Geoboletim do curso de Licenciatura em Geografia_IFBA _abril a maio 2017

Page 1


BOLETIM DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA CAMPUS SALVADOR O Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador, divulga o Geoboletim do curso de Licenciatura em Geografia, referente ao período trimestral de Abril à Junho de 2017. O presente documento congrega o envolvimento de professores e estudantes, tanto na organização quanto na inserção de eventos científicos, a níveis locais, regionais, nacionais e internacionais compreendem aqueles relacionados às áreas de Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Urbanismo, Ciências ambientais, Educação, Educação Científica e Tecnológica.

Além disso, o documento procura divulgar a realização de visitas técnicas e trabalhos de campo, atividades estas que integram o curso e que são coordenadas pelos docentes que ministram seus componentes curriculares. Além desses momentos formativos, é de interesse do curso publicizar a participação dos estudantes e professores, tanto da área da Geografia quanto das outras que integram o curso, a exemplo, da Pedagogia, Sociologia, Informática, Filosofia, dentre outras, na realização e envolvimento em cursos de extensão, minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e atividades de estágio curricular.

O presente documento reserva espaço para a publicização da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes e da comunidade envolvida, envolvendo, sobretudo professor orientador e demais professores convidados para integrar a banca. Além das defesas dos estudantes do curso, o curso tem interesse em divulgar as defesas de Mestrado e Doutorado de todos os docentes que integram o curso. O Departamento de Geografia e o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, campus Salvador apoiam a iniciativa que participou, por sua vez, da necessidade de fomentar uma cultura de mobilização científica entre estudantes e professores não apenas do curso de geografia, mas no âmbito da comunidade acadêmica do IFBA.


LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZA TRABALHO DE CAMPO NA FUNDAÇÃO TERRA MIRIM Aconteceu no dia 01 de abril, trabalho de campo na Fundação Terra Mirim, em Simões Filho – BA.

A atividade foi coordenada pelo Prof. Dr. Severiano Joseh e envolveu os

estudantes

matriculados

Desenvolvimento.

na

disciplina

de

Geografia

Agrária

e

Ambiente

e


Além de seu vinculação à Fundação Terra Mirim, o professor desenvolve pesquisa no âmbito do grupo de pesquisa Geopraxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia, através sobretudo, do Grupo Geia - Grupo de estudos em Inter-Ação com a Terra.


“Terra Mirim é uma comunidade que segue os passos dos ensinamentos do Xamanismo da Deusa Mãe, resgate da cultura espiritual milenar da América Nativa. Nesta trilha ancestral, no tempo contemporâneo, somos sujeito-objeto de um processo de transformação pessoal fundado no autoconhecimento guiado pela Xamã Alba Maria, líder espiritual e instituidora da Fundação Terra Mirim. A Fundação desenvolve no seu entorno, diversas ações e projetos sócio-educativos, culturais e ambientais, na perspectiva de geração de renda, orientados para a recriação, preservação e respeito à vida. Pelo trabalho realizado, a FTM-CL tornou-se uma referência expressiva para a região e é reconhecida de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal” (Informações obtidas da página da Organização).


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA ORGANIZA MESA REDONDA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO OESTE (PONTE ITAPARICA-SALVADOR) Aconteceu no dia 05 de abril às 19h, a mesa redonda “A Implantação do Sistema Viário Oeste e as configurações urbano regionais ( Ponte Salvador-Itaparica), no Auditório I, do IFBA, campus Salvador. O evento foi coordenado pelo Prof. Joilson Cruz, docente do curso


de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A mesa teve como palestrantes, docentes da UNEB, a Profa. Dra. Maria Gonçalves Santos, Prof. Dr. James Amorim e do Prof. Dr. Miguel Cerqueira e terá mediação e coordenação, o Prof. Dr. Joilson Cruz.O evento contou com a participação de docentes e estudantes do curso de Licenciatura em Geografia, bem como professores de outras instituições, a exemplo da Universidade Estadual de Feira de Santana, representado pelo Prof. Dr. Jemisson Mattos, além de estudantes, técnicos e professores de outros cursos do IFBA.

A Universidade do Estado da Bahia-UNEB, por meio dos grupos de pesquisa Cidade e Urbano e Recôncavo, representados pelos Professores Doutores James Amorim Araújo, Maria Gonçalves Conceição Santos, Miguel Cerqueira dos Santos e Joilson Cruz da Silva, desenvolve Projeto de Pesquisa intitulado Planejamento Gestão e Condições de vida: Implicação da Implantação do Sistema Viário Oeste (SVO) e Riscos Sociais, aprovado no Edital da FAPESB No 014/2014.

O objetivo principal consiste em identificar os possíveis impactos ambientais, urbanísticos, paisagísticos, sociais e/ou econômicos gerados pelo SVO, particularmente nos Territórios de Identidade do Recôncavo Baiano, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador.

A população situada ao entorno da implantação do mega projeto será diretamente impactada com a provável implantação do Sistema Viário Oeste. Assim, a presente Mesa Redonda tem por objetivo principal ampliar a discussão sobre as mudanças que poderão ser provocadas a partir do novo sistema viário, especificadamente, com debates voltados para as seguintes temática - o uso e a ocupação do solo urbano, potencialidades e riscos, infraestrutura urbana e mundo do trabalho. Por isso, esperamos contar com a participação da Comunidade do IFBA para discutirmos juntos.


Joilson Cruz é Doutor em Geografia - 2016 (UNESP). Mestre em Geografia - 2003 (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino em Geografia - 1998 (UEFS) e em Turismo e Meio Ambiente - 1996 (FACTUR). Graduado - Licenciatura Plena - em Geografia - 1988 (UCSAL). Professor do IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e da UNEB - Universidade Estadual da Bahia. Possuindo experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional (Informações obtidas do currículo Lattes do pesquisador).

Maria Gonçalves Santos é Licenciada e Bacharel em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia, é especialista em Urbanização Brasileira pela Universidade do Estado do Ceará e tem Doutorado em Geografia, na Universidade de Coimbra, Portugal. Tem dedicado atenção aos estudos sobre as mobilidades territoriais, juventudes, Educação, periferias e mundo do trabalho (Informações obtidas do currículo Lattes da pesquisadora).

James Amorim é Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e é Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia e Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção espacial, reprodução social, cidade e urbano (Informações obtidas do currículo lattes do pesquisador).

Miguel Cerqueira dos Santos é Bacharel e Licenciado em Geografia, na UFBA. É especialista em Análise Ambiental Urbana, na Universidade Estadual de Ceará . Mestre em Geografia, na Universidade Federal da Bahia UFBA e Doutor em Geografia na Universidade de Coimbra. As experiências profissionais, nos últimos anos, possibilitaram o desenvolvimento de trabalhos nas seguintes temáticas: planejamento urbano regional e questões ambientais, análise dos impactos do turismo na costa brasileira e portuguesa, estudos das


relações territoriais entre as populações tradicionais e o processo de urbanização e expansão urbana, populações de baixa renda e riscos ambientais (Informações obtidas do currículo Lattes do pesquisador).


PROFESSORA E ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPAM DE TRABALHO DE CAMPO NA REGIÃO DE AREMBEPE Aconteceu no dia 08 abril, trabalho em Arembepe com estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA Campus Salvador, sob a orientação da Prof. Me. Carolina da Silva Corrêa. O trabalho compõe o quadro de atividades práticas da disciplina


de Pedologia. O objetivo do campo foi realizar observações acerca da participação dos diferentes agentes intempéricos e de transporte e solos costeiros resultantes.

A professora Carolina Corrêa é Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia e Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas turmas de Ensino Médio e do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, do Campus Salvador. No curso de licenciatura


compõe o quadro docente na subárea da Geografia Física, nas disciplinas de Geologia e Pedologia. Além disso, a docente atua no grupo de pesquisa Geopraxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia, tendo experiência na área de Geociências, com ênfase em geomorfologia, geologia costeira e mecânica dos solos.


DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA ORGANIZA PALESTRA COM A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA DANTE GALEFFI (UFBA) O Prof. Dr. Leonardo Rangel, em nome do Departamento de Sociologia, Pedagogia e Psicologia e do Grupo de Estudos Malhas e Rizomas - EStudos em Deleuze, promoveu


Palestra com o Prof. Dr. Dante Galeffi (UFBA) sobre " O Acontecer fenomenológico, a filosofia da diferença e reverberações deleuzianas".

O evento aconteceu no dia 12 de abril, às 14h30 na sala da Pós-graduação de Relações Étnicas e Raciais e contou a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Geografia, do ensino integrado, professores do departamente de Sociologia, Pedagogia e Psicologia e do Departamento de Filosofia, bem como demais interessados do IFBA e da comunidade externa interessados pelo tema.

"O Professor Leonardo Rangel integra com o Prof. Dr. Daniel Romero a disciplina de Sociologia da Educação no curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador. Além disso, participa de projetos na área dos Processos Formativos, Currículo, Biopoder, Educação e Cuidado junto aos grupos de pesquisas Docência Universitária e Formação de Professores - DUFOP/UNEB e Sexualidade, Gênero e Identidade em literaturas em língua portuguesa e outras expressões artísticas - DEVIR/IFBA. Coordenador de Malhas & Rizomas: grupo de estudos em Deleuze. Possui experiências nas áreas de Sociologia da Educação, Teoria Social, Etnografia da Educação e Educação Profissional" (Informações obtidas do currículo lattes do professor).

"O professor Dante Augusto Galeffi possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1979), especialização na Universidade de Roma em Restauração de Monumentos (1980-1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia da educação, epistemologia do educar, fenomenologia, hermenêutica, linguagem, educação transdisciplinar, estética e ética. É professor


permanente do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), ambos da UFBA. É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica. Desenvolve atualmente pesquisas de epistemologia da complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia do educar transdisciplinar, ética e estética" (Informações obtidas do currículo lattes do professor).


DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPAM DO XXII ENEG - ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA NO RIO DE JANEIRO Aconteceu entre os dias 12 e 16 de abril, a 22ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Geografia. O evento foi realizado na Faculdade de Formação de Professores (FFP)-UERJ, em São Gonçalo/RJ. Na ocasião, a funcionária Silvia Elaine e estudantes do curso de


Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador, integraram o evento na condição de ouvintes e apresentadores de trabalhos.

O evento contou com mesas redondas, minicursos, atividades culturais, trabalhos de campo, bem como apresentações de trabalhos dos discentes, distribuídos nos seguintes grupos de trabalho: Educação e Ensino de Geografia, Geografia Cultural, Gênero e


Diversidade; Relações Étnicos-Raciais, Geografia Física e Meio Ambiente, Geografia, Espaço e Território.

“O XXII Encontro Nacional de Estudantes de Geografia a ser realizado na Faculdade de Formação de Professores oportunizou aos estudantes de Geografia um fórum de discussão sobre a atual conjuntura do país. Acompanhamos por meses o retrocesso que nosso país vem sofrendo através da exploração de recursos naturais, a exploração do povo brasileiro e a corrupção nas instâncias de governo de nosso Brasil.Projetos sociais de conquista do povo para o povo, reforma do Ensino Médio, Escola Sem Partido, mudanças na leis trabalhistas que favorecerão ao capital, desvio do dinheiro público, privatização de estatais, desemprego crescente, o sucateamento da educação e o processo de desmonte das universidades é claramente um assunto que nós como estudantes de geografia devemos discutir e criar mecanismos para combater esse processo” (Informações obtidas da página do evento).


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZA TRABALHO DE CAMPO NA CIDADE DE SALVADOR A Saída de campo que ocorreu no dia 19 de abril teve como objetivo analisar o espaço urbano da cidade de Salvador em suas diferentes paisagens e contextos socioeconômicos. A atividade é de fundamental importância e integra a disciplina de Geografia Urbana, ministrada pelo Prof. Dr. Joilson Cruz do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA.


O trabalho de campo possibilitou aos discentes, a compreensão e entendimento do processo de organização e produção do espaço urbano da cidade de Salvador, fazendo a correlação, portanto, com o conteúdo teórico adquirido em sala de aula.

O professor é Doutor em Geografia (UNESP). Mestre em Geografia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino em Geografia (UEFS) e em Turismo e Meio Ambiente (FACTUR). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (UCSAL). Possui experiência na área de


Geografia, com ĂŞnfase em Geografia Urbana e Regional e integra o corpo docente do cursos de Licenciatura em Geografia do IFBA e da UNEB.


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA V JORNADA DE AGROECOLOGIA DA BAHIA Aconteceu entre os dias 19 e 23 de abril, a 5ª edição da Jornada de Agroecologia da Bahia, na cidade de Porto Seguro-BA. Na ocasião, integrantes do grupo de pesquisa Geopraxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia do IFBA, estiveram presentes. A professora mestre e Doutoranda em Geografia Hingryd Freitas do IFBA campus Salvador e o professor Silvio Márcio Montenegro do IFBaiano campus Governador Mangabeira.


O evento que teve a parceria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), trouxe o tema central “Terra e Território: Natureza, Educação e Bem Viver”. Além de envolver oficinas, o evento congregou trabalhos científicos e relatos de atividades distribuídos em quatro áreas temáticas: 1- Terra, território e democracia; 2- Bem viver: águas, florestas e sementes; 3 – Educação Libertadora e 4- Economia para além do Capital.

“A Jornada de Agroecologia da Bahia é o encontro anual da Teia de Agroecologia dos Povos e se constitui como um espaço de diálogo, formação, articulação política e troca de experiências entre seus diversos elos. Constroem e participam da Jornada quilombolas, indígenas, assentadas, camponesas(es), militantes, mestres(as) de tradição oral, juventude urbana, educadores, estudantes e crianças. A cada ano, o evento apresenta um novo tema, pautado na realidade e necessidade dos povos tradicionais, camponeses, periferias e coletivos que lutam pelo direito à terra e pela Agroecologia.

A Jornada busca fortalecer a criação de propostas, ações continuadas de formação política e ampliação do conhecimento sobre Agroecologia, sementes crioulas, territorialidade para a vida, memória e identidade, organização popular e desenvolvimento da qualidade de vida daqueles que trabalham em respeito à terra. Desde a sua primeira edição, realizada em 2012, a Jornada passa por um crescimento progressivo, que ganha espaço no calendário anual da Bahia e dos movimentos que compõem a Teia em território regional, nacional e até internacional” (Informações obtidas, na íntegra, da página do evento).

Hingry Inácio de Freitas é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Mestra, Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Departamento de Geografia do Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador. Pesquisadora do Grupo Geopraxis - A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia (IFBA), do Grupo GeografAR - A Geografia dos


Assentamentos na Área Rural (UFBA) e do LEAT - Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (UFC). Tem experiência no ensino e na pesquisa geográfica com ênfase em estudos rurais sobre os seguintes temas: questão agrária, políticas públicas, movimentos sociais, assentamentos rurais, processos de territorialização.

Silvio Marcio Montenegro Machado é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.


Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBaiano. Participa dos grupos de pesquisa Geopraxis - IFBA e GeografAR - UFBA.


ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPAM DE SEMINÁRIOS DIDÁTICOS EM GEOLOGIA Aconteceu no dia 26 abril, a apresentação de trabalhos nos seminários didáticos na disciplina de Geologia no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA. A atividade foi coordenada pela Profa. Me. Carolina Corrêa e envolveu estudantes matriculados no referido componente curricular. A atividade compõe o quadro de práticas


da disciplina e visa incorporar a dimensão didático-pedagógica de conteúdos geograficos, a partir da geologia.

A professora Carolina Corrêa é Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia e Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas turmas de Ensino Médio e do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, do Campus Salvador.


No curso de licenciatura compõe o quadro docente na subárea da Geografia Física, nas disciplinas de Geologia e Pedologia. Além disso, a docente atua no grupo de pesquisa Geopraxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia, tendo experiência na área de Geociências, com ênfase em geomorfologia, geologia costeira e mecânica dos solos.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZA ATIVIDADE DE CAMPO DE GEOGRAFIA URBANA E GEOGRAFIA DAS REDES Aconteceu nos dias 29 e 30 de abril, a atividade de campo organizada pelo Prof. Dr. Joilson Cruz e envolveu estudantes matriculados nas disciplinas de Geografia Urbana e Geografia das Redes, Produção e Circulação. O campo aconteceu na cidade de Santo Antônio de Jesus, São Filipe e região e integra um dos componentes formativos das disciplinas


ministradas pelo professor, visando criar oportunidades de relacionar conceitos e temas apresentados e discutidos nas disciplinas, a fim de relacioná-los na prática de campo. Os estudantes puderam observar a dinâmica da paisagem urbana e rural, sobretudo, da produção de hortaliças, através da hidroponia, dentre outros aspectos.. A atividade teve a colaboração de Maria Vieira, Edmare Correia, Marlison Carvalho e ao repórter JC que acompanhou o trabalho.


O professor Joilson Cruz é Doutor em Geografia (UNESP). Mestre em Geografia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino em Geografia (UEFS) e em Turismo e Meio Ambiente (FACTUR). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (UCSAL). Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional e integra o corpo docente do cursos de Licenciatura em Geografia do IFBA e da UNEB.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZA ATIVIDADE DE CAMPO DE CLIMATOLOGIA E HIDROGRAFIA Aconteceu no dia 02 de maio, a atividade de campo organizada pelo Prof. Dr. Plínio Falcão e envolveu estudantes matriculados nas disciplinas de Climatologia e Hidrografia. O campo aconteceu entre Amélia Rodrigues, Feira de Santana nas margens do Rio Jacuípe, Margens do Rio Paraguassu nos limites de Rafael Jabeiro e Castro Alves, Itatim e Milagres, sendo uma atividade que integra um dos componentes formativos das disciplinas


ministradas pelo professor, visando criar oportunidades de relacionar conceitos e temas apresentados e discutidos nas disciplinas, a fim de relacioná-los na prática de campo.

O professor Plínio Falcão é Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Desenho Ambiental e Urbano e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. É Líder do Grupo de Pesquisa Terra&Mar (IFBA / CNPq). Atualmente


exerce a função de Coordenador Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica & VicePresidente do Comitê Institucional de Iniciação Científica, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPGI / IFBA. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia Física; Geografia do Litoral / Zona Costeira; Hidrografia; Climatologia; Clima e Saúde; Riscos Naturais e Ambientais; Cidades; Planejamento Urbano e Regional.


PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA ORGANIZA 1º ENCONTRO DO GAIA – GRUPO DE AFETO E INVESTIG-AÇÃO COM A TERRA Aconteceu no dia 04 de maio às 16:00 h, na Praça da Aranha do IFBA campus Salvador, o 1º Encontro do Gaia – Grupo de Afeto e InvestigAção com a Terra, sob a coordenação do Prof. Dr. Severiano Joseh do Departamento de Geografia do IFBA.


Vinculado ao Grupo de Pesquisa em Geopraxis (A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia), o GAIA intenta ser um núcleo de articulação de pesquisas acadêmicas e ações comprometidas com o Bem da Terra - chão, bicho, gente, casa, anjo, planta, rio, montanha, mar, cidade, estrelas, fogo, ar e tudo mais que cresce na bem aventurança da coabitação telúrica e cósmica.

A partir de enfoques dialógicos e transdisciplinares, se propõe a estudar, vivenciar e difundir ações socioambientais sustentáveis e emancipadas por meio de sistemas técnicos e valorativos zelosos – sistemas socioespaciais holísticos e engajados, tecnicamente sustentáveis, territorialmente enraizados e sacralizados. Desse modo, o GAIA convida à experimentação de novos tratos acadêmicos e politico-pedagógicos para o fomento do cuidado entre humano e terra.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZA ATIVIDADE DE CAMPO DE GEOMORFOLOGIA Aconteceu no dia 06 de maio, o trabalho de campo realizado em Santiago do Iguape, Cachoeira-BA. A atividade de campo foi organizada pelo Prof. Dr. Nilton Santana e envolveu estudantes matriculados na disciplina de Geomorfologia, uma das disciplinas da subárea da geografia física do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus


Salvador. A atividade que integra um dos componentes formativos da disciplinas ministrada pelo professor, visando criar oportunidades de relacionar conceitos e temas apresentados e discutidos, a fim de relacioná-los na prática de campo.

O professor Nilton Sousa Santana possui graduação em Geografia pela Universidade Católica do Salvador, mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Geologia pela UFBA. É professor da Área de Geografia Física do Instituto


Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Salvador, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Física - Sistema Ambiental; Geossistemas; Análise Socioambiental. O professor integra também o Geotec - Grupo de pesquisa em Geotecnologias aplicadas à Geografia do IFBA.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA REALIZA TRABALHO DE CAMPO NA CHAPADA DIAMANTINA Aconteceu nos dias 06 e 07 de maio, a saída de campo na região da Chapada Diamantina, organizada pela Profa. Me. Carolina Corrêa. A atividade envolveu estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador e compõe o quadro de atividades


práticas propostas pela professora na disciplina de Geologia. A atividade contou com a participação da Profa. Me. Isabela Albuquerque e da Profa. Dra. Ila Souza.

A professora Carolina Corrêa é Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia e Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas turmas de Ensino Médio e do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, do Campus Salvador.No curso de licenciatura


compõe o quadro docente na subárea da Geografia Física, nas disciplinas de Geologia e Pedologia. Além disso, a docente atua no grupo de pesquisa Geopraxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia, tendo experiência na área de Geociências, com ênfase em geomorfologia, geologia costeira e mecânica dos solos.


TEMA "FORMAÇÃO E DEVIR" COM A PROFESSORA MARIA INEZ MARCA O 2º ENCONTRO DO CICLO DE PALESTRAS DO GRUPO DE PESQUISA DEVIR E GRUPO DE ESTUDO DELEUZE

Aconteceu no dia 08 de maio, a palestra “Formação e Devir” ministrada pela Profa. Dra. em Educação Maria Inez Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da


Bahia. O evento congrega um ciclo de palestras do grupo de pesquisa Devir e do grupo de estudos em Deleuze: Malhas e Rizomas do IFBA. O evento contou também com a presença da Profa. Dra. Liege Sitja da Universidade do Estado da Bahia, do Prof. Ramires, bem como estudantes do curso de Licenciatura em Geografia, Sônia Maria e Jane Meireles.

O evento que se iniciou com a vinda do Prof. Dr. Dante Galeffi da UFBA, é promovido pelo Prof. Dr. Leonardo Rangel, do curso de Licenciatura em Geografia e com o apoio do Departamento de Sociologia, Pedagogia e Psicologia (DSPP) do IFBA campus Salvador. O evento está previsto para ocorrer às 15h no Prédio Administrativo, 3º andar, sala 308, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Salvador. Maria Inez da Silva de Souza Carvalho é Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo e Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal da


Bahia. Atualmente é professora associada da FACED/UFBA e realiza, atualmente, estágio pós-doutoral em Currículo pela Universidade do Minho. No início de carreira, foi professora de geografia do ensino básico em 3 estados do país - São Paulo, Minas Gerais e Bahia. É membro do Conselho editorial da Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade e tem como campo de estudo além do ensino de geografia, a teoria curricular.


ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA APRESENTAM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Aconteceu entre os dias 02 e 12 de maio, a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador: Rafael Pimentel, Gabriel Sacramento, Demivalda Portela, Jeferson Silva, Manoela Vilas Boas, Everaldo Rosa, Caroline Viana, Tânia França e Wendel Brito. A atividade contou com a presença de estudantes, professores e familiares.


O curso de Licenciatura do IFBA parabeniza o(a)s estudantes pelos trabalhos realizados, professores do IFBA e de outras instituições, a exemplo, da UFBA e IF Baiano, que comporam as bancas e contribuíram para o sucesso desse ciclo de aprendizagens. Além disso, parabeniza os docentes envolvidos na mediação dos TCC, da publicização dessa atividade nas redes sociais, página eletrônica, emails e murais acadêmicos de geografia, bem como os docentes envolvidos na preparação dos espaços de realização da atividade.



O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se configura como uma atividade acadêmicopedagógica regular, e como pré-requisito obrigatório para a conclusão final do Curso de Licenciatura em Geografia pelo estudante regularmente matriculado. O trabalho final de curso é desenvolvido no âmbito das disciplinas de Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Pesquisa II, TCC I e TCC II, e em concordância com as normas adotadas e publicadas no regulamento das normas de TCC.




PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA PALESTRA “SER PROFESSOR: ESPAÇOS PLURAIS DE FORMAÇÃO” Aconteceu no dia 13 de maio, às 09:00, a Palestra “Ser professor: espaço plurais de formação” no Auditório I do IFBA campus Salvador. A palestra contou a presença da UNEB, através da Profa. Ma. Carla Nova, Profa. Ma. Mônica Loiola e do Prof. Dr. Rodrigo Matos.


O projeto Ser professor: espaços plurais de formação parte da compreensão ampla do processo formativo dos licenciandos, tendo em vista a interface cultura e educação. O evento foi organizado pelo Departamento de Sociologia, Pedagogia e Psicologia do instituto, sob a coordenação da Profa. Moema Soares, do Prof. Roberto Melo, Tereza Oliveira (integrantes do corpo docente do curso de Licenciatura em Geografia) e da Profa. Roberta Abreu. Além dos docentes, o evento contou com a presença de estudantes do curso de Licenciatura em Geografia e demais licenciaturas do instituto.


O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA CONTA COM MAIS UM DOUTOR NO QUADRO DOCENTE O professor Roberto Melo, do Departamento de Sociologia, Pedagogia e Psicologia e integrante do quadro docente do curso de Licenciatura em Geografia, defendeu a tese intitulada “PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E TERRITORIALIZAÇÃO NO CONTEXTO DE REFORMA ADMINISTRATIVA DO ESTADO DA BAHIA”, apresentada no dia 15 de maio no Auditório Florestan Fernandes, 12º andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa em Estado e Política Pública, sob a orientação da Profa. Dra. Eveline Bertino Algebaile. Além da orientadora, a banca é composta pela Profa. Dra. Marise Nogueira Ramos (Faculdade de Educação – UERJ / FIOCRUZ), da Profa. Dra. Katharine Ninive Pinto Silva (Faculdade de Educação –UFPE), do Prof. Dr. Penildon Silva Filho (Universidade


Federal da Bahia – UFBA), do Prof. Dr. Jarmerson Antoniode Almeidada Silva (Faculdade de Educação –UFPE) e do Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto (Faculdade de Educação – UERJ).

“O Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), de natureza interdisciplinar, tem por objetivo fornecer formação teórico-investigativa àqueles que, em razão de seu comprometimento social, buscam respostas inovadoras para os desafios ligados à efetiva democratização da sociedade contemporânea e à garantia de formas dignas e libertárias de vida” (Informação obtida da página do Programa de Pósgraduação).


INTEGRANTES DO GRUPO DE PESQUISA DE GEOPRAXIS INTEGRAM COMISSÃO CIENTÍFICA DO II SIMPÓSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA Acontecerá entre os dias 03 e 05 de julho, a 2ª edição do Simpósio Baiano de Geografia Agrária que será realizado no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, Campus Ondina, em Salvador, sendo que o envio de trabalhos deverão ocorrer até o dia 17 de maio.


O II SBGA terá como objetivo aprofundar as discussões sobre a consolidação de um pensamento social crítico acerca do espaço agrário brasileiro a partir das experiências de ensino-pesquisa-extensão no âmbito da Universidade e de entidades parceiras que estudam e vivenciam o campo baiano, incluindo também outras ações sociais voltadas à compreensão analítica das dinâmicas e processos espaciais que se definem no campo baiano. Na ocasião, integrantes do grupo de pesquisa Geopraxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia, um dos grupos de pesquisas que integram o curso de Licenciatura em Geografia integram a organização do evento. Trata-se da Profa. Ma. E Doutoranda em Geografia Hingryd Freitas do IFBA campus Salvador e o professor Silvio Márcio Montenegro do IFBaiano campus Governador Mangabeira.

Hingryd Inácio de Freitas é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Mestra, Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Departamento de Geografia do Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador. Pesquisadora do Grupo Geopraxis - A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia (IFBA), do Grupo GeografAR - A Geografia dos Assentamentos na Área Rural (UFBA) e do LEAT - Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (UFC). Tem experiência no ensino e na pesquisa geográfica com ênfase em estudos rurais sobre os seguintes temas: questão agrária, políticas públicas, movimentos sociais, assentamentos rurais, processos de territorialização.

Silvio Marcio Montenegro Machado é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBaiano. Participa dos grupos de pesquisa Geopraxis - IFBA e GeografAR - UFBA.


PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPA DE DEFESA PÚBLICA DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA NA UFBA Aconteceu no dia 15 de maio, às 09:00 h, no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, a defesa pública da doutoranda em Geografia, Flora Pidner, que apresentou sua tese intitulada "Geo-foto-grafias das paisagens: narrativas espaciais nas imagens de Sebastião Salgado".


Na ocasião, o professor André Nunes de Sousa, do Curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, participou da banca avaliadora da professora do IFAL e agora Doutora em Geografia. Além do professor do IFBA, comporam a banca examinadora, além da orientadora Maria Auxiladora da Silva, a Profa. Dra. Maria Adélia de Souza (Geografia/USP), Angelo Serpa (Geografia/UFBA) e Antônio Saja (Filosofia/UFBA).


André Nunes é Doutor em Geografia, professor do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Salvador. Desenvolve pesquisas sobre a Epistemologia da Geografia, História do pensamento geográfico, Geografia urbana, Geografia regional e Geografia cultural, integrando o grupo de pesquisa Geopraxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia do IFBA.


PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA PARTICIPA DA ReACT - REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA Aconteceu entre os dias 16 e 19 de maio, a 6ª edição da Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia na Universidade de São Paulo. Na ocasião, esteve presente o Prof. Dr. leonardo Rangel que apresentou o trabalho intitulado "Os processos de aprendizagem


para além da dicotomia entre natureza e cultura", integrando um dos trabalhos da sessão temática "Antropologia e antropocentrismo: debates, desafios e perspectivas".

Leonardo Rangel é professor do Departamento de Sociologia, Pedagogia e Psicologia do IFBA campus Salvador, além de integrar na mesma instituição com o Prof. Dr. Daniel Romero, a disciplina de Sociologia da Educação no curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salvador. Além disso, participa de projetos na área dos Processos Formativos, Currículo, Biopoder, Educação e Cuidado junto aos grupos de pesquisas Docência Universitária e Formação de Professores - DUFOP/UNEB e Sexualidade, Gênero e Identidade em literaturas em língua portuguesa e outras expressões artísticas DEVIR/IFBA. Coordenador de Malhas & Rizomas: grupo de estudos em Deleuze. Possui experiências nas áreas de Sociologia da Educação, Teoria Social, Etnografia da Educação e Educação Profissional.


DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA CAMPUS SALVADOR ESTÃO SOB NOVA CHEFIA E COORDENAÇÃO O Departamento Acadêmico de Geografia (Dageo) e o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA (Licgeo) estão sob nova chefia e coordenação de curso, respectivamente pelo Prof. Dr. Ricardo Bahia e a Profa. Me. Isabela Albuquerque. A gestão do Departamento estava aos cuidados da Profa. Dr. Anízia Conceição, enquanto a coordenação do curso superior


esteve conduzida pelo Prof. Dr. Nilton Santana. O curso agradece todo esforço dedicado na gestão anterior, ao passo que deseja sucesso na condução das novas demandas.

"Ricardo Bahia Rios é Doutor em geografia pela Universidade Federal da Bahia . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia escolar, desenvolvimento urbano-regional e política, integrando o Geotec - Grupo de Pesquisa em Geotecnologias aplicadas à Geografia.

Isabela Santos Albuquerque é Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase nos seguintes temas: Ensino de Geografia; Formação e ação docente" (informações obtidas do currículo lattes do(a) docentes.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA INTEGRA COMISSÃO ORGANIZADORA DO XV SIMPURB – SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA Acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro, a 15ª edição do Simpósio Nacional de Geografia Urbana, na Universidade Federal da Bahia, que traz como temática “Sobre a cidade e o urbano, contribuição da Geografia: que teorias para este século?” Na ocasião, o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA é representado pelo Prof. Dr. André Nunes


que integra a comissão organizadora ao mesmo tempo que coordenará o grupo de trabalho “Cidade e urbano na Bahia”, um dos 15 grupos de trabalhos do evento.

André Nunes é Doutor em Geografia, professor do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Salvador. Desenvolve pesquisas sobre a Epistemologia da Geografia, História do pensamento geográfico, Geografia urbana, Geografia regional e Geografia cultural, integrando o grupo de pesquisa Geopraxis – A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia do IFBA.


CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PARTICIPARÁ DE AÇÃO EXTENSIONISTA NO BAIRRO DA PAZ NA CIDADE DE SALVADOR-BA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, através da Pró-Reitoria de Extensão desenvolverá ação extensionista, através da implementação de Curso Preparatório Pré-IFBA em parceria com a polícia militar da base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro da Paz.


Esse projeto tem como propósito ofertar à comunidade local de ensino fundamental curso preparatório para a seleção do IFBA. A ação é coordenada pela Pro-Reitoria de Extensão que conta com inscrições abertas via edital entre os dias 05 e 19 de junho e conta inicialmente com realização de seleção de monitores via edital dos cursos de Licenciaturas nas áreas de Geografia, Letras, Matemática, Física e História. Representando o curso de Licenciatura em Geografia pela segunda vez, o programa conta com a participação do Prof. Dr. Nilton Sousa Santana como professor orientador do(a) futuro(a) monitor(a) do referido componente curricular. Em tempo, o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA Campus Salvador parabeniza o professor pelo envolvimento em ações dessa natureza, que colaboram na inclusão social, ampliando as possibilidades de acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade. O professor Nilton Sousa possui graduação em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Doutorado em Geologia pela UFBA. É professor da Área de Geografia Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Salvador, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Física - Sistema Ambiental; Geossistemas; Análise Socioambiental.


O CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA POSSUI DISCENTES VINCULADOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/MEC/CAPES O subprojeto em execução (2016-2017) possui a Escola de 1º Grau Getúlio Vargas e a Escola Municipal Professora Suzana Imbassahy como unidades de ensino parceiras e objetiva proporcionar aos seus 20 bolsistas-discentes experiências didático-pedagógicas visando contribuir com a melhoria da qualidade da formação inicial.


Destacam-se como princípios norteadores do PIBID/IFBA/GEOGRAFIA: a relação entre teoria e prática; a indissociabilidade entre ação e reflexão; a importância do planejamento de intervenções críticas e criativas; a dimensão do trabalho colaborativo; a reflexão sobre competências didático-pedagógicas fundamentais ao ensino da Geografia; a valorização das abordagens teóricas e metodológicas da Geografia Escolar. Sob a coordenação da Prof Anízia Oliveira e colaboração da Prof Isabela Albuquerque, o subprojeto conta com a participação de 04 professores supervisores da rede básica. Acima, constam registros das atividades do PIBID/IFBA/GEOGRAFIA no mês de junho (atividades de planejamento que objetivam a elaboração de propostas didáticopedagógicas, por grupo de estudantes e supervisor, para cada unidade escolar, tendo em vista a realidade que vem sendo vivenciada).


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO SEMINÁRIO PERSPECTIVAS DE NATUREZA Aconteceu entre os dias 05 e 08 de junho, o Seminário Perspectivas de Natureza, na Universidade de São Paulo. Na ocasião, o evento contou com a participação do Prof. Severiano Joseh, docente do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA campus Salavdor. Dentre as quatro sessões temáticas que integraram o evento, o professor fez parte da sessão 2 “Sociedade e Natureza”, oportunidade em que socializou o trabalho intitulado


“Ethos Zelozo e Espaço Geográfico: relação dialógica entre técnica e ética a partir da visão indissociável entre natureza e sociedade nas ecovilas genuínas”.

O Seminário Perspectivas de Natureza apresentou novas leituras da relação sociedadenatureza nas Ciências Humanas, e em especial na Geografia. A ideia foi refletir sobre a pertinência desses aportes teóricos – considerando conceitos, categorias e métodos – para pensar processos relativos à questão ambiental na contemporaneidade. As atividades do seminário compreenderam conferências, mesas redondas e sessões temáticas, com a participação de convidados nacionais e internacionais.

Severiano José dos Santos Júnior possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1987). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal da Bahia, campus Salvador, no qual faz parte do departamento de Geografia e do colegiado do Curso de Licenciatura em Geografia. Sua tese defendida recentemente, "Zelosamente habitando a Terra. Ecovilas genuínas, espaço geográfico e a construção de lugares zelosos em contextos contemporâneos de fronteiras paradigmáticas" expõe seu interesse transdisciplinar sobre o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e ecológicas e a geografia do sagrado, o vínculo ontológico do humano com a ética do zelo pela Terra, a partir do enraizamento das comunidades nos solos do lugar zeloso e na unicidade do Cosmos. É membro voluntário, habita e participa desde os primórdios da Fundação Terra Mirim. Tem experiência na área de Geografia, Geografia do Sagrado, Antropologia Filosófica, Desenvolvimento Sustentável, Ontologia do Espaço, Sociologia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, natureza, ontologia do ethos, técnica, tecnologias e sustentabilidade, comunidade, territorialidades contemporâneas, meio ambiente e educação” (Texto informado pelo autor).


ESTUDANTE EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA É PREMIADO NA DA GEOVÍDEOS / 2017 - II CONCURSO E MOSTRA DE VÍDEOS E FOTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE Aconteceu no dia 09 de junho, a premiação do II Concurso e Mostra de Vídeos e Fotos Sobre o Meio Ambiente, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cidade de Natal. Além das premiações, o evento que elegeu como tema “A Terra que eu vivo” contou batepapo, exibição de vídeos e fotografias, palestra e mesa redonda, dentre outras atividades.


Na ocasião a mostra competitiva GeoVídeos / 2017 selecionou 14 vídeos que foram apresentados e logo após aberto para votação popular. Após a contagem das fotografias e vídeos, foram dados os prêmios aos vencedores dos vídeos e fotografias dos três lugares do voto popular e um eleito pela curadoria. O prêmio Especial de Curadoria da Geofotos foi concedido à Rafael Ferreira Pimentel, egresso do curso de Licenciatura em Geografia, apresentando a geofoto intitulada “A caminho dos Montes: Kukenan e Roraima” ( Bolívar – Venezuela,2016).

O curso de Licenciatura em Geografia do IFBA parabeniza aproveita a oportunidade para parabenizar Rafael Pimentel pela sensibilidade com que trata a arte da fotografia. Esse é o começo de inúmeras premiações que estão por vir. Sucesso sempre!!!!


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO ENCONTRO ACADÊMICO DO IFBA CAMPUS SAVADOR Aconteceu entre os dias 19 e 22 de junho, o Encontro Acadêmico do IFBA campus Salvador, no Centro Cultural 2 de Julho, na reitoria do IFBA e no campus Salvador. Na ocasião, participara tanto os docentes que integram o Departamento Acadêmico de Geografia quanto os docentes de outros departamentos que integram o curso de Licenciatura em Geografia.


“Antes conhecido como “jornada pedagógica”, o evento anual que reúne docentes e técnicos administrativos para discutirem temas da atualidade e ações educacionais no campus Salvador do IFBA, este ano, por sugestão da comissão organizadora, passa a se chamar “encontro acadêmico”, a fim de ressaltar o trabalho integrado entre profissionais de diversas áreas para o cumprimento dos objetivos institucionais.


Tendo como tema “O atual cenário da educação no Brasil”, o Encontro Acadêmico 2017 se realiza de 19 a 22 de junho, sendo que os três primeiros dias ocorrem no Espaço Cultural 2 de Julho, na reitoria do IFBA, dada a indisponibilidade temporária do auditório principal do campus Salvador. Já no último dia do evento, os participantes devem se dirigir ao próprio campus, onde acontece a primeira reunião de departamentos do ano letivo” (Informações obtidas da página do IFBA).


PARTICIPAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFBA NO II CONGRESSO INTERNACIONAL EPISTEMOLOGIAS DO SUL: PERSPECTIVAS CRÍTICAS Aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho, a 2ª edição do Congresso Internacional Epistemologias do Sul: Perspectivas Críticas, na UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Representando o curso de Licenciatura em Geografia do IFBA, esteve presente o Prof. Me. Ivan Matos que integrou o grupo de trabalho “Perspectivas epistemológicas, vivências e outras racionalidades: implicações e desafios


para ofazer científico contemporâneo”, oportunidade em que apresentou o trabalho “Contribuições das epistemologias do Sul no ensino de biogeografias” em coautoria com a Profa. Dra. Rosiléia Oliveira de Almeida da Universidade Federal da Bahia. “A segunda edição do evento reuniu pesquisadores e pesquisadoras de diferentes formações disciplinares e de diferentes continentes interessados no pensamento social e político latino-americano, caribenho, africano e asiático, considerando as diversidades sociais e culturais dos continentes como eixos importantes de análise epistêmica, tanto em suas dimensões puramente teórico-analíticas como também em suas aplicações práticas em pesquisas empiricamente orientadas. o congresso aconteceu juntamente com a I Jornada de Estudos Afro-Latino-Americanos” organizada pelo NEALA/UNILA, com vistas a aprofundar o debate a respeito da diáspora africana e das relações étnico-raciais em diferentes contextos nacionais e em sua relação com processos globais bem como contribuir para descortinar a colonialidade do poder (QUIJANO, 2011) e a raça como um dos mais eficientes instrumentos de dominação social e epistêmica desde a Conquista da América” (Informações obtidas da página do evento).

Ivan Matos é professor do Departamento de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador, onde ministra a disciplina de Geografia no ensino básico, técnico e tecnológico, bem como disciplinas de Geografia Física no curso de Licenciatura em Geografia. Possui Licenciatura Plena em Geografia pela UEFS, Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental pela FACCEBA Bahia e Mestrado em Geografia na UFBA. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/UEFS. É membro do grupo de pesquisa Interfaces: Cultura, Ciência e Ambiente na Educação Crítica da Universidade Federal da Bahia e do grupo de pesquisa Geopraxis - A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia. Atua no campo das epistemologias do Sul, educação intercultural em biogeografia, Ensino das temáticas

geográficas

físico-naturais,

socioambientais e resíduos sólidos.

educação

socioambiental,

fitocídio,

riscos


Rosiléia Oliveira de Almeida é professora adjunta do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ministra disciplinas de formação pedagógica dos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Pedagogia, bem como a disciplina Educação Ambiental para cursos de graduação e a disciplina Pluralidade Cultural e Aprendizagem Escolar de Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Atua nas áreas de Educação em Ciência, Ensino de Biologia e Educação Ambiental, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.