Page 1

Ano 5 Edição 13 Outubro 2017

RICARDO BASICHES

ARQUITETURA ATEMPORAL


EDITORIAL EQUIPE CONSTRULOPES E GIMENEZ

AS CASAS FALAM Estamos em movimento o tempo todo. Enquanto organizamos nossas ações também conversamos com profissionais para obter dicas de como tornarmos as obras cada vez mais sustentáveis. Aos poucos, vamos entendendo o quanto a tecnologia está disponível para melhorar o dia a dia da nossa convivência com a casa. Sim, porque o relacionamento com a casa traduz o modo de viver e os valores da família, mostra como seus entes se relacionam e quais são seus hábitos. Esta edição mostra que é possível se sentir em casa em um escritório ou em um salão de beleza. Mas, o que torna esses ambientes tão acolhedores ao ponto de querermos permanecer ali? Como nos sentimos quando a casa sonhada é conquistada? Em nossa 13ª edição, perguntamos o que realmente importa para as pessoas que a procuram. Porque para nós, na condição de fornecedores de produtos, importa o que contribui, aquilo que resolve e abre caminho para os clientes. Queremos uma revista que te acompanhe até onde a internet não chega. Que te proponha sonhar, ter coragem de realizar seus sonhos, mas que te mostre que um dia a obra termina. Nossa casa nos conta sobre nós. E o gostoso é quando temos pessoas tão transparentes e generosas que aceitam o desafio de se expor nesse espaço revelador. Obrigada, proprietário, profissional, leitores que nos procuram e que nos fazem acreditar que o que escolhemos fazer tem muito valor.

EXPEDIENTE Capa: Ano 5 Edição 13 Outubro 2017

RICARDO BASICHES

ARQUITETURA ATEMPORAL

04

Projeto Gráfico: CVZL Propaganda Conceito: Rose Lopes Albano Editor: Fernando Cavezale Diagramação/Arte: Camila Carrer e Giovani Barbosa Fotografia: Cássio Albano, Églea de Brito, Elmo Suzuki e Renata Cachoni Produção: Elaine Geraldo Jornalista Responsável: Fernando Cavezale (MTb 025769) ......................... Impressão: Alpha Ultrapress Tiragem: 2 mil exemplares CVZL Propaganda - fone: 3026-8118


Conteúdo

06

10

14

18

maritê guimarãeS

Carolina Andreotti

daniela silvErio

kristiane nÓbile

22

26

29

33

raul gobetti - escritório

francielly torin

jurema saliba/fabiano trovo

márcia ligeiro/cristina venanzoni

36

40

44

46

capa: ricardo basiches

ludimila biussi

PREMIUM flat

raul gobetti

51

54

paula albano

geovana santos


Arquiteta

Um local onde a beleza é objeto de trabalho não poderia prescindir de um projeto essencialmente belo, em sua arquitetura e em seu design de interior.

06

Fotos: Églea de Brito

MARITÊ GUIMARÃES


07


08

Construtor: Gilberto Castro


AQUI TEM!

PISOS E REVESTIMENTOS


CAROLINA ANDREOTTI Arquiteta

Um projeto que explora a funcionalidade e a vida prática sem abrir mão da sofisticação nos detalhes dos acabamentos e do requinte de cada ambiente.

10


11


12

Construtor: Carlos Roberto Volpato


AQUI TEM!

MADEIRAMENTOS


DANIELA SILVERIO Arquiteta

14

Alguns ambientes têm a capacidade de nos transportar no tempo e no espaço, provocando aquela vontade de ficar por ali mesmo, quem sabe, pra sempre.


15


16

Construtor: Clodoaldo Rosa


AQUI TEM!

PISOS E REVESTIMENTOS


KRISTIANE NÓBILE

Arquiteta

É incrível como a percepção nos detalhes de acabamento transforma ambientes que poderiam ser triviais em espaços sutilmente sofisticados e harmônicos.

1818


19


Construtor: Paulo Rossi

20


AQUI TEM!

PISOS E REVESTIMENTOS


RAUL GOBETTI

Arquiteto

Só tente imaginar um criador de ambientes projetando seu próprio local de trabalho: lugar onde inspiração, design e emoção precisam fluir em cada canto.

22


Construtora: JM9

24


AQUI TEM!

PISOS, REVESTIMENTOS, LADRILHOS HIDRÁULICOS E COBOGÓS

25 25


FRANCIELLY TORIN Arquiteta

Fotos: Elmo Suzuki

Confiança é quando os proprietários saem em viagem e deixam seu imóvel nas mãos de uma profissional para uma repaginação. E quando voltam: “Uau”!

26


Gesso: Juninho Pintura: Edinho Silva

27


REVESTIMENTOS

Foto: Guilherme Gongra

AQUI TEM!


JUREMA SALIBA

Designer de Interiores

FABIANO TROVO Arquiteto

Há projetos em que dois elementos não sólidos, imperceptíveis à fotografia, contribuem para o design e conforto dos ambientes: iluminação e ventilação.

29


30


Construtor: Jackson Brito Bastos

31


AQUI TEM!

32

METAIS

33


MÁRCIA LIGEIRO

Designer de Interiores

CRISTINA VENANZONI

Designer de Interiores

Chama atenção a cozinha surpreendente para quem adora harmonizar boas conversas com experiências gastronômicas.

33


34


Construtor: Adilson Andrade de Souza

35


O OLHAR MACRO DE RICARDO BASICHES

36


“. . amor pela profissão e o entusiasmo de fazer com que as pessoas possam sonhar.. ”

Até 7 de outubro, a exposição “Basiches Arquitetos: Desenho e Obra”, no espaço Vicente Di Grado do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, reverenciou a trajetória do seu ex-aluno José Ricardo Basiches, renomado arquiteto e designer brasileiro que destacamos na reportagem de capa desta edição da revista Construlopes. “Sempre acreditei numa linha de arquitetura com uma linguagem atemporal”, sugere Basiches. Para ele, o mais importante num projeto arquitetônico é conseguir interpretar aquilo que o cliente espera, aquilo que o cliente sonhou. “Sobre esse sonho transponho minha visão estética e funcional dentro do meu repertório”, define Basiches como a fórmula básica para ter sucesso em qualquer projeto.

37


Adepto do uso de traços limpos e simples para um arquitetura funcional e bem resolvida, Ricardo Basiches lembra quando ainda pequeno começou a desenhar: “inventava tudo o que era relacionado com as formas, me atraía”. O ponto chave para a definição do seu futuro profissional foi aos 15 anos, quando numa viagem ao exterior se deparou com obras e projetos de arquitetura que mexeram com essas percepções iniciais. Já consolidado e reconhecido em sua atividade, Basiches vislumbra uma realidade de respeito à arquitetura no Brasil. “Vejo que atualmente vem crescendo o respeito pela arquitetura. As pessoas têm buscado arquitetos para pensar nas formas de se projetar o habitar, nas formas variáveis de se morar, em tamanhos diferentes, em busca de qualidade e de conceito”, pondera o arquiteto.

38


Ele destaca a importância da visão macro do arquiteto contemporâneo. “É importante que o profissional saiba atuar em diferentes escalas, tendo esse olhar do pequeno ao grande sem perder o foco na questão estética e funcional”. Segundo ele, a globalização impulsionou o trabalho da arquitetura no país, com obras e referências vindas de fora que proporcionaram uma leitura mais ampla para todos. “Consequentemente, isso gera uma vontade de se criar e desejar projetos bem resolvidos, bem desenhados, o resultado da verdadeira simplicidade”, define. Em seu escritório, José Ricardo Basiches procura se envolver em todas as fases dos projetos. “Eu me envolvo em cada detalhe, em cada projeto. Brinco que às vezes estou numa reunião definindo a cor de um armário para um apartamento e horas depois, numa outra reunião, definindo a cor de um prédio”, conta. Em sua avaliação, não há diferença, é apenas uma questão de relação espacial daquilo que se está pensando e idealizando. Nosso entrevistado finaliza dizendo que “o amor pela profissão e o entusiasmo de fazer com que as pessoas possam sonhar, sentir e habitar os espaços é que o motiva a sempre estar em busca de novos desafios, com projetos inusitados e inovando a cada dia”.

39


LUDIMILA BIUSSI Arquiteta

40


Apartamento? Nada como um projeto que valoriza cada m2 com muito bom gosto. Lar inspirador de um de nossos colaboradores, expert em acabamentos.

41


42

Construtor: Jackson Brito Bastos


AQUI TEM!

BANHEIRAS E SPAS

43


Algumas edificações são praticamente patrimônio arquitetônico das cidades, como o antigo Ourinhos Palace Hotel agora revigorado no formato Flat. Com modernidade e conforto é a novidade da hotelaria ourinhense.


Construtor: Marcio Rosa

45


RAUL GOBETE Arquiteta RAUL GOBETTI

14 0000.0000 Arquiteto

E a bailarina, enfim, poderá rodopiar para sempre sobre o chão que agora pode chamar de seu, em espaços antes imaginários que irão abrigar família, amigos, vida.

46


47


48


Construtor: Antonio Paiva

49 49


AQUI TEM!

PISOS E REVESTIMENTOS


PAULA ALBANO Arquiteta

O desafio de atualizar revestimentos em ambientes que ainda agradavam pode reservar boas surpresas e revelar novas sensações ainda não percebidas.

51


52


Construtora: JM9

53


GEOVANA SANTOS

Fotos: Renata Cachoni

Arquiteta

54 54


Caetano parafraseou magistralmente o mito grego no verso “é que Narciso acha feio o que não é espelho”. Como não buscar o belo diante de tanta beleza?

Construtora: MC

55 55


Revista construlopes  
Advertisement