Liderança no Feminino - Março 2019

Page 1



ÍNDICE 2 | Editorial 4 | Women’s Empowerment and Gender Equality - WE 6 | A Liderança Feminina com Autenticidade em Angola (Eva Rosa Santos - Liderança Feminina em Angola) 7 | A Mercadona em Portugal (Elena Aldana - Mercadona) 10 | A Microsoft na Vanguarda dos Serviços Cloud e Inteligência Artificial (Ana Maria Lopes - Microsoft) 12 | Empreendedorismo Feminino Garante Prémio de Inovação para a Softvoice (Natércia Barbeiro - Softvoice) 14 | A Vanguarda dos Aplicativos de Refeições Caseiras tem um Nome: NowCookin’ (Íris Brito Caeiro - NowCookin’) 15 | ESEGUR: Onde Inclusão e Equidade são Princípios Chave (Maria da Glória Morão Lopes - ESEGUR) 18 | O Estilo de Gestão e o Tipo de Liderança Exercidos Marcam a Diferença (Helena Águeda - PROSEGUR)

FICHA TÉCNICA Direção e Edição: Sandra Arouca Colaboração: Ana Gomes, Catarina Arouca e Rita Justino - Media XXI | Formalpress Periodicidade: Mensal Contactos: geral@liderancanofeminino.org redacao@liderancanofeminino.org Registada na ERC com o n.º 126978 Propriedade de Sandra Arouca Sede e Redação - R. Nova da Junqueira, 145 4405-768 V.N.Gaia Liderança no Feminino tem o compromisso de assegurar os princípios deontológicos e ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores. O conteúdo editorial da Revista Liderança no Feminino é totalmente escrito segundo o novo Acordo Ortográfico.

19 | O Rigor e a Felicidade Estão Lado a Lado (Paula Melo) 22 | Foco e Determinação são Elementos de Sucesso na Liderança (Margarida Damião Ferreira - ZAGOPE) 24 | Determinação e Experiência Através da Internacionalização (Madalena Albergaria - The Oil & Gas Year) 26 | Parceiros de Valor no Marketing Promocional. A Liderança na Marca (Sofia Carmo - We Have Ideas) 28 | O Marketing Para Além dos Bastidores (Carla Bastos da Fonseca - BI4ALL) 30 | A Redscope Consulting na Apresentação de Soluções de Liderança (Cláudia Caldeirinha - Redscope Consulting) 32 | Fazer Diferente, Fazer Melhor. A ASA Lawyers Acredita que Juntos Voamos Mais Alto (Teresa do Brito Apolónia - ASA Lawyers)

Todos os artigos são da responsabilidade dos seus autores e não expressam necessariamente a opinião da editora.

34 | Equilíbrio Entre Arquitetura e Natureza (Patrícia Sá Pinto - WalkingxNature)

Reservados todos os direitos, proibida a reprodução total ou parcial de todos os artigos, sem prévia autorização da editora. Quaisquer erros ou omissões nos artigos, não são da responsabilidade da editora.

36 | Expressão Artística como Pilar da Formação Pessoal (Ana Maria Pinto - Novaterra)

Impressão LIDERGRAF – ARTES GRÁFICAS, SA. Dep. Legal: 431878/18


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

| MARÇO 2019

EDITORIAL Hoje, 8 de março comemora-se “Dia Internacional da Mulher”. E hoje parece ser cada vez mais importante reafirmar a natureza desta data, a sua motivação e aquilo que de facto representou e deve representar na dignificação e valorização do papel da Mulher na sociedade, para uma sociedade mais igualitária, sem discriminações. É de conhecimento público que o papel da mulher na sociedade portuguesa – e não só – evoluiu ao longo das décadas. É também de conhecimento de todos que a mulher consegue ser muito mais que a redução ao seu género. A mulher é, por uns, considerada uma força da natureza. E são várias forças da natureza que trazemos para esta edição. Tem sido claro o nosso papel no realce do desempenho de cada mulher que integra cada edição da Revista Liderança no Feminino. Tem sido claro que cada vez mais nos associamos às melhores mulheres, aquelas que fazem a diferença, que primam pela entrega ao seu trabalho e aos projetos que desenvolvem. Muitas delas, sendo mais do que profissionais bem-sucedidas, demonstram ser a força da natureza que sabe conciliar a sua vida pessoal e profissional obtendo, mesmo assim, grandes resultados nas suas carreiras. E porque sabemos que esta não é uma tarefa fácil e que ainda muito está por fazer neste campo de desequilíbrio nas políticas de conciliação familiar dentro das empresas vimos, uma vez mais, realçar as mulheres que atingem o equilíbrio na vida real.

2

Nesta edição especial as nossas grandes mulheres são gestoras de projetos, diretoras executivas, responsáveis de equipas, líderes em várias frentes do mercado. Curiosamente, revelou-se uma tendência nas mulheres que vieram partilhar connosco as suas histórias: a tendência de alargar horizontes e arriscar fora de Portugal. Temos, assim, mulheres que trabalham em projetos nos mais diversos mercados: Brasil, Angola, Moçambique, Europa em geral. Algumas delas mudaram-se de armas e bagagem e, outras, conciliam as inúmeras viagens com a agenda familiar. Todas elas… excecionais! Para terminar e dedicando a todas as mulheres sem exceção, partilhamos um excerto do poema “A uma rapariga” de Florbela Espanca, que acreditamos caber em cada uma de vós: “Abre os olhos e encara a vida! A sina Tem que cumprir-se! Alarga os horizontes! Por sobre lamaçais alteia pontes Com tuas mãos preciosas de menina. Nessa estrada da vida que fascina Caminha sempre em frente, além dos montes!” Um feliz Dia Internacional a todas as Mulheres! Liderança no Feminino


DIA INTERNACIONAL DA MULHER


WOMEN’S EMPOWERMENT AND GENDER EQUALITY - WE A WE - Women’s Empowerment and Gender Equality é uma Associação cujo objetivo se concentra na promoção, evolução e igualdade entre géneros. A WE é composta por homens e mulheres provenientes de várias formações académicas, cujos valores e princípios se encontram na missão da WE. A WE pretende desempenhar um papel de ator social promovendo as mais diversas atividades com o intuito de expandir a defesa da evolução e igualdade de género, sendo a sua imagem representada pelos diferentes órgãos constituintes dos estatutos da WE. A característica social da WE é determinada como sem fins lucrativos, de caráter social, cultural e humanista, imparcial e independente sob o ponto de vista partidário e administrativo. O seu papel está voltado para a consultoria e desenvolvimento de programas de formação, eventos nacionais e internacionais, sendo sempre o seu foco a promoção da igualdade de género e de liderança no feminino, partilha de informação e promoção de sinergias para a igualdade, com recurso à comunicação, formação, pesquisa e sensibilização aos mais diversos níveis. Defender as políticas de conciliação familiar é também objetivo da WE, destacando as mulheres empreendedoras, esposas, mães, realçando o seu papel profissional, político e educacional. É impreterível realçarmos o seu papel insubstituível na sociedade e na família e, é necessário apoiar a progressão profissional das mulheres e empreendedoras, valorizando o seu papel na economia social. Através da premissa da evolução do papel da mulher na sociedade, na defesa da igualdade de género entre homens e mulheres, “com a WE comprometemo-nos a promover a mulher no mercado de trabalho, na luta pela igualdade salarial entre géneros, na promoção de políticas de evolução de carreira com apoio às políticas de conciliação familiar, em capacitar a população com formação e informação ao mais diversos níveis, na organização de eventos e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e investigação junto de entidades escolares ou organismos públicos e privados, nacionais ou internacionais, estabelecendo também um plano de comunicação, nas diversas frentes, onde se contemplem todas as ações da WE” – Sandra Arouca, Sócia Fundadora e Mentora do Projeto.

POR UMA SOCIEDADE MAIS IGUAL. POR UMA SOCIEDADE DE OPORTUNIDADES. Para nos comprometermos a promover uma sociedade mais igual é imprescindível estudar e perceber a evolução do papel da mulher até uma perspetiva atual. É inerente que um fenómeno sociológico se formou em torno da função da mulher na sociedade. Estas questões são o mote de discussão da atualidade; são as mulheres que estão na ordem do dia. São inúmeros os estudos debruçados pelas mudanças sociológicas e são também

4

diversos os eventos, conferencias e encontros que visam destacar o papel da mulher, a sua importância e impacto da sua evolução em contexto familiar e dentro do mercado de trabalho. Apesar de tardia, a mudança construiu-se e é visível a cada dia. Constata-se, por fim, que uma sociedade de oportunidades está a nascer para abraçar todos de forma igual, sem conceitos ou géneros. A procura de histórias inspiradoras envoltas do feminismo que envolvam ambos os géneros de forma igualitária, desconstruindo preconceitos, possibilitando o espaço à mulher através de histórias de mudança da sua condição social, reformulando de forma urgente as suas próprias identidade são o que, em certa medida, proporcionaram o desafio da criação da WE. Novos capítulos se construíram e, se por um lado levam a mulher muito além da sua caracterização social de mulher, esposa e mãe, por outro lado, desenvolve-se uma proteção à mulher no que respeita à discriminação social e laboral, à violência, exploração, entre outros que, alguns, até então entendidos como conceitos normalizados culturalmente. Apesar de uma evolução notória, a igualdade de género ainda tem alguns caminhos por trilhar e algumas batalhas a desbravar. Se até há alguns anos a mulher se remetia à gestão e trato da casa e era responsável pela educação dos filhos e por servir o esposo, hoje a mulher alcança lugares na liderança desde o seio familiar ao setor do trabalho. Hoje temos cada vez mais mulheres que têm habilitações académicas superiores, que ocupam lugares de chefia, gestão e lideram em grandes equipas e nas maiores empresas. Hoje ser mulher numa sociedade que promove a igualdade de género é ultrapassar as barreiras da desigualdade baseadas na discriminação sustentadas na diferença de género. Se outrora era desvalorizada, hoje a mulher por si só se destaca, investe e acredita em si própria, nas suas capacidades e nas suas competências. Se outrora não tinha poder do uso da palavra, se se via obrigada a corresponder a todas as expectativas sem contrariar ou desobedecer, hoje a mulher quer ser ouvida. A disparidade que atualmente existe em vários contextos é o que a WE pretende trabalhar para desconstruir, desenvolvendo políticas ativas de promoção para a evolução e igualdade de género. À WE podem aderir todos aqueles cujos princípios, valores e vontades se coadunem com os mesmos que a WE defende e pretende transmitir; podem aderir todos aqueles, homens e mulheres, de qualquer idade e nacionalidade, que pretendam levar a nossa missão além fronteiras; podem aderir e serão bem vindos todos aqueles cuja missão passa igualmente por informar os demais sobre as atualizações e/ou modificações das políticas publicas, informar e sensibilizar para ações que sustentem a promoção e evolução da igualdade de género.


UMA ASSOCIAÇÃO PARA TODOS, NUMA SOCIEDADE SEM GÉNERO. É acreditando que será possível superar o hábito, a cultura, o preconceito e a inércia, transformando os princípios, modificando os argumentos e trabalhando as políticas sociais, que desacreditaremos as disparidades de género. É com estas premissas que se desenvolve o projeto WE e é com base em todos os projetos supramencionados que nos propomos desenvolver a nossa atividade, contando com o apoio de toda a população local, atribuindo uma voz uníssona da nossa missão.

JOSÉ CARLOS CIDADE

ÍRIS PEIXOTO SILVA

(SÓCIO FUNDADOR)

(SÓCIA FUNDADORA)

Doutorado em Geografia, Responsável de Logística e Aprovisionamento

Notariado

“Chegou a hora de promover a verdadeira paridade, igualitária e equidade entre homens e mulheres. Pertencer à WE, que surge neste momento, faz todo o sentido.”

“Junto-me à WE com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de políticas que suprimam a discrepância entre géneros.”

HELENA SILVA COSTA (SÓCIA FUNDADORA)

BÁRBARA BARREIROS (SÓCIA FUNDADORA) Doutoranda em Ciências Política Públicas, Investigadora JUSGOV, Advogada

“Com a WE estamos a construir a consciência do futuro, pois as grandes alterações nascem da transmissão de valores e da força de acreditar.”

Doutorada em Comunicação, Consultora e Investigadora Associada da Universidade do Porto

“Além de estratégias preventivas de violência de género (quer no ensino e na investigação, quer no mundo do trabalho), a WE estará vocacionada para a formação a nível nacional e internacional.”

IVONE MONTEIRO

RUI TEIXEIRA

(SÓCIA FUNDADORA)

(SÓCIO FUNDADOR)

Administração, Economia

Empresário, Financeiro “A WE vem impulsionar a aplicação das politicas públicas da igualdade de género”

“A perspetiva é, com a WE, colocar em prática ferramentas que se sustentam nos princípios de igualdade de género, seja através de ações diretas ou através de intervenções junto dos mais diversos organismos”

CATARINA AROUCA FERNANDES (SÓCIA FUNDADORA) Mestre em Sociologia

“Apesar da evidente evolução ao longo dos séculos, a verdade é que ainda há muito por fazer. Com a WE fazemos um compromisso: marcar a diferença!

Pode tornar-se associado entrando em contacto via e-mail socios@weassociation.org. Seja um de NÓS!

www.weassociation.org

5


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

A LIDERANÇA FEMININA COM AUTENTICIDADE EM ANGOLA Eva Rosa Santos é Fundadora da Liderança Feminina em Angola e eleva os princípios da igualdade de género, valorização e partilha entre mulheres, investindo no seu potencial. COMO SURGE O GRUPO “LIDERANÇA FEMININA” EM ANGOLA? As máximas “Juntas somos mais fortes” ou “As mulheres devem apoiar-se umas às outras”, está na génese do projeto que, de forma informal, já existe há bastante tempo e que agora divulgamos com a criação da página no LinkedIn. Algo tão simples, mas tão imensamente difícil, necessária e importante. Devemos criar sinergias, devemos reforçar os bons valores e princípios, devemos preocupar-nos mais umas com as outras para que sejamos mais fortes na liderança!

A criação de tertúlias, de parcerias, de programas ajustados de mentoring e coaching que valorizem o potencial que cada mulher tem dentro de si e que lhe permitirá ser melhor líder, faz parte dos nossos desafios. Pretende-se que cada mulher seja fonte de inspiração, de umas para as outras!

COMO CARACTERIZA O PAPEL DA MULHER EMPREENDEDORA NA SOCIEDADE ANGOLANA?

QUAIS OS OBJETIVOS?

Ainda muito atribulado, competitivo e difícil. Apesar do dinamismo e capacidade empreendedora da mulher, sobretudo em negócios informais, é necessário estimular e apoiar para que os projetos sejam sustentáveis.

Criar uma rede de partilha, suportada na confiança, com o intuito de apoiar, capacitar, valorizar de forma sustentada as competências de liderança das mulheres.

SER MULHER EMPRESÁRIA REPRESENTA…

Queremos ser um grupo de referência sobre liderança no feminino, reunindo mulheres líderes que partilhem as suas conquistas, desafios, sucessos e insucessos, que permitam que todas possamos crescer, aprender e ser mais fortes face aos constantes desafios que nos são colocados a nível pessoal, profissional, social e familiar, fortalecendo e reforçando em cada uma destas esferas uma posição forte de liderança.

Eva Rosa Santos, Fundadora da Liderança Feminina em Angola

Um desafio constante e permanente de um mundo ainda muito masculino. Onde a mulher deve ter a capacidade de alavancar negócios (pequenos ou grandes) que tragam valor e que seja rentável.

QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR ÀS MULHERES QUE TÊM MEDO DE ARRISCAR NO SEU PRÓPRIO NEGÓCIO? Em tudo o que façam, sejam as melhores! Bem sei que nem sempre é fácil, mas que procurem a excelência, que utilizem a rede de networking para estabelecer parcerias, que sejam consistentes e perseverantes.

QUAL O SEU PERCURSO PROFISSIONAL? Nascida no Lobito, conta com cerca de 20 anos de experiência profissional no âmbito de Recursos Humanos, dos quais 18 em funções de liderança. Trabalhou em contextos multiculcurais distintos e desafiantes. Apaixonada pela liderança, pelo mentoring e coaching, este projeto torna-se ainda mais especial pela responsabilidade em alavancarmos juntas conhecimento no feminino!

LIDERANÇA FEMININA EM ANGOLA https://www.linkedin.com/ company/lideranca-feminina-ao/ liderancafemininaangola@gmail.com

6


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

A MERCADONA EM PORTUGAL Elena Aldana, Diretora de Assuntos Europeus da Mercadona, mudou-se para o Porto em 2016 para liderar a equipa de Relações Externas da Mercadona em Portugal e dar início ao primeiro projeto de internacionalização da empresa fora de Espanha. Uma mulher, de um país diferente, que chegou a Portugal para conhecer a Sociedade portuguesa, adaptar a empresa a uma nova realidade e dar a conhecer a Mercadona no país luso. Passados quase 3 anos, representa a empresa em várias instituições, não só portuguesas como europeias, transmitindo o Modelo da empresa e a importância de um setor coeso, na procura das melhores propostas, para acrescentar valor a todos os elos da cadeia.

“Já vivi em vários países: Espanha, Brasil, Polónia, França, e agora Portugal, todos eles com diferentes culturas e idiomas, tive de aprender a integrar-me em cada um deles. Foi enriquecedora a experiência de me cruzar com milhares de pessoas, que me deram perspetivas tão distintas de ver a vida e de encarar o facto de ser mulher, no passado e agora, e também da forma como encaramos o futuro. Fiz todo o meu percurso, com altos e baixos, mas sempre trabalhando imenso, estudando e aprendendo, e levantando-me quando caía (é importante agir com humildade e espírito lutador). É uma corrida de resistência, não de velocidade. Sempre acreditei, e acredito, que tenho as mesmas capacidades independentemente do meu género. Tenho orgulho de fazer parte de uma empresa que olha para este tema com naturalidade e que proporciona as mesmas oportunidades sem discriminação, seja ela de género, origem ou até crença religiosa, e que o aplica através de um plano de igualdade, que oferece as mesmas oportunidades salariais e de crescimento profissional.”

Elena Aldana - Head of European Affairs & External Relations in Portugal

MERCADONA Escritórios Centrais da Mercadona em Portugal Rua Pinheiro Manso, 471 4100-413 Porto Telefone: (+351) 221 201 000 www.mercadona.pt

7


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

A MERCADONA VAI ABRIR 10 LOJAS EM PORTUGAL. QUAL A ESTRATÉGIA PARA O MERCADO PORTUGUÊS? Neste momento, estamos focados em abrir as 10 lojas, nos Distritos do Porto, Braga e Aveiro, no segundo semestre de 2019. A nossa estratégia passa por nos adaptarmos à realidade portuguesa. Costumamos dizer que “em Portugal, somos Portugueses”. O primeiro grande passo foi a criação da sociedade Irmãdona Supermercados S.A., com domicílio fiscal em Portugal. Posteriormente, foi iniciada a atividade no Centro de Coinovação, em Matosinhos, um macrolaboratório de ideias de 1.000 m2 que ajuda a equipa da Mercadona a definir, junto dos clientes portugueses, o sortido de produtos em Portugal, totalmente adaptado às necessidades deste mercado. É neste centro que as equipas de trabalho estudam ao detalhe os gostos e hábitos de consumo do “Chefe” português (como denominamos os clientes na Mercadona). Já temos escritórios no Porto e em Lisboa e estamos a construir, em duas parcelas com uma área total de 50.000 m2 na Póvoa de Varzim, um bloco logístico com duas naves de 12.000 m2, que servirá para o desenvolvimento da atividade logística em Portugal.

A MERCADONA É LÍDER EM ESPANHA. QUE BALANÇO FAZ DA LIDERANÇA, NO SEGMENTO DE SUPERMERCADOS? É sempre positivo quando nos apercebemos que o esforço do nosso trabalho é reconhecido. Temos mais de 1600 supermercados e somos mais de 85 mil colaboradores - 3oo para o projeto de Portugal, por enquanto - que todos os dias nos empenhamos em satisfazer as necessidades dos nossos “Chefes”. Sabemos que temos muito a aprender e uma grande vontade em querer fazer sempre mais e melhor todos os dias. Em 2018, mais de 5 milhões de famílias confiaram as suas compras na Mercadona, e isso é uma grande responsabilidade, que devemos satisfazer sempre da melhor forma possível.

O QUE É QUE OS PORTUGUESES PODEM ESPERAR DA MERCADONA? Podem esperar o empenho e motivação de uma equipa de profissionais, que todos os dias se esforça, com o objetivo de fazer com que os portugueses venham a reconhecer a Mercadona, em Portugal, como o seu supermercado de referência e que nele possam encontrar produtos que satisfaçam as suas necessidades, com a máxima qualidade a um preço competitivo.

8

E O QUE PODEM ENCONTRAR DE DIFERENCIADOR? É efetivamente, o nosso Modelo de gestão próprio (Modelo de Qualidade Total), que nos caracteriza e diferencia, tal como costuma dizer o Presidente da Mercadona, “Quem tem um Modelo, tem um tesouro”, colocando o cliente, que é o nosso “Chefe” no centro das nossas decisões. De destacar também as nossas marcas próprias: Hacendado (Alimentação), Bosque Verde (Limpeza do Lar), Deliplus (Perfumaria e Cosmética) e Compy (Cuidado dos animais de estimação). Marcas de referência em termos de grande qualidade e com produtos inovadores – alguns deles nem existiam no mercado. Como fator diferenciador, é de salientar também a nossa estratégia comercial, Sempre Preços Baixos (SPB). Desde 1993, a Mercadona aplica esta estratégia comercial, que elimina as promoções e incentiva o consumo responsável. Desta forma conseguimos um controle dos stocks e da cadeia de abastecimento, que permite otimizar, de forma eficiente, todos os processos ao longo da Cadeia Agroalimentar. Desenvolvemos uma Cadeia Agroalimentar Sustentável, na qual todas a partes desta Cadeia trabalham de forma conjunta e eficiente, de forma a garantir, não só a segurança alimentar (que deve ser sempre garantida), mas também a melhor qualidade com um preço competitivo, na qual todas as partes ganhem dinheiro e possam pensar a longo prazo, onde o investimento e a inovação sejam um referente. O colaborador é também um dos nossos pilares. Deve estar satisfeito, com boas condições laborais e uma formação completa e específica, que lhe permite oferecer um serviço de excelência aos nossos “Chefes”. Por último, devemos ser bons vizinhos, estar integrados na sociedade onde estamos presentes, criando riqueza e sem que a nossa atividade cause qualquer incómodo.

“Temos mais de 1600 supermercados e somos mais de 85 mil colaboradores - 3oo para o projeto de Portugal, por enquanto (...)”


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

A combinação de todos os fatores resulta, como consequência, em vendas e lucro – que há-de ser reinvestido para continuar a crescer, devolvendo à sociedade aquilo que ela nos proporcionou anteriormente. Além disso, consideramos que a formação é fundamental para o bom desempenho das tarefas dentro de um posto de trabalho; é por isso que a Mercadona oferece um plano de formação adequado a cada posto (interno), totalmente pago pela empresa. Devemos investir nos nossos colaboradores, para que possam desempenhar as suas funções de forma correta, com o objetivo de que, quando voltem da formação comecem a realizar o seu trabalho com normalidade.

COMO É TRABALHAR NA MERCADONA? Um desafio todos os dias. É muito motivante implementar um projeto que é líder em Espanha, num novo país. Este é o primeiro projeto de internacionalização da empresa do qual tenho muito orgulho em fazer parte. Tem sido uma aprendizagem constante, uma

partilha de conhecimento. Trata-se de uma folha em branco na qual devemos começar a desenhar o nosso plano em Portugal, adaptando-nos à realidade de um país com uma cultura, história ou língua que são diferentes. Devemos agradecer aos portugueses a forma positiva com que nos têm recebido, desde o momento em que iniciámos o projeto em 2016

QUAIS AS VANTAGENS EM FAZER PARTE DA VOSSA REDE DE COLABORADORES? A política de Recursos Humanos da Mercadona aposta no emprego estável e de qualidade, defende e fomenta valores centrados no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. São várias as vantagens de fazer parte da empresa: salário atrativo e conhecido por todos, equidade (a mesma responsabilidade = o mesmo salário), contrato efetivo desde o primeiro dia, progressão salarial, prémio anual de acordo com os objetivos da empresa (e os próprios).

Elena Aldana - Head of European Affairs & External Relations in Portugal

9


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

MICROSOFT NA VANGUARDA DOS SERVIÇOS CLOUD E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL No âmbito da globalização e inovação, fomos conversar com Ana Maria Lopes, Diretora Executiva do Segmento Empresarial da Microsoft. Fomos compreender os serviços que oferecem para valorização do capital humano.

EM QUE MEDIDA A MISSÃO DA MICROSOFT PASSA POR CAPACITAR CADA PESSOA E CADA ORGANIZAÇÃO? Noutro período da História da nossa organização propusemo-nos a transformar a forma como as pessoas viviam e trabalhavam, democratizando o acesso a computadores pessoais. Mas, naturalmente, a tecnologia e os paradigmas tecnológicos evoluem e, hoje, o nosso desafio é muito mais que isso. A missão da Microsoft é capacitar todas as pessoas e organizações no mundo a atingir a sua excelência e mesmo, a superarem-se. Temo-nos posicionado como player ativo na valorização do capital humano, bem como no reforço da capacitação tecnológica, disponibilizando recursos, ferramentas e soluções que permitem aumentar o potencial das pessoas e das organizações. A tecnologia desempenha um papel fundamental na resposta a este desafio, mas só acreditamos nela na medida em que sirva um propósito maior: o de nos elevar a todos.

QUE SERVIÇOS APLICA NOS DIFERENTES MERCADOS, POR EXEMPLO, JUNTO DAS EMPRESAS OU DE ESCOLAS? A oferta de serviços Microsoft é global e o seu impacto depende, em larga escala, da sua capilaridade, conseguida em grande medida graças à vasta e rica rede de parceiros que nos apoia no cumprimento da nossa missão. Só em Portugal temos mais de 3.000 parceiros. As oportunidades empresariais, neste momento, passam muito por serviços Cloud e soluções como Inteligência Artificial – porque temos hoje capacidades massivas de dados, os algoritmos e a capacidade computacional para os processar. Viver a nossa missão implica também, naturalmente, um trabalho próximo junto das escolas para ativar estes agentes de mudança futura. Em Portugal, destacaria programas como o de Internet Segura, de Robótica e Programação, por exemplo.

10

QUAIS OS VALORES QUE SUSTENTAM A MICROSOFT? Temos muitos valores intrínsecos que nos balizam, mas gostaria de salientar dois em particular: o “from know-it-all to learn-it-all” e o “growth mindset”. O primeiro, diz respeito ao facto de ser fundamental evoluir de empresas que consideram que sabem tudo, para organizações que querem aprender tudo. O segundo, é a celebração de uma cultura organizacional que suporta novas ideias e novas competências à medida que estas surgem – seja o potencial tremendo e crescente da Cloud, seja a ética no uso da Inteligência Artificial, seja o imperativo da Segurança num mundo crescentemente digital. Sejam quais forem os desafios que a mais entusiasmante vaga tecnológica com a qual alguma vez nos deparámos nos apresente, a cultura da Microsoft organização sustenta.

A ANA JÁ CONTA COM UMA VASTA EXPERIÊNCIA NA EMPRESA, ACUMULANDO, INCLUSIVE, VÁRIAS FUNÇÕES, CONTE-NOS: QUAL O SEGREDO DO SUCESSO? Muito trabalho, muita paixão pelo que faço e confiança extrema nas pessoas que compõem as nossas equipas. Seremos melhores quando nos rodearmos dos melhores.

NESTE DIA INTERNACIONAL DA MULHER DEIXE UMA MENSAGEM ÀS NOSSAS LEITORAS, INSPIRANDO-AS ATRAVÉS DE ALGUMAS DAS SUAS CONQUISTAS. A confiança nas nossas capacidades e nos outros, o acreditar que somos capazes e a audácia de tentar sempre, mesmo quando poderemos não ser bem-sucedidas, são os princípios que norteiam a minha vida pessoal e profissional.


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

MICROSOFT www.microsoft.com

“As oportunidades empresariais, neste momento, passam muito por serviços Cloud e soluções como Inteligência Artificial – porque temos hoje capacidades massivas de dados, os algoritmos e a capacidade computacional para os processar.”

Ana Maria Lopes, Diretora Executiva do Segmento Empresarial da Microsoft

11


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

EMPREENDEDORISMO FEMININO GARANTE PRÉMIO DE INOVAÇÃO PARA A SOFTVOICE Líder no mercado em soluções de Point-Of-Sale, Natércia Barbeiro já ganhou um prémio de Inovação que lhe conferiu destaque nacional e internacional. Em entrevista à Revista Liderança no Feminino destaca o empreendedorismo feminino. ENVEREDOU POR ESCOLHAS MENOS HABITUAIS PELO PÚBLICO FEMININO, COMO SÃO CADA VEZ MENOS AS ÁREAS DA TECNOLOGIA E DA ENGENHARIA. QUE CARACTERÍSTICAS CONSIDERA QUE ESSE PERCURSO LHE CONCEDEU E QUE APLICA HOJE NA SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL? Sem dúvida, mas sou uma pessoa muito determinada nos meus objetivos e, desde criança, que sonhava ser empreendedora. No início foi bastante difícil porque, na área em que opero, infelizmente existem poucas mulheres e, por isso, somos sempre vistas como o elo mais fraco: bonitas, mas pouco capazes! Mas isso ainda me fez aceitar o desafio com mais determinação e dedicação. Para mim, esse ponto, que para muitos acham ser o fraco, eu usei-o da melhor forma: aprendi com bons líderes e estudei, nunca deixei de estar munida dos meios necessários, para provar que sou tão capaz como qualquer outra pessoa! A diferença que ainda existe na nossa sociedade entre o homem e a mulher, tornou-me uma pessoa forte e empenhada, até porque tive que ultrapassar bastantes barreiras para me verem como uma pessoa com know how tecnológico, para comercializar soluções diferenciadoras e de alto valor acrescentado. Tenho a felicidade de conseguir gerir de forma equilibrada a minha vida familiar e empresarial, poder acompanhar os meus filhos e o meu marido nos momentos mais importantes da vida deles.

“Ser líder de uma empresa de TI, no mercado que é maioritariamente masculino, é um grande desafio. Comigo sempre foi assim.”

12

DE ONDE E COMO NASCEU A SOFTVOICE? E COMO É SER LÍDER DE UMA EMPRESA NUM MERCADO DE TRABALHO MAIORITARIAMENTE MASCULINO? A Softvoice nasceu em 2011, incubada na DNA Cascais, sem nenhum espaço disponível para poder arrancar com a empresa, não deixei de perseguir o meu sonho e, como sou um pouco louca, e gosto de desafiar as probabilidades, apresentei-lhes o meu projeto. Rapidamente eles abraçaram esta ideia e aqui estamos! Estava grávida nessa altura e avancei. Nada melhor como ter dois desafios ao mesmo tempo e assim foi. Ser líder de uma empresa de TI, no mercado que é maioritariamente masculino, é um grande desafio, mas comigo sempre foi assim. Desde que enveredei o meu caminho pela área tecnológica, trabalhei com homens, aprendi muito, acima de tudo como gerir as emoções em algumas situações profissionais, como determinar os meus objetivos e jogar sempre pelo seguro. Estar sempre focada nas minhas ideias e acreditar em mim mesma. A autoconfiança é muito importante neste ponto, assim como, mostrar de uma forma direta as nossas ideias e saber defendê-las. Depois, o nosso desempenho, que faz alcançar os nossos objetivos.

QUE VANTAGENS CRÊ QUE EXISTEM NA SUA EMPRESA, QUE SE RELACIONEM DIRETAMENTE COM O FACTO DA LÍDER SER DO GÉNERO FEMININO? E QUAL A VANTAGEM, NO SEU PONTO DE VISTA, NUMA LIDERANÇA MISTA? Eu não me considero feminista, mas acredito que nós mulheres temos as mesmas capacidades de alcançar a liderança em qualquer empresa, basta sermos determinadas, comprometidas e perspicazes, como devem calcular. Mas, enfim nem sempre temos razão, pelo que liderar em conjunto com alguém, permite debater ideias e chegar aos melhores resultados, afinal o ditado já é velho: “duas cabeças pensam melhor que uma” e, não são raras as vezes que me aconselho com a minha equipa.


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

SABEMOS QUE NO ANO DE 2014 RECEBEU UM PRÉMIO DE INOVAÇÃO. QUE IMPACTO ESSE RECONHECIMENTO TEVE NO SEU PERCURSO PROFISSIONAL?

Idealizem o vosso projeto, revejam-se onde pretendem estar em 5 anos e, se existir disciplina e um ojetivo muito claro, de certo que o sucesso chegará.

Como devem calcular, foi com muito orgulho e gratidão. Com orgulho, porque esse prémio foi reconhecido por umas das maiores empresas de TI e, esse prémio denominado de Inovação, quer dizer que a minha empresa, conseguiu desenvolver algo diferente que o mercado ainda não conhecia e, por isso, o prémio. Gratidão, também pela minha equipa, pois as empresas fazem-se pelas pessoas que as mesmas têm e, isso é o mais importante. Cada pessoa representa uma “raiz” da “árvore” que cresce! Felizmente estou acompanhada com pessoas com determinação e com o mesmo objetivo que eu. Se a empresa crescer, todos nós recolhemos o fruto da mesma e, juntos, conseguimos marcar a diferença.

Não se assustem, por serem mulheres, isso acaba por nos trazer vantagens! Nunca nos podemos esquecer que não aprendemos a ser mães, mas conseguimos sê-lo: gerar um filho e depois trazê-o ao mundo e tudo o que isso representa! E mesmo assim, conseguimos ser boas nesse papel.

Evidentemente que esse prémio deu à Softvoice uma visão no mercado português como especalistas na àrea do retalho, mais especificamente como especialistas em soluções de Point-Of-Sale (POS), mas também no mercado internacional.

Não tenham medo de errar. Afinal, sem esses erros, não aprendemos. Se caírem levantem-se sempre de cabeça erguida! Sejam persistentes, humildes, inspirem-se em vós próprias e façam acontecer! Se não correr bem, a solução é voltar a tentar.

Natércia Barbeiro, Founder & CEO

QUE MENSAGEM PODE, ENQUANTO MULHER E ENQUANTO LÍDER DE UMA EMPRESA HÁ QUASE 8 ANOS, PARTILHAR COM TODAS AS NOSSAS LEITORAS E, QUEM SABE, OUTRAS MULHERES À PROCURA DE INSPIRAÇÃO? Antes de tudo, confiem em vós mesmas! É demasiado importante nós vivermos a nossa própria vida e não deixar que os outros possam decidir a mesma. Eu infelizmente sofri de assédio no trabalho e, mesmo assim, nunca desisti dos meus sonhos e deixei de trabalhar para alcançar os meus ojetivos. Controlem a vossa vida e mais tarde a recompensa aparece. Devemos ser conscientes, pois ser empreendedora não é facil, pois a conjuntura do ecossístema, quer a nível financeiro, quer a nível da sociedade onde operamos é, e será sempre, o maior desafio.

SOFTVOICE www.softvoice.pt

13


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

A VANGUARDA DOS APLICATIVOS DE REFEIÇÕES CASEIRAS TEM UM NOME: NOWCOOKIN’ A NowCookin’ é um projeto que se apresenta pelas mãos de Íris Brito Caeiro na vanguarda dos aplicativos móveis , promovendo um sentido de proximidade entre o cliente e o chef. E este último, pode nem ser profissional, mas sim promover aquele hobby que sempre desenvolver a outro nível. COMO SURGIU O CONCEITO DA NOWCOOKIN’?

QUAIS AS VANTAGENS DA ADESÃO AO VOSSO APLICATIVO?

A NowCookin’ é uma app de partilha de comida caseira. O conceito surgiu num almoço em casa de um amigo de um dos fundadores em que ele disse “pagava por esta tua feijoada”. Identificamo-nos muito com este conceito porque acreditamos que pode vir a ser uma boa ajuda para as famílias portuguesas, tanto do ponto de vista de quem cozinha e vende, como do ponto de vista de quem encomenda e come com qualidade sem ter trabalho.

A principal vantagem para quem come é, sem dúvida, a possibilidade de comer uma boa refeição caseira sem sujar a cozinha. Sendo uma boa solução para quem queira optar por uma comida mais saudável, sobretudo se não souber, não gostar ou não tiver tempo para cozinhar.

O QUE SE PODE ESPERAR DAQUELA QUE SERÁ A PRIMEIRA PLATAFORMA GLOBAL DE PARTILHA SOCIAL DE REFEIÇÕES CASEIRAS? Penso que esta será uma excelente opção para comer boa comida caseira. A NowCookin’ é, sobretudo, a ponte entre quem quer comprar uma refeição deliciosa e quem quer lucrar com o seu talento para a culinária. Pode-se esperar uma enorme variedade de pratos – desde bacalhau à Brás a crepes de camarão. As experiências gastronómicas estão apenas limitadas pela criatividade dos nossos parceiros.

Íris Brito Caeiro, Diretora Geral

Para quem cozinha, as principais mais-valias passam por poder monetizar o seu hobby e ajudar quem pretende trabalhar de casa. Os nossos parceiros poderão fazer a gestão total e autónoma do seu negócio, ficando a seu critério estar online ou offline. Têm também a liberdade de confecionar todo o tipo de comida que desejarem (ex: saladas, doces, bolos, sumos, marmitas, salgados) e de estabelecer os seus respetivos preços.

ENQUANTO MENTORA DESTE PROJETO, QUE CARACTERÍSTICAS DE LIDERANÇA DESTACA COMO NECESSÁRIAS? Nunca esperei estar à frente de um projeto tão ambicioso, tão nova! Penso que algo fundamental é ter uma perspetiva não hierárquica de liderança. Agora que já passou mais de um ano desde que entrei nesta aventura, posso garantir que uma característica chave é uma mentalidade positiva sempre com o foco na solução. Desde o início do projeto, já tive de trabalhar em áreas tão distintas como desenvolvimento de negócio, marketing, questões legais, contabilidade e apoio ao cliente. É também importante saber lidar com pessoas, com a responsabilidade depositada em nós, e com comentários negativos e desmotivadores.

QUAL O LEMA DA NOWCOOKIN’? Boa comida merece ser partilhada!

NOWCOOKIN’ www.nowcookin.com wowteam@nowcookin.com

14


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

ESEGUR: ONDE INCLUSÃO E EQUIDADE SÃO PRINCÍPIOS CHAVE A Revista Liderança no Feminino foi conversar com a Presidente Executiva da ESEGUR, uma empresa de referência no mercado. Maria da Glória fala-nos das práticas instituídas que estão na génese da empresa. COMECE POR CONTAR-NOS A EVOLUÇÃO PATENTE EM QUESTÕES COMO A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E DE GÉNERO DENTRO DA ESEGUR, QUE NESTE MÊS DE MARÇO COMPLETA 25 ANOS DE ATIVIDADE. A igualdade de oportunidades tem sido uma dinâmica sempre presente na gestão dos recursos humanos da ESEGUR e, no que toca ao género, não tem sido exceção. Definitivamente sempre foi uma não questão na ESEGUR. Desde a génese da empresa que sempre nos comprometemos em trabalhar de forma correta e ética. Esta postura sempre existiu, e cada vez mais, de forma permanente e, fundamentalmente, na relação com os nossos colaboradores e colaboradoras. Valorizar homens ou mulheres, independentemente da função que terão de ocupar, fez sempre parte da filosofia da ESEGUR. Prova disso mesmo é a nossa adesão ao Fórum das Organizações para a Igualdade de Género (Fórum iGen), onde defendemos a igualdade e, simultaneamente, partilhamos com outras empresas as nossas Boas Práticas nesse âmbito.

NO ANO DE 2013 A ESEGUR ADERIU AO GLOBAL COMPACT NETWORK PORTUGAL QUE, ENTRE OUTRAS PREOCUPAÇÕES, ASSUMIU UM PAPEL DE DEFESA NA ÁREA DOS DIREITOS HUMANOS E NAS PRÁTICAS LABORAIS. NESTE SENTIDO, CRÊ QUE ESTE PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS PROMOVEU, POR EXEMPLO, A IGUALDADE DE GÉNERO DENTRO DA EMPRESA? CONSIDERA QUE ESSE PODERÁ TER SIDO UM IMPULSIONADOR PARA HOJE VERIFICARMOS QUE NOS CORPOS DE GESTÃO DA EMPRESA SE ENCONTRE UMA MAIORIA FEMININA NA LIDERANÇA? A nossa adesão ao Global Compact teve que ver, principalmente, com a necessidade de afirmação da nossa atuação no que toca ao respeito pelos Direitos Humanos, principalmente, no campo das práticas laborais. Não creio, de todo, que terá sido fundamental para que os Corpos Sociais da ESEGUR hoje apresentem uma maioria feminina pois, como já referi, o sentido de equidade está presente na génese da empresa.

A ESEGUR É UMA REFERÊNCIA NO MERCADO NACIONAL DA ÁREA DA SEGURANÇA PRIVADA E ATUA, COMO SE PODE VERIFICAR, NAS MAIS DIVERSAS FRENTES, SEJA NA ÁREA DA TECNOLOGIA OU DO VOLUNTARIADO. CONSIDERA QUE O SEU CRESCIMENTO E REPUTAÇÃO BENEFICIAM DE UMA LIDERANÇA MAIORITARIAMENTE FEMININA? No mercado muito competitivo da Segurança privada, a ESEGUR, que celebra este ano 25 anos de existência, sempre beneficiou de uma política de não descriminação de género. Obviamente que o facto de desde há longos anos contar com liderança feminina contribuiu decisivamente para a consolidação dessas práticas.

APESAR DE ESTARMOS A EVOLUIR MUITO NO QUE RESPEITA À PRESENÇA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO EXISTEM ÁREAS, COMO A DA SEGURANÇA, QUE CONTINUAM A DESCREDIBILIZAR E DESACREDITAR O PAPEL, CONTRIBUTO E COMPETÊNCIAS DA MULHER. COMO CONTRARIA A ESEGUR ESTE ESTIGMA? O NÚMERO DE MULHERES NAS EQUIPAS DE SEGURANÇA AUMENTA? QUAIS OS OBSTÁCULOS QUE UMA MULHER NESTA ÁREA PODE ENCONTRAR? A ESEGUR, desde logo, nos seus processos de recrutamento não manifesta qualquer evidência de preferência de homens ou de mulheres seja no transporte de valores, seja no tratamento de valores, seja na segurança. Constata-se que a área do transporte de valores é ainda uma atividade muito masculina, não o nego, mas não por nossa preferência, antes talvez, julgo eu, pela exigência física que a profissão acarreta ou pelos pré-conceitos formados que existem igualmente ainda noutras profissões. Para mim seria uma alegria poder ter mulheres no transporte de valores, tal como temos no tratamento ou na vigilância; ainda não chegámos lá, mas estou certa que caminhamos nesse sentido. Por outro lado, na área da Vigilância felizmente, temos já uma boa percentagem de mulheres a par da percentagem de homens e, neste âmbito, permita-me frisar, que sempre assim foi na ESEGUR. A vigilância no feminino não é uma novidade para nós.

15


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

Maria da Glória Morão Lopes, Presidente Executiva

RELATIVAMENTE AOS CARGOS DE CHEFIA, CONSIDERA-SE QUE A MULHER NUM MUNDO MAIORITARIAMENTE DE HOMENS VIVE AS SUAS DIFICULDADES. COMO PODE MOSTRAR-NOS QUE UMA MULHER TAMBÉM PODE SER RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA PRIVADA, QUER DE EMPRESAS, QUER A NÍVEL PARTICULAR? Considero que ainda há muito caminho a percorrer, designadamente, na promoção de uma cultura de partilha de tarefas familiares entre o casal e a conciliação entre trabalho e vida pessoal e familiar, continua a necessitar de ser limada. É aliás nesse sentido que temos trabalhado na ESEGUR. A título pessoal confesso que neste campo não encontrei as dificuldades de que tanto se fala, ou melhor, talvez as tenha percebido, em determinados momentos, mas nunca se revelaram um entrave na execução do meu trabalho enquanto mulher e profissional em todos os cargos que ocupei até hoje. Tenho para mim que quando uma pessoa, seja ela homem ou mulher, é profissional no trabalho que desempenha irá, com certeza, atingir os seus objetivos e alcançar o que pretende e isto não se aplica apenas a nível profissional, a nível pessoal também. Posso dizer-lhe que a minha carreira profissional nunca afetou a minha vida pessoal e vice-versa.

ESEGUR www.esegur.pt

16

QUE AÇÕES E/OU EVENTOS A ESEGUR PROMOVE NO SENTIDO DE SENSIBILIZAR AS SUAS EQUIPAS PARA UM TRABALHO IGUALITÁRIO NA QUESTÃO DO GÉNERO? E COMO AGE, NA PRÁTICA, NA APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES A CLIENTES, QUE PASSEM POR UMA EQUIPA COM ELEMENTOS DO GÉNERO FEMININO, POR EXEMPLO? Primeiramente, como já havia descrito, a ESEGUR forma as suas equipas, sejam elas Operacionais ou de Direção, sem qualquer base de descriminação e isso começa, justamente, no recrutamento. Acreditamos que é a base para incutir nas pessoas o sentido de inclusão e equidade. Depois, em termos práticos, todas as ações, entre elas, a comunicação interna, as estratégias de gestão dos princípios da igualdade e da não discriminação entre homens e mulheres no mundo laboral, a promoção de forma sistemática de contratação de homens e mulheres para áreas onde estejam sub-representados/as, são práticas instituídas na empresa.

“No mercado muito competitivo da Segurança privada, a ESEGUR, que celebra este ano 25 anos de existência, sempre beneficiou de uma política de não descriminação de género. “


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

ENQUANTO PRESIDENTE EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ESEGUR QUE BATALHAS TEVE DE DESBRAVAR NO ÂMBITO DO SEU CRESCIMENTO PROFISSIONAL ATÉ CHEGAR AO CARGO EM QUESTÃO? CONSIDERA QUE HOJE EXISTE MAIS ABERTURA PARA MULHERES EM PROFISSÕES ONDE É MENOS HABITUAL A PRESENÇA FEMININA? O meu crescimento profissional foi um longo percurso, como poderão imaginar, com uma aprendizagem constante, com alguns limites à prova, não o nego, mas sempre com a convicção de que dava o meu melhor em tudo o que fazia. Parece-me que hoje em dia, felizmente, a realidade começa a ultrapassar a evolução das mentalidades e, por isso, já começamos a encontrar cada vez mais mulheres em cargos que, antigamente, seriam tradicionalmente de homens.

TENDO TODO UM PERCURSO LIGADO TAMBÉM À INOVAÇÃO, O QUE PODE PARTILHAR CONNOSCO SOBRE OS PRÓXIMOS DESAFIOS NESTE ÂMBITO, A QUE A ESEGUR SE PROPÕE MARCAR PRESENÇA NO FUTURO? A ESEGUR, como empresa de referência, naturalmente acompanha as novas tecnologias. A área do transporte de valores é continuamente renovada com as mais recentes tecnologias com vista à sua otimização e simplificação de procedimentos. A componente Vigilância Humana e a tecnologia são parte integrante das soluções de segurança que a ESEGUR oferece aos seus clientes.

NUM UNIVERSO PREDOMINANTE DAS PROFISSÕES VISTAS EXCLUSIVAMENTE PARA HOMENS, AS MULHERES MARCAM HOJE PELA DIFERENÇA. QUAIS CONSIDERA SER AS CARACTERÍSTICAS QUE SE EVIDENCIAM NUMA EMPRESA DESTE UNIVERSO QUE ABRE AS SUAS PORTAS PARA RECEBER MULHERES NAS SUAS EQUIPAS, ASSIM COMO, NA SUA GESTÃO?

QUEREMOS ACREDITAR QUE NÃO HÁ PROFISSÕES DE HOMENS NEM PROFISSÕES DE MULHERES. ACREDITA QUE ISSO É POSSÍVEL NA NOSSA SOCIEDADE? Claro que sim! A competência ou a aptidão nada têm a ver com o género, mas isso é uma opinião minha e não, infelizmente, ainda, da sociedade em que vivemos. A visão de que há profissões que são predominantemente masculinas ou femininas está enraizada de uma forma muito profunda na sociedade, como saberão, e serão precisos alguns anos para que essa mentalidade mude, no entanto, grandes passos têm sido dados.

COM BASE NA SUA EXPERIÊNCIA E NA CONSTRUÇÃO DA SUA CARREIRA PROFISSIONAL, TENDO EM CONTA A POSIÇÃO EM QUE HOJE SE ENCONTRA PROFISSIONALMENTE, QUE MENSAGEM PODE DEIXAR PARA QUEM ESTÁ A INICIAR UMA CARREIRA NUMA ÁREA AINDA POUCO EXPLORADA PELAS MULHERES? QUE CONSELHOS, DE MULHER PARA MULHER, PODE DEIXAR ÀS NOSSAS LEITORAS? Eu diria que, apesar de tudo, a posição da mulher no mundo do trabalho e na sua conciliação com a vida pessoal é hoje muito mais percebida e concretizada do que era há algumas décadas, que foi quando eu iniciei a minha atividade profissional. A mulher apresenta características obviamente diferentes que complementa decisivamente a atuação dos seus pares masculinos, valorizando definitivamente a discussão e influenciando a decisão. Acredito que hoje em dia ninguém se questionará quando uma mulher quiser abraçar projetos profissionais que no passado eram tradicionalmente ligados ao género masculino, como é o caso da Segurança Privada. Há que ser persistente, convicta, dinâmica e determinada.

As mulheres, como seres diferentes dos homens, apresentam uma série de características, nomeadamente, a nível de gestão, que as aproximam mas diferenciam dos homens. Está provado e é indiscutível. A capacidade de agir em múltiplas direções, a maior predisposição para a mudança, a tendência à cooperação e a sua gestão com um predomínio emocional são algumas delas. Não querendo, obviamente, com isto, descredibilizar a liderança masculina. São seres diferentes e, por isso, ambos se complementam.

Maria da Glória Morão Lopes, Presidente Executiva

17


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

O ESTILO DE GESTÃO E O TIPO DE LIDERANÇA EXERCIDOS MARCAM A DIFERENÇA Helena Águeda é Diretora Comercial da Prosegur desde o ano de 2010 e realça a importância crucial de se trabalhar o quociente emocional, para a otimização dos resultados da equipa e, por conseguinte, da empresa.

O GRUPO PROSEGUR CONTA JÁ COM 40 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO MERCADO. QUE EXEMPLOS DE PRÁTICA DE IGUALDADE DE GÉNERO PODE PARTILHAR CONNOSCO? A Prosegur procura encontrar os melhores profissionais para o desempenho das diversas funções. Investimos na formação das equipas, e tentámos reter e fidelizar os talentos, proporcionando-lhes um ambiente de trabalho de confiança. Os colaboradores são escolhidos pelas suas capacidades e nenhum colaborador é discriminado pelo seu género. O reflexo desta filosofia é ter equipas mistas e multidisciplinares, ter em lugares de Direção ou Intermédios, algumas mulheres em destaque. Independentemente, de ser mulher ou homem, o importante são as competências que demonstram e que tornam o colaborador apto para o desempenho da função. Numa área comercial, orientada para resultados, é fácil medir e avaliar desempenhos.

A TRABALHAR NUMA EMPRESA DOMINADA PELO GÉNERO MASCULINO, COMO É SER LÍDER NESTE SETOR? CONTE-NOS SE EXISTIRAM E QUAIS AS BARREIRAS QUE TEVE DE QUEBRAR PARA ALCANÇAR A SUA POSIÇÃO ATUAL. A minha experiência profissional sempre foi marcada por empresas mais dominadas pelo género masculino.

Em 1999 abracei um novo projeto. Recordo-me que o país estava dividido em 3 áreas e que apenas o Norte era gerido por uma mulher: quando pedia alguma ajuda a um colega, a resposta habitual era “não sei”. Percebi que para alguns homens é difícil ver uma mulher num cargo idêntico e que tenha sucesso. Desde 2010, estou na Prosegur, tendo entrado já na função que ocupo. Hoje agradeço a todas as chefias exigentes que tive no caminho, pois foi graças a essa exigência que aprendi e cresci profissionalmente e como pessoa.

CONSIDERA QUE EXISTE UM MERCADO DE TRABALHO PARA AMBOS OS GÉNEROS OU QUE HÁ SETORES QUE PODEM BENEFICIAR DE UMA LIDERANÇA MAIORITARIAMENTE MASCULINA / FEMININA? Mais do que ser homem ou mulher, o importante é o estilo de gestão e liderança exercidos. Ter uma comunicação transparente, clara e assertiva, uma preocupação genuína pelo outro, um comportamento humano. Ser empático e ter intuição ajuda a criar as relações. Temos de ter a capacidade de gerir as nossas emoções para gerirmos as dos outros. Atualmente, tão ou mais importante do que o QI (Quociente de Inteligência) é o QE (Quociente Emocional). Cada vez mais, é importante trabalhar, as competências inerentes à inteligência emocional.

Iniciei a minha carreira como comercial em 1990. Na época, eramos 22 comerciais na Zona Norte e apenas havia uma mulher: eu Tive a clara noção de que me foram exigidas muito mais demonstrações de competência para me afirmar e que existia muito menos tolerância aos meus erros.

18

PROSEGUR www.prosegur.pt 707 22 23 22


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

EVOLUÍMOS PARA UM CRESCENTE NÚMERO DE MULHERES NA LIDERANÇA DAS EMPRESAS. QUAIS OS MAIORES BENEFÍCIOS DESTA MUDANÇA, NO SEU PONTO DE VISTA? Hoje a palavra mudança faz parte das organizações. Tudo acontece a uma velocidade elevada e é efémero. As empresas têm de ter uma capacidade de adaptação constante e reinventarem-se. Para o fazerem, tem de ter equipas de profissionais competentes e diversificadas. A diversidade cria equilíbrio e o equilíbrio gera resultados.

NESTE DIA INTERNACIONAL DA MULHER, QUE MENSAGEM PODE DEIXAR PARA AS NOSSAS LEITORAS? PARTILHE O LEMA QUE APLICA À SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL CONNOSCO! O mais importante é fazermos o que gostamos, o que nos faz sentir realizadas, sermos autênticas e perseguirmos aquilo em que acreditamos. Não há impossíveis e sim podemos ser e fazer tudo aquilo em que acreditámos; basta querermos! Feliz dia da Mulher.

Helena Águeda, Diretora Comercial

“Hoje a palavra mudança faz parte das organizações. Tudo acontece a uma velocidade elevada e é efémero. As empresas têm de ter uma capacidade de adaptação constante e reinventarem-se.”

19


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

O RIGOR E A FELICIDADE ESTÃO “LADO A LADO“ .

POR PAULA MELO Coach and trainer coach international certificate Consultora / Formadora Paula Melo, mestre em consultoria, auditoria e gestão, desenvolve o papel de coach há já 21 anos. A Revista Liderança no Feminino foi conhecer parte do seu trabalho e, apurar a sua opinião sobre o que considera de maior importância termos em conta no nosso dia a dia, para alcançarmos a felicidade! Diariamente vemo-nos mais envolvidos “na viagem” em que nos é solicitado rigor no desempenho profissional, pessoal, social e familiar e em que nós crescemos no nosso estádio da felicidade. Os desafios, a informação e a contra informação aceleram a cada momento. O rigor com este cenário é exigido que cada vez mais aconteça. Perguntas poderosas como :

- Como me diferencio positivamente? - Como desenvolvo o meu foco? - Como partilho os meus resultados? - Que competências ganho diariamente? - Que competências acrescento à minha “bagagem”? - A que “viagem” me desafio? - Que planeamento faço? - Como saboreio as minhas ações ? - Celebro diariamente os meus resultados? - O que me impede de concretizar? De agir ? - Quais as minhas competências para dar resposta a esta ação? Competências técnicas? Conhecimentos? Competências de gestão? Competências sociais? Competências comportamentais ? - Que “domínio” tenho quando desenvolvo esta ação para obter o rigor do resultado definido ? - O “saber agir” sobre as competências que tenho estão alinhadas ? - Sei que sou capaz ? - Que condicionamentos em mim encontro? - Para onde quero ir ? - Como quero ir?

A conciliação da utilização desta ferramenta poderosa “Coaching Organizacional”, permite responder a estas perguntas poderosas e a monitorizar o rigor do desempenho , levando-nos a celebrar resultados. A monotorização e o acompanhamento de objetivos SMART negociados e alinhados com os diferentes lideres de uma organização, levam a uma tomada de consciência referente ao estádio de desenvolvimento que o colaborador/coachee se encontra e quais as ações com que se compromete ao seu desenvolvimento subsequente. Objetivos SMART permitem alinhamentos, compromissos e cooperação entre os colaboradores. O coachee iniciou a sua “viagem” com o pensamento: é difícil fazer...; não sei...; isto não é para mim...; não tenho tempo... Neste contexto surge o primeiro grande desafio que passa pela tomada de consciência destes condicionamentos. O desafio leva à determinação de conquista(s) de resultados, que leva(m) a um processo que exige esforço e dedicação, sendo um caminho na concretização dos sonhos e, assim sendo, um caminho na felicidade. Com uma conquista consciente na concretização dos objetivos e com os momentos de superação espelhados, o desempenho permite gerar mais valor e rigor (R.O.I.). Parabéns e um agradecimento especial a todos os colaboradores fantásticos, com quem tive a oportunidade de trabalhar durante o ano de 2018 e neste inicio de 2019, que se desafiam a crescer e a desenvolver as suas competências orientadas com esta esta ferramenta “Coaching Organizacional”, reforçando a sua auto motivação, adquirindo mais consciência de como um empenho rigoroso no dia a dia lhes permite acontecer um sorriso genuíno.

- Quando vou ?

20

paulatmelo@gmail.com


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

FLORAIS SAINT GERMAIN COM ESSÊNCIAS ENERGÉTICAS

JOVEM EMPREENDEDORA NO RAMO DA HOTELARIA

POR REGINA BARBOSA

POR ANA BEATRIZ

Desde 2010 que a Vitalflora é a representante exclusiva dos florais Saint Germain com distribuição em vários espaços como ervanárias, farmácias, espaços holísticos, entre outros. A terapia floral Florais Saint Germain contribui para o nosso bem-estar físico, energético e emocional. No site www.vitalflora.pt podemos encontrar várias fórmulas florais que são preparados naturais e artesanais. Por exemplo, floral de Alcachofra, Algodão ou Ameixa, entre muitas outras essências de composição benéfica. Os florais distribuídos pela Vitalflora são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde desde 1976. Não contém contra-indicações e podem ser utilizados por todas as faixas etárias, desde bebés a idosos. Também os animais podem beneficiar da terapia. A Vitalflora considera que “o corpo físico é apenas uma parte do conjunto do ser humano e tratar um só aspeto isolado dos outros leva-nos a uma cura incompleta”. Isto significa que, com a terapia de essências florais, as pessoas refletem sobre o seu interior, partindo à descoberta de uma nova consciência. Com um conceito diferenciador e terapia avançada, a empresa promove ainda cursos para terapeutas, de forma a potencializar os seus conhecimentos.

Comecei a minha carreira na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, com apenas 16 anos, no curso profissional de restaurante e bar, com a convicção que chegaria a Diretora de Hotel. A partir daí deixei de ter as férias de verão que todos os meus amigos tinham para me dedicar a algo que me fazia “vibrar”. Sabia que a formação era importante, mas a experiência era essencial para chegar com brio à liderança. O meu primeiro contrato de trabalho foi na função de empregada de mesa há 20 anos no Hotel Lisboa Plaza, ao mesmo tempo estudava à noite, Gestão Hoteleira. Fui passando por todas a secções dos Hotéis Heritage Lisboa e ao terminar o meu curso sou convidada a abrir o Solar do Castelo, unidade de charme no Castelo de S. Jorge, como assistente de direção. Foi um sucesso, pois a dedicação de uma menina de 22 anos foi total, assim como, a preocupação em formar a sua equipa o melhor que podia. Passados 4 anos abria a nova unidade dos Hotéis Heritage Lisboa, Heritage Av Liberdade, e o objetivo cumpria-se: Diretora de Hotel. Nessa altura também era reconhecida pelo Turismo de Portugal como exemplo para futuros alunos das escolas de hotelaria e turismo, numa campanha publicitária em 2009. Fui reconhecida com a minha história de vida, ganhando um concurso nacional -“Dar a volta ao futuro” promovido pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH), que me possibilitou ir aos Estados Unidos, à reconhecida universidade de Cornell, onde frequentei o curso “Financial Management for Hospitality”. Passei pela direção de outras unidades pequenas e de charme onde o atendimento pessoal, a atenção ao detalhe, a gestão próxima dos colaboradores contribuiu para o sucesso na gestão das mesmas e na minha satisfação profissional e pessoal. Fui formadora e tornei-me empresária em 2011. O meu desenvolvimento pessoal também tem sido uma ferramenta preciosa para o sucesso de todos os meus projetos. Por onde passo deixo uma marca! Hoje em dia a AB&C Hospitality “guia” os seus clientes (unidades hoteleiras independentes de charme) a alcançar um produto único, genuíno, com posicionamento, rentabilidade e satisfação quer dos seus hóspedes e utentes, quer da sua equipa. O nosso propósito é: juntar muitos em prol de um bem comum, a melhoria da oferta hoteleira em Portugal, onde o bem-estar de cada pessoa é fundamental.

geral@vitalflora.pt

ana.beatriz@abchospitality.pt

21


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

FOCO E DETERMINAÇÃO SÃO ELEMENTOS DE SUCESSO NA LIDERANÇA Com uma vasta experiência profissional a nível nacional e internacional, Margarida Damião Ferreira afirma que o maior desafio é ter, por mérito, a oportunidade para perseguir o objetivo determinado. A MARGARIDA ESTEVE UM PERÍODO FORA DE PORTUGAL. ISSO DEVEU-SE A DESAFIOS MAIORES NO EXTERIOR OU A FALTA DE OPORTUNIDADES POR CÁ? Emigrei no final de 2008, quando tinha uma vida perfeitamente organizada e trabalhava numa das maiores sociedades de advogados em Portugal. Foi a vontade de ter uma experiência de vida fora que me fez emigrar. Uma vez lá fora, tive desafios maiores que agarrei e que me fizeram crescer muito profissionalmente.

AO LONGO DO SEU PERCURSO PROFISSIONAL DEPAROU-SE COM QUANTAS MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA, NAS EMPRESAS POR ONDE PASSOU? O QUE ISSO SIGNIFICOU PARA A PROGRESSÃO DA SUA CARREIRA? Atualmente nas sociedades de advogados é muito comum as mulheres ocuparem posições de liderança, muito embora só me lembre de uma ter assumido o lugar de Managing Partner de uma grande sociedade. Já no setor da construção a posição de liderança das mulheres é ainda muito incipiente. Este não foi certamente um fator significativo na minha progressão de carreira, mas procuro sempre exemplos com que me identifique e estou atenta a líderes, mulheres ou homens, que me inspirem.

“Acho que as mulheres imprimem um cunho particular na gestão de uma empresa com a ponderação de fatores não ponderados pelos homens. Não se trata de ponderar mais fatores, apenas de ponderar outros fatores na tomada de decisão.”

22

Margarida Damião Ferreira General Counsel

ATUALMENTE TRABALHA NUMA EMPRESA CUJO RAMO É MAIORITARIAMENTE DOMINADO PELO GÉNERO MASCULINO. PARA SI, QUAIS AS VANTAGENS DAS MULHERES OCUPAREM CARGOS DE GESTÃO NAS EMPRESAS? Entendo que a liderança das mulheres não é igual à liderança dos homens, não tem de ser e não deve procurar sê-lo. Homens e mulheres são diferentes, pelo que resultarão sempre em líderes com características diferentes, e isso é bom. Acho que as mulheres imprimem um cunho particular na gestão de uma empresa com a ponderação de fatores não ponderados pelos homens. Não se trata de ponderar mais fatores, apenas de ponderar outros fatores na tomada de decisão. A determinação com que a mulher foca o objetivo, fá-la relevar muitos eventos no dia a dia de uma empresa, sem esforço racional ou emocional. Há uma mestria na persistência com que encara e aguarda a construção diária que é muito eficaz para alcançar objetivos de longo prazo e a garantir a sustentabilidade de decisões estratégicas. Há, regra geral, o tão raro bom senso, um afincado sentido de comunidade, a contínua procura do bem comum na gestão da empresa e, talvez, uma maior preocupação pela organização interna que se reflete em resultados. Mas tudo isto em regra, porque há inúmeras exceções.


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

“É preciso saber para onde se quer ir. Estabelecer a meta, determinar o objetivo. E depois é só trabalhar todos os dias um bocadinho mais para o alcançar.”

QUAIS OS MAIORES DESAFIOS QUE ENCONTROU AO LONGO DA SUA CARREIRA? CONSIDERA QUE SERIAM DIFERENTES SE NÃO FOSSE MULHER? Reconheço que o caminho da mulher, dentro de uma organização, é mais longo do que o do homem. Ainda é. Uma mulher tem de se destacar mais, tem que fazer com que as suas capacidades se notem de uma forma tão evidente que seja impossível não as reconhecerem. A ascensão profissional do homem é mais rápida, mais fácil, porque já se conta com ela. Não é provável, pelo que não é expectável que a mulher assuma uma posição de líder numa empresa. É preciso encontrar pela frente quem esteja disponível para ouvir ideias diferentes. Acredito que o maior desafio é sempre o de ter (de lhe ser dada) por mérito a oportunidade que se quer.

NESTA ÉPOCA EM QUE CELEBRAMOS O DIA DA MULHER, QUE MENSAGEM PODE DEIXAR A TODAS AS NOSSAS LEITORAS? Foco. É o chamado Eyes on the Prize. É preciso saber para onde se quer ir. Estabelecer a meta, determinar o objetivo. E depois é só trabalhar todos os dias um bocadinho mais para o alcançar. Parece que é sempre muito mais fácil quando se sabe o que se quer fazer na vida desde pequenino. Na verdade, não é mais fácil, trabalha-se é desde cedo nisso, há mais tempo de trabalho e por isso chega-se lá mais cedo. Portanto, muito trabalho e competência. Muita persistência, confiança e nunca, nunca desistir.

ZAGOPE www.zagope.pt geral@zagope.pt

23


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

DETERMINAÇÃO E EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA INTERNACIONALIZAÇÃO Fomos conhecer o percurso inspirador de Madalena Albergaria, Country Director da The Oil & Gas Year, cujo registo já se expandiu por três continentes diferentes, concedendo-lhe numa diversidade cultural, que lhe permite um dinamismo e uma experiência imbatíveis.

“SEM EXECUÇÃO, GRANDES IDEIAS NÃO SE CONCRETIZAM. EU EXECUTO.”. É ESTE O LEMA QUE TRANSPORTA PARA O SEU TRABALHO? Eu tive a felicidade de crescer num lar onde “a qualidade das árvores se vê pelos seus frutos” – e faço questão de implementar esta visão em todas as vertentes da minha vida. Tudo o que fazemos deverá ter o seu início numa boa intenção, mas é importante que não nos fiquemos por aí.

QUANDO FALAMOS DE CARGOS DE TOPO EM GRANDES EMPRESAS, GOSTAMOS DE SABER COMO É A RELAÇÃO ENTRE A PROGRESSÃO DE CARREIRA E A QUESTÃO DO GÉNERO. COMO É SER LÍDER DE GRANDES PROJETOS ENQUANTO MULHER? Uma conquista e um ponto de partida, todos os dias. Não penso que tenhamos a vida facilitada, mas nao é tão bom poder fazer parte desta mudança tão profunda nos ideais da sociedade em que vivemos? Estou confiante de que quanto mais tempo se passar, mais de nós irei ver sentadas ao meu lado.

QUE REFLEXÃO FAZ SOBRE O SEU PERCURSO, TENDO JÁ SIDO RESPONSÁVEL PELA LIDERANÇA DE PROJETOS EM TRÊS CONTINENTES DIFERENTES? A minha mãe diz que mudei muito, pelo que deve ser verdade! E diga-se de passagem que fazer as malas e mudar de equipa e continente de poucos em poucos meses é quase tão difícil quanto remar na Lagoa das Sete Cidades, de onde venho, em dias de vento! Mas nunca teria pensado que o Mundo e a vida me pudessem trazer tanta coisa boa se não tivesse passado por tantos lugares e conhecido tantas pessoas.

24

COMO CONSIDERA O FACTO DE SER MULHER E TRABALHAR NUM MERCADO DE HOMENS, TENDO TAMBÉM EM CONTA O FATOR QUE INEVITAVELMENTE NÃO PODEMOS DEIXAR DE DESTACAR – A SUA IDADE? Esta é a pergunta mais difícil (e a mais fácil!) de responder. Eu diria que o principal desafio que encontrei em qualquer um dos continentes onde trabalhei foi a dificuldade de conquistar o respeito imediato de gerações de executivos com décadas de experiência numa das indústrias mais lucrativas do Mundo. No entanto, também foi esse um dos principais motivos que me levou a ficar na empresa e a trabalhar tanto quanto eu e as minhas equipas trabalhamos diariamente – Como é que uma jovem mulher se pode sentir confiante e bem sucedida numa sala de reuniões onde é sempre quem menos sabe e menos experiência tem? Embora a resposta completa a esta questão seja uma longa viagem que ainda não terminei, creio que o mais importante é sentirmo-nos confortáveis com a dúvida e seguras dos que serão os nossos pontos fortes.

NESTE DIA EM QUE CELEBRAMOS O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, QUE MENSAGEM PODE DEIXAR A TANTAS OUTRAS JOVENS, MULHERES, QUE PRETENDAM ENFRENTAR DESAFIOS QUE AS FAÇAM SAIR DO SEU PAÍS BERÇO, COMO FOI O CASO DA MADALENA, E ABRAÇAR OPORTUNIDADES NOUTROS CONTINENTES? “Quanto mais trabalho mais sorte tenho”, quem nunca ouviu? No final do dia, qualquer uma de nós que se liberte do destino de ter de se sentar direita à mesa (desculpa, pai!), de falar apenas quando deve e de não poder seguir o caminho que mais deseja pode ser o que que quer que aspire ser.


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

Madalena Albergaria, Country Director

“(...) o principal desafio que encontrei em qualquer um dos continentes onde trabalhei foi a dificuldade de conquistar o respeito imediato de gerações de executivos com décadas de experiência numa das indústrias mais lucrativas do Mundo.”

THE OIL & GAS YEAR www.theoilandgasyear.com madalena@theoilandgasyear.com

25


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

PARCEIROS DE VALOR NO MARKETING PROMOCIONAL. A LIDERANÇA NA MARCA We Have Ideas esteve responsĂĄvel pelo marketing de vĂĄrias marcas premiadas pela Escolha do Consumidor, que lideram no seu segmento. A Revista Liderança no Feminino foi conhecer Sofia Carmo que lidera este projeto. A WE HAVE IDEAS ESTĂ NO MERCADO HĂ QUASE 4 ANOS. QUAL O MAIOR DESAFIO E MUDANÇAS AO LONGO DESTES ANOS.

COMO DIRETORA GERAL, CONSIDERA QUE A REINVENTAĂ‡ĂƒO CONTĂ?NUA É O SEU MAIOR DESAFIO PROFISSIONAL?

Abrir uma empresa neste segmento em 2015, com centenas de empresas supostamente concorrentes esse por si sĂł, jĂĄ foi o maior desafio. Mesmo com a minha experiĂŞncia de 13 anos na ĂĄrea e com colegas com ainda mais anos de experiĂŞncia, foi realmente um enorme desafio começar do zero uma empresa neste segmento “foi uma loucuraâ€? boa, atĂŠ ao momento e espero que sempre. đ&#x;˜Š

Claro que sim.

Creio que a maior mudança ĂŠ mesmo o crescimento do digital. Sendo a We Have Ideas uma empresa especialista em marketing promocional e operacional no fundo açþes no terreno, a criatividade para açþes in store e eventos tem de ser cada vez maior e mais “agressivaâ€?, para conseguir “sobreviverâ€? ĂĄs campanhas online. Para alĂŠm da criatividade, o recrutamento e seleção dos recursos humanos envolvidos em todas as açþes ĂŠ de extrema importância. Temos jĂĄ um grande reconhecimento no mercado pela qualidade da nossas hospedeiras e promotores.

Em 2018, fui tirar uma Pós Gradução em Marketing Digital, porque acredito que só adquirindo dia após dia novas competências, podemos crescer enquanto profissonais e enquanto pessoas.

A WE HAVE IDEAS ESTĂ ASSOCIADA A MARCAS DE REFERĂŠNCIA NACIONAL. COMO TEM SIDO ESSE TRABALHO DE CONTRIBUTO PARA CRESCIMENTO DESSAS EMPRESAS? Gratificante, acho que ĂŠ a palavra certa. JĂĄ sĂŁo conhecidas as marcas que ganharam o PrĂŠmio Escolha do Consumidor 2019 e 4 dessas marcas, sĂŁo nossos clientes diretos đ&#x;˜Š E ainda outras 4 marcas, sĂŁo tambĂŠm nossos clientes, ainda que indiretamente, com agĂŞncias que subcontratam os nossos serviços. Para alĂŠm destas marcas, temos vĂĄrios outros clientes/marcas, lideres de mercado no seu segmento e muito nos honra que confiem em nĂłs. #somoswehaveideas

ATIVAR UMA MARCA OU UM PRODUTO REQUER UM ELEVADO N�VEL DE CRIATIVIDADE. A VOSSA EXPERIÊNCIA É UMA MAIS VALIA PARA COMUNICAR COM SUCESSO? Sem dúvida! Nada melhor que permitir que o consumidor tem uma experiência direta com a sua marca. Esta experiência de contacto direto tem aumentado bastante nos últimos anos, porque se tem manifestado numa forma eficaz da marca se manter na mente dos consumidores.

WE HAVE IDEAS www.wehaveideas.pt geral@wehaveideas.pt

26

Sofia Carmo, General Manager


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

A LIGAĂ‡ĂƒO EMOCIONAL DO CONSUMIDOR COM A MARCA É UM DOS FATOR CHAVE DA EMPRESA. COMO É REALIZADO ESSE PROCESSO DE PROXIMIDADE? O relacionamento com os nossos clientes ĂŠ baseado na premissa de que os clientes importantes precisam receber atenção contĂ­nua. E todos os clientes sĂŁo importantes, nĂŁo fazemos qualquer distinção entre os nossos clientes. Acreditamos que cada cliente ĂŠ a pessoa mais importante da We Have Ideas. đ&#x;˜‰ As marcas nĂŁo dependem de nĂłs; nĂłs ĂŠ que dependemos delas. NĂŁo fazemos um favor quando o trabalhamos para os nossos clientes; eles ĂŠ que fazem o favor de nos dar a oportunidade de trabalhar com eles. Por isso, mantemos uma relação muito prĂłxima dos nossos clientes, com uma acompanhamento “taylor madeâ€?. Em alguns casos, sĂŁo atĂŠ criados fortes laços de amizade, o que muito me honra. NĂŁo posso ainda deixar de agradeçer a toda a minha equipa de accounts, pois sĂŁo elas (sĂł mulheres) que todos os dias tĂŞm um contacto direto e muito prĂłximo com os nossos clientes.

“JĂĄ sĂŁo conhecidas as marcas que ganharam o PrĂŠmio Escolha do Consumidor 2019 e 4 dessas marcas, sĂŁo nossos clientes diretos “

27


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

O MARKETING PARA ALÉM DOS BASTIDORES

Um líder inspirador e inclusivo trará benefícios para a empresa e toda a equipa. Apesar de estudos determinarem características mais tipicamente masculinas ou femininas na liderança, a diretora de marketing da BI4ALL não é apologista da defesa do desempenho profissional com base no género. Inerente a qualquer um deles, espera-se foco, a dedicação e a determinação.

COM MAIS DE 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO, QUAIS OS SEUS MAIORES DESAFIOS ENQUANTO LÍDER FEMININA NESTA ÁREA? Não considero que seja o género que distingue a liderança feminina e masculina, mas sim a própria personalidade, o foco, a dedicação e os resultados que se conseguem alcançar. Desde que assumi a liderança de departamentos de marketing, nunca me senti penalizada por ser mulher. Felizmente, desde o início da minha carreira, que trabalhei com pessoas que me inspiraram e me ensinaram muito e tive o privilégio de trabalhar em empresas onde me foi dada a oportunidade de progredir, contudo, esse reconhecimento foi-me dado pela minha enorme dedicação, determinação e pelos resultados que alcancei. O Marketing é uma área muito desafiante, dinâmica e extremamente complexa pela diversidade de projetos e áreas em que trabalha em simultâneo. Há muito trabalho de bastidores que não é visível e que implica uma grande alocação de tempo e dedicação. Mas, são os pormenores que fazem a diferença e, o segredo do sucesso está, também, nesta dedicação ao trabalho de “bastidores”. Penso que o meu maior desafio é conseguir fazer milagres com as 24 horas do dia e querer ser 100% em tudo! A nível profissional, como mulher, como mãe, como amiga, como gestora da casa e ainda ter algum tempo para mim!

BI4ALL www.bi4all.pt comunicacao@bi4all.pt

28

CONSIDERANDO O SEU PERCURSO PROFISSIONAL, CONSIDERA QUE EXISTEM DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE A LIDERANÇA FEMININA E A MASCULINA NUMA EMPRESA? Dizem-nos os estudos que há características classificadas como tipicamente masculinas (centralização, autoridade, racionalidade, competitividade) e femininas (polivalência, organização, força, empatia, sensibilidade), contudo não sou nada apologista de defender o desempenho de um profissional pelo género. Acredito sim em líderes inspiradores e inclusivos, independentemente de serem homens ou mulheres. Gerir pessoas é um grande desafio que envolve, entre outros aspetos, estar atenta a cada membro da equipa e criar oportunidades para que possam evoluir. Ter disponibilidade para ouvir, orientar, ensinar, reconhecer e inspirar para além da gestão do ambiente, a boa energia e motivação que um líder passa à sua equipa.

QUE BENEFÍCIOS CONSIDERA MAIS IMPORTANTES NA VANTAGEM DE UMA LIDERANÇA FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO? Talvez a sensibilidade, polivalência e a emotividade seja o que marca mais a liderança feminina. De resto, os benefícios e características são inerentes, independentemente do género. A boa capacidade de ouvir, comunicar e observar. A motivação da equipa e fazer com que todos sintam que são parte fundamental do desenvolvimento da empresa. A assertividade, o respeito e a partilha de conhecimento. Gosto de trabalhar com a equipa, como gosto que trabalhem comigo! Gosto de ajudar a realçar o que há de melhor em cada um, fazê-los descobrir os seus talentos e potenciá-los. Ser líder também é fazer com que os membros da nossa equipa brilhem.


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

O QUE DESTACA DO SEU PERFIL DE MULHER E DE LÍDER ENQUANTO DIRETORA DE MARKETING NA BI4ALL? QUAIS OS DESAFIOS QUE TEVE ATÉ CHEGAR À SUA POSIÇÃO ATUAL? Falar de nós é difícil, por isso nada como perguntar à equipa que trabalha diariamente comigo a sua opinião sobre as minhas características de liderança… “disponível”, “boa energia”, “motivadora”, “muita paixão no que fazes e contagias as pessoas”, “atenta às fragilidades e forças da equipa”, “respeitas os elementos da equipa”, “aberta a opiniões e ideias”, “focada”, “crias empatia”, “és cuidadosa na forma como comunicas connosco”, “boa comunicadora”, “estás presente”, “és inovadora e atenta”, “partilhas conhecimento e gostas de aprender coisas novas”, “exigente e perfecionista”, “tens visão estratégica”... e mais elogios havia, fico de coração cheio! E tenho, sem dúvida, uma equipa maravilhosa a trabalhar comigo!

Entrei na BI4ALL para a posição que tenho hoje, mas a isso deveu-se um reconhecimento do trabalho que tinha exercido no passado! Desafios, claro que os tenho, os desafios fazem parte do nosso dia-a-dia, fazemos é a diferença na forma como os encaramos. Acima de tudo sou muito feliz a nível pessoal e profissional, e isso também faz com que encare os desafios de forma mais positiva.

QUE MENSAGEM PODE DEIXAR A OUTRAS MULHERES QUE TENTAM EVOLUIR NA SUA CARREIRA PROFISSIONAL E/OU ATÉ MESMO CRIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO? Que sejam humildes e que tenham vontade de aprender. Que tenham bons mentores, que invistam bastante em si próprias, que estudem, trabalhem e que se dediquem com toda a energia no que realmente acreditam e que realmente gostam em termos de carreira. Perseverança e resiliência são sempre essenciais para nunca desistirmos dos nossos sonhos!

Carla Bastos da Fonseca, Diretora de Marketing

“O Marketing é uma área muito desafiante, dinâmica e extremamente complexa pela diversidade de projetos e áreas em que trabalha em simultâneo.”

29


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

A REDSCOPE CONSULTING NA APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES DE LIDERANÇA A Revista Liderança no Feminino entrevistou Cláudia de Castro Caldeirinha. Esta é ativista de direitos humanos e viveu em vários países. Trabalhou na Fundação de George Soros e no Club de Madrid. Fundou a Redscope Consulting, onde trabalha questões de liderança. Escreveu o livro “Women Leading the Way in Brussels”, em co-autoria com Corinna Horst.

Afirma que, a par do seu percurso profissional, como é sentir o confronto com a realidade no que respeita à conciliação profissional com a vida familiar. Teve o seu filho, o qual amamentou até aos sete meses. Como mulher num cargo de topo e cercada, maioritariamente por homens, partilha que sentiu uma enorme pressão. Conta-nos que não teve tempo algum de maternidade. Situações como perceber que o seu filho era o mais novo da creche, levavam a sentimentos de culpa. Cláudia faz questão de recordar e partilhar como eram vividos esses tempos iniciais onde nasceu não apenas um bebé, mas também uma mãe. Recorrendo à facilidade de ter uma mota, conta que amamentava antes de ir trabalhar, ia a casa a meio da manhã e a meio da tarde, numa tentativa de preencher dois corações com pingos de amor, pelo que o pouco tempo destas viagens lhe permitia, amamentava, dava beijinhos, e lá voltava para as reuniões, tentando, segundo a própria parecer superprofissional. Atualmente lidera a Redscope Consulting, onde pratica o “coaching” com mulheres executivas com o mesmo tipo de problemas que a própria relatou ter. Conciliar a maternidade com a carreira continua a ser a grande questão e é nas políticas de conciliação familiar que pretende trabalhar, lutando pela mudança e ambicionando um equilíbrio sustentável entre a vida pessoal e uma carreira profissional.

REDSCOPE CONSULTING www.redscope-consulting.com info@redscope-conssulting.com

30

Talk 2 de Liderança fala por uma Europa Equilibrada e decorrerá a 25 de junho de 2019. O programa promete palestras facilitadas pela própria Cláudia de Castro Caldeirinha, especialista em liderança, e co projetadas pela EUSA, assim como, pela equipa da REDSCOPE. Pela REDSCOPE promovem-se as “PALESTRAS DE LIDERANÇA - Construir a Inclusão e Equilíbrio de Género na Europa”, de carater inspirador, onde se reúnem líderes empresariais que contam com percursos e experiências inspiradores. A Redscope, com mais de 10 anos a ajudar líderes e empresas a construir novas culturas através da aprendizagem e desenvolvimento, propõe soluções de liderança inclusiva, trabalhando a inteligência emocional, agilidade, entre outras características e competências. ATUA NO ÂMBITO DA LIDERANÇA FEMININA E DIVERSIDADE DE GÉNERO, ajudando empresas e instituições a alcançar os seus alvos de diversidade, desenvolver as habilidades de liderança de mulheres talentosas e preparar mulheres para liderar.


Clรกudia Caldeirinha, Executive Director and Senior Leadership Advisor


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

FAZER DIFERENTE, FAZER MELHOR. A ASA LAWYERS ACREDITA QUE JUNTOS VOAMOS MAIS ALTO Desde muito cedo que Teresa do Brito Apolónia tinha a certeza de que a advocacia seria a sua profissão. Atualmente é sócia fundadora da ASA - Apolónia sócios e associados, uma sociedade de advogados sediada em Lisboa, mesmo junto à Praça Marquês de Pombal. Fomos conhecer o projeto ASA, que através da criatividade e dedicação ao cliente exerce o Direito em toda a sua plenitude. O QUE A MOTIVOU A ESTUDAR ADVOCACIA, UM MUNDO AINDA MAIORITARIAMENTE MASCULINO? Apesar de ser um mundo maioritariamente visto como masculino nunca senti que tal fosse um problema, mas sim um desafio. A verdade é que decidi estudar advocacia quando tinha apenas 9 anos! Em casa, os meus pais costumavam brincar e dizer que eu tinha talento para ser advogada - devido à minha capacidade de argumentação para defender os meus interesses, mesmo em tão tenra idade.

EM ALGUM MOMENTO DA SUA CARREIRA SENTIU QUE SER MULHER A COLOCAVA NUMA POSIÇÃO MAIS DIFÍCIL PERANTES OS CLIENTES? Sim. Por estranho que pareça quer no mundo empresarial quer no âmbito judicial encontrei clientes que preferiam um homem a representá-los do que uma mulher. Ainda que ambos trabalhassem na mesma sociedade davam preferência a um advogado do sexo masculino. Não se sentiam confortáveis com uma mulher a liderar uma negociação ou a representá-los judicialmente. Não posso afirmar que isso tenha sucedido muitas vezes mas em 15 anos de advocacia aconteceu talvez quatro ou cinco vezes... No entanto, bastaria uma vez apenas para ser algo grave, do ponto de vista da igualdade de género.

COMO AVALIA A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DAS MULHERES ADVOGADAS NO MERCADO DE TRABALHO E NA SOCIEDADE PORTUGUESA? Honestamente, acho que hoje em dia estamos muito melhor que há uns 10, 15 ou 20 anos. Contudo, de facto, ainda se sente a discriminação. É um mundo em que o assédio sexual ainda permanece muito ofuscado, talvez mais do que em outras profissões. Não encontro uma explicação para este fenómeno...

32

Teresa do Brito Apolónia, Advogada

DURANTE A SUA FORMAÇÃO ESPECIALIZOU-SE EM FISCALIDADE E ATUALMENTE TEM O SEU PRÓPRIO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA. COMO SURGIU ESTE PROJETO? QUAIS OS DESAFIOS QUE ENFRENTOU PARA O CONCRETIZAR? Esta sociedade é muito recente e surgiu quando chegou ao fim a sociedade anterior, da qual fui sócia fundadora. É, finalmente, o projeto em que me revejo plenamente. As principais áreas de actuação são o Direito fiscal, imobiliário, empresarial e internacional. O nome ASA prende-se com este novo voo que ambicionamos fazer. É um projeto um bocadinho diferente daquele em que eu estava anteriormente. As sócias fundadoras da ASA Lawyers são, além de mim, a Sara Cruz e a Marta do Brito Apolónia - esta última responsável pela delegação do escritório no Algarve. Aproveito a oportunidade para revelar que já este mês de Março a nossa advogada associada Ana Mendes Lopes passará igualmente a sócia. A ASA pretende voar mais alto e ser sobretudo diferente. A equipa é maioritariamente feminina, mas sem que esse fosse o propósito. Não olhamos a géneros, mas a competências.


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

Hoje em dia surgem muitas ferramentas para sermos líderes melhores, como por exemplo o Eneagrama que é uma ferramenta que me foi apresentada por um grande amigo e também coach, o António Cordeiro. Também este mês - no dia 7 - foi lançado um livro sobre o tema, que esta ligado ao empreendedorismo, obra em que dou o meu testemunho e sou identificada como alguém que pertence ao tipo 9 [ver caixa].

PARA A EMPRESA, O QUE REPRESENTA GANHAR UM PROCESSO? Terei de fugir um pouco a essa pergunta, porque o sucesso da nossa sociedade vai muito além da parte judicial. Sou muito favorável à conciliação, isto é, pelo tempo que temos de perder no tribunal, mesmo que o processo seja ganho, em regra acaba por causar muitos dissabores aos nossos clientes, nem que seja só pelo tempo que se perde nos tribunais. Portanto, às vezes ganhar um processo pode não significar uma sentença, mas um excelente acordo. Procuramos sempre arranjar uma solução mais rápida e que beneficie ambas as partes. Contudo, obviamente que ganhar um processo ou obter bons resultados para os clientes é muito satisfatório para o escritório, até porque gostamos de aplicar alguma criatividade e às vezes aceitamos processos um pouco fora do comum, pelo próprio desafio que representam.

QUE MENSAGEM ACHA IMPORTANTE PARTILHAR, NESTE DIA DEDICADO ÀS MULHERES, COM TODAS AS ESTUDANTES DE ADVOCACIA, SOBRE O QUE VALORIZA A SOCIEDADE NO ÂMBITO DESTA PROFISSÃO? Considero que faz todo o sentido a discussão atual em torno da questão da igualdade de género, porque ainda existem situações gritantes e de extrema injustiça. Esta área continua a ter - a meu ver, inexplicavelmente - um cariz muito masculino e erguem-se demasiados obstáculos à advocacia praticada no feminino. A Justiça não tem género. Devemos continuar a demonstrar força e competência, fazer mais e melhor, sem nunca perdermos o lado humano - porque representamos pessoas - acreditar sempre e nunca desistir. Pelo meu exemplo, acho que conseguimos!

ASA

LAWYERS

A indicação que referimoes do Tipo de personalidade destes emrpeendedores - aos quais agradecemos - foi feita por conhecimento directo ou indirecto do Tipo da respetiva pessoa, alguns com o apoio de um Teste de Eneagrama, ou meramente através de um exercício de observação baseado no que lemos e ouvimos em declarações públicas da própria pessoa, bem como na nossa experiência no âmbito do apoio à tipificação com Eneagrama. A única pessoa que pode afirmar com toda a certeza qual é o teu Tipo, não acredites, pois pode muito bem estar errado, portanto verifica-o tu mesmo. Este princípio é também válido para os empreendedores que apresentamos a seguir e que possam não ter sido os próprios a confirmar diretamente o seu Tipo. António Cordeiro (Quantic9 e coautor deste livro), Odyle Cardoso (banco Millenium Atlântico, Angola), Natasha Parreira (Pluralo), António Sequeira (Multibase), Nuno Delgado (Escola de Judo Nuno Delgado), João Bacalhau (Algarexperience), Nuno Furtado de Sousa (Odrauce/ADECA), Teresa Apolónia (ASA Lawyers).

www.asalawyers.pt

33


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

EQUILÍBRIO ENTRE ARQUITETURA E NATUREZA “Sempre gostei muito da parte visual, dos equilíbrios e da harmonia entre os espaços e as pessoas”, afirma Patrícia Sá Pinto, arquiteta, em entrevista à Revista Liderança no Feminino, onde realça o projeto WalkingxNature, que visa desenvolver turismo na natureza.

O QUE A MOTIVOU A INICIAR OS SEUS ESTUDOS NA ARQUITETURA E EM QUE MEDIDA A CONSULTORIA IMOBILIÁRIA FEZ PARTE DO SEU PERCURSO PROFISSIONAL?

trabalho e o conformismo geral. Pareceu-me natural apostar no imobiliário, conciliar os conhecimentos que já tinha das casas e da legislação e continuar a minha aprendizagem.

Sempre gostei muito da parte visual, dos equilíbrios e da harmonia entre os espaços e as pessoas. O curso de Arquitetura abordou várias questões que me cativam, a Sociologia, a Ergonomia, a História, o Direito, todas as disciplinas conjugadas dão-nos uma perspectiva diferente da dimensão do mundo em que vivemos e como nos relacionamos com os espaços por onde passamos. Terminei o curso em 2005 e fui fazer o estágio profissional num ateliê pequeno porque queria aprender todas as fases de um projeto, não queria ser apenas uma desenhadora, queria aprender mais e como consequência da minha vontade de querer aprender mais fui fazendo mais formações posteriores ao curso de Arquitetura. Tirei o curso de Avaliação Acústica de Edíficios na Ordem dos Arquitectos, depois inscrevi-me num curso de Iluminação e por aí adiante. Em 2013 as perspetivas de carreira enquanto arquiteta eram escassas, tendo em conta o enquadramento do papel de um arquiteto no nosso país, as condições de

Em 2015 decidi inscrever-me no curso de Avaliação Imobiliária, para compreender melhor a questão financeira das avaliações bancárias e dos estudos de mercado comparativos que fazemos na Remax, foi uma excelente ferramenta de trabalho a somar as que já tinha adquirido. No final do dia passa por saber ouvir as pessoas e ajudá-las a gerir as suas expetativas.

QUE AVALIAÇÃO FAZ DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL DAS MULHERES ARQUITETAS? QUAL A POSIÇÃO DA SUA EMPRESA NO QUE RESPEITA À SELEÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE CONSTITUEM A SUA EQUIPA? As mulheres arquitetas são umas lutadoras, conheço várias arquitetas em diferentes contextos profissionais e apenas uma escassa minoria tem condições de trabalho fixas. Temos situações recorrentes de clientes que não pagam, clientes que querem fazer os projetos e “encomendar” um desenhador. O estatuto do Arquiteto perdeu-se no meio de recibos verdes, falta de condições, uma legislação que em nada nos protege, só exige e um meio maioritariamente dominado por homens. Na minha empresa, acabo por dar prioridade às mulheres. Contratei uma administrativa, mãe de três filhos, que tem condições de trabalho ligeiramente diferentes do mercado tradicional de trabalho, acredito que os currículos são apenas uma base da formação de cada pessoa, os aspectos mais importantes não são os que estão descritos no currículo e sim os valores e princípios de cada um. Eu acredito que vamos assistir a muitas mudanças nas condições de trabalho nos próximos anos, quer nos horários de trabalho, quer na necessidade de deslocação todos os dias a um escritório ou sede, os trabalhadores vão ganhar mais mobilidade.

34

Patrícia Sá Pinto, Arquiteta


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

QUE TIPO DE ESTRATÉGIAS A MULHER ARQUITETA ADOTA, GERALMENTE, AO INICIAR A SUA CARREIRA PROFISSIONAL NESTA ÁREA? QUAIS OS MAIORES DESAFIOS OU, SE ASSIM ENTENDER, VANTAGENS ASSOCIADAS AO GÉNERO FEMININO? As mulheres arquitetas têm de estar sempre um passo à frente, pela questão da maternidade, que ainda é vista como uma desvantagem ao trabalhar com uma mulher, por ainda serem encaradas em contexto de acompanhamento de obra como “decoradoras” num meio maioritariamente masculino. As vantagens associadas ao género feminino, na minha análise das mulheres arquitetas que conheço, passa por fazerem uma análise mais extensiva de todas as fases de um projeto e terem a capacidade de pensar no pós obra, ir ao detalhe.

ATUALMENTE ESTÁ ENVOLVIDA NUM NOVO PROJETO, QUE A DIRECIONA PARA O MERCADO DO TURISMO E DA NATUREZA. COMO SURGE E EM QUE CONSISTE ESSE PROJETO? Trabalhar como consultora imobiliária é uma actividade que exige muita disponibilidade e que consome muito tempo. Em 2018 senti a necessidade de aprender a desligar do mundo urbano e da azáfama constante (o telemóvel que está sempre a tocar, os e-mails que não páram de chegar e tudo o que isso acata). Comecei a sair de Lisboa sempre que conseguia e passar os fins de semanas a passear na natureza, a fazer caminhadas, a conhecer o nosso país, o interior deixado ao abandono e deixei-me cativar pela magia dos momentos em silêncio. Percebi que havia espaço para um projeto diferente de turismo na Natureza, Educação Ambiental e cuidar do nosso património de uma forma mais ativa. Surgiu a WalkingxNature, vocacionada para proporcionar experiências diferentes com respeito pela Mãe Natureza no interior do nosso país tão lindo e tão pouco explorado. As experiências podem passar por passeios de jipe, descidas de rio, experiências em gruta (espeleologia), nascer do sol e pôr do sol em sítios de destaque, atividades de circuito aventura na Natureza (que incluem slide, rappel e outras do género). Todas as experiências são personalizadas e realizadas com grupos pequenos. Temos de aprender a amar a nossa natureza (muitas vezes deixada ao abandono e utilizada como depósito de lixo) para a sabermos conservar e respeitar. Nada é tão forte como uma experiência!

Gruta no rio Alviela NESTE DIA EM QUE DEDICAMOS UM ESPECIAL DESTAQUE A TODAS AS MULHERES, QUE MENSAGEM PODE DEIXAR, POR EXEMPLO, ÀS JOVENS ESTUDANTES DE ARQUITETURA? QUAIS AS DICAS, EM GERAL, PARA ABRAÇAREM A ARQUITETURA E VINGAREM NESTE MERCADO DE TRABALHO? A todas as mulheres estudantes de Arquitetura (e não só), a melhor mensagem que posso deixar é que encarem os vossos cursos superiores como uma base para o mercado de trabalho, o curso que escolherem é apenas um princípio, as competências desenvolvidas no mundo de trabalho falarão mais alto e mostrar-vos-ão o caminho a seguir.

WALKINGXNATURE patricia.sa.pinto@gmail.com

35


LIDERANÇA NO FEMININO | Março de 2019

EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO PILAR DA FORMAÇÃO PESSOAL Ana Maria Pinto alia a arte ao auto conhecimento para a conexão com a natureza. Fomos conhecer a Associação Cultural Arte e Ambiente, a Novaterra, e o seu projeto Método Azul. COM UMA CARREIRA DEDICADA AO MUNDO DA MÚSICA, A ANA CRIOU UMA SÉRIE DE PROJETOS ONDE ESTA PUDESSE SER APLICADA. COM QUE PROPÓSITO? Cedo reconheci o poder da voz como fonte de auto conhecimento e reconexão com a Natureza. Nunca cantei ao serviço da grande arte musical ou da minha carreira, mas ao serviço de algo muito maior! Tendo o conforto como prioridade, e sendo que a nossa noção de conforto é tragicamente superficial, afastámo-nos da Natureza. Da mesma forma que perdemos o nosso equilíbrio, também prejudicamos o equilíbrio do nosso ecossistema. Tudo o que crio hoje, pretende nutrir a consciência do nosso lugar no Planeta Terra.

O QUE REPRESENTA PARA SI SER PRESIDENTE DA NOVATERRA, ASSOCIAÇÃO CULTURAL ARTE E AMBIENTE? Neste espaço sinto-me como uma mãe que acolhe e dá vida. A Novaterra respira, multifacetada, imitando os movimentos da Natureza: tudo está ligado a tudo. Daqui surgem projetos que são pontes entre mundos distantes, mas que, uma vez em contacto, se fortalecem mutuamente: o Classic meets Africa, Método Azul, Natureza da Voz, e os nossos quatro coros são alguns exemplos. Os nossos concertos juntam em palco gerações e têm um caráter multidisciplinar: Metamorfoses da Terra, uma viagem científico-musical, foi o título do nosso último concerto que esgotou a sala.

PARTE DO SEU TRABALHO É DEDICADO ÀS CRIANÇAS. COMO NASCEU O PROJETO MÉTODO AZUL? Ter uma escola própria sempre foi o meu objetivo. O Método Azul, alusivo ao Planeta Azul, funde a educação artística com a ambiental e é o princípio dessa escola. É um método que contempla as várias inteligências: cognitiva, emocional, intuitiva e criativa, pois tão importante como saber, é sentir. Urge dar um significado profundo àquilo que ensinamos às crianças! Quando a principal motivação é tirar

36

boas notas, o resultado pode ser desastroso no futuro: profissionais frustrados e sem sentido de conexão com o que fazem geram uma competitividade agressiva e prejudicial ao Planeta. A expressão artística e um sentido de presença ativa na Natureza, em que a parte é fundamental para o todo, cultiva a raíz do nosso saber de um modo benéfico para tudo e todos!

QUE MENSAGEM PODE DEIXAR ÀS MULHERES DA NOSSA SOCIEDADE SOBRE O SEU PAPEL NA MESMA? Retornem à raiz, ao conhecimento ancestral e inspirem outras mulheres. Conheçam a vossa essência feminina, cíclica e intuitiva, e não se iludam, ao invés de serem competitivas, sejam grandiosas! Asseguro-vos que nada será impedimento para a vossa criação!

NOVATERRA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ARTE E AMBIENTE www.anamariapinto.com www.novaterra.com.pt

Ana Maria Pinto, Presidente




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.