Page 1

Início

Manual de Identidade

Histórico A Marca Tipografia Formas de Uso 1 Formas de Uso 2 Aplicação Manual de Identidade - 2011

Autor

DreamWorks Animation SKG

2011


Início

Histórico

Tipografia

Formas de Uso 1

Formas de Uso 2 Aplicação Autor

Manual de Identidade - 2011

A Marca

DreamWorks Animation SKG

Histórico

A DreamWorks Animation SKG é um estúdio cinematográfico de animação comandado pelo diretor executivo Jeffrey Katzenberg. A história começou em outubro de 1994, quando Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen criaram o estúdio DreamWorks SKG. Em 1996 começou uma parceria com a empresa de computação gráfica Pacific Data Images e dessa parceria surgiram reconhecidos filmes de animação, como FormiguinhaZ e O Príncipe do Egito. O sucesso e avanços na área da animação culminaram, em 2004, na criação da divisão DreamWorks Animation, da qual Jeffrey Katzenberg se tornou diretor executivo. Segundo Katzengerg, a DreamWorks Animation SKG procura trabalhar com os melhores artistas, os melhores talentos de cada canto do planeta: “Apoiar e inspirar esses talentos é o que gera grandes histórias, e grandes histórias geram grandes filmes ,” afirma o diretor executivo. Shrek (2001) foi o primeiro longa de animação a ganhar o Oscar quando a categoria foi inserida. Desde então a DreamWorks marca presença com filmes como Spirit (2002) , O Espanta Tubarões (2004), Shrek 2 (2004), Wallace & Gromit (vencedor em 2005), Kung Fu Panda (2008) e Como Treinar seu Dragão (2010). Com 22 longas e 19 curtas produzidos, além dos especiais de TV e das produções em desenvolvimento, o DreamWorks Animation se constitui atualmente num pilar da animação.


Marca

Formas de Uso 2 Aplicação Autor

Manual de Identidade - 2011

Formas de Uso 1

DreamWorks Animation SKG

Tipografia

da

A Marca

Estrutura

Marca, segundo a lei nº 9.279 de 14 de Maio de 1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como pode certificar a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca deve revestir-se de distintividade, para se prestar a assinalar e distinguir produtos e serviços de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa, sem incidir em quaisquer proibições legais, seja em função da sua própria constituição, do seu caráter de liceidade ou da sua condição de disponibilidade. Nominativa - Constituída por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo, também, os neologismos e as combinações de letras e/ou algarismos romanos e/ou arábicos; Figurativa - Constituída por desenho, imagem, figura ou qualquer forma estilizada de letra e número, isoladamente, bem como dos ideogramas de línguas tais como o japonês, chinês, hebraico etc. Mista - Constituída pela combinação de elementos nominativos com elementos figurativos, ou de elementos nominativos, cuja grafia se apresente de forma estilizada. Tridimensional - Constituída de forma plástica, configuração ou conformação física de produto ou de embalagem, cuja forma tenha capacidade distintiva em si mesma. A marca registrada do DreamWorks Animation é do tipo mista, contendo elementos nominativos e figurativos.

Histórico

Uma marca genuína ocupa um lugar distintivo e valorizado na mente do cliente e da sociedade. Trata-se da percepção do cliente, um somatório das pessoas, experiências, produtos e serviços que essa empresa coloca à sua disposição e que são por ela vivenciados. Por isso é de suma importância que a marca “DreamWorks Animation SKG”, seja considerada sinônimo de excelência em criação e tecnologia gráfica de animação. Este Manual de Identidade Visual vem contribuir para que através de uniformidade e harmonia na comunicação visual da empresa, haja um reforço constante do valor percebido da marca pelos clientes e pela sociedade na qual está inserida e com a qual se relaciona.

Início

Uma marca pode ser: Definição e Tipos de Marca

A Marca


Início

Arte e ciência da composição tipográfica, assim com o resultado prático desse trabalho. Os tipógrafos lidam com um grande número de aspectos, desde gerais, como legibilidade de um texto, até os mais complexos, como o kerning (ajuste nos espaços entre dois caracteres adjacentes para criar um ritmo visualmente mais equilibrado) e a estética da forma das letras. A tipografia utilizada nos logotipos é baseda na fonte Times New Roman por sua aceitação, legibilidade e credibilidade.

As fontes complementares, ou seja, para produção de textos em mídia impressa e online são as fontes Bookman Old Style, Garamond e Futura. Times New Roman ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ abcdefghijklmnopqrstuvxwyz 0123456789!@#$%¨&*()_+?:><}{[]/

Futura: ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ abcdefghijklmnopqrstuvxwyz 0123456789!@#$%¨&*()_+?:><}{[]/

Formas de Uso 2

Formas

Bookman Old Style: ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ abcdefghijklmnopqrstuvxwyz 0123456789!@#$%¨&*()_+?:><}{[]/

Tipografia de Uso 1

Garamond: ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ abcdefghijklmnopqrstuvxwyz 0123456789!@#$%¨&*()_+?:><}{[]/

A Marca

Tipografias Recomendadas

Histórico

Tipografia

Aplicação Manual de Identidade - 2011

Autor

DreamWorks Animation SKG


Início

Formas

de uso: É possível alterar as proporções entre a parte figurativa e a parte nominativa do logotipo.

Histórico

Utilize as assinaturas gráficas em todos os materiais de comunicação do DreamWorks Animation, observando os padrões e formas corretas de uso, mantendo sempre a marca em destaque. A seguir são ilustrados exemplos de usos, corretos e incorretos, da marca.

A Marca

Uso Correto Logotipo padrão.

Formas de Uso 1

É possível estilizar o logo, bem como alterar a luminosidade, de forma coerente com a imagem e o contexto.

Formas de Uso 2

É possível utilizar o logo com efeito silhuetado, em contraste com o bacground.

É possível alterar também a posição de ambas as partes

Tipografia

Cor: Azul. 100% de Cyan, 80% de Magenta no sistema CMYK e 68% green e 148% blue. Cor sólida. Esquema monocromático

Aplicação Manual de Identidade - 2011

Autor

DreamWorks Animation SKG


Início

Uso Incorreto

Não inverta a posição da imagem.

Histórico

Não altere a cor da marca. Ela pode ser severamente descaracterizada.

A Marca

Não distorça.

Tipografia

Não utilize a marca parcialmente.

Formas de Uso 1

Não estabeleça relações de baixo-contraste

Formas de Uso 2

Não altere a tipografia.

Aplicação Manual de Identidade - 2011

Autor

DreamWorks Animation SKG


da

Logomarca

Início

Aplicação

Mídia externa

Histórico

Exemplos da aplicação da logomarca em diferentes mídias Brindes

A Marca Tipografia

Formas de Uso 1

Produto tecnológico

Formas de Uso 2 Aplicação Manual de Identidade - 2011

Autor

DreamWorks Animation SKG


a

Início

Sobre

Autora

Histórico

Liane Gabriela de Brito (20), natural de João Pessoa/PB, é bacharelanda no curso de Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pelo carinho que tem com o cinema de animação, tomou a DreamWorks Animation SKG como cliente para este Manual de Identidade experimental da disciplina de Editoração II, promovida pelo professor Alberto Pessoa. Ao longo do curso, Liane vem se dedicando e evoluindo na área de imagem digital. Gosta de desenhar, colorir e fotografar.

A Marca Tipografia

Formas de Uso 1

Formas de Uso 2 Aplicação Manual de Identidade - 2011

Autor

DreamWorks Animation SKG

Manual de identidade experimental  

Trabalho experimental realizado no curso de Comunicação em Mídias Digitais - UFPB