REVIEW
review 1
REVIEW |
2
review
REVIEW
review 3
REVIEW |
4
review
REVIEW
review 5
REVIEW |
6
review
REVIEW
review 7
REVIEW |
8
review
REVIEW
review 9
REVIEW
review 13
REVIEW |
14 review
REVIEW
review 15
REVIEW |
16 review
REVIEW
review 17
REVIEW |
18 review
REVIEW
review 19
26
REVIEW | SUMÁRIO
DESIGN E DECORAÇÃO
Nesta edição o trabalho da designer de interiores Adriana Dib.
36
REVESTIMENTO
Cerâmica Portinari presente na Casa Cor São Paulo.
38
ENTREVISTA
Ge Carolo fala sobre sua trajetória como arquiteta e urbanista. 20 review
REVIEW
42
DECORAÇÃO
54
Casa Cor enfatiza conceito de “morar bem”.
ARQUITETURA
56 O mercado de luxo segmentado e seu espaço no Brasil.
ARTE
A arte acadêmica, figurativa e abstrata.
review 21
REVIEW | SUMÁRIO E EXPEDIENTE
58 ARTE
Quico Soares mostra a arte ao redor.
60
CHEIRO DE PERFUME NO AR
FiFi Awards 2014 e os vencedores dos “Oscar” da perfumaria.
68
LANÇAMENTO Todeschinni
22 review
SOCIAL
Review edição 53.
62
REVIEW
PUBLISHER Alessandro Escher REVISÃO Silvana Nunes PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Alessandro Escher e Natália Torres EDIÇÃO DE IMAGENS Alessandro Escher COLABORADORES Amir Calil, Leonardo Borges, André Peixoto, Maysa Pettes, Ana Isméria, Marco Giordano, Let’s fotografia, Murillo Diniz, Mateus José, Antonio Giordano, Quico Soares e Rodrigo Gianello ADMINISTRATIVO Marli Figueira JURÍDICO Resende Borges Advocacia FOTOS Alessandro Escher Departamento Comercial Ribeirão Preto e Região Mariana Escher Alessandro Escher Para anunciar 16 3043 5190 | 99318 6527 | 98820 2189 comercial@reviewmagazine.com.br vendas1@reviewmagazine.com.br Review é uma publicação bimestral da Review Magazine ltda, Rua Alexandre Villa, 520 - Cep 14097 030 Ribeirão Preto-SP
Os textos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem de maneira alguma a opinião da revista. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem autorização da revista. www.reviewmagazine.com.br facebook.com/revistareview
64 EVENTOS
Coquetel de inauguração da loja Casa Rara em Ribeirão Preto.
Capa: Casa Cor São Paulo 2014 Foto: Rafael Renzo COZINHA por GERSON DUTRA DE SÁ E ANA SALAMA O destaque deste espaço são as tecnologias, como a automação, áudio e vídeo. Ainda assim, a dupla aposta de decoração nostálgica e aconchegante, criando uma atmosfera romântica e retrô. Os armários, laqueados em tom azul petróleo, saltam aos olhos. Os revestimentos em relevo, os papeis de parede imitando capitonê e a iluminação ambiente dão o tom do espaço, projetado tanto para cozinhar como para receber.
review 23
REVIEW |
24 review
REVIEW
review 25
REVIEW | DESIGN E DECORAÇÃO
Adriana Dib design de interiores
Criatividade, soluções, equilíbrio e transparência com seus clientes representam Adriana Dib. Uma profissional na área de decoração, sempre fascinada pelos detalhes que irão compor suas obras. Procura desenvolver seus trabalhos levando sempre em consideração o perfil e necessidade particular de cada cliente. Adriana Dib é designer de interiores, paranaense da cidade de Foz do Iguaçu, está há 11 anos em Ribeirão Preto desenvolvendo trabalhos profissionais. Dentre os serviços que realiza, tem os projetos em 3D, assessoria de ambientes para reformas ou decorações e gerenciamento de obras. Se destaca pelo empenho, criatividade e acompanhamento no local do processo de construção e reformas.
“ 26 review
Trabalhar grandes ou pequenos projetos, é colocar a essência do bom trabalho, contemporaneidade e diversidade de materiais, mantendo a elegância, aconchego de novos ambientes e satisfação de seus clientes.
”
REVIEW
Tela Marcelo Maimoni review 27
REVIEW | DESIGN E DECORAÇÃO
O projeto apresentado neste apartamento foi desenvolvido para um homem solteiro com personalidade forte, utilizando tons neutros e linhas retas. Os detalhes e peças avulsas foram destacados com cor e elegância.
“ Na decoração, beleza e conforto tem que estar juntos para o sucesso do trabalho.”
Detalhes em cores trouxeram vida para os tons neutros dos mobiliários, as linhas retas marcaram presença nessa decoração. A cortina da Seghetto compondo toda extensão do living, com luminárias e pendente da City Iluminação e adornos Copav. 28 review
REVIEW
No hall e lavabo foram aplicados papéis de parede da Linha Vestcor e todo apartamento foi revestido com pintura da Vidacor Tintas. A suíte com suas linhas retas e tons neutros deram amplitude ao espaço e impõe a personalidade do cliente. Este ambiente recebeu papel de parede e persianas Adriana Dib Interiores e Cama Box Le Lit.
review 29
REVIEW | DESIGN E DECORAÇÃO
momentos descontraídos
O espaço gourmet foi projetado para receber amigos em momentos descontraídos. A linha de móveis Copav proporcionou ao ambiente um aconchego com cores e detalhes ricamente elaborados.
30 review
REVIEW
“ Decorar é transformar espaços e os sonhos de seus clientes em realidade.”
review 31
REVIEW | DESIGN E DECORAÇÃO Trabalhar a elegância em seus projetos, sem descuidar do conforto, reflete muito o estilo e personalidade de um jovem casal.
Para o bar foi criado uma plotagem, formando um papel de parede ao fundo, valorizando os detalhes do ambiente.
Onde encontrar:
16 3237 7797 | 99770 3488 Ribeirão Preto - SP interiores@adrianadib.com.br www.adrianadib.com.br facebook.com/adrianadibinteriores
Rua Ignácio Luiz Pinto, 586 16 3623 4713 Ribeirão Preto - SP www.cityiluminacao.com.br
Rua Ignácio Luiz Pinto, 600 16 3913 4774 Ribeirão Preto - SP www.copav.com
Av. Treze de Maio, 639 16 3968 5600 Av. Presidente Vargas, 2144 16 3913 8800 Ribeirão Preto - SP www.vidacortintas.com.br
Rua Cerqueira César, 1481 16 3635 8811 | 3235 9601 Ribeirão Preto - SP soniaseghetto@yahoo.com.br www.seghettodecoracoes.com.br
Av. Presidente Kennedy, 1500 3629 4273 Ribeirão Preto - SP
32 review
REVIEW O estilo do ambiente, tem que estar em harmonia com seu cliente. No espaço jantar temos um espelho com volume que reflete todos os detalhes do ambiente. Foi aplicado o papel de parede Vestcor Vidacor tintas, adornos da Copav. Compondo também o ambiente a Seghetto e City Iluminação.
review 33
REVIEW |
34 review
REVIEW
review 35
REVIEW | REVESTIMENTO
Cerâmica Portinari na Casa Cor
Os arquitetos Bruno Gap e Oscar Mikail compõem seus ambientes sofisticados e modernos com as coleções da Cerâmica Portinari. Os produtos da Cerâmica Portinari estão presentes em dois ambientes na 28ª Mostra Casa Cor de São Paulo, que acontece até o dia 20 de julho de 2014. O evento traz todo ano renomados profissionais com projetos inovadores e, é claro, as coleções da empresa não poderiam estar fora dessa.
A coleção Trento HD, lançada este ano na Revestir, compõe a Adega Gourmet do arquiteto Bruno Gap. Bruno quis criar um espaço aconchegante e acolhedor para degustação de vinhos e encontrou na Trento HD os elementos ideais para uma atmosfera simples e sofisticada. “A coleção tem uma textura muito fiel às pedras naturais. Uma placa não é igual a outra, há uma variação de tons que as aproxima muito ao natural. Quis trazer a natureza para dentro do meu ambiente com a praticidade, a resistência e a sustentabilidade que o porcelanato proporciona”, afirma o arquiteto.
36 review
REVIEW
Para o Loft dos colecionadores, o designer de interiores Oscar Mikail viu na coleção Portland da Cerâmica Portinari o produto perfeito para sua proposta contemporânea, clean e minimalista. Seu ambiente mostra o cotidiano e a intimidade de um casal moderno. Neste espaço cheio de personalidade, a coleção Portland, que reproduz o cimento queimado, proporciona o que há de mais inovador e prático. O designer diz ter optado pela Portland, pois “o porcelanato tem o efeito do cimento queimado, mas sem interferências, como por exemplo, rachaduras”.
Sobre a Cerâmica Portinari A Cerâmica Portinari desenvolve seus produtos com base em pesquisas de tendências globais e altos investimentos em tecnologia. O resultado são coleções diferenciadas e inovadoras, que refletem o compromisso da marca com o design e a autenticidade, e proporcionam ambientes únicos e personalizados. O portfólio atual da Cerâmica Portinari é amplo e evidencia a tendência dos grandes formatos. A variedade de produtos oferece soluções para pessoas que amam suas casas e seus espaços de viver. A empresa considera a personalização e a exclusividade um direito e um valor indispensável a seus clientes, por isso, suas coleções são conectadas, harmoniosas e apresentam estilo próprio. A Casa Cor é realizada em seu tradicional endereço, o Jockey Club de São Paulo. Os horários de visitação são de terça a sábado, das 12h às 21h30. Domingos e feriados, das 12h às 20h. Mais informações no site: www.casacor.com.br/saopaulo review 37
REVIEW
review 39
REVIEW | ENTREVISTA
“Projetar e construir a minha própria casa tem sido uma experiência maravilhosa e reflete minhas reais necessidades e de toda minha família.”
Mateus: Você poderia falar um pouco para nós sobre o projeto da sua casa? Ge: É uma arquitetura moderna, que deve ser pura. A minha casa é assim. Eu acho que o projeto dela é de uma simplicidade absoluta. Exploramos muito o terreno, construímos duas caixas com um pátio no meio, onde tudo gira em torno. Queríamos um pátio de ventilação e iluminação natural. A casa possui espaços amplos que se integram em toda a área social e lazer, enquanto o íntimo se fecha proporcionando privacidade aos moradores. Desejávamos que fosse térrea, sem obstáculos, e que não tivéssemos muros na área de lazer. Mateus: Há uma diferença entre arquitetura e decoração. Como você explica isso aos clientes? Ge: Em arquitetura projetamos edifícios, considerando espaços organizados de forma a abrigar diferentes tipos de atividades. Já a decoração consiste em planejar ambientes para se tornarem agradáveis, levando em consideração muitos aspectos do espaço. Minha formação em decoração começa com minha mãe em nossa casa e passa pela loja de objetos e mobiliário que ela tinha. Mateus: Um bom projeto atravessa um profundo processo criativo antes de tornar-se realidade. Como o escritório lida com a relação entre o tempo e a criação? Ge: O tempo é cada vez mais curto e mais raro, mas nós o organizamos bem. O projeto cresce aos poucos, sempre desenhando e envolvendo o cliente entre as fases do anteprojeto e desenho pré executivo. Entre essas fases, o projeto deve descansar e amadurecer em suas soluções. Com os desenhos e as respostas dos projetos complementares, o projeto se conclui e é entregue ao cliente.
40 review
REVIEW
Mateus: O que você identifica como determinante para o sucesso? Ge: Sucesso? Trabalhar, trabalhar, trabalhar muito! Sucesso não significa ser bem recompensado financeiramente, mas ser reconhecido por um bom trabalho ou, no nosso caso, um bom projeto. Mateus: Vejo em seus projetos um toque especial de luxo e sofisticação. Acha que esse conceito mudou com o passar do tempo? Ge: Você tem razão Mateus. Muitas vezes o luxo e a sofisticação andam lado a lado. Mas priorizo sempre a sofisticação através dos detalhes e da proporção do desenho. Quando a intenção é casualidade, despojamento e simplicidade, o resultado também pode ser sofisticado. Sofisticação não tem a ver com luxo, mas o luxo deveria sempre ser sofisticado. Mateus: Você acha que é possível concentrar em um projeto, bom gosto, conforto e baixo custo? Ge: Sim, existe sempre uma solução para cada projeto e cada bolso. Podemos usar este fato para o conceito do partido deste projeto. Pode-se chegar a resultados maravilhosos. Mateus: Como você equilibra as preocupações estéticas e sustentáveis? Ge: A arquitetura deve contribuir para uma melhor qualidade de vida do planeta e hoje já pensamos em várias contribuições em nossa área. Mateus: Em que contexto você vê a arquitetura atual: em crescimento, estável ou instável? Ge: O mercado da construção civil está em crescimento, porém a economia não está estável. Mateus: Qual é o conselho que você daria às pessoas que desejam contratar um arquiteto? Ge: Antes de tudo, meu conselho e conhecer bem o trabalho e as obras do arquiteto que se deseja contratar. Um bom projeto é completo e bem resolvido. Logo, se o trabalho deste profissional lhe convencer, este profissional deve ser devidamente valorizado e contratado.
review 41
REVIEW
Fotos Casa Cor 2014 por Rafael Renzo
review 43
REVIEW | DECORAÇÃO
44 review
REVIEW
review 45
REVIEW |
46 review
REVIEW
review 47
REVIEW | DECORAÇÃO
48 review
REVIEW
review 49
REVIEW |
50 review
REVIEW
review 51
REVIEW | DECORAÇÃO
52 review
REVIEW
review 53
REVIEW | ARQUITETURA
^
G
randes empreendimentos que buscam o luxo começam seus investimentos na decoração, no projeto arquitetônico, e é claro no projeto de suas marcas. Poucos sabem que a invasão do luxo se deu pelos projetos de designs voltados para públicos segmentados, e é importante deixar claro que público segmentado não necessariamente é a classe AA ou A+++ como o mercado do interior gosta de classificar. Para entendermos o que está acontecendo na área do design e do luxo, precisamos primeiro reconhecer que estamos passando por um processo de segmentação de mercado. Nosso mercado que há 10 anos atrás era um mercado que seguia mainstreans ou voltado para o varejo, hoje busca identificação. Isso é característico de países emergentes como o nosso, o que nos leva a entender que estamos mudando. Antigamente o designer projetava algo que não existia, pegava inspiração de uma joaninha, por exemplo, e a transformava em um carro, como foi o projeto do Fusca no início da década de 30, ou ainda, o designer projetava com maestria símbolos visuais através de leis que seduziam nosso olhar. Nesta época, o designer tinha a função de criar o que não existia, tivemos grandes nomes como Philip Stark, os irmãos Alessi, Tiffany, Max Bill, Willian Morris, Alexandre Wollner entre outros em que o foco era lançar ou fazer o novo para pessoas diferentes. Eram elas que iam consumir ou adotar aquele produto, aquela marca ou aquele revestimento inusitado, mas que em pouco tempo, esses mesmos produtos cairiam no gosto de muitos outros consumidores, e se transformariam no que conhecemos hoje como tendência.
Hoje, o designer busca projetar, para um segmento, para um público ou como gosto de falar para meus clientes e alunos, o designer gosta de fazer algo para uma “turminha”. Como nosso mercado está em evolução e a segmentação já tomou parte de 35% do mercado brasileiro, temos que atender várias turminhas, e aí o luxo chega como ferramenta diferenciadora nos projetos. 54 review
O luxo ganha um espaço muito rápido no Brasil, pois temos todos os elementos para que ele floresça no país. Temos matéria-prima abundante, temos talento, temos criatividade e é claro temos a personalidade do consumidor brasileiro que adora uma novidade. O luxo anos atrás era sim algo voltado para um público com dinheiro, mas hoje ele se faz necessário até em uma farmácia. Um revestimento que você coloca em um estabelecimento comercial, já pode oferecer um diferencial visual e um apelo para o luxo. Semana passada fui a um restaurante, onde a decoração, marca, cardápio, produto eram impecáveis. Para quem olha a empresa vai dizer que os produtos são uma fortuna, engano, tive uma excelente experiência de marca, adorei o produto e não gastei mais que vinte e dois reais. Isso prova que o luxo é fator diferenciador no projeto de design nos dias de hoje. Fui preenchido em todos os sentidos, principalmente no de conforto visual e ergonômico, pois eu estava em um ambiente muito bem composto e projetado tendo uma experiência de marca fantástica por bem menos do que podia imaginar. O que isso muda em nossa mercado do interior? Muitas coisas, pois os consumidores da região vão começar a experimentar serviços e produtos que vão se contradizer o tempo todo. Esses clientes vão se deparar com tradicional x moderno, ou ainda clássico x inovador e a dica que dou para as empresas que já estão no mercado a um tempo; “não tenham medo de se modernizarem”. O reposicionamento é essencial para qualquer empresa e hoje o luxo vem para nos ajudar e não nos atrapalhar. Em nenhum momento em um processo de criação dentro de um projeto, eu veto um acabamento, um material novo, uma cor especial por achar que esses elementos vão encarecer o projeto ou deixá-lo muito fora da realidade dos consumidores. Eu encorajo meus clientes e meus alunos, que muitas vezes temos que correr o risco e tentar fazer algo diferente, pois é isso que o segmento de mercado mais pede.
REVIEW
Imagens ilustrativas
~
Como coordenador da Immaginare (IESCD) tendo de todas as formas implantar em algumas disciplinas esse tipo de gestão de inovação, pois é com essa ferramenta que o profissional vai analisar o mercado e aplicar o luxo no lugar mais adequado em seu projeto. Três são as disciplinas fundamentais que temos em nossos cursos técnicos em design: gestão em design, laboratório de tendência e mapeamento de inovação. São elas que ajudam o aluno a localizar e entender o posicionamento do luxo para depois implantar nos projetos. O luxo não trouxe apenas essa forma diferenciada de pensar, mas trouxe algo muito moderno para a sociedade de hoje que poucos conhecem: o storytelling uma técnica que deriva das estratégias de branding e de transmidia, em outras palavras, quanto mais o seu projeto tiver “branches”(ramificações), mais sucesso ele vai ter. Para ser mais claro, todos assistimos aquele seriado “The Walking Dead”, esse seriado virou sinônimo de produto nos Estados Unidos. Depois do seriado os criadores da série lançaram livros, games, blogs, aplicativos, mini-jogos e até restaurante temático. De um simples produto temos uma linha cronológica, uma verdadeira série que pula das telas para nossas vidas. O restaurante além de luxuoso com suas poltronas de veludo roxo é uma sensação de tecnologia e efeitos.
Rodrigo Argenton Gianello Diretor de Design e Coordenador da IESCD (immaginare Escola de Criação e Design) rodrigo@escolaimmaginare.art.br
review 55
REVIEW
Abstrato Nas artes plásticas diz-se que abstrato é, qualquer forma não objetiva (livre ou geométrica) desligada de uma representação formal, ou seja, independente do aspecto exterior de que as coisas se revestem e por meio do qual são reconhecidas.
Figurativo Nas artes plásticas, manifestação comum a diversas épocas e escola que representam as formas sensíveis da natureza, de maneira mais ou menos próxima do real.
Acadêmico Nas artes plásticas, doutrina surgida na Itália em fins do século XVI como reação às liberdades do maneirismo. Pregava aos modelos clássicos da Antiguidade e do Renascimento. Dela originou um método de ensino em que se ministravam lições com base nas concepções estéticas do classicismo.
Franz Kline, 1.955
Franz Marc, cão deitado na neve, 1.910
Alexandre Cabanel, Fedra, 1880
review 57
REVIEW | CHEIRO DE PERFUME NO AR
FiFi Awards
2014
A
The Fragrance Foundation, organização que estabelece normas de excelência para a indústria da perfumaria promoveu recentemente o Fifi Awards 2014, o prêmio que elege os melhores perfumes masculinos e femininos em várias categorias. Neste ano a marca Paco Rabanne foi a grande vencedora elegendo dois perfumes masculinos a quatro títulos na premiação.
Os vencedores dos “Oscar” da perfumaria foram:
Invictus – Paco Rabanne Frasco masculino mais bonito, melhor campanha publicitária e melhor perfume masculino de 2014.
Jour d’Hermès Frasco feminino mais bonito e melhor perfume feminino de 2014.
Das diversas categorias, as que têm o meu destaque são: Melhor campanha publicitária (feminino): Sì d’Armani Melhor perfume masculino em grande distribuição: Urban Homme de David Beckham Melhor perfume feminino em grande distribuição: Super Playboy de Playboy Melhor fragrância de uma coleção de grande marca: Tobacco Oud de Tom Ford Perfume masculino preferido dos franceses: One Millions Intense de Paco Rabanne Perfume feminino preferido dos franceses: J’adore Voile de Parfum de Dior
André Peixoto Historiador / Designer de interiores Colecionador de frascos de perfumes.
60 review
REVIEW
review 61
REVIEW | SOCIAL
LIDER E REVISTA REVIEW EM GRANDE EVENTO A Lider Interiores lançou em Ribeirão Preto o catálogo do decora Lider 2014 em um grande evento promovido pela revista Review, que comemorou a 53º edição. O evento foi abrilhantado com a parceria de grandes empresas da cidade - Ori, Tapeçaria Inglesa, Topp Sign, Andrea Esteves e Scenarium Iluminação. A decoração do evento foi assinada pela Majó arquitetura + decoração, aos toques arrojados do arquiteto Mateus José. O evento contou com o prestígio dos profissionais que assinaram a Mostra Lider, arquitetos, designers e toda imprensa. A noite ganhou destaque com a presença do arquiteto André Soares, profissional apresentado no editorial de arquitetura da Review edição 53. Fotos Marco Giordano
62 review
REVIEW
review 63
REVIEW | SOCIAL
INAUGURAÇÃO CASA RARA RIBEIRÃO PRETO Em abril, Ribeirão Preto recebeu uma raridade no setor de revestimentos e acabamentos finos, com a inauguração da loja Casa Rara. A marca que já era consolidada em Sertãozinho e toda região, conquistou os ribeirão-pretanos na apresentação de um novo conceito em showroom, produtos e atendimento. Esse grande momento foi brindado por muitos arquitetos, designers, empresários e parceiros da empresa, em uma deslumbrante recepção assinada por Renato Aguiar Festas. Fotos Let’s Fotografia
64 review
REVIEW
review 65
REVIEW | SOCIAL
UMA NOITE ESPECIAL A Mont Blanc Mármores & Granitos realizou, no último dia 25 de junho, a quarta edição do projeto Cozinhando com Chefs Especiais. O evento aconteceu na Casa Cor São Paulo, dentro do espaço Brastemp e contou com a presença de profissionais da arquitetura e decoração que participaram de um jantar preparado por jovens com síndrome de Down, integrantes do projeto social Chefs Especiais. Para Amauri e Simone Gonçalves, proprietários da empresa, a ação é uma forma de enfatizar os princípios de responsabilidade social da marca. Fotos Divulgação
Arquitetos e chefs especiais
Bruno, Kika, Andrea, Patrícia, Simone, Amauri, Rodrigo, Alessandra e Aristiane
Márcio Berti, Juliana Carvalho, Wagner Vicente e Simone Berti
Equipe de chefs
Antônio Badini, Lúcia Rosset, Amauri e Simone Gonçalves, Rodrigo Costa e Alessandra Marques
Amauri Gonçalves, Mônica Barbosa, Simone Gonçalves, Mariza Maxemiuk, Cundari Pereira e Luis Henrique Marques Pereira
Os chefs especiais
Fabrício Ernani da Silva
66 review
REVIEW
review 67
REVIEW | SOCIAL
NOVO SHOW ROOM A Todeschini, reinaugura o show room com sua nova coleção IDENTIDADE, é uma homenagem as matrizes étnicas que construíram o DNA de um país multicultural, rico em diversidade, multicolorido pela expressão de sua natureza. No dia 3 de julho, no coquetel de lançamento os arquitetos, decoradores, designers e clientes puderam conferir os ambientes projetados e decorados pela D STUDIO ARQUITETURA. As arquitetas Renata Bittencourt e Adriana Junqueira Zen, deram uma cara nova para a loja, com as mudanças de ambientes utilizando os novos padrões e produtos da nova coleção. Durante o evento também foi apresentado a Campanha de Premiação LA VOU EU da Todeschini, para os arquitetos, que estão concorrendo a viagens para Patagonia no Chile e Jordania. Confira os detalhes da nova coleção na Av. Professor João Fiusa 1.100. Fotos Rafael Cautela
68 review
REVIEW
review 69
REVIEW |
72 review