Page 1

ologia n c e T de e a d i v i Tooling t ti

ompe eering and C e d P贸lo Engin


Mensagem do Presidente Leonel Costa

O Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, criado em Outubro de 2008, tem como objectivo nuclear ajudar a dar expressão de relevo ao sentido da trajectória de evolução da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais, portuguesa. Ao longo dos anos, esta Indústria foi-se integrando e afirmando o seu carácter de parceiro global, infra-estrutural e de desenvolvimento, que assume a Competência Técnica, a Inovação e a Tecnologia como os principais ingredientes da sua diferenciação num mercado crescentemente globalizado, competitivo e sofisticado. A aposta numa estratégia consistente de médio e longo prazo, visa em primeira instância um novo posicionamento competitivo em seis


dinamização da competitividade de uma indústria, que se revela com elevadíssimo potencial de elevar Portugal a uma referência incontestada de competência industrial no plano mundial. Reafirmo por isso o Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, como uma Comunidade aberta, integrando membros de uma cadeia de valor alargada, e permitindo a concepção e o desenvolvimento das mais sofisticadas ferramentas, produtos e sistemas operativos, protagonistas de efectivas transferências de valor para os nossos clientes. Permitam-me, por isso, que incentive a adesão de novos parceiros, empresariais, científicos e/ou entidades públicas, que partilhem esta visão e apostem no desenvolvimento e afirmação da Indústria Portuguesa de Engineering & Tooling, no mercado global.

Design

Imagining the Idea Innovating together

003 mensagem

mercados alvo: Automóvel, Aeronáutica, Saúde, Energia & Ambiente, Electrónica e Embalagem. Desiderato que implica a mobilização e o empenhamento efectivo de todos os stakeholders desta Comunidade, em especial dos que têm responsabilidades efectivas nos planos industrial, científico, tecnológico e político. A afirmação do “Engineering & Tooling from Portugal”, no mercado internacional, passa essencialmente pelo reforço das características e desempenhos distintivos desta Indústria, que todos os seus stakeholders têm de promover, consolidar, reforçar e preservar. A Associação POOL-NET assume neste contexto a responsabilidade de actuar como o elemento de charneira, que integra na sua Missão aqueles desideratos e metas operacionais, emprestando à nossa Associação a característica de pólo de


00 4 Actualidade

A Indústria Portuguesa de Engineering & Tooling A Indústria Portuguesa de Engineering & Tooling representa um Cluster fortemente internacionalizado e em evolução, que emergiu no seio da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais. A sua capacidade de integração, promove as suas competências de design, engenharia e prototipagem, fabricação de moldes e de ferramentas, injecção e montagem de produtos e componentes.

Esta Comunidade, enquadra um vasto conjunto de stakeholders, empresariais, científicos e tecnológicos, foi oficialmente reconhecida pelo Governo Português, em 2008, como Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, tendo em conta o seu carácter infra-estrutural para o desenvolvimento económico, por estar no caminho crítico do desenvolvimento da generalidade dos produtos industriais.

mais de 500 empresas mais de 8.000 trabalhadores


Developing the Idea Finding solutions

Oliveira de Azeméis

32% 27% Marinha Grande

54% 36%

O Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, é gerido e animado pela POOL-NET, Associação sem fins lucrativos, criada em Outubro de 2008, a POOL-NET Portuguese Tooling Network, que acompanha a implementação do Plano Estratégico, definido para o sector numa visão de médio e longo prazo (a 10 anos). Esta, é pois uma Comunidade, Empresarial, Científica e Tecnológica, aberta, que se assume como parceira dos decisores públicos no desenvolvimento do País, incentivando como tal, a adesão de novos parceiros à POOL-NET, que reforcem a capacidade competitiva desta Indústria Portuguesa.

005 Quem somos

Engineering


006 Estratégia

A POOL-NET como Integrador do Cluster A Associação POOL-NET – Portuguese Tooling Network, inclui entre os seus principais stakeholders, empresas, universidades, centros de formação e centros tecnológicos, representando uma extensa cadeia de valor, representando uma Indústria infra-estruturante, transversal e multi-sectorial, baseada em capital e conhecimento intensivo e suportada em redes multi-disciplinares. A implementação e desenvolvimento do Plano Estratégico deste Pólo de Competitividade, assenta no desenvolvimento de um conjunto

significativo de projectos de I+D+I (Investigação + Desenvolvimento + Inovação), de geometria variável (projectos individuais, colectivos, nacionais e internacionais), numa lógica de Estratégia de Eficiência Colectiva. A POOL-NET mobiliza as empresas para a mudança, através do desenvolvimento e afirmação internacional da Marca “Engineering & Tooling from Portugal”, bem como, estimula a diversificação de mercados sectoriais e a atracção e qualificação dos recursos humanos, nesta Comunidade, apostando na Inovação.


Objectivos do Pólo de Competitividade Engineering & Tooling

Colocar o sector no top 5 a nível mundial, de acordo com os indicadores da ISTMA, nas áreas da produtividade, inovação e qualificação dos seus recursos humanos. Crescimento de pelo menos 2% ao ano da produção no sub-sector de moldes. Crescimento anual acelerado (dois dígitos) da produção no sub-sector das ferramentas especiais e peças maquinadas de alta precisão. Garantir elevados níveis de rentabilidade das empresas, com resultados líquidos médios acima da média da ISTMA-Europe. Aumentar o número de 30 novas empresas de base tecnológica a actuar no Sector. Atingir elevados níveis de reconhecimento da marca “Engineering & Tooling from Portugal” a nível nacional e internacional. Promover uma redução consistente da dependência do sector automóvel para valores próximos dos 50%. Assegurar um aumento significativo do peso de outros sectores estratégicos como a Aeronáutica, Saúde, Energia & Ambiente, Electrónica e Embalagem.

Prototyping

Experiencing the Idea Building reliability

00 7 Plano

Nos próximos cinco a dez anos


008

Mould production Perceive the Idea

Effectiveness and singularity


o g ia cnol

Too li

sh Pu ng i l o d21 To oul dm bri y H

r

Engineering & Tooling from Portugal Projectos anuais de promoção, missões, participações em feiras, etc. ETF - Empresa Tooling do Futuro Inovação, Organização e Reengenharia Organizacional - Lean Organization, Normalização, etc.

Proj

tos Ân

START-UP Promoção do Empreendedorismo, feminino, nas escolas e no mercado

mo ris pre

en

de

do

ST AR T-U P

Em

ro

Formação Modular Incremento de Competências Técnicas em áreas de Formação Estratégicas

ling Engin fro eeri mP n ort g & uga l

Futu

InovJovem Formação e Inserção de Jovens Técnicos na Indústria

g do

Hybridmould21 Soluções de Engenharia para Peças Plásticas de Grandes Dimensões em Pequenas Séries

ão & zaç idade a ni v Org petiti Com

Tooling Push Desenvolvimento de Conhecimento em Novos Processos de Acabamento e Revestimento de Superfícies

oolin esa T

ReFRA Desenvolvimento de Conhecimento em Novos Processos de Prototipagem Rápida e Rapid Tooling.

DiMark ets

Em p r

Bigproto Prototipagem Rápida e Rápid Tooling para produtos de grande dimensão.

Branding to Market ra

Too

Tooling Surface Engenharia de Superficies, Processos Tecnológicos, Optimização de Ferramentas e Superficies. MMTooling Processos de Micro-Tecnologia, Tecnologias PIM para Micro-Produção.

Marketing & ão Internacionalizaç

ec co

Tooling Edge Projecto Mobilizador: Processos Tecnológicos, Materiais, Reengenharia, Células de Produção e Sustentabilidade.

RA

F Re

Inov

M VE

la du Mo

ação

ão

& Te

aç rm Fo

DiMarkets Acções de Prospecção/Estudos de Mercado /Representação Internacional.

JO ov In

BtM -Branding to Market Acções de Promoção da Marca “Engineering & Tooling from Portugal”.

ng E Too dge ling Sur f ace MM To oli Bi ng gp ro to

O Plano de Acção do Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, é implementado através de vários instrumentos, nomeadamente, três projectos Âncora e ainda um conjunto de projectos Complementares que contribuem para a materialização da estratégia, nas mais diversas dimensões preconizadas.

Paralelamente, o PCT Engineering & Tooling tem ainda em curso um conjunto de acções cruzadas e complementares com outros Pólos de Competitividade Nacionais, destacando-se a parceria em projectos Mobilizadores, nomeadamente com a PRODUTECH – Pólo de Competitividade das Tecnologias de Produção Sustentáveis.

009 Projectos

Engineering & Tooling Instrumentos


010 A marca

A Marca “Engineering & Tooling from Portugal” A concretização do Plano Estratégico do Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, assenta fortemente na afirmação internacional da marca “Engineering & Tooling from Portugal”. Esta marca, assenta no Know-How, Inovação e Tecnologia, Qualidade e Fiabilidade, Networking, Competitividade, Responsabilidade Social, atributos principais que caracterizam a Indústria Portuguesa de Engineering & Tooling.


011

Esta referência distintiva promove a capacidade de oferta de uma cadeia integrada de competências da Indústria Portuguesa de Engineering & Tooling, para o suporte ao desenvolvimento de qualquer produto no mercado global. A atribuição de uso da Marca “Engineering & Tooling from Portugal”, é da competência exclusiva da POOL-NET – Portuguese Tooling Network, baseado em regulamentação específica desta Estratégia de Eficiência Colectiva, assegurando assim, a credibilidade da afirmação pretendida no mercado global.


012 Internacionalização

Rede Internacional de Cooperação O Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling actua como mobilizador para a participação e inserção dos seus stakeholders, em Redes Internacionais de Cooperação, nomeadamente, através da sua estreita articulação com a “European Tooling Platform”, no seio da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE. A POOL-NET actua também como elemento mobilizador dos seus associados e da indústria em geral, para promover a participação portuguesa em projectos europeus (nomeadamente DG Research, DG Enterprise and Industry, ICT, Eureka, Eurostars, Interreg III, Capacities).


Building the Idea

Precision and efficiency

013

Tooling


014 Produtos

Production services Delivering the Idea

Trust and commitment

Pool-net - Portuguese Tooling Network Edifício OPEN Zona Industrial, Rua da Bélgica, Lote 18, Apartado 78 2431 - 903 Marinha Grande, Portugal Localização GPS: 39º 43’ 18,6 N

8º 55’ 46,29 O

E-mail: info@toolingportugal.com WEB: www.toolingportugal.com Tel. : +351 244 570 420 Fax : +351 244 570 421


Engineering and Tooling Vantagens de adesão

A adesão formal ao Pólo de Competitividade Engineering & Tooling concretiza-se através da associação POOL-NET, Associação sem fins lucrativos que gere esta Estratégia de Eficiência Colectiva. As entidades associadas da POOL-NET usufruem das seguintes vantagens:

Inserção na Estratégia de Eficiência Colectiva Engineering & Tooling; Ampliação da visibilidade (nomeadamente internacional); Utilização gratuita da Marca “Engineering & Tooling from Portugal”; Promoção da Imagem Internacional e Nacional; Acesso privilegiado ao Sistema de Incentivos do COMPETE; Majorações especiais nos programas de incentivos, no âmbito do COMPETE, desde que aprovados e que cumpram os requisitos preconizados pela entidade financiadora; Condições preferenciais de participação em projectos desenvolvidos e promovidos pelos Membros do Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling; Divulgação como membro associado no portal da Pool-net (www.toolingportugal.com); Maior facilidade de acesso e de inserção em Redes Internacionais de Inovação, nomeadamente no âmbito do 7º Programa Quadro da UE. Integração numa rede global

Brochura Institucional Pool-Net (PT)  
Brochura Institucional Pool-Net (PT)  

Pólo de Competitividade Engineering & Tooling ...promover o desenvolvimento sustentável do Pólo Engineering & Tooling...

Advertisement