Page 15

LIDERANÇA NO FEMININO | Julho de 2019

Para além disso, todas as peças são desenhadas e produzidas em Portugal, de forma artesanal e manual. O desafio é precisamente continuar a criar peças carismáticas, e felizmente a criação de tendências está na génese das marcas. COMO CARACTERIZA AS SUAS PEÇAS “MADE IN PORTUGAL”? São peças que se destacam pelo design, pela alta qualidade da produção artesanal e pela nobreza dos materiais que usamos. O SEGREDO ESTÁ NO TRABALHO CONJUNTO COM AS NOSSAS INDÚSTRIAS TRADICIONAIS? Sem dúvida. Trabalhamos com mestres artesãos extremamente qualificados e com uma excelente equipa interna de jovens designers. Experimentamos materiais e novas abordagens tendo como base a partilha de conhecimento entre gerações. É o nosso contributo para a sustentabilidade dos ofícios e da identidade cultural portuguesa. AS SUAS CRIAÇÕES DE LUXO ESTÃO PRESENTES EM VÁRIOS PONTOS DO MUNDO. COMO ANALISA O POSICIONAMENTO DA MARCA, NO MERCADO INTERNACIONAL? Os consumidores procuram cada vez mais experiências e produtos que sejam diferenciadores. Estrategicamente decidi concentrar-me em comunicar valores de design que caracterizassem a nossa identidade criativa, criando produtos que representam uma estética única. Desta forma, construímos a nossa vantagem competitiva através do design e da produção artesanal. O design é produto cultural, mas a sua linguagem pode realmente ser universal. QUAL A MAIOR EXIGÊNCIA DO DESIGN DE AUTOR?

PAULA SOUSA, CEO URBANMINT

ESTÁ NO MERCADO MOBILIÁRIO HÁ DEZ ANOS E JÁ RECEBEU VÁRIOS PRÉMIOS PELAS SUAS CRIAÇÕES. SER EMPRESÁRIA NESTE SETOR É… Estar preparada e apta para o risco. Para além de CEO da Urbanmint, sou também diretora criativa de ambas as marcas. A criação das marcas e dos produtos têm o meu cunho, naturalmente. Há um trabalho diário de partilha de uma visão e de uma ideia de marca com os designers, marketing, comercial, produção, que é o que me dá mais prazer fazer. Construir marcas é um processo contínuo, nunca se abandona. QUAIS OS SEUS PRÓXIMOS PROJETOS? Continuar a criar valor cultural para o país e para o mundo! Posso adiantar que estamos a preparar a comemoração do aniversário da Ginger&Jagger que acontece durante a semana de design em Milão, em 2020 e que será incrível!

A diferenciação. O design português está a deixar uma marca nos mercados que lideram as tendências de design. Somos reconhecidos pela qualidade do design, da produção artesanal e pelos materiais. Hoje, o trabalho criativo e de autor ganha novas dimensões para além daquilo em que já éramos reconhecidos, como a arquitetura ou literatura, por exemplo. É gratificante para nós fazermos parte desta nova realidade na área do design.

13

Profile for Sandra Arouca

Liderança no Feminino - Julho 2019  

Liderança no Feminino - Julho 2019  

Advertisement