Issuu on Google+

Proposta Eleitoral da Lista M


Apresentação

A é um projecto abrangente, de estudantes e para estudantes, que conta com o empenho e dedicação de todos os seus membros. Um grupo novo, que procura honrar e dignificar sempre, a quase centenária Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A assume uma postura centrada nos estudantes e na defesa dos seus interesses e direitos, reconhecendo o importante papel da AEFFUL no panorama associativo nacional. Portanto, compete-nos dinamizar e motivar os estudantes para a participação nas questões e discussões que envolvem o Ensino Superior e a juventude. Assim sendo, a , propõem-se à Direcção da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL) para o mandato 2013, vindo por este meio apresentar as suas Propostas Eleitorais, enunciadas nas seguintes páginas segundo uma divisão por departamentos e gabinetes.


Os Candidatos à Direcção pela lista M – Pedro Cortegaça (4ºano) – David Santana (4ºano) – Helena Perdigão (4ºano)

(2ºano)

– André Riscado (4ºano) – Patrícia Fernandes (2ºano) – João Silva (4º ano) – Tiago Barros (3ºano) – Catarina Sousa (4ºano) e André Fernandes

Santana (3ºano) (4ºano) (4ºano) (4ºano) e Carlota Moura (2ºano)

– João Mendes (3ºano) – Diogo Pires (2ºano) e Rita – Irma Gomes (3ºano) e Rui Silva

– Ana Rita Cunha e Pedro Luís – Isaura Vieira (3ºano), Fábio Silva – Filipa

Graça (3ºano), Joel Oliveira (2ºano) e Sofia Almeida (3ºano) – Marília Fernandes (5ºano) e Rodrigo Simões (3ºano)


Propostas Gerais Em primeiro lugar, comprometemo-nos a assegurar a boa continuidade das actividades já bem conhecidas dos estudantes da FFUL. Não esquecendo o sucesso das acções desenvolvidas pelos anteriores mandatos, iremos reunir esforços para assegurar a continuação de anteriores projectos. Estamos conscientes do período de dificuldades que o país atravessa e das drásticas repercussões que isso traz aos estudantes do Ensino Superior e ao próprio ensino. Não querendo ficar indiferentes a estas adversidades, consideramos de extrema importância o activismo, a participação, a reivindicação, e a luta pelos direitos e interesses dos estudantes do Ensino Superior. Marcar uma posição face às dificuldades é importante! Por isto, pretendemos motivar os estudantes a ter um papel mais activo e informado no movimentos associativos. Numa época de crise, a tua opinião conta mais do que nunca! Participar activamente na vida associativa é um direito e dever dos estudantes da FFUL, e como não é possível decidir sem estar informado, queremos impulsionar e incentivar toda a comunidade estudantil a participar vivamente nos debates, assembleias e reuniões em que há decisões a tomar. Queremos também que haja maior proximidade entre os estudantes e a Direcção da AEFFUL, concretizando esta ideia com a possibilidade de intervenção directa junto de toda a equipa da Direcção, mais concretamente em reuniões semanais. São também, de grande valor e importância a colaboração e cooperação da comunidade FFULiana nas próprias actividades realizadas pela DAEFFUL, pelo que nos propomos a abrir candidaturas para o cargo de Colaborador em todos os Departamentos e Gabinetes. Com o objectivo de combater as dificuldades sociais propomos igualmente a criação de uma base de dados privilegiada, em colaboração com a empresa de prestação de múltiplos serviços “Jakatou” (www.faceboook.com/Jakatou). Haverá também uma sessão de esclarecimento sobre o projecto desta empresa de forma a esclarecer eventuais dúvidas sobre o mesmo.


Departamento Comercial

• • •

Para que se estabeleçam novas parcerias e protocolos que tenham em conta as necessidades e interesses de todos os estudantes de Faculdade de Farmácia, realizaremos pesquisas e prospecções de mercado. Contaremos com as entidades patrocinadoras e apoiantes, para promover a publicidade de diversas actividades realizadas pela AEFFUL, nos sites e revistas das mesmas. Iremos elaborar uma base de dados organizada com os contactos dos patrocinadores, os artigos fornecidos pelos mesmos e os preços respectivos. Buscaremos de forma constante novas entidades com ofertas mais competitivas. Iremos garantir uma abordagem mais personalizada e eficaz entre as entidades apoiantes e a AEFFUL. Este Departamento servirá também para facilitar e promover o relacionamento entre as entidades patrocinadoras e a AEFFUL, garantindo um acompanhamento contínuo e dinâmico, com o objectivo de unir interesses de ambas as partes, procurando estabelecer sinergias.

João Silva (4ºano)


Departamento Desportivo

• • •

Tendo em conta os pontos referidos anteriormente, propomonos a dinamizar o Espaço Pharmacêutico através da organização de torneios de Pro Evolution Soccer (subsequente à reintrodução da Playstation no Espaço Pharmacêutico, proposta do Departamento Cultural e Académico), como se verificou em anos anteriores. Pretendemos dar continuidade a torneios organizados em anos anteriores, criar novos, como os de jogos de mesa, pool-8, e outros que possam ser sugeridos por estudantes desde que estes eventos se provem viáveis. Propomo-nos também a realizar workshops de desporto e nutrição pois achamos valioso para a saúde o domínio desta área de conhecimento, especialmente considerando os diferentes aspectos com os quais os estudantes lidam no seu dia-a-dia. Pretendemos também promover sessões de demonstração de defesa pessoal e outras modalidades desportivas, assim como desenvolver torneios desportivos inter-faculdades em parceria com outras Associações de Estudantes. Como proposta adicional, em conjunto com o Departamento Comercial, propomo-nos a procurar estabelecer parcerias com marcas desportivas para publicidade e financiamento de torneios e material desportivo. Por fim, serão mantidas actividades que já se tornaram habituais de ano para ano, como o jogo de caloiros vs veteranos, na semana do caloiro, e a Farmocup, nas Farmos. Daremos continuidade a ideias-chave de anos passados que visam o desenvolvimento das condições à disposição das equipas desportivas da faculdade e do corpo estudantil em geral, sempre com uma mente aberta e um espírito inovador, tendo como objectivo principal o desenvolvimento do desporto na FFUL. Criação de torneios desportivos inter-faculdades Criação de torneios de jogos de mesa Aula interactiva e gratuita de Defesa Pessoal, que consistirá em no ensinamento de técnicas simples e funcionais em qualquer situação de Defesa Pessoal.

Tiago Barros (3ºano)


Departamento Educativo

• •

Asseguraremos o acompanhamento das políticas educativas e curriculares e propomos o acompanhamento e análise do processo de fusão UL/UTL, dando enfoque às políticas que irão atingir directamente os alunos. Devido à actual situação que o Sector Farmacêutico atravessa, e à própria crise generalizada, pretendemos desenvolver um trabalho que permita abrir portas ao mercado, através da aquisição de competências complementares ao MICF que possam constituir uma vantagem aos estudantes como futuros farmacêuticos. Com vista ao cumprimento destes objectivos que defendemos, propomo-nos à realização das seguintes actividades: Por considerarmos importante a divulgação e promoção da profissão farmacêutica, pretendemos desenvolver actividades de sensibilização para alunos de Ensino Secundário, como por exemplo a “Faculdade Aberta”, contando com o apoio dos estudantes da FFUL; Realização de Formações Educativas para o desenvolvimento de competências direccionadas para a prática da profissão, de modo a podermos contribuir para a formação de profissionais reconhecidos e competentes, como por exemplo workshops no âmbito da gestão de tempo, comunicação, metodologias de estudo, entre outros; A aposta na divulgação da profissão tem que, a nosso ver, estar aliada à conveniente recepção dos novos estudantes. Assim a CAC tem como finalidade, resolver e apoiar em todas as dificuldades e preocupações que os novos estudantes possam ter na entrada no Ensino Superior. Serão apoiados desde o acto de matrícula na FFUL, sendo logo disponibilizadas todas as informações essenciais; As Comissões de Curso apresentam-se como um grande apoio à estrutura de cada ano. Pretendemos manter um contacto constante com as comissões de modo a poder assistir aos seus problemas e necessidades. Apostaremos numa divulgação eficaz da constituição de cada Comissão de Curso, de forma permanente, através de posters, assim como dos direitos e deveres que lhes assistem.

Catarina Sousa (4ºano) e André Fernandes (2ºano)


Departamento Off-Set e Papelaria

• •

Criação de uma maior quantidade de packs, mais abrangentes, variados e económicos, no âmbito de promover qualidade de oferta para os estudantes; Em conjunto com o Departamento Comercial, realizar estudos de mercado, de modo a verificar a exequibilidade do lançamento de novos produtos com a assinatura da marca AEFFUL, tendo depois a colaboração do Departamento de Produções e Imagem na eventual produção dos mesmos; Em conjunto com a Tesouraria, actualizar o preçário da Papelaria; No âmbito de proporcionar uma maior oferta aos estudantes, serão analisados novos protocolos para os Sócios Efectivos da AEFFUL. Para além das propostas referenciadas anteriormente, no que diz respeito a uma maior abertura da DAEFFUL com os estudantes, propomo-nos a inovar a iniciativa da Caixa de Sugestões, esta irá ficar mais visível na Papelaria e será mais divulgada, de forma a estabelecer mais uma via de comunicação entre a DAEFFUL e os alunos.

João Mendes (3ºano)


Departamento de Publicação e Imagem

É necessária a existência de meios de informação e divulgação cada vez mais interactivos e apelativos, que consigam cativar um público cada vez mais exigente ao nível da partilha de informação. Assim, queremos explorar novas formas de comunicação entre o corpo estudantil e a AEFFUL, tais como cartazes dinâmicos, teasers, entre outros. Pretende-se aproveitar interfaces populares e acessíveis, como o facebook, para lançamento de debates, questionários, divulgação de oportunidades (estágios etc.) e actividades para que haja uma maior interacção da AEFFUL com o corpo estudantil. Comprometemo-nos a manter uma constante actualização da página de facebook da AEFFUL (já existente), não só com as actividades e eventos realizados pela AEFFUL, mas também com notícias pertinentes da actualidade do sector farmacêutico. Temos também como objectivo melhorar o site da AEFFUL. Queremos proporcionar uma maior comunicação entre os vários organismos da AEFFUL e este Departamento, a fim de dar a conhecer as actividades e trabalho dos mesmos. Propomo-nos igualmente a disponibilizar mais apoio e a colaborar activamente com os vários Núcleos da DAEFFUL com o objectivo de unir e de os divulgar mais junto de toda a Faculdade. Achamos importante realizar uma revisão dos fornecedores e das parcerias com empresas e gráficas já existentes, para garantir que se tem a melhor razão qualidade/preço possível. Finalmente, propomo-nos a divulgar um calendário mensal actualizado com as actividades planeadas, sendo este afixado na FFUL e disponibilizado no facebook, a fim de condensar a informação e torná-la mais acessível a todos os estudantes.

Diogo Pires (2º ano) e Rita Santana (3º ano)


Departamento Cultural e Académico

• •

Abrir a todos a possibilidade de tomar parte activa na elaboração de actividades desenvolvidas pelo Departamento, mediante posterior selecção, assim como do grandioso Sarau Académico; Manter uma comunicação franca e constante com as outras equipas e Núcleos (MNAP, Núcleo de Rádio…); Na popular actividade Farmo, a manter, fazer por certificar a qualidade do serviço prestado e tentar também manter ao máximo manter a exclusividade do hotel/aldeamento, preservando o à-vontade e privacidade dos alunos; No âmbito do Café Concerto, com vista a tirar um maior proveito do mesmo, maximizar a interacção com o Núcleo de Rádio e, sempre mantendo o espírito de uma noite de convívio animada, redireccionar a noite, tornando-a, possivelmente, temática; Criar, possivelmente, um Núcleo Cultural, que teria como objectivo a promoção de actividades/eventos culturais maioritariamente fora da FFUL, no âmbito do cinema, música, teatro e literatura, e estabelecer protocolos que permitam uma maior facilidade de acesso e que fomentem o interesse dos alunos em actividades do género e do seu interesse; Dinamizar o Espaço Pharmacêutico através da colocação de dardos electrónicos e de uma playstation.

Irma Gomes (3º ano) e Rui Silva (4º ano)


Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais

Em primeiro lugar, sugerimos o alargamento da oferta do Programa de Estágios de Verão da AEFFUL, bem como a disponibilização prévia das vagas existentes e revisão dos critérios de selecção; Propomos também a criação de um "Programa de Pep-talks", no qual pretendemos realizar mensalmente uma palestra. Neste programa, pretendemos trazer, em cada palestra, casos de sucesso de uma área de Ciências Farmacêuticas (investigação, farmácia comunitária, hospitalar, indústria…), com o intuito de dar a conhecer aos alunos de todos os anos uma visão mais objectiva do que cada uma destas áreas integra, e também, qual a formação adequada para conseguir um futuro nessa mesma área. O público-alvo deste programa alargase a todos os anos, de modo a despertar a proactividade dos alunos mais novos em relação ao seu futuro e incentivá-los a descobrir as suas reais aptidões e interesses em áreas mais específicas; Outra proposta assenta na realização de uma sessão de esclarecimento sobre o novo contrato de trabalho acordado pelo Sindicato Nacional dos Farmacêuticos e Associação Nacional de Farmácias. Outro grande objectivo desta proposta passa por assegurar o apoio aos recém-licenciados, alicerçandose na continuidade do trabalho já desenvolvido através do e-group dos estagiários, na divulgação de propostas de emprego.

Ana Rita Cunha (4º Ano) e Pedro Luís (4º Ano)


Gabinete de Educação e Formação

Continuaremos as actividades previamente desenvolvidas neste gabinete e como proposta inovadora apresentaremos o Workshop de Gestão Empresarial, o qual tem como objectivo dar a conhecer uma vertente diferente e mais abrangente nesta área menos explorada e que cada vez mais se torna pertinente no panorama actual, contando para isso com a participação de profissionais especializados nessa mesma temática.

Isaura Vieira (3ºano), Fábio Silva (4ºano) e Carlota Moura (2ºano)


Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde

Levar a campanha do Curso de Formação de Mediadores para a Saúde Dermatológica e Capilar para outros locais além da própria faculdade, como na cantina, em outras faculdades ou em sítios previamente determinados olhando para os interesses do curso. Registar, analisar e publicar os resultados obtidos na campanha do Curso Formação de Mediadores para a Educação na Saúde em Fatores de Risco Cardiovascular. CSE/MedPharm (em conjunto com a Faculdade de Medicina da Faculdade de Lisboa). Este concurso terá por objectivo resolver um caso clínico. A participação requer uma equipa de quatro elementos, sendo dois do 5ºano da FFUL e outros dois do 4º, 5º ou 6ºano da FMUL. Os grupos irão ser avaliados por três júris e será entregue um prémio aos vencedores. Em relação aos Workshops de Saúde propomos a colaboração com outras faculdades da área científica no desenvolvimento dos mesmos.

Filipa Graça (3º ano), Joel Oliveira (2º ano) e Sofia Almeida (3º ano)


Gabinete Internacional

Propomos a criação de uma base de dados que preserve os contactos das instituições nas quais os alunos realizam ERASMUSplacement. Desta forma ficaria facilitada a candidatura a ERASMUSplacement, contribuindo para a mobilidade de cada vez mais estudantes. Disponibilizaremos todos os materiais necessários à candidatura a ERASMUSplacement em indústria farmacêutica na Croácia. Apostaremos no desenvolvimento do Programa Leonardo da Vinci, tentando dar mais dinamismo e divulgação ao mesmo. Queremos também proporcionar um acolhimento cada vez melhor, mais caloroso e mais festivo aos estudantes incoming, contando sempre com a excelente receptividade dos portugueses, estudantes da Faculdade.

Marília Fernandes (5º ano) e Rodrigo Simões (3º ano)


Proposta Eleitoral da Lista M