Issuu on Google+

MADE IN CAMBORIÚ a d o ári ça s r e e niv conh etos, a No ade, , proj cid esas os e s pr odut ade m e pr nalid ses so riuen no r e p o idos e b cam nhec país o o o rec do, n und a m est é no at

Jornal Linha Popular abril de 2014


2 Camboriú 130 anos abril de 2014

De Camboriú para o mundo Camboriú é uma cidade repleta de talentos, boas iniciativas, empreendedores de sucesso. E muitos deles não tiveram seu potencial restrito apenas à cidade. Há pessoas e empresas que nasceram aqui e se destacaram em outros lugares. E o objetivo do jornal Linha Popular neste caderno é mostrar para a cidade algumas destas histórias, que são capazes de mexer com o ego do nosso povo e estimular o surgimento de novas ideias.

Reunimos aqui iniciativas bem sucedidas que são reconhecidas em outros locais. São histórias de pessoas que ajudam a levar o nome de Camboriú ainda mais longe, que mostram que a cidade também é celeiro de grandes talentos e boas ideias. Este é o presente do Linha Popular para os leitores nestes 130 anos do município: mostrar que aqui Camboriú é notícia – mas não apenas aqui.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Camboriú se orgulha de fazer parte desta história de Camboriú

sucesso e evolução! Parabéns, Camboriú, por seus 130 anos!

PARABÉNS, CAMBORIÚ 130 ANOS DE HISTÓRIA

Faça sua cotação online: www.dallagojacobseguros.com.br Rua Ernesto Florêncio Pereira, 262, Sl. 01 - Centro, Camboriú

djseguros@terra.com.br

Fone/fax: (47) 3365-5983

Que sua natureza se preserve forte como o caráter de sua gente. Parabéns, Camboriú! Homenagem da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí Balneário Piçarras – Bombinhas – Camboriú – Ilhota – Itajaí – Itapema – Luís Alves – Navegantes – Penha – Porto Belo


Camboriú 130 anos

abril de 2014

Confecção da cidade produz camisas para a Rede Globo Instalada no bairro Santa Regina, empresa está produzindo uniformes que serão usados por Galvão Bueno e Ronaldo Carlos Alberto Zir era um dos sócios da antiga Cofran, empresa de confecções que durante 17 anos atuou em Camboriú. “Foi a maior empregadora da cidade, chegou a ter 350 empregados”, recorda. Mas em 2008, a Cofran fechou as portas. E Carlos precisou se reinventar no mundo dos negócios. Primeiro atuou em Balneário Camboriú. Depois surgiu a oportunidade de voltar para cá. Em um galpão localizado no bairro Santa Regina, ele instalou a Confecções Tombini. A empresa tem uma proposta diferente. “Nós não vendemos produtos, vendemos serviço”, ele explica. A empresa cria projetos de camisas para uniformes e terceiriza quase toda a mão de obra. Quando abriu o novo negócio, Carlos trouxe consigo antigos clientes da Cofran. E eles abriram novas portas. Foi por intermédio de um deles que o trabalho feito aqui em Camboriú chegou ao conhecimento da Rede Globo. E a encomenda mais ilustre da história das Confecções Tombini vestirá nomes conhecidos de todo brasileiro, como Ronaldo e Galvão Bueno. “Acabamos de entregar 5 mil camisas que serão usadas pela equipe de esporte da Rede Globo durante o lançamento da nova programação e a Copa do Mundo”, conta Carlos. Em junho e julho, durante a Copa do Mundo, veremos mais que a atuação da Seleção Brasileira da tela da Globo. Veremos os uniformes que saíram daqui.

3


4 Camboriú 130 anos abril de 2014

Projeto pioneiro na América Latina Escola de cães-guia do IFC iniciou em 2012 e, em setembro, portadores de deficiência visual começam a receber os cães Pioneira na inclusão de portadores de deficiência visual. Camboriú conquistou este título ao abrigar o primeiro curso de instrutores de cães-guia da América Latina oferecido por uma instituição pública. Em novembro de 2012, o Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Camboriú iniciou as aulas do projeto que foi planejado durante quatro anos e conta com a parceria da escola de cães-guia Helen Keller, de Balneário Camboriú. Parte da política do Governo Federal de inclusão de portadores de deficiência em todo o país, o projeto chegou a ser citado no ano passado pela presidente Dilma Rousseff como um dos mais importantes da área. Segundo o Governo Federal, os poucos cães-guia no Brasil – são menos de cem, em um país mais de 500 mil deficientes visuais – são treinados no exterior e chegam a um preço elevado ao Brasil. O curso pretende mudar essa realidade. A estimativa do Instituto Federal é ter, até 2015, 35 profissionais formados no e 215 duplas de deficientes visuais e cães-guia. A entrega do cão à pessoa com deficiência será realizada por meio de processo de seleção, sem custo. Os cães treinados pelo IFC já passaram por famílias socializadoras e agora estão em fase de treinamento. Em setembro, eles começam a ser entregues aos deficientes visuais inscritos no projeto. No ano que vem, o projeto que começou aqui será levado para outras cidades brasileiras.

Hortaliças viram referência em Cuba Pesquisadores visitaram terras de Pedro Alemão, no Rio Pequeno, e conheceram o cultivo em estufas

Pedro Nilo Gelsheichter, conhecido como Pedro Alemão, planta verduras há mais de 30 anos. No decorrer do tempo, percebeu as mudanças climáticas e, há quase dez anos, decidiu fazer um teste: cultivar hortaliças em estufas. Começou com poucas áreas protegidas e percebeu que os produtos cultivados ali eram melhores que aqueles que “ficavam no tempo”, como explica. Resolveu expandir o negócio. Hoje, tem mais de 50 estufas em uma área de 25 mil metros quadrados no interior do bairro Rio Pequeno. Nas terras ele planta alface, cebolinha, salsa, couve, brócolis, espinafre, entre outros produtos. A maioria é vendida para Balneário Camboriú. Desde que mudou a técnica de plantio, Pedro Alemão não passou um dia sem colher e entregar os produtos cultivados em suas estufas. O resultado deu tão certo que, além de motivar produtores rurais locais, tem servido de exemplo para profissionais do Brasil e do mundo. No fim de 2012, uma delegação de Cuba visitou a cidade e conheceu a plantação de Pedro Alemão. A visita ocorreu devido a um convênio que o Brasil tem com Cuba através da Epagri. Segundo os pesquisadores, a produção em abrigos protegidos chama a atenção porque resulta em um maior índice de produção. Camboriú se tornou referência neste tipo de cultivo, que pode ser levado para outros países. Pedro Alemão conta que, além da visita da delegação cubana, já recebeu produtores de outras cidades catarinense, do Paraná, São Paulo e estados ainda mais distantes.


Camboriú 130 anos

abril de 2014

Camboriú, a WJA está preparando mais um presente para você. Parabéns pelos 130 anos de história, sucesso e evolução. Conte com a gente!

João Pedro RESIDENCIAL

CENTRO Camboriú 3050.4040 47 3365.2287 47

5


6 Camboriú 130 anos abril de 2014

A dança local nos palcos do exterior A escola de dança Kaiorra foi criada em Camboriú há dez anos e levou sua arte para fora daqui Criada por Iolanda Hahn e duas amigas, a escola de dança Kaiorra iniciou seus trabalhos de forma tímida em Camboriú. Mas em pouco tempo, conquistou reconhecimento e respeito dentro e fora da cidade. Em apenas um ano, a escola começou a formar grupos de dança e viajar, participando de competições. Em 2006, a coreografia “Um cangaço diferente” foi um divisor de águas na história da Kaiorra. “Desde então sempre nos destacamos muito no Festival de Dança de Joinville”, contou Iolanda durante as comemorações de uma década da escola. Em 2007, ela recebeu a indicação de coreógrafa revelação no evento. Além do maior festival de dança do Brasil e eventos em todos os estados, coreografias da Kaiorra foram levadas para todo o mundo. O grupo se apresentou em Nova York duas vezes e também esteve em um festival de dança na Alemanha. O resultado de tudo isso está em tantos troféus que para expor na nova sede da escola, Iolanda precisou selecionar. Os dez anos da Kaiorra foram comemorados com a inauguração da nova sede na rua José Francisco Bernardes, no centro da cidade. Além disso, a escola já tem uma filial em Balneário Piçarras e deve abrir uma nova unidade em Gaspar em 2015.

Dos lagos daqui para enfeitar a região Peixes ornamentais criados na localidade do Cerro são comercializados em Santa Catarina e no Paraná Wanderlei de Souza trocou a profissão de torneiro mecânico e a cidade natal, Rio do Sul, para se instalar em Camboriú. E mudou radicalmente de vida. Decidiu tornar o hobby, o amor pelos peixes, uma profissão. E foi assim que passou a criar peixes ornamentais, que hoje vende para toda a região e também para o Paraná. “O peixe é uma terapia”, afirma Wanderlei. “Comecei fazendo aquários e percebi que tinha um rendimento maior com a criação”, conta. Ele mora hoje na localidade do Cerro, interior de Camboriú, e cuida de oito lagoas ao lado da esposa. Cada uma delas tem uma função específica na criação dos animais. Além da divisão das espécies, Wanderlei cuida do adubo nas lagoas, da desova e da aplicação de hormônio nos peixes ornamentais. Recebe visitantes principalmente de Balneário Camboriú e do Paraná, e no verão, entrega as encomendas. O trabalho dele já é reconhecido lá fora, mas pouco apreciado dentro de Camboriú. “As pessoas ficam sabendo mais no boca a boca”, comenta. É por isso que Wanderlei decidiu participar da Exporural 2014. Em um stand da festa, que acontece neste fim de semana, ele mostrará seus peixes e também os móveis rústicos que fabrica nas horas de lazer.


CamboriĂş 130 anos

abril de 2014

7

O 2Âş melhor club do mundo Green Valley fica no bairro Rio Pequeno e chegou a ostentar o tĂ­tulo de melhor club do planeta

5 de abril. CamboriĂş, 130 Anos

Foto: Divulgação/GV

A casa noturna fica numa ampla ĂĄrea no bairro Rio Pequeno, em CamboriĂş. Foi inaugurada em 2007 e em 2012, se tornou o melhor club do mundo. Foi assim que a Green Valley levou o nome de CamboriĂş para o exterior. Dos 30 melhores DJs do planeta, 24 jĂĄ passaram pela casa noturna que surgiu com uma proposta inovadora. O projeto arquitetĂ´nico seguiu uma integração dos espaços abertos e fechados, criando uma ligação com os lagos naturais, os morros em volta do club e toda a mata nativa. A ideia, segundo os proprietĂĄrios, era aliar, com originalidade e requinte, toques de modernidade e rusticidade. Seus mais de 10 mil metros quadrados de ĂĄrea acomodam lagos, pistas de dança, camarotes, bares, banheiros, loja, praça de alimentação e um palco com equipamentos de ponta e alta tecnologia. A eleição que tornou a Green Valley a melhor casa do ramo no mundo ĂŠ feita atravĂŠs do voto popular todos os anos pela revista DJ Mag. Este ano, a “campanhaâ€? para manter o club no topo da lista conseguiu seguidores famosos, que o jogador de futebol Neymar, que postou nas redes sociais o pedido de votos para o Green Valley. O resultado saiu no mĂŞs de março e casa caiu de posição, passando para o segundo lugar. O club de CamboriĂş trocou de lugar com o Space Ibiza, da Espanha, que havia ficado com a segunda posição no ano passado.

     

Força. Amor. Coragem. É o que desejamos para toda a população desta linda cidade. ParabÊns.

SANECOM SERVIÇOS DE INSTALAĂ‡ĂƒO E MANUTENĂ‡ĂƒO

Rua Samambaia, 951 - Monte Alegre | (47) 33638837

Rua Cel. Benjamin Vieira, 10, sala 2/3 | centro 47

3365.2213 | 3365.3647


8 Camboriú 130 anos abril de 2014

Maior acervo particular sobre Senna O acervo Tributo a um Campeão, que fica na Kadiz Esporte e Lazer, reúne mais de 2 mil peças sobre o piloto No próximo dia 1° de maio, a morte do maior nome do automobilismo brasileiro completa 20 anos. O nome do ídolo Ayrton Senna atravessou gerações e sua trajetória se mantém viva ainda hoje. Em Camboriú, o reconhecimento ao legado de Senna ganhou forma. A cidade abriga o maior acervo particular sobre o piloto no Brasil. São quadros, fotos, capacetes, roupas, livros, recortes de jornais e de revistas que totalizam mais de 2 mil peças. O acervo Tributo a um Campeão, que fica na Kadiz Esporte e Lazer, no bairro Taboleiro, é iniciativa de Altair dos Santos. Para ele, o legado de Ayrton Senna serve como inspiração. Altair nunca havia ido a uma corrida de Fórmula 1 enquanto Senna era vivo. Mas depois que o ídolo faleceu, estreitou laços com a família do piloto, de quem ganhou muitos materiais que fazem parte da coleção. Entre eles, uma escultura de bronze feita pelo artista italiano Marcello Giovannone, que retrata o capacete de Senna e foi doada pelo instituto que carrega seu nome. A obra internacional, que pesa 23 quilos, começará a ser exposta no dia em que são lembradas as duas décadas da morte de Senna. Nos próximos meses, iniciará também o trabalho de catalogação das peças e Altair buscará o reconhecimento no Guinness Book.

Fruta cultivada em Camboriú é esperança no tratamento do câncer Conhecida como bacupari boliviano, fruta já é vendida para todo o país e sementes chegaram a ser levadas para a China Foi por acaso que as terras de Walnir Machiavelli se tornaram conhecidas até na China. Há 12 anos, quando deixou o Meio-Oeste catarinense para se mudar para o litoral, encontrou no interior de Camboriú um sítio de um boliviano. Comprou o local e se mudou para cá. Percebeu que entre as árvores plantadas nas terras havia uma fruta diferente: o achachairú, conhecido como bacupari boliviano. De início, não deu atenção. “Cheguei a cortar alguns pés”, ele revela. Mas logo a planta começou a chamar atenção. Um engenheiro agrônomo começou a se interessar e coletou alguns pés da fruta. Além do sabor, ela se tornou aos poucos conhecida por suas propriedades. “Um paulista comprou algumas e mandou as sementes para Taiwan”, conta Walnir. Recentemente, pesquisadores do curso de Farmácia e do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali, em parceria com pesquisadores da Unicamp, divulgaram artigo em que apontam que compostos isolados da planta demonstraram bons resultados contra o câncer. O interesse para pesquisas e também pelo gosto da fruta faz com que Walnir e a esposa, Eloísa, cuidem ainda mais da propriedade que fica na localidade do Cerro. Os 12 pés de achachairú dividem espaço com outras árvores frutíferas e recebem atenção diária do casal, que continua fornecendo exemplares para pesquisas e enviando frutas para todo o Brasil.


Camboriú 130 anos

Parabéns, Camboriú

abril de 2014

130

ANOS

9


10 Camboriú 130 anos abril de 2014

A casa de grandes tenistas do país Instituto Larri Passos, que fica no bairro Rio Pequeno, é um dos principais centros de treinamento do tênis brasileiro Bia Haddad Maia, 17 anos, Thiago Monteiro, 19 anos, Orlando Luz, 16 anos. Estes são os nomes das principais revelações do tênis brasileiro na atualidade. Jovens atletas que já conquistaram títulos internacionais, estão entre os melhores tenistas do mundo em suas categorias e disputam as principais competições do esporte. Todos eles são pupilos do treinador Larri Passos, que tem como casa o centro de treinamento que leva seu nome e fica instalado no bairro Rio Pequeno, em Camboriú. O Larri Passos Tênis Pro começou a ser construído em 1994. A partir de 1997, quando o tenista Gustavo Kuerten, treinado por Larri, conquistou o primeiro título de Roland Garros da carreira, a estrutura foi ampliada e se tornou local exclusivo e privado para os treinos de Guga. Desde então, o espaço só evoluiu e hoje possui uma estrutura ímpar no Brasil, voltada à formação de futuros tenistas. No ano passado, a academia de Larri recebeu o Prêmio Tênis 2013, realizado pela Revista Tênis em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis, sendo eleita por jornalistas, especialistas e pelo público como a melhor academia de tênis nacional. Além do trabalho voltado para atletas profissionais, o ex-treinador de Guga também realiza há 14 anos o projeto “Criança Feliz no Tênis, Feliz na Escola”, trabalho social que oferece aulas gratuitas de tênis para crianças carentes do município. Hoje, cerca de 80 meninos e meninas participam do projeto.

PARABÉNS, CAMBORIÚ 130 ANOS DE HISTÓRIA

Av. Santa Catarina, nº 1020 | Camboriú | www.areiaana.com.br | 3365-2323

Areias / Argamassa / Brita / Mistura / Barro / Demolição / Terraplenagem / Transportes / Dragagem / Locação de Equipamentos

Camboriú 130 anos

Temos orgulho de morar nessa terra e poder trabalhar para melhorar a cidade!


Camboriú 130 anos

abril de 2014

11

Povo hospitaleiro, rica em natureza, pronta para crescer. Que estes 130 anos marquem o começo de uma nova história. 05 de abril, aniversário de Camboriú Homenagem da Família Espaço Criança/Colégio Visão


12 Camboriú 130 anos abril de 2014

Mais de 32 mil itens para atender todas as suas necessidades!

Perfumaria

As melhores marcas de perfumes do mundo Na Farmagnus, você encontra perfumes nacionais e importados que têm se destacado no mercado. Entre as fragrâncias mais marcantes estão as produzidas pela marca Carolina Herrera. Os valores da marca podem ser transmitidos em apenas quatro palavras: elegância, atemporalidade, sofisticação e luxo. Tanto suas coleções de roupas e acessórios, quanto seus perfumes são originais e marcantes, utilizados por pessoas chiques e modernas que buscam algo único. Todos os perfumes têm uma uma identidade: uma ideia do que é a mulher/homem que o usa. Venha conhecer as diversas linhas da marca, como a 212 e a Chic, para homens e mulheres.

Por meio de programa do Governo Federal, você tem direito a medicamentos com até 90% de desconto. No caso de asma, hipertensão e diabetes, os medicamentos são gratuitos. Traga seu CPF, documento com foto e receita médica válida da rede pública ou particular.


Camboriú 130 anos

Dermocosméticos

abril de 2014

Diversos produtos para seu bem-estar Uma das principais marcas do setor de dermocosméticos que você encontra na Farmagnus é a Vichy, que está entre as 10 maiores do grupo L’óreal. Seus produtos são os mais vendidos em farmácias na Europa. O objetivo da marca é restaurar e manter uma pele saudável, tratando ou prevenindo diversos problemas da pele como a desidratação, o ressecamento cutâneo, manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento. Para isso criou uma linha completa de produtos para o cuidado da pele contendo os ingredientes ativos mais inovadores do mercado. CAPITAL SOLEIL TOQUE SECO FPS 30 O protetor solar em gel creme possui sistema sinérgico de filtros Vichy, altamente eficaz contra os danos causados pelos raios UVA e UVB. Sua fórmula única é enriquecida com PCA de Zinco, que age na regulação da produção de sebo, e Diakalyte, para efeito matificante imediato. Sua textura garante toque seco duradouro até mesmo na pele oleosa. Absorção imediata e oil free. Resistente à água.

Suplementos

A mais completa linha de nutrição esportiva Entre os nossos produtos de destaque está o CARNPRO, desenvolvido com a proteína isolada e hidrolisada da carne, obtida por avançados processos tecnológicos de extração, clarificação, isolamento e hidrólise enzimática, tornando a proteína mais pura e muito mais concentrada, e isenta de gordura. Cuidadosamente formulado, resulta em um delicioso shake proteico de excelente qualidade nutricional, com 26g de proteína, 0 lactose e 0 colesterol e apenas 19mg de sódio na porção.

Unidade Camboriú

Rua Gustavo Richard em frente à Praça das Figueiras

Tele-entrega 3365-1195 3365-2773

13


14 Camboriú 130 anos abril de 2014

Entre os homens mais fortes do mundo Cícero Bezerra da Silva já conquistou 5 títulos mundiais em esportes de força e entrou para o Hall da Fama Brasil O camboriuense Cícero Bezerra da Silva pode ser considerado um dos homens mais fortes do mundo. Praticante dos esportes de força há 14 anos, ele já conquistou cinco títulos mundiais. No último Mundial que participou, no ano passado, foi o melhor de 5 brasileiros e detém 6 recordes. O atleta também possui 24 títulos brasileiros. Com tantas conquistas, neste ano, Cícero foi indicado para receber a maior honraria na modalidade de Levantamento de Peso no país. Ele foi incluído no Hall da Fama Brasil da Confereração Brasileira de Esporte de Força. A indicação se deve pela participação dele no Mundial do ano passado, quando retornou para Camboriú com o título de Melhor Supino do Mundo, na categoria 82,5 kg. Neste ano, ao lado da equipe de esporte de força de Camboriú, Cícero já iniciou sua participação no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso. A primeira etapa aconteceu em Caxias do Sul e novamente ele foi o grande destaque: campeão na categoria Open Supino, com 215 kg, e na Open Supino Repetição, com 41 repetições, além de Melhor Supino da competição, Maior Supino e Maior Supino Repetição. Como grande meta para este ano, o atleta pretende disputar mais uma etapa do Mundial, em novembro, e também está com a tarefa de subir de categoria de peso corporal, um pedido feito pela Confederação Brasileiro de Esporte de Força.

130

Happy Birthday! ¡Feliz Cumpleaños!

Anos de Camboriú Que essa rica história continue sendo motivo de orgulho para todos que escolheram esta cidade para viver! Parabéns, Camboriú! Homenagem do Vereador Guigo

A Rockfeller parabeniza a cidade de Camboriú pelos seus 130 anos!

Fale, e bem. Inglês e Espanhol.

rockfellerbrasil.com.br

Camboriú - SC


Camboriú 130 anos

abril de 2014

15

Fábrica de rações para animais atinge o mercado internacional Alcon Pet mantém alto padrão de qualidade para atender as exigências do exterior Instalada em Camboriú desde 1982, a Alcon, empresa que fabrica rações, tem apresentado um grande crescimento ao longo de sua história. A fábrica fica em uma área de 5 mil metros quadrados no bairro São Francisco de Assis, o Barranco, e os produtos feitos ali atingiram todo o mercado internacional e chegaram a outros países. A empresa aposta em modernos equipamentos de produção e embalagem. Toda esta estrutura permite atender com rapidez e qualidade o mercado, com mais de 200 diferentes itens, distribuídos nas linhas de alimentos e suplementos para peixes, pássaros, répteis, roedores e primatas, medicamentos para peixes ornamentais, testes, corretivos e condicionadores para aquários. Com foco sempre voltado para a tecnologia, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento têm associado aos produtos das marcas Alcon e Labcon, que trabalham em conjunto, um alto padrão de qualidade, dentro do que é exigido pelo mercado internacional. Tudo isso garante a permanência dos produtos da empresa também fora do Brasil. Atualmente, os produtos da Alcon são comercializados em toda a América Latina.

Nós crescemos, evoluímos e nos modernizamos junto com você.

Parabéns, Camboriú!

18 anos participando da história dessa terra.


16 Camboriú 130 anos abril de 2014

Franquia que começou aqui tem mais de 140 lojas no estado Objetivo da Farmagnus é atingir todo o Sul do Brasil. Franquia iniciou há um ano Chegar a todas as cidades catarinenses, atingir o Paraná e atuar em toda a região Sul do Brasil. Estes são os objetivos a curto, médio e longo prazo de Angelo Tadeu Noldin, idealizador e proprietário da rede de farmácias Farmagnus. Durante mais de uma década, a farmácia de Angelo, em Camboriú, foi franqueada de uma rede farmacêutica. Mas ele observava que já não atendia mais àquilo que seu cliente precisava. Foi assim que Angelo começou a idealizar a Farmagnus, sua própria rede de farmácias. A franquia começou a sair do papel em novembro de 2012, quando foi montado o escritório, e em março de 2013, a ideia “foi para a rua”, como ele explica. O crescimento foi rápido. Em um ano, a Farmagnus tem 146 lojas em Santa Catarina. “Nosso objetivo é chegar a todas as cidades do estado e no ano que vem, começar a atender o Paraná”, conta Angelo. “Tudo aconteceu muito mais rápido do que eu esperava”, ele admite. Mas foram os diferenciais adotados por Angelo que garantiram o sucesso. “A primeira atitude foi montar o escritório e ter uma estrutura antes de levar a ideia para as ruas”, aponta. O sonho de Angelo é fazer com que a Farmagnus atenda a toda a região Sul do Brasil.

Maior congresso evangélico do mundo Gideões Missionários da Última Hora completam mais de três décadas de encontro e contam com missionários no mundo todo Este ano, o Congresso Internacional de Missões, realizado pelos Gideões Missionários da Última Hora, chega a sua 32ª edição. São mais de três décadas de fé e pregação em terras camboriuenses. O evento foi criado pelo pastor Cesino Bernardino, que conta que recebeu uma visão de que deveria atuar na cidade e realizar aqui um projeto que pudesse ser levado para todo mundo. Foi assim que na década de 1970, surgiram os Gideões. O objetivo é divulgação do evangelho no Brasil e no mundo. Para isso, a igreja prepara e envia missionários para vários países. Atualmente, mais de 1.300 famílias formam o corpo missionário, que atua em mais de 30 nações, realizando cerca de 50 projetos religiosos e sociais. Todos os anos, missionários e fiéis se reúnem em Camboriú para o congresso dos Gideões, que em 2014 inicia em 26 de abril. São milhares de pessoas que vêm para a cidade nesta época. No ano passado, a estimativa da igreja é de que 150 mil pessoas passaram pelo município nos dez dias do congresso. É o maior evento religioso da igreja evangélica no mundo.


Camboriú 130 anos

130 ANOS

abril de 2014

Parabéns, cidade. Parabéns, cidadão. Participe cada vez mais das sessões da Câmara e acompanhe o trabalho do seu vereador. Juntos podemos construir uma cidade cada vez melhor para nós e para as futuras gerações.

5 de abril

Aniversário de Camboriú

CÂMARA DE

CAMBORIÚ

17


18 Camboriú 130 anos abril de 2014

Morcego está entre os melhores do MMA Lutador camboriuense Rafael Morcego vai disputar o cinturão do segundo maior evento de MMA do Mundo, o Bellator

Quando iniciou nas artes marciais, há 10 anos, o morador do bairro Taboleiro Rafael Silva da Costa jamais imaginou que iria se tornar um dos maiores lutadores de MMA do mundo. Na época, o esporte tinha pouca expressão e os eventos para lutar no país eram raros. Hoje, o esporte de lutas marciais mistas é um dos que mais cresce no mundo, ganhou reconhecimento no país e Rafael Silva da Costa se transformou em Rafael Morcego. No ano passado, Morcego chegou onde poucos lutadores de MMA no mundo conseguem chegar. O atleta fechou contrato com o Bellator, segunda maior organização de lutas marciais mistas do mundo. O camboriuense estreou no evento em julho do ano passado, quando venceu o brasileiro Rodrigo Lima, o Ratinho, por submissão. Em outubro, na sua última luta, venceu Anthony Leone por pontos e ficou com o título do torneio de verão, alcançando a chance de disputar o cinturão da categoria. O combate pelo título, contra o brasileiro Dudu Dantas, deveria ter acontecido no dia 7 de março, mas Morcego acabou sofrendo uma lesão grave e ficou fora da disputa. Agora, recuperado e já de volta aos treinos, ele aguarda uma nova data para atingir o sonho de ser o detentor do cinturão dos pesos-galo no Bellator MMA. O lutador camboriuense está invicto há quase três anos, a última derrota foi no início de 2011. Aos 28 anos de idade, o cartel de Morcego é de 24 lutas, com 21 vitórias e apenas 3 derrotas. Dezessete vitórias foram por nocaute ou finalização. Ele é atleta da Astra Fight Team.

De auxiliar de patrulheiro ao cargo máximo da Polícia Rodoviária Federal Hélio Cardoso Derenne entrou para a corporação depois de passar em um concurso público na década de 1970 Ele nasceu em Camboriú e atingiu o mais alto posto dentro de uma corporação no país. Em 1971, Hélio Cardoso Derenne entrou para a Polícia Rodoviária Federal depois de passar em um concurso para auxiliar de patrulheiro. Ficou na instituição durante mais de 30 anos, atingindo o posto de diretor-geral. Era subordinado apenas ao presidente da República e ao ministro da Justiça. Hélio ocupou vários cargos operacionais na PRF. Em 95, foi convidado para ser superintendente no Paraná. Ficou no cargo até 2003, quando “em uma grata surpresa”, foi convidado pelo então chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o Ministro da Justiça para ser diretor-geral da PRF. Cargo de confiança no governo de Lula – e depois no de Dilma – quando recebeu a reportagem do Linha Popular para contar sua história, prestes a se aposentar, Hélio disse não saber detalhes da escolha de seu nome. “A informação que eu tenho é que o presidente Lula teria indicado que fosse escolhido um superintendente que fosse correto, honesto, que tinha enfrentado a corrupção”, contou. Aposentado recentemente, Derenne retornou a Camboriú, cidade que garante nunca ter esquecido, e a se envolver na política, sua grande paixão.


Camboriú 130 anos

abril de 2014

O PSDB

SE ORGULHA DE CONTRIBUIR PARA QUE A NOSSA CIDADE, A CADA DIA QUE PASSA, FIQUE AINDA

MELHOR

05 de abril - Camboriú, 130 anos Homenagem do Diretório Municipal do PSDB

Luzia Lourdes Coppi Mathias Prefeita de Camboriú Presidente de Honra do PSDB José Rodrigues Pereira Zé Branco Vice prefeito de Camboriú

19


20 Camboriú 130 anos abril de 2014

Modelo faz sucesso internacional Najla Montibeller mora atualmente no México depois de passar pelos Estados Unidos e pela Europa

Foto: Thiago Bellini

Uma camboriuense também é destaque no mundo da moda. Najla Montibeller, de 27 anos, é filha de Altamir Montibeller, presidente da Fundação Municipal de Esportes – FME, e de Anadir. Na adolescência, iniciou a carreira de modelo. Desde então, participou de campanhas e desfiles na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, ela mora na Cidade do México. Desde o início, segundo conta o pai, Najla teve todo o apoio da família. “Era o sonho dela”, ele revela. “Sempre apoiei. Deixei que meus filhos escolhessem a profissão que seguiriam. A dela é complicada por estar distante, viajar muito”, completa o pai. A jovem começou a atuar na região e logo seguiu para passarelas e campanhas mais distantes. “Ela morou dois anos na Califórnia e depois foi para o México”, conta Altamir. “A Najla começou muito jovem, se acostumou com a vida badalada de modelo”, completa. Neste período, Najla atuou também na Alemanha e na Itália. Na região, estampa campanhas de casas noturnas como Shed, em Balneário Camboriú. É descrita por fotógrafos como Primo Tacca Neto como uma modelo “dona de um olhar certeiro e expressões fortes”.

A família G.Laffitte tem orgulho de fazer parte da comemoração dos 130 anos de Camboriú. Somos ainda mais orgulhosos por poder colaborar com o desenvolvimento e ajudar na construção desta história. Parabéns Camboriú! G.Laffitte aniver Camboriú.indd 1

01/04/14 10:27


CamboriĂş 130 anos

abril de 2014

21


22 Camboriú 130 anos abril de 2014

O 3º melhor jornal do interior de SC No ano passado, Linha Popular conquistou o troféu Pena de Bronze de jornalismo, concedido pela Adjori/SC

O Linha Popular nasceu em Camboriú cinco anos atrás. A ideia sempre foi tratar especificamente dos fatos e histórias que ocorrem dentro da nossa cidade. “Aqui Camboriú é notícia” é a frase que norteia o trabalho do periódico. Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC, o jornal já participou de três edições do troféu Pena de Ouro, concedido aos melhores jornais do estado. E foi essa participação que fez com que o nome do Linha Popular não ficasse restrito a Camboriú. Na edição de 2013 do prêmio, o LP conquistou a Pena de Bronze, consagrando-se o terceiro melhor jornal do interior de Santa Catarina. A Adjori/SC conta com 179 associados. Destes, 55 jornais de todas as regiões de Santa Catarina participaram da última edição do troféu Pena de Ouro. Em apenas cinco anos, o Linha Popular chegou ao pódio da premiação, ao lado de jornais com décadas de existência. O reconhecimento pelo jornalismo feito pelo LP fez com que junto com o nome do jornal, o nome de Camboriú também fosse levado para o restante do estado.

CREDIFOZ inaugura Posto de Atendimento em Camboriú No aniversário da cidade, temos uma ótima notícia para dividir com vocês. No dia 6 de março, a Credifoz - Cooperativa de Crédito dos Empresários da Foz do Rio Itajaí-Açú, inaugurou seu primeiro Posto de Atendimento em Camboriú. Localizado na rua Bahia, nº 261 - Bairro Areias, o novo posto conta com estrutura moderna e amplo estacionamento, garantindo mais comodidade aos mais de 11 mil cooperados da Credifoz na região. Com a inauguração do posto de Camboriú, os cooperados da Credifoz passam a contar com uma rede de atendimento de 7 Postos distribuídos no litoral: Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha. A Credifoz faz parte do Sistema Cecred, que possui mais de 60 anos de experiência em cooperativismo de crédito, somando mais de 355 mil cooperados e R$ 4,5 bilhões de ativos. Por ser uma cooperativa, a Credifoz não visa lucro. Seus resultados são divididos entre os cooperados anualmente, de acordo com sua participação na Cooperativa. A condição de Cooperativa também permite que a Credifoz ofereça serviços financeiros de qualidade e a baixos custos, praticando taxas de juros e tarifas abaixo das cobras pelas demais instituições financeiras do mercado. A Credifoz é a primeira cooperativa de crédito a se instalar na cidade de Camboriú, cumprindo com seu objetivo de promover a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico e social através dos produtos, serviços e programas de educação que oferece.

Faça parte da Credifoz e conheça as vantagens que só uma cooperativa de crédito pode lhe oferecer. Seja sócio dessa ideia! Posto de Camboriú

Que juntos possamos continuar construindo uma cidade cada vez melhor para se viver.

Altamir Montibeller

presidente da Fundação Municipal de Esportes - FME

Parabéns, Camboriú!


Camboriú 130 anos

abril de 2014

23

CAMBORIÚ, 130 ANOS PARA O PSC, É UMA HONRA FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA

Vereadores PSC PSC

PSC

Partido Social Cristão

Partido Social Cristão Toninho Portella

|

Márcio do Kido

|

Piteco

PARABÉNS!


JORNAL LINHA POPULAR - Camboriú, abril de 2014

24 Camboriú 130 anos abril de 2014


Camboriú 130 anos