Page 1

PERFIL CORPORATIVO 2013


A Lica é uma empresa de origem Europeia com atuação e experiência em desenvolvimento de projetos para soluções de energia. Especializada em engenharia, desenvolve todas as atividades pertinentes, desde a fase de captação de clientes até a manutenção dos projetos implantados. De forma séria e competitiva, conta com um corpo técnico altamente capacitado, além de parceiros comerciais e fornecedores exclusivos, proporcionando a seus clientes soluções atrativas e eficientes. Atualmente esta localizada na cidade de Joinville, Santa Catarina, grande polo industrial da região sul do Brasil.


Índice

1.

SOBRE A LICA 1.1. 1.2. 1.3.

2.

3.

Apresentação E Perfil Empresarial Origem E Histórial Qualificações

COMO PENSAMOS 2.1. 2.1. 2.3. 2.4. 2.5.

Missão Visão Valores Nossas Ideias Nosso Posicionamento Sustentabilidade Excelência Qualidade Responsabilidade E Solidariedade Detecção, Pesquisa E Formação Eficácia E Eficiência Método Científico

2.6. 2.7.

Compromisso Nossa Equipe

ÁREAS DE ATUAÇÃO 3.1.

Geração elétrica a partir da tecnologia solar Plantas solares sobre Solo [gm – ground mounted] Plantas solares em Edifícios Plantas solares Integradas à edificação [Bi – building integrated] 3.2. Outras tecnologias de geração elétrica a partir de energias renováveis 3.3. Eletrotécnica

4.

SERVIÇOS 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6.

5.

Departamento Técnico De Engenharia Promoção E Comercialização De Instalações De Geração De Energia Regularização De Instalações De Geração Consultoria, Assessoria E Certificação Aplicações Para A Melhora Da Eficiência, Economiae Sustentabilidade Energética Formação E Treinamento. Desenvolvimento, Pesquisa E Inovação

Projetos


1. Sobre a Lica 1.1. APRESENTAÇÃO E PERFIL EMPRESARIAL A LICA é uma empresa especializada em instalações elétricas e de telecomunicações. Somos especializados no desempenho de todas inicialização de instalações de energia renovável no Brasil; desde o estudo de localizações, a captação de terrenos adequados, a gestão e obtenção do ponto de acesso, o desenho e a projeção das instalações, incluindo a Direção e Certificação Técnica da obra, gerenciar todos os trâmites administrativos necessários para sua regularização, e desenvolver todo o processo de construção das plantas solares de forma completa.Aspiramos ser uma das empresas líderes do Brasilquanto ao desenvolvimento de plantas de geração elétrica baseadas em fontes renováveis. Juntamente com as atividades tradicionais de instalações elétricas, potencializaram-se também as áreas de engenharia elétrica, meio ambiental e de novas energias.

Na LICA, desenhamos, projetamos, desenvolvemos, construímos, operamos e mantemos instalações de geração de energia baseadas em fontes renováveis, com condições de alta segurança e a máxima, tomando o cuidado a todo o momento da consequente gestão técnica e financeira do projeto antes e depois de seu início. Possibilitamos a inicialização e o bom funcionamento destas instalações. A LICA caracterizou-se pelo contínuo crescimento em suas áreas de atuação, assim como pelo acesso a novos clientes, oferecendo novos serviços em uma extensão geográfica mais ampla. LICA oferece a seus investidores a possibilidade de adquirir plantas de geração de energia ou de realizar a venda das mesmas.

1.2. ORIGEM E HISTÓRIA A LICA foi fundada no ano de 2006 na Espanha, tendo como finalidade suprir as carências energéticas que sofria o mercado espanhol mediante outras alternativas convencionais, como são as energias renováveis: energias que se caracterizam por obter como fontes os recursos oferecidos pela natureza, através do sol, vento, água, dentre outros. Recursos naturais, por sua vez inesgotáveis e que representam de forma clara uma redução de emissões de CO2 na geração de energia.

Desde o início Lica utiliza desta abordagem para se posicionar no mercado como projetista, desenvolvedor e comercializador de sistemas solares fotovoltaicos – PV.

2007 Graças ao decreto RD 436/2006, e a partir de 25 de maio ao RD 661/2007, que regulamentavam o regime especial de geração elétrica subsidiando a energia solar fotovoltaica conectada através de uma tarifa regulada, obteve-se um aumento multiplicador da demanda no mercado espanhol. A consequência disso foi que o mercado daquele país esgotou os estoques de módulos fotovoltaicos, componente mais significativo destas instalações. Foi precisamente nestes momentos que a Lica se firmou como marca, e se posicionou no mercado como uma empresa fornecedora de soluções fotovoltaicas.

2008 Em setembro de 2007 se estabelece um prazo limite de 12 meses para a manutenção da tarifa regulada pelo RD661/2007 para a tecnologia fotovoltaica. Esta mudança foi motivada pelo fato de se haver superado 85% do objetivo de potência estabelecido em 371MW pelo respectivo decreto. Esta alteração, e sobretudo a incerteza quanto a nova regulamentação passados estes 12 meses, propiciaram o início de uma corrida para desenvolver e executar os projetos existentes antes de 27 de setembro de 2008. Ao fim de 2007 a potência instalada na Espanha era de aproximadamente 550MWp, enquanto que somente durante 2008 a potência instalada se aproximou dos 2800MWp, propiciando ao mercado espanhol não apenas o maior crescimento anual já ocorrido, assim como o segundo maior em termos de potência instalada a nível mundial, atrás apenas da Alemanha. Durante estes 12 meses, principalmente nos 6 últimos, onde se focou a execução da maior parte de plantas PV, o fator que determinava o êxito no fechamento de uma operação de venda de módulos não era tanto o preço, mas sim a disponibilidade. Além disso, se deram muitos casos de abusos e fraudes por parte de intermediários e novas empresas, propiciados pela necessidade das incorporadoras e construtoras em executar as instalações dentro do prazo dado, a fim de evitarem penalizações contratuais. Portanto, os fatores diferenciadores durante estes meses foram a disponibilidade, a segurança na entrega e a disponibilidade de certificados de qualidade e garantia. LICA foi capaz de usufruir desta situação graças a uma rápida resposta à mudança normativa, procurando antecipar acordos que permitiam dispor de estoques e capacidade produtiva a preço razoável. O êxito obtido nas primeiras operações habilitou a empresa a firmar acordos com importantes EPCistas, como AVANZIT e FERBOCAR. Com esta evolução e posicionamento, Lica encerrou 2008 como seu melhor ano.

00

Lica Solução em Eergia Renovável - Perfil Corporativo 2013


1. Sobre a Lica 2009

Situação atual

A falta de transparência no posicionamento do Ministério da Indústria e Energia diante da nova normativa necessária – RD1578/2008 – e o conteúdo da mesma, uma vez publicada em 27 de setembro de 2008, provocaram uma forte retração e estagnação do mercado. Foi limitado o número de projetos e a potência a instalar anualmente. Ainda, foram introduzidas significativas reduções na tarifa regulamentada. Mais ainda, a tarifa seria revisada trimestralmente, levando em conta a potência instalada no trimestre imediatamente anterior. Todas estas medidas provocaram uma situação de incerteza e insegurança, desencorajando o investimento no setor. Durante 2009, foram instalados 473MW. Praticamente a totalidade deste valor corresponde a projetos que não conseguiram ser iniciados antes da nova regulamentação. Com isso, as possibilidades de fechar acordos foram praticamente nulas. Diante desta situação, a resposta da LICA concentrou-se em tratar de realizar uma integração vertical, acessando a promoção de projetos. Para isso, foi constituída conjuntamente com outras duas empresas uma promotora denominada GRUPO NAZCA, cujo objetivo principal para 2009 era resgatar projetos inscritos e com remuneração pré-estabelecidas, mas que não possuíam capacidade técnica nem financeira para serem executados por seus proprietários. Conseguiu-se uma concessão de mais de 200MW na Espanha e 80MW na Itália. Nestes momentos, a crise financeira começou a fazer estragos no setor. Apesar de acordos com entidades financeiras, como o BANCO SANTANDER, não foi possível executar nenhum dos projetos concedidos. Por tudo isso, em 2009 LICA inicia suas atividades no Brasil.

Atualmente a LICA implantou sua filial brasileira, em Joinville, Santa Catarina, para atuar e valorizar as oportunidades do setor e da indústria renovável neste país. Estabeleceu seu posicionamento no setor como uma organização focada na identificação, projeto e desenvolvimento, produção e distribuição de soluções de energia renovável e eficiência energética. Tudo isso apostando no conhecimento profundo do mercado e seus agentes, como meio para reduzir suas vulnerabilidades e dependências, com finalidade de maximizar a identificação e rentabilidade de oportunidades através da oferta de soluções adequadas em tempo e preço.

2010 A situação na Espanha, ao invés de melhorar piorava: dificuldades para o acesso ao financiamento, redução progressiva da tarifa regulamentada, incapacidade para prever o valor da tarifa, redução das cotas de potência para a conexão à rede, dentre outros fatores. Ainda, a redução de demanda no país durante o ano de 2009 havia provocado um excesso da oferta frente à demanda existente a nível mundial, colaborando com uma queda espetacular dos preços pela superprodução existente. Diante deste panorama, LICA decidiu colocar um pé na Itália, que, depois de três anos para ingressar no mercado, contava com uma regulamentação a respeito e parecia dar indícios de um importante crescimento. Durante 2010, e sem presença naquele país, conseguiu-se implantar no mercado quase 4MWp e uma cifra em negócios de mais de 4 milhões de euros. O êxito para entrar neste novo mercado se deu principalmente pela relação preço-qualidade que conseguiu oferecer a um mercado em crescimento e que havia aprendido com a experiência espanhola de 2008 e 2009.

2011 O objetivo principal da LICA para este ano foi assegurar sua posição no mercado italiano, estabelecer uma base fixa no Brasil e definir as necessidades para poder enfrentar as vulnerabilidades do setor frente as mudanças normativas e políticas de tanta importância para o desenvolvimento e crescimento de uma tecnologia de geração alternativa e “nova”. Neste sentido foi apostado na internacionalização, diversificação e pelo profundo estudo e conhecimento do setor como principais estratégias. Finalmente, após um estudo de mais de 15 meses dos setores de interesse, assim como dos mercados em potencial para cada linha de produto, desenvolveu-se o Plano de Ação Estratégica 2012-2016 para ajudar a enfrentar com garantias os processos de internacionalização, diversificação e integração que a Lica pretende empreender neste período.

1.3. SITUAÇÃO DA EMPRESA, KNOW-HOW E EXPERIÊNCIA O caminho percorrido por LICA não foi fácil, curto nem superficial. Trata-se de umaempresa que em 6 anos de existência conseguiu alcançar alguns marcos especialmente relevantes: Encontrou segmentos atrativos e adequados dentro de um novo mercado. Tomou uma posição na nova indústria renovável, particularmente no setor fotovoltaico. Venceu as principais barreiras de entrada ao setor e ao país. Mostrou que é possível competir com os recursos que dispõe. Aprendeu que existe espaço e necessidade de empresas como a própria LICA . Conseguiu se sobrepor sobre as vulnerabilidades das mudanças políticasna Espanha, principal mercado mundial em 2008, com mais de 80MW fotovoltaicos desenvolvidos nesse período. Demonstra que pode e deve internacionalizar sua atividade Conseguiu aprender tanto com a sua própria experiência como com a do mercado a dimensionar sua estrutura e identificar suas necessidades. Aprendeu a interpretar os mercados, identificando novas necessidades e tendências.

Por tudo isso, LICA se constitui como uma oportunidade de acesso ao setor renovável, e uma forma segura e sólida de acesso aoknow-how necessário para desenvolver uma atividade crescente nele.

00


2. Como Pensamos 2.1. MISSÃO

2.2. VISÃO

Aproveitar e valorizar as oportunidades do setor e da nova indústria emergente, assim como enfrentar as dificuldades e desafios inerentes à mudança do modelo energético.

Posicionar-se no novo setor energético brasileiro como uma referência, tornando a LICA em uma empresa global reconhecida localmente por seu modelo de negócio baseado na sustentabilidade e na excelência.

2.4. NOSSAS IDEIAS O mundo está dando os primeiros passos rumo a uma Revolução Energética, uma mudança do modelo energético global que pode se assemelhar, pelas consequências que acarretará a uma terceira revolução industrial. Esta conversão gradual do modelo energético tem três vetores diretores claros: a universalização das energias renováveis como alavanca da troca do modelo de geração (permitirá geração distribuída em pontos de consumo por meios locais e livre de emissões GHG), a generalização da eficiência energética como principal ferramenta para facilitar a redução das necessidades energéticas globais e, ainda, com relação aos cuidados de proteção do meio ambiente. LICA tem como ideia aproveitar a nova e dinâmica conjuntura em que se está desenvolvendo uma nova indústria cheia de oportunidadese espaços livres, para se constituir como uma organização capaz de identificar, projetar e desenvolver soluções energéticas que se enquadrem ao contexto das energias renováveis e à eficiência energética, com a clara intenção de assumir uma posição privilegiada como atuador em destaque na transformação do modelo energético.

Nossa razão de ser:

2.3. VALORES Valores éticos são os princípios essenciais e duradouros de uma organização. Como tal conjunto de princípios não necessita de uma justificativa externa, tem uma importância intrínseca para os que formam parte da empresa. São aqueles valores irrenunciáveis e fundamentais da companhia e devem guiar todas as nossas ações e comportamentos. São a base sobre a qual LICA constrói a confiança mútua dentro da companhia e com todos os grupos de interesse com que se relaciona.

Facilitar soluções que permitam afirmar que o acesso à energia em condições adequadas, com continuidade e autossuficiência é possível e necessário. Dentro deste quadro, propomos e desenvolvemos ações que querem se constituir como uma referência em energias renováveis, particularmente na tecnologia solar fotovoltaica, dentro do Brasil, assim como também dentro do panorama internacional. Ainda, a proposta levantada pela Lica tem como propósito servir de alavanca para estimular o desenvolvimento da região onde são desenvolvidas as instalações.

Os porquês destes argumentos são: 1. Aumento da população mundial 2. A atual situação econômica 3. Mudanças climáticas 4. Limitações da política energética atual 5. Necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável 6. Novo paradigma energético à vista 7. Nova indústria a se desenvolver 8. Políticas e programas de apoio e investimento 9. Evolução dos mercados 10. Situação da empresa, know-how e experiência

NA LICA TEMOS 5 VALORES ÉTICOS: 1. Integridade Comportamento irrepreensível, comprometido com a lisura e a honestidade.

2. Transparência Informação adequada e fiel do que faz. Uma informação verídica e aferível.

3. Independência Desejamos ser independentes de qualquer outro agente do setor. Exceção àquele que demonstre ser o melhor e que atenda ao melhor preço.

4. Responsabilidade Assumir responsabilidades e agir conforme as mesmas.

5. Segurança Alto nível de segurança nos processos, instalações e serviços, prestando especial atenção à proteção dos empregados, contratantes, clientes e região.

00

Lica Solução em Eergia Renovável - Perfil Corporativo 2013

O objetivo internacionalmente conhecido de limitar o aumento mundialda temperatura média desde a época pré-industrial abaixo de 2°C. Este objetivo globalviria a resultar em uma limitação das concentrações de CO2 atmosférico a valoresem torno de 350 e 400 ppm. Se inclusas todas as emissões de GHG, pode-se muitasvezes utilizar como limite um valor entre 445 e 490 ppm de CO2 equivalente. A seguir,são apresentadas as principais estratégias para atingir estes cenários de emissões. Fonte: AIE WEO 2009.


2. Como Pensamos 2.5. NOSSO POSICIONAMENTO Rentabilidade A finalidade inicial de qualquer empresa deve ter o intuito de ser rentável e proporcionar benefícios econômicos a seus parceiros. Por coerência, o primeiro dos valores da LICA e de seus integrantes é o de sempre trabalhar com o esforço de que sua atividade seja economicamente rentável.

Sustentabilidade Compromisso com a promoção da sustentabilidade para alinhar o crescimento e a rentabilidade da empresa com os grandes desafios da sociedade. O teor e a solidez dos negócios da LICA devem ser orientados para metas sustentáveis. LICA deve assumir uma posição privilegiada como atuador em destaque na transformação do modelo energético. Responsabilidade, assim como oportunidade. Trata-se de uma aposta inovadora mas também necessária desde o ponto de vista da LICA, uma aposta firme pelo desenvolvimento econômico e pela estruturação social. A definição de uma nova arquitetura energética global, assim como estender e melhorar a disposição da energia são os pilares deste compromisso. Trata-se de um enfoque a longo prazo, que funcione tanto em países em vias de desenvolvimento como em países já desenvolvidos.

Excelência O compromisso da LICA com a excelência deve levar à realização de um conjunto de práticas notáveis na gestão de uma organização e na obtenção de resultados baseados em conceitos f undamentais que incluem: orientação quanto aos resultados, orientação ao cliente, liderança e perseverança, processos e fatos, envolvimento das pessoas, melhora contínua e inovação, alianças mutuamente benéficas e responsabilidade social.

Qualidade

Detecção, pesquisa e formação Aprender e estudar o meio de forma contínua capacita as pessoas e ajuda a tomar decisões mais adequadas. Influenciar ou participar na mudança requer conhecimento. Para conhecer deve-se estar alerta, atento, detectar conscientemente aquilo que acontece e tratar de pesquisar sobre tudo aquilo que não é percebido à primeira vista. Este compromisso se converte em capacitador e diferencial em qualquer etapa.

Eficácia e eficiência Otimizar a relação entre eficiência e eficácia. Desta forma se procurará aumentar a diferença entre o custo e o benefício – esta é uma das mais importantes premissas de partida. Atualmente estão sendo levadas em conta instalações que não atendem a esta afirmação. Praticamente, nos últimos anos foi cultivada a filosofia de que basta a conexão de alguns módulos fotovoltaicos para se obter a rentabilidade desejada. Nós como engenheiros devemos evitar estas espécies de conformismo, já que se pode conseguir maximizar o rendimento de cada real investido no projeto. Até agora isso era contemplado como uma opção, mas logo será percebido por todo o mercado de que é uma necessidade.

Método científico. Aplicação de método científico em todas as nossas apresentações, tanto quanto a questões técnicas, como as de âmbito econômico e administrativo. No desenho e dimensionamento das instalações é necessária a aplicação do método. Buscamos a concepção de dispositivos que funcionem, e que façam da melhor maneira possível. Tratamos de acessar a melhor das soluções com intuito de maximizar o rendimento do investimento. Para isso, é necessário acompanhar o processo de design até o último ponto. Tomamos esta análise detalhada e abrangente do problema para poder melhorar as estimações de produção da energia gerada por cada instalação – estes dados são traduzidos ao modelo econômico utilizado para se obter a estimação econômica de cada uma delas.

Buscamos o desenvolvimento de cada uma das atividades sob o mais alto padrão de qualidade. Cada um dos elementos utilizados se adequarão aos máximos padrões de qualidade e às normas que proporcionam o maior dos respaldos. Assim como o desenvolvimento profissional do projeto e a realização especialista de trabalhos de construção civil são tão importantes quanto a implantação de componentes de alta qualidade. A partir de uma perspectiva responsável, a prioridade deve ser de levar em conta a seguinte afirmação: A seleção dos componentes e a engenharia, tanto do desenho como da instalação, tem um efeito não desprezível na produção energética dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

Responsabilidade e solidariedade LICA deve ser responsável e solidária com os grandes desafios que a sociedade enfrenta. Responsabilidade econômica, social e ambiental como vertentes fundamentais, que estão amplamente relacionadas com o compromisso sustentável da empresa. Necessita-se desenvolver uma atenção especial quanto ao exercício da responsabilidade com os membros da organização. As pessoas que formam a equipe da empresa são parte fundamental da mesma, sendo o motor de suas ações e suas conquistas, e graças a isso corresponde à empresa o exercício de responsabilidade e igualdade com todos.

00


2. Como Pensamos 2.6. COMPROMISSO Para atingirmos nossos objetivos com o desejo de crescimento de forma equilibrada e admirada nas áreas em que atua, LICA estabelece um grande compromisso com os quatro principais grupos de interesse com que se relaciona:

2.7. NOSSA EQUIPE Os trabalhadores que compõem a LICA são profissionais com ampla experiência e empreendedores ativos nos setores de energia, engenharia e arquitetura. Representam o pilar básico sobre o qual está nossa atividade, e cremos firmemente que desenvolver

1. Compromisso com nossos clientes. Satisfazer adequadamente as expectativas de nossos clientes, com um esforço prévio e conhecimento de suas necessidades.

as vantagens competitivas da LICA passa pela gestão adequada

2. Compromisso com nossos parceiros e fornecedores. Estabelecer relações inspiradas na contribuição recíproca e no respeito mútuo com parceiros e fornecedores e, sobretudo, baseadas na confiança e na qualidade dos produtos e serviços.

motivar os melhores profissionais, oferecendo-lhes um local atrativo

3. Compromisso com funcionários. Atrair, motivar e manter os melhores profissionais, oferecendo um local atrativo para trabalhar. Garantir e promover oportunidades de desenvolvimento profissional em uma empresa líder. A base para o desenvolvimento desta carreira profissional será a avaliação objetiva dos méritos profissionais, dentro de um quadro sem discriminação, gerando orgulho de ser parte da organização. 4. Compromisso com os parceiros e investidores. Oferecer a nossos parceiros e participantes no capital social uma criação de valor sustentado, garantindo a transparência na gestão e o bom governo corporativo. 5. Compromisso em nossas ações. Apostando no progresso e na sustentabilidade, pode-se gerar rentabilidade ao mesmo tempo que se enriquece a região e se contribui para melhorar a qualidade de vida da comunidade em que está imersa. LICA busca fortalecer o ambiente socialmente e culturalmente, e está consciente com seu desenvolvimento. Emprego, Divulgação, Desenvolvimento Técnico e Reinvestimento são a base da nossa responsabilidade.

00

Lica Solução em Eergia Renovável - Perfil Corporativo 2013

das pessoas que integram nosso quadro humano. LICA assegura a seus colaboradores o compromisso de atrair e para trabalhar e criando oportunidades de desenvolvimento profissional. E em um ambiente caracterizado pela apreciação objetiva do talento e méritos profissionais, sem discriminação e promovendo a igualdade de oportunidades e a diversidade, possibilitando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Todos estes aspectos estão contidos na política de Responsabilidade Empresarial da LICA.

Os princípios contidos na política de Responsabilidade Empresarial da LICA reconhecem os direitos de seus funcionários e estabelece a não discriminação, promove a igualdade de oportunidades e a diversidade.


3. Áreas de atuação 3. ÁREAS DE ATUAÇÃO LICA desenvolve sua atividade em diferentes áreas, principalmente aquelas relativas à geração e produção de energia elétrica a partir de fontes de energia renovável, assim como indiretamente nas áreas em que estas soluções energéticas tenham algo a contribuir, como no caso das telecomunicações e edificações.

LICA está envolvida na criação, projeção e consultoria necessária para a implementação e operação de diferentes tipos de instalações, sempre a partir de uma perspectiva técnica, como empresa de engenharia com experiência, conhecimentos e capacidade para emergir como um parceiro perfeito na execução dessas tarefas.

A seguir especificam-se as áreas de atividade que LICA é especializada: 1. Geração elétrica a partir de fontes de energia renovável 2. Eletrotécnica

3.1. GERAÇÃO ELÉTRICA A PARTIR DA TECNOLOGIA SOLAR O Sol é uma fonte enorme e inesgotável de energia. Teoricamente, fazendo uso dastecnologias solares disponíveis nos dias de hoje, poderia-se suprir um quarto dasnecessidades energéticas mundiais. Mesmo nesse caso, o potencial técnico da energiasolar está longe de se esgotar. Por isso, esta energia se encontra entre as mais importantestecnologias-chave do terceiro milênio.

LICA é especialista na criação, projeção, implantação, desenvolvimento e regularizaçãode instalações solares. Podemos desenvolver instalações para conexão à rede de distribuição [GC – GridConnected], bem como para a venda direta da energia gerada ou para net-metering, assimcomo instalações isoladas e sem conexão à rede [IS – Isolated]. Qualquer uma destas fórmulas pode gerar economia para o proprietário e/ou significativos retornos econômicos. Dentro das diferentes modalidades de conexão, podem-se estabelecer certas tipologiasde instalação.

3.1.1. PLANTAS SOLARES SOBRE SOLO [GM – GROUND MOUNTED] LICA desenha, projeta, desenvolve e regulariza plantas solares sobre o solo.

3.1.2. PLANTAS SOLARES EM EDIFÍCIOS LICA projeta e desenha plantas fotovoltaicas e térmicas em telhados, plataformas e coberturas de edifícios públicos e industriais, assim como em complexos logísticos. Para instalar uma planta energética com uma potência nominal de 1kW necessitamseentre 10 e 30m² de superfície, dependendo das características da mesma e da localização do edifício. Pode-se estabelecer uma carga sobre a cobertura de aproximadamente 25kg/m² de instalação integrada, sendo que 10kg/m² correspondeaos módulos fotovoltaicos e 15kg/m² às estruturas de suporte. Os módulos solares são instalados em suportes metálicos, cuja altura oscila entre0,5 e 0,9m. Com a intenção de se evitar a formação de sombras, deve ser mantidauma certa distância entre as distintas fileiras de suportes. Estas podem variar entre1 e 3 metros, dependendo do grau da latitude geográfica e da inclinação do telhado em questão, assim como da altura dos suportes. Para contrapor a ação do vento nasuperfície modular dos telhados retos, os painéis solares são suspensos mediante pontos de fixação de concreto pré-moldado e/ou quadros de suporte de alumínio.

3.1.3. PLANTAS SOLARES INTEGRADAS À EDIFICAÇÃO [BI – BUILDING INTEGRATED]

Além de superfícies livres e coberturas, LICA pode projetar instalações também em fachadas de fábricas, edifícios públicos, etc. A fachada é a parte visível do edifício. Chama a atenção do observador, caracteriza oaspecto exterior. Ao desenhar a fachada, arquitetos e empreiteiros tem a possibilidadede transmitir sua mensagem. Por isso, cada vez mais está se dando preferência aos equipamentos fotovoltaicos e térmicos nas fachadas como elemento arquitetônico de design. As fachadas solares enriquecem o repertório de desenhos do arquiteto, fazempublicidade visível pelo uso da energia solar e refletem a consciência ecológica docontratante. Também, desde o ponto de vista econômico, a substituição de elementos convencionais de fachadas por módulos ou coletores é interessante, pois o proprietáriorecebe uma remuneração mais elevada por captação do que através de equipamentosde superfícies livres ou telhados, e ainda, há outras possibilidades de promoção em relação ao saneamento de edifícios. Para se obter um rendimento nominal de 100KWné necessária uma superfície de fachada de aproximadamente 500m².

As plantas energéticas solares em superfícies planas são conhecidas como plantas a níveldo solo. O fato de que a construção destas lantas seja em uma escala tão grande faz comque estas sejam muito rentáveis Para instalar uma planta energética a nível do solo com um valor nominal de 1MWn, necessita-se de uma área entre 10.000 e 50.000m², dependendo da sua localização e da tecnologia de estrutura de suporte utilizada. Com finalidade de se evitar a formação de sombras, deve-se manter uma certa distância entre as fileiras de suportes, dependendodo grau da latitude geográfica do local e da inclinação do terreno, assim como da alturados próprios suportes.

00


3. Áreas de atuação 3.2. OUTRAS TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO ELÉTRICA A PARTIR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS LICA pode participar do desenvolvimento, regularização, desenho, instalação, iniciação eoperação de instalações de geração energética através de outras tecnologias renováveis. As principais tecnologias que são de principal interesse da LICA são:

Eólica Biomassa e biocombustíveis Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH’s Geotérmica de baixa entalpia Contamos tanto com know-how como com colaboradores adequados para desenvolvernossos serviços em torno de um amplo número de tecnologias.

3.3. ELETROTÉCNICA A Eletrotécnica estuda as aplicações técnicas da eletricidade com fins industriais, científicos,etc., assim como as leis dos fenômenos elétricos. O campo disciplinar aborda o estudo dos fenômenos elétricos e eletromagnéticos, desde o ponto de vista de sua utilidade prática, as técnicas de projeto e a construção de dispositivos elétricos característicos, sejam circuitos, máquinas ou sistemas complexos, e as técnicas de cálculo e medida de suas magnitudes. As áreas que cobrem a eletrotécnica, desde o ponto de vista da engenharia, abrangem circuitos elétricos, máquinas elétricas e medidas eletrotécnicas.

LICA projeta e desenvolve projetos de eletrotécnica em Baixa, Média e Alta Tensão.

00

Lica Solução em Eergia Renovável - Perfil Corporativo 2013


4. Serviços 4. SERVIÇOS 4.1. DEPARTAMENTO TÉCNICO DE ENGENHARIA Através de uma equipe técnica qualificada com especialização em instalações de fontes de energia elétrica renováveis, presta serviços de Estudos Técnicos de Engenharia.

4.2. PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES DE GERAÇÃO DE ENERGIA. A Lica faz a captação de projetos, instalações e investidores. Proporciona a abertura de linhas de negócios especializados na comercialização de instalações de geração de energia.

Oferecemos os seguintes serviços: Dossiê Informativo de Venda, informes, catálogos, ofertas, estudos técnicos complementares, memória fotográfica, etc; Gestão e realização de Publicidade, em meios escritos, audiovisuais e eletrônicos; Viabilizar a documentação necessária para a promoção e venda de instalações; Captação de investimento para vendade instalações; Realização de trabalhos e tarefas de intermediação. Busca por instalações para aquisição; Representação e assessoria técnica; Formação de equipes de venda;

4.3. REGULARIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES DE GERAÇÃO Oferece a possibilidade de gerir de forma completa ou parcial a implantação de novas instalações, integrando o desenvolvimento técnico dos projetos com a gestão administrativa e de trâmites para a sua iniciação. Neste sentido, procuramos duas formas diferenciadas de atuar:

Geração Energética

Desenvolvimento de Projeto Técnico para Instalação Solar Fotovoltaica, Térmica e Termoelétrica; Desenvolvimento de Projeto para Instalação Eólica; Estudos de viabilidade de Energias Renováveis; Gestão Facultativa e Certificação no final da obra.

Eletrotécnica Linhas de transmissão e distribuição aérea e subterrânea de baixa, média e alta tensão; Instalação elétrica de BT; Subestações e centrais de transformação; Instalações industriais e residenciais; Gestão Facultativa e Certificação final da obra.

1.

Realizar os trâmites ou atividades técnicas que o construtor ou investidor consideram que devam ser terceirizadas.

2.

Encarregar-se do processo completo de desenho, projeção e regularização das futuras instalações.

Os serviços oferecidos para a regularização de projetos podem ser divididos nas seguintes partes: Gestão Técnica e Certificação final da obra; Gestão de trâmites administrativos; Outros Projetos, Estudos e Relatórios; Projeto técnico das instalações; Gestão do ponto de acesso; Aquisição de terrenos;

Outros Relatórios E Projetos Técnicos Projeto de desmantelamento e organização territorial; Estudos de viabilidade e Projeto básico; Estudo e plano de segurança e saúde; Estudo de Impacto Ambiental; Estudo Topográfico; Estudo Geológico.

São clientes em potencial para prestação de Serviços de Estudo Técnico de Engenharia: Promotores de instalação de geração de energia, Construtoras de instalação de energia, Escritórios de arquitetuta, Órgãos públicos, Escritórios de engenharia, Instaladores, Empreiteiros entre outros. 00


4. Serviços 4.4. CONSULTORIA, ASSESSORIA E CERTIFICAÇÃO A Lica oferece sua experiência e conhecimento para esclarecer aspectos gerais dos projetos, além de administrar diferentes âmbitos relacionados às instalações geradoras de energia mediante fontes alternativas. Temos como interesse facilitar a tomada de decisões, assim como desempenhar diversas tarefas que requeiram conhecimentos especializados, sejam técnicos, administrativos ou jurídicos.

Entre os serviços, destacam-se: Estudo / Relatório / Certificação / Auditoria independente de Projetos Técnicos, obras, componentes instalados, produções de energia, interrupções na produção, orçamentos e outros aspectos técnicos; Estudos estimativos de energia gerada pelas instalações; Gestão de ofertas comerciais de componentes; Estudos de viabilidade técnico-econômica; Estudo / Relatório jurídico-administrativo; Gestão de Homologações e Certificações; Planificação de Projetos e instalações; Gestão e realização de Perícias; Certificação de orçamentos; Estudo / Relatório técnico; Estudo Econômico;

A Lica ainda oferece suporte aos investidores e construtores nas áreas jurídica, econômica e de assessoria para complemento e especificações dos dados técnicos.

4.5. APLICAÇÕES PARA A MELHORA DA EFICIÊNCIA, ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA Através dos estudos técnicos, a equipe de engenheiros de alta qualidade está capacitada a oferecer soluções com as melhores tecnologias para a implementação de projetos em eficiência energética e energia renovável.

Não há dúvida que a sociedade atual é plenamente consciente da necessidade de combinar o desenvolvimento com o respeito ao meio ambiente. A LICA enfrenta este desafio elaborando projetos que cumprem os critérios de rentabilidade, eficácia e sustentabilidade. Além da questão econômica, a eficiência energética e as energias renováveis não apenas supõem a idealização de uma sociedade sustentavél, mas também um meio de alcançarmos tais ideais em um futuro próximo.

00

Lica Solução em Eergia Renovável - Perfil Corporativo 2013

4.6. FORMAÇÃO E TREINAMENTO. DESENVOLVIMENTO, PESQUISA E INOVAÇÃO. Graças à experiência e ao know-how acumulados nestes intensos anos de atividades, e sobre tudo à dois aspectos principais: A relação de parte de sua equipe com o meio acadêmico e a profunda convicção da necessidade de compartilhar informações, é que hoje é possível difundir nosso conhecimento através de: Seminários e workshops; Cursos e oficinas - itinerantes, presenciais e on-line; Documentação e estudos; Participação e criação de mesas redondas e conferências; Cursos personalizados segundo as necessidades da empresa.

Serviços De Desenvolvimento Especializada na implementação de soluções no campo de energias renováveis, a Lica conta com o apoio e colaboração de Centros de Pesquisa e Universidades nas seguintes áreas: Inteligência e vigilância tecnológica; Ferramenta de desenho e análise técnico-econômica de sistemas; Melhora e otimização de produtos existentes; Desenvolvimento de inovações de produto e processos; Criação de oficinas e campos de ensaios; Participação em projetos colaborativos e consórcios; Geração de documentação e estudos.


5. Projetos Desenvolvidos

Levantamento hub e lãminas

Montagem eletromecânica das turbinas eólicas no parque eólico.

Munera parques eólicos 1 e 2

Turnkey construção de parques eólicos e subestações.

PV instalação

Montagem eletromecânica de instalação solar fotovoltaica no rastreador solar.

00


5. Projetos Desenvolvidos

Instalação de rastreadores solares fotovoltaicos.

Instalação solar fotovoltaica Rooftop

Projeto Turnkey de telhado instalação solar fotovoltaica em Barcelona.

Instalação de energia solar fotovoltaica em Chinchilla

Construção Turnkey de instalação solar fotovoltaica em estrutura fixa em Chinchilla.

00

Lica Solução em Eergia Renovável - Perfil Corporativo 2013


Projetos

ALGUNS PROJETOS REALIZADOS COM A NOSSA PARTICIPAÇÃO: Valpalmas (Zaragoza) - 400kW Artafe (Granada) - 1.500 kW Aguraín (Álava) - 50kW Lasesa (Huesca) - 13.000 kW Sanlúcar de Barrameda (Cádiz) - 500 kW Algeciras (Cádiz) - 235 kW

Colaboramos comercialmente com os seguintes projetos: PARQUE

POTÊNCIA NOMINAL POTÊNCIA PICO TIPO

LOCALIZAÇÃO

Villalba del Alcor Villanueva de la reina Socuéllamos Quintanar de laorden

1.800 kW 1.800 kW 2.700 kW 10.000 kW

1.980,00 kWp Seguimento Villalba del Alcor (Huelva) 1.980 kW Seguimento Villanueva de la reina (Jaén) 2.970 kWp Seguimento Socuéllamos (Ciudad Real) 10.720 kWp Seguimento Quintanar de la orden (Toledo)

Tomelloso Alcolea del Pinar Rasines Pozoamargo Villafranca del Duero Villasbuenas de Gata Zalamea de la serena

500 kW 700 kW 100 kW 150 kW 800 kW 2.500 kW 4.800 kW

550 kWp Seguimento Tomelloso (Ciudad Real) 770 kWp Seguimento Alcolea del Pinar (Guadalajara) 110 kWp Seguimento Ampuero (Cantabria) 175 kWp Seguimento La Roda (Albacete) 880 kWp Seguimento Villafranca del Duero (Valladolid) 2.750 kWp Seguimento Villasbuenas de Gata (Cáceres) 5.280 kWp Seguimento Zalamea de la serena (Badajoz)

Os seguintes projetos foram desenvolvidos pela LICA em colaboração com a Avanzti Infraestrutura e Forcimsa:

PARQUE Atarfe I 1.500 kW Atarfe II 1.000 kW Atarfe III 1.500 kW Valpalmas 400 kW Moraleja 800 kW Las Norias 750 kW Aguarón I 1.000 kW Las Tiesas 1.000 kW Lasesas I y II 13.000 kW Agurain 50 kW

POTÊNCIA NOMINAL POTÊNCIA PICO 1.653,750 kWp 1.100 kW 1.653,750 kWp 441 kWp 921,200 kWp 862 kWp 1.100 kWp 1.100 kWp 13.500 kWp 55 kWp

TIPO

LOCALIZAÇÃO

Fixa Fixa Fixa Fixa Seguimento Seguimento Seguimento Seguimento Seguimento Seguimento

Pinos Puente (Granada) Pinos Puente (Granada) Pinos Puente (Granada) Valpalmas (Zaragoza) Moraleja (Cáceres) Mérida (Cáceres) Aguarón (Zaragoza) Las Tiesas (Albacete) Sariñena (Huesca) Agurain (Álava)

Os seguintes projetos foram desenvolvidos por S90: PARQUE GICOFA 200 kW Sanlúcar 500 kW

POTÊNCIA NOMINAL POTÊNCIA PICO 235,20 kWp 535,50 kW

TIPO Coberta Coberta

LOCALIZAÇÃO Algeciras (Cádiz) Sanlúcar de Barrameda (Cádiz)

00


PERFIL CORPORATIVO 2013 www.licarenovaveis.com.br Rua Augusto Lepper 25, CEP 89221-005 - Saguaรงu - Joinville - SC - Brasil

I comunica@licarenovaveis.com.br I +55 (47) 3434 2350

P c modelo  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you