Page 1

Eb1 Roriz - Assento

O MEU PEQUENO MUNDO

2011 - 2012


• EB1 ASSENTO RORIZ •

O MEU PEQUENO MUNDO

Trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º ano da escola EB1 de Assento Roriz - Barcelos. Permitiu aos alunos terem um contacto mais próximo com o mundo pequeno que os rodeia através da utilização do microscópio digital e recolha de informação.


http://www.mindomo.com/view.htm?m=3df8099d7a4d4fb18ff731fedced4f9a

2


• Abelha •

Curiosidades 1. A casa das abelhas é a colmeia! 2. A velocidade  das abelhas é de 17 Km por hora. 3. O som produzido pelas abelhas chamase  Azoinar. 4. Um apiário é o local próprio para a criação de abelhas. 5. Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores. 6. As abelhas-rainhas põem 3 mil ovos num único dia.

Abelha CONHECIMENTOS PRÉVIOS - A abelha faz zzzzzzz
 - É um inseto
 - É amarela às risquinhas pretas
 - Tem 4 patas, 2 olhos e 2 antenas
 - Vive na colmeia
 - Depois da abelha picar alguém, morre. 3

- As abelhas voam e pousam nas flores.
 - Elas pousam nas flores para lhe tirar o néctar para depois fazerem o mel.


O que aprendemos sobre as abelhas após observação microscópia e pesquisas diversas: •

é um inseto

É preta e amarela e mora na colmeia

Zangão

• As abelhas têm cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça, que são usados para ver melhor dentro da colmeia, e dois maiores na frente para uso normal.

• As abelhas operárias produzem o mel e a cera.

• Voa de flor em flor e espalha o pólen para crescerem mais flores, chamando-se a este processo polinização.

Abelha Maia • A um conjunto de abelhas dá-se o nome de enxame • A abelha rainha é a responsável pela reprodução e pode viver até 6 anos. • Os zangões, que são os machos, são responsáveis por fecundar a rainha, dando continuidade à vida da colmeia. Eles vivem pouco, no máximo três meses, isto porque são mortos pela rainha logo após a fecundação.

http://www.youtube.com/ watch?v=fBl-U947p_g 4


A abelha possui olhos, antenas, mandíbulas e maxilares!

O nosso desenho da abelha!

Este é o terrível ferrão da abelha! 5


• Aranha •

Curiosidades 1. Os bebés de aranhas são invisíveis. 2. As maiores teias são duas vezes maiores que um jogador de basquete. 3. Todas as aranhas possuem veneno, o que varia é a toxicidade de cada espécie. 4. A maior aranha caranguejeira encontrada tinha 28 cm de diâmetro e está no livro do Guiness. 5. O veneno de uma Viúva Negra é mais potente que o de uma Cobra.

Aranha CONHECIMENTOS PRÉVIOS

- Tem oito patas, dois olhos e não tem pelos no corpo

- É um inseto - Elas comem moscas - As aranhas trabalham muito a fazer as suas teias

6

- As aranhas são comidas pelos caracóis


O que aprendemos sobre as aranhas após observação microscópia e pesquisas diversas: - Caçam os seus alimentos com as teias. Os animais ficam presos na teia e depois comem-nos. - Algumas aranhas são venenosas, como a tarântula - As aranhas são ovíparas, nascem por ovos. - Algumas aranhas depois de terem os seus filhos morrem. As teias de aranha são cinco vezes mais fortes que o aço do mesmo diâmetro, podendo esticar-se 4 vezes mais que seu comprimento inicial. Os peritos sugerem que um cabo de teia de aranha com a espessura de um lápis era capaz de parar um Boeing 747 em pleno voo.

O nosso desenho da aranha! • Ao contrário do que muita gente pensa não é um inseto, é um aracnídeo

7

A aranha tece a teia, que é a sua casa.

A aranha tem quatro pares de pernas, os seja 8.


Tem o corpo coberto de pelo.

Não tem antenas;

Fia uma bola de seda em torno de seus ovos para protegê-los.

• As aranhas alimentam-se principalmente de insetos, que podem ser caçados ou ficarem presos nas teias • Quando nascem, são às centenas de uma vez! As crias são transportadas pela aranha no seu dorso, indo com ela para todos lugares. Só quando as crias mudam de pele e ficam um pouco maiores, começam a cuidar de si mesmas. •

Há muita gente que tem medo de aranhas.

As nossas mães não gostam de ver teias em casa, e por isso destroem a casa das aranhas com uma vassoura. Mas há quem diga, que ter teias em casa é sinal de riqueza.

Existe um super-herói com poderes de aranha! 8


• Caracol •

Curiosidades 1. Um caracol-bebé tem a carapaça mole e demora três anos até ficar adulto. 2. Ele pode caminhar cerca de 5 metros por hora 3. Os caracóis são animais hermafrodi tas incompletos, ou seja, cada um possui os 2 sexos, mas precisam de um parceiro para realizar a cópula e a fecundação.

Caracol CONHECIMENTOS PRÉVIOS Os olhos do caracol estão nos “corninhos”. O caracol anda com a sua casa às costas, que é a sua carapaça. Se lhe tocarmos é pegajoso. 9

Eu fui à horta da minha avó e apanhei os caracóis nas folhas das couves, por isso deve gostar de folhas de couve, pois estas estavam todas furadas. Também acho que comem alfaces e aranhas, porque eu coloquei-os numa caixa, para levar para a escola, juntamente com aranhas e quando abri novamente a caixa as aranhas já não estavam lá.


O caracol sem a carapaça parece uma lesma. Ele anda muito devagar. Quando está sol põe os corninhos de fora, mas se lhe tocarmos ele escondese logo na sua carapaça. O caracol tem baba. Com ela podem fazer-se cremes com a baba do caracol. A minha mãe usa para tirar as rugas.

O que aprendemos sobre os caracóis após observação microscópia e pesquisas diversas: •

O nosso desenho do caracol!

Pertence à classe dos moluscos deslocação, lenta, mas segura. A sua progressão no terreno é ainda facilitada pela secreção de uma substância líquida viscosa, comummente designada por baba, que permite minimizar o atrito e ajudar o deslizamento do corpo.

• Os caracóis têm, no topo da cabeça, dois pares de tentáculos. As antenas mais compridas têm olhos nas extremidades e as mais pequenas são o seu aparelho olfativo que lhes permite cheirar. • Desloca-se com o pé, uma espécie de membrana ondulante e adaptável que consegue mover-se, fixar-se e avançar sobre qualquer superfície, contornando todo e qualquer obstáculo. O pé é constituído por minúsculos músculos que lhes permitem a

• A carapaça protege-os dos inimigos e das condições climatéricas

10


• O comprimento deste animal pode variar entre 2 milímetros e 5 centímetros.

Estes animais são considerados petiscos em Portugal.

• Também são usados nos produtos cosméticos devido às suas propriedades cicatrizantes e antioxidantes, como é o caso do famoso creme BABA DE CARACOL.

• A falta de luz natural, deixa o caracol mole e faz com que hiberne mais tempo • O caracol torna-se inativo tanto para suportar as temperaturas muito elevadas, dos meses mais quentes, como para resistir ao frio dos meses mais frios. Encerrado na sua concha, o caracol consegue defender-se do frio do Inverno e do calor do Verão.

Eles formam casais e copulam em média 4 vezes por ano num contato que pode durar até 10 horas. A gestação dura cerca de 16 dias quando então cada parceiro procura um lugar húmido, limpam a superfície e cavam com a cabeça de 5 a 10 cm para aí colocarem os ovos. Cada um deposita, em média, 100 a 300 ovos dependendo da espécie.

Um tentáculo do caracol

11


• Formigas •

Curiosidades 1. As formigas existem há mais de 100 milhões de anos. 2. Alguns cientistas dizem que as formigas são descendentes das vespas. 3. Um formigueiro dura de três a 20 anos. As primeiras formigas que nascem já saem procurando alimento para a mãe-rainha e as irmãs mais novas. 4. As formigas também são fortes. Muitas delas são capazes de erguer pesos 50 vezes superiores aos de seus corpos.

Formigas CONHECIMENTOS PRÉVIOS

Tem seis patas.

A formiga é um animal trabalhador.

Existem muitas formigas no mundo.

A formiga gosta de açúcar.

Aparece muito nas histórias que nos contam.

É um inseto de cor preta e muito pequenino.

Vivem num formigueiro, que elas próprias constroem

12


Algumas formigas voam porque têm asas Trabalham todo o dia e nunca se cansam Andam no chão, nas paredes, no tronco das árvores, no açucareiro, enfim em todo o lado. Há uma formiga que é a chefe, manda nas outras Apanhei a formiga que trouxe para a escola, no tronco de uma árvore do meu jardim. O que aprendemos sobre as formigas após observação microscópia e pesquisas diversas: • Pertence à classe dos insetos, sendo a maior população de insetos existentes na Terra.

O nosso desenho da formiga rainha! •

Existem mais de 12.000 espécies de formigas. • O sentido mais apurado das formigas é o faro, sentindo o cheiro das coisas através das suas antenas.

• A sua cor depende da espécie, mas a maioria são vermelhas ou pretas •

Têm pelos, seis patas e duas antenas.

• Tal como as abelhas, também existe uma formiga-rainha que é a responsável pela função de reprodução. Ela pode viver até 18 anos!

Medem em média 1 cm

13


Alimentam-se de sementes e cereais (trigo, milho);

• Algumas espécies de formigas fazem os seus ninhos debaixo da terra. Essas espécies trabalham como as minhocas, construindo pequenos túneis. Isso é bom para as plantas e a terra. Os túneis deixam o ar penetrar no solo e, assim, as raízes das plantas conseguem tirar mais oxigénio e crescem melhor. Outras espécies comem sementes de plantas e, assim, ajudam a espalhar as sementes.

O nosso desenho da formiga obreira! Existem algumas espécies que fazem mal às plantações: são pragas. Elas cortam folhas de plantas para guardar no formigueiro.


O acasalamento da formiga rainha acontece num voo nupcial. Após a fecundação o macho morre e a rainha perde as asas antes de expelir os ovos.

Já ouviste falar da história da formiga e da cigarra?

14


• Gafanhoto •

Curiosidades 1. Uma nuvem de gafanhotos pode pesar de 70 a 100 toneladas e medir 30 km de comprimento por 2,5 km de largura. 2. O gafanhoto produz som esfregando as patas posteriores sobre as asas. As patas têm uma fila de pequenas cavilhas no lado de dentro, e estas fazem vibrar as asas. Este modo de emitir som chama-se estridulação. Assim que as asas ficam secas, os gafanhotos podem voar.

Gafanhoto CONHECIMENTOS PRÉVIOS

- Tem 4 patas, asas e duas antenas

- É um inseto

- São muito engraçados e difíceis de apanhar

- É verde - Dá saltos muito altos

15


O que aprendemos sobre os gafanhotos após observação microscópia e pesquisas diversas: •

É um inseto;

• São de cor verde ou parda. As cores do gafanhoto ajudamno a passar despercebido no ambiente. • Possuem duas antenas geralmente mais compridas que o corpo. • Têm três pares de patas e duas asas. As patas posteriores são mais compridas. Servem para dar saltos que podem atingir mais de um metro. As patas têm espinhos que os gafanhotos utilizam para se defenderem dos inimigos. • Reproduz-se por ovos. Os gafanhotos quando nascem parecem pequenos adultos. Os bebés gafanhotos chamam-se ninfas e não têm asas.

O nosso desenho do gafanhoto! plantas gramíneas; • São os maiores inimigos dos agricultores, quando se juntam em bandos podem devorar os campos cultivados provocando muitos prejuízos na agricultura.

• Os gafanhotos alimentam-se de folhas de diversos tipos de árvores ou plantas, no entanto o seu alimento preferido são as

Na Europa eles permaneceram solitários até ao verão, só então machos e fêmeas se juntam em bandos para o acasalamento, as larvas nascem no fim do inverno e sofrem metamorfoses sendo que nos dois últimos estágios ganham asas e tornam-se adultas no fim do verão. 16


• Grilo •

Curiosidades 1. Existem cerca de 900 espécies de grilos 2. Os grilos têm a anatomia parecida com a do escorpião. 3. Os grilos adultos costumam viver entre dois a três meses. 4. Os pequenos grilos demoram oito a doze semanas a atingirem a maturidade plena. 5. A entrada da toca é mantida sempre limpa porque aí se constitui a zona de canto do macho.

Grilo CONHECIMENTOS PRÉVIOS

Têm 6 patas

Os grilos são pretos e verdes

É um inseto que salta muito

Eles fazem gri gri gri

Eu apanhei muitos grilos nos terrenos do meu avô. Pequei numa palhinha e furei a terra onde ouvia cantar o grilo e esperei até ele sair. Fiz isso

Quando está calor cantam muito

17


muitas vezes e apanhei muitos grilos para levar para a escola. Não eram todos grilos também apanhei “grilas”. O grilo tem dois rabinhos e a “grila” tem três. Um deles, o do meio, é muito comprido! O que aprendemos sobre os grilos após observação microscópia e pesquisas diversas: •

é um inseto

• São geralmente de cor parda ou escura, com um padrão preto na cabeça e no tórax.

O nosso desenho do grilo!

• Têm dois pares de asas, mas só utilizam o par traseiro para voar.

• A fêmea possui um longo órgão ovopositor caraterístico, distinguindo-se desta forma do macho.

• Tem duas antenas na cabeça e três pares de patas ligadas ao tórax sendo o último par mais longo e o fémur mais musculoso, adaptado ao salto. •

• Cada fêmea deposita entre 50 a 100 ovos num subsolo húmido. A germinação dá-se em aproximadamente duas a três semanas.

Medem cerca de 20mm de comprimento quando adultos.

São para muitos países considerados animais de estimação , nomeadamente pelos povos asiáticos. Estes consideram que os

• Os grilos preferem plantas tenras, mas também se alimentam de outros insetos e carne em decomposição.

grilos trazem alegria ao lar.
 Ao contrário do que pensa muita gente, o grilo não “canta”. Os grilos machos possuem uma série de pelos nas suas asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa contra as suas pernas, que são serrilhadas. Esse movimento atua como uma espécie de caixa acústica, tornando o som tão forte e penetrante.

• Só os grilos emitem sons para atrair as fêmeas. Estas são mudas.

18


• Joaninha •

Curiosidades 1. Existem 5.000 espécies de joaninha; 2. A joaninha bate as suas asas 85 vezes por segundo durante o seu voo. 3. As cores fortes das joaninhas servem para avisar os predadores que elas não são saborosas; 4. A joaninha é muito comilona, come entre 40 a 75 pulgões por dia; 5. A joaninha defendese dos seus predadores soltando um líquido amarelo e com cheiro desagradável. Ela também se finge de morta, para não a comerem;


Joaninha CONHECIMENTOS PRÉVIOS

São muito pequenas

É um inseto que voa.

Comem os piolhos das folhas das árvores

É vermelho e tem pintinhas pretas nas asas

A joaninha não é bem redondinha. Ela tem o corpo mais compridinho, e tem cabeça.

Tem 4 patas e duas antenas A joaninha gosta de pousar nas flores e folhas; 19


A joaninha enxerga para todos os lados;

A joaninha tem meio centímetro. É menor que uma unha;

• A joaninha nasce de um ovinho, depois torna-se larva e finalmente joaninha; • Existe joaninha-macho e joaninha-fêmea. A fêmea é maior que o macho; • No verão a joaninha voa o dia inteiro e, no inverno, hiberna debaixo de uma casca de árvore;

O nosso desenho da joaninha! O que aprendemos sobre as joaninhas após observação microscópia e pesquisas diversas: •

A joaninha é um inseto que voa.

Existem joaninhas de várias cores: vermelha, amarela, verde,

laranja, dourada;
 A joaninha tem 6 patas, 3 de cada lado, 2 asas e 2 antenas, que servem para ela sentir o cheiro e o gosto; • A joaninha tem uma casca dura (onde têm as suas pintas) e, em baixo, estão as suas asas;• A joaninha mais comum é a vermelha com pintas pretas. Ela tem 7 pintas. As outras joaninhas, de outras cores, têm menos ou mais de 7 pintas; 20


• As joaninhas ficam juntas no inverno, para se protegerem do frio; • A joaninha coloca de 3 a 50 ovos e coloca-os na parte de trás das folhas; • A joaninha é amiga dos agricultores, ela come os pulgões, ácaros e outros insetos que comem e estragam as plantações; A joaninha é usada por alguns agricultores para proteger a plantação;

Outro desenho da joaninha! 21


• Mosquito •

Curiosidades 1. As fêmeas só picam os mosquitos. 2. Os ovos são postos na água e chegam até aos 400! 3. No Inverno, os mosquitos que existem são todos fêmeas. 4. Os mosquitos macho morrem todos no inverno. 5. O mosquito adulto procura, sempre, um abrigo para descansar; quer ao sair da pupa, quer após o refeição.

Mosquito CONHECIMENTOS PRÉVIOS

São parecidos com as formigas de asa.

É um inseto

Aparecem mais no verão.

Tem 2 asas e 6 patas

Não gostamos de mosquitos porque eles ferram as pessoas e deixam-lhes bolhas na pele que dão muita comichão.

São fáceis de matar, basta tocar-lhe com um dedo. 22


O que aprendemos sobre os mosquitos após observação microscópia e pesquisas diversas: • O mosquito é um inseto composto por uma cabeça, tórax e abdómen e o corpo é composto de uma série de segmentos. • A cabeça é maioritariamente composta dos olhos e probóscide (aparelho perfurante usado para sugar sangue de suas presas). Cada olho é constituído por muitas e minúsculas lentes que formam um olho composto. Este tipo de olho permite um grande campo de visão que facilita a deteção de movimentos. •

O tórax tem um par de asas e um par de halteres.

Tem 6 patas.

• Só a fêmea pica. Quando picam, injetam um líquido tóxico que é o causador da comichão e das irritações subsequentes.

• Os ovos transformam-se em larvas depois de 36 horas a uma semana. Nascem larvas sem patas, que se movem na água mediante contrações. Por necessitarem de ar, passam parte do tempo à superfície, respirando por um tubinho.

• O ciclo vital dos mosquitos dura de 7 a 15 dias, dependendo da espécie, e pode ser resumida em 4 fases: postura dos ovos; nascimento das larvas; transformação em pupa e finalmente mosquito adulto.

• Para poder crescer, têm que mudar de pele, ocorrendo este fenómeno 3 vezes. Na quarta muda, a larva transforma-se em pupa no prazo de 5 a 7 dias, dependendo da temperatura.Esta é muito ativa, pois precisa ficar perto da superfície da água para respirar. Quando é perturbada, mergulha até ao fundo do recipiente ou depósito em que se encontra. Depois de alguns dias (em média, 2 dias), abre-se a pupa e dela sai um mosquito adulto, que

• Cada fêmea põe de 250 a 400 ovos (100 a 150 de cada vez, em 4 a 5 posturas consecutivas, espaçadas de 5 a 7 dias). Os ovos podem ficar soltos ou agrupados, formando uma espécie de barquinho flutuante.

23


geralmente só tem 1 a 2 meses de vida. Assim, em algumas espécies, pode haver até 12 gerações num ano. •

Em geral, os mosquitos não voam mais de 1.600 m.

Os mosquitos podem transmitir sérias doenças ao homem e aos animais domésticos, como por exemplo Dengue, Malária e Febre amarela.

O nosso desenho do mosquito!

24


• Minhoca •

Curiosidades 1. As minhocas tem vários pares de corações, que formam até 30 corações. 2. O formato do coração das minhocas é em arco, como bolsas que impulsionam o sangue pelo corpo. 3. A velocidade de deslocação das minhocas é superior à dos caracóis mas muito inferior à das formigas.

Minhoca Conhecimentos prévios:


- Vivem debaixo da terra
 - Comem folhas das plantas e outros bichinhos que encontram debaixo da terra


 - As minhocas são cor-de-rosa
 - As minhas não têm ossos
 - Parecem cobras pequeninas
 - Não têm olhos, nariz e ouvidos
 - São nojentas
 25


Verificámos que foram saindo bolhinhas de ar e, passado pouco tempo depois, as minhocas apareceram à superfície!

As Nossas Experiências ! Questão problema 1: Será que a minhoca tem nariz?

Com esta experiência, concluímos que o ar existente na terra foi substituído por água e as minhocas vieram à superfície em busca de oxigénio.

Utilizando uma pinça, aproximámos numa extremidade da minhoca um cotonete embebido em acetona (sem lhe tocar) …

Questão problema 2: Será que a minhoca tem olhos, orelhas, patas?

… depois na outra extremidade … …e por fim em várias partes do corpo.

Utilizando uma lupa, observamos cuidadosamente a minhoca e não conseguimos encontrar nenhum desses órgãos.

Verificámos, então, que a minhoca afasta-se sempre da acetona! Desta forma concluímos que a minhoca não tem nariz, pois em qualquer uma das partes que foi colocado o cotonete ela afastou-se sempre.

De seguida colocamos a minhoca no microscópio digital e também não conseguimos responder à questão-problema.

A professora disse-nos que ela respira pela pele (respiração cutânea), tendo esta um sistema nervoso que lhe permite reagir a odores muito fortes. Para compreendermos melhor a respiração feita pela minhoca, fizemos ainda outra experiência:

Apenas verificamos que a boca localiza-se na extremidade mais fina do seu corpo.

Colocámos uma porção de terra num recipiente, colocámos por cima algumas minhocas e adicionámos mais terra.

O seu corpo está dividido em segmentos (anéis) e é húmido

Depois, vertemos água até a terra ficar alagada!

26


e pegajoso.

Questão problema 4: “Será que as minhocas são úteis na agricultura”

As minhocas não possuem patas e deslocam-se por movimentos do corpo, que estica e encolhe.

- enchemos um garrafão de água com camadas de terra, separadas com camadas de areia;

Mas, não parámos por aqui, realizamos ainda mais duas experiências:

- por cima colocámos folhas secas, ervas e regamo-las com 4 colheres de água;

Questão problema 3: “Será que as minhocas gostam de locais húmidos ou secos/com muita ou pouca luz?

- pusemos lá algumas minhocas em cima das folhas;

- Forrámos uma caixa com uma folha de jornal e dividimo-la a meio com um traço vermelho. De seguida molhamos uma parte do jornal e colocamos um tecido preto a cobri-la. Do lado oposto da caixa, na parte do jornal que estava seca, colocamos uma lâmpada acesa. Finalmente colocamos uma minhoca no centro da linha e aguardamos alguns minutos.

- depois cobrimos o topo do garrafão com película aderente e fizemos furos. - forramos o garrafão com um saco preto - todos os dias deitávamos duas colheres de água para manter o solo húmido; - Passados 8 dias, verificámos de novo a nossa experiência e observamos o seguinte:

Pouco tempo depois verificámos que a minhoca se dirigiu para o lado do jornal molhado e escuro.

-as minhocas comeram as folhas secas e as ervas; - as minhocas fizeram buracos na terra, pareciam pequenos túneis;

Através da experiência concluímos pois, que as minhocas embora não tenham olhos, a sua pele é sensível à luminosidade (sobretudo a luz do Sol) pelo que gostam de viver em locais húmidos e escuros.

- o composto cheirava muito mal e todos dissemos “Que pivete, cheira a cocó”.

27


• São animais subterrâneos, ou seja vivem debaixo da terra em locais húmidos, •

Alimentam-se de restos vegetais e animais mortos.

São de cor rosada;

• Deslocam-se para a frente e para trás (não têm sentido de direção); •

São viscosas;

A sua pele é áspera;

• A boca está localizada numa extremidade e o ânus na extremidade oposta; Com esta experiência concluímos que as minhocas são importantes para a agricultura porque fazem buracos para entrar ar e água na terra. Também os restos (o cocó) deixados pelas minhocas ajudam as plantas a crescer, é como se fosse um adubo biológico. Afinal estes bichinhos, que muita gente acha nojentos, são uns verdadeiros amigos da Natureza.

• As minhocas são frequentemente usadas como isca (viva) na pesca à linha.

Depois de todas as experiências/ pesquisas realizadas ficamos a saber que: • A minhoca pertence à classe dos anelídeos porque o seu corpo é cilíndrico e formado por anéis •

O anel mais claro chama-se clitelo.

• Em média pesam 30 gramas e medem 15 centímetros, sendo que em algumas espécies podem atingir um a dois metros de comprimento. 28

O nosso desenho da minhoca!


• Bicho de Conta •

Curiosidades 1. Isópodes terrestres (bicho de conta, tatuzinhos…) agrupam-se a fim de reduzir a perda de água do organismo. 2. Para obterem os tamanhos maiores, as fêmeas crescem mais lentamente e devido a isto vivem mais que os machos, que crescem rapidamente e começam a reproduzir-se antes das fêmeas. 3. O período de vida é de pouco mais de dois anos

Bicho de Conta CONHECIMENTOS PRÉVIOS

- Tem muitas patas pequeninas, parecidas com a centopeia

- É um inseto que não voa - Anda muito devagar - É preto e cinzento - É tímido porque quando tocamos ele enrola-se e fica uma bolinha. Parece t 29

- Encontram-se muitos bichos-de-conta debaixo dos vasos, na relva e na terra.


húmidos. O que aprendemos sobre os bichos-de-conta após observação microscópia e pesquisas diversas:

• Reproduzem em locais húmidos, nas madeiras em decomposição e noutros detritos orgânicos.

• Pertence à classe dos crustáceos e o seu verdadeiro nome é isópode terrestre

• Vivem debaixo de pedras em locais húmidos, frios e escuros. • Os adultos vivem até 2 anos.

São de cor acinzentada

• Atingem até 2cm de comprimento.

• Podem invadir propriedades se o habitat preferido secar ou ficar inundado.

• O tórax tem 7 pares de patas e o abdómen tem 6 pares de falsas patas.

• Para conservar a humidade indispensável à sua sobrevivência, eles vivem em

Reproduzem-se por ovos.

• As fêmeas transportam os ovos agarrados à parte inferior do corpo, até à germinação. • Possuem órgãos dos sentidos, fora da sua carapaça, que os ajudam a encontrar locais

O nosso desenho do bicho de conta!

30


• Seus mecanismos de defesa consistem em: enrolarse como uma bola, fugir; fingir-se de morto; prenderse intensamente ao solo; e liberar secreções repelentes, quando estimulados pelas das aranhas, um de seus principais predadores. Após 24 horas do nascimento ocorre a primeira ecdise (mudança do exosqueleto) nos bichos-de-conta, que passam então a ocorrer a cada 3 ou 4 semanas até aproximadamente a idade de 6 meses. Estas ecdises ocorrem na metade posterior do corpo e aproximadamente 24 horas depois na metade anterior, conferindo-lhes um aspeto bicolor durante o processo, já que a parte em muda clareia-se

O nosso desenho do bicho de conta colónias. Empilhados uns sobre os outros, protegem-se da seca por evaporação • Inofensivos, embora possam ser repugnantes, especialmente quando em grande número. • Estes animais causam danos às raízes e às folhas das plantas, embora sejam muito eficientes como decompositores.

31


• Alguns Recursos e Ferramentas • Todo o livro foi desenvolvido utilizando vários recursos na web e algumas ferramentas: RECURSOS - Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) - Para recolher algumas informações, descrições e fotos. - Enciclopédia of Life (http://eol.org/) - Serviu para recolher alguns dados adicionais.

FERRAMENTAS

METODOLOGIA Para o desenvolvimento deste trabalho multidisciplinar, tentou-se partir da realidade que cada aluno possui sobre o pequeno mundo que o rodeia, e com base nesse conhecimento prévio construir, através da observação microscópica e de pesquisas, uma realidade diferente, com base em conhecimento empírico e científico. Recorreu-se ainda à representação gráfica pelos alunos dos animais analisados para ilustrar o trabalho e levar aos alunos o sentimento de pertença ao resultado final, o livro sobre o seu pequeno mundo. Finalmente, e como síntese, foi criado um mapa conceptual que organiza os animais nas suas diversas espécies.

- Ibooks Author (http://www.apple.com/ibooks-author/) Utilizado para organizar os conteúdos do livro e publicar o ebook para diversos formatos. - Microscópio Digital - Utilizado para recolher fotografias dos animais analisados. Contato: - Máquina Fotográfica Digital lisavideira@gmail.com - Mindomo - Para a criação do mapa conceptual xxxii

O Meu Pequeno Mundo  

Trabalho desenvolvido pelos alunos do 1o ano da escola EB1 de Assento Roriz - Barcelos. Permitiu aos alunos terem um contacto mais próximo...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you