__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


SEJA BEM-VINDO! Meu nome é Camila de Aguiar, eu sou estrategista em Branding Pessoal. Tudo bem? Em tempos de hiperconectividade e alta concorrência, a atenção é nossa principal moeda de troca. Se você é empreendedor, profissional autônomo, liberal ou colaborador de alguma empresa, você precisa, urgentemente, trabalhar a sua imagem pessoal. Essa é a única saída para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo — e focado no indivíduo. Com este eBook, você vai aprender como o Branding é a melhor ferramenta para trazer visibilidade e reconhecimento para a sua imagem, colaborando ativamente para o sucesso da sua carreira profissional.

U I A R

B

R

E

A

G

A

L A M I

D

D I N G A N

A G U I A R

O A L S S

D E

2

E

C

P

C A M I L A

B R A N D I N G

P E S S O A L


QUEM É CAMILA DE AGUIAR? Estrategista em Branding Pessoal, formada em Personal Branding – CLI, Self and Professional Coach pelo IBC. Sou também Consultora de Imagem formada pela Belas Artes, Master em Neuroestratégia e Pensamento Transversal, além de empreendedora. Tenho mais de 10 anos de experiência na área corporativa de Tecnologia, liderando projetos em empresas nacionais e internacionais. Você quer aumentar a percepção de valor da sua marca pessoal? Acompanhe conteúdo especializado em minhas redes sociais:

@branding_pessoal /camila-de-aguiar camiladeaguiar.com.br

C A M I L A

D E

A G U I A R

3

B R A N D I N G

P E S S O A L


Como o Branding Pessoal pode ajudar vocĂŞ a impulsionar sua carreira?

4


Ginni Rometty American business executive

Nunca fez tanto sentido investir em uma marca pessoal. Profissionais que fazem a gestão de sua marca têm mais valor no mercado, são mais disputados e, consequentemente, conseguem chamar a atenção de quem interessa.

A fala de Rometty, CEO da IBM, proferida no Fórum Econômico Mundial em janeiro de 2020, endossa esse movimento ampliado pela era digital: “é preciso escolher habilidades, não diplomas”. Muitas empresas, principalmente startups, olham para os diplomas como pontos de referência, não como notas de corte. Essa política estimula adaptações, diversidade, conhecimentos múltiplos e contato com a vida real. São poucas as formações que realmente apontam para essas necessidades do mercado. Aqui vão três dos principais motivos pelos quais apostar em um processo de Branding Pessoal, visando a construção e o fortalecimento da sua marca, pode impulsionar a sua carreira em meio a este novo cenário, seja qual for a sua área ou profissão.

C A M I L A

D E

A G U I A R

5

B R A N D I N G

P E S S O A L


O Branding Pessoal torna você indispensável Hoje, você é reconhecido pela empresa em que trabalha, pelo cargo que ocupa ou por sua principal habilidade? Saiba que caso a sua reputação resida nas duas primeiras opções, você é substituível. Trabalhar a sua marca pessoal é colocar o seu nome e sobrenome em evidência. Enquanto cursos, diplomas, títulos e conhecimentos técnicos são forças compartilhadas, suas habilidades são forças específicas. Elas tornam você uma pessoa única. Ao descobrir essas forças (como soft skills, hard skills e qualidades ligadas à inteligência emocional) e reforçá-las no seu posicionamento de forma ativa, você estará fortalecendo a sua autenticidade.

É isso o que torna você indispensável

C A M I L A

D E

A G U I A R

6

B R A N D I N G

P E S S O A L


O Branding faz com que sua maior especialidade seja ser você. Confira alguns exemplos:

Especialista em finanças e sócia da

CEO da Micorsoft. Em simbiose

XP Inc., uma das gigantes de

com a figura da empresa, Satya

serviços

O

faz com que tanto a organização

investimento em Branding Pessoal

quanto a sua marca pessoal se

fez com que, com um discurso

elevem. Seu processo de Branding

claro e coeso, ela conseguisse

é pautado em reforçar valores

construir uma identidade própria e

pessoais,

distinta da empresa, culminando

colaboração, ligando-os à gestão

em sua presença na lista Forbes

da empresa.

financeiros.

como

empatia

Under 30.

C A M I L A

D E

A G U I A R

7

B R A N D I N G

P E S S O A L

e


Com o Branding Pessoal, você será capaz de suprir necessidades invisíveis do mercado

Seu público-alvo, seja ele composto por investidores, clientes, empregadores (ou todos eles juntos!), têm dois tipos de necessidades: as concretas e as emocionais. Necessidades concretas são, por exemplo, a entrega de resultados, o cumprimento de tarefas e o aprimoramento de expertises. Geralmente, elas são claras e objetivas.

Já as necessidades emocionais não estão no script — mas estão sempre presentes. Elas se referem ao conjunto de sentimentos e sensações que o seu público espera de você. Por exemplo: se o seu público-alvo é um investidor, ele não precisa apenas que você apresente números ou uma ideia bem consolidada. Ele precisa também que você transpareça credibilidade.

C A M I L A

D E

A G U I A R

8

B R A N D I N G

P E S S O A L


Não existe hierarquia: ambas as necessidades são absolutamente necessárias. Mas não importa o quão competente você seja, se você não consegue se relacionar com as necessidades emocionais do seu público, você será irrelevante para ele. E um dos fundamentos do Branding é justamente trabalhar com esse conjunto de soft skills cada vez mais valorizadas.

C A M I L A

D E

A G U I A R

9

B R A N D I N G

P E S S O A L


Pessoas com marcas pessoais fortes são a primeira opção do mercado O processo de construção de uma marca pessoal sólida e autêntica tem como objetivo elevar seu nome a tal ponto em que ele seja memorável. Dessa forma, você não será apenas mais uma opção, mas a primeira opção para o seu público. Tornar-se memorável é o caminho natural do processo de Branding Pessoal: a partir de uma tomada de consciência sobre a sua marca — que envolve autoconhecimento, feedback e planejamento de comunicação — você é capaz de mostrar ao mundo todo o seu potencial. E ser recompensado por isso.

Não existe mágica nem segredo — a forma mais eficaz de impulsionar sua carreira é uma combinação entre competência + marca pessoal forte. Quem não é visto, não é lembrado, então a gestão planejada da sua marca é um fator determinante na hora de garantir uma promoção, um novo cliente ou um investimento para a sua empresa. Você quer saber mais sobre o que está por trás de uma boa marca pessoal?

C A M I L A

D E

A G U I A R

10

B R A N D I N G

P E S S O A L


Achou esse material interessante? Compartilhe com seus amigos e siga acompanhando conteĂşdo sobre Branding Pessoal em minhas redes sociais: @branding_pessoal /camila-de-aguiar

Profile for Literato Comunicação

eBook 1  

eBook 1  

Advertisement