Issuu on Google+


Conteúdo Capa

10 Trajetória de orgulho

Dealer

14

Loja conceito em bairro nobre de São Paulo

Indústria

Produto

34

26 Sucesso com sabedoria

Empresa

42

De ciclista para ciclista

Novo conceito de bike dobrável

seções Editorial........... 05 Correio............. 06 Notas..................16

Lançamentos.......30 Esportes...............38 Internacionais.....44


Editorial Diretoria Osmar Silva José Haroldo G. Santos

Edição 172 / Dezembro 2011

Editor Osmar Silva osmar@luanda.com.br

Diretor José Haroldo G. Santos haroldo@luanda.com.br

Redação Hylario Guerrero (MTB 13468) Renato F.V. dos Santos Filho (MTB 59161) Rosangela Hilário (MTB 46219) redacao@luanda.com.br Arte e Diagramação Bruno R. Mello dos Santos Diego Igor de Oliveira midia@luanda.com.br arte@luanda.com.br Publicidade: Luanda Brasil Serviços de publicidade Ana Paula Lima Edmar Santos José Ricardo Gomes Raphael Garcia vendas@luanda.com.br Administração Juici Monteiro Fernanda Oliveira luanda@luanda.com.br Assessoria gráfica Pavagraph Impressão Nywgraf R. Joaquim de Almeida Moraes, 273 Jd. Magali - CEP 02844-000 - São Paulo/SP Tel.: +55 (11) 3461-8400 / 3461-8401 Fax + 55 (11) 3923-5374

A cyclomagazine aceita matérias técnicas como colaboração. Os artigos deverão vir acompanhados de fotos ilustrativas com as respectivas legendas e curriculum do autor. A revista não se reponsabiliza por opiniões e artigos assinados que podem ou não expressar a mesma opinião do editor. As opiniões emitidas em artigos assinados são de responsabilidade do autor. A revista não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios veiculados, nem por aquisições em função destes. Todos os direitos reservados, sendo proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio, sob pena de procedimentos legais. A revista cyclomagazine é uma publicação mensal da Luanda Editores Associados LTDA., e tem sua marca registrada no INPI sob o número 820.332.593

D

epois dos sustos e sobressaltos, chegamos ao final de mais um ano. Em muitos casos, infelizmente, aconteceram óbitos de empresas que não resistiram aos ataques da concorrência, principalmente as que foram duramente atingidas pela produção de baixo custo com origem na Ásia. China, Indonésia, Vietnã, Índia e, ainda em menor percentual, Taiwan, não vendem produtos, e sim a enorme quantidade de mão-de-obra disponível e incentivos proporcionados por seus governos como política de exportações. Problema de difícil solução para o empresariado brasileiro, já que, em razão da necessidade de manutenção da balança comercial, o Brasil tem que oferecer a recíproca dos volumes exportados em commodities para estes países, em especial a China, maior parceiro comercial do País. Mesmo assim, há casos de histórias de sucesso, com empresas batendo recordes de produção e vendas. Porém, também nestes casos, há problemas sérios para ser solucionados, como a falta de mão-de-obra de qualidade. Os mercados brasileiros, em suas várias facções e regiões, experimentaram crescimento, graças a influência da boa fase econômica que atravessamos e que ainda, felizmente, não foi atingida pela onde de crises dos países da Zona do Euro. Espanha, Portugal, Itália e Grécia, principalmente, apresentam estado préfalimentar e estão à mercê dos planos e boa vontade de França e Alemanha. Interessante que Espanha e Portugal foram os países que mais investiram na abertura econômica do Brasil, adquirindo empresas e participando da modernização de serviços de infraestrutura como telefonia, rodovias, seguros, transmissão de energia, celular, além de compras de bancos e outras instituições financeiras. Como ficarão estas empresas, filiais por aqui, quando as suas matrizes tiverem situações de riscos em seus países de origem? Por ai poderão começar os nossos problemas. Teremos que contar com a competência já comprovada dos nossos empresários pelos muitos anos de atuação em quadros econômicos de recessão e inflação que permaneceram por muitas décadas em nosso país. Porém, é muito bom que não nos esquecemos destes períodos e seus efeitos. Bem dizer o Real e sua implantação, que proporcionou o início da grande virada que hoje se concretiza em mercados aquecidos, consumidores. A história não é apenas para constar nos livros e currículos escolares. As lições precisam e devem ser aprendidas, explicadas e aplicadas. Então, vamos planejar, antecipar e aplicar os antídotos para permanecermos neste estado de graça. De pleno consumo. Que esta não seja uma exceção, um pequeno período de bonança para recordarmos com saudades. Que o próximo ano que se avizinha seja de realizações, sucessos e felicidade, porque nós realmente merecemos. Feliz 2012! Todos nós

Foto capa: Arquivo pessoal de Josélio L. de Souza


Correio Interaja com a redação

Email: redacao@luanda.com.br Site: www.luanda.com.br Endereço: R. Joaquim de Almeida Morais, 273 - CEP: 02844-040, São Paulo - SP

Carlos Renato Mariana –MG (Por e-mail)

PRODUTO À VENDA

Vendo um quadro Scott Sacale 20, ano 2009, usado. O produto é de tamanho M (17,5”), CR1 Technology. Meu contato é sergio.botter@ gmail.com. Sérgio Botter São Bernardo do Campo – SP (Por e-mail)

A primeira dica é para que leia com muita atenção nossa página “a bicicleta como negócio”, que ensina o passo a passo e auxilia a evitar possíveis erros que levem a perda de tempo e dinheiro. Sobre distribuidores, entre em contato com a Luanda Editores, que edita a revista Cyclomagazine, direcionada ao segmento de bicicleta e às bicicletarias. Eles têm o que você precisa. Arturo Alcorta Escola de Bicicleta São Paulo – SP (Por e-mail)

Resp.: Os interessados, anotem.

ENVIO DE MATERIAL

Incluímos a Cyclomagazine em nosso mailing, para que possam receber nossas novidades e press releases. Por favor, não hesitem a nos contatar caso necessitem esclarecer alguma dúvida. Marina Falletto Cicli Montante Asti – Itália (Por e-mail)

Resp.: Agradecemos a inclusão de nosso veículo.

MONTAGEM DE LOJA

Gostaria de receber maiores informações sobre como montar uma loja de bicicletas e dicas de como posso entrar em contato com fornecedores. Se possível, por favor, me indiquem algum site onde posso estabelecer contato com possíveis fornecedores.

06 cyclomagazine

Resp.: Primeiramente, agradecemos ao Alcorta pela lembrança e indicação. Quanto à dúvida sobre os procedimentos, além do site www.escoladebicicletas. com.br, pode conseguir suporte no Sebrae de sua região. Já os fornecedores podem ser encontrados em nosso Guida do Profissional, pelo endereço www. guiacyclomagazine.com.br.

INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR

Trabalho no ramo de bicicletas há mais ou menos 10 anos e tenho uma pequena loja. Vendo peças e serviços para diversos modelos de b ikes e me dedico sempre para ser um bom mecânico. Quero saber a possibilidade de receber por e-mail ou catálogo instruções para utilizar no meu dia a dia. Eliel Evaristo Maceió – AL (Por e-mail)

Resp.: Você pode adquirir mais

informações relevantes sobre o setor por meio de nossa publicação, a revista Cyclomagazine. Caso queira receber nossos exemplares, entre em contato conosco pelo endereço vendas@luanda.com.br.

OPINIÃO

Vi a homenagem feita por vocês ao meu amigo Fernando, que, infelizmente, não está mais aqui entre nós. Fiquei muito emocionado com as palavras escritas sobre ele. Não tenho mais nada a dizer a não ser que não tiro uma vírgula do que foi relatado sobre essa pessoa maravilhosa com quem eu tive o prazer de conviver durante poucos, mas bons anos. Daniel M. Dotoli Editor-assistente / Jornal Propmark São Paulo - SP

Resp.: Eis mais um relato sobre este saudoso profissional.

COMUNICADOS

Informamos que entraremos em férias coletivas (acompanhando a maioria de nossas representadas) a partir de 20/12/2011. Independentemente de nosso escritório estar fechado, colocamonos à disposição dos clientes através de nossos celulares pessoais. Retornaremos nossas atividades normais no dia 02/01/2012. Aproveitamos também a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um 2012 repleto de sucesso e realizações. Paiva Representações Fortaleza – CE (Por e-mail)


Comunicamos que não estaremos em atividade entre os dias 23/12/2011 e 01/01/2012. Retomaremos a partir do dia 2 de janeiro. Contamos com a compreensão de todos. Marcos Maia M. Maia Representações (Por e-mail)

Estaremos de férias coletivas no período de 23/12/2011 a 02/01/2012. Voltaremos normalmente a partir do dia 03/01/2012. Aproveitamos para agradecer a parceria que tivemos em 2011 e desejamos que 2012 seja de muitas realizações e sucesso. Mariana Del Rio Kalf (Por e-mail)

Resp.: Eis os recados e agradecemos os votos.

AS MARCAS DE NOSSAS VIDAS

Material fotográfico, mercados e espaço escolhido, gente bonita e, com certeza, conteúdo de alta qualidade em seus eventos. Acho que estão fazendo trabalho de gente grande. Senti um orgulho danado do meu garoto. Fiquei até com vontade de ‘falar um dia, num desses encontros, sobre o valor da marca na vida de cada um de nós. Até porque há muito o que se falar sobre Raleigh, Philips, Monark, e tantas outras grandes marcas montadas em duas rodas. Humberto Alves Mendes FENAPRO- Federação Nacional das Agencias de Propaganda São Paulo – SP (Por e-mail)

Resp.: Receber elogios do nosso melhor professor, aquele que nos encaminhou na vida profissional e pessoal, nos passando a sua experiência, é realmente moti-

06 cyclomagazine

vo de orgulho e tem que ser publicado. Fica o nosso carinho e agradecimento a todos aqueles que nos ajudaram nos complicados caminhos de nossa existência. Estas sim, as grandes marcas de nossas vidas.

REFLEXÃO

A cada ano que passa, comemoramos um ano a mais ou a menos? A partida repentina e trágica do nosso eterno amigo Celso Batista, gerente da Vzan, nos leva a esta reflexão. Para cumprimos nossa missão, a hora é agora, pois amanhã poderá ser tarde. Então, sorria sempre para aqueles que estão a sua volta, que, de alguma forma, o ajudaram a ser quem você é espiritualmente ou materialmente, pois o sorriso abre portas. Não perca a oportunidade de dar uma chance a alguém. Repasse aquilo que você recebeu de bom, pois, daqui, só levamos conhecimento. Marcelo Menezes Gerente Geral São Paulo – SP (Por e-mail)

Resp.: A indagação é válida e nos remete a refletir sobre a nossa importância neste plano. O tempo pode ser breve ou muito extenso. No entanto, o seu valor não deve ser medido por conquistas materiais, e sim, pela nossa contribuição para outros possam ter uma vida melhor. Estaremos em férias coletivas entre os dias 22 de dezembro de 2011 à 03 de janeiro de 2012, no entanto as correspondência ininterruptamente para o endereço redacao@luanda.com.br.


Capa // Bodim Bicicletas e Motos

Trajetória de orgulho Josélio Lourenço de Sousa conta como, ao lado de sua esposa, Leonilde Lucena de Oliveira Sousa, conquistaram espaço e tornaram-se nome de peso em várias regiões do Norte e Nordeste  Leonilde, Josélio e sua mãe senhora Maria Lourenço

Texto: Divulgação Fotos: Arquivo pessoal

N

o ano de 1992, em um espaço de 9 m², localizado na Av. Bernardo Sayão, em Imperatriz (MA), surgiu a primeira empresa, com o nome Auto Ciclista Bodim. Em 1995, mudaram-se para um ponto um pouco maior, na mesma avenida. Agora, além dos consertos e refor-

mas, a pedido dos clientes, a Bodim começou a montagem de bicicletas novas, adulta e infantil. Surge então a necessidade da contratação de novos mecânicos. No ano de 1997, a empresa adquiriu seu primeiro terreno e deu-se início a primeira construção, onde, só no ano seguinte, seria

A história do Bodim contada em fotos

1ª loja - 1992

10 cyclomagazine

Nova fachada da 1ª loja - 1993

Ampliação da 1ª loja - 1994


2ª loja - 1995

3ª loja - 1999

Conclusão da ampliação da 4ª loja e primeiro utilitário - 2009

2011

cyclomagazine 11


Capa // Bodim Bicicletas e Motos 03

01

02

04 inaugurada. Em 1999, Josélio Lourenço de Sousa, fundador, casa-se com Leonilde Lucena de Oliveira Sousa, e, juntos, dão continuidade ao empreendimento. Constroem mais uma unidade e começam as vendas no atacado. Atualmente, a Bodim Bicicletas e Motos conta com cinco filiais: Filial 01: Distribuidora de Peças para Motos e Bicicletas, localizada na rua Brasil Nova Imperatriz; filial 02: loja Bodim e Bike Shop, localizada em Bernardo Sayão centro de Imperatriz; filial 03:Ciclo Peças (Assistência Técnica); filial 04: Loja Bodim, na rua Ceará, centro de Imperatriz;

12 cyclomagazine

filial 05: Dafra Motos, na Av. Dorgival Pinheiro de Sousa centro de Imperatriz; e mais a JLS montadora de Bicicletas, que fica no Maranhão Novo. “Atuamos nos Estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, com frota de caminhões própria. Temos em média 100 colaboradores. Nossos principais produtos de venda são: bicicletas montadas, acessórios para motos e bikes, artigos esportivos para ciclistas e uma linha completa de brinquedos. A Bodim também, em parceria com a CCPJ ( Centro de Custodia do Poder Judiciário), implantou o projeto Raiar da Liberdade, cujos detentos montam as rodas para a Bodim.

1 - Josélio concedendo entrevista a emissora local 2 - Josélio, Leonilde e filhos 3 -Diretores e funcionários da Bodim 4 - O casal, ao centro, ladeados por representantes e fornecedores

Eles são remunerados e recebem redução da pena. Realizamos trilhas ecológicas, em prol da conservação do meio ambiente e redução da poluição, e temos um site em fase implementação”, afirma Josélio. Em relação o evento de reinauguração, aconteceu no dia 2 de dezembro, às 20h, na própria loja da Bernardo Sayão. “Contamos com a presença de fornecedores e representantes como: Fabio, das Bicicletas Kona; Thalles, representando Shimano do Brasil; o representante Carlos Rodovalho, da Isapa; José Amorim, da Amorim Representações; empresários da cidade; e autoridades locais”, relembra o diretor. 


Dealer// Spokes

Loja conceito em bairro nobre de São Paulo A Labici, importadora de renomados itens de bike, acaba de montar no coração de São Paulo, mais precisamente no Jardins, na rua Augusta, sua nova loja conceito, a SPOKES, como opção de compras e lazer para os aficionados pelas magrelas, componentes, acessórios e bicipeças

Empreendedores Guga e sua sócia e esposa Magu, Maria Augusta Castanho

14 cyclomagazine


Texto e imagem: Hylario Guerrero

A

Spokes instalada dentro de uma galeria, localizada na rua Augusta, no bairro dos Jardins, em São Paulo, é a nova loja conceito da importadora de bikes, componentes e acessórios Labici. Onde antes havia livrarias, moda masculina e feminina,cafés, pequenas lanchonetes, e outros, agora também há uma vitrine dedicada aos aficionados por novidades e tendências de bike. A iniciativa foi do Guga e sua sócia e esposa Magu, Maria Augusta Castanho, em montar esta loja que traz o que há de útil, versátil e contemporâneo quando o assunto é acessórios e componentes de bike. “A ideia foi de nos instalarmos num lugar onde há grande circulação de pessoas, modernas, jovens, que gostam de pedalar. Foram muitos os curiosos que quando viram uma bike colocada na vitrine, vieram nos perguntar do que se tratava, prevendo que estávamos certos em instalar uma loja conceito, neste espaço, dentro desta galeria”, diz Guga. “Trouxemos as bikes montadas Linus. Temos mochilas dos mais

variados tamanhos, acabamento impecável, da marca Chrome, modelos Citizen e Metropólis, black/ white ou totalmente Black, chamados de ‘messenger bag’ com capacidade de 26lts a 40lts”, explica Magu. Na Spokes se encontram muitos outros lançamentos como: Suporte para reparo, descanso e manutenção de bicicleta Bicisupport Profissional; simples ou duplo, que serve também para ajuste de câmbio. Ferramentaria que possibilita alinhamento preciso de roda, atende as necessidades dos profissionais que atuam em oficinas de bike. Possui todas as regulagens necessárias para desenvolver um trabalho com a máxima eficiência e precisão; Suporte em 'V' para a manutenção de bike; Orientador para altura do câmbio dianteiro; Apoio para 4 bikes; Adaptador de torquímetro, permite torque preciso em locais de difícil acesso. Porta celular, acessório colocado na alça da mochila, serve para todo tipo de celular, iphone e Blackberry, com local para chave e caneta; Capa para laptop, diferentes modelos para vários tamanhos de Mac e PC; Carteira de bolso para documentos. Um convite para conhecer, aprender e entender mais do que o setor promete com ideias e tendências para o futuro. 

cyclomagazine 15


Notas

Campanha mobiliza mais de 20 lojas Aconteceu no dia 29 de novembro o evento Dia da Bicicleta 29”, uma campanha realizada pela Specialized de forma simultânea em toda América Latina. Foi um evento que envolveu mais de 20 lojas brasileiras, onde os visitantes puderam conhecer as inovações tecnológicas da marca.

Bicicletas para doação são furtadas

Ação contra o sedentarismo Em Manaus (AM), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Secretaria de Saúde (Semsa), lançaram o programa ‘Mova-se, diga não ao sedentarismo’, que tem como objetivo estimular atividades físicas auxiliadas por profissionais nos parques públicos mantidos pelo município. Após caminhada, os participantes que possuíam bicicletas puderam participar de pedalada promovida pelo grupo Pedala Manaus.

16 cyclomagazine

Algumas bicicletas doadas para a ONG Rodas da Paz, de Brasília (DF), que objetiva arrecadar bikes e doar a crianças e jovens carentes, foram furtadas. Elas estavam em um depósito cedido por uma rádio da cidade, onde estão cerca de 200 bicicletas doadas. Os ladrões entraram e saíram de local não registrado pela câmera de segurança.

contratados monitores para o transporte em sistema de comboio. O projeto é dividido em quatro etapas e beneficiará alunos entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental.

projeto “Bicicleta Pública”, um sistema de aluguel de bicicletas. Trata-se de uma parceria público-privada que faz parte do projeto Velocidade, que objetiva melhorar a urbanidade da cidade.

Novas ciclorrotas em São Paulo

Bicicleta para o transporte de alunos

Florianópolis apresenta projeto a favor das bikes

A prefeitura de São Paulo prevê a disponibilização de 4,6 mil bicicletas aos alunos de 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) para que se desloquem até as escolas. Para garantir a segurança, serão

A mobilidade urbana por meio da bicicleta virou pauta principal da prefeitura de Florianópolis (SC). Por meio do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), foi apresentado o

A prefeitura de São Paulo anunciou a inauguração de duas novas ciclorrotas, uma na Lapa, Zona Oeste da cidade, e outra na Mooca, na Zona Leste. A rota do bairro da Lapa terá 18 Km e conectará os parques Villa-Lobos e Água Branca. Já na Mooca, o circuito terá 8 Km e conectará o Centro Educacional do bairro até p Sesc Belenzinho.


Notas

Mobilidade em pauta Mobilidade sustentável é o tema debatido pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos

Bicicleta para o transporte de alunos

Deputados em Brasília (DF). O objetivo do encontro é reduzir os impactos ambientais e sociais do transporte motorizado, de forma que as

versidade de Brasília (UnB) Augusto Brasil, especialista em transporte e energia.

dos Unidos, Oriente Médio e África do Sul. São passeios que, além de pedalada, incluem estrutura, e passeios por lugares históricos.

parceria também consiste no oferecimento de um centro de serviço completo no Brasil.

A prefeitura de São Paulo prevê a disponibilização de 4,6 mil bicicletas aos alunos de 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) para que se desloquem até as escolas. Para garantir a segurança, serão contratados monitores para o transporte em sistema de comboio. O projeto é dividido em quatro etapas e bene- Desbravando a ficiará alunos entre o 6º e 9º América do Sul ano do Ensino Fundamental. O casal Felipe Carmona, de 28 anos, e Pamella Rafaelle, de 27, iniciarão uma aventura pela América do Sul abordo Distribuidora de um par de bicicletas à anuncia novidades A Proparts, com 22 anos de partir de março de 2012. Eles experiência no mercado de bi- iniciarão a jornada em Araracicletas, firmou uma parceria quara, interior de São Paulo, com a Creek Cycling Compo- e percorrerão cerca de 22 mil nents para a distribuição de quilômetros. As bicicletas só um conjunto completo de sus- será deixada de lado em locais pensão e headset. Todos pro- onde não é possível pedalar. dutos de alta performance. A

18 cyclomagazine

pessoas priorizem o transporte a pé, de bicicleta e coletivo. Participaram vários nomes, entre eles o engenheiro e professor da Uni-

Marca inaugura nova loja de fitness A Johnson Fitness inaugurou no bairro do Pacaembu, em São Paulo, mais uma loja da marca. O espaço passou por reformas, para estar de acordo com os padrões e a identidade da empresa. A loja, assim como as demais da marca, oferecem produtos e assistência técnica.

Opção para cicloturismo A partir de fevereiro de 2012, a DuVine Adventures abre o calendário para viagens de bicicleta para Europa, Esta-

Pedalada de Natal No fim de novembro o Sampa Bikers organizou a última pedalada do ano, a Pedalada de Natal. Trata-se de um evento solidário que faz parte do projeto Bike Amigo, da própria organização. Para participar, cada ciclista doou um carrinho ou boneca novos, para ser doados ao Grupo de Prece da cidade de Piedade. Participaram cerca de 200 ciclistas, que saíram da pizzaria Camelo do Itaim, em São Paulo.


Notas

Lei pode obrigar a inclusão de infraestrutura para bicicleta em projetos rodoviários

Foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes o Projeto de Lei 1346/11, que cria o Estatuto dos Sistemas Cicloviários. O intuito é

Cidades Cicláveis

a primeira loja credenciada Shimano na América Latina. A Windsor Ciclismo é distribuidora exclusiva da marca e recebeu o selo da fabricante japonesa. No Brasil, as lojas que serão certificadas já foram selecionadas e seus mecânicos já receberam as aulas teóricas e práticas. Ao todo, na primeira parte do projeto 17 lojas foram selecionadas entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Aconteceu em São Paulo, durante a 9º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizado na OCA, no Parque Ibirapuera, o seminário Cidades Cicláveis. Foram discutidos temas referentes à mobilidade urbana e apresentado vários projetos.

Loja guatemalteca é pioneira Foi lançada na Guatemala

20 cyclomagazine

incentivar o uso de bicicletas para transporte urbano e definir o posicionamento da União em relação aos Estados e municípios no desenvolvimento de rede

viária, obrigando a inserção de infraestrutura urbana para o trânsito de bicicleta em projetos rodoviários de todas as instâncias governamentais.

liga Barra Velha à praia do Engenho D’Água, na Orla de Ilhabela, litoral paulista. O projeto foi feito em 2009 e, desde então, passou pelos trâmites necessários junto aos órgãos competentes.

idec.org.br/mobilize-se/campanhas/mobilidadeja) à favor da aprovação de uma proposta de emenda que destina R$ 15 mi do orçamento municipal de São Paulo para um Plano de Mobilidade. O objetivo é pressionar os vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento a aprovarem a emenda.

Obras aprovadas

Plano de Mobilidade em pauta

Foi liberada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) as obras para a construção da ciclovia que

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ( Idec) lançou uma campanha em seu site oficial (www.


Mercado // SIMEFRE

A importação afeta desempenho do setor Apesar do aumento de 75% da importação e da queda na produção nacional de 8%, a indústria fabricante de bicicletas deve comemorar 2011 como mais um ano de formalização e de aumento de valor do mercado. Vendas da indústria brasileira caem 3,8% em 2011, mas valor sobe cerca de 10%

Por Hylario Guerrero

E

stima-se um acréscimo de aproximadamente 10% em valor, o que reflete a venda de produtos de melhor qualidade. E a produção continua migrando para os fabricantes formais. No entender do vice-presidente do SIMEFRE, Eduardo Musa, o ano de 2011 também foi positivo para a indústria instalada em Manaus, principal pólo de produção de bikes do Brasil, onde a produção voltou para o patamar histórico de um milhão de unidades ao ano

22 cyclomagazine

depois de dois anos na casa das 600 mil bicicletas produzidas. “Acreditamos que a produção cresceu mais de 60% em 2011, e cremos que em 2012 este crescimento continuará em alta, por volta dos 35%, com a maturação de investimentos realizados no pólo, e com a abertura de novas montadoras de bikes, componentes e bicipeças”, diz. É válido lembrar que em dezembro de 2010, apesar do bom momento econômico do País, e da bicicleta estar em grande evidência, tanto a produção quanto a venda nacional do veículo sofreram retração e ficaram estagnadas em 2011, terminando este exercício com queda de 3,8% no consumo. O que representa a comercialização de 5 milhões de unidades, ante às 5.2 milhões de 2010. O desempenho mais preocupante está na produção, que vem sofrendo queda considerável devido o assustador crescimento das importações, que devem atingir níveis recordes no exercício. As importações devem crescer mais de 75% este ano, passando de 250 mil unidades em 2010 para mais de 450 mil em 2011, com isso, estima-se que a fabricação nacional que era de quase 5 milhões de unidades caiu para aproximadamente 4.5 milhões no ano. Mas, apesar da queda na produção, o Brasil manterá a posição de terceiro maior

fabricante de bicicletas do mundo, atrás apenas de China e Índia. Importação de menos de 1% para quase 10% A importação que representava menos de 1% do consumo brasileiro há cinco anos, deve acabar em 2011 representando quase 10% do consumo brasileiro. Ou seja, a importação cresceu 10 vezes em cinco anos. Em contrapartida, o consumo em unidades não deve crescer em 2012, embora o valor de mercado continue em ascensão. Seguindo as mesmas tendências dos últimos anos, a produção e a importação para 2012 se estabilizem nos patamares de 2011. Então, as projeções para o próximo ano, em termos de produção e vendas domésticas não devem sofrer grandes alterações. O consumo deve continuar no patamar de 5 milhões de unidades, talvez com uma pequena queda, apesar do aumento da alíquota de importação de 20% para 35% em setembro de 2011. “Creio que a nova alíquota não será suficiente para reduzir as importações, mas deve evitar um crescimento maior. Nenhum setor ficará imune aos efeitos da crise mundial, e vejo também que o segmento de bicicletas tem fatores favoráveis que devem sustentar as tendências de crescimento de valor”, conclui. 


IndĂşstria // Muristamp

Sucesso com sabedoria Com cada passo planejado, a Muristamp chega a um seleto grupo de fabricantes que tem seus produtos fornecidos para grandes marcas do segmento. PorĂŠm, com todo knowhow conquistado, nĂŁo deixa de investir em novidades e qualidade

26 cyclomagazine


Equipe de 10 pessoas compõe o departamento administrativo

Texto/Fotos: Renato Vasques

C

Raul Garcia, sócio-diretor

rescer com base em planejamento, investimento e qualidade. Assim faz a Muristamp, atuante no setor de estamparia de metais para os segmentos de bicicletas e automóveis, e sediada em Diadema, na Grande São Paulo. Dirigida por Raul Garcia e Sergio Murilo, tem seus produtos agregando valor em bicicletas e quadros de grandes marcas do mercado. Entretanto, até chegar a este patamar, foi percorrido um longo caminho, iniciado há oito anos. “Começamos pela construção de ferramentais, adquirindo equipamentos e contratando profissionais com experiência no segmento. Aos poucos, conquistamos espaço com muita dedicação e, principalmente, com o desenvolvimento de produtos de qualidade, marca que até hoje nos acompanha. Iniciamos com 3 colaboradores, e hoje contamos com 80”, relembra Garcia, destacando que, nesse período, ofereciam acessórios estampados (gancheiras) e, um pouco depois,

cobre-corrente tipo Poty e Ceci. Raul Garcia somava longa experiência no setor, onde teve a oportunidade de gerenciar o departamento industrial de uma determinada empresa. Seu sócio, Sergio Murilo, é distribuidor de chapa plana. Essa soma de bagagem foi fundamental para um crescimento sólido. “Quando iniciamos as atividades da Muristamp, funcionavamos em um espaço de 68 m² dentro da unidade da Muriaço Ferro e Aço. Depois, mudamos para a atual sede, com 2.400 m² de área total, com uma área produtiva de 1.800 m². Além de ter a preocupação constante com o nível do produto que iríamos inserir no mercado, sempre levamos em consideração o lançamento constante de itens, já que o próprio mercado cobra. É intrínseco ao ser humano a busca por novidades”, destaca o diretor e fundador. Produção aquecida e busca constante por melhorias Cada produto da Muristamp surge no escritório de desenvolvimento de projetos, onde também são

cyclomagazine 27


Indústria

// Muristamp

Máquina de tubo 3D para fabricação de guidões

discutidas novas parcerias. Quando o projeto é colocado em prática, todo processo de fabricação e acabamento é feito dentro das instalações da empresa, com exceção ao acabamento de zincagem e cromação, que são terceirizados. “O grande diferencial da Muristamp com relação à concorrência está na compra da matéria-prima utilizada, que é o aço-carbono. Ele compõe todo nosso portfólio de produtos, e tem a Muriaço como principal fornecedora e intermediadora”, afirma Raul. Para dar ainda mais garantias aos clientes, a empresa, em setembro de 2011, deu início à busca pela certificação de seus produtos. “Esperamos concluir esse processo até junho de 2012”, planeja Raul. Atualmente, a Muristamp tem em seu portfólio todos os modelos de bagageiros (10, no total), carro-chefe da empresa, com tubos de ө 1/2 e ө 5/8, para bicicletas tipo Barra Circular, Tropical, Poty, MTB, com

28 cyclomagazine

pernas fixas e articuladas; e, com exclusividade, Bagageiro MTB para bicicletas Aro 20, e bagageiro modelo Barra Circular Antigo. “Disponibilizamos itens para todo Brasil. Porém, nosso mercado mais forte são os Estados do Pará e Rio de Janeiro. Contamos com oito representantes e seus prepostos”, contabiliza o sócio-diretor. A empresa também possui frota própria, fazendo entrega em um raio de 200 Km de São Paulo. Para outros Estados, os produtos são enviados via transportadoras, indicadas pelos próprios clientes. Mais novidades a caminho Segundo Raul Garcia, no início de 2012 a Muristamp lançará 10 modelos de guidões. “Um desses modelos já foi lançado no mercado de Goiás e Distrito Federal. Também lançaremos cinco modelos de garfos, indo ao encontro de nossa política, que é sempre viabilizar novos produtos”. 

Investindo na segurança e eficiência Segundo Raul Garcia, como no Brasil houve proibição da utilização da prensa de chaveta, a Muristamp está adaptando todas suas 39 prensas para estar de acordo com normas exigidas pelo Ministério do Trabalho. “Resta apenas três prensas para ser adaptadas para o processo elétrico pneumático. Além disso, importamos há um ano da China uma prensa de 125 toneladas, de alta tecnologia, e que já vem com todos os padrões estabelecidos por normas”, conclui.


Untitled-2

1

22/10/10

11:41


Lançamentos

BIKE DE ALTA PERFORMANCE BICICLETAS COM MARCA DE PESO A Distribuidora Dádiva traz com exclusividade as bicicletas Kawasaki. São vários modelos, entre eles a MX1 aro 16 azul. Possui roda lateral reforçada, cobre corrente, paralamas, placa para número, freios V-Break, manopla anatômica e proteção anti-queda no guidão e suporte de guidão. www.dadiva.com.br

LANCE ARMSTRONG: MUITO MAIS QUE UM CLICLISTA CAMPEÃO’ O livro lançado pela editora Seoman e escrito por Sally Jenkins, colunista esportiva, reúne detalhes da carreira de Lance Armstrong, sete vezes campeão do Tour de France, e como ele venceu um câncer que atingiu seus testículos, pulmão e cérebro.

30 cyclomagazine

Como novidade, a loja Silbike, representante da marca Orbea, apresenta a bicicleta Orbea Sport Tuareg 2012. Indicada para Cross Country, é disponibilizada em quatro cores e em cinco tamanhos. Com soldura TIG, tem como diferencial a geometria XC All Around e tecnologia Hydroforming. É equipada com corrente KMC Z50, manetes Shimano STEF 51 e pneus Kenda MTB 26x1,95. www.silbike.com

NOVIDADE EM FERRAMENTA E KIT REMENDO A Calypso lança no mercado o torquímetro de estalo 4 a 24 Nm-1/4. O produto possui várias graduações de torque, de 0-24 Nm. É compatível com os soquetes existentes no mercado de 1/4. Produzido em aço especial, vem com estojo. Outra novidade da marca é o kit de remendo sem cola Red Devil, da Weldtite, disponibilizado em embalagem de 36 kits. www.calypsonet.com.br


Lançamentos

TECNOLOGIA E CONFORTO SUSPENSÃO E CÂMARA DE AR Para 2012, a LM Bike traz a suspensão RST First. O produto pesa cerca de 1,5 Kg e tem design arrojado, com canelas com opção de 30 mm e novos grafismos. Outro diferencial é a nova plataforma de amortecimento OCR. Possui: novo controle de compressão em trava para alta/baixa velocidade; controle de retorno na parte inferior do garfo; e controle da válvula de fluxo de óleo para melhor absorção de impactos repentinos. A LM também lança a câmara de ar com quatro pré-ajustes, que possibilitam o controle da carga de ar na suspensão sem a necessidade do uso de bomba. www.lmbike.com.br

A Royal Cyclo lançou o selim Versatile, de 273 mm e largura de 159 mm. É confeccionado em RVC e pesa 470 gr. É desenvolvido com alta tecnologia, que proporciona conforto ao pedalar. www.royalciclo.com.br

SELIM DE ALTA TECNOLOGIA Chega ao País trazido pela Labici o selim anatômico Carbon Confort, desenvolvido nos Estados Unidos e patenteado pela Ride Out Technologies. A suspensão do selim é em forma de arco, distribuindo o peso do ciclista de forma correta, independente do tamanho ou sexo. O design ergonômico elimina pontos de pressão sem provocar a concentração de peso na área urogenital. www.labici.com.br


Produto // Ictys

Dobrável

um novo conceito Ao levar em consideração às necessidades dos ciclistas de hoje, a Ictys Importação & Exportação lança no mercado nacional a bicicleta dobrável da linha Go Easy, que pode ser puxada como uma mala, facilitando a vida do usuário e permitindo a integração com outros meios de transporte

Por Renato Vasques Fotos: Divulgação

H

oje, muito mais que produzir e comercializar bicicletas, é preciso entender a importância desse transporte para a mobilidade urbana nas grandes cidades. Com o número de automóveis aumentando de forma recorde, somado às más condições do transporte público em muitas metrópoles, a bicicleta aparece como a salvação do trânsito e do meio ambiente, 

34 cyclomagazine


Produto // Ictys

tornando-se o meio de transporte ideal para curtas e médias distâncias. Como a questão dos espaços também ganhou relevância, as bikes dobráveis ganharam seu valor, e, hoje, é a grande tendência entre os ciclistas, principalmente na Europa, juntamente com as e-bikes. Esse ponto de vista passou a fazer parte da filosofia de muitas empresas brasileiras, entre elas, a Ictys Importação & Exportação, que vem abastecendo o mercado com produtos diferenciados e de novos conceitos. A empresa pensou à frente. Percebeu a bike não apenas como um

36 cyclomagazine

meio de locomoção pessoal, mas como um agregador entre as formas de transportes. Em outras palavras, inseriu uma novidade que visa o intercâmbio com outros meios de transporte, principalmente os públicos. Trouxe para o mercado nacional a bicicleta dobrável pertencente à linha Go Easy (que , em inglês significa algo como ‘vá tranquilo’), conhecida por ser uma linha de produtos voltada para a inclusão social com respeito ao meio ambiente. Denominada Easy Biking Nano, nada mais é do que uma bicicleta dobrável que pode ser puxada como se fosse uma mala com rodi-

É a solução tanto para quem quer ter a bicicleta como meio de transporte único, como para aqueles que a utilizam como transporte complementar. Carmen C. Nogueira _ Diretora

nhas ao ser dobrada. Isso é possível graças ao exclusivo sistema Leve Fácil, desenvolvido pela marca com o objetivo de facilitar a vida do ciclista, já que bastará ele puxar ou empurrar a bicicleta ao invés de carregá-la. Segundo Carmen Cecília Nogueira Beda, diretora, esse novo conceito atende a dois nichos. “É a solução tanto para quem quer ter a bicicleta como meio de transporte único, como para aqueles que a utilizam como transporte complementar. Com a Easy Biking Nano, o ciclista pode entrar em qualquer transporte coletivo ou elevador, e deixar a bicicleta todo tempo a seu alcance. Basta dobrá-la e puxá-la consigo”, explica. Além de seguir uma nova tendência, o modelo preza pelo conforto. Vem equipado com câmbio Shimano Nexus 3, embutido, e sistema de freios V-Brake (dianteiro) e Roller Break (traseiro). Possui quadro de alumínio com soldas TIG; transmissão por corrente de aço 3/32”46T*152L; pedais PP 9/16”, dobráveis com rolamentos; banco de vinil preto; aros de alumínio 13”/1,75”, 20H; pneu 16”/1.75”, A/V; e cubo dianteiro 3/8”X14GX20H e traseiro Shimano Nexus. 


Assine cyclomagazine e fique por dentro do setor de bicipeças.

Tel: (11) 3461-8400 / 8401 vendas@luanda.com.br

> Isento de contatos mecânicos (reles) gerando real economia de tinta; > Proteção dupla contra surtos de tensão e corrente; > Circuito eletrônico de proteção individual para o operador; > Compatível com várias configurações de pistolas; > Captação da tinta em pó diretamente da embalagem do fornecedor; > Ideal para a troca de cores com agilidade; > Regulagens de vibração, vazão e equalização gerenciada por manômetros; > Conta com sistema de filtragem do ar e regulagem de pressão já incorporados; > Possui a maior garantia fixa do mercado; > Adaptável para rack de automação compatível com o sistema; > Estrutura desmontável.

> Pensando em atender suas necessidades a Cetec lançou a Peneira Manual Rotortec; > Sistema indicador para recuperação do pó direto do reservatório. > Peneira Rotortec é prática e tem excelente performance no manuseio em limpeza; > Com o compromisso de fornecer soluções que permitam a sua empresa reduzir custos e aumentar a qualidade.

> Robusto e de fácil manuseio; > Isento de contatos mecânicos (relé) gerando real economia de pó; > Com controle individual e indicação de leitura digital de tensão e corrente; > Possui o atenuador de “Gaiola”; > Protegido contra picos de corrente/raios, gerando maior segurança ao operador e menor manutenção; >Possui regulador de ar para vazão e equalização.


Rápidas Nacionais

Maratona solidária Um desafio inédito e solidário foi enfrentado pelos triatletas Bruno Lazaretti e Flavio Mendes. Eles correram 24 horas pelos principais pontos da cidade de Campinas (SP) recolhendo 1 kg de alimento do público presente no percurso que totalizou 135 Km.

Knob recebe prêmio no RJ O atleta de Downhill Diego Neumann, conhecido como Knob, terminou o ano com ‘chave de ouro’. Além de receber o troféu de vice-campeão do Campeonato Estadual de Downhill do Rio de Janeiro, foi condecorado com o prêmio Personalidades Petropolitanas, em uma noite de gala no Castelo de Itaipava, região serrana. Knob ganhou na categoria atleta revelação.

Destaques do ano O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), divulgou a relação de atletas vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2011. O ciclismo foi representado nas modalidades Bicicross, com Renato Rezende; Estrada, com Murilo Fischer; Mountain Bike, com Rubens Donizette; e Pista, com Surnaia Ribeiro.

Circuito XC de Favelas Fim da temporada A triatleta da equipe Specialized, Carla Moreno, encerrou a temporada disputando a última etapa do Troféu Brasil de Triathlon, em Santos, litoral paulista. Ela foi o grande destaque ao chegar na primeira colocação, porém, não evitou que o título fosse para Vanessa Gianinni, que terminou em terceiro.

38 cyclomagazine

O Morro dos Macacos, localizado na Vila Isabel, no Rio de Janeiro, sediou a 2ª etapa do Circuito XC de Favelas. O evento contou com grande adesão da comunidade, e teve como destaque Robson Ferreira, que escolheu a ocasião para encerrar a temporada. O biker fez excelente prova e superou seus adversários Henrique Avancini e Daniel Carneiro.


Comemoração em grande estilo

De volta para casa Após três anos competindo e morando na Itália, o ciclista sergipano Gideoni Monteiro, de 22 anos, retorna ao Brasil com o objetivo de atuar por uma equipe brasileira. Um dos grandes objetivos do atleta é voltar a integrar a Seleção Brasileira Permanente de Pista e, para isso, considera indispensável estar perto de toda delegação.

O IV GP Rio Branco de Ciclismo, disputado no Acre, teve como vencedor Gustavo Erivan. Participaram da competição – que comemorava os 129 anos da cidade de Rio Branco e era válida pelo ranking brasileiro- cerca de 120 ciclistas em diversas categorias.

GP Genival dos Santos de Ciclismo Em Maceió (AL), foi realizada a tradicional XVI GP Genival dos Santos de Ciclismo, que reuniu atletas de várias cidades do Brasil e distribuiu R$ 8 mil em prêmios. Na categoria Elite Masculino, que teve percurso de 115 Km, a vitória foi para Fabiano Mota. No Feminino, a vitória foi de Danila Ferreira.

Copa do Mundo de Ciclismo Cross Country oficialmente nos Jogos Abertos A partir de 2012, o Jogos Abertos contará com mais uma modalidade oficial: o Cross Country. A categoria foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo, organizador da competição para atletas amadores. Agora, resta apenas a inclusão das modalidades Maratona e Downhill.

Onze atletas defenderam a seleção brasileira de ciclismo de pista na segunda etapa da Copa do Mundo, realizada em Cali, na Colômbia. No masculino, os melhores resultados foram conquistados por Flávio Cipriano, que terminou em 10º na prova de Keirin; Caio Moretto, 10º na prova de 1 km em contrarrelógio; e Armando Camargo, que terminou na 15° posição na prova por pontos. Entre as mulheres, Sumaia Ribeiro foi o destaque ao conquistar a 19ª posição na prova de Keirin e a 23ª na competição de velocidade individual.

cyclomagazine 39


Rápidas Nacionais

Copa Volta Redonda de ciclismo O ciclismo de Cabo Frio foi o grande destaque da Copa Volta Redonda de Ciclismo 2011 ao dominar as provas nas categorias Sub-30 e Juniores. A equipe venceu com ampla vantagem sobre os adversários, que surgiram como resultado do extensivo trabalho de base que está sendo implementado.

Olimpíadas Escolares O ciclismo finalizou sua participação nas Olimpíadas Escolares 2011, realizada em São Paulo, para atletas de 15 a 17 anos. Participaram dos jogos as categorias Revezamento, Contrarrelógio e Estrada. Foram três dias de competição que mostraram grandes promessas do esporte brasileiro.

Gaúcho de Downhill A última etapa do Campeonato Gaúcho de Downhill aconteceu na cidade de Galópolis, no Rio Grande do Sul. Participaram atletas de todo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Curitiba. Gilmara Leiner, de Porto Alegre (RS), ocupou o alto do pódio no Feminino, com o tempo de 3min33s94. Na Elite Masculino, Giovanni Oro, de Bento Gonçalves (RS), sagrou-se o vencedor, descendo em 2min10s14.

Desafio Márcio May de Ciclismo

Pedalada noturna para ciclistas experientes A Federação Paulista de Mountain Bike realizou no dia 12 de dezembro em Rio Claro, o último Night Bike da Lua Cheia do ano. Trata-se de uma pedalada noturna de 30 Km por estradas e aceiros da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade. O evento é direcionado para ciclistas que já têm o hábito de praticar a modalidade, além de exigir o uso obrigatório de farol e capacete.

40 cyclomagazine

Rio do Sul (SC) recebeu o 5º Desafio Márcio May de Ciclismo. Na categoria Elite, em circuito de 84 Km, o vencedor foi Everson de Assis Camilo, que concluiu em 2h25min3s85. Na segunda posição terminou Ricardo Pscheidt, com o tempo de 2h25min03s86, seguido por Cleitom Fadanelli, com 2h25min05s58.


Empresa // RC BIKES

Uma marca brasileira feita A ideia da RC nasceu entre uma pedalada e outra, o que logo de cara pareceu ser um bom início, pois pedalar, juntamente com outros esportes e o ciclismo são paixões em comum que uniu os três sócios: Mario Roma, João Cox e João Paulo Diniz

42 cyclomagazine

Por Hylario Guerrero Fotos: Divulgação

A

empresa foi fundada em 2009, por estes três apaixonados pelo ciclismo, que estão sediados em São Paulo e Manaus. As instalações da empresa são compostas pelos departamentos: administrativo, comercial, marketing e pós venda. O nome RC veio associado a Racing, por buscarem desenvolver uma bike de performance brasileira. “É como nome de filho, a princípio não tem nada de concreto, nem se pensa direito, e

depois acaba por sair o nome que vem no momento”, diz Mario. “E parece que deu certo esse nome: RC Racing. Este ano conquistamos três títulos mundiais no MTB, no Ciclismo de estrada, e um Pan-americano. Foram três conquistas internacionais e inúmeras conquistas nacionais - para batismo acho que o RC fez jus ao nome”, completa Mario contente. Pergunto se já tinham experiência anterior no setor de bicicleta? E Mario responde: “Minha experiência com bicicletas é como atleta e organizador na área de desenvolvimento. Para mim é um novo desafio. Já o João Cox tem uma grande carreira como CEO entre algumas das maiores empresas do


João Paulo Diniz, Mario Roma e João Cox

a por ciclistas para ciclistas Brasil. E o João Paulo Diniz é um empresário com grande foco em esporte, restaurantes e academias esportivas. Essa diversidade entre nós três nos deixa bem seguros para atuar nessa área”, diz. A RC Bikes vem em uma direção de bikes de performance e tecnologia. A pretensão é provocar os fabricantes nacionais a desenvolver componentes iguais aos importados, e com o tempo acrescentar mais e mais produtos nacionais. A RC Bikes segue a mesma linha de produção das grandes marcas mundiais que buscam o que existe de melhor no mercado de bikes e constroem suas linhas para comercialização. “O meu relacionamento pessoal

é com inúmeras pessoas do ramo de bikes, nos quatro cantos do mundo. Traves das competições, que me oferecem um grande leque de conhecedores das mais diversas áreas. Contatos esses que, hoje são muito úteis na RC Bikes, e contamos com nosso Team Lab composto por sete atletas: Adriana Nascimento, Abraão Azevedo, Daniela Genovesi, Mateus Ferraz, Rafael Campos e Adauto Belli que atuam em diversas áreas e modalidades para testar nossos produtos. Somos uma marca brasileira feita de ciclistas para ciclistas. Na RC Bikes todos pedalam e alguns muito!”, expõe Mario. “Todo lançamento de um novo

produto que compõe a RC Bikes é planejado. Se dá através de nossos parceiros, feiras internacionais. E também através de nossos atletas em eventos internacionais, desta forma, vamos tendo um feedback do que está acontecendo no mundo das bicicletas e tentamos seguir com o que existe de mais moderno na linha de performance. Quanto a linha econômica trabalhamos em parceria com os nossos distribuidores, e desenvolvemos produtos para seu público e mercados”, explica João Cox, que conclui afirmando: “Atualmente já atuamos em todo mercado nacional, e a partir de então , estamos trabalhando com exportação para Portugal e África do Sul”. 

cyclomagazine 43


Rápidas Internacionais

Federação de triatlo expulsa atleta portuguesa

Novos ares Depois da confirmação de que a equipe Geox não teria patrocinador para 2012, o ciclista espanhol Rafael Valls integrará uma nova equipe. Ele firmou contrato com a Vacansoleil – DCM, da Holanda após chegar a um acordo com o técnico da equipe Daan Luijkx.

Após abandonar o triatlo para dedicar-se ao ciclismo, a portuguesa Anais Verget Moniz voltou a sua categoria de origem competindo pelo Benfica. Regressou à seleção, porém, seu comportamento não condisse com a promessa de dedicar-se integralmente aos treinos. Isso resultou na exclusão da atleta por parte do Centro de Alto Rendimento (CAR), como explicou o presidente da federação de triatlo de Portugal José Luís Ferreira.

Equipe continua firme em 2012 Cavendish é eleito o Melhor Esportista do Ano O campeão mundial e vencedor de cinco etapas do Tour de France Mark Cavendish foi nomeado o Melhor Esportista do Ano pela associação de jornalistas esportivos britânicos. O britânico, que correrá em 2012 pela Sky Procycling, superou na votação o atleta Mo Farah, campeão mundial de 5 mil metros de corrida, e o golfista Rony Mcllrov, vencedor do US Open.

44 cyclomagazine

Apesar de ter passado por grandes dificuldades para formar seu quadro de atletas, a equipe portuguesa Onda-Boavista continuará no pelotão de elite do país na próxima temporada. De acordo com o diretor esportivo José Santos, a equipe possui suporte financeiro para manter-se em atividade.


Inscrições abertas A Federação Espanhola de Ciclismo abriu inscrições para os campeonatos nacionais de ciclocross 2012, que serão disputados em Valência no mês de janeiro. Poderão se inscrever até o dia 4 de janeiro atletas das categorias elite, sub-23, júnior, entre outras.

Susto em treinamento O espanhol Markel Irizar, da RadioShack-Nissan sofreu um sério acidente, durante treinamento, no qual teve hematomas no nariz e na parte esquerda do rosto. Apesar da gravidade dos ferimentos, Irizar está bem e ficará em observação para acompanhar a cicatrização dos ferimentos.

Vuelta a España 2012 A organização da Vuelta a España anunciou que a edição 2012 terá ao menos três etapas que passarão pela província de Pontevedra. Para estas etapas estão previstos um contrarrelógio com saída em Cambados e uma provável final em Pontevedra.. A outra etapa sairá de Vilagarcia e a terceira finalizada em Sanxenxo.

Ciclismo em prol da paz Alberto Contador , ao participar de uma corrida à favor da paz em Israel, foi recepcionado com festa pelo presidente Shimon Peres, que homenageou o ciclista cantando um “Parabéns para você”. Contador, que completou 29 anos, afirmou ser uma honra participar de um ato que promova a paz entre os povos.

Longe do fim Cadel Evans, de 34 anos, vencedor do último Tour de France, afirmou ainda ter grandes objetivos para sua carreira. Em uma coletiva de imprensa concedida em Darwin, na Austrália – seu país de origem Evans disse que tem o intuito de lutar pelo título de mais dois Tours.

cyclomagazine 45


Rápidas Internacionais

Taça de Portugal marca o fim da temporada Chegou ao fim a temporada de ciclismo de pista. As últimas pedaladas aconteceram no Velódromo Nacional de Sangalhos, com a final da Taça de Portugal. Na categoria Elite, a vitória foi de Javier Carrasco, da Emerita Track. No Feminino, o destaque foi Andreia Ponte.

Registro confirmado A União Ciclística Internacional (UCI) confirmou o registro da equipe norte-americana RadioShack-Nissan na categoria UCI World Tour, a máxima do ciclismo mundial. Para tal registro, restavam apenas a entrega de alguns documentos. Com a confirmação, a RadioShack se une às outras 17 equipes da lista.

Premiação em Andaluzia Aconteceu no teatro municipal da cidade de Armilla, na Espanha, o XIV Gala del Ciclismo Andaluz, organizado pela Feração Andaluza de Ciclismo. O evento premiou esportistas que obtiveram êxito em suas respectivas categorias, além de treinadores destaques.

Formação dá resultado A iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo de realizar um curso de formação para Comissários Nacionais de Elite em ciclismo de estrada tem rendido bons frutos. Quatro comissários já estão na fase pré-internacional e irão contribuir para o aumento do nível técnico da função.

46 cyclomagazine

Foco no trabalho Ao concluir seu melhor ano entre as novas promessas espanholas do ciclismo, Enrique Sanz, de 22 anos, da equipe Movistar, decidiu intensificar os treinamentos durante a pausa de inverno do calendário. O objetivo é conquistar grandes resultados no ciclismo de pista e consolidar sua carreira europeia.



Revista Cyclomagazine 172