Os Autores
Federal do Rio Grande do Sul – Laboratório de Mensuração/Divisão de Psicologia Positiva. Atualmente, é professor associado do Departamento de Psicologia e do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil. Coordenador da Área I, Psicologia das Organizações e do Trabalho, do programa de pós-graduação em Psicologia (PPGP) da UFSC – membro efetivo do GT/POT, grupo de trabalho e pesquisa na Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (ANPPEP). Foi editor da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. Autor de vários livros e artigos, promove intervenções (consultoria) referentes ao Comportamento Humano nas Organizações, em especial, a respeito dos seguintes assuntos: organizações como fenómenos socialmente construídos, cultura organizacional, aprendizagem humana nas organizações, psicologia positiva nas organizações, no trabalho e em outros espaços de vida, qualidade de vida no trabalho, felicidade nas organizações e orientação e projeto de vida na aposentação (pós-carreira).
Pedro Lobo Mestre em Psicologia Social e das Organizações pela FCHS-UAlg, com tese intitulada “Saúde organizacional, os seus efeitos no mal-estar dos colaboradores”. Frequenta o curso de doutoramento em Psicologia na mesma instituição, seguindo a mesma linha de investigação. É membro do CIEO, onde se tem dedicado à investigação científica da Saúde Organizacional e a relação com o bem-estar e o mal-estar dos profissionais.
Renata Schirrmeister Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo, Brasil. Possui licenciatura em Administração (1994) e mestrado em Administração (2006), ambos pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Administração Geral, em organizações com fins lucrativos e organizações públicas, atuando principalmente em consultoria e desenvolvimento de pessoas. É professora e investigadora em Gestão de Pessoas e Estratégia, atuando nos seguintes temas: comportamento organizacional, identidade organizacional e pessoal, qualidade de vida no trabalho, equipas com múltiplos vínculos contratuais, comprometimento, estratégia, gestão de redes e ambientes de inovação. Participa no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho da Universidade de São Paulo. Recebeu o Prémio Ser Humano Oswaldo Checchia em 2007, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional).
© PACTOR
Rui Pedro Ângelo Psicólogo (2000), mestre em Stress e Bem-Estar (2005) e doutor europeu em Psicologia Social (2011) com a tese “Psicologia da Saúde Ocupacional dos Bombeiros Portugueses”, pela FP-ULisboa. Coordenador nacional das Equipas de Apoio Psicossocial e chefe da Divisão de Segurança, Saúde e Estatuto Social, da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Docente convidado da FP-ULisboa no Curso Pós-Graduado em Psicologia e Intervenção em Crise e Emergência, nas disciplinas de Contextos Organizacionais de Risco, Intervenção com Profissionais e Intervenção Psicossocial em Catástrofes. Autor de vários artigos em revistas científicas internacionais, como a European Journal of Work and Organizational Psychology, Stress & Health e a Revista de Psicologia Social.
XVII