Geoboletim julho agosto setembro 2017

Page 1


BOLETIM DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA CAMPUS SALVADOR O Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador, divulga o Geoboletim do curso de Licenciatura em Geografia, referente ao período trimestral de Julho à Setembro de 2017. O presente documento congrega o envolvimento de professores e estudantes, tanto na organização quanto na inserção de eventos científicos, a níveis locais, regionais, nacionais e internacionais compreendem aqueles relacionados às áreas de Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Urbanismo, Ciências ambientais, Educação, Educação Científica e Tecnológica.

Além disso, o documento procura divulgar a realização de visitas técnicas e trabalhos de campo, atividades estas que integram o curso e que são coordenadas pelos docentes que ministram seus componentes curriculares. Além desses momentos formativos, é de interesse do curso publicizar a participação dos estudantes e professores, tanto da área da Geografia quanto das outras que integram o curso, a exemplo, da Pedagogia, Sociologia, Informática, Filosofia, dentre outras, na realização e envolvimento em cursos de extensão, minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e atividades de estágio curricular.

O presente documento reserva espaço para a publicização da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes e da comunidade envolvida, envolvendo, sobretudo professor orientador e demais professores convidados para integrar a banca. Além das defesas dos estudantes do curso, o curso tem interesse em divulgar as defesas de Mestrado e Doutorado de todos os docentes que integram o curso. O Departamento de Geografia e o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, campus Salvador apoiam a iniciativa que participou, por sua vez, da necessidade de fomentar uma cultura de mobilização científica entre estudantes e professores não apenas do curso de geografia, mas no âmbito da comunidade acadêmica do IFBA.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA Aconteceu entre os dias 03 e 05 de julho, a 2ª edição do Simpósio Baiano de Geografia Agrária, realizado no Instituto de Geociências

e na Faculdade de Arquitetura da

Universidade Federal da Bahia na cidade de Salvador. Na ocasião, estudantes do curso de licenciatura em Geografia do IFBA integraram o quadro de monitores do evento, além dos pesquisadores Silvio Marcio Montenegro (IFBaiano – campus Governador Mangabeira) e Hingryd Freitas ( IFBA – campus Salvador) que integraram a comissão organizadora do simpósio, ambos do grupo de pesquisa Geopraxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em


Geografia, um dos grupos de pesquisas que integram o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA. O II SBGA teve como objetivo aprofundar as discussões sobre a consolidação de um pensamento social crítico acerca do espaço agrário brasileiro a partir das experiências de ensino-pesquisa-extensão no âmbito da Universidade e de entidades parceiras que estudam e vivenciam o campo baiano, incluindo também outras ações sociais voltadas à compreensão analítica das dinâmicas e processos espaciais que se definem no campo baiano. Além das conferências de abertura e encerramento, o evento contou com mesas redondas, atividades culturais e a exposição de trabalhos nos eixos 1. Estado, Capital e Políticas Públicas no Campo; 2. Territórios em Disputa: Movimentos Sociais, Povos e Comunidades Tradicionais; 3. Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade -4. Ensino da Geografia Agrária e Educação do Campo e 5. Saberes e Práticas Agroecológicas.



PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPA DE CICLO DE DEBATES SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Aconteceu nos dias 11 e 12 de julho, o Ciclo de Debates sobre Currículo e Formação, promovido pelo grupo de estudos e pesquisas em Currículo e Formação do Ser em Aprendizagens FORMARSER/UEFS. Na ocasião, esteve presente o Prof. Dr. Leonardo


Rangel que integrou a mesa I - Currículo e Formação: Criação, Devir e Existências com o Prof. Dr. Roberto Sidnei Macêdo (FACED/UFBA/Grupo FORMACCE).

“Currículo e Formação tem se constituído em pautas de debates nos diversos fóruns educacionais, em face de sua relevância político e sociopedagógica, e, sobretudo, por serem traduzidos em dispositivos potentes para instituição de políticas e práticas curriculares, capazes de forjar processos formativos nem sempre consoantes com o Ser e sua existência em devir. Nós, professores, não podemos nos furtar da responsabilidade de pensar, discutir e perspectivar esses dois importantes processos, haja vista estarmos por eles implicados e sermos desafiados, cotidianamente, pelas problemáticas que os constituem e o contexto histórico social que os configuram. É assim que, o Grupo FORMARSER provoca a comunidade acadêmica, os profissionais do Ensino Superior desta Universidade, e da Educação Básica, para um diálogo sobre Currículo e Formação” (informações obtidas do folder do evento).

Leonardo Rangel é professor efetivo de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA, Campus Salvador. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FACED/UFBA. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (2009). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Integra o corpo docente do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA e participa de projetos na área dos Processos Formativos, Currículo, Biopoder, Educação e Cuidado junto ao grupos de pesquisa Sexualidade, Gênero e Identidade em literaturas em língua portuguesa e outras expressões artísticas - DEVIR/IFBA; além de coordenar o Malhas & Rizomas: grupo de estudos em Deleuze. O professor possui experiências nas áreas de Sociologia da Educação, Teoria Social, Etnografia da Educação e Educação Profissional.



PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA 3ª OFICINA DO GEOTRÓPICOS – LABORATÓRO DE ESTUDOS DA DINÂMICA E GESTÃO DO AMBIENTE TROPICAL

Aconteceu entre os dias 18 e 20 de julho, a 3ª edição da oficina do Laboratório de Estudos da Dinâmica e Gestão do Ambiente Tropical (Geotrópicos) na Universidade Estadual de Feira de Santana. Na ocasião, o evento contou com a participação de Prof. Dr. Joilson Cruz, docente do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, integrando a mesa redonda “Infraestrutura Urbana e Desigualdade Socioespacial na cidade de Salvador-Bahia”.


Além das mesas redondas, o evento contou com minicursos e lançamento de cartilha digital, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, tratando-se de um evento comemorativo ao dia do geógrafo, cujo tema foi “Espaço Geográfico: Ciência, Tecnologia e Sociedade”.

Sob a coordenação do Prof. Ms. Jémisson Mattos, o Geotrópicos agrega discentes, geógrafos, pesquisadores, com especialidades em Geomorfologia, Recursos Hídricos, Análise Ambiental, Planejamento, Gestão do Ambiente Tropical, distribuídos nas seguintes linhas de pesquisa: Análise, manejo e conservação ambiental de bacias hidrográficas tropicais; Modelagem espacial e dinâmica aplicada aos estudos do ambiente tropical; Análise hidroclimatológica e geomorfológica de sistemas fluviais tropicais; Geomorfologia aplicada ao planejamento urbano-regional e gestão do ambiente tropical; Deterioração das terras e o fenômeno da desertificação em ambiente tropical; Geomorfologia do quaternário; Ensino de Geomorfologia e Educação Ambiental.

Joilson Cruz é Doutor em Geografia - 2016 (UNESP). Mestre em Geografia - 2003 (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino em Geografia - 1998 (UEFS) e em Turismo e Meio Ambiente - 1996 (FACTUR). Graduado - Licenciatura Plena - em Geografia - 1988 (UCSAL). Professor do IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e da UNEB - Universidade Estadual da Bahia. Possuindo experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional (Informações obtidas do currículo Lattes do pesquisador).Aconteceu no dia 08 abril, trabalho em Arembepe com estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA Campus Salvador, sob a orientação da Prof. Me. Carolina da Silva Corrêa. O trabalho compõe o quadro de atividades práticas da disciplina de Pedologia. O objetivo do campo foi realizar observações acerca da participação dos diferentes agentes intempéricos e de transporte e solos costeiros resultantes.



DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA COLAM GRAU NA REITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA Aconteceu no dia 21 de julho, no espaço cultural Dois de Julho, a solenidade de colação de grau dos estudantes dos cursos superiores do IFBA do Campus Salvador. O evento contou com a presença dos coordenadores de curso, técnicos, chefes de departamento, familiares e estudantes. Na ocasião, o curso de Licenciatura em Geografia estava representado por


seus 8 estudantes: Rafael Pimentel, Gabriel Sacramento, Demivalda Portela, Jeferson Silva, Manoela Vilas Boas, Everaldo Rosa, Caroline Viana e Tânia França, agora licenciado(a)s em Geografia pela nossa instituição. Além dos discentes, estiveram presentes, os professores Ricardo Bahia (chefe do Departamento de Geografia -DAGEO), Isabela Albuquerque (Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia - LICGEO), Carolina Corrêa, Anízia Conceição e Nilton Santana.





O curso de Licenciatura em Geografia do IFBA parabeniza a todos e todas pelo empenho e dedicação pela formação de cada um, ao passo que deseja sucesso nas novas itinerâncias acadêmico-científico e culturais. Mais uma conquista de muitas que virão!!!! Desejamos sucesso a esses profissionais que reconhecem na Geografia, a possibilidade de mobilização de ideias e práticas para um mundo melhor.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO III CONGRESO INTERNACIONAL FORMACIÓN EM EDUCACIÓN INTERCULTURAL Y PRÁCTICAS DE DECOLONIZACIÓN EM AMERICA LATINA, I CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL Y EDUCACIÓN e VIII SEMINARIO PENSAR LOS DERECTOS HUMANOS


Aconteceu entre os dias 26 e 28 de julho, a 3ª edição do Congresso Internacional Formação em Educação Intercultural y Prácticas de Decolonização na América Latina, a 1ª edição do Congresso Internacional sobre Patrimônio Cultural e Educação e a 8ª edição do Seminário Pensar os Direitos Humanos, no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, na cidade de Goiânia. Na ocasião, esteve presente o Prof. Ivan Matos do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador, oportunidade em que apresentou o


trabalho “A biogeografia cultural e a interculturalidade no ensino de biogeografia” em coautora da Profa. Dra. Rosiléia Oliveira da UFBA, integrando a seção “Práticas tradicionais e diálogos interculturais da linha temática “Construção de conhecimentos comunitários, identidade cultural e territorialidade”, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Alexandre Herbetta.


O evento contou com conferências de abertura e encerramento, além de mesas temáticas correspondentes às linhas temáticas. Além disso, contou apresentações culturais de diferentes etnias indígenas, sessões de comunicação oral de trabalhos, oficinas, lançamento de livros, sessão de homenagens e prêmio Rodolfo Stavenhagen de mérito educativo e mostras audiovisuais.


O III Congreso Internacional Red FEIAL tem como antecedentes o I Colóquio Procesos de la diversidad cultural en la formación social y educativa, organizado pela UNAM (Universidade Autônoma do México), através da Facultad de Estudios Superiores Aragón (FES), a UnB (Universidade de Brasilia) e a UFG (Universidade Federal de Goiás), Brasil. A Red Feial (Rede em Formação em Educação Intercultural na América Latina) dentre outros objetivos, visa promover a vinculação entre instituições da educação básica, superior e organismos que favoreçam práticas de educação intercultural.


Ivan Matos possui Licenciatura Plena em Geografia pela UEFS, Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental pela FACCEBA e Mestrado em Geografia pela UFBA. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/UEFS. É membro do grupo de pesquisa Interfaces: Cultura, Ciência e Ambiente na Educação Crítica da Universidade Federal da Bahia. Atua também no grupo de pesquisa Geopraxis - A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia. Atua no campo das Epistemologias do Sul, Biogeografia e educação intercultural, Ensino das temáticas geográficas físico-naturais, Educação Socioambiental, Fitocídio, Riscos Socioambientais e Resíduos Sólidos.

Rosiléia Oliveira de Almeida possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática - Faculdade de Educação-UFBA e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (Instituto de Biologia-UFBA). Atua nas áreas de Educação em Ciência, Ensino de Biologia e Educação Ambiental, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.


ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA TEM TRABALHO APROVADO NA REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE - INTERESPAÇO A estudante Odicleide Coutinho do Nascimento, do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador, teve trabalho aprovado na Revista Eletrônica Interespaço. Trata-se da resenha do livro “O que é a cidade” de autoria de Raquel Rolnik, publicado pela Editora Brasiliense. O livro “O que é a cidade” faz parte da coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense, compilação famosa por discorrer sobre determinados temas e assuntos de


forma simples e acessível. De acordo com o título, o tema desse volume versa sobre a cidade, nele, a autora faz algumas analogias para definir o que é cidade e em seguida disserta sobre as grandes urbes capitalistas. A autora leva em consideração a sobreposição primeira e segunda natureza, resultado da ação humana no espaço-geográfico, e a relação política que envolve a cidade.

A revista de Geografia e Interdisciplinaridade trata-se de uma publicação quadrimestral do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia, do MEIO-NORTE - Grupo de Estudos e Pesquisas Geográficos e Interdisciplinares (Campus de Grajaú) e do Núcleo de Estudos Sociedade e Cultura na Amazônia Oriental - NESCAO (Campus de Imperatriz), vinculados à Universidade Federal do Maranhão. O periódico eletrônico busca divulgar a produção geográfica do Maranhão, de outros estados e do exterior, bem como publicar trabalhos nas áreas da História, Sociologia, Filosofia, Educação e Ciências Ambientais (Informações da página do periódico).


ESTUDANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA APRESENTA XADREZ ADAPTADO PARA CEGOS Aconteceu no dia 09 de agosto, das 18:00 às 20:00, a apresentação do jogo de xadrez, num tabuleiro adaptado para cegos. A apresentação, organizada pelo Prof. Jeudy Aragão do Departamento de Filosofia do IFBA campus Salvador, foi realizada pelo enxadrista e estudante Robson do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA.


Em tempo, o curso de Licenciatura em Geografia parabeniza ao Professor Jeudy pela iniciativa e estímulo por atividades que despertam a ludicidade na formação dos estudantes, numa postura de educação inclusiva.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO IV ENGPECT - ENCONTRO NACIONAL e IX FÓRUM DO GRUPO DE PESQUISA ESTADO, CAPITAL, TRABALHO Aconteceu entre os dias 09 e 11 de agosto, a 4ª edição do Encontro Nacional e 9ª edição do Fórum do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho, na Universidade Federal de Sergipe (Campus de São Cristóvão). Na ocasião, estavam presentes o estudante Marcus Henrique e a estudante Naiara Meireles, ambos do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador.


Além das mesas de abertura e encerramento, o evento contou com mesas redondas temáticas e a apresentação de trabalhos distribuídos nos eixos temáticos: GT1: Natureza e Sociedade. GT2: Estado, Território e Políticas Públicas de desenvolvimento. GT3: Gênero, raça e classe social. GT4: Campesinato e Agronegócio. GT5: Movimentos Sociais e estratégias de resistência. GT6: Educação: Formação, Ensino e Prática Docente.

“O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais/GPECT/CNPq/NPGEO/Universidade Federal de Sergipe, que durante esses últimos 07 anos elegeu como culminância dos resultados de seus estudos e pesquisas a formação do FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO. O grupo busca refletir a relação do Estado – Capital e Trabalho no processo de realização e desrealização humana nas suas diferentes dimensões: trabalho enquanto criador de valor de uso e enquanto

condição

de

valorização

e

acumulação

alienado/fetichizado”(Informações da página do evento)

do

capital

trabalho



ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPARAM DA PALESTRA "URBANISMO E ÁFRICA: 6 MIL ANOS DE CONSTRUÇÃO DE CIDADES NO CONTINENTE AFRICANO" Aconteceu no dia 14 de agosto às 17h, a palestra " Urbanismo e África: 6 mil anos de construção de cidades no continente africano", no IFBA Campus Salvador. A palestra foi proferida pelo Prof. Dr. Henrique Cunha Junior, docente da Universidade Federal do Ceará.


A atividade foi promovida pelo Departamento de Sociologia, Pedagogia e Psicologia (DSPP) do IFBA campus Salvador e pelo grupo de Estudos em Cotas Raciais. Na ocasião, estiveram presentes, a Profa. Me Aline Araújo e estudantes do curso de Licenciatura em Geografia, bem como da comunidade acadêmica e externa ao IFBA, além de docentes.


ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA ORGANIZAM PALESTRA SOBRE A ESCOLA SEM MORDAÇA Aconteceu no dia 16 de agosto às 18h, o Debate: “Escola Sem Mordaça: Em defesa da Educação”, tendo como expositora a Historiadora Rafaela Cardoso, da Frente Baiana Escola Sem Mordaça”.


A atividade ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Salvador e teve o apoio do Centro Popular de Geografia Professor Helmut Müller do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA.

Parabéns aos estudantes pela iniciativa e mobilização!


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO MINICURSO "CONTRIBUIÇÕES DE FLORESTAN FERNANDES PARA A EDUCAÇÃO" Aconteceu nos dia 17 e 18 de agosto, o minicurso "Contribuições de Florestan Fernandes para a Educação" na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. A Atividade contou com a presença da Profa. Me. Aline Araújo e do estudante David Rodrigues, ambos


do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, campus Salvador. O minicurso foi conduzido pela Profa. Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ.


DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA ORGANIZA TRABALHO DE CAMPO DE GEOGRAFIA DA BAHIA Aconteceu no dia 17 de agosto das 08:00 à 20:30, o trabalho de campo da disciplina Geografia da Bahia, ministrada pelo professor Ricardo Bahia Rios. A atividade envolveu os municípios de Salvador, Cruz das Almas, Feira de Santana e Amargosa.


A disciplina Geografia da Bahia tem como propósito, o estudo dos aspectos geográficos no estado da Bahia: localização, limites municipais, dimensões e dinâmicas socioespaciais. Regiões e microrregiões. Paisagens, recursos geográficos e suas potencialidades. Integrações e fragmentações territoriais. Aspectos socioambientais nos espaços urbano e rural, bem como o ensino da Geografia da Bahia em sala de aula.


PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA É NOVO INTEGRANTE DO CORPO DOCENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UFBA O Prof. Dr. Leonardo Rangel dos Reis do Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia (DSPP) e integrante do corpo docente do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA é o mais novo integrante do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia.


O mestrado profissional em Educação (MPED) está lotado na Faculdade de Educação – FACED e tem como área de concentração o foco em “Currículo, linguagens e inovações pedagógicas”, constituindo-se como campo de estudo que busca compreender o cotidiano educativo em sua realidade local e em sua contextualização nacional e planetária, a partir da análise crítica das diferentes linguagens expressas no campo de conhecimento teórico curricular, assim como, das experiências concretas de currículo, voltadas para o desenvolvimento de políticas, planos, programas e projetos educacionais inovadores. Tais estudos destinam-se a todos os níveis da educação básica, visando atender a formação de profissionais que atuam nesse nível de ensino. Esta área de concentração se sustenta sobre o eixo da ressignificação das práticas educativas em seu próprio cotidiano e versa sobre a construção de propostas de intervenção inovadoras nas escolas de municípios baianos.

Leonardo Rangel é Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FACED/UFBA. Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Além disso, participa de projetos na área dos Processos Formativos, Currículo, Biopoder, Educação e Cuidado junto ao grupo de pesquisa Sexualidade, Gênero e Identidade em literaturas em língua portuguesa e outras expressões artísticas - DEVIR/IFBA. É coordenador do Grupo de Estudos em Deleuze: Malhas & Rizomas. Possui experiências nas áreas de Sociologia da Educação, Teoria Social, Etnografia da Educação e Educação Profissional.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO MINICURSO "CRÍTICA DO CONCEITO DE MARXISMO OCIDENTAL" Aconteceu no dia 21 de agosto, das 08:00 às 17:00, o minicurso "Crítica do Conceito de Marxismo Ocidental” no Auditório do Prédio de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia. A Atividade contou com a presença da Profa. Me. Aline Araújo e do estudante David Rodrigues, ambos do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, campus Salvador. O minicurso foi conduzido pelo Prof. Pedro Leão da Costa Neto, da Universidade Tuiutí – Paraná.


Segundo observações do estudante David que integrou o minicurso, “o professor Pedro Leão faz um debate no qual critica a obra de Perry Anderson que defende que para uma renovação da teoria Marxista é necessário o distanciamento da escola de Marxismo ocidental e o retorno à escola clássica do Marxismo”.Silvio Marcio Montenegro Machado é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Geografia pelo


Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano IFBaiano. Participa dos grupos de pesquisa Geopraxis - IFBA e GeografAR - UFBA.


PALESTRA “A PRODUÇÃO DOS ESPAÇOS DO COMÉRCIO POPULAR NO CONTEXTO DA MUNDIALIDADE: CIDADE, CIRCUITO E MERCADORIA PIRATEADA” Aconteceu no dia 22 de agosto às 19h, a palestra “A produção dos espaços do comércio popular no contexto da mundialidade: Cidade, circuito e mercadoria pirateada”, que será proferida pelo Prof. Dr. Claudio Ressurreição dos Santos. A atividade integra a disciplina Geografia Urbana, ministrada pelo Prof. Dr. Joilson Silva do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA.


Claudio Ressurreição dos Santos é Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialista em Geografia do Semi-Árido Brasileiro pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Rio Claro). Pesquisador dos Grupos de Estudos sobre Comércio e Consumo (NECC) da (UNESP - Rio Claro),


Comércio e Consumo no Nordeste (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG). As Cidades e o Urbano da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus V). Membro da Rede Brasileira de Estudos Sobre o Comércio e Consumo, ReBECCa. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Econômica, Geografia do Comércio e Consumo, atuando nos seguintes temas: produção do espaço de comércio e consumo, cotidiano e formas de comércio.Aconteceu no dia 26 abril, a apresentação de trabalhos nos seminários didáticos na disciplina de Geologia no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA. A atividade foi coordenada pela Profa. Me. Carolina Corrêa e envolveu estudantes matriculados no referido componente curricular. A atividade compõe o quadro de práticas da disciplina e visa incorporar a dimensão didático-pedagógica de conteúdos geograficos, a partir da geologia.


DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA REALIZA PALESTRA SOBRE GEOGRAFIA E ROMANTISMO NA BAHIA DO SÉC. XIX NO IGHB Aconteceu na tarde do dia 29 de agosto, no auditório Bernardino de Souza / IGHB, a palestra 'Geografia e Romantismo na Bahia do século XIX', proferida pelo professor André Nunes de Sousa, do Departamento de Geografia do IFBA.


O evento contou com cerca de 100 participantes que discutiram a influência do romantismo alemão na produção bibliográfica dos professores de Geografia na Bahia do século XIX.

Na ocasião, estudantes vinculados ao grupo Geopraxis e ao projeto História da Geografia na Bahia: do Período Regencial à República, coordenado pelo professor André Nunes, também apresentaram resultados parciais e/ou finalizados de seus planos de trabalho.


O palestrante abordou a influência do idealismo transcendental alemão nas obras dos professores de Geografia na Bahia do séc. XIX, antecedente à renovação epistemológica da disciplina na Primeira República, a partir da introdução das monografias regionais descritivas nos estudos geográficos, realizada por Bernardino de Souza em 1916..


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARABENIZA O PROFESSOR PEDRO VASCONCELOS PELO PRÊMIO ROBERTO SANTOS DE MÉRITO CIENTÍFICO Estimado professor Pedro Vasconcelos, Escrevemos em nome do corpo docente do Departamento de Geografia do IFBA lhe parabenizando pela honraria do Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, recebido no dia 30 de agosto.


Mais do que o conteúdo formal da Geografia, nós que fomos seus alunos aprendemos o significado de uma vida dedicada ao conhecimento. O senhor figura no rol daqueles que construíram e constroem ainda hoje na universidade um ethos exemplar, marcado pela coerência entre o que se ensina e o que se faz cotidianamente.

Como geógrafos, sabemos da importância e da simbologia da premiação, reflexo das contribuições dadas pelo senhor à Geografia, aos estudos da cidade e, particularmente, à cidade de Salvador. Um pernambucano que nos escolheu!

Um abraço de todo o corpo docente do DAGEO/IFBA, Isabela Albuquerque – Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia Ricardo Bahia Rios – Chefe do Departamento Acadêmico de Geografia

"O objetivo do Prêmio é reconhecer o trabalho de excelência de pesquisadores (as), estimular o exercício da pesquisa científica, fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável da Bahia e ainda se consolidar como uma das premiações mais importantes do calendário anual do estado" (Informação obtida da página da Fundação).


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA REALIZA TRABALHO DE CAMPO DE CARTOGRAFIA Aconteceu no dia 02 de setembro, a aula de campo organizada pelo Prof. Dr. Ricardo Bahia. A atividade que integra o rol de atividades práticas da disciplina de Cartografia, envolveu estudantes durante visitas à cidades de Santo Amaro, Cachoeira e São Félix. O campo dialogou com variáveis pedológicas, hidrográficas, histórico-culturais e campos afins.



ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPAM DO GEOPUBLICA - VI ENCONTRO DE PRODUTORES E USUÁRIOS DE INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS DO ESTADO DA BAHIA Aconteceu no dia 05 de setembro, a 6ª edição do Encontro de Produtores e Usuários de Informações Geoespaciais do Estado da Bahia, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia. O evento tem como tema central “ A geoinformação como apoio à tomada de decisão” e contou com a participação dos estudantes Ednei dos Santos e Vilma Lima do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador. Além de integrarem


o corpo discente do curso, o estudante Edinei compõe o quadro de estagiários na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-BA) e Vilma atua como estagiária na área de geoinformação na Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.


“O Geopublica tem como objetivos o compartilhamento de experiências entre os técnicos da administração pública envolvidos com esta temática e profissionais da área de tecnologias geoespaciais bem como a disseminação das ações das instituições públicas estaduais no âmbito da geoinformação. O evento contou com a participação de palestrantes convidados no cenário nacional e dos principais segmentos da administração pública, academia, estudantes e a sociedade em geral.

O Geopublica é um evento promovido pela Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação do estado da Bahia (CECAR) e do Grupo Temático de Informações Geoespaciais (GTIGEO) vinculado ao Comitê de Gestores de TIC do estado da Bahia(FORTIC) e está em sua sexta edição. Reúne a comunidade de produtores e usuários de dados geoespaciais das instituições públicas estaduais destacando o valor e poder da tecnologia geoespacial como um facilitador na tomada de decisão no âmbito da administração pública” (Informações obtidas da página do evento).


PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA TÊM TRABALHOS APROVADOS EM EDITAL DE PROGRAMAS UNIVERSAIS DO IFBA Docentes que integram o curso de Licenciatura em Geografia tiveram projetos aprovados no último edital de Programas Universais do IFBA. Integrando o Departamento de Geografia (DAGEO), o docente Ricardo Bahia Rios do Grupo de Pesquisa GeotecGeotecnologias aplicadas à Geografia, desenvolverá o projeto “Estudo sobre o processo de ocupação e organização espacial da cidade de Salvador/ BA: uma proposta para a


construção da cidadania e do conhecimento crítico”; enquanto o professor Severiano Joseh dos Santos Júnior coordenará o projeto “Espaço Gaia: Projeto de Convivência, Educação Ambiental e Tecnologias Zelosas no IFBA – Campus Salvador”, no âmbito do Gaia – Grupo de Estudo de InterAção com a Terra, filiado ao grupo de pesquisa Geopráxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia.

Congregando os projetos aprovados no âmbito do Departamento de Sociologia, Psiciologia e Pedagogia (DSPP), encontram-se o projeto do Prof. Roberto da Cruz Melo (Orientador) e da Profa. Tereza Cristina de Oliveira (Co-orientador), intitulado “Fazer ciência, tornando-se professor-pesquisador”; bem como o projeto “Diagnóstico, Avaliação dos impactos da Lei de Cotas Raciais no IFBA campus Salvador” da Profa. Marcilene Garcia de Souza (Orientadora) e o projeto "Reflexões Gêneros, Sexualidade e Identidades" da Profa. Solange Santos ( Departamento de Línguas Vernáculas) Santana em que o Prof. Leonardo Rangel dos Reis é co-orientador.

“Os programas universais da Política de Assistência Estudantil do IFBA devem atender a todos os estudantes interessados, sendo priorizados, os estudantes que participaram do processo de seleção do programa PAAE (Programa de Atenção e Apoio ao Estudante), conforme Edital Nº 11/2017, e se enquadram no perfil de estudante para esse Programa. Tem como objetivo desenvolver ações que envolvam o acompanhamento estudantil, facilitando reflexões e atividades nas diversas áreas e temáticas contemporâneas. 1.3 Os projetos submetidos a essa seleção deverão ter como principal objetivo desenvolver ações relacionadas às temáticas previstas nos Programas Universais da Política de Assistência Estudantil do IFBA, tais como programas de: Educação para a Diversidade, Incentivo à Educação Física e Lazer; Incentivo à Educação Artística e Cultural; Incentivo à Formação da Cidadania; Atenção às Pessoas com Necessidades Específicas;

Assistência à Saúde;

Acompanhamento Psicológico, bem como Acompanhamento Pedagógico” (Informações obtidas do Edital nº 13 / 2017/DEPAE / IFBA/CAMPUS DE SALVADOR POLÍTICA DE


ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA 2017).Aconteceu no dia 04 de maio às 16:00 h, na Praça da Aranha do IFBA campus Salvador, o 1º Encontro do Gaia – Grupo de Afeto e InvestigAção com a Terra, sob a coordenação do Prof. Dr. Severiano Joseh do Departamento de Geografia do IFBA.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPA DO 2º SEMINÁRIO MULHERES NEGRAS DO IFBA Aconteceu no dia 15 de setembro às 16h, a 2ª edição do Seminário Mulheres Negras do IFBA, no Auditório 2 de julho da Reitoria da instituição na cidade de Salvador. O evento contou com a participação do Prof. Dr. Roberto Melo e da Profa. Dra. Marcilene Garcia e estudantes que integram o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA. O(A)s estudantes Elaine Santos, Emerson Novaes, Edelvaice Suzart, Ednei Oliveira, Adriano Teles dos Santos e Cloris Miranda Bispo participaram da atividade na condição de monitores do seminário.


“O evento, promoveu junto à comunidade acadêmica institucional, diálogos em torno do tema “A atualidade do pensamento de mulheres negras, atravessando gerações”, com base nas ideias da professora e filósofa norte-americana Angela Davis, e das brasileiras Lélia Gonzalez e Luiza Bairros.


‘O objetivo é contribuir para a construção de caminhos que nos ensine a (re)existir e combater as violências que o racismo, o sexismo, a lgbttfobia e o capitalismo nos impõem todos os dias e que, no contexto de retrocessos e ataques que vivemos, possamos construir, com as nossas narrativas, alternativas coletivas para uma sociedade mais justa’, destaca a professora Dayse Sacramento, integrante da comissão organizadora do evento, ao lado das docentes Deise Viana, Marcilene Garcia e Manuela Nascimento. O evento contou com cine-debate sobre a série “Travessias Negras”, sarau de poesia e mesas-redondas, que terão a participação de profissionais do IFBA além das convidadas Denize Ribeiro (UFRB); Zelinda Barros, antropóloga, professora, feminista negra e ciberativista, e Vilma Reis, ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia e socióloga” (Informações obtidas da Divisão de Comunicação – campus Salvador).


ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA REALIZAM SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DA REVISTA DISCENTE SITUAÇÃO GEOGRÁFICA Aconteceu no dia 15 de setembro das 18:30 a 21:00 no Auditório I do campus Salvador do IFBA, o seminário “Situação geográfica: um evento” organizado por estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, a saber: Gustavo Mota, Lívia Rita Castro, Marcus Henrique Oliveira, Mirna Brito, Mariana Loyola e Tatiane Alves. Segundo os proponentes da atividade acadêmica, o objetivo foi apresentar aos estudantes do curso de Geografia a criação da revista discente Situação Geográfica.


“A revista tem como finalidade o desenvolvimento acadêmico e o fortalecimento de propostas que caminhem para o nascimento de um pensamento crítico nos futuros geógrafos, além de se constituir como um espaço em que poderemos trabalhar a nossa palavra. É um projeto de graduandos desenvolvido para graduandos”, segundo organizadores do periódico eletrônico.


Além dos demais estudantes do curso e interessado(a)s pela atividade, o evento contou com uma mesa institucional, envolvendo o Diretor Geral do IFBA campos Salvador, Prof. Albertino Nascimento, da Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia, Profa. Isabela Albuquerque, do Prof. André Nunes e do estudante Gustavo Mota, um dos organizadores do evento e da revista Discente, oportunidade em que este e demais integrantes do periódico apresentaram a proposta da revista sob o acompanhamento do Prof. André Nunes. Além disso, a atividade acadêmica contou com a participação de discentes do curso de geografia do IFBA que integram experiências de iniciação científica ( discente Cássio Viana e Jessé Araújo) e as vivências de iniciação docente ( Discente ), bem como do estudante Mateus Barbosa, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA. Finalizando o evento, o curso contou com a presença do professor Clímaco Cesar Siqueira Dias, docente do curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia. Na ocasião, o pesquisador discorreu sobre “problemas e perspectivas na produção geográfica”.


PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA ORGANIZA TRABALHO DE CAMPO DE GEOGRAFIA URBANA Aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, trabalho de campo no Recôncavo baiano, envolvendo os municípios de Santo Antônio de Jesus, Muniz Ferreira, Nazaré e São Felipe. O campo foi organizado pelo Prof. Dr. Joilson Silva e envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, matriculados na disciplina de Geografia Urbana, que tiveram a oportunidade de conhecer ação de agricultura familiar e o projeto de hidroponia no município de São Felipe, desenvolvido em uma das propriedades locais.


A prática de campo integra o rol de atividades da disciplina supracitada e teve como objetivo, analisar o espaço intra-urbano dessas cidades e a relação de centralidade de Santo Antônio de Jesus em relação às cidades do seu entorno, bem como analisar a dinâmica comercial e de serviços existentes entre elas.


Joilson Cruz é Doutor em Geografia - 2016 (UNESP). Mestre em Geografia - 2003 (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino em Geografia - 1998 (UEFS) e em Turismo e Meio Ambiente - 1996 (FACTUR). Graduado - Licenciatura Plena - em Geografia - 1988 (UCSAL). Professor do IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e da UNEB - Universidade Estadual da Bahia. Possuindo experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional (Informações obtidas do currículo Lattes do pesquisador).Aconteceu nos dias 06 e 07 de maio, a saída de campo na região da Chapada Diamantina, organizada pela Profa. Me. Carolina Corrêa. A atividade envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador e compõe o quadro de atividades práticas propostas pela professora na disciplina de Geologia. A atividade contou com a participação da Profa. Me. Isabela Albuquerque e da Profa. Dra. Ila Souza.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO XIII ENPEG - ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA Aconteceu entre os dias 10 e 14 de setembro, a 13ª edição do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, no campus Universidade Federal de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. Trazendo como tema central "Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docentes e práticas na educação básica", o evento congregou profissionais da área da Geografia, reunindo pesquisadores, professores universitários e do ensino básico, bem como geógrafos licenciandos.


Representando o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, estavam presentes, a estudante Paula Graziela Cordeiro de Jesus e o Prof. Ricardo Bahia Rios, que integram o grupo de pesquisadores do Eixo 3 "Conhecimentos da Geografia e Fundamentos Didáticos na Formação Docente" do GT3-B "Teorias da aprendizagem e construção do raciocínio geográfico na formação docente". Na ocasião, foi apresentado o trabalho intitulado


"Conhecimento cartográfico no ensino superior: qual cartografia se sabe ao entrar no curso de Licenciatura em Geografia?", pesquisa esta financiada pela FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e orientada pelo Prof. Dr. Ricardo Bahia, que integra o quadro docente do curso e líder do grupo de pesquisa GEOTEC - Geotecnologias aplicadas à Geografia.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZA TRABALHO DE CAMPO DE HIDROGRAFIA E GEOMORFOLOGIA Aconteceu no dia 23 de setembro, o trabalho de campo nas disciplinas de Hidrografia e Geomorfologia, coordenadas pelos professores Plínio Falcão e Nilton Sousa, do curso de Licenciatura em Geografia.


A atividade interdisciplinar foi realizada nas cidades de Santo Amaro, Cachoeira e Santiago do Iguape, faz parte do rol de atividades realizadas pelos professores e envolveu estudantes matriculados, buscando envolve-los(as) em situações práticas dialogar com os conceitos e conteúdos trabalhos em sala.

que possam


Plínio Falcão é Doutor em Geografia Física (USP), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFBA) e Licenciado em Geografia (UEFS). É líder do Grupo de Pesquisa Terra&Mar (IFBA / CNPq) e tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geologia e geomorfologia de zonas costeiras. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia Física; Geografia do Litoral / Zona Costeira; Hidrografia; Climatologia; Clima e Saúde; Riscos Naturais e Ambientais; Cidades; Planejamento Urbano e Regional. Nilton Sousa é Doutor em Geologia (UFBA), Mestre em Geografia (UFBA) e Licenciado em Geografia (UCSal). É integrante do grupo de pesquisa Geotec – Geotecnologias aplicadas à Geografia e atua principalmente nos seguintes temas: Geografia Física - Sistema Ambiental; Geossistemas; Análise Socioambiental.


ESTUDANTES DO CENTRO GEOGRÁFICO POPULAR HELMUT MÜLLER PROMOVE DEBATE SOBRE AS PRIVATIZAÇÕES ESTATAIS

Aconteceu no dia 26 de setembro no áudio I do IFBA campus Salvador, o debate “Qual o resultado das privatizações estatais”. Sob a organização do Centro Geográfico Popular Helmut Müller do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, a atividade envolveu a participação do professor Jorge Uzeda (História) como debatedor e dos professores do


curso de Licenciatura em Geografia, Daniel Romero (Sociologia) também como debatedor e do professor Roberto Melo ( Educação) como mediador do debate.


PESQUISADORA DA ALEMANHA REALIZA PALESTRA SOBRE ILHAS E SEUS MÚLTIPLOS OLHARES NO IFBA CAMPUS SALVADOR O IFBA recebeu no dia 27 de Setembro às 19 horas, a Professora e Pesquisadora Profa. Vilja Larjosto da Universidade de Hannover/Alemanha, que proferiu a palestra intitulada “As ilhas e seus múltiplos olhares: possibilidades e implicações ao seu desenvolvimento”.


A atividade que é fruto da parceria com o Grupo de Pesquisa Recôncavo (UNEB - Campus V) e do Grupo de pesquisa NEP - CEUS (IFBA - Salvador), contou com a participação de estudantes e profssores do curso de licenciatura em Geografia do IFBA e do professor Miguel Santos (UNEB) e Conceição Santos (UNEB).


Do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, estiveram presentes as professoras Monise Pereira e Sandra Estroges, bem como os professores Ricardo Bahia e Ivan Matos. O evento ocorreu nas dependências do Auditório I do campus Salvador e está sob a coordenação do professor Joilson Cruz do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, que também é docente da UNEB, campus Santo Antônio de Jesus. Segundo informações do coordenador da atividade acadêmica, “o processo de transformação territorial dos espaços insulares apresentam pontos comuns, entretanto guardam especificidades que merecem ser discutidas. A inserção de novas tecnologias, aliado às demandas territoriais que resultam na acumulação e distribuição de riquezas, exigem novas configurações nas paisagens físicas e culturais das Ilhas”.



CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZA VISITA TÉCNICA AO MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA Aconteceu no dia 28 de setembro, a visita técnica ao Museu Geológico da Bahia na cidade de Salvador. Coordenada pela Profa. Me Carolina Côrrea, a atividade contou com a participação dos estudantes da disciplina de Geologia, que tiveram a oportunidade, com o auxílio dos monitores do museu, de conhecer as instalações, a partir do acervo de solos e rochas, bem como o acervo de fósseis.


“O Museu Geológico da Bahia possui um dos maiores acervos de rochas, de minerais, de pedras preciosas e de fósseis da Bahia, com mais de 20 mil peças, proporcionando aos seus visitantes uma viagem no tempo geológico através das suas exposições temáticas: Meteoritos, Universo/Sistema Solar, Minerais, Rochas, Recursos Minerais, Minerais e Rochas Industriais, Artesanato Mineral, Garimpo, Minerais Radioativos, Energia dos Cristais,


Gemas, Petróleo, Otto Billian, Rochas Ornamentais e Fósseis. Conta ainda, com um auditório/cinema de 125 lugares e de um aconchegante café à sombra de centenária mangueira, de onde se pode apreciar um belíssimo mural do artista plástico Juarez Paraíso. Inaugurado em 4 de março de 1975, atualmente vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE do Estado da Bahia, o Museu é um centro de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico da Bahia, que desenvolve projetos de cunho científico, educativo e cultural.” (Informações da página do museu)

A professora Carolina Corrêa integra o Grupo de Pesquisa Geopraxis - A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduação em Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Geologia Marinha, Costeira e Sedimentar pela Universidade Federal da Bahia (2010). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, geologia costeira e mecânica dos solos. Atualmente faz parte do quadro efetivo de professores do departamento de geografia do Instituto Federal da Bahia.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPA DO SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID DO IFBA O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia realizou no dia 29 de setembro de 2017 no campus Salvador, o Seminário Institucional do PIBID. Com tema “Memórias e reflexões dos Campi Salvador, Camaçari e Santo Amaro”, o evento contempla uma Palestra de Abertura, Mesa de Relatos, Apresentações de Pôsteres, além de Sessões de Comunicações Orais.


O público-alvo do Seminário consiste em discentes dos cursos de Licenciatura dos Campi Salvador, Camaçari e Santo Amaro do IFBA vinculados ao Programa, supervisores das unidades de ensino parceiras, coordenadores dos subprojetos de diversas áreas e demais profissionais e pesquisadores da área da Educação.


O evento oportunizou aos seus participantes a socialização das experiências e das práticas formativas desenvolvidas no âmbito dos subprojetos, bem como reflexões e debates sobre a formação docente e as perspectivas do PIBID no cenário atual.

“O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de


ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola (Informações obtidas da página da PROEN – Pró-Reitora de Ensino do IFBA).


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA OBTEM 4 PELA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO MEC As licenciaturas em geografia e matemática do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) obtiveram nota 4 na avaliação in loco realizada pela comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para renovação do reconhecimento de cursos. O conceito é considerado muito bom na escala de 1 a 5.


Os cursos são avaliados de forma periódica no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A organização didático-pedagógica; o corpo docente, discente e técnico-administrativo; e a infraestrutura física e tecnológica são as dimensões analisadas. O representante da Diretoria Adjunta da Educação Superior, André Souza, garante: “os resultados das avaliações contribuem para o desenvolvimento e a implementação de ações de melhorias nas atividades desenvolvidas pelos cursos e pela instituição, que contribuirão no processo da busca contínua pela excelência na oferta de ensino, pesquisa e extensão”. Os resultados refletem o compromisso, a competência, a dedicação e a responsabilidade dos docentes, técnico-administrativos e gestores, com a participação efetiva dos discentes, no cumprimento da missão institucional de promover a formação do cidadão históricocrítico, ao oferecer ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, com o objetivo de desenvolver sustentavelmente o país (Informações obtidas da Divisão de Comunicação - campus Salvador).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.