Page 1

Liliana DE FORMAÇÃO ACÇÃO

Formador: Cláudio Galego

Formanda: Liliana Martins

Abril de 2011

[Escrever o endereço]  [Escrever o número de  [Escrever o endereço deeducativa correio electrónico] A exploração das potencialidades dotelefone] Joomla na comunidade 

Relatório


Acção de Formação: A exploração das potencialidades do Joomla na comunidade educativa

ÍNDICE Introdução……………………………………………………………………………………………. 2 Assiduidade e Pontualidade……………………………………………………………………… 3 Enquadramento da formação na actividade profissional…………………………………. 3 Trabalho presencial…………………………………………………………………………………. 3 Trabalho autónomo/não presencial…………………………………………………………….. 4 Qualidade dos materiais criados e disponibilizados no Joomla…………………………… 4 Partilha de materiais, cooperação e relacionamento interpessoal………………………. 4 Conclusão…………………………………………………………………………………………….. 6

1


Acção de Formação: A exploração das potencialidades do Joomla na comunidade educativa

INTRODUÇÃO A presente reflexão surge no âmbito da formação “A exploração das

potencialidades do Joomla na comunidade educativa”, promovida pelo Centro de Formação da Ria Formosa, e realizada na Escola EBI/JI de Montenegro, no ano civil de 2011. Sendo o Joomla uma plataforma actualmente tão utilizada, inclusivamente para gerir a página web do Agrupamento em que lecciono, manifestei desde logo interesse em adquirir conhecimentos nesta área, de modo a que, sempre que necessário, possa proceder à criação e manutenção de conteúdos para a referida página.

2


Acção de Formação: A exploração das potencialidades do Joomla na comunidade educativa

ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE Considero que fui assídua e cumpridora do horário estipulado para a presente acção de formação, tendo faltado apenas a uma sessão presencial, por motivos familiares.

ENQUADRAMENTO DA FORMAÇÃO NA ACTIVIDADE PROFISSIONAL

3

Como professora de Língua Portuguesa da Escola EBI/JI de Montenegro e como um dos membros da equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento, sempre considerei que a presente acção de formação seria de uma utilidade extrema. Enquanto docente, penso que a utilização da Plataforma Joomla poderá permitir a diversificação de estratégias no processo ensino-aprendizagem e facilitar a abordagem de determinados conteúdos, podendo estes ser transmitidos aos discentes de uma forma mais estimulante. Enquanto membro da equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento, é-me muitas vezes solicitada a colaboração para a produção ou correcção de notícias, para a inserção de fotos/imagens ou de materiais na página web da BE. Muitas vezes realizei essas tarefas, mas nunca directamente na plataforma, uma vez que desconhecia o seu funcionamento. Era necessário enviar todo o trabalho desenvolvido para o colega que administrava a página,

tornando

o processo

mais

moroso

e

mais

complicado.

Com os

conhecimentos que adquiri na presente formação, considero que actualmente todo o processo poderá decorrer de forma mais simples e célere.

TRABALHO PRESENCIAL Durante as sessões presenciais, realizei as tarefas propostas, tentando pôr em prática os conhecimentos teóricos que me iam sendo transmitidos. Deste modo, inseri artigos, imagens, tabelas e vídeos e iniciei uma apresentação de conteúdos no PREZI.


Acção de Formação: A exploração das potencialidades do Joomla na comunidade educativa

TRABALHO AUTÓNOMO/NÃO PRESENCIAL Na sequência dos conhecimentos adquiridos ao longo das várias sessões, foi possível aperfeiçoar autonomamente os conteúdos criados no âmbito do trabalho presencial. Depois de assimiladas as técnicas, produzi/apresentei materiais didácticos para a área curricular disciplinar de Língua Portuguesa, mais concretamente para a unidade “Texto Dramático”, abordada em todos os anos de escolaridade do terceiro ciclo. Para a produção/apresentação desses materiais procurei recorrer a plataformas

externas

diversificadas:

SCRIBD

(www.scribd.com);

PREZI

(www.prezi.com), SLIDESHARE (www.slideshare.net), ISSUU (www.issuu.com) e à integração de vídeos online existentes num dos websites de partilha de vídeos mais conhecidos (www.youtube.com). Para além disso, disponibilizei ainda alguns recursos, recorrendo ao servidor do Joomla.

QUALIDADE DOS MATERIAIS CRIADOS E DISPONIBILIZADOS NO JOOMLA Foi sempre meu objectivo disponibilizar actividades úteis, diferentes e aliciantes para os discentes, pelo que tive em mente as questões pedagógicas, mas simultaneamente procurei criar e disponibilizar materiais com rigor científico. Neste momento, já foi possível utilizar um dos materiais inseridos na plataforma em contexto de sala de aula. Os alunos demonstraram agrado e receptividade relativamente à estratégia utilizada e considero que existiu uma boa dinâmica de interacção entre professora e alunos/turma.

PARTILHA DE MATERIAIS, COOPERAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Esta formação foi realizada tendo por base a criação e partilha de materiais em cooperação com os restantes formandos. Sempre que me foi solicitado, ou sempre que me apercebi de alguma dificuldade, procurei ajudar os colegas e obtive igualmente, por parte de outros e do formador a ajuda necessária para ultrapassar os meus obstáculos. Por estas razões, considero que o relacionamento interpessoal foi

4


Acção de Formação: A exploração das potencialidades do Joomla na comunidade educativa

bastante positivo, dado que houve uma efectiva interacção entre os formandos e entre o formador e formandos, pautada pelo espírito de entreajuda.

5


Acção de Formação: A exploração das potencialidades do Joomla na comunidade educativa

CONCLUSÃO Para concluir, gostaria de referir a presente acção, quanto a mim, deveria até ter ocorrido mais cedo, pois permitiu a todos os formandos adquirir conhecimentos que contribuirão quer para uma maior facilidade de manutenção da página web do Agrupamento e da Biblioteca Escolar; quer para a exploração de novos métodos de trabalho e criação de novas estratégias de ensino. No meu caso em particular, esta formação foi bastante útil, uma vez que me permitiu um contacto directo com uma plataforma que considero muito funcional e de utilização relativamente simples. Permitiu-me ainda obter conhecimentos sobre plataformas externas diversificadas que explorei pela primeira vez. Penso que, com estes recursos, poderei contribuir de uma forma mais activa na gestão de conteúdos da página web da Bibioteca Escolar e as minhas aulas poderão ser mais estimulantes e dinâmicas, contribuindo para uma maior motivação e, consequentemente, para o sucesso escolar dos alunos. Sugiro que exista uma formação que permita aprofundar saberes relativos à plataforma Joomla, sobretudo no que diz respeito ao “Back Office”.

6

Relatório acção de formação Joomla  

Relatório acção de formação Joomla

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you