__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


Introdução

2

Quem é Camila de Aguiar

3

O que é autoconhecimento

5

O que é autoignorância

6

Como superá-la?

7

Exercícios

8

Dia 1: Como você se enxerga hoje?

9

Dia 2: Quais são suas forças?

12

Dia 3: Quais sãos suas fraquezas?

13

Dia 4: Colocando à prova

15

Dia 5: Análise

16


SEJA BEM-VINDO! Meu nome é Camila de Aguiar, eu sou estrategista em Branding Pessoal. Tudo bem? Em tempos de quarentena, a pressão para que sejamos produtivos é exaustiva. Mas o que realmente é ser produtivo? Com este eBook, eu gostaria de propor um desvio de olhar do excesso de informações para preconizar outra abordagem de produtividade: o autoconhecimento. Em um cenário de crise, é preciso extrair o melhor de nós mesmos. E só com um olhar atento para suas forças, fraquezas, limitações e oportunidades de crescimento será possível construir um plano de ação eficaz, que seja capaz de potencializar as suas forças em tempos de fragilidade. Se você não sabe do que é capaz e quais são os seus limites, como vai criar estratégias para chegar onde deseja? Aproveite este período para produzir conhecimentos sobre si com este guia, repleto de exercícios práticos para você descobrir como está a sua marca pessoal.

U I A R

B

R

E

A

G

A

L A M I

D

D I N G A N

E

C

P O A L S S

C A M I L A

D E

A G U I A R

2

B R A N D I N G

P E S S O A L


QUEM É CAMILA DE AGUIAR? Estrategista em Branding Pessoal, formada em Personal Branding – CLI, Self and Professional Coach pelo IBC. Sou também Consultora de Imagem formada pela Belas Artes, Master em Neuroestratégia e Pensamento Transversal, além de empreendedora. Tenho mais de 10 anos na área corporativa de Tecnologia, liderando projetos em empresas nacionais e internacionais.

@branding_pessoal /camila-de-aguiar camiladeaguiar.com.br

C A M I L A

D E

A G U I A R

3

B R A N D I N G

P E S S O A L


Autoconhecimento Uma semana para descobrir sua marca pessoal

4


O que é autoconhecimento? Para fins práticos, o autoconhecimento é uma reflexão honesta sobre si. A partir de evidências internas e externas, tentamos construir uma visão crítica sobre nós mesmos, o que inclui valores, sentimentos, habilidades, forças e fraquezas. Autoconhecimento é colocar-se de frente ao espelho e se esforçar para ter uma visão ampla e ponderada de tudo o que você conseguir enxergar. É exercitar o olhar para enxergar a si mesmo como se fosse um estranho

95

%

SC

IENTE S

D E

95% das pessoas acredita que são autoconscientes

N

C A M I L A

AUTOCO

IENTE S

AUTOCO

N

SC

A G U I A R

5

B R A N D I N G

P E S S O A L


O que é autoignorância? É aquilo que, ao olhar para o espelho, você não enxerga. Assim como conseguimos extrair muitas informações valiosas a partir de um olhar reflexivo para o nosso interior, existem áreas que estão além do nosso alcance. As razões são variadas. Em alguns casos, a autoignorância é um mecanismo eficaz para que nossa mente elimine informações que nos deixam desconfortáveis. Às vezes, simplesmente não temos evidências suficientes, não prestamos muita atenção ou interpretamos mal nossas próprias condutas.

E S

O C O N S C I E N U T

D E

A

C A M I L A

10-15

%

E S

T

T O C O N S C I E N

T

A

U

A G U I A R

Apenas 10-15% das pessoas realmente são autoconscientes

6

B R A N D I N G

P E S S O A L


Como superá-la? Aceitar que temos características, boas e ruins, as quais não enxergamos de forma espontânea, é um convite para o autoconhecimento. E para potencializar seus resultados e superar a autoignorância, existem três ferramentas essenciais:

Faça exercícios: Na hora da autorreflexão, há muitas chances de você ficar restrito a questões sobre as quais já está habituado a pensar. Saia da caixa: busque fontes externas que possam propor reflexões diferentes e, assim, abrir a sua cabeça para novos aprendizados. Inclusive, esse eBook serve exatamente para isso ;) Documente: Não adianta apenas refletir. É preciso materializar todas as suas inferências e conclusões, de forma que você consiga enxergá-las fora de você. Para isso, papel e caneta são o seu melhor aliado. Peça feedbacks: Se existem características sobre as quais você não tem consciência, a autorreflexão tem seus limites. Por isso, a opinião daqueles que estão ao seu redor é muito importante para te dar pistas sobre aquilo que está além do seu alcance.

C A M I L A

D E

A G U I A R

7

B R A N D I N G

P E S S O A L


Exercícios É hora de colocar a mão na massa!


Dia 1 Como você se enxerga? O primeiro exercício é uma visão lúdica sobre a sua vida atual. Para refletir sobre o momento pessoal e profissional no qual você se encontra, a proposta é se colocar no papel do roteirista de um filme. Qual é seu personagem e a sua história? Tire entre 30 a 60 minutos do seu dia para refletir e preencher todas as lacunas com cuidado. Esse exercício pode ser o ponto de partida para pensar os demais!

C A M I L A

D E

A G U I A R

9

B R A N D I N G

P E S S O A L


Exercício 1 Nome do filme: Gênero: Comédia

Romance

Fantasia

Ação

Drama

Suspense

Aventura

Descrição do personagem:

Descreva-se em terceira pessoa pontuando todas as características sobre você que julgue relevante. Aqui podem constar desde características físicas, até questões sobre sua personalidade e atividades do dia a dia.

Resumo do enredo:

Crie uma história para si com base na sua vida pessoal e profissional. Ambientação: Quem, como quando onde? Início da tensão: Eventos que alertam o interlocutor de que os problemas ou desafios estão se aproximando. Crise/clímax: O ponto mais alto – ou mais baixo – da sua história. Final: Resolução, novos aprendizados ou novos questionamentos em aberto.

C A M I L A

D E

A G U I A R

10

B R A N D I N G

P E S S O A L


Reflita Ao olhar para si mesmo em terceira pessoa, você se descreveu de forma positiva, neutra, negativa ou equilibrada? Isso fala muito sobre quais são suas tendências. Mantenha elas em mente na hora de responder os próximos exercícios – caso você se veja de forma positiva, tente analisar criticamente suas forças. Caso se enxergue de forma negativa, reflita se você não tem sido muito duro consigo mesmo.

Você está satisfeito com a sua história? Nem sempre estamos satisfeitos com o contexto pelo qual estamos passando. Observe quais são os pontos da sua história sobre os quais você tem controle, e quais estão além do seu domínio.

C A M I L A

D E

A G U I A R

11

B R A N D I N G

P E S S O A L


Dia 2 Quais são suas forças? Em cada quadrado, escreva: quais são suas forças

Cognitivas

Socioemocionais

Ex: Inteligência, boa memória, atenção, resolução de problemas etc.

Ex: Empatia, inteligência emocional, paciência, resistência às frustrações etc.

G

U I A R

B

R

E

A

A

L A M I

D

D I N G A N O A L S S

Ex: Liderança, capacidade de negociação, assertividade etc.

C A M I L A

D E

A G U I A R

E

C

P

Nos negócios

Técnicas Ex: Conhecimentos técnicos relevantes que podem ser úteis para sua vida profissional.

12

B R A N D I N G

P E S S O A L


Dia 3 Quais são suas fraquezas? Em cada quadrado, escreva: quais são suas fraquezas

Cognitivas

Socioemocionais

Ex: Falta de foco, memória, atenção, percepção etc.

Ex: Apatia, descontrole, impaciência, pouca resistência às frustrações etc.

G

U I A R

B

R

E

A

A

L A M I

D

D I N G A N O A L S S

Ex: Timidez, dificuldades em negociar, trabalhar em grupo, se comunicar etc.

C A M I L A

D E

A G U I A R

E

C

P

Nos negócios

Técnicas Ex: Conhecimentos técnicos que você deveria ter para se destacar em sua área, mas ainda não tem.

13

B R A N D I N G

P E S S O A L


Reflita Suas forças e fraquezas estão concentradas em quadrantes específicos ou estão bem distribuídas? Caso estejam concentradas, onde está a maior parte das suas forças e fraquezas? Para as forças, não importa se elas estão bem espalhadas ou concentradas – para o processo de Branding Pessoal o que importa é identificá-las e, a partir deste olhar consciente, potencializá-las em seu posicionamento. Já quanto às fraquezas, a concentração de muitas questões em um mesmo quadrante alerta para qual âmbito da sua vida você deve olhar com mais atenção e cuidado.

Você conseguiu pensar em mais forças ou fraquezas? É difícil estarmos em equilíbrio: geralmente somos muito ou pouco críticos em relação a nós mesmos. Por isso, o próximo exercício tem como objetivo ajudar você a colocar à prova algumas questões que você identificou sobre si mesmo.

C A M I L A

D E

A G U I A R

14

B R A N D I N G

P E S S O A L


Dia 4 Colocando à prova Depois da autorreflexão, há chances de terem passado algumas questões, positivas e negativas, que não estão acessíveis para nós. Por isso, vamos fazer uma breve pesquisa. Você pode perguntar diretamente a amigos, colegas ou parentes quais são suas principais forças e fraquezas. Caso deseje, você também pode fazer uma pesquisa anônima. Clique abaixo e copie o formulário para o seu Google Drive. Em seguida, envie o link para algumas pessoas de confiança – e leia as respostas só no dia seguinte, para não conseguir identificar quem comentou!

Formulário

C A M I L A

D E

A G U I A R

15

B R A N D I N G

P E S S O A L


Dia 5 Análise

Quais características coincidem entre sua percepção e a percepção das outras pessoas?

Quais respostas do exercício anterior não constavam na sua autopercepção?

C A M I L A

D E

A G U I A R

16

B R A N D I N G

P E S S O A L


Reflita O diferente é ser você A partir dos exercícios deste eBook, você pode fazer um autodiagnóstico da sua marca pessoal. Com esses insights, você poderá ter mais clareza a respeito de quem você é – e, assim, começar seu plano de ação sobre como potencializar as suas forças, com foco naquilo que existe de autêntico e verdadeiro em você.

C A M I L A

D E

A G U I A R

17

B R A N D I N G

P E S S O A L


Achou esse material interessante? Compartilhe com seus amigos e siga acompanhando conteĂşdo sobre Branding Pessoal em minhas redes sociais: @branding_pessoal /camila-de-aguiar

C A M I L A

D E

A G U I A R

18

B R A N D I N G

P E S S O A L


Profile for Literato Comunicação

eBook 3 - Autoconhecimento  

Advertisement
Advertisement