Issuu on Google+

IMPRENSA


Honda CR-V 2010:

um crossover cada vez mais imponente


Sucesso de vendas no mercado brasileiro, modelo chega às concessionárias com visual atraente e novos itens de comodidade A esportividade e a robustez do carro foram mantidas, assim como o espaço e a versatilidade de uma minivan e a sofisticação de um sedan de luxo. Mas a linha 2010 do Honda CR-V vai além. O modelo crossover que chega às concessionárias da Honda Automóveis em dezembro ficou mais imponente e recebeu novos itens de comodidade. Do lado externo, as duas versões --LX (4x2) e a EXL (4x4)-- ganharam novos capô, grade frontal e para-choques, ficando mais atraentes. Internamente, passam a ter espelho de vaidade com iluminação e um descansa-braço nos bancos dianteiros com tamanho maior e mais ergonômico. Já a versão top de linha recebeu outros atrativos, como sensor de chuva, maçanetas externas cromadas, acendimento automático do farol baixo e uma nova roda de liga leve. Além disso, o sistema de som recebeu entrada para conexão USB na versão EXL. No geral, o Honda CR-V manteve as mesmas características que o transformaram em sucesso mundial de vendas. Desde a sua primeira versão, apresentada mundialmente em 1995, contabiliza perto de três milhões de unidades vendidas em mais de 160 países. O Brasil não é exceção à regra. Alguns resultados recentes comprovam a aceitação do consumidor nacional pelo crossover. Somente em 2009, ultrapassou a casa das dez mil unidades vendidas até novembro, número bem superior ao comercializado em todo o ano anterior (7.954 unidades).


Mudanças realçam seu design e sua comodidade Visualmente, o Honda CR-V mudou. As alterações feitas na parte dianteira são nítidas. Seu capô foi redesenhado. Sua forma ganhou linhas marcantes que reforçam a imponência do modelo. O mesmo aconteceu com os para-choques, que receberam linhas mais expressivas, mas mantiveram o visual limpo e elegante apresentado na versão anterior. Tudo isso confere cada vez mais esportividade ao crossover da Honda. Ao olhar para sua parte frontal, o consumidor também se depara com novas grades inferiores e superiores com traços mais contemporâneos. Detalhes cromados e pintados na cor do veículo também são novidades e realçam seu design. A versão EXL recebeu maçanetas externas e friso ao redor da grade cromadas, uma das mudanças para 2010. Some a tudo isso alguns outros atrativos, como sua vocação à esportividade. Para este ano, a versão EXL recebeu novas rodas de liga leve de 17 polegadas --com pneus de medida 225/65 (a versão LX continua com o mesmo desenho em suas rodas). Desta forma, a Honda deixou seu crossover ainda mais imponente.


O interior é aconchegante, uma vez que seu espaço é, sem dúvida, um dos maiores da categoria. A iluminação, beneficiada por uma grande área envidraçada, e o volante, que possui ajustes de altura e de profundidade, chamam a atenção. No quesito comodidade, dois novos atrativos. As duas versões receberam para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro com iluminação embutida. Já o descansa-braço individual nos bancos dianteiros está maior. Ganhou 30mm em seu comprimento e mais 20mm em sua largura. O acabamento no interior da porta, assim com no painel, agora vem na cor cinza. O revestimento do banco da versão LX recebe novo tecido, enquanto a top de linha continua em couro. A partir de 2010, o avançado sistema de áudio da versão EXL recebeu entrada auxiliar para conexão USB para MP3 Player e iPod. Além disso, possui sistema CD Changer para seis discos, subwoofer e tweeter. Outro atrativo é o ar-condicionado automático digital dual-zone, que possui ajustes de temperatura para motorista e passageiros separadamente. O painel black-out das duas versões do novo Honda CR-V com computador de bordo passou a ter iluminação de fundo azul. Ou seja, está mais bonito. Além de estética, traz inúmeras informações para o condutor, como consumo médio e instantâneo, temperatura externa, hodômetro total e dois parciais, autonomia e indicação de porta aberta (na cor âmbar) e fechada (cor branco). A versão EXL conta com teto solar elétrico, acabamento do volante e detalhes de portas em couro e controle de som no volante. O modelo possui porta-malas double deck com capacidade para 1.011 litros.


Potência e segurança num mesmo pacote O motor do Honda CR-V combina potência com um excelente desempenho e economia de combustível. Foi projetado para suportar os desafios de uma longa viagem, o trânsito do dia-a-dia e a suavidade de um passeio pelo campo. O propulsor de 2.0l, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC, que desenvolve 150 cv de potência a 6.200 rpm e possui torque de 19,4 kgf.m a 4.200 rpm. Sua transmissão automática de cinco velocidades permite trocas suaves, sempre respeitando o estilo de condução do motorista, além de contar com a tecla D3, que, ao ser acionado, inabilita a quarta e a quinta marcha fazendo com que o carro utilize somente até a terceira marcha. O sistema é indicado em rodovias que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou encarar subidas. Outro item com destaque em sua transmissão automática é a tecnologia Grade Logic Control, que auxilia no gerenciamento das trocas de marcha. O sistema identifica automaticamente a situação que o veículo se encontra (aclive, declive ou plano), determina a marcha adequada para aquele tipo de condição, melhora ainda mais o desempenho e evita as trocas desnecessárias de marchas, assegurando ainda mais conforto e segurança aos ocupantes. O Honda CR-V vem equipado com suspensão independente nas quatro rodas. Na dianteira, é do tipo McPherson e oferece respostas rápidas, proporcionando estabilidade em curvas acentuadas e maior contato com o solo. A traseira vem equipada com o sistema Double Wishbone, que ocupa pouca área e permite otimizar a distribuição do espaço interno. A versão EXL do modelo conta com o exclusivo sistema de tração 4WD Real Time, que age automaticamente quando se necessita de uma maior tração e aderência, casos de terrenos escorregadios e acidentados.

Esse tipo de tração melhora a dirigibilidade e reduz o consumo de combustível, uma vez que utiliza a tração nas quatro rodas apenas quando necessário. Outra vantagem é que ele é desativado também automaticamente durante as frenagens. A versão LX possui a tração dianteira 2WD. Para a linha 2010, a Honda implantou alguns itens que combinam com eficiência comodidade com segurança. A versão EXL passa a contar com sensor de chuva, acendimento automático do farol baixo e novo farol de neblina. Segurança que também pode ser constada nos seis airbags (frontal, lateral e cortina) disponibilizados à versão top de linha --a versão LX possui airbag duplo frontal. Ambas versões também são equipadas com cintos dianteiros com pré-tensionadores. Freios ABS (Anti-lock Braking System), que evitam o travamento das rodas, e sistema EBD (Electronic Brake Distribution), responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme, também fazem parte do pacote. A versão EXL dispõe do avançado VSA (Vehicle Stability Assist), equipamento que auxilia no controle da estabilidade do veículo. E mais: a traseira do carro tem brake-light e pára-choques com refletores, tornando o automóvel ainda mais visível durante a noite. Como todos os modelos da marca comercializados no Brasil, o Honda CR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Está disponível nas cores Crystal Black Pearl, Alabaster Silver Metallic e Urban Titanium Metallic, além da novidade Polished Metal Metallic. Seu preço público sugerido é de R$ 102.910,00 (EXL 4WD) e de R$ 88.410,00 (LX 2WD) com frete incluso (base Estado de S.Paulo). Os clientes podem obter informações sobre a concessionária mais próxima pelo telefone 0800 701 3432 ou pelo site www.honda.com.br. Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150).


Especificações Técnicas - Honda CR-V 2010 Motor Cilindrada (cm3) Potência (cv x rpm) Torque (kgf.m x rpm) Diâmetro x curso Taxa de compressão Tração Transmissão automática com Grade Logic Control e Overdrive Pneus Rodas de liga leve (pol) Estepe em aço Direção com assistência elétrica progressiva (EPS) Suspensão dianteira independente tipo McPherson Suspensão traseira independente tipo Double Wishbone Dimensões Distância entre eixos (mm) Comprimento (mm) Altura (mm) Largura (mm) Peso em ordem de marcha (kg) Peso bruto total (kg) Capacidade do tanque de combustível (l) Volume do porta-malas: normal / rebatido (l) Características exteriores Acabamento do suporte da placa traseira Acabamento inferior de proteção lateral e para-choque na cor preta Antena no teto Brake light Faróis halógenos de dupla parábola Farol de Neblina Frisos cromados ao entorno dos vidros Grade frontal superior Grade frontal inferior tipo colméia Lentes luminescentes no para-choque traseiro Maçanetas externas Para barros nas quatro rodas na cor preta Para-brisa degradê Retrovisores elétricos dobráveis na cor do veículo Teto Solar Elétrico Vidros verdes com filtro UV Sensor de chuva Características interiores Acabamento do volante Acabamento do painel com detalhes na cor cinza Acabamento da alavanca de câmbio com detalhes cinza e botão cromado Acentimento automático dos faróis baixo Acionamento / desacionamento do Freio de estacionamento por pedal Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento Ar-condicionado com dutos para passageiros do branco traseiro Assoalho traseiro plano Banco do motorista com regulagem altura Revestimento dos bancos Acabamento do interior da porta com detalhes na cor cinza

LX 2.0 16V SOHC i-VTEC 1.997 150 cv x 6.200 19,4 x 4200 81,0 x 96,9 10.5:1 Dianteira 5 velocidades 225/65R17 17 x 6,5 JJ aro 17’’ • • •

EXL 2.0 16V SOHC i-VTEC 1.997 150 cv x 6.200 19,4 x 4200 81,0 x 96,9 10.5:1 4x4 – Real Time 5 velocidades 225/65R17 17 x 6,5 JJ aro 17’’ • • •

2.620 4.575 1.690 1.820 1544 1990 58 1.011 / 2.064

2.620 4.575 1.690 1.820 1612 2060 58 1.011 / 2.064

preto • • • • X • cromado • • cor veículo • • • X • X

cromado • • • • • • cor veículo/cromado + detalhe cromado • cromada • • • • • •

preto • • X • • • • • tecido •

cor prata/couro • com couro • • • Dual Zone • • couro •


Bancos traseiros com assentos dobráveis (40/20/40) e deslizantes em 15 cm (60/40) com encostos reclináveis Rádio 1 DIN AM/FM e CD Player com leitor de MP3 e WMA Rádio AM/FM e CD Charger para 6 discos com leitor MP3 e WMA integrado ao painel Tweeter e Subwoofer Conexão USB para MP3 Player e iPod Cobertura horizontal de efeito retrátil no porta-malas Coluna de direção ajustável em altura e profundidade Computador de bordo multifunções no painel com iluminação azul Console central com porta-objetos com tampas e dois porta-copos Chave com controle remoto abertura/fechamento das cinco portas e alarme sonoro antifurto Descansa-braço individual nos bancos dianteiros Descansa-braço traseiro central com porta-copos (2) Descansa-pé para o motorista Desembaçador e limpador do vidro traseiro Difusores de ar com detalhes cinza Ganchos de fixação porta malas (4) Iluminação cortesia azul no teto dianteiro para console central Luz de leitura dianteira individual e luz ambiente central e no porta-malas Limpador de para-brisa com duas velocidades, intermitente e acionamento “one touch” Maçanetas internas cromadas Painel “Black-out” Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro com iluminação embutida Volante com controle de piloto automático Porta-luvas inferior iluminado com chave Porta-luvas superior com tampa Porta-malas Double Deck Porta-objetos no painel de instrumentos Porta-óculos com espelho interno panorâmico acoplado Porta-objetos nas portas Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros Tomada auxiliar 12 volts (3) no painel, no console e porta-malas Tomada auxiliar do tipo P2 (i-Pod) para sistema de som (MP3 Player) Vidro elétrico do motorista com abertura/fechamento automático e sistema anti-esmagamento Vidros elétricos para passageiros com interruptores iluminados Segurança Airbag frontal para motorista e passageiro Airbag lateral para motorista e passageiro Airbag lateral do tipo cortina Barras de proteção lateral Cintos de segurança dianteiro de três pontos com pré-tensionador e limitador de esforços Cintos de segurança traseiros de três pontos para todos os ocupantes Encosto de cabeça para todos os ocupantes Freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD Sistema Immobilizer Sistema VSA (Sistema de estabilidade do veículo assistida) com tecla OFF Trava de segurança central dos vidros dos passageiros Trava de segurança nas portas traseiras Travas elétricas (travamento / destravamento das portas com comando motorista e passageiro) Cores Alabaster Silver Metallic Crystal Black Pearl Polished Metal Metallic Urban Titanium • (série)

X (não disponível)

• • X X X X • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • no painel • •

• X • • • • • • • • • • • • • • • • variável • • • + controle audio • • • • • • • • no console • •

• X X • • • • • • X • • • • • • • •

• • • • • • • • • • • • • • • • • •



Linkpress - Press Kit Honda CR-V