Issuu on Google+

SGE UFABC Semana Global do Empreendedorismo na UFABC

RELATĂ“RIO DE IMPACTO

18,19,21 e 22 de novembro de 2013


SUMÁRIO 1. A Semana Global do Empreendedorismo no mundo ................................ 3 1.1 A SGE no Brasil ....................................................................................... 3 2. Primeira Semana Global do Empreendedorismo na UFABC.................... 4 2.1 Quem fez a SGE - UFABC ....................................................................... 5 2.1.1 Parceiros ........................................................................................ 6 2.2 A SGE - UFABC ...................................................................................... 6 2.2.1 Se existe um sonho existe um caminho ......................................... 6 2.2.2 Temáticas ....................................................................................... 6 2.3 Impacto .................................................................................................... 8 2.3.1 Participantes ................................................................................... 8 2.3.2 Colaboradores e voluntários .......................................................... 10 2.3.3 Atividades ..................................................................................... 11 2.3.4 um sonho por uma balão .............................................................. 18 2.3.5 Desafio SGE - UFABC ................................................................. 20 2.3.6 Perspectivas geradas e opiniões dos participantes ...................... 21 3. Visibilidade ................................................................................................ 24 3.1 Imprensa ............................................................................................... 24 3.2 Mídias Sociais ....................................................................................... 25 3.2.1 Facebook ....................................................................................... 25 3.2.2 Youtube ........................................................................................ 25 4. Agradecimentos ........................................................................................ 26

2


1. A Semana Global do Empreendedorismo no Mundo1 A Semana Global do Empreendedorismo foi criada em 2207 pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, e primeiro-ministro britânico da época, Gordon Brown. A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) é a maior celebração de empreendedorismo do mundo, repleta de empreendedores que criam novos empregos, trazem ideias para a vida, impulsionam o crescimento econômico e ampliam o bem-estar humano. Durante todo o mês de novembro, a SGE inspira pessoas em todos os continentes por meio de atividades locais, nacionais e globais, com o intuito de explorar seu potencial empreendedor. As atividades variam de competições de grande porte a encontros de redes menores, como oportunidades para conectar participantes a potenciais colaboradores, mentores e até mesmo investidores, apresentando-lhes novas possibilidades e oportunidades interessantes.

1.1 A SGE no Brasil¹ A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) não é apenas uma Semana, é um movimento que busca fortalecer a Cultura Empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. A SGE acredita na transformação do país, em busca de mais qualidade de vida, por meio do desenvolvimento econômico e social estimulado pelo empreendedorismo. Empreender para transformar o país é a grande causa da SGE, que busca inspirar as pessoas a empreenderem novas organizações, do primeiro, segundo ou terceiro setores; a empreenderem novos projetos; a empreenderem dentro de organizações; e em especial, a acreditarem em si mesmos, em seus sonhos, e em suas ideias para transformarem suas próprias vidas.

1

Informações do Relatório da SGE 2013. Mais informações em: http://migre.me/hKhyi

3


Os Objetivos do Movimento no Brasil são:

Objetivos centrais em 2013: · Capilarização do Movimento – especialmente em cidades com mais de 200 mil habitantes; · Criação de novos Comitês Estratégicos Regionais; · Fortalecimento do ecossistema empreendedor; ·Construção de um legado na cultura empreendedora do país, especialmente por meio dos esforços com relação à Educação Empreendedora

2. Primeira Semana Global do Empreendedorismo na UFABC Em 2013 a Universidade Federal do ABC abrigou a sua primeira edição da Semana Global. A SGE-UFABC foi organizada por alunos da Universidade e teve representatividade em toda a região do ABC paulista. Nesta primeira edição buscamos sinergia com os valores da Semana Global nacional. Nós acreditamos no poder de transformação através do empreendedorismo e valorizamos iniciativas efetivas em inspirar, capacitar e conectar empreendedores e futuros empreendedores que colaboram para a

4


construção de uma país mais democrático e com mais oportunidades para todos.

A realização da SGE-UFABC foi um marco empreendedorismo na UFABC e em todo o ABC paulista.

na

história

do

2.1 Quem fez a SGE-UFABC A iniciativa foi feita pela parceria entre o Núcleo de Empreendedorismo da UFABC (NEUFABC) e a Liga Universitária de Empreendedorismo (LUE).

NEUFABC O Núcleo de Empreendedorismo da UFABC existe desde 2012 e é a primeira organização estudantil da UFABC focada em promover discussões e eventos relacionados ao empreendedorismo. Desde sua fundação o Núcleo trabalha principalmente com a disseminação da causa entre jovens universitários e com o fomento às habilidades empreendedoras através de palestras, workshops e outras atividades. O Núcleo também é realizador de projetos de extensão como o Primeiro Voo, uma escola de empreendedorismo e inovação para adolescentes.

LUE A LUE – Liga Universitária de Empreendedorismo da UFABC - foi fundada agosto de 2013 por iniciativas de alunos da universidade e a partir de um programa a de incubação de ligas universitárias da Fundação Estudar, encontrando ajuda e reconhecimento da Agência de Inovação da UFABC, a Inova UFABC e parceria do NEUFABC. A LUE tem como objetivo motivar, capacitar e conectar empreendedores e interessados no tema, fortalecendo o ecossistema empreendedor em que atua. Foi reconhecida no início de 2014 como a melhor liga universitária do Brasil pela Fundação Estudar. A parceria selada entre as duas entidades se fortaleceu durante as operações da Semana Global e houve uma grande sinergia entre os valores e objetivos dos dois grupos. Como resultado disso as duas entidades anunciaram a fusão durante a abertura da SGE-UFABC, formando agora os Inquietos -

Liga Universitária de Empreendedorismo na UFABC.

5


2.1.1 Parceiros Para viabilizar a realização da SGE-UFABC contamos com a parceria dos nossos grandes patrocinadores: Eco Brasil Copiadora, Padaria Bella Vieira, Rockfeller Language Center, Cactus Grill, Magister Domus e revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Também contamos com nossos parceiros institucionais: Agência de inovação da UFABC, PET UFABC, Assessoria de Comunicação da UFABC; Cia de Estágios e Prefeitura de Santo André.

2.2 A SGE-UFABC 2.2.1 Se Existe um Sonho Existe um Caminho A realização da SGE-UFABC foi baseada no mote da Semana Global nacional: Se existe um sonho, existe um caminho. O nosso sonho era realizar a maior e melhor SGE da região do ABC, promover o debate sobre o ecossistema empreendedor na universidade e região, além de inspirar novos empreendedores, capacitar pessoas e conectar todos neste grande movimento. Então traçamos o nosso caminho.

2.2.2 Temáticas

A SGE-UFABC foi baseada em 4 temáticas principais: Ecossistema Empreendedor; Captação de Recursos; Capacitação Empreendedora; Inspiração e Cases de Sucesso.¹

6


Ecossistema Empreendedor: A temática abrange a importância do conceito, características, práticas e desafios do relacionamento entre a área pública, a esfera privada, o terceiro setor, a sociedade civil e qualquer outro agente ou fator, a exemplo de políticas públicos e do acesso a capital, que interfiram e que sejam capazes de incentivar e promover a cultura empreendedora. A temática preocupa-se também com os meios de aperfeiçoar e fortalecer as conexões e impacto desse ecossistema no empreendedorismo e desenvolvimento econômico.

Captação de Recursos: A temática pode abrange aspectos diversos, a exemplo do acesso ao capital para criação, desenvolvimento ou expansão de uma organização, o qual pode ser obtido por meio de fundos, organizações de fomento, bancos, investidores anjos, entre outras.

Capacitação Empreendedora: A temática envolve, essencialmente, questões administrativas e estratégicas de um empreendimento. As teorias da administração, abrangendo conceitos, princípios e ferramentas, auxiliam o empreendedor a garantir o funcionamento de seu negócio e, associadas à técnicas de Gestão de Qualidade, asseguram a excelência dos serviços prestados e/ou produtos ofertados.

Inspiração e Cases de Sucesso: Atividades com esta temática trazem casos de empreendimentos e empreendedores reais para apresentação e/ou discussão. Ao conhecerem casos de sucessos e empreendedores que os inspirem, os participantes têm a oportunidade de entender como o empreendedorismo acontece na prática, além de estimular uma maior motivação em relação ao tema.

7


2.3 Impacto 2.3.1 Participantes A Semana Global da UFABC contou com ampla divulgação na Universidade Federal e em todo o ABC. Nossos parceiros e patrocinadores fizeram um ótimo trabalho e levaram o nosso evento para centenas de pessoas em toda a região. Abaixo você pode conferir mais informações sobre o impacto gerado pela SGESGE UFABC.

mobilizamos 1200 pessoas durante 4

dias de evento

Nosso público: Título do Gráfico

Mulheres 35% Homens 65%

8


9


2.3.2 Colaboradores e voluntários Para realizar as operações da Semana contamos com uma equipe de quase 30 pessoas, além de 11 voluntários.

10


2.3.3 Atividades

As atividades foram realizadas ao longo de 4 dias na Universidade Federal do ABC. Contamos com a participação de grandes empreendedores e entidades que apoiam a nossa causa. Cada dia do evento abrigou uma das temáticas principais. Confira abaixo a descrição da programação e algumas fotos.

Dia 1 Na segunda-feira (18), a temática abordada foi Ecossistema

Empreendedor. Neste dia a abertura solene foi feita pelo então reitor da UFABC Hélio Waldman, que destacou a importância do ambiente empreendedor dentro de uma universidade tecnológica e como os grupos formados por alunos são fundamentais na construção desse ambiente. Logo em seguida o professor da Unicamp Dr. Paulo Lemos, que é especialista em ecossistema empreendedor, dividiu os resultados que encontrou ao escrever seu livro - "Universidades e Ecossistemas de Empreendedorismo"; em sua fala Lemos discutiu os modelos de Stanford, MIT, Universidade de Utah e Cambridge. No segundo bloco do dia houve uma mesa redonda peara discutir o ecossistema empreendedor do ABC. A mesa foi composta pela professora da UFABC Paula Homem (Coordenadora do PET UFABC), o executivo Giovanni Rocco (Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC); o professor Humberto Yoshimura (Agência de Inovação da UFABC); pela aluna da UFABC Lindsen Cristina (Inquietos - Liga de Empreendedorismo) e mediada pelo doutor Paulo Lemos. Na mesa foram discutidas as dificuldades que o sistema burocrático da Universidade impõem às empresas e entidades estudantis e possíveis soluções que sejam suficientes para todas as partes. No terceiro bloco tivemos uma série de apresentações de alunos

empreendedores da UFABC. O aluno Maurício Motta apresentou a Magister Domus (www.magisterdomus.com.br), uma plataforma de oportunidades para profissionais da educação; a Magister Domus foi premiada em 2013 durante o Festival de Empreendedorismo. O aluno Vitor Neves apresentou a AEHO (ww.aeho.com.br/), empresa que humaniza tecnologia de ponta e também apresentou alguns produtos, como o aplicativo GymUp que está disponível no Google Play. Em seguida, o aluno Gabriel Capano apresentou sua empresa de softwares, a GYP Solutions (www.gypsolutions.com.br/) que atua nas áreas de desing e usabilidade, 11


aplicações web e ecommerce. O aluno Wesley Oliveira, empreendedor serial, apresentou vários projetos que já desenvolveu, entre eles o UFABC HELP (www.ufabchelp.me) que oferece soluções para a vida acadêmica dos alunos da UFABC.

Dia 2 Na terça-feira (19), a temática do dia foi investimentos e capitação

de recursos. O dia começou com a empreendedora Fabiany Lima, que falou sobre investimentos e o programa Startup Brasil. Recebemos também Gilberto Ribeiro, sócio da VOX Capital, empresa de capital empreendedor que investe em negócios de alto impacto social; a VOX é pioneira neste campo no Brasil. No segundo bloco do dia tivemos a sessão de pitching das equipes que participaram do Bota pra Fazer na UFABC e estavam concorrendo com seus projetos na etapa nacional do desafio da Fundação Estudar. Felipe Carvalho começou apresentando o Wallink, um dispositivo que proporciona a troca de cartões coorporativos através de smartphones. Em seguida Kayo Ridolfi apresentou a Lumna, uma plataforma online que produz informações sobre métodos de acompanhamento da vida escola, gestão do tempo, além de identificar afinidades profissionais de alunos que estão na iminência da escolha de uma profissão. Jeferson de Almeida falou sobre a KNX Automação, empresa que alia a eficiência energética com a automação predial e residencial através da integração de sistemas que promovem conforto e economia. Rafael Antonangelo apresentou a Deixa Que Eu te Ajudo, uma plataforma virtual colaborativa de perguntas e respostas aos mais diversos temas que usuários precisarem. A Crowd Cluster foi representada por Felippe Gallo, que propôs um sistema inovador de processamento de dados descentralizado. Felipe Bitencourt apresentou a Carbono Soluções Sustentáveis, empresa que propõe uma forma colaborativa de tratamento de lixo que pode ser instalados em cidades que precisam de soluções para aterros e lixões. A Wallink chegou na etapa final nacional e ganhou uma bolsa da Fundação Estudar.

Dia 3 Na quinta-feira (21) o tema foi capacitação empreendedora. As apresentações do dia começaram com a palestra de João Melhado, responsável pela área de Pesquisa e Políticas Públicas na Endeavor. João 12


apresentou a pesquisa de empreendedorismo realizada com universitários. Em seguida, com o audacioso tema "Porque o seu próximo negócio vai fracassar", Juan Bernabó, da Germinadora, falou sobre a metodologia do Lean Startup, que ajuda empresas a desenvolverem negócios inovadores de sucesso a partir da rápida validação da ideia. No segundo bloco do dia tivemos uma série de workshops para oferecer capacitação e conhecimentos específicos aos nossos participantes. Na sala 1 Danielle Ramos e Katia Angelini da ABC Startups falaram sobre Modelos de Negócios. Na sala 2 Rafael Buzon passou estratégias de Gestão Ágil de Projetos. Na sala 3 Cintia Bertao (SEBRAE) e Rosemar Oliveira (Prefeitura de Santo André) falaram sobre como dar os primeiros passos para a Abertura e Formalização de Empresas. Na sala 4, Henrique Alves e Felipe Costa, ambos embaixadores CHOICE, promoveram um game sobre Modelos Inovadores de Negócios de Impacto Social.

Dia 4 Na sexta-feira (22) e último dia de atividades o tema abordado foi Inspiração e Cases de Sucesso. Pra começar o dia Natalie Trutmann, autora dos livros "Manual para Sonhadores" e "O Misterioso Significado do Dinheiro inspirou todos os presentes com sua fala sobre felicidade e busca

de um propósito. Logo depois foi a vez de Marcelo Epstejn, CEO da UOL, falar sobre os desafios dos empreendimentos online e contar a história do portal. Em seguida Carlos Souza, fundador do Veduca, contou a história da plataforma de ensino que oferece aulas das melhores universidades do mundo legendadas e gratuitas. O segundo bloco do dia começou com Antônio Pires, da Incubadora Pública de Economia Popular Solidária de Diadema contar o dia-a-dia de seu trabalho e quais são os principais desafios que tem enfrentado. Na sequencia Felipe Alves, da Artemísia, falou sobre a proposta inovadora de negócios de

impacto social e como este ecossistema tem se expandido no Brasil. Logo depois,

Camila

Monteiro

da Companhia de Estágios, falou sobre intraempreendedorismo e o novo perfil de profissionais empreendedores que as grandes corporações estão buscando. Depois desta maratona de palestras o aluno e presidente da LUE, Gabriel Vinholi, fez o encerramento oficial da I Semana Global do Empreendedorismo na UFABC.

13


Foram

Mais de

4 dias de evento

20 horas de programação rogramação empreendedora

14


Mais de

25 palestrantes convidados

15 palestras

15


1 mesa redonda

4 workshops

16


Sess達o de pitching

Que somaram mais de

20 atividades durante a semana

17


2.3.4 Um Sonho Por Um Balão Seguindo guindo a campanha da SGE 2013 "Se "Se Existe um Sonho, Existe um Caminho" a SGE-UFABC UFABC criou a campanha "Um Sonho Por Um Balão". A campanha teve o objetivo de humanizar a forma como enxergamos uns aos outros através dos sonhos de algumas crianças. No fundo, todos somos humanos e temos alguma história para contar. cont A campanha gerou um catalisador de sonhos virtual, onde pessoas conseguiram gravar seus sonhos e escutar muitos outros. Em meio a milhares de caminhos que abrimos durante a Semana, restou ainda um espaço para as pessoas se reencontrarem com seus propósitos. propó

Nosso vídeo recebeu mais de 480 visualizações no Youtube Foram dezenas de sonhos gravados no site

18


A campanha recebeu divulgação e apoio de grandes parceiros:

2.3.5 Desafio SGE-UFABC UFABC

O Desafio SGE-UFABC UFABC foi lançado para movimentar os participantes da Semana Global. A partir da história de uma empresa de cópias, os participantes de desafio foram instigados a gerar ideias que melhorassem a produtividade e administração desse negócio. Para Para isso eles tiveram acesso à dicas lançadas na fanpage do evento que os auxiliaram a montar as soluções. Os três melhores resultados foram gerados por alunos da Universidade, que receberam premiação. O desafio foi patrocinado pela revista Pequenas Empresass Grandes Negócios.

19


"Participar da SGE foi um pontapé inicial fundamental na minha jornada como empreendedor. As palestras confirmaram minhas suspeitas de que para empreender não é preciso ter uma formação escolar específica, mas sim uma formação comportamental. Conhecer pessoas oas que iniciaram um negócio ainda jovens, pessoas inspiradoras como a Nathalie Trutmann, e possibilidades de inovar em diversas áreas, me fez enxergar muito além das minhas competências como físico. Acreditando que, mesmo sem ter conhecimento técnico sobre sobr negócios eu era capaz de participar desse meio, decidi concorrer ao desafio proposto pela SGE. Resolver esse case também foi muito importante pois fez eu acreditar ainda mais em minhas capacidades. Como um físico poderia propor uma solução de negócios convincente nvincente para uma copiadora? Eu não entendia absolutamente nada do problema. Mas anotei as dicas da SGE e vesti meu uniforme de empreendedor. Fui entrevistar um caso real e conhecer os problemas enfrentados por uma Xerox próxima à universidade. Após identificar ident alguns problemas, fui pesquisar soluções e propostas online, e refletir um pouco mais sobre a proposta. A Física e as experiências que possuía podem não ter me ajudado explicitamente, mas me proporcionaram maior facilidade em resolver problemas e pensar nsar em soluções aplicáveis. Meu diferencial foi a criatividade para propor uma solução inovadora e conquistar o segundo lugar no desafio, que me deixou mais confiante para buscar novas conquistas em 2014. " DANILO PASCHON, 23

20


2.3.6 Perspectivas geradas adas e opiniões dos participantes

Abaixo está o resultado na nossa pesquisa de opinião realizada depois do evento com alguns dos participantes da SGE-UFABC. SGE

Perfil dos Participantes:

Não aluno 10%

Aluno 90%

Probabilidade de recomendar o evento a um amigo (em uma escala de 0 a 10)

7 10%

não respondeu 15%

8 25%

10 40%

9 10%

21


Quanto às Expectativas dos Participantes 15%

15%

Muito Satisfeito, superou minhas expectativas Satisfeito, ficou dentro do esperado

10%

Satisfeito, mas, poderia melhorar Não respondeu 60%

Quanto ao Conteúdo do Evento 15%

10%

Muito Satisfeito, superou minhas expectativas Satisfeito, ficou dentro do esperado

20%

Satisfeito, mas, poderia melhorar 55%

Não respondeu

Quanto ao Quadro de Palestrantes 15% 25%

Muito Satisfeito, superou minhas expectativas Satisfeito, ficou dentro do esperado

15%

Satisfeito, mas, poderia melhorar Não respondeu 45%

22


Organização

Formato do Evento

Muito Satisfeito, superou minhas expectativas

Muito Satisfeito, superou minhas expectativas 15%

20%

Satisfeito, ficou dentro do esperado

20%

15%

20%

Satisfeito, ficou dentro do esperado

20%

Satisfeito, mas, poderia melhorar

Satisfeito, mas, poderia melhorar 45%

45%

Não respondeu

Não respondeu

Divulgação

Equipe Organizadora Muito Satisfeito, superou minhas expectativas

Muito Satisfeito, superou minhas expectativas

15% 35% 25%

Satisfeito, ficou dentro do esperado Satisfeito, mas, poderia melhorar

25%

Não respondeu

5%

15% 45%

Satisfeito, ficou dentro do esperado Satisfeito, mas, poderia melhorar

35% Não respondeu

23


3. Visibilidade 3.1 Imprensa

24


3.2 Mídias sociais 3.2.1 Facebook

3.2.2 Youtube

mais de 1.000 visualizações no canal do youtube

25


4. Agradecimentos

A Primeira Semana Global do Empreendedorismo na UFABC se encerra com saldo positivo. Nós acreditamos fielmente no potencial de impacto na sociedade que o ecossistema empreendedor possui e ficamos felizes e honrados em poder fazer parte deste movimento global. Acreditamos que pessoas são o fator chave da mudança que esperamos para o mundo e gostaríamos de dedicar este texto para todas as pessoas, que direta e indiretamente fizeram parte dessa nossa conquista: - Aos nossos parceiros e patrocinadores, que confiaram no nosso trabalho e garantiram todas as condições para que pudéssemos realizar este evento; - Aos Inquietos que vestiram a camisa e trabalharam sem cessar até o último minuto; - Aos palestrante, todos voluntários, que se dispuseram a compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco; - Aos nossos colaboradores e voluntários da Universidade Federal do ABC; - A todos que participaram presencialmente e nas redes sociais, mobilizando muitas pessoas e ajudando a fortalecer ainda mais este Movimento. A SGE-UFABC contribuiu para a discussão e fomentação de ecossistema da nossa região e levaremos conosco os frutos desta iniciativa durante todo o ano, trabalhando a cada dia para inspirar, capacitar e conectar cada vez mais pessoas.

26


Realização:

Patrocínio:

Apoio:

27


Relatório de Impacto SGE-UFABC 2013