Page 1

 

ELEIÇÕES DOS ORGÃOS SOCIAIS AEFFUL DIRECÇÃO 2014        

 

 

Proposta Eleitoral

 

 

O que nos move és TU!  


Apresentação  

Lista U é um projeto unido por ti, dos estudantes e para os estudantes, sendo constituído por pessoas motivadas, dedicadas, trabalhadoras e ambiciosas. Um grupo onde a tua opinião conta, onde damos tudo para te representar da melhor maneira, onde TU importas. A Lista U compromete-se a ser disponível, aberta e sempre centrada nos estudantes e na defesa dos seus direitos e interesses. Estando conscientes do papel da AEFFUL no panorama associativo Nacional e Internacional, somos um grupo onde cada um de nós tem algo único, acrescentando criatividade e inovação, mas estando sempre unidos com um objetivo: o teu! Deste modo, a Lista U propõe-se a ser a Direção dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa no mandato de 2014. Sendo uma associação centenária, e estando nós conscientes da responsabilidade acrescida que carrega, responsabilizamo-nos por te motivar e te envolver em todas as questões e discussões relacionadas com o Ensino Superior e a juventude. Como tal, apresentamos inúmeras Propostas Eleitorais e comprometemo-nos a realizar cada uma delas, não descansando enquanto não forem executadas de modo a terem uma qualidade exímia e representativa dos cem anos! Porque “O que nos move és TU!”

   


Lista U  

   


Candidatos à Direção  

Presidente – Francisco Pires (4º ano) Vice-Presidente para as Relações Internas – Sofia Almeida (4º ano) Vice-Presidente para as relações Externas – Rodrigo Simões (4º ano) Tesoureiro – Pedro Jogo (4º ano) Secretária – Beatriz Queiroz (2º ano) Departamento Comercial – João Mendes (4º ano) Departamento Cultural e Académico – João Gonçalves (3º ano) e Maria Mariano (4º ano) Departamento Desportivo – Inês Sousa (2º ano) Departamento Educativo – André Torres (3º ano) e Patrícia Vasconcelos (4º ano) Departamento Off-Set e Papelaria – Pedro Labisa (2º ano) Departamento de Publicações e Imagem – João Domingues (4º ano) e José Jesus (3º ano) Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais – Filipa Graça (4º ano) e Joël de Oliveira (3º ano) Gabinete de Educação e Formação – Carlota Moura (3º ano) e Maria Conceição (4º ano) Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde – Ângela António (3º ano), Gabriela Ribeiro (2º ano) e Tiago Barros (4º ano) Gabinete Internacional – Eduardo Corvacho (4º ano) e Irma Gomes (4º ano)

   


Índice  

1. Executivo a. Presidência b. Tesoureiro c. Secretária 2. Departamentos a. Departamento Comercial b. Departamento Cultural e Académico c. Departamento Desportivo d. Departamento Educativo e. Departamento de Off-Set e Papelaria f. Departamento de Publicações e Imagem 3. Gabinetes a. Gabinete de Educação e Formação b. Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais c. Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde d. Gabinete Internacional

   


Executivo  

Presidência

A presidência tem a função de garantir a melhor representação da AEFFUL tanto a nível interno como externo, sendo ela a voz dos estudantes. Internamente, pretendemos cultivar uma equipa coesa e capaz de desenvolver as atividades em perfeita harmonia e em associação com todos os núcleos. Ao longo de cem anos, esta associação foi criando uma reputação externa de excelência e, neste centenário da AEFFUL, comprometemo-nos a defendê-la e a elevar o seu bom nome e dos seus estudantes tanto nacional, como internacionalmente.

   


Executivo  

Propostas Acompanhar ativamente o estado das obras da Faculdade; Delinear um plano estratégico para dinamização dos espaços da Associação; Estreitar o relacionamento entre a Associação dos Estudantes e a Biblioteca da FFUL de modo a beneficiar os estudantes; Abertura de candidaturas semestrais para colaboradores; Assegurar uma qualidade exímia de todas as atividades da AEFFUL de modo a que o centenário da nossa Associação seja marcante no percurso académico de todos os estudantes; Manutenção de boas relações e estabelecimento/desenvolvimento de novas com parceiros institucionais e associativos nacionais e internacionais (AIESEC e AAFDL); Participação constante e ativa em todas as situações de representação externa, de modo a erguer a voz política e representatividade a nível nacional e internacional, emitindo relatórios resumindo o sucedido; Acompanhamento ativo e constante da situação iminente de criação de uma estrutura federativa, no decurso da fusão UL-UTL; Realização de propostas periódicas e de sugestões para a melhoria e aumento da especificidade do MoU IPSF-EPSA; Envolvimento intrínseco com a faculdade na avaliação e acreditação do MICF, efetuado pela A3ES; Desenvolvimento e divulgação extensa de propostas resolucionais periódicas sobre ação social e política educativa em colaboração com o departamento educativo;

   


Executivo  

Tesoureiro

A gestão financeira da AEFFUL reveste-se de enorme importância: sem uma cuidada orçamentação e garantia da sua boa execução, as atividades estariam longe de ser sustentáveis, inviabilizando o seu futuro e, até mesmo, da própria AEFFUL. Assim, o tesoureiro tem a seu cargo a correta gestão dos fundos da AEFFUL, devendo manter uma estreita relação com o Conselho Fiscal e a restante Direção. Deve, além disto, trabalhar juntamente com o Departamento Comercial de modo a estabelecer parcerias de relevo para os estudantes da FFUL. O Relatório de Contas também é da responsabilidade do Tesoureiro, sendo um documento fulcral para a manutenção da transparência das contas da AEFFUL.

   


Executivo  

Propostas Garantia de uma boa gestão financeira e contabilística das contas da AEFFUL, continuando a emitir documentos como o relatório intermédio de contas, relatório final e eventuais pareceres solicitados; Apoio ativo na gestão das contas dos vários núcleos e comissões da AEFFUL, facultando ferramentas que melhoram a gestão financeira por parte dos núcleos; Trabalho em parceria com o Departamento Comercial no estabelecimento de novos protocolos; Acompanhamento constante de todos os contratos estabelecidos, garantindo o seu cumprimento;

   


Executivo  

Secretária

   

A secretária tem a seu cargo garantir a boa divulgação dos eventos da AEFFUL, tanto internamente, entre os membros da DAEFFUL, como externamente, com as entidades com as quais a AEFFUL mantém contacto. Nesta tarefa torna-se importante a criação de mailing lists e outras ferramentas que façam a informação chegar o mais rapidamente e claramente possível a todo o público-alvo. Para ti, que és estudante e que queres estar informado, é garantido o esclarecimento de qualquer informação desde a tua entrada na FFUL.

   


Executivo  

Propostas Garantir um bom relacionamento e colaboração entre a AEFFUL, todos os núcleos a ela pertencentes e a faculdade; Criar e administrar mailing lists de modo a garantir uma melhor e mais abrangente divulgação das atividades da AEFFUL a todos os estudantes; Criação de uma base de dados que permita uma fácil partilha de transporte entre os alunos da FFUL, sendo posteriormente expandida a outras faculdades; Criação de um fórum, gerido mutuamente pelos membros da Comissão de Curso, que permita uma eficiente partilha de material das diversas unidades curriculares.

   


Departamentos  

Departamento Comercial

 

O recentemente criado Departamento Comercial, cuja importância no bom funcionamento da AEFFUL é determinante, tem como princípio fundamental o equilíbrio. Isto consegue-se reduzindo as despesas e aumentando as receitas através da procura de entidades patrocinadoras e do estabelecimento de protocolos e parcerias que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

   


Departamentos  

Propostas Profissionalização e fidelização da marca AEFFUL; Dinamização do canal televisivo AEFFUL, emitindo atividades da AEFFUL e viabilizando eventuais entidades patrocinadoras; Criação do dossier do patrocinador; Aposta em novas parcerias e protocolos benéficos para os estudantes; Criação de guidelines comerciais para mediar a interação entre os núcleos e as comissões da AEFFUL com as entidades patrocinadoras; Procura de Media Partners para uma maior abrangência da divulgação das atividades da AEFFUL.

   


Departamentos  

Departamento Cultural e Académico

A necessidade de formar bons profissionais de saúde e de manter o espírito da nossa faculdade – um dos mais autênticos que podemos encontrar – torna necessário encontrar o equilíbrio perfeito entre a componente educacional e a componente recreativa e cultural. Desta forma, o DCA tem como objetivo continuar o trabalho excecional desenvolvido nos anos precedentes, incentivando o interesse dos estudantes pela cultura e pelo convívio, melhorando as relações interpessoais e incutindo o espírito académico da FFUL aos mais novos, sem nunca esquecer os mais velhos. Como os sábios dizem “Aproveita, serão os melhores anos da tua vida”!

   


Departamentos  

Propostas Realizar uma Trip de acordo com a preferência dos estudantes, com a duração de um fim-de-semana; Criar página do Facebook do DCA, visando a promoção das atividades do Departamento e do Núcleo Cultural tanto interna como externamente; Permitir a votação de uma das noites temáticas da Farmo; Organizar idas conjuntas a festivais de Verão, criando zona de camping FFUL; Abrir nomeações secretas para os Apresentadores do Sarau Académico; Tentar obter exclusividade na Farmo não só no hotel como também nas discotecas; Renovação dos moldes de algumas festas da DAEFFUL, bem como do itinerário do Rally Tascas e do CascoPapper; Dinamizar, organizar e oferecer apoio logístico a todas as atividades do futuro Núcleo Cultural.

   


Departamentos  

Departamento Desportivo

 

O departamento desportivo tem como funções principais a promoção da prática desportiva e do bemestar junto da comunidade estudantil, e o acompanhamento e divulgação das equipas da "casa". Deste modo, o departamento pretende dinamizar o quotidiano dos alunos da FFUL através da realização de atividades desportivas/lúdicas e, concomitantemente, apoiar as equipas da AEFFUL, estabelecendo ainda a ponte entre estas e os estudantes através da divulgação dos seus percursos desportivos.

   


Departamentos  

Propostas Dinamização e apoio constante às equipas desportivas da AEFFUL; Realização de torneios de jogos de cartas, matraquilhos, ténis de mesa entre outros que possam ser sugeridos por estudantes; Averiguar a possibilidade de criação de uma equipa B de voleibol feminino; Aproximação dos estudantes da FFUL através da criação de atividades de lazer, tais como: o Mini torneio de Ténis; o I Corrida AEFFUL; o Tarde de Paintball e/ou Laser Tag.

   


Departamentos  

Departamento Educativo

 

O Departamento Educativo tem como papel fundamental servir de elo de ligação entre os alunos e as vertentes científicas, pedagógicas e curriculares da FFUL, estando disponível para esclarecer dúvidas que possam surgir neste âmbito. Este departamento tem também o dever de estar informado sobre a realidade atual da área Farmacêutica, mantendo a comunidade estudantil atualizada e procurando estimular o desenvolvimento pessoal dos alunos que representa.

   


Departamentos  

Propostas Reestruturação do Dia Aberto FFUL, realizando-o conjuntamente com outras faculdades; Desenvolvimento de uma formação com vista a esclarecer sobre parceiros externos da AEFFUL e política educativa; Colaboração constante com o Conselho Pedagógico de modo a solucionar todas as situações relacionadas com pedagogia interna; Reorganização da Tarde Pedagógica de modo a envolver a participação de um maior número de estudantes.

   


Departamentos  

Departamento de Off-Set e Papelaria

 

O Departamento de Off-Set e Papelaria pretende disponibilizar aos estudantes o material necessário para garantir e melhorar o seu rendimento curricular e académico, tendo como principais funções a dinamização e bom funcionamento da Papelaria da AEFFUL. Consegue, assim, garantir o apoio logístico à DAEFFUL e permitir a existência de um espaço acessível a todos os estudantes. Este facilita a troca de informações e a inscrição dos alunos em diversas atividades organizadas pela DAEFFUL.

   


Departamentos  

Propostas Inovação da linha de merchandising AEFFUL e criação de uma linha comemorativa do centenário; Lançamento de novos produtos; Criação de novos kits mais variados e abrangentes; Renovação da imagem da papelaria, tornando-a um espaço mais dinâmico;

   


Departamentos  

Departamento de Publicação e Imagem

 

O Departamento de Publicações e Imagem (DPI) tem como objetivo principal o estabelecimento de uma ponte comunicativa entre os alunos e a Direção da Associação dos Estudantes. Tem como prioridade a divulgação e publicitação das atividades organizadas pela AEFFUL, como também todos os eventos e notícias referentes ao sector farmacêutico.

   


Departamentos  

Propostas Realização de vídeos promocionais e de vídeos-resumo das atividades; Abertura de concursos de design para material publicitário de algumas atividades da AEFFUL; Realização de um workshop de Edição de Vídeo; Divulgação constante e criativa de todas as atividades da AEFFUL; Criação de uma aplicação para smartphones que permita, entre outras opções: o Divulgação de atividades da AEFFUL; o Emissão de alertas acerca de painéis obrigatórios em atividades que assim o exijam; o Exposição de documentação relevante periódica acerca de todas as atividades de representação externa e interna da AEFFUL;

   


Gabinetes  

Gabinete de Educação e Formação

 

O Gabinete de Educação e Formação pretende complementar as valências adquiridas pelos alunos no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas quer a nível científico, como pessoal. Neste sentido, pretende-se desenvolver um conjunto de atividades que visam a apresentação de temáticas atuais, capazes de promover o desenvolvimento e conhecimento científico dos Estudantes, bem como a aquisição de outras competências, úteis para o futuro profissional.

   


Gabinetes  

Propostas Realização de várias ações de formação de carácter educativo; Realização de programas de trainings com vista ao desenvolvimento de softskills; Incidência em formação com conteúdo de unidades curriculares opcionais; Dinamização de cursos online;

   


Gabinetes  

Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais

 

O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais tem como objetivo principal ajudar os alunos a, posteriormente, integrarem-se no mercado de trabalho possuindo características que podem fazer a diferença frente aos empregadores. O GESP visa concretizar este objetivo focando-se tanto nos recém-mestres e estagiários, como nos ainda estudantes. Este gabinete da AEFFUL tem sido e continuará a ser o elo de ligação entre estes e as entidades empregadoras, proporcionando uma alavanca na entrada no mundo do emprego dos mesmos. Para além disso, o GESP também organiza formações para que os alunos adquiram capacidades importantes para momentos como a entrevista de emprego, aproximando-os da realidade profissional.

   


Gabinetes  

Propostas Alargamento do programa de estágios extracurriculares (hospitalar); Realização da I Feira de emprego AEFFUL; Criação de uma base de dados com as vagas disponíveis para colaboração em projetos de investigação em desenvolvimento na FFUL; Divulgação e realização de uma sessão de esclarecimento acerca do funcionamento e de projetos existentes no iMed e CPM Uria; Formação em marketing aplicado à farmácia comunitária; I PharmaContest - Prove Yourself!.

   


Gabinetes  

Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde

 

O farmacêutico, como agente de saúde, deve ter um conhecimento abrangente nesta área, para que possa aconselhar e sensibilizar a população acerca dos assuntos mais problemáticos da Saúde Pública, podendo assim exercer a sua função profissional na sua plenitude. Deste modo, o Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde pretende complementar a formação curricular, através da abordagem de temaschave da atualidade, tendo como principal desígnio o desenvolvimento dos alunos da faculdade em profissionais de saúde cada vez mais completos.

   


Gabinetes  

Propostas Curso gratuito de formação em Suporte Básico de Vida; Palestras sobre temáticas atuais com testemunhos reais; Impulsionar e divulgar rastreios a nível interno e externo; Contato próximo com a Ordem dos Farmacêuticos de modo a averiguar a possibilidade da realização de um Curso de Administração de Injetáveis; Investir em formações que contem com uma vasta componente prática, nomeadamente ao nível da Higiene Oral.

   


Gabinetes  

Gabinete de Internacional

 

A noção de um mundo globalizado, de fronteiras ténues, onde a circulação de pessoas é cada vez mais uma constante, é agora totalmente aceite por todos. A globalização veio para ficar, e com ela surge a necessidade de uma geração cada vez mais internacional, de mente aberta, com valências adquiridas não só na parte teórico-prática, mas também na vertente social de adaptação à pluriculturalidade existente. Com isto em mente, o Gabinete Internacional propõe-se a ser a ponte entre os estudantes da FFUL e o mundo exterior, satisfazendo a necessidade constante de aquisição de uma formação sólida e de topo. Este Gabinete pretende estar em íntima interação com as diversas organizações internacionais de estudantes de Ciências Farmacêuticas (EPSA e IPSF), garantindo que toda a informação de relevo chega aos estudantes.

   


Gabinetes  

Propostas Apoiar a candidatura a Host da 17ª EPSA Summer University 2015 Portugal; Renovar o Núcleo de Mobilidade; Criar um Dia Internacional FFUL; Participar na criação de Newsletters Incoming/Outgoing ERASMUS, em conjunto com o Núcleo de Mobilidade; Apoio e envolvimento intrínseco com todos os alunos de ERASMUS e de outros programas de mobilidade de modo a garantir a sua máxima integração.

   


Proposta Eleitoral - LISTA U  

Proposta Eleitoral

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you