sua marca pessoal pode colaborar ativamente para que, em todo e qualquer período de crise, você consiga contribuir com o coletivo — e, como consequência, fortaleça sua marca pessoal com base em autenticidade, colaboração e empatia.

U I A R

B R

E

A

G

A

L A M I

D

D I N G A N

A G U I A R

O A L S S

D E

2

E

C

P

C A M I L A

B R A N D I N G

P E S S O A L


QUEM É CAMILA DE AGUIAR? Estrategista em Branding Pessoal, formada em Personal Branding – CLI, Self and Professional Coach pelo IBC. Sou também Consultora de Imagem formada pela Belas Artes, Master em Neuroestratégia e Pensamento Transversal, além de empreendedora. Tenho mais de 10 anos na área corporativa de Tecnologia, liderando projetos em empresas nacionais e internacionais.

@branding_pessoal /camila-de-aguiar

C A M I L A

D E

A G U I A R

3

B R A N D I N G

P E S S O A L


Em tempos de crise, empatia

C A M I L A

D E

A G U I A R

4

B R A N D I N G

P E S S O A L


Com a pandemia do coronavírus, quem está em casa, está conectado. Mas será que é possível, além de nos mantermos produtivos, usar esse tempo extra na rede para fazer algo que impacte positivamente esse cenário? A resposta é sim — e vou te mostrar o porquê.

Durante o início da pandemia de coronavírus houve: E

INTERN

R E D E S

%

INTERN

R E D E S

25

40

%

MÓVE L

T

T

I A I O C S

E

S

S

MÓVE L

I A I S O C

40% a mais de tráfego

25% de crescimento no

nas redes sociais na Espanha

uso de internet móvel

4x

S

S K Y P E

S K Y P E

S K Y P E

5x

W H A T

W H A T

A P P

S

S K Y P E

P A P

5x mais tempo

4x mais tempo

gasto no WhatsApp

gasto no Skype

C A M I L A

D E

A G U I A R

5

B R A N D I N G

P E S S O A L


1 Pare e pense sobre suas habilidades. Quais delas poderiam, de forma remota, ajudar outra pessoa? Seja algo diretamente relacionado às suas funções e atividades profissionais, seja uma habilidade ou expertise pessoal, encontre seus pontos fortes e reflita sobre como você poderia colocá-los em prática no mundo digital. Adaptabilidade e criatividade são palavras-chave para encontrar oportunidades e em meio à crise e fazer com que, em terrenos áridos, seja possível cultivar flores.

C A M I L A

D E

A G U I A R

6

B R A N D I N G

P E S S O A L


Confira exemplos de pessoas (que são também suas próprias empresas) que compartilharam com sua rede o que têm de melhor, suas potencialidades. São iniciativas genuínas que, mesmo sem ter esse propósito, potencializam ainda mais a marca desses profissionais.

Flávia Scherner A atriz e contadora de histórias resolveu usar seu trabalho para ajudar pais e mães que estavam em casa, de quarentena com as crianças. De segunda a sexta, Flávia se propôs a contar uma história por dia para entreter a criançada, a partir de lives no Instagram.

J u l i e Fa n k A fundadora da Escola de Escrita, em Curitiba, precisou fechar as portas por conta do coronavírus. Mas em seu Instagram pessoal, ela criou uma rede de novos alunos, uma espécie de programa de escrita gratuito e online, a fim de incentivar as pessoas a desenvolverem essa habilidade no período de quarentena.

Carmela Scarpi Por meio de sua conta pessoal nas redes, a jornalista ofereceu gratuitamente seus serviços de comunicação, com o objetivo de contribuir com uma empresa que não tenha essa expertise e possa se beneficiar neste momento de reclusão e baixa nos negócios.

C A M I L A

D E

A G U I A R

7

B R A N D I N G

P E S S O A L


2 Quem está em casa, está conectado e quer consumir conteúdo de qualidade. Aproveite o momento para focar na construção de conteúdo relevante, que possa contribuir com as necessidades do seu público-alvo. Que tal estruturar um webinar, uma live, criar um blog ou planejar uma série de posts em suas redes sociais que possam colocar a sua expertise a serviço do público?

Seja você um profissional autônomo, liberal, empreendedor ou, ainda, em um momento de limbo ou transição de carreira, suas experiências, habilidades e história de vida fazem com que você sempre tenha algo a dizer sobre alguma coisa. Descubra em qual área você pode colaborar e invista em ser o mais claro possível. C A M I L A

D E

A G U I A R

8

B R A N D I N G

P E S S O A L


3 Estar fisicamente longe permite que novas formas de interação se fortaleçam. Nade contra a maré: invista em projetos coletivos. Monte redes de colaboração, firme parcerias com outras pessoas e, coletivamente, crie projetos que possam produzir ações digitais de valor para seu público.

Ana é personal trainer e resolveu postar no IGTV um treino por dia para seus seguidores

Renata é health coach e criou um webinar sobre como manter uma alimentação saudável nos dias de quartentena, sem recorrer ao delivey

Leonardo é instrutor de ioga e todos os dias faz uma live no meio da tarde para ensinar técnicas de mindfulness que podem ajudar quem está fazendo home office

C A M I L A

D E

A G U I A R

9

B R A N D I N G

P E S S O A L


3 Esses profissionais perceberam que poderiam se unir e produzir um conteúdo muito mais completo para seu público e, ao mesmo tempo, divulgar e fortalecer o trabalho dos colegas. Conversaram, se planejaram e hoje eles gravam vídeos para as plataformas uns dos outros.

Quem assiste aos treinos da Ana, confere em seu IGTV conteúdo sobre alimentação e mindfulness

No Webinar na Renata, Ana e Leonardo foram convidados para dar aulas

Nos stories do Leonardo, Ana e Renata dão dicas, de acordo com suas expertises

Todo mundo sai ganhando: você, seu público e outros profissionais!

C A M I L A

D E

A G U I A R

10

B R A N D I N G

P E S S O A L


4 Toda reclusão presume reflexão. Use esse período para refletir sobre si mesmo e, em meio à crise, descobrir suas forças e potencialidades. Os frutos podem ser colhidos hoje, na oferta de suas habilidades (como soft skills, dicas e expertises) para quem precisa, mas também à longo prazo, depois que o momento mais agudo passar. Isso porque a forma como você se posiciona frente a qualquer situação, em especial às adversidades, é determinante na construção da sua marca pessoal. Aproveite o momento para reforçar os seus valores e colocar em prática tudo aquilo que você acredita!

C A M I L A

D E

A G U I A R

11

B R A N D I N G

P E S S O A L


Achou esse material interessante? Compartilhe com seus amigos e siga acompanhando conteĂşdo sobre Branding Pessoal em minhas redes sociais: @branding_pessoal /camila-de-aguiar

C A M I L A

D E

A G U I A R

12

B R A N D I N G

P E S S O A L


Profile for Literato Comunicação

eBook 2  

eBook 2  

Advertisement