Page 1


Vitral é um desenho elaborado com pedaços pequenos de vidro ou algum outro material semelhante (plástico, acrílico). Uma das características mais importantes dos vitrais é a variedade de cores.

Os vitrais podem ser encontrados em grande parte das igrejas católicas. Retratam cenas religiosas, principalmente, passagens da Bíblia Sagrada. Durante a Idade Média, os europeus se destacaram na elaboração de vitrais feitos de pedaços de vidro. O vitral, além de belo, é funcional, pois através dele entra a luz.


Para se obter um vitral, o artesão dessa época realizava o processo de coloração da peça de vidro. O vidro cru era misturado a outras substâncias químicas que, ainda na fase de derretimento, determinavam a obtenção de certa tonalidade. Depois o vidro aquecido era moldado.

Finalmente, após todo o trabalho com o vidro, as pequenas placas eram encaixadas em uma estrutura metálica. Unidas, eram capazes de materializar grandes composições em que se reproduziam algum relato bíblico ou a imagem de um santo. Após a sua montagem, era encaixado nas aberturas das paredes das catedrais.


Só a Catedral de Metz, na França, tem hoje 6.496 m2 de vitrais.

Atualmente este tipo de arte ainda é muito valorizado, principalmente pelos artesãos que a utilizam para dar beleza às suas obras de arte.


O vitral, além da função decorativa, ilumina o ambiente e permite a passagem de raios luminosos coloridos. Por isso, o uso das cores é muito importante na construção desse elemento arquitetônico.

Quando falamos de cores, é preciso distinguir entre a cor-luz e a cor-pigmento.


A cor-luz ou cor-energia é toda cor formada pela emissão direta de luz. É a radiação luminosa visível que tem como síntese a luz branca. Sua melhor expressão é a luz solar.

A cor luz é a encontrada nos objetos que emitem luz, como monitores, lanternas, televisão.


A cor-pigmento ĂŠ a cor refletida por um objeto. O que faz com que identifiquemos um corpo de uma determinada cor ĂŠ sua capacidade de absorver os demais raios da luz branca incidente, refletindo para nossos olhos apenas a cor percebida.

A cor pigmento ĂŠ a cor das tintas.


Montagem: profÂŞ LĂ­lian C. Leal


Links de pesquisa: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1 096&sid=9 http://www.brasilescola.com/historiag/os-vitrais-goticos.htm Fontes das imagens usadas na montagem: http://www.casademosaico.com.br/images/vitrais/vitral_11.jpg http://www.catedralescatolicas.com/wp-content/uploads/2010/08/vitralesreliccate5_Catedral-Lomas-de-Zamora.jpg http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2010/01/vitral-igreja-de-santa-mariadel-mar-barcelona.jpg http://www.vitral.art.br/images/port/rest_igreja/santuario_sao_vicente/005.jpg http://1.bp.blogspot.com/_A79JAH4ypWs/SnHwSRtIuOI/AAAAAAAABUc/xvTX2Z wtdkE/s400/Metz+Catedral+Saint+Etienne+5.JPG http://ipt.olhares.com/data/big/403/4034351.jpg http://www.bonde.com.br/img/bondenews/2010/06/img_1_32_1337.jpg http://www.vitralobjeto.com.br/capa/apresentacao.jpg http://blog.scheeko.org/imagens/prisma.jpg http://files.elfoseanjos.webnode.pt/20000023512b4313ae1/cores%20prim%C3%A1rias.jpg http://static.freepik.com/fotos-gratis/tv-retro-com-linhas-coloridas_280-184.jpg http://www.prof2000.pt/users/cfaeca/lc/COR_PRIM.gif http://static.freepik.com/fotos-gratis/vector-cor-imagem-pigmentos_34-47049.jpg http://media.fazfacil.com.br/2012/05/water_colour_paints_and_brush-300x201.jpg

Arte gotica vitral  

Arte Gótica

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you