Page 1

Combinação eficiente Alta tecnologia e compromisso com o meio ambiente marcam a participação da Honda na edição 2010 do Salão Internacional do Automóvel

Fotos meramente ilustrativas

O esportivo híbrido CR-Z é uma das atrações da Honda no evento

Publicação especial da Honda Automóveis para o Salão Internacional do Automóvel - Outubro 2010


Moderna e ecologicamente correta Quando abriu as portas de uma então pequena fábrica no Japão, em 1948, Soichiro Honda não olhava apenas para o presente. O fundador da Honda visualizava o futuro. Para ele, era fundamental criar novos conceitos de mobilidade e, acima de tudo, despertar o sonho das pessoas. Como? Utilizando uma combinação responsável e eficiente de tecnologia e respeito ao meio ambiente. Parte desse sonho materializado pode ser conferida na edição 2010 do Salão Internacional do Automóvel, como o Honda Insight e o esportivo CR-Z. Os dois veículos são ecologicamente corretos, uma vez que utilizam como principal fonte de energia um motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico. Há também o FCX Clarity, um carro movido a célula de combustível de hidrogênio. Já o EV-N, que deverá ser a base do possível futuro compacto urbano elétrico da Honda, utiliza, entre outros detalhes, a energia gerada pelos painéis solares em seu teto. Isso sem contar os veículos bicombustíveis produzidos e comercializados no Brasil, como os automóveis Honda City, New Civic, New Fit, e a motocicleta CG 150 Fan. Mas o Salão Internacional do Automóvel 2010 mostra o ‘outro lado’ de uma empresa que não se limitou ao desenvolvimento de automóveis, motocicletas ou produtos de força. É o caso do U3-X, o mais novo dispositivo de mobilidade construído sobre uma única roda que permite o movimento do usuário em todos os sentidos. A Honda também direcionou suas atenções para a locomoção aérea ao desenvolver o jato executivo Honda Jet. Apostou na implementação do uso de energia renovável em suas atividades a partir de painéis solares, que permitem a conversão direta da luz solar em energia elétrica por meio da tecnologia fotovoltaica. Acreditando no poder dos sonhos, que traduz o slogan mundial da marca, “The Power of Dreams”, a Honda quebra paradigmas, continua se superando e reafirma sua missão de ser uma empresa cada vez mais desejada pela sociedade.


Honda Insight Trata-se de uma das principais atrações da Honda no Salão Internacional do Automóvel 2010 e retrata o compromisso da marca no desenvolvimento de produtos econômicos e responsáveis. Primeiro híbrido da história a ser comercializado, o modelo está em sua segunda geração e possui o sistema IMA (Integrated Motor Assist – Motor de Assistência Integrado), que utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes (1.3 i-VTEC), auxiliado por outro elétrico, que fornece energia extra em momentos de alta demanda, como arrancadas, retomadas e aceleração. Com capacidade para cinco pessoas, o Honda Insight possui avançada tecnologia, como o Ecological Drive Assist System (Eco Assist), que monitora o estilo de condução (aceleração e frenagem) e, consequentemente, auxilia na economia de combustível. Para isso, dispõe no painel o Multi-Information Display, que demonstra, entre outras funções, se o desempenho do veículo está sendo ecologicamente correto. O sistema VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, sistema de piloto automático (Cruise Control), seis airbags, freios ABS e transmissão autiomática CVT, além de banco e volante com regulagens de altura são outros destaques do modelo, que teve seu design inspirado no FCX Clarity, carro da Honda movido à célula de combustível. Tudo isso o transformou em sucesso por onde é comercializado. No ano passado, o modelo superou mais de 1.300 automóveis vendidos na Grã-Bretanha e recebeu o título “Green Car Awards” (Prêmio Carro Verde) 2009 pela entidade britânica Environmental Transport Association (ETA). Também foi classificado pelo “Comitê Automotivo Hall of Fame”, organização sem fins lucrativos no Japão, como “Carro do Ano 2009-2010”.


CR-Z O veículo híbrido CR-Z se tornou o primeiro da história equipado com uma caixa de seis velocidades com câmbio manual. Assim como o Honda Insight, o cupê esportivo possui o avançado sistema IMA (Integrated Motor Assist – Motor de Assistência Integrado), que utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico. O motor leve e compacto i-VTEC 1.5l combina uma condução segura com economia de combustível. Além disso, o design é atraente em todos os sentidos e reforça a característica de um carro futurista. Na parte dianteira, a grade e os traços alongados reforçam suas robustez. Na lateral, a esportividade e o sentido de velocidade dão o tom dos traços do veículo. Os faróis tem iluminação por LED e criam uma impressão limpa. Com espaço amplo e confortável para dois ocupantes, o CR-Z também dispõe de elevada tecnologia, como o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) de segurança ativa. O sistema aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração e funcionamento do motor.


FCX Clarity Outro exemplo da Honda em transporte sustentável. O FCX Clarity tem uma célula de combustível operando conjuntamente a uma bateria íon-lítio e um tanque de hidrogênio. A reação do hidrogênio com o oxigênio atmosférico ocorre dentro da célula que produz a energia que faz com que o carro se locomova. O único composto emitido pelo veículo no meio ambiente é a água. Com isso, o modelo se tornou de duas a três vezes mais econômico que veículos movidos a gasolina, e uma vez e meia a mais que os carros híbridos. Com 134 cv de potência, o modelo possui a tecnologia CMBS (Collision Mitigation Brake System), que entra em operação ao identificar a possibilidade de colisão traseira e alerta o motorista. Além disso, a Honda aplicou um revolucionário revestimento feito com recursos naturais à base de plantas e de milho nos bancos, forros das portas e descansa-braço do FCX Clarity. No tópico segurança, possui, entre outros detalhes, airbag lateral do tipo cortina e freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution), que distribui a força de frenagem de maneira uniforme. Com moderno sistema de navegação e conectividade bluetooth, o veículo foi o primeiro no mundo certificado pelos principais órgãos de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA - Environmental Protection Agency; e CARB - California Air Resources Board) a ser produzido e comercializado em larga escala.


Honda EV-N Ele ainda é um protótipo, mas deverá se tornar a base de um futuro compacto urbano elétrico da Honda. Apesar de ter um visual inspirado no histórico N360, que foi comercializado nos anos 60, o Honda EV-N chama a atenção pela sua motorização elétrica. Seu propulsor possui energia armazenada nas baterias de íon de lítio, além de utilizar a energia gerada pelos painéis solares em seu teto. Outra peculiaridade é a sua grade dianteira “artificial” formada por iluminação de Leds. Internamente, mais atrativos. Com espaço para quatro passageiros, o protótipo tem painel minimalista e o encosto dos bancos pode ser facilmente substituído para mudar a aparência do ambiente.

Fotos meramente ilustrativas

U3-X Trata-se de um dispositivo de mobilidade pessoal e retrata o “outro lado” da Honda. O sistema é o primeiro do mundo que permite o movimento em todos os sentidos. Compacto e construído sobre uma única roda, o U3-X se encaixa entre as pernas do usuário, assegurando livre circulação, como os pés humanos -- para frente, para trás, para os lados e na diagonal. Além disso, permite ajustar a velocidade, mover, girar e parar em todas as direções, quando a pessoa inclina a parte superior de seu corpo para deslocar o peso corporal. O tamanho compacto e a única roda do dispositivo foram projetados para serem amigáveis ao usuário e às pessoas ao seu redor. Detalhe: o U3-X pode ser acoplado na porta do protótipo EV-N (ver imagem acima).


Modelos Nacionais

Honda City

O Honda City, sem dúvida, conquistou o exigente público brasileiro. Isso não é por acaso. O terceiro modelo produzido pela Honda no país alia conforto, espaço, comodidade e potência num mesmo projeto. Além disso, foi desenvolvido com o conceito cool lounge, que visa oferecer o máximo de soluções inteligentes que privilegiam funcionalidade e ergonomia. Já o design agressivo possui o conceito arrowshot form, que se assemelha a uma flecha a ponto de ser lançada. O modelo conta com o sistema de direção eletricamente assistida EPS (Electric Power Steering), que o torna mais leve em baixas velocidades e firme em altas. O amplo porta-malas com capacidade para 506l e o motor i-VTEC Flex de 1.5l aplicado em todas as versões, inclusive na recém-apresentada DX, também chamam a atenção.

New Fit

Fotos meramente ilustrativas

A linha 2011 da segunda geração de um dos monovolumes mais vendidos da categoria mantém traços marcantes com um toque de esportividade. Seu desenho prioriza o conforto interno e segue o conceito “mínimo para a máquina e máximo para o homem”. Um dos destaques do modelo é a praticidade dos bancos traseiros que possuem o sistema ULT (Utilitário Longo Alto) e disponibiliza mais de dez configurações de posicionamento, oferecendo amplo espaço aos ocupantes. Pilotar o New Fit é um prazer à parte, uma vez que possui o moderno sistema eletrônico de aceleração DBW (Drive-By-Wire), que proporciona melhor dirigibilidade, permitindo que a potência máxima e o torque sejam atingidos em sua plenitude. O tema segurança recebe atenção especial, com airbags frontais duplos (motorista e passageiro), apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. As versões (1.4l e 1.5l) são produzidas com o motor i-VTEC Flex, gerando mais desempenho e economia.


Modelos Nacionais

New Civic Em sua oitava geração, o New Civic mantém o sucesso e continua sendo um dos modelos mais vendidos em sua categoria. Recentemente, atingiu a expressiva marca de 400 mil unidades produzidas no Brasil. Tudo isso reforça uma relação de confiança e envolvimento dos proprietários com o veículo. Em sua versão 2011, o modelo traz design atraente, interior confortável e alta tecnologia. Entre tantos destaques oferecidos pelo veículo estão a direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering), que não consome energia do motor e oferece uma dirigibilidade mais prazerosa. O modelo também tem sistema Paddle-Shift, que permite trocas de marcha manuais com o acionamento de alavancas localizadas no volante, e transmissão automática de cinco velocidades. No item segurança, o modelo dispõe da avançada tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração.

Civic Si

Fotos meramente ilustrativas

Não há como negar que o esportivo da linha Civic atrai olhares por onde passa. É impossível não observar seu design atraente com aerofólio traseiro aerodinâmico, ponteira do escapamento cromada e rodas de liga leve de aro 17”. O seu propulsor i-VTEC 2.0l DOHC alcança 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm. Outras características de sua esportividade estão nos bancos especiais do tipo “concha”, painel com iluminação em vermelho e pedais em alumínio. O Civic Si também dispõe dos sistemas VSA (Vehicle Stability Assist), equipamento que auxilia no controle da estabilidade, e de direção eletricamente assistida EPS (Electric Power Steering), tornando-a mais leve em baixas velocidades e precisa em altas.


Modelos IMPORTADOS

Honda Accord

O sedan de luxo da Honda ficou mais elegante. A linha 2011 é apresentada com algumas modificações externas, como sua grade frontal, o para-choque dianteiro, as luzes de freio e um novo design nas rodas. Além disso, manteve uma série de detalhes que chamam a atenção, como o ar-condicionado Dual Zone, que permite que motorista e passageiro escolham temperaturas diferentes de forma independente, e a tecnologia VCM2 (Variable Cylinder Management ou gerenciamento variável de cilindros), que identifica qual a melhor opção e aciona 3, 4 ou 6 cilindros, de acordo com a velocidade, a carga e o tipo de piso. A versão EX V6 é equipada com motor 3,5l, enquanto a versão EX 2.0 possui propulsor 2.0l.

Honda CR-V

Fotos meramente ilustrativas

Ele tem o espaço e a versatilidade de uma minivan e a sofisticação de um sedã de luxo. Foi projetado para suportar as longas viagens, o trânsito do dia a dia e a suavidade de um passeio pelo campo. Comercializada em duas versões LX (4x2) e a EXL (4x4), a linha 2011 do crossover dispõe de um motor 2.0l com 150 cv de potência. A transmissão automática com a utilização da tecnologia Grade Logic Control, que auxilia no gerenciamento das trocas de marcha, o porta-malas double deck com capacidade para 1.011 litros e a iluminação beneficiada por uma grande área envidraçada são alguns dos destaques do modelo que está entre os mais vendidos na categoria dos utilitários esportivos.


Fórmula Indy A relação entre a Honda e o mundo da velocidade sempre foi estreita. E o DNA de esportividade da marca está presente na Fórmula Indy. Desde 2006, a marca passou a ser fornecedora exclusiva dos motores utilizados na categoria. Recentemente, a Honda anunciou que desenvolverá um novo propulsor para ser utilizado pelos pilotos a partir de 2012. O equipamento é um biturbo V6 de 2.4l e oferecerá redução de custos de 40% em comparação ao atual motor, que já é um dos mais eficientes do automobilismo mundial. A alta qualidade dos motores Honda já foi comprovada com a marca histórica atingida na atual edição das 500 Milhas de Indianápolis. Pelo quinto ano consecutivo, não houve uma falha sequer nos 33 carros que participaram da prova.

Painel Solar

Fotos meramente ilustrativas

Os painéis solares desenvolvidos pela Honda Soltec, subsidiária da Honda Motor Co., retratam o compromisso da marca na busca por tecnologias que gerem energia de modo sustentável. A célula de energia solar com compostos de substâncias resulta em um sistema ecologicamente responsável, uma vez que utiliza a tecnologia fotovoltaica, permitindo a conversão direta da luz solar em energia elétrica. Tudo isso reduz a emissão de CO2. Na América do Sul, a sede administrativa da Honda foi escolhida para abrigar os primeiros estudos e testes de implementação do uso de energia renovável a partir de painéis solares.

Honda Jet Depois de se consagrar pela excelência na produção de motocicletas, automóveis e produtos de força, a Honda também integrou o setor da aviação. Resultado de 20 anos de pesquisas, o jato executivo Honda Jet se caracteriza pelas inovações tecnológicas, estruturais e a baixa emissão de poluentes. O modelo possui turbinas HF 118 montadas na parte superior da asa principal, num desenho inovador que aumenta a eficiência da aeronave e oferece mais espaço na cabine. Outro destaque é o software responsável por otimizar o fluxo de ar do propulsor. Com este equipamento, a aeronave consegue melhor desempenho e proporciona uma economia de combustível de até 40%, comparado a outros jatos da categoria. O Honda Jet pode voar com até oito pessoas a bordo, atinge altitude máxima de 43 mil pés e velocidade de 420 nós.


Motocicletas VFR 1200F Primeira motocicleta totalmente automática do mundo, dotada de transmissão com dupla embreagem, a VFR 1200F é um modelo esportivo de alta cilindrada. O motor de quatro cilindros em “V”, de 1273 cm3, tem potência máxima de 172,7 cv a 10.000 rpm. Isso oferece como resultado mais agilidade para retomadas e ultrapassagens.

XL 700V Transalp

Trata-se do terceiro braço de atuação da marca no país e é destinado para diversas atividades, como agropecuária, construção civil e lazer. A linha é formada por inúmeros produtos, como os geradores compactos e potentes, por exemplo os modelos EU10iLP1 e EP650L. Já os motores de popa utilizam tecnologia 4 tempos, são silenciosos e de baixo consumo. Os motores estacionários se destacam pela sua durabilidade, resistência e economia. Motobombas, roçadeiras e cortadores de grama completam o leque dos produtos de força comercializados pela marca no país.

Honda Servicos Financeiros (HSF) Presente em toda rede de concessionárias, a HSF (Honda Serviços Financeiros) é composta pelas empresas Consórcio Nacional Honda, que é a maior administradora de consórcios do país, Banco Honda, Seguros Honda e Honda Leasing. Esses serviços oferecidos se transformaram em importante meio de acesso aos produtos da marca.

CG 150 Fan Mais um modelo da marca que passa a ser comercializado exclusivamente com a tecnologia Flex. Destaque também para o sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI e a partida elétrica.

Lead 110 Special Edition Consagrado como o scooter da Honda mais vendido em todo o mundo, o Lead 110 chegou ao Brasil em junho de 2009 e já se tornou líder da categoria. O modelo oferece desempenho e segurança, além de pilotagem fácil, confortável e prazerosa, devido à transmissão automática.

CBR 1000RR Fireblade Inspirada em motocicletas que participam da MotoGP, a CBR 1000RR oferece o máximo de esportividade e prazer à pilotagem, com respostas imediatas à aceleração e grande maneabilidade.

GL 1800 Gold Wing Conforto, segurança e alta tecnologia, são as principais características da GL 1800 Gold Wing. O modelo possui um sofisticado sistema de áudio, freios ABS, piloto automático e um pioneiro sistema de airbag desenvolvido para veículos de duas rodas.

Fotos meramente ilustrativas

Produtos de Força

Integrante da categoria on/off road, o modelo chama a atenção por inúmeros detalhes, como o para-brisa, que proporciona uma ampla proteção contra o vento, e o conjunto óptico dianteiro, que oferece uma condução noturna com mais qualidade e segurança.


Honda Automóveis do Brasil Alguns números superlativos dão uma dimensão da representatividade da Honda Automóveis no Brasil. São mais de US$ 800 milhões investidos em melhorias contínuas em sua fábrica localizada no município paulista de Sumaré. Atualmente, a Unidade produz 630 unidades diárias e ultrapassou a marca de 800 mil veículos fabricados em 13 anos de atividades em território nacional. Some esses detalhes à qualidade no serviço demonstrado por uma rede de mais de 165 concessionárias espalhadas pelo país. O resultado é expressivo. Os quatro modelos produzidos no país (New Civic, Civic Si, New Fit e Honda City) e dois importados (Honda CR-V e Honda Accord) estão entre os mais vendidos em suas categorias e contabilizam inúmeros prêmios. O compromisso com a sociedade vai além do desenvolvimento de produtos que superem os anseios do consumidor e atinge diretamente o campo socioambiental por meio da aplicação do conceito Green Factory (Fábrica Ecológica), que visa inovar o processo produtivo, maximizando o uso eficiente de energia sem causar danos ao meio-ambiente e promovendo ações de cunho social. Esses e outros fatores explicam porque a Honda Automóveis é vista pela sociedade como uma empresa capaz de oferecer soluções inovadoras, socialmente responsáveis e economicamente viáveis.

Além do veículo movido a célula de combustível, dos híbridos e dos que utilizam a tecnologia Flex, o compromisso da Honda com a responsabilidade ambiental está retratado em cada detalhe de sua participação da edição 2010 do Salão Internacional do Automóvel. Essa publicação foi feita com papel reciclado, além da sacola distribuída aos visitantes, que foi confeccionada com material oxibiodegradável. Os materiais do estande são provenientes de madeira 100% reflorestada e a neutralização dos impactos causados pelo evento com a aquisição de créditos de carbono completam o envolvimento da marca com o tema.

Clubinho Honda Um dos focos de atuação da Honda no Brasil é desenvolver ferramentas em prol de um trânsito mais seguro. E isso envolve todas as faixas etárias. É o caso do “Clubinho Honda – Trânsito Amigo”, que teve sua nova versão apresentada neste ano e é voltado para o público infantil. Com uma linguagem lúdica, a ação engloba a história em quadrinhos “Duas Rodas e Quatro Aventuras”, na qual personagens infantis vivem situações que simulam o trânsito real. Todo o material foi desenvolvido em mídia digital e pode ser encontrado no site www.clubinhohonda.com.br. Pais e professores têm a possibilidade de fazer download do material e inserir as crianças no universo das ruas com segurança e responsabilidade.

Publicação especial do Departamento de Marketing da Honda Automóveis do Brasil para o Salão Internacional do Automóvel Editor Responsável: Ricardo Ghigonetto • Redação: Fernando Stella e Lady Jane Ferreira • Design Gráfico: Alexandra Marchesini Produção: Linkpress Assessoria e Comunicação Ltda. • Pabx: (11) 5594-7577 • E-mail: linkpress@linkpress.com.br

Linkpress - Jornal Salão do Automóvel 2010  

Jornal desenvolvido pela Linkpress para distribuição durante o Salão Internacional do Automóvel 2010, em São Paulo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you