Liderança no Feminino - Edição Especial Aniversário 2018

Page 1



ÍNDICE EDITORIAL - ESPECIAL ANIVERSÁRIO TEMA DE CAPA | 4 As Terapias Naturais na Promoção do Autoconhecimento (Suzana Soares e António) É Preciso Saber Quem se é e Porque se Está Aqui (Juliana De’ Carli)

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO | 10 “Olhos de Lince” na Produção de Rolhas de Cortiça Sustentáveis (Luísa Nero) A Marca Portuguesa com Estilo Mediterrânico (Maria Manuel Sousa) O Estilo Italiano na Base nas Decorações (Isabel Guise) A Milenar Alia o Poder das Comunicações ao Mundo dos Influencers (Ana Marques) Century 21 Dreamline, o Poder da Ação (Vanessa Rocha) Turn Your Data Into Business (Marília Simões) Salto Positivo: “Transformamos Problemas em Soluções” (Anabela Tabanez)

FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA | 22 FICHA TÉCNICA

Um Projecto Educativo Singular (Olívia Dias Medina)

Direção e Edição: Sandra Arouca Colaboração: Joana Carvalho, Ana Gomes, Bruna Arouca, Catarina Fernandes e Rita Justino - Media XXI | Formalpress

A ESSÊNCIA DE UM BOM VINHO PORTUGUÊS | 26

Contactos:

Vinhos de Alma Lusa (Jorge Sampaio)

geral@liderancanofeminino.org redacao@liderancanofeminino.org publicidade@liderancanofeminino.org Registada na ERC com o n.º 126978 Propriedade de Sandra Arouca | Sede e Redação: R. Nova da Junqueira, 145 4405-768 V.N.Gaia Liderança no Feminino tem o compromisso de assegurar os princípios deontológicos e ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores. O conteúdo editorial da Revista Liderança no Feminino é totalmente escrito segundo o novo Acordo Ortográfico. Todos os artigos são da responsabilidade dos seus autores e não expressam necessariamente a opinião da editora.

Caves Messias, as Provas que Ficam na Memória (Ana Urbano) Quinta da Alorna, a Lembrança das Castas (Martta Simões) “Home Tasting”, Provas à Medida (Ivone Ribeiro) A Frescura da Vinha Até à Garrafa (Maria Serpa Pimentel) “O Vinho é um Ato de Criação que Reflete a Personalidade do Enólogo” (Mónica Varandas) A Qualidade Superior do Vinho Alentejano (Patrícia Peixoto)

Reservados todos os direitos, proibida a reprodução total ou parcial de todos os artigos, sem prévia autorização da editora. Quaisquer erros ou omissões nos artigos, não são da responsabilidade da editora.

Vinificação Minimalista (Lúcia Freitas)

Impressão LIDERGRAF – ARTES GRÁFICAS, SA.

A Cirurgia Plástica e a Preocupação Estética (António Conde)

Dep. Legal: 431878/18

MEDICINA ESTÉTICA | 44


EDITORIAL ESPECIAL ANIVERSÁRIO Mulher. Substantivo feminino. Mulier, do latim. Numa só palavra temos uma panóplia de definições do que é ou pode ser uma mulher. Temos a Mulher Mãe, que fisiologicamente nasceu com essa relatividade; temos a Mulher Esposa, que por vontade decide unir-se a outro ser; temos a Mulher Dona de Casa, tal como a sociedade a criou, a rotulou e dela esperou. Entretanto, graças a grandes mulheres ao longo de toda a nossa existência histórica, passamos a dar espaço a diversas mulheres que até à data viviam no seu casulo, enclausuradas pela sociedade, pelo preconceito, pela discriminação dos seus pares. Muitas dessas mulheres deixaram objetivos por alcançar, sonhos por perseguir, batalhas por desbravar. Entretanto, quis a história dar espaço às Mulheres de Armas. A mulher de hoje, essa que vos trazemos hoje, são mulheres das letras, professoras, escritoras, formadoras; são mulheres de leis, advogadas, juízas; são mulheres de negócios, empresárias, gestoras, diretoras, administradoras; são mulheres de política, vereadoras, presidentes, ministras, dirigentes. São estas, entre tantas outras e de uma série infindável de categorias, as nossas grandes mulheres! Deixou-se o pragmatismo de lado e, passo a passo, a mulher abraçou as lides fora de casa. Transformou-se na verdadeira mulher dos sete ofícios quando provou que ser dona de casa ou ser mãe não seria impedimento para ter uma carreira profissional. Provou, mais ainda, que não é a diferença de género que determina as suas capacidades, que independentemente do género com que nasceram, podem ser muito mais do que aquele ser humano adulto do sexo feminino. Nesta nossa história quase que até podíamos arriscar objetar que a evolução das mulheres foi semelhante à dos homens, não tivessem sido estes últimos a escreve-la! As mulheres, mesmo que diminuídas, sempre tiveram os maiores dos poderes sobre as suas mãos: a gestão familiar e a gestão de um lar. Não querendo remontar aos primórdios da história da nossa sociedade e cair no risco de iniciar uma dissertação sobre esta temática, vou remeter-me a alguns exemplos não tão históricos temporalmente quanto isso.

2

É inevitável falar de determinadas mulheres, quando falamos da evolução das mesmas. Mulheres como Florbela Espanca, Cândida Branca Flor, Amália Rodrigues, Sofia de Mello Breyner ou Vieira da Silva. Assim como tantas outras. Uma lista interminável. Da área das artes, do ensino, da política, passando por empreendedoras, investigadoras, feministas, ativistas, republicanas algumas, demonstrando que as suas capacidades não estão confinadas a um rótulo de género e tão pouco subordinadas ao poder masculino. A Liderança no Feminino surge da impossibilidade de ficar e ser indiferente a todas estas mulheres que tinham um sonho e que se dedicaram de corpo e alma para o realizar. Algumas, vários sonhos até. Estas mulheres tiveram sucessoras até aos dias de hoje, com quem nos cruzamos diariamente em casa, no trabalho, num transporte público ou até ao atravessar uma estrada. Ninguém – nunca – conseguirá olhar para uma mulher e afirmar aquilo que a mesma conseguirá fazer. O poder de uma mulher é incalculável. O mérito é todo delas e é isso que ressaltamos na nossa/vossa revista. Cada história partilhada na Liderança no Feminino simboliza um sonho concretizado e um projeto realizado. Cada história conta um terço do que poderá ser cada uma destas mulheres. Um terço, porque estas páginas nunca serão suficientes para lhes dar o devido valor. Queremos contar estas histórias, possibilitar estas partilhas, por um simples motivo: inspiração. Esta revista é feita por mulheres. De e para mulheres. A partilha da experiência de cada mulher aqui presente pretende ser um incentivo, um reforço emocional para quebrar todas e quaisquer barreiras existentes, uma força para aquela indecisão que ainda possa persistir. O foco será sempre a realização pessoal e profissional, por isso, que estas experiências sirvam para nos lembrar sempre que nem todo o caminho é tranquilo e percorrido em paz. Poderão – e certamente haverão – dissabores, contratempos, desilusões e, quem sabe, até quedas. No entanto, cada passo é também uma vitória, é a prova de todo o esforço e dedicação. A Liderança no Feminino apenas pretende ser a mediadora entre algumas grandes mulheres, poderosas, e outras grandes mulheres, anónimas, com receio ou à espera da melhor oportunidade para arriscar, do momento dito perfeito. A oportunidade é hoje, é agora e ela é que está à vossa espera.


3


TEMA DE CAPA SAÚDE - TERAPIAS NATURAIS



AS TERAPIAS NATURAIS NA PROMOÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO Na NirvanaMED® encontramos Suzana Soares e António Ribeiro, um casal apaixonado que criou uma clínica especializada nas áreas holísticas. Para o casal, é fundamental o acompanhamento psicoterapêutico com o objetivo de fomentar o autoconhecimento. O QUE A TROUXE A PORTUGAL E LEVOU A UMA POSIÇÃO DE LIDERANÇA NO MERCADO DE TRABALHO PORTUGUÊS? No Brasil, todo o percurso profissional foi sempre ligado à área financeira, mas há cerca de 10 anos mudei-me para Portugal por motivos pessoais e com essa mudança quis também fazer uma mudança de vida e seguir a área das terapias naturais que, no fundo, me esteve sempre intrínseco, embora nunca desenvolvido até então. COMO SURGIU A NIRVANAMED®? O António, meu marido, já tinha um interesse pelas áreas holísticas, especializou-se em várias áreas, nomeadamente a hipnose clínica, e tinha o sonho de um dia abrir uma clínica. Assim, juntos criamos simultaneamente a Clínica NirvanaMED®, uma marca registada do Instituto Excelência Mental – Terapias e Formação, LDA, no ano 2013, no sentido de prestar serviços de ajuda ao próximo, assim como, no sentido de levar a excelência pessoal ao maior número de pessoas. Entendemos que o acompanhamento psicoterapêutico, a formação e o desenvolvimento pessoal e relacional são as melhores formas para promover o autoconhecimento, ultrapassar barreiras emocionais e interpessoais e otimizar o rendimento profissional. Temos como foco, o desenvolvimento humano e um forte trabalho nas empresas, onde levamos consultoria organizacional e profissional, desenvolvendo estratégias específicas. QUAL A TERAPIA MAIS PROCURADA NA CLÍNICA? A terapia mais procurada na Clínica é o Hipno-Reiki. Para falar sobre essa terapia, tenho que explicar onde tudo começou. Comecei, inicialmente, por fazer o curso de Reiki. Praticava-o quando também me especializei em Tarot (e atualmente ministro cursos do mesmo). Já com alguma prática desenvolvida, comecei a estudar Hipnose e é daí que chego ao Hipno-Reiki.

Digamos que na Clínica desenvolvo Terapia de Vidas Passadas e também terapia através da Regressão. Durante as sessões era visível que se tornava muito doloroso passar por determinados momentos novamente, por esse motivo, comecei a aplicar Reiki durante as mesmas. Fui-me apercebendo que atenuava a dor dos pacientes e estes ficavam mais energizados e reconfortados após a sessão. Foi instintivo. Mais tarde, apercebi-me que já existia um termo para a forma como trabalhava: Hipno-Reiki. Como acredito que o Reiki não é só energização, o Reiki é uma filosofia de vida, tento passar para as pessoas que todo o processo da terapia do Hipno-Reiki, é baseado no autoconhecimento. Tento ajudar as pessoas a conhecerem-se porque todas as respostas estão dentro de nós e quando paramos e começamos a conhecer-nos, começamos a ter uma visão mais ampla da vida e de nós mesmos. A junção da Hipnose e do Reiki são as técnicas de cura. Costumo dizer mesmo que “a verdade liberta” e quando você se descobre, quando você sabe onde está a dor, é mais fácil você curar-se. Em Portugal está pouco difundido e talvez pela potencialidade e pela elevada taxa de sucesso desta terapia, faça com que a mesma seja das mais procuradas na Clínica. QUE OUTROS SERVIÇOS CLÍNICOS PODEMOS ENCONTRAR NA NIRVANAMED®? Na Clínica também disponibilizamos de profissionais especializados em Psicologia, Psicanálise Parapsicológica, Psicoterapia, Mindfulness, Terapia da Fala, Nutrição, Hipnose Clínica, Osteopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Terapia Vibracional e consultas de Tarot Terapêutico. Dispomos ainda de programas terapêuticos como o Emagreça Já ou o Deixe de Fumar Já, assim como, consultas integradas, que compila várias áreas para obter o resultado desejado. Além disso, temos também o Be Happy Living®, um método terapêutico inovador e exclusivo do António.


“(...) acredito que o Reiki não é só energização, o Reiki é uma filosofia de vida, tento passar para as pessoas que todo o processo da terapia do Hipno-Reiki, é baseado no autoconhecimento Tento ajudar as pessoas a conhecerem-se porque todas as respostas estão dentro de nós e quando paramos e começamos a conhecer-nos, começamos a ter uma visão mais ampla da vida e de nós mesmos”.

António Ribeiro e Suzana Soares

Be Happy Living® by António Ribeiro Método terapêutico inovador e exclusivo, “promotor da felicidade”, criado e desenvolvido pelo hipnoterapeuta e coach António Ribeiro, com o objetivo de ajudar as pessoas a melhorar a sua saúde mental, emocional, espiritual e sentimental, apostando numa atitude promotora da felicidade e harmonia integral. Be Happy Living® parte do princípio que a pessoa, depois de resgatar as suas “feridas” emocionais e ao descobrir o melhor de si mesmo, inicia um caminho de aprendizagem interior e foco mental que lhe possibilita descobrir todo o seu potencial e otimizar recursos para ultrapassar as suas dificuldades. É uma terapia breve, composta por sessões de Hipnose Clínica, Psicologia Positiva, PNL, Life & Mental Coaching, Mindfulness, Inteligência Emocional e Controlo Mental. Disponível em consultório, palestras, workshops e cursos.

COMO SURGE A PARCERIA ENTRE A NIRVANAMED®, MARCA DO INSTITUTO EXCELÊNCIA MENTAL, COM JULIANA DE’ CARLI? A Juliana De’ Carli tem o seu foco nas terapias holísticas. Além de se enquadrar completamente na nossa área de atuação é também formadora e divulgadora de vários métodos, tais como o Ho’oponopono, que se trata de um método de autocura havaiano, o qual nos uniu e foi o ponto de partida para a nossa parceria. Acabamos de organizar em conjunto um grande evento, trazendo a mais de 70 pessoas o conceito do Ho’oponopono, do Reiki e do Mindfulness, numa palestra e num curso intensivo, divididos em dois dias. Foram dois dias intensos e emocionantes e foi também quando celebramos o nosso contrato de parceria, com o intuito de realizar mais formações, mais cursos, mais palestras, no sentido de fazer chegar ao maior número de pessoas possíveis estas terapias.

Este método já ajudou centenas de pessoas a mudar as suas vidas e serem mais felizes.

www.behappyliving.life hipnoseap@gmail.com

www.nirvanamed.pt atendimento@nirvanamed.pt

7


“É PRECISO SABER QUEM SE É E PORQUE SE ESTÁ AQUI” A Juliana De’ Carli promove formações de Reiki e Ho’oponopono na região Norte e nas ilhas dos Açores e Madeira. Dá também consultas de Numerologia Cabalística na Clínica NirvanaMED, e entende que é fundamental termos conhecimento sobre o universo da nossa consciência humana e a vida.

NO SEU DIA A DIA, A JULIANA AJUDA A ENCONTRAR A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E ESPIRITUAL DE CADA UM. COMO É FEITO ESSE PROCESSO DE AJUDA E DE ENCONTRO DO “EU”?

AO LONGO DA SUA CARREIRA TEM INVESTIDO EM VÁRIAS FORMAÇÕES, FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEU TRABALHO. A BUSCA PELO CONHECIMENTO É IMPORTANTE PARA O MELHORAMENTO EM AJUDAR OS OUTROS?

Na vida, todos nós temos uma missão pessoal e uma missão social. Para encontrar o “eu”, deve-se ter conhecimento sobre o universo da consciência humana, sobre a vida, saber que somos capazes de transformar a nossa realidade a cada dia e que isso transformará sua existência, pois “O Todo é a soma das partes”. A pessoa começa a se aproximar da sua própria essência, a entender o seu papel e como pode contribuir para o Todo. Por isso ensino ferramentas que lhe permitem ser independentes no dia-a-dia e a terem sempre uma solução disponível. Somado a isso utilizo os esclarecedores Mapas Numerológicos que disponibilizam importantes informações sobre a pessoa. A vida é feita de escolhas e as decisões cabem a cada um de nós. Desta forma, as escolhas passam a ser mais assertivas, as dúvidas vão se transformando em certezas. Assim ajudo a cada um que me procura nos cursos e atendimentos a encontrarem a si próprio, espiritual e profissionalmente.

Com certeza. Só podemos compartilhar o que realmente temos dentro de nós. Fui iniciada ao Reiki aos oito anos de idade e cresci compartilhando. Portanto devo continuar recebendo para compartilhar. Para além disso, a nossa mente deve ser constantemente alimentada de informações saudáveis. Estudo diariamente para alinhar minha consciência com meu propósito de vida. Também preciso ter validação das informações que encontro, sentir como sua aplicação técnica pode contribuir para a evolução de uma pessoa, e isso começa com a minha própria experiência. O conhecimento deve ser internalizado para se tornar uma sabedoria. Em meio a tantas informações e tantas situações que surgem, deve-se estar sempre o mais preparado possível para poder oferecer um trabalho que traga transformação e que seja eficaz para a pessoa.

O AUTOCONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA A NOSSA QUALIDADE DE VIDA? O conceito “Qualidade de vida” pode variar de acordo com os valores de cada um e, portanto, esta resposta é relativa. Já conheci pessoas que aparentavam ter tudo, incluindo ter qualidade de vida, mas não procuravam se conhecer de maneira consciente e não tinham uma busca espiritual. Por isso não saberia se pessoas assim, no seu íntimo, se sentem plenas e felizes ou se sentem “falta de algo”. Pode ser que para preencherem suas “faltas”, dependam de compras materiais ou de comida por exemplo. Por outro lado, para sentir-se pleno a longo prazo, saber seu propósito no “Todo” da vida, é preciso saber quem és e porque está aqui. Para isso, o autoconhecimento é essencial.

QUE TIPO DE SERVIÇOS PRESTA A QUEM A PROCURA? Trabalho principalmente ministrando formações em Reiki e Ho’oponopono, soluções construtivas e transformadoras. Além dos cursos, atendo com a Numerologia Cabalística, uma ferramenta de autoconhecimento poderosíssima que faz com que a pessoa compreenda a si e as pessoas do seu convívio. Identifica seus dons, seus pontos fracos a serem trabalhados, e apresenta as energias favoráveis e contra que estão governando a vida de cada um, permitindo aperfeiçoar seu desempenho individual através da obtenção de informações implícitas no seu ser. Ler o seu próprio mapa de Numerologia Cabalística é um encontro consigo mesmo. Posso dizer que este é um grande passo no caminho da busca interior.


COMO É QUE PODEMOS FREQUENTAR OS CURSOS DA JULIANA DE’ CARLI?

É AINDA AUTORA DE VÁRIOS LIVROS. FALE-NOS SOBRE AS OBRAS JÁ PUBLICADAS.

A partir de minha agenda de eventos, basta entrar em contato com meus parceiros locais e se inscrever nos cursos. Na região Norte, Ilhas dos Açores e Madeira, todo contato deve ser feito diretamente com a Clínica NirvanaMed, parceiro exclusivo para eventos nestas localidades.

Em Portugal tenho dois livros publicados. O primeiro publicado em 2017, “Ho’oponopono Universal”, uma técnica desenvolvida por sacerdotes havaianos, a qual consiste em identificar os problemas e encontrar um caminho para a cura, com base na compaixão, perdão, amor e gratidão. Sua prática permite tomar consciência de que somos nós os responsáveis pela realidade que vivemos e, como tal, pela nossa transformação. No segundo, “Ho’oponopono, Mindfulness e Reiki”, apresento três técnicas de fácil entendimento, que não depende de nenhum objeto para serem praticadas, somente sua própria consciência. São formas de conectarmos com a “Fonte” e alinharmos mente e corpo. Com estas técnicas é possível conseguir a energia necessária para o equilíbrio, reestruturação e alinhamento dos padrões energético e mental que o tornará mais consciente, saudável e feliz.

QUAL FOI O MOMENTO MAIS MARCANTE DA SUA CARREIRA? São vários, porém destaco o primeiro evento da parceria com a NirvanaMed. Ministrei palestra na mesma data e horário da estreia da seleção de Portugal na Copa de 2018, contra a Espanha, e lotamos um auditório com aproximadamente 60 participantes. Meu marido e filho trabalharam vendendo meus livros. Nosso filho, de quatro anos, autografou todos os livros junto comigo. Foi um dia histórico e emocionante, do começo ao fim. Fui homenageada ao som do piano, antes e após a palestra acontecer, e a música foi divinal, com a bela energia sendo emanada e tomando conta de todo o ambiente.

“Na vida, todos nós temos uma missão pessoal e uma missão social. Para encontrar o “eu”, deve-se ter conhecimento sobre o universo da consciência humana, sobre a vida (...)”

www.nirvanamed.pt cursosjulianadecarli@gmail.com

Juliana De’ Carli


GESTร O

E EMPREENDEDORISMO Mulheres na Lideranรงa



“OLHOS DE LINCE” NA PRODUÇÃO DE ROLHAS SUSTENTÁVEIS

O QUE LEVOU A PRECISIONELITE A ADOTAR O LINCE-IBÉRICO COMO LOGÓTIPO DA VOSSA MARCA? Adotámos o lince-ibérico como logótipo porque somos uma empresa com preocupações ambientais. Como sabe, o lince-ibérico é uma espécie em vias de extinção, e vai sobrevivendo em Portugal e Espanha. É nosso como a cortiça. E esta é uma forma de ir relembrando a sua existência e a necessidade de proteger a espécie que gosta de viver em ambiente de montado de sobro e daí a ligação à cortiça. A expressão “olhos de lince” advém do fato do lince ter uma capacidade de visão excecional. O rigor com que as rolhas são examinadas quer nas máquinas de escolha quer através dos olhos das experientes escolhedoras é essencial para a correta seleção, triagem e classificação das rolhas. Fazemos também a ligação do lince ao nosso nome de empresa e marca PrecisionElite, sendo a precisão uma premissa em todos os nossos processos, em geral, e em particular no fabrico das rolhas, sendo fundamental no controlo de qualidade. O PROCESSO DE FABRICO DE ROLHAS IMPLICA UM RIGOROSO CONTROLO DE QUALIDADE. DE QUE FORMA A EMPRESA INVESTE NESTE CAMPO TÃO FUNDAMENTAL? Possuímos um Sistema de Gestão Integrado, que conglomera as normas de gestão, qualidade, segurança alimentar e florestal. Somos certificados pela norma ISO 9001:2015, onde todo o nosso sistema de Gestão da Qualidade é avaliado regularmente em todos os processos da empresa. Também somos certificados HACCP onde o sistema de perigos e pontos críticos de controlo é avaliado e controlado sistematicamente. Obtivemos a certificação Systecode EXCELLENCE, nível máximo de certificação da indústria da cortiça, cumprindo com todas as exigências e controlos por parte do Código Internacional das Praticas Rolheiras (CIPR). Pertencemos a uma pequena percentagem de empresas PME´s no setor que possui este nível de certificação. Certificámo-nos mais recentemente na norma FSC® CoC (Forest Stewardship Council®), estando aptos para produzir e comercializar rolhas 100% FSC garantindo a cadeia de custódia desde a floresta certificada. A sustentabilidade da floresta e do Planeta é uma

12

responsabilidade permanente, devendo ser interiorizada como de todos, mas também de cada um de nós, pelo que, no que podermos contribuir como agentes ativos na sua protecção e sustentabilidade, de acordo com a nossa dimensão e recursos, será considerado investimento prioritário. Possuímos um laboratório de controlo de qualidade interno muito bem equipado onde são realizados ensaios de controlo de qualidade, como análise sensorial, doseamento do TCA, dimensional, massa volúmica, humidade, força de extração, capilaridade, estanquicidade ao liquido, determinação de peróxidos, de poeiras e controlo de gargalos. Todas as encomendas são analisadas minuciosamente e é enviado um relatório de controlo de qualidade na expedição das mesmas. Cada lote de rolhas pode ser escolhido de forma individual, podendo ser feita uma análise sensorial rolha a rolha, sendo separadas as que apresentam qualquer desvio organolético ou mesmo TCA detetável sensorialmente. O QUE REPRESENTA SER CLIENTE DA PRECISIONELITE? O cliente da PrecisionElite não se identifica pela dimensão ou área geográfica. Acolhemos de bom agrado produtores de pequena dimensão e não privilegiamos os gigantes. O nosso cliente-tipo tem uma dimensão média que privilegia a qualidade mas procura um produto competitivo. É aquele cliente que sabe que não se pode esperar o mesmo comportamento de uma rolha de baixo preço de uma rolha de qualidade média ou alta, à semelhança do que acontece noutras categorias de produto. É um cliente exigente, que pretende reduzir ao máximo os riscos inerentes a um produto natural, fazendo opções de gestão racionais. O cliente PrecisionElite trabalha com cadernos de encargos que definem de forma muito objetiva os critérios a assegurar com as devidas especificações adequadas a um produto natural. A PrecisionElite tem clientes em vários países, sobretudo os países com tradição na produção vitivinícola da Europa, exportando 95% da sua produção.


Luísa Nero

QUAIS OS PROJETOS FUTUROS? PODE REVELAR? Pretendemos no futuro consolidar a nossa posição nos mercados e segmento que ambicionamos. Não pretendemos crescer indiscriminadamente, mas fortalecer a rede de parceiros de trabalho - os nossos clientes - que sabem que estamos próximo para lhes prestar todo o apoio nas suas tomadas de decisão, na oferta das rolhas de cortiça que melhor se adequam aos seus vinhos em termos de preço e qualidade, continuando sempre a acompanhá-los de perto. Continuaremos a investir em tecnologias que nos permitam dar cada vez mais garantias ao produtor de vinho.

“A sustentabilidade da floresta e do Planeta é uma responsabilidade permanente, devendo ser interiorizada como de todos, mas também de cada um de nós, pelo que, no que podermos contribuir como agentes ativos na sua protecção e sustentabilidade, de acordo com a nossa dimensão e recursos, será considerado investimento prioritário.”

www.precisionelite.pt info@precisionelite.pt

13


A MARCA PORTUGUESA COM ESTILO MEDITERRÂNICO Em entrevista à Revista Liderança no Feminino, Maria Sousa como responsável pelo Departamento de Design e Marketing da Decenio afirma que a sua experiência no mercado internacional e o contacto com outras formas de vida foram cruciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. A Decenio enquanto marca de prestígio, é detentora de uma personalidade mediterrânea muito vincada com coleções para homem e senhora. TER FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL INTERNACIONAL É UMA MAIS-VALIA PARA AS EMPRESAS. ACHA QUE OS PORTUGUESES ESTÃO CADA VEZ MAIS PREDISPOSTOS A VIVER EXPERIÊNCIAS LÁ FORA? E A SUA EXPERIÊNCIA COMO CORREU?

DESDE 2014 QUE TRABALHA NO DEPARTAMENTO DE DESIGN E MARKETING DA DECENIO. QUAL O BALANÇO?

A maioria dos jovens sonha com uma experiência académica ou profissional além fronteiras. É inquestionável o contributo que uma aprendizagem à escala internacional pode aportar a um jovem em início de carreira e, para as empresas, este é um dos critérios de seleção mais utilizados quando se trata de recrutar jovens profissionais sem grande experiência laboral. Competências como facilidade de adaptação e de comunicação, abertura à diferença enriquecem os currículos de quem participa numa experiência de mobilidade.

O balanço tem sido extremamente positivo. Tem sido um projeto meritório e de dedicação por parte de muitos, que nem sempre estão visíveis ao grande público. A cada estação que passa procuramos ter novas abordagens estéticas, dentro do conceito da marca, cativando a atenção e o interesse de quem gosta de moda, principalmente, de quem gosta de moda feita por e em Portugal. As marcas nacionais estão cada vez mais apetecíveis e cada vez mais bem defendidas, devido ao trabalho consistente de distintos profissionais. Na Decenio, o nosso lema é oferecer novas ideias, novas propostas sempre defendidas pelo talento do design, cada vez mais importante junto de quem consome. Criar ambientes que apelam a um estilo de vida mediterrânico, é o grande objetivo da marca. Criar tendências, dentro das tendências, é uma realidade.

Julgo que cada vez mais os jovens portugueses estão dispostos a viver experiências lá fora pois procuram mais oportunidades e melhores condições quando pensam em mudar-se para o estrangeiro para estudar ou trabalhar. A minha experiência foi bastante enriquecedora. Em 2005 frequentei o programa Erasmus na ESAD Amiens, França. Concluí em 2006 a licenciatura pela ESAD, Amiens obtendo o Diplôme National Supérieur d’Expression Plastique. Durante esse período colaborei com a Revista Marie Claire Idées em Paris, onde tive a oportunidade de conhecer excelentes profissionais. O contacto com outras formas de vida, de viver a vida, encarar a moda e cada experiência social, formam um conjunto fascinante de perspetivas que foram muito relevantes para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

“Detentora de uma personalidade mediterrânica muito própria, a marca que comercializa coleções de homem e senhora, é sinónimo de sofisticação, elegância e qualidade.”

Com 25 anos de experiência no setor da moda, a Decenio é hoje uma marca de referência a nível nacional.

Detentora de uma personalidade mediterrânica muito própria, a marca que comercializa coleções de homem e senhora, é sinónimo de sofisticação, elegância e qualidade. Trabalhamos diariamente como uma grande família que é a Decenio e vivemos todos os dias com vontade de melhorar continuamente. Mantemos como estratégia a contínua inovação de produtos e serviços que proporcionem uma boa experiência de compra. Com especial atenção ao detalhe e sempre com o foco no cliente e em fazê-lo sentir-se especial, a Decenio Mediterrano aposta num sistema de melhoria continua que lhe permite evoluir, inovar e adaptar-se às necessidades dos seus clientes. A marca conta já com 23 lojas próprias, 3 lojas franchising, 1 corner no El Corte Inglês, 4 lojas outlet, bem como uma plataforma digital de e-commerce onde se pode adquirir sempre as últimas novidades da coleção associando também outros elementos que inspiram o consumidor em decenio.com.


O CONSUMO MUDOU COM O DIGITAL. QUAIS AS MAIORES MUDANÇAS? O aumento de informação disponível faz com que as pessoas se tornem mais informadas e exigentes a respeito do que compram e de como compram, gerando mudanças no comportamento do consumidor. Se pensarmos na forma em que as empresas comunicavam com os seus clientes há alguns anos atrás e como elas fazem isso hoje em dia, podemos perceber que o avanço da tecnologia gerou uma grande mudança em termos de fluxo de informação. As pessoas estão cada vez mais conectadas, por meio de diversas plataformas, e as empresas precisam de também estar para que consigam estabelecer um bom relacionamento com seus clientes. O simples facto de a internet permitir que os consumidores comparem preço, qualidade e analisem a satisfação de outros consumidores de forma muito rápida, significa que está mais difícil de manter a lealdade de um consumidor que tem acesso a uma gama maior de alternativas. As pessoas passaram a ter acesso a produtos e serviços a qualquer hora. Além disso, a expectativa com atendimento também gerou mudanças no comportamento do consumidor na era digital. É importante que as empresas estejam presentes nos canais de comunicação que os seus consumidores estão e acompanhem o comportamento tanto offline quanto online deles. Não há dúvida de que o crescimento do comércio online tem uma força disruptiva que obriga a criar estratégias para se adaptar às mudanças e conseguir manter a competitividade. Vivemos num mundo que atravessa uma fase de grande transformação e por isso temos de estar preparados para essa mudança. Muitos de nós crescemos com o hábito de ir ao centro comercial, contudo torna-se extremamente conveniente a compra a partir de casa ou do local de trabalho e vai ser cada vez mais difícil convencer os consumidores a deslocarem-se aos centros comerciais. No entanto, na minha opinião o comércio online não existe por oposição às lojas físicas. Tem de haver uma complementaridade. As lojas físicas ajudam ao reconhecimento das marcas e é por isso que muitas lojas pagam rendas altas sabendo que podem não ter lucro naquela loja, mas esse investimento é compensado de outras formas em vendas em outras lojas físicas ou online. Uma das formas de levar as pessoas ao centro comercial, é criar centros não apenas de retalho mas também de mais serviços como clínicas de saúde, loja do cidadão, ginásios e englobar experiências culturais, gastronómicas ou lúdicas. Para atrair mais gente, os centros comerciais terão que investir em mais áreas para sentar, zonas para as crianças e, haver uma grande aposta em eventos/workshops ligados às artes ou à culinária, por exemplo. A experiência de compra, interação e proximidade com o cliente são fundamentais. O futuro será fundir o online com offline.

SER MULHER É… Ser mulher é sentirmos uma intuição natural a funcionar na busca mais simples, rápida e mais eficiente solução. Sempre tive a certeza de que adoro ser mulher. Admira-me a forma como as nossas cabeças funcionam. Não só se ouve um problema, e já começamos a procurar as possibilidades de o resolver. Dá-nos uma energia enorme a busca do resultado ideal. Pessoalmente, confesso que a gravidez é uma das razões pelas quais mais gosto de ser mulher. Ter tido o privilégio de sentir os meus filhos a crescer dentro de mim… O mistério e a conexão, é algo de inexplicavelmente maravilhoso. Uma ligação que nos ensina que temos um amor infindável a desenvolver-se dentro de nós e para sempre. Ser mulher é sermos multifacetadas, por vezes duras, ou quase indestrutíveis, porém dissolvemo-nos em lágrimas. Somos complexas. Freud disse que a única coisa que nunca conseguiu decifrar foi a mulher. Mas para que entender? Bom é viver o momento, é a liberdade de sermos quem quisermos, uma — ou várias – das infinitas possibilidades de ser mulher.

www.decenio.com maria.sousa@decenio.com

Maria Manuel Sousa

15


CENTURY 21 DREAMLINE, O PODER DA AÇÃO Vanessa Rocha é Gerente da Century 21 Dreamline, e durante a entrevista à revista Lidrança no Feminino relevou que, após dez anos dedicados à banca, optou por “avançar sem medos”, e criou o seu próprio negócio. Conheça a empresária que trabalha, agora, no ramo imobiliário, e que tem como objetivo atingir a maior quota de mercado possível, nos concelhos de Cascais, Oeiras e Sintra.

COMO É QUE SURGE A OPORTUNIDADE DE SER GERENTE DA CENTURY21 DREAMLINE, EM CARCAVELOS? Sempre fui uma pessoa empreendedora, tanto ao nível pessoal, como profissional. Percebi, desde cedo, que conseguia adaptar as minhas competências, adquiridas desde a infância - por ter sido atleta de alta competição - a toda a minha vida. E foi assim que cheguei aos 28 anos, com 4 filhos, uma licenciatura em Gestão de Empresas e duas pós-graduações - uma em Marketing e outra em Compliance - e a certeza que iria ter uma empresa minha assim, que conseguisse ter a estabilidade financeira que esse novo desafio exigia. Depois de um percurso profissional de 10 anos na banca, senti, há dois anos, que tinha chegado o momento certo e avancei sem medos. A marca Century 21 foi a escolha imediata. Analisei, criteriosamente, todas as marcas do mercado e conclui que era neste modelo de negócio que queria desenvolver o meu projecto. Para além disso, tive a sorte de contar com o suporte de dois sócios, que quiseram embarcar neste desafio comigo. Neste momento, contamos dois anos de existência e já somos considerados uma agência modelo desta marca e do sector. Esta conquista deve-se ao crescimento sustentável que temos vindo a apresentar, que tem por base a nossa capacidade de retenção de talento, o espírito de equipa que criamos e os níveis de rentabilidade que temos vindo a registar. A estes fatores junta-se ainda uma forte imagem de marca, com uma identidade muito própria, em linha com a nossa personalidade. O MERCADO IMOBILIÁRIO É CADA VEZ MAIS COMPETITIVO. COMO ANALISA ESSE DESAFIO DIÁRIO, EM CORRESPONDER ÀS NECESSIDADES DOS CLIENTES E POTENCIAIS CLIENTES? O facto de o mercado ser competitivo é, para nós, a maior inspiração. A aposta na qualidade de serviço e na fidelização do cliente é o principal objectivo do nosso trabalho diário, e é nesse sentido que formamos os nossos consultores.

16

Vanessa Rocha

Procuramos fazer a diferença em cada ação, em cada serviço extra que temos a capacidade de oferecer ao cliente e, sem dúvida, que quem trabalha uma vez connosco, vai referenciar o nosso trabalho. Estes são os principais elementos diferenciadores que apresentamos, que nos têm permitido crescer e destacar da concorrência. Não trabalhamos apenas para ganhar uma comissão. Atuamos com uma visão de longo prazo, para aportar valor à comunidade local, de uma forma consistente, com qualidade e, acima de tudo, trabalhamos para satisfazer as necessidades dos clientes. COMO É QUE A CENTURY21 DREAMLINE SE DESTACA DA CONCORRÊNCIA? Não abri uma agência imobiliária para ser uma agência pequena, ou de bairro, em Carcavelos. O meu objetivo é ter um crescimento sustentado e atingir a maior quota de mercado possível nos Concelhos de Cascais, Oeiras e Sintra. Criámos uma estrutura empresarial sólida, que


“Neste momento, contamos dois anos de existência e já somos considerados uma agência modelo desta marca e do setor.”

dá apoio completo aos consultores, composta por uma coordenadora, um diretor de recursos humanos, uma diretora processual a tempo inteiro - que é advogadauma integradora responsável pela formação inicial dos consultores, e eu estou na direção comercial.

COMO DEFINE A LIDERANÇA NO FEMININO?

Todos os consultores são formados por nós e dominam, a fundo, todos os processos inerentes ao negócio imobiliário. Conhecem todos os procedimentos legais e financeiros, fazem aconselhamento de construção, de obras e análises de rentabilidade.

A minha liderança é próxima, mas exigente, assertiva, mas compreensiva. Dou o melhor de mim, todos os dias, e não posso exigir menos que isso a quem trabalha comigo. Tenho uma empresa, quatro filhos, uma casa para tratar e não tenho empregada, vou praticamente todos os dias ao ginásio, tenho tempo livre para fazer o que gosto e consigo reservar tempo de qualidade para estar com os meus filhos, por isso, uma coisa que não admito é desculpas por falta de tempo.

Quer para um cliente particular, investidor ou empresa, os nossos consultores são capazes de resolver e aconselhar em qualquer questão ou qualquer desafio, dado que temos consultores advogados, arquitetos, engenheiros, solicitadores, informáticos, designers e selecionamos, cuidadosamente, quem trabalha connosco, quem nos representa e dá a cara pela nossa empresa.

Quando sabemos o que queremos e estamos focados tudo se consegue e, felizmente, as mulheres têm essa capacidade extraordinária de fazerem várias coisas ao mesmo tempo, o que por vezes faz com que pense se o meu dia não teve 48 horas… Porém, é mesmo o foco e a determinação que fazem toda a diferença quando queremos atingir os nossos objetivos.

www.century21.pt vanessa.rocha@century21.com

17


O ESTILO ITALIANO NA BASE DAS DECORAÇÕES A Isabel Guise deparou-se com o desemprego e decidiu criar o seu próprio negócio. Como decoradora e organizadora de eventos inspira-se no estilo italiano. Conheça o percurso da empresária que aposta na “sustentabilidade económica”, em cada evento.

DE PROFESSORA A DESIGNER, DECORADORA E ORGANIZADORA DE EVENTOS. CONTE-NOS COMO FOI O PROCESSO DE MUDANÇA NA ÁREA PROFISSIONAL.

so de cor, de materiais muitas vezes menos nobres, de luz, brilho, frutos, velas, plantas, etc e sempre colocados de forma ponderada e estudada. Em suma um “Arraial Elegante“.

Como em tudo na vida, os processos de mudança requerem uma grande carga de responsabilidade e emotividade.

No entanto, e em qualquer situação, tenho sempre como base as decorações italianas.

No meu caso, esta mudança, deveu-se à crise económica e politíca que o país atravessou nos últimos anos. Durante mais de duas décadas, foi docente de EV, num dos maiores colégios nacionais. Em 2014, foi a minha vez. A braços com o desemprego, tomei a decisão de mudar de área profissional e recomeçar do zero. Como ao longo dos anos, também fui fazendo formação na área de decoração e organização de eventos e, tendo como formação académica o Curso Superior de Pintura, resolvi unir as duas vertentes, nascendo então a Isabel Guise Decoração e Organização de Eventos.

COMO DESCREVE OS SEUS SERVIÇOS? Através, de um brainstorming, onde se analisa o estilo, cultura e tendência, desenvolvemos ideias adaptadas aos vários estilos, visando sempre a criação de atitudes únicas. Seguem-se apresentações, projetos e orçamentos dessas mesmas ideias, até chegarmos a um consenso.

Isabel Guise QUAL A MAIOR FONTE DE INSPIRAÇÃO, NA DECORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS EVENTOS, PARA QUAL É SOLICITADA? Tenho dois extremos! Em qualquer um dos casos, tenho sempre em consideração a sustentabilidade económica! Num, inspiro-me em decorações elegantes e simples onde, predominam os brancos anexados aos verdes e nudes. O outro, aquele que é mais difícil de colocar em prática pois, depende muito do cliente! É uma inspiração que intitulo de “trabalho de texturas” onde, se pode elevar ao máximo toda esta exploração; desde o exces-

Rua Álvaro Castelões, 754, 2ºBA 4450-040 Matosinhos +351936955874 isabel.guise@hotmail.com facebook.com/isabelguise.eventos Intagram @isabelguise_eventos Casamentos.pt (decoração)

18


A MILENAR ALIA O PODER DA COMUNICAÇÃO AO MUNDO DOS INFLUENCERS Para a Milenar, os clientes já não são apenas clientes, mas também seguidores atentos e exigentes com voz ativa na sociedade. Conheça esta empresa que comunica com autenticidade. A MILENAR É UMA RESPOSTA ÀS MUDANÇAS DIGITAIS, PRINCIPALMENTE NAS REDES SOCIAIS. COMO SURGE A IDEIA? A Milenar posiciona-se como um media de influência, com uma rede de cerca de 100 influenciadores em multiplataformas digitais com 161 milhões views/mês (blogs, FB, IG e YT). A rede de influenciadores exclusiva é composta por 34 FP, 7 IG, 36 blogs/plataformas e 23 canais YT, afiliados pela Multi-Channel Network/Ad Sales Partner – Thumbmedia. A Milenar inicialmente foi chamada a construir plataformas para assegurar a presença digital de algumas celebridades. Rapidamente percebeu, que estes eram autênticos fenómenos com uma capacidade imensa de gerar audiências fiéis e que a mais valia do seu trabalho estaria na monetização destas audiências.

O QUE SIGNIFICA COMUNICAR COM E NA MILENAR? Significa Autenticidade, Alcançe e Afinidade, ou seja: - Significa uma enorme capacidade de endosso de uma mensagem orgânica através de uma rede de influenciadores que gera recomendação e engagement; - Significa storytelling; - Significa retorno assegurado assente em “Métricas”, reconhecidas pelo mercado; - Significa expertise assente num histórico de mais de 300 campanhas de branded content; - Significa estar agregado a uma MCN - “Multichannel netwrork” do youtube (fazer parte da comunidade).

QUAIS OS VOSSOS PROJETOS DE EXCELÊNCIA? Todos os projetos que abraçamos são de excelência. Claro que existem uns que são mais desafiantes e que nos dão maior liberdade criativa o que os torna mais atrativos. No entanto a entrega da equipa e a resposta tem de ser sempre de excelência, por forma a termos o maior retorno possível.

COMUNICAR NA REDE IMPLICA UM CONHECIMENTO PROFUNDO DO TARGET. CONSIDERA QUE AS MARCAS SABEM O QUE O CLIENTE QUER OU É O CLIENTE QUE DECIDE A TENDÊNCIA DA MARCA? O desafio de qualquer marca é exatamente entender o que o cliente quer. Hoje os clientes deixaram de ser apenas clientes e passaram a ser followers atentos e interativos, que querem pertencer à comunidade com uma voz ativa. Com tanta informação, a recomendação, a partilha de experiências tornou-se fundamental para a tomada de decisão de compra. As pessoas confiam mais no boca-a-boca e no que é dito online do que na publicidade paga. E é aqui que os influenciadores entram.

SER DIGITAL INFLUENCER É..... ... uma pessoa que consegue ditar tendências e alterar comportamentos. Efetivamente para ser um Influenciador não chega ter muitos seguidores ou muitas visualizações. É necessário ser empático e ter “engagement” com a sua audiência. Um Influenciador é uma pessoa “comum”, que iniciou todo o seu “império”, a maior parte das vezes sozinho e que sabe qual é o seu valor. As marcas são um bem necessário que deve ser trabalhado e cuidado.

www.milenar.pt ana.marques@milenar.pt

Ana Marques


TURN YOUR DATA INTO BUSINESS QUEM É A MARÍLIA? Durante 6 anos trabalhou em posições de destaque em Amesterdão para a TomTom e TNT/FedEx. Licenciada em Matemática Aplicada e com a vida profissional a começar em Portugal, em 2010 abraçou o desafio de um percurso internacional e passou a orientar equipas de data science e a gerir o vasto negócio mundial de venda de mapas da TomTom. O objetivo? Transformar dados não tratados em oportunidades de negócio. Agora em Portugal, esta continua a ser a sua principal missão. Trazer toda esta experiência para empresas portuguesas que procurem ampliar as vendas tirando partido da informação do seu próprio negócio. Muitas empresas não sabem o potencial escondido neste tipo de dados. A ML Analytics quer libertar todo o potencial da informação e aconselhar a empresa sobre o que pode ser feito com ele. A ML Analytics é a primeira empresa familiar de Data Science, já que foi fundada também com o seu marido Luís Simões, data scientist que trabalhou muitos anos para a Agência Espacial Europeia. A ML Analytics tem um percurso recente mas sólido, detendo já empresas de renome tais como a EDP – Energias de Portugal, TVI, Diagonal Seguros e Grupo Luís Simões na sua carteira de clientes.

QUAL A MISSÃO DA ML ANALYTICS? Utilizar todo o potencial da Inteligência Artificial para extrair, tratar, planear e agir estrategicamente, através dos dados que a sua empresa já tem.

FALE-NOS UM POUCO SOBRE A EMPRESA

“Somos uma equipa de experts em Data Science e Machine Learning que pretende aplicar os diversos conhecimentos em áreas de negócio como estatísticas, análise de dados, predictive algorithms e otimização e análise de redes.”

Baseada em Loures, a recém-criada ML Analytics trabalha como consultora independente no campo de Machine Learning, Big Data e Inteligência Artificial. Somos uma equipa de experts em Data Science e Machine Learning que pretende aplicar os diversos conhecimentos em áreas de negócio como estatísticas, análise de dados, predictive algorithms e otimização e análise de redes. Da nossa equipa fazem também parte especialistas em Marketing Estratégico, experts em Digital Business, CRM e e-commerce, que se dedicam a transformar os dados da sua empresa em resultados para o seu negócio. Por outro lado estes experts também podem traduzir as suas necessidades de negócio numa análise de data science. Os nossos engenheiros e PHDs trabalharam para uma grande variedade de empresas internacionais, em áreas tão diversas como o retalho, serviços, empresas locais dinâmicas a até no setor aeroespacial. O trabalho da ML Analytics já foi distinguido com diversos prémios no sector científico e empresarial.

www.mlanalytics.pt marilia.simoes@mlanalytics.pt

Marília Simões


SALDO POSITIVO - “TRANSFORMAMOS PROBLEMAS EM SOLUÇÕES” A empresa Saldo Positivo está no mercado há 25 anos com um trabalho rigoroso nas áreas de contabilidade, atividade financeira e fiscal. Entrevistámos Anabela Tabanez, Diretora Executiva que nos faz o balanço de mais de duas décadas a acompanhar empresários na tomada de decisões. Aponta a sua equipa como otimista e alegre, trabalham diariamente para atingir objetivos e prestar um serviço de excelência. O Slogan “Sempre que pensar em saldo, pense positivo” pretende acima de tudo ser o pilar de qualquer empresa de sucesso. “Transformamos os problemas em desafios de uma forma serena, otimista e desenvolvemos as soluções. Encaramos as dificuldades como oportunidades de melhorar e ultrapassamos os constrangimentos de uma forma proativa”, explica Anabela Tabanez. A comemorar o 25º aniversário da empresa em setembro de 2018, a empresária faz o balanço da atividade e do percurso de sucesso ao longo dos anos. “O Saldo Positivo é o saldo dos saldos, somos o resultado do somatório dos saldos individual, coletivo, dos clientes e dos parceiros. Na nossa atividade é fundamental o planeamento, formação, informação, estratégia e rigor. Paralelamente estamos permanentemente com novos projetos e promovemos o empreendedorismo com muito carinho”, assume. O Saldo Positivo presta serviços especializados às empresas e aos empresários nas áreas da gestão, contabilidade, recursos humanos, fiscalidade e formação. A equipa consegue sempre ir mais longe para superar resultados: “Envolvemo-nos no negócio do cliente por forma a que lhe possamos dar o maior apoio possível, acrescentando valor ao seu negócio e ajudando os empresários a tomar as decisões”, adianta. Trabalho produz sorte O Saldo Positivo acredita que o trabalho árduo e dedicação são a fonte de confiança, para além de uma atualização diária da legislação em vigor, concursos e medidas que afetam a atividade empresarial portuguesa. “Informamos os nossos clientes das medidas de emprego e estágios que estão em vigor, bem como dos benefícios fiscais que podem beneficiar. Trabalhamos com o cliente como se do seu departamento financeiro se tratasse”, garante.

www.saldopositivo.pt geral@saldopositivo.pt

Para quem está a começar o seu próprio negócio, Anabela Tabanez aconselha planeamento, acima de tudo: “Planear é a base de tudo, sugerimos sempre avaliar, ponderar vários cenários e trabalhar com objetivos. Calcular o valor do investimento e os custos de arranque, serem prudentes neste apuramento porque é uma fase primordial. A capacidade e qualidade de trabalho é fundamental para o sucesso. O trabalho produz a sorte”, acredita a empresária. A liderança do Saldo Positivo carateriza-se numa cuidada gestão de recursos, partilha da comunicação e responsabilidades, criatividade e liderança com paixão. Determinamos o nosso ADN com a missão especializada de apresentar as melhores soluções contabilísticas e financeiras, de acordo com as necessidades e dimensão de cada cliente. O Saldo Positivo garante-lhe competência através da excelência na prestação integrada de serviços; Inovação com a criação de soluções para potenciar o seu negócio; Eficiência com a promoção de eficácia e conquista de objetivos; e Integridade com a prestação de informação aos seus clientes com zelo e confidencialidade.

Anabela Tabanez

21


FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA EPAMAC - A MELHOR ESCOLA PROFISSIONAL PÚBLICA DE AGRICULTURA



UM PROJETO EDUCATIVO SINGULAR A EPAMAC, localizada no concelho de Marco de Canaveses foi considerada a melhor escola profissional do país. O mérito está na direção e nos alunos que procuram a Escola para frequentarem os cursos nas áreas de agropecuária, turismo ambiental e rural, gestão equina e ainda jardinagem. NO RANKING DAS ESCOLAS COM CURSOS PROFISSIONAIS FORAM DISTINGUIDOS COMO A MELHOR ESCOLA PROFISSIONAL AGRÍCOLA DO PAÍS. ACREDITAMOS QUE ESSE PRÉMIO É O REFLEXO DO VOSSO TRABALHO DE PROXIMIDADE PARA COM OS ALUNOS. No ranking das escolas com cursos profissionais referente ao ano letivo 2016/2017, a EPAMAC obteve o 1.° lugar das escolas profissionais públicas de agricultura, sendo ainda de realçar que também conquistou os melhores resultados no concelho do Marco de Canaveses no que diz respeito a cursos profissionais e a sexagésima terceira posição das escolas com cursos profissionais a nível nacional, num universo de seiscentas e setenta e uma escolas.

Olivia Dias Medina EM QUE CONSISTE O VOSSO PROJETO EDUCATIVO? A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC), criada em 19 de dezembro de 1989, é hoje um marco enquanto projeto educativo singular. Constituem objetivos gerais do projeto educativo da EPAMAC: garantir o direito à educação, através de ofertas profissionalmente qualificantes, alternativas às ofertas formativas das escolas do ensino “regular”, com forte incidência nas suas componentes técnica, tecnológica e prática, formando jovens para o ingresso no mercado de trabalho nas áreas da agropecuária, do turismo ambiental e rural, da gestão equina e da jardinagem; colocar-se ao serviço da comunidade local e regional promovendo a autoformação sustentada e a construção de um eu mais culto, mais apto, mais social, mais criativo, mais crítico, aberto à inovação e à mudança. O elevado número de ex-alunos formados pela escola que ocupam lugares em grandes explorações/empresas nacionais e internacionais, nas respetivas áreas de formação, comprovam que a instituição é um local de formação qualificante. QUAL A OFERTA FORMATIVA PARA O PRÓXIMO ANO LETIVO? A nossa oferta formativa para o ano letivo 2018/2019 é de três cursos profissionais, de nível 4 - Técnico de Produção Agropecuária, Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Gestão Equina e o Curso de Educação e Formação de nível 3 – Operador de Jardinagem. Em parceria com a Escola Superior Agrária de Bragança será ministrado, nas instalações da EPAMAC, o Curso Técnico Superior Profissional de Cuidados Veterinários.

24

Este resultado advém, essencialmente, da forte aposta no ensino personalizado/individualizado junto dos alunos, na Aprendizagem Dirigida, no Trabalho de Projeto, no Aprender Fazendo (utilizando a exploração da escola e as instalações e equipamentos como recurso educativo), que constituem um conjunto de ferramentas pedagógico-didáticas geradoras de sucesso educativo e profissional. Ainda de salientar que apostamos na personalização e individualização dos processos de ensino-aprendizagem, na ação preventiva do insucesso e, face a ele, a remediação imediata através da implementação de mecanismos eficientes de recuperação. É de assinalar ainda que muitos elementos da comunidade escolar acreditam que “A união faz a força” e assim sendo desenvolvem, permanentemente, um trabalho colaborativo/cooperativo que tanto contribuiu para que alcançássemos este resultado. no ranking das escolas com cursos profissionais. NA HISTÓRIA DA EPAMAC, É A PRIMEIRA MULHER A PERTENCER À DIREÇÃO. COMO RECEBEU ESSE CONVITE? Cheguei à EPAMAC há 13 anos, integrando nos últimos 5 anos a equipa da Direção da escola. O convite foi-me feito pelo atual Diretor, Dr. João Gonçalves, e convicta que podia ser um elemento importante para o ajudar a concretizar o projeto de intervenção que ele traçou para a EPAMAC, aceitei o desafio, com imensa alegria e humildade, acreditando que ia contribuir, ativamente, para lançar novas sementes na escola mais bonita do país. Penso que o que faz um bom líder não é o género, mas o esforço, a dedicação, o respeito, a intuição, a sensibilidade, a capacidade de “ouvir os outros”, a polivalência, o uso de transparência e o profissionalismo. Sinto que o meu desempenho na escola tem contribuído para a demonstração fundamental de respeito às mulheres e gostava de, no futuro, ver outras mulheres deixarem a sua marca enquanto elementos da Direção da escola.


QUE TIPO DE ATIVIDADES E EVENTOS ORGANIZAM, PARA ALÉM DO PLANO CURRICULAR? O Plano Anual de Atividades da EPAMAC pretende consubstanciar-se como instrumento primordial de tradução do Projeto Educativo em atividades de aprendizagem que conduzam os alunos à aquisição das competências previstas no perfil de desempenho dos cursos que frequentam. Nos últimos anos a EPAMAC tem apostado na organização de atividades e projetos que estimulam e motivam uma participação ativa, como por exemplo: a atividade “Um dia na quinta”, a Vindima Tradicional, a Desfolhada, a Largada de Caça, a Gincana de Tratores, o Encontro Equestre e diversas Provas Hípicas, a “Semana Aberta” da EPAMAC (Palestras, Exposições e Workshops). Outra das apostas da escola centra-se na realização de visitas de estudo, de âmbito nacional e internacional, a feiras e empresas do setor, e a outros locais de interesse no contexto da formação ministrada. De realçar ainda que este ano a EPAMAC submeteu vários projetos europeus (ERASMUS+, LIFE, EUROPEA e E-Twinning), estando, atualmente, a participar no projeto TRY, uma parceria estratégica do Erasmus+ em que oito parceiros de Portugal, Polónia e Roménia juntarão forças para introduzir a Educação Não Formal e os princípios de gestão sustentável na esfera do ensino profissional. COM QUASE 30 ANOS DE HISTÓRIA, QUAL O PAPEL DA ESCOLA NA REGIÃO ONDE ESTÁ INSERIDA? A EPAMAC situa-se no centro de uma região tipicamente agrícola e agroturística e neste contexto tem visado ser local de cultura, de cidadania e de desenvolvimento in-

tegral da pessoa humana, bem como polo dinâmico de desenvolvimento local e regional. A sua missão é a preparação de profissionais de nível intermédio nas áreas da agropecuária, do turismo ambiental e rural e da gestão equina (alternativa à entrada precoce de mão-de-obra desqualificada no mercado de trabalho regional). Ao ingressar na EPAMAC os alunos têm a possibilidade de usufruir de condições de transporte, habitação (residência escolar) e alimentação numa escola profissional implantada na região. A escola conta com 100 ha de exploração agrícola e florestal, que englobam uma série de valências que vão desde vacaria, oficina e parque de máquinas, viveiro de trutas, sala de incubação, suinicultura, galinheiros, parques de criação de perdizes, parque de criação de gamos, parque de criação de patos, parque de criação de coelho bravo, Campo de Treino de Caça, vinhas, pomares, estufas, culturas arvenses, apiário e até um Centro Equestre Federado de quatro estrelas (o ensino de equitação destina-se não só aos alunos, mas também a crianças a partir dos quatro anos, jovens e adultos que queiram aprender e/ou estar em contacto com cavalos). A escola estabelece parcerias/protocolos de colaboração com o tecido empresarial em número elevado e possibilita aos alunos a realização de Formação em Contexto de Trabalho e Estágios em grandes empresas da região e do país, em muitos casos por solicitação sistemática dessas empresas que já conhecem a qualidade da preparação dos alunos da escola. A ligação com as instituições regionais vai além da própria formação escolar, passando também pela organização e participação noutros eventos com impacto socioeconómico relevante no que concerne ao desenvolvimento regional, e que representam uma mais valia para a formação dos alunos.


A ESSÊNCIA DE UM BOM VINHO

PORTUGUÊS AO SABOR DA ENÓLOGA



O nosso país é um dos mais antigos do Mundo, com forte identidade cultural e um clima sublime. É neste clima ímpar que são produzidos os melhores vinhos portugueses. Do Vale do Douro ao Algarve são muitos os vinhos que podemos degustar e explorar as suas vinhas. Também podemos pernoitar no ambiente vínico, envolvido pelas paisagens bucólicas. Nesta edição temos connosco enólogas de várias regiões demarcadas que falam sobre os seus projetos e o reconhecimento do seu trabalho além fronteiras. Queremos criar sinergias com o turismo e sensibilizar os players deste setor. Pretendemos promover todos os vinhos nacionais, como produto turístico sustentável. E o que dizem as nossas leitoras do vinho ser servido a copo?

Há estudos que afirmam que as mulheres têm uma maior sensibilidade quando estão em prova, por possuírem um “olfato mais desenvolvido”. (Ficamos extremamente felizes por saber que as mulheres participam cada vez mais no mundo vínico.) Também existem aplicações que nos ajudam a comparar vinhos em vários pontos como preços, notas em provas e potencialidades de harmonização. A Corkz é uma aplicação que tem quase 2 milhões de vinhos e mais de 4 milhões de notas em provas de vinho. Nesta app consegue pesquisar por texto e por código de barras. Já a Hello Vino faz recomendações com base nas preferências do utilizador.

A essência de um bom vinho está no conhecimento das castas e do processo de vinificação. Como escolher o melhor vinho para acompanhar a refeição?

A app DECO Vinhos sugere quase 400 vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, deviamente testados e organizados conforme o índice de qualidade, marca e preço. A aplicação tem ainda a vantagem de ser possível a consulta de lojas próximas com aquele tipo de vinho, e identifica ainda os vinhos através do rótulo e código de barras.

É essencial observar a tonalidade do vinho, sentir o cheiro e depois agitar de forma suave, para que as papilas degustativas consigam identificar os vários aromas.

Já a Wine Spectactor WineRatings é a que permite a pesquisa mais aprofundada, com mais de 300 mil referências, avaliadas pela conceituada revista norte-americana.

Muitos enólogos e enólogas identificam os vinhos como “encorpado”, “aberto”, “fechado”, e os aromas “frutados”, “amadeirados” e especiarias”. Para os especialistas é crucial a permanência do sabor longo e equilibrado, sinónimo de bom vinho.

No Concurso Vinhos de Portugal 2018 foram distinguidos vinhos das regiões Porto e Douro, Alentejo, Vinhos Verdes, Tejo, Beira Atlântico e Minho. Uma prova de que Portugal, de norte a sul, possui excelentes vinhos do qual muitos portugueses desconhecem. É preciso apostar na promoção alargada de todas as regiões vitivinícolas, de forma a valorizar o intenso trabalho dos produtores e enólogos/as.

A temperatura do vinho é outro aspeto que devemos ter em conta. O branco deve ser servido frio entre os 8 e os 12 graus, enquanto que o tinto deve oscilar entre os 16 e os 18 graus. Para uma boa refeição, um vinho igualmente bom deve ser escolhido. A regra clássica diz-nos que os pratos de peixe pedem branco e os de carne, o tinto. No entanto, podemos acompanhar um prato de carne com vinho branco mais pesado, incorporado. Se desejar peixe grelhado com vinho tinto aconselhamos uma gama mais leve, jovem e frutada. Os preços dos vinhos variam de região para região, tal como, a escolha do ano que é sempre determinante na seleção final.

Em Portugal, podemos explorar as rotas dos Vinhos Verdes, Vinho Verde Alvarinho, Vinho do Porto, Bairrada, Península de Setúbal e Rota do Vinho do Alentejo. Deixe-se encantar pelas melhores paisagens e explore o enoturismo, desfrutando do melhor vinho da região que visita. Um brinde a todas as mulheres que alcançam o sucesso.


VINHO DE ALMA LUSA por Jorge Sampaio (Presidente das Rotas de Portugal)

Não sendo eu um técnico, ou dominador das artes químicas de transformar o fruto das videiras em vinho, o que me traz, por vezes, uma envergonhada angústia de ficar perdido em explicações mais técnicas, sinto, constantemente, a necessidade de descobrir, em cada vinho, a sua essência, a sua génese, identificando a sua alma. Consciente que pode parecer algo filosófico, ou metafísico, a tentativa de identificar a alma de um vinho, e admitindo, até, que a simples afirmação, perante químicos e cientistas, que todas as transformações moleculares se podem reduzir a uma simples áurea que um copo de vinho emana, pode reduzir a devaneios ridículos, ou ao início da loucura, este meu pensamento. Mas, convicto das minhas fraquezas, e empurrado pela vontade de compreender, afirmo, com a convicção mais conformada, que um vinho tem alma, reduzindo-me, desta forma, à mais humilde e elementar condição de bom bebedor e aprendiz de conhecedores. A alma está no corpo e na cor de um vinho. Marcas que a natureza reflecte no copo, a olho nu, no balançar e na inquietude do líquido. A alma está no nariz, nos aromas do vinho. Naqueles que sentimos e nos outros que nos dizem para sentir e que, mais ou menos convencidos, acreditamos, com toda a certeza, que estão lá. A alma está no sabor, no palato de quem prova, nas sensações que provoca em cada um dos nossos sensores, em cada um dos nossos cantos da boca. Como se a boca tivesse cantos, argumentarão os mais argutos pensadores.

Sintamos, pois a Alma de um vinho luso. Tentemos, em cada copo, compreender o pedaço de Portugalidade que o mesmo encerra, ou como os sapientes vínicos prosaicamente apelidam, o Terroir de cada Região. É esta riqueza de pedaços, todos tão diferentes, mas todos tão próximos e ligados, que faz, de Portugal, um dos países mais ricos no que ao vinho concerne. Eu diria até, o País mais rico do Mundo dos Vinhos. Percorremos o país todo, tão rápido, dos Verdes ao Algarve, da Beira Interior à Bairrada, neste Portugal que é tanto d’Ouro e que nunca se envergonha, nem se esconde por trás os montes. Até porque, se o Povo é sábio, diz, de forma bem clara, que para lá são eles que mandam. É desta terra de contrastes - da frescura dos espumantes à estufagem dos Madeira, dos tintos, que nos dão corpo, à doçura dos Porto’s, que nos alimentam o espírito - que se constrói esta Alma Lusa, que só os nossos vinhos têm. Temos esta capacidade, de fazer vinhos que nos trazem, de mão cheia, as gentes de cada Região, mas nos transportam para uma Alma una e única, de ser Português, feitos por homens, num mundo (dos vinhos) que sempre foi muito de homens mas, feitos, cada vez mais, por mais mulheres, que emprestando, a cada vinho que pensam, a cada vinho que fazem, a sua sensibilidade singular, pedem, para si, apenas o reconhecimento de serem tidas como iguais. Reconheça-se!


CAVES MESSIAS, AS PROVAS QUE FICAM NA MEMÓRIA A Caves Messias exporta 65% dos seus vinhos, e a mais recente aposta concentra-se nos mercados do Canadá, EUA, China e Rússia. Brevemente será possível pernoitar na Quinta do Cachão, localizada no Douro Vinhateiro. O LEGADO DAS CAVES MESSIAS JÁ TEM MAIS DE 90 ANOS. COMO ANALISA A CRESCENTE PRODUÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS VOSSOS VINHOS?

DO CORAÇÃO DA BAIRRADA PARA OS CINCO CONTINENTES. QUE BALANÇO FAZ DA APOSTA NO MERCADO INTERNACIONAL?

A Messias sempre esteve focada na produção das suas próprias uvas, valorizou sempre a parte agrícola como uma parte importante na produção dos vinhos, aliando sempre que possível novas técnicas de vinificação. Por isso, hoje a Messias é um dos poucos grupos que dispõe de uma gama completa de produtos vínicos, que vão desde os vinhos da Bairrada, Dão e Douro e claro os Vinhos do Porto. Atualmente temos tido uma excelente recetividade pelos mais prestigiados críticos de vinhos nacionais e internacionais a uma aposta cada vez maior da tipicidade e qualidade dos nossos vinhos.

Desde sempre que a aposta da Messias foi no mercado internacional e a prova disso são os cerca de 65% da nossa produção serem para exportação, temos uma presença consolidada nos países membros na União Europeia, nomeadamente na Alemanha, Holanda e Bélgica, o Brasil sempre foi um mercado importante para nós. Atualmente estamos a apostar no mercado do Canadá e EUA, China e Rússia.

QUAIS OS VINHOS PREMIUM QUE FICAM NA MEMÓRIA?

De há dois anos para cá o maior projeto das caves Messias é o enoturismo, estamos a terminar o centro de visitas na sede, na Mealhada e julgo que até ao final do ano temos um projeto aprovado no Douro, na Quinta do Cachão, onde teremos um centro de visitas e um pequeno hotel de charme.

Existem imensos vinhos que me ficaram na memória, mas claro que o primeiro vinho que me vem à memória é o Colheita 1963, pelo exotismo e complexidade que, está presente neste vinho do porto antigo, mas o nosso Porto 10 Anos é um vinho que não desilude, falando de vinhos tranquilos não me posso esquecer do Triunvirato n.° 4 um vinho de mesa que foi considerado o melhor vinho nacional. Ana Urbano

ATUALMENTE, QUAL O MAIOR PROJETO DAS CAVES MESSIAS?

O QUE PODEMOS VISITAR EM CADA UMA DAS QUINTAS? Na Mealhada, podemos visitar as vinhas da Quinta do Valdoeiro, centro de visitas e loja na sede das Caves Messias, na Quinta do Cachão para já podemos visitar as vinhas, adega e o armazém da beira-rio, na Quinta do Penedo está um pouco mais atrasado o projeto de enoturismo, mas é possível visitar as vinhas.

www.cavesmessias.pt geral@cavesmessias.pt

30


31


QUINTA DA ALORNA, A LEMBRANÇA DAS CASTAS Na Quinta da Alorna encontramos uma história riquíssima, onde D. Leonor de Almeida Lorena e Lencastre (também conhecida por Marquesa de Alorna) esteve muito à frente do seu tempo. Nesta belíssima Quinta, podemos visitar as vinhas e a adega, sem esquecer o centro equestre e os espaços naturais.

OS VINHOS DA QUINTA DA ALORNA DIVIDEM-SE EM VÁRIAS CASTAS COMO TOURIGA NACIONAL, CABERNET SAUVIGNON, ALICANTE BOUSCHET, ARINTO E CHARDONNAY. COMO É QUE SE ENVOLVE AS POTENCIALIDADES DO ENOTURISMO, PARA O CONHECIMENTO DOS VOSSOS VINHOS? O enoturismo nos dias de hoje é uma ferramenta importante e deve ser trabalhada precisamente nesse sentido, dar a conhecer o que fazemos in loco, dar a oportunidade de vivenciar a cultura, tradição familiar e local, a gastronomia e o contato direto com as pessoas envolvidas no processo. É uma experiência que é difícil de esquecer. Inerentemente levam daqui o “sabor”, e a lembrança das nossas castas, dos nossos vinhos. PARA UMA DELICIOSA REFEIÇÃO DEVEMOS ACOMPANHAR UM VINHO IGUALMENTE EXCELENTE. COMO ENÓLOGA DA QUINTA DA ALORNA QUE CONSELHOS DÁ NA ESCOLHA DO TAL VINHO? Primeiro temos de saber o que vamos comer e depois adequar o tipo de vinho para que possamos tirar o máximo prazer dessa refeição. Aqui o importante é focarmo-nos no equilíbrio gustativo, ou seja, o vinho não deve sobrepor-se à comida e vice-versa. Se temos um prato leve, como uma salada ou peixe grelhado, temos de combinar um vinho igualmente “leve”, se combinarmos um vinho tinto encorpado, por exemplo, de certeza que a sensação na boca não será agradável, o vinho aniquilará a salada ou o peixe. Nesta área basicamente não há regras, ou melhor, existem os parings pré-definidos, mas que podemos tentar quebrá-los e obter experiências muito mais agradáveis, como combinar queijos amanteigados de intensidade média-forte com vinhos brancos com algum tempo de barrica, ou este último com sopa da pedra, um desafio que fazemos muitas vezes na Quinta da Alorna, ao qual todos saem rendidos no final.

www.alorna.pt geral@alorna.pt

32

QUAIS AS VANTAGENS DE A QUINTA DA ALORNA ESTAR SEDIADA NA MARGEM DO RIO TEJO? O rio Tejo tem uma grande influência em toda a região, no caso da Quinta da Alorna, a vinha assenta essencialmente na “Charneca”, zona situada a cerca de 10 km da margem esquerda do rio onde há milhões de anos foi edificada e formou-se este solo tão característico fundamentalmente arenoso. As areias, argilas e calhau rolado são sedimentos essencialmente fluviais das várias eras passadas. Depois, como em tantas outras regiões do Mundo, o rio modera e refresca a temperatura especialmente nos meses de Verão. Estas características conferem às uvas e posteriormente ao vinho uma elegância e frescura única, que se sente nos vinhos brancos. Almeirim é muito reconhecida pelos seus vinhos brancos, mas tambem no aroma e boca dos vinhos tintos, têm uma acidez fina que equilibra com a estrutura e opulência dos vinhos tintos. QUAIS OS VINHOS “PREMIUM”? Os nossos vinhos “premium” são o Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco e Tinto e os Colheita Tardia de Fernão Pires (branco) e Tinta Miúda (tinto). GOSTARÍAMOS QUE FIZESSE UM CONVITE PARA QUE AS NOSSAS LEITORAS CONHECESSEM A QUINTA DA ALORNA. A Quinta da Alorna tem uma história riquíssima, existe desde 1723, onde a Mulher teve uma posição de destaque ao longo dos anos. Vou citar apenas D. Leonor de Almeida Lorena e Lencastre, mais conhecida por Marquesa de Alorna, muito à frente do seu tempo, apaixonada, rebelde, determinada e sonhadora deixou uma vasta obra literária, a ela se devem as primeiras escolas femininas em Portugal. Para além das vinhas e adega, a Quinta da Alorna possui um centro equestre e belíssimos espaços naturais que encantam qualquer um numa visita e ou prova guiada que termina na Loja da Quinta onde poderá adquirir qualquer um dos vinhos da nossa gama e deliciar-se com as compotas, bolachas, enchidos, entre outras delícias deste local.


Martta SimĂľes

33


“HOME TASTING”, PROVAS À MEDIDA A Garrafeira Garage Wines dá maior destaque aos vinhos de menor produção. Com o conceito de “Home Tasting”, a Garrafeira leva os melhores vinhos até sua casa ou empresa com provas privadas e ajustadas às preferências.

QUAIS OS CRITÉRIOS DA GARRAFEIRA GARAGE WINES NA SELEÇÃO DOS VINHOS EM EXPOSIÇÃO? Todos os vinhos são provados por mim. Gostamos de trabalhar com todas as marcas de vinhos nacionais, de renome, mas temos um foco especial para vinhos de menores produções. Temos de analisar cada produto em função do tipo de cliente que temos na garage wines, o seu posicionamento de preço e também se o mesmo tem espaço comercial para podermos fazer um bom trabalho com os vinhos selecionados. A VOSSA GARRAFEIRA UTILIZA O CONCEITO DE HOME TASTING. EXPLIQUE-NOS COMO PODEMOS USUFRUIR DESTE SERVIÇO. A garage wines organiza provas semanais no seu espaço, contudo organizamos provas privadas “hand made” em empresas, casa particulares. Dentro daquilo que é o objetivo de cada cliente, “montamos” uma prova à medida de cada um, dirigindo-nos ao local pedido.

TAMBÉM OFERECEM OUTROS SERVIÇOS. DIGA-NOS QUAIS... Gestão de garrafeiras particulares, consultadoria de vinhos, elaboração de cartas de vinhos (restaurantes) e formação. COMO CONSULTORA DE VINHOS, DE QUE FORMA PODEMOS DESPERTAR A PAIXÃO PELOS VINHOS PORTUGUESES? Se gosta de vinhos, visite um espaço especializado, só lá o recomendam e orientam mediante as suas necessidades; as garrafeiras não são espaços “caros” ou apenas de “elite”, são sim espaços com serviço personalizado, que sabe sobre cada garrafa que está a vender, aconselha vinhos para momentos específicos, por forma a descobrir as maravilhas dos nossos vinhos. O consumidor deve provar muito, partilhar vinhos, organizar provas com os amigos, para tentar descobrir o seu perfil; Não ter preconceitos contra nenhum tipo de vinho; hoje o nosso país tem brancos, roses e tintos maravilhosos; ter ainda open mind para provar e descobrir vinhos fora de portas, e claro está… para ingressar neste maravilhoso mundo dos vinhos… participar nas provas de vinhos, semanais da garage wines.

“O consumidor deve provar muito, partilhar vinhos, organizar provas com os amigos, para tentar descobrir o seu perfil.”

34


Ivone Ribeiro

Avenida Meneres 681, 4450-191 Matosinhos www.garagewines.pt | FB: garagewines 932514520


A FRESCURA DA VINHA ATÉ À GARRAFA A Quinta da Pacheca é uma referência ímpar na Região Demarcada do Douro Vinhateiro. Os vinhos aqui produzidos são desenvolvidos de forma suave, em adegas limpas.

SEDIADA NUM LUGAR SUBLIME NA REGIÃO DEMARCADA DO DOURO, A QUINTA DA PACHECA AFIRMA-SE NO MERCADO DO ENOTURISMO. AS VISITAS LEVAM OS HÓSPEDES A UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA. ESTE CONCEITO DIFERENCIADOR ELEVA AS POTENCIALIDADES NO CONHECIMENTO DE TODAS AS FASES DE PRODUÇÃO DO VINHO? O enoturismo é exatamente isso. Tentamos dar a conhecer às pessoas que nos visitam todas as fases de produção do vinho. Os hóspedes podem passear pela vinha e acompanhar o seu ciclo vegetativo, bem como as operações culturais que se vão fazendo ao longo do ano. Participar na vindima e pisar as uvas nos lagares de granito, onde fazemos alguns vinhos tintos e os vinhos do Porto. As visitas são acompanhadas de guias treinados que explicam todos os processos e terminam com provas de vinhos onde se ensinam os diferentes tipos de vinhos que produzimos. Temos sempre presente que quem nos procura vem à procura do Vinho e das histórias que o envolvem, devendo sair daqui com um maior conhecimento do nosso Terroir e de todas as fases da produção, desde a vinha até à garrafa. CONSIDERAMOS QUE SEJA BASTANTE DIFÍCIL ENUMERAR O MELHOR VINHO, MAS TEM ALGUM VINHO PREFERIDO? É difícil escolher. São muitos. Claro que há sempre uns que se gosta mais do que outros. Tento sempre fazer o melhor para as diferentes categorias com a matéria prima de que disponho, respeitando sempre a origem e evitando fazer igual ao que toda a gente faz.

Gosto muito dos vinhos tintos de 2015, nomeadamente dos monovarietais Touriga Nacional e Tinta Roriz, que estão a chegar agora ao mercado depois do estágio em barrica. São vinhos cuja origem é evidente, clássicos do Douro, que julgo terem grande potencial de guarda, pela frescura que apresentam. A CONSERVAÇÃO DO VINHO É UM DOS SEGREDOS PARA QUE A QUALIDADE SE MANTENHA. DE QUE FORMA É FEITO ESSE PROCESSO? Se a vindima for sã, sem problemas de podridão, com uvas de qualidade é meio caminho andado. Basta não estragar e faz-se um bom vinho. Depois é não o maltratar, trabalhá-lo com suavidade, em adegas limpas, escuras e frescas e dar-lhe tempo para que haja uma boa evolução em barrica para que os taninos novos e duros se tornem macios e o vinho se vá tornando bebível. O MERCADO DOS VINHOS É CADA VEZ MAIS COMPETITIVO. CONHECER O QUE DE MELHOR SE FAZ A NÍVEL INTERNACIONAL, PERMITE TAMBÉM UMA MAIOR APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO NACIONAL? Sim, claro. Exatamente como com qualquer outra coisa, quando viajamos temos também esse objetivo, conhecer o que se faz de melhor, as novas tendências, novos produtos e voltamos cheios de ideias, queremos sempre mudar isto ou aquilo, fazer como este ou aquele, experimentar uma técnica que se viu ali ou acolá. Quanto mais conhecemos, provamos, conversamos com outros produtores ou enólogos, partilhamos experiências com quem nos visita ou quando visitamos alguém ou algum lugar, tornamo-nos sempre mais ricos, aprendemos sempre e isso traduz-se na melhoria dos produtos que fazemos.

quintadapacheca.com reservas@quintadapacheca.com

36


COMO ANALISA A AFIRMAÇÃO DO SETOR VINÍCOLA PORTUGUÊS, A NÍVEL INTERNACIONAL? Julgo que tenho uma opinião que não deverá ser diferente da maioria dos oortugueses. O Vinho Português é conhecido internacionalmente há muito tempo principalmente pelo Vinho do Porto. O setor tem vindo a impor-se nos mercados externos, principalmente nas últimas três décadas, pelo aumento da qualidade dos vinhos que produzimos mas também pelo baixo preço. Nos últimos anos, apanhou a boa onda do País no Mundo e o crescimento foi mais significativo, por isso também. Mas, creio que podemos crescer mais e melhor, e para isso precisamos que nos tenham mais confiança nos nossos produtos. Uma vez que temos dado provas da qualidade dos vinhos que produzimos, temos que a dar a conhecer com mais veemência, com maior investimento em ações de promoção e também revendo o preço dos vinhos.

“Tentamos dar a conhecer às pessoas que nos visitam todas as fases de produção do vinho. Os hóspedes podem passear pela vinha e acompanhar o seu ciclo vegetativo, bem como as operações culturais que se vão fazendo ao longo do ano. Participar na vindima e pisar as uvas nos lagares de granito, onde fazemos alguns vinhos tintos e os vinhos do Porto.”

Maria Serpa Pimentel | Fotografia: Anabela Trindade

37


“O VINHO É UM ATO DE CRIAÇÃO QUE REFLETE A PERSONALIDADE DO ENÓLOGO/A” A Cave Central da Bairrada realce dos aromas dos seus vinhos frisantes e espumantes, através do método de cuba fechada. A Revista Liderança no Feminino esteve à conversa com a enóloga Mónica Varandas.

QUAL O MÉTODO DE PRODUÇÃO UTILIZADO, PARA REALÇAR OS AROMAS DOS VOSSOS ESPUMANTES E FRISANTES?

A CAVE CENTRAL DA BAIRRADA ESTÁ NO CORAÇÃODA REGIÃO, E TEM COMO REI O ESPUMANTE.FALE-NOS DAS DISTINÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

Este método permite um rigoroso controlo de qualidade no processo de transformação do vinho, tanto a nível de temperatura, permitindo o realce dos aromas, como na fermentação, exaltando as notas frutadas das uvas e a frescura dos vinhos.

No ano de 2016 enviamos, pela primeira vez, um vinho espumante a concurso – m&m Gold Edition branco bruto - ao famoso concurso Challenge Internacional Du Vin realizado em Bordéus. Neste concurso obteve medalha de ouro. Nos anos subsequentes têm vindo a serem enviados vários vinhos espumantes a concursos nacionais e internacionais, nos quais têm vindo a ser galardoados com medalhas. Destacamos Challenge Internacional Du Vin, Concours Mondial de Bruxelles, Vinhos de Portugal, Portugal Wine Trophy, etc..

“O vinho é um ato de criação que reflete a personalidade do enólogo/a que lhe transmite uma parte do seu caráter.”

Os nossos vinhos frisantes e espumante são produzidos pelo método de cuba fechada. Este método caracteriza-se por a segunda fermentação, para aquisição endógena do gás, ser efectuada em autoclaves.

COMO APRECIAR UM EXCELENTE ESPUMANTE? Espumante é sinónimo de sofisticação e elegância, requer algumas exigências para ser bem apreciado. Deve ser servido fresco, de preferência entre os 4 e os 6.ºC. Servir numa taça tipo flute, o formato ajuda a conservar o pérlage (bolhas) e a realçar os aromas. No campo da degustação faz-se uma primeira apreciação visual que incide sobre vários aspetos: a espuma, a limpidez, a cor e a efervescência. Depois desta, segue-se a apreciação olfactiva que deve ter em conta o método de elaboração e as variedades de uvas utilizadas na produção do espumante. Por fim, faz-se a apreciação gustativa, o final de boca deve ser agradável e harmonioso. Deve ser também persistente, limpo e refrescante.

Mónica Varandas

www.cavecentraldabairrada.com cave.bairrada@cavecentraldabairrada.com

38


QUAIS OS PROJETOS DA CAVE CENTRAL DA BAIRRADA? Atualmente a Cave Central da Bairrada possui, em fase de desenvolvimento, vários projetos dos quais destacamos a edificação de novas instalações num terreno vinícola com cerca de 6 hectares. Com uma adega de capacidade inicial de vinificação máxima de cerca de 500 mil quilos de uvas, para além de um pavilhão de dois pisos onde se irão encontrar as áreas de produção, enologia, laboratório, administração entre outras. Encontramo-nos ainda a desenvolver marcas/vinhos com diversas gamas e categorias com a denominação Bairrada. SER ENÓLOGA REPRESENTA.... Ser uma profissional com características bem definidas, tarefas de coordenação, supervisão e execução, sendo responsável pela produção e por todos os aspetos relacionados com o produto final desejado. O vinho é um ato de criação que reflete a personalidade do enólogo/a que lhe transmite uma parte do seu caráter.

“No ano de 2016 enviamos, pela primeira vez, um vinho espumante a concurso – m&m Gold Edition branco bruto - ao famoso concurso Challenge Internacional Du Vin realizado em Bordéus. Neste concurso obteve medalha de ouro.”

39


A QUALIDADE SUPERIOR DO VINHO ALENTEJANO A Casa Santa Vitória pertence ao Grupo Vila Galé e produz os melhores vinhos e os melhores azeites alentejanos. Prima pelo respeito à natureza, à uva e à casta. Conheça connosco os vinhos que aqui são produzidos. A SANTA VITÓRIA, FUNDADA EM 2002, E PERTENCENTE AO GRUPO VILA GALÉ APOSTA NO QUE DE MELHOR SE PRODUZ NO ALENTEJO. COMO SURGIU O INVESTIMENTO NOS VINHOS E AZEITES ALENTEJANOS? A Casa de Santa Vitória é uma empresa do Grupo Vila Galé, focada na produção e comercialização de vinhos e azeites alentejanos de qualidade superior e surge fruto de uma paixão pelos produtos ligados à terra. A APOSTA NA TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL PARA ELEVAR A QUALIDADE DOS VOSSOS PRODUTOS? Sem dúvida. Temos a felicidade de ter uma adega bem equipada, onde não falta o que de mais moderno se pode ter para o tipo de enologia que queremos praticar e para os vinhos que desenhamos. Poderiam estender me bastante neste ponto tão importante, mas resumidamente, temos algumas técnicas antigas como, apanha manual, lagares de pisa a pé, mas hoje algumas modernizadas com tecnologia mais recente. Desde robôs que simulam a pisa a pé, lagares de inox, enfim são alguns exemplos. Hoje sabe-se muito mais do que no passado, mas o que é engraçado é que as técnicas permanecem, foram sim, aperfeiçoadas e modernizadas. Assim a qualidade é diretamente afetada, hoje temos vinhos que podem ser consumidos já ou que podem ser consumidos daqui a 10 anos, e sem dúvida o melhoramento da tecnologia está diretamente relacionado com essa evolução. PODEMOS AFIRMAR QUE O SEGREDO DOS VOSSOS VINHOS É O ESTÁGIO EM BARRICAS DE CARVALHO DE ELEVADA QUALIDADE? Não podemos simplificar dessa forma. São tantos os detalhes que podemos mencionar e que estão por trás dessa qualidade que procuramos diariamente, e não apenas na época da vindima. São por exemplo, e garantidamente o respeito à natureza, às uvas, a escolha das castas que optamos por plantar na nossa herdade, aliás a diversidade que existe nesse conjunto, os detalhes, os cuidados constantes, análises e uma vez mais uma adega bem equipada tecnologicamente, controlos de frio, importantíssimo aqui no Alentejo, os Enólogos, enfim são alguns dos ativos que nos ajudam a caminhar no sentido que pretendemos que é garantir vinhos de qualidade todos os anos em toda a nossa gama. As barricas de carvalho, consideramos que sim são importantes, pelo impacto e alterações que conseguimos impor

nos vinhos, como aumento de estrutura, volume, etc, mas não são de todo o protagonista/ figura principal. Essa deve-se às uvas, à casta, ao terroir. COMO CARACTERIZA OS VINHOS DE SANTA VITÓRIA? Temos uma gama de vinhos diversa, mas não extensa, ou seja queremos acima de tudo dar diferentes opções para diferentes gostos, diferentes pessoas e diferentes momentos de consumo. Vinhos que casam bem como aperitivos, ou a acompanhar bons pratos da nossa cozinha e um vinho que pode ser uma boa opção para algumas sobremesas, não muito doces, que é o caso do nosso Santa Vitória Espumante Extra Bruto. A nossa gama divide-se em, gama versátil (Branco, Tinto e Rosé) com um estilo muito leve, são vinhos de lote jovens e frutados que vão para o mercado muito cedo, mesmo antes de completarem um ano, não tem estágio e preservam uma intensidade aromática bem interessante, sendo a gama ideal para acompanhar pratos leves. Passando para a nossa gama Santa Vitória (Branco, Tinto e Rosé), são vinhos de lote mais complexos em que no caso do tinto há um estágio em barricas usadas, ou seja não são de 1.º ano, e portanto será uma gama de vinhos mais adequada para acompanhar pratos já com algum “peso”, tempero, charcutaria, queijos, caça, etc.

Patrícia Peixoto


Na gama premium, temos o Santa Vitória Grande Reserva Tinto, Santa Vitória Grande Reserva Branco, o Monocasta Santa Vitória Touriga Nacional e o Inevitável. Estes últimos são vinhos muito complexos com grande volume, estrutura e final de boca. São vinhos com grande longevidade e que requerem um momento gastronómico especial. Todos estagiaram em Barricas novas durante 12-14 meses na nossa cave de barricas climatizada. E OS AZEITES PRODUZIDOS NA HERDADE DA MALHADA? Ainda bem que coloca essa pergunta. Os azeites no geral tem vindo a assumir cada vez mais importância e ouve-se falar mais em azeite hoje do que alguma vez se ouviu. O consumo de azeite em vários países não para de aumentar. Uma das razões é porque se descobriu os benefícios para a saúde mas também o prazer ao consumir. Temos plantada nos nossos olivais cerca de 7 variedades de azeitona. Procuramos um equilíbrio nos parâmetros analíticos para determinar a data de colheita de cada variedade, rapidez na entrega da azeitona e garantir que a azeitona chegue íntegra e sã ao lagar. Aqui são mantidos os cuidados constantes e a extração ocorre nas temperaturas corretas, ou seja o azeite é extraído a frio. Em meados de Outubro iniciamos a apanha, no início da estação, seguindo todos os detalhes que nos garantem a qualidade do nosso azeite. No final conseguimos azeites com níveis de acidez baixos entre 0.2-0.3 máximo, o que o torna saudável e com características organoléticas atrativas como verde, ligeiro amargo e picante. Um azeite que se sente boa estrutura e pede para ser consumido a cru para finalizar pratos por exemplo. Eu pessoalmente finalizo todos com o nosso azeite, e nem manteiga mais uso no pão. COMO ANALISA O POSICIONAMENTO DOS VINHOS ALENTEJANOS NO MERCADO NACIONAL? Atualmente os vinhos mais consumidos em Portugal são os vinhos provenientes da região do Alentejo. São variadas as razões que apoiam essa tendência. O seu perfil é uma das características mais procuradas.

O ENOTURISMO É UMA MAIS VALIA PARA QUEM VOS VISITA. QUEM VOS PROCURA? O QUE DIZEM DO ESPAÇO? Sem dúvida. Temos uma herdade fantástica, com tanta coisa a acontecer por lá. São 1620 hc para desbravar. Assim que os clientes chegam ao hotel ou adega são informados acerca de tudo o que há neste espaço, 127 hc de vinha 150 de olival, 100 hc de fruta, animais para ver e alimentar, atividades equestres, workshops de cozinha, passeios balão, moto 4, bicicleta, enfim, tantas coisas para fazer. Na adega temos 2 vezes por dia visita guiada com prova de vinhos e muita explicação sobre tudo o que lá fazemos. Na altura da vindima proporcionamos aos clientes uma experiencia única com contacto com os trabalhos na adega durante esses dias onde tudo acontece intensamente e claro, a pisa a pé nos nossos lagares, ao som de ritmos alentejanos. O feedback é muito positivo e normalmente expressam-se como sendo uma “experiência inesquecível”. PARA FINALIZAR, GOSTARÍAMOS QUE FIZESSE UM CONVITE ÀS NOSSAS LEITORAS. Tudo o que foi falado não dá para exprimir tudo o que realmente temos para oferecer, só experimentando e vivendo. Mas o momento alto é sem dúvida experimentar no nosso restaurante do Hotel Vila Galé Clube de Campo a nossa gastronomia bem tipicamente Alentejana harmonizada com os nossos vinhos, e aí sim, a vontade e voltar é garantida. O impacto é bem maior quando, mesmo já conhecendo a marca, as pessoas visitam o produtor e as pessoas que estão por trás do projeto, por isso deixamos o convite a todos os que nos quiserem visitar, ver e sentir aquilo que todos os dias nos faz acordar de manhã com grande animação, envolvimento e entusiasmo.

“wine tastes better at source”.

www.santavitoria.pt info@santavitoria.pt

41


VINIFICAÇÃO MINIMALISTA A revista Liderança no Feminino esteve à conversa com a Lúcia Freitas, enóloga da Quinta da Mariposa que, em 2014, ganhou o Prémio de Jovem Agricultura do Ano. Atualmente é também Diretora Geral da empresa Seacampo, Soc. Lda.

CRIOU O SEU PRÓPRIO PROJETO NA SUA TERRA NATAL. COMO SURGE A QUINTA DA MARIPOSA? Desde que comecei a trabalhar como enóloga, em 2005, sempre tive o desejo de fazer os meus próprios vinhos. Desde muito pequena que acompanho a quinta do meu avô e para mim sempre foi uma grande alegria poder participar na vindima e na produção do vinho. COMO CARACTERIZA OS VINHOS DA QUINTA? São vinhos bem típicos do Dão! Usamos apenas as castas tradicionais, trabalhamos com vinhas com mais de 30 anos e praticamos vinificação minimalista, ou seja, intervindo o mínimo possível com o objetivo de obter a melhor expressão das uvas da região, e assim produzir vinhos que são fiéis ao terroir. A REVISTA WINE ENTHUSIAST ATRIBUIU, ESTE ANO, 92 PONTOS AO VINHO “MARIPOSA TINTO RESERVA 2013”. COMO FOI RECEBER ESTA IMPORTANTE DISTINÇÃO INTERNACIONAL? A Wine Enthusiast faz parte das publicações mais reconhecidas e conseguirmos esta pontuação na primeira colheita deste vinho deixa-nos orgulhosos, obviamente, mas acima de tudo dá-nos credibilidade a nível internacional. Os vinhos portugueses começam a ser cada vez mais conhecidos no estrangeiro, mas ainda há muito trabalho por fazer… para vendermos no mercado externo uma marca nova, precisamos que haja alguma referência que ateste a qualidade do produto e que seja reconhecida pelo público. QUAIS OS PROJETOS FUTUROS DA QUINTA DA MARIPOSA? Este ano comprámos um espaço para construir uma adega e pretendemos aumentar a área de vinha. No entanto este será um crescimento lento e sustentado, com foco na qualidade dos vinhos. Não temos pressa de crescer, temos a vida toda!

Lúcia Freitas

O QUE REPRESENTA PARA SI, TER ESTADO À FRENTE DOS MAIORES PROJETOS DA REGIÃO DO DÃO? Quinta da Mariposa Rua da Rodela 17 3430-086 Carregal do Sal Info@mariposa.pt

42

Foi essencial para conseguir criar a Quinta da Mariposa. Nestas empresas tive oportunidade de fazer vários tipos de vinhos desde os entradas de gama de grande volume, até aos vinhos mais raros e premiados. Trabalhei em várias regiões vinícolas, com diferentes castas e diferentes tipos de vinhos. Paralelamente aprendi muito sobre marketing e promoção de vinhos nos mercados externos e não é possível ter um projeto de vinhos bem-sucedido sem termos estes conhecimentos.



MEDICINA

ESTร TICA Cirurgia Plรกstica



A CIRURGIA PLÁSTICA E A PREOCUPAÇÃO ESTÉTICA Como cirurgião plástico há quase 30 anos, António Conde já fez cerca de 27 mil intervenções. Contribuir para a felicidade do seu paciente é a sua premissa. A CIRURGIA PLÁSTICA SIGNIFICA A RECONSTRUÇÃO DE UMA DETERMINADA PARTE DO CORPO. AQUILO QUE O CLIENTE DESEJA MUITAS VEZES NÃO É POSSÍVEL CONCRETIZAR NAQUELE CORPO. Sim, muitas vezes o que nos é solicitado não é exequível para aquele doente, por razões de ordem técnica, ou então porque a expectativa do doente está muito acima do que é possível obtermos naquele caso em concreto. Atualmente este problema já não será tão premente, uma vez que as pessoas estão já, na minha opinião, suficientemente alertadas para essa questão através de conversas com outros doentes, nos meios de comunicação, nas redes sociais, nos consultórios médicos, etc... Quando eu comecei na Cirurgia Plástica (1991) esse equívoco era bem mais comum. Muitos doentes pensavam mesmo que as nossas intervenções não deixavam sequelas cicatriciais! Hoje os doentes estão bem mais informados do que é a Cirurgia Plástica. Todavia devemos continuar a exercer uma acção “pedagógica” nos nossos doentes relativamente aos limites técnicos e de resultados das nossas intervenções cirúrgicas ou tratamentos médicos. A devida informação do doente é, em todas as especialidades mas muito particularmente na Cirurgia Plástica, de máxima importância para que o doente aceite e aprecie o resultado de uma intervenção ou tratamento médico. QUE TIPO DE TRATAMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS NA CLÍNICA? Na Unidade de Cirurgia Plástica do Hospital dos Lusíadas Porto, que eu dirijo. providenciamos todo o tipo de tratamentos médico-cirúrgicos que são do âmbito da Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética. A saber na área da: Cirurgia Estética: Cirurgia de rejuvenescimento facial e cervical (“face lifting”), blefaroplastia (cirurgia das palpebras), rinoplastia (cirurgia nasal) otoplastia (cirurgia do pavilhão auricular), cirurgia da calvície, redução mamária, aumento mamário, braquiplastia (cirurgia dos braços), abdominoplastia, lipoaspiração, cirurgia do contorno corporal pós cirurgia bariartrica, plastia de cicatrizes, etc...

Cirurgia Reconstrutiva: esta é a base de toda a Cirurgia Plástica. O Cirurgião Plástico que só sabe Cirurgia Estética nem essa fará bem! De facto na nossa Unidade estamos preparados para encarar todo o tipo de reconstruções das mais simples às mais complexas porque temos uma base muito sólida de cirurgia reconstrutiva, muito particularmente na cirurgia de reconstrução mamária que talvez seja a área na nossa especialidade, em que os conceitos e as práticas de cirurgia reconstrutiva e estética mais se fundem. Tratamentos Médicos: rejuvenescimento facial com fillers (ácido hialurónico), toxina botulínica, lifting por fios, Laser de Erbium, Radiofrequência, Endermologia. QUAIS OS MAIS PROCURADOS? Somos muito solicitados ao nivel da Cirurgia Estética, muito particularmente toda a cirurgia da face, redução e aumento mamário, lipoaspiração e abdominoplastia. Fazemos muito o aumento mamário, pois esta é das cirurgias mais populares em todo o mundo. Alerto que existem muitas formas de realizar esta operação nomeadamente no que concerne o tipo de materiais usados (próteses), o regime de internamento, o local onde se realiza a intervenção e mesmo a equipa cirurgica que a executa. Na minha opinião o doente primeiramente deverá procurar um cirurgião especialista em Cirurgia Plástica que tenha conhecimento e experiência nas principais vias de abordagem (em alguns locais esta cirurgia não é feita por especialistas devidamente credenciados), depois optar por um Hospital com apoio de todas as especialidades médicas e cirúrgicas, apoio de enfermagem 24h por dia, unidade de cuidados intensivos, etc... (em alguns locais o doente é operado e tem alta de imediato, sem que nesses locais existam os referidos meios). Por fim procurar um local onde se utilizem as melhores próteses disponíveis no mercado (com baixo índice de contracturas capsulares, com seguros associados, com garantias, etc...). Outra área onde desenvolvemos uma atividade importante é na reconstrução mamária. A Unidade de Cirurgia Plástica colabora com os colegas de Cirurgia Geral (Dr. António Moura e Dr. André Magalhães), sempre que indicado, na reconstrução mamária imediata, utilizando próteses ou retalhos e enxertos de gordura conforme as indicações.


António Conde

OS CLIENTES ENTENDEM A DIFERENÇA ENTRE A CIRURGIA ESTÉTICA E A RECONSTRUTIVA?

QUAL O CONSELHO PARA QUEM ESTÁ A PENSAR NUMA CIRURGIA ESTÉTICA?

Essa questão, como disse, assume extrema importância por exemplo na reconstrução mamária. Por vezes o que nos é dado a tratar são deformidades graves que resultam de amputações mamárias totais ou até mesmo parciais por neoplasia. Muitas dessas doentes foram submetidas previamente a tratamentos intensos por radioterapia, que afectam de forma importante a vascularização e a tonicidade da pele. Ora nestes casos a reconstrução mamária, por mais experiência, conhecimento ou talento que o médico possa ter, nunca conseguirá obter um resultado fantástico. É então fundamental, nestes casos, explicar muito bem à doente essa limitação e a real expectativa do tratamento. A cirurgia não pode ser considerada estética mas sim reconstrutiva. Claro que o Cirurgião Plástico em todos os seus gestos tem sempre “por defeito” uma preocupação estética. Todavia nestes casos e em muitos outros, convém definir muito bem a fronteira do reconstrutivo e do estético.

1.º Escolher um Cirurgião Plástico devidamente credenciado;

MELHORAR A AUTOESTIMA DE ALGUÉM É CERTAMENTE MUITO GRATIFICANTE. QUE BALANÇO FAZ DO SEU PERCURSO PROFISSIONAL? É de facto extremamente gratificante. Mas, e desmistificando um pouco, a nossa especialidade é nessa questão, igual a qualquer outra da Medicina. Quando se obtém a cura de um doente, quando se salva uma vida, ou quando se consegue que o doente reaprenda a gostar de si mesmo. Ao fim de 27 anos de Cirurgia Plástica e de cerca de 27000 intervenções, experimento hoje a mesma satisfação ao ver que o meu gesto contribuiu para a felicidade de alguém.

2.º A seguir escolhê-lo por referenciação de outros doentes ou médicos e nunca por inserções publicitárias em programas de televisão, redes sociais ou até mesmo em revistas de cabeleireiro; 3.º Estabelecer uma relação médico-doente de verdadeira empatia. Se tal não acontecer é muito provável que ulteriormente haja desencontros ou equívocos (é quase como num casamento...); 4.º Que opere num local em que disponha de todas as condições que referi anteriomente; 5.º Interpelá-lo sobre a sua experiência na cirurgia em questão e ser pro-activo no momento da consulta expondo todas as suas dúvidas; 6º Lembrar-se sempre que vai ser tratada(o) por um homem e não por um Deus. (embora o Cirurgião Plástico, nessa situação, seja o que tem de mais parecido com Ele...).

www.antonioconde.net info@antonioconde.net

47


EDIÇÃO ESPECIAL ANIVERSÁRIO




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.