Page 1

MANUAL DE OPERAÇÃO DO PORTAL 2.0 Versão 1.0 15/12/2008 Autor: Lairson Giesel

Apresentação O portal 2.0 foi concebido seguindo um novo conceito que a Internet nos apresenta: O conceito de participação do usuário. Numa rede com tantas opções ao usuário, percebemos que os portais prósperos são aqueles que valorizam a atuação do usuário não só como mero consumidor de conteúdos e sim como produtor. Os ambientes estão cada vez mais voltados e dirigidos para trabalhar com a sociedade em redes sociais específicas. Nesta nova versão do Portal partidário do PPS, apresentam-se possibilidades maiores aos sites componentes do portal. Um layout mais amplo, moderno, adequado à realidade da web 2.0 e com maior liberdade de publicação de conteúdos. O novo sistema permite agora que todo o conteúdo do site local possa ser publicado independentemente, dando maior autonomia aos administradores locais. Nesta primeira versão do manual, procuramos expor de forma detalhada o procedimento de publicação de cada um dos conteúdos, e suas especificidades, embora seja muito semelhante e intuitivo o sistema de publicação aqui apresentado. Para identificação de falhas, sugestões de melhoria, dúvidas ou qualquer outro esclarecimento peço que entrem em contato pelo email lairson@pps.org.br Vamos ao manual!


Autenticação de Usuários Ao acessar o seu site local, logo no topo à direita do cabeçalho, haverá um link “restrito”. Este link, presente em todo o portal, dá acesso à área administrativa do Portal do PPS que terá os sistemas separados independentemente por site, dado o seu acesso. Clicando neste link, que também pode ser acessado pelo link direto: http://adm.pps.org.br teremos a seguinte tela de autenticação:

Você receberá, junto com este manual, um login e senha para operação do sistema. Com ele será possível ter acesso a toda a área administrativa do site de sua instância partidária. Entre com seu nome de usuário e senha, e clique no botão “entrar” para acessar o sitema. Existem três tipos de usuários. O usuário do site público, que são os internautas que podem comentar e avaliar qualquer conteúdo e os usuários EDITOR e JORNALISTA da área administrativa onde o JORNALISTA apenas escreve e o EDITOR pode publicar os conteúdos escritos por ele e pelos demais JORNALISTAS. Esta senha que você recebeu é de EDITOR do seu site.


Visão geral da tela de boas vindas: Após autenticar-se no sistema, será exibida a seguinte tela de boas vindas:

(1) – Abas para alternar entre os sistemas do SITE e da WEBTV (2) – Relação de sistemas que temos disponíveis para cada SITE local (3) – Links de apoio para “voltar para a página inicial”, “alterar suas configurações de usuário”, “webmail” e “sair do sistema”; (4) – Área de operação dos sistemas, ou seja, onde é realizada a administração do site;

Visão geral de administração de conteúdos

(1) – Título do tipo de sistema que se está operando; (2) – Conteúdos em Edição são aqueles que, produzidos ou enviados por usuários jornalistas, ficam disponíveis para o editor para edição e posterior publicação no portal. Este link mostra os conteúdos “em edição” (3) – Botão para incluir novo conteúdo; (4) - Editoriais são “Categorias” de conteúdos para facilitar a organização. Neste exemplo se administra as categorias do tipo de conteúdo “Notícias”; (5) – Voltar para a página anterior; (6) – Lista de conteúdos produzidos - (7) – Botão para moderação de comentários do conteúdo respectivo – (8) – Botão para edição do conteúdo respectivo (9) – Botão para exclusão do conteúdo respectivo.


Sistema de Páginas: A – visualização do sistema no site:

Nos sites locais, uma tarja menor mostra as páginas do site nacional (A), abaixo dela vem uma imagem maior (B) que pode ser personalizada para justamente identificar o site e logo após outra tarja vermelha (C) que abrigará as páginas institucionais locais;

B – Administração de Páginas: De acordo com o item 3, ao escolher o botão “incluir novo”, abrirá a seguinte tela:


(1) – Titulo da página. É o que no exemplo aparece como PPS-DF. Deve-se tomar o cuidado de ser um título curto para manter a estética do site íntegra. (2) – Editorial. No caso de páginas pode ser ignorada (3) - Publicar na Internet é uma chave que determina se a página ficará visível ou não no site; (4) - Corpo é o conteúdo da página. Com os elementos de edição de página é possível montar diversas páginas com fotos, vídeos etc. (veja detalhamento no sistema de notícias; (5) - Salvar – Salva as alterações feitas no formulário.

Pode-se criar quantas páginas forem necessárias, no entanto para manter a estética do site íntegra sugerimos a criação de no máximo 6 páginas que podem ser agrupadas em grupos maiores com subpáginas internas. Para criar uma subpágina basta clicar sobre o título de uma página já criada no sistema administrativo e incluir uma “nova página”. Estas páginas ficarão agrupadas num submenu interno àquela, como no exemplo abaixo:

Aqui, “história”, “Lutas”, e “Fotos”, são subpáginas de “Partido”.

Banners: O sistema de banners permite que seja feita a divulgação de páginas internas ou externas ao site, tal como eventos, mobilizações, homenagens, notícias, artigos ou qualquer outro tipo de conteúdo. Os banners, caso existam são exibidos no topo do site, logo antes da área de notícias.

(1) – Podemos colocar vários banners que ficam se alternando automaticamente no site.


– Cadastro de banners: Para incluir um banner, basta clicar no item “banner” na área administrativa. É importante seguir a padronização do tamanho do banner que deve ter obrigatoriamente as seguintes dimensões: 666px (largura) X 50px (altura) Produza o banner nestas dimensões e proceda a inclusão:

(1) – Coloque um título para identificar o banner; (2) – O link não deve conter a expressão “http://” que deve ser suprimida. Ex. http://www.pps.org.br, deve iniciar diretamente como www.pps.org.br (3) – Escolha o banner salvo no seu computador e já nas dimensões (666px X 50px) (4) – Marque “SIM” para publicar no site.


Notícias: Este é o principal sistema de divulgação de conteúdo do portal. Lendo suas instruções você estará apto a operar com facilidade os demais sistemas.

(A) – Aba destaques. Nela são exibidas as notícias que o editor do site define como sendo de destaque no portal. Temos 6 áreas de destaques. (B) e (G) – Últimas notícias. São exibidas as últimas novidades publicadas no portal (C) - Notícias mais comentadas pelos usuários; (D) – Notícias com mais acessos dos usuários (cada notícias tem um contador individual de acessos); (E) Mais votados (cada noticias pode ser avaliada pelos usuários que votam caso tenham gostado do conteúdo) Destaques: (1) – Primeiro destaque(verde). Nele aparece a foto principal do site, sua legenda, na direita o título e resumo da matéria, com link para acesso ao restante do conteúdo; (2) E (3)– Notícias segundo(rosa) e terceiro(azul) destaques. Somente aparece o título com link para o restante do conteúdo. É importante fazer chamaas de no máximo 2 linhas nessa área; (4), (5) e (6). Quarto, quinto e sexto destaques. Notícias com possibilidade de fotos, com link para a íntegra, internamente. Arquivo: (H) – Todas as notícias ficam em arquivo que pode ser consultado nos lnks “veja todas as notícias” e “mais notícias”;


– Cadastro de notícias: Para a criação de notícias


(1) Título da notícia (2) Editorial (3) Possui imagem Sim/Não, caso possua ele abrirá campos específicos da imagem:

a. b. c. d.

(1) Possui imagem. Se sim abre os itens abaixo: (2) Imagem: Escolha o arquivo da imagem. O tamanho padrão sugerido é: (3) Legenda da imagem (4) Crédito da imagem

(4) Eu sou o autor? Se sim, o sistema usa os dados do login (email e nome do usuário) caso contrário abrirá para digitação destas informações:

a. (2) Nome do autor e (3) email do autor (5) Publicar na Internet (Sim/Não) Caso seja sim você escolherá onde a notícia será publicada.


a. (1) Publicar na Internet = Sim, (2) Área de publicação no portal; (6) Resumo, usado para as matérias que ficam em primeiro destaque. É o lead que aparece abaixo do título na matéria principal; (7) Corpo, usado para a íntegra da noticia. a.

Botões de edição do editor de texto Botões de formatação do alinhamento do texto Botões de formatação de texto (B) = Negrito, (I) = Itálico, (U) = Sublinhado (ABC) = Riscado Botões de identação de texto e citação Botões de recortar e colar, com possibilidade de colar texto plano, e do word Botão de edição do código HTML Botão de inclusão de URL de imagem diretamente no corpo do texto Botões de links e âncora Botões de itens e itens numéricos Botão para inclusão de vídeo do Youtube

(8) “Parâmetros para busca” são usados para duas coisas. Uma para que a notícia seja facilmente encontrada na busca do site e outra para relacionamento de conteúdos. Os conteúdos de mesmas palavras-chave ficam disponíveis quando são abertos;

Artigos: O cadastro de artigos é muito semelhante ao de Notícias, apenas com alguns campos específicos como por exemplo a qualificação do autor do artigo.


A exibição dos artigos fica em destaque no portal numa área chamada “Tema atual” onde o último artigo publicado é o que fica em destaque. Os demais artigos ficam numa lista arquivada internamente “outros temas”

Na imagem, o local indicado como (1) são artigos. Os demais (2) e (3) se referem ao sistema de Links.

Links: O sistema de links ganharam esse nome pois permite que se crie caixas (2) e (3) ao lado do destaque de artigos (1). (veja a imagem acima) Neste sistema coloca-se o título, uma breve descrição e um link que redireciona para qualquer site ou página na web.

Rádio e WebTV Os sistemas de rádio e webtv em princípio estão chaveados para capturar o conteúdo do portal nacional. Se um site estadual tiver interesse é possível ter uma webtv e sistema de rádio próprios com conteúdo separado.


(1) Novidades da WebTV. Aqui, aparecem os últimos vídeos publicados na webtv, independente de terem sido publicados pela edição do portal ou por usuários. (2) +comentados. Aqui são os vídeos com maior número de comentários (3) +acessados. Aqui são os vídeos de maior audiência do portal (4) Novidades da rádio PPS (5) Áudios mais comentados (6) Áudios com maior audiência

Enquete: O sistema também permite que seja cadastrada uma ou mais enquetes(3) que ficam disponíveis ao lado do informativo eletrônico(2) e da pesquisa de filiados (1) no portal. Veja a imagem abaixo:

– Cadastro de enquetes: No cadastro de enquetes o primeiro passo é preencher o título(1) e salvar.


Logo após, deve-se clicar sobre o título da enquete (1) cadastrada para cadastrar as alternativas de resposta:

Clica-se então no botão “inserir novo”(1) para cadastrar as alternativas desejadas

Logo após coloca-se a alternativa de resposta no campo “título”(1) e marca-se publicar na internet (2) e ativar enquete(3)

OBS: A ativação/desativação de uma enquete se refere a possibilidade de votar ou não.


Informativo eletrônico: Todos os emails cadastrados no portal, na área de informativo eletrônico, têm seus cadastros separados por site. Ainda estamos finalizando uma ferramenta que permitirá o acesso a esta base de emails, e a criação e envio de informativos periódicos. Esta funcionalidade ficará disponível na próxima versão deste manual.

Documentos: Cada site pode ter seus documentos independentemente também do portal nacional. O sistema permite que sejam colocados qualquer tipo de documento. Como estamos em fase final de ajuste deste sistema, ele entrará na próxima versão deste manual.

EDITANDO CONTEÚDOS: Ao clicar para editar um conteúdo, abrem-se abas para alteração do conteúdo.

(1) (2) (3) (4) (5)

O título do conteúdo em edição é exibido neste local Aba para edição dos dados básicos do conteúdo Aba para edição do autor do conteúdo Aba para edição da foto ou áudio ou vídeo ou arquivo em anexo do conteúdo Botão voltar para a listagem de conteúdos cadastrados

REFERÊNCIAS importantes Inteligência Coletiva: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_coletiva Rafinha 2.0 http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg Web 2.0 – A máquina somos nós: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg Definição de Web 2.0 segundo um dos criadores do termo http://www.youtube.com/watch?v=87LG-MQrEu0 Acesse a rede colaborativa do PPS www.rede23.org.br Acesse a WebTV do PPS: http://tv.pps.org.br


Manual de operações Portal PPS  

Manual de operações do Portal do PPS

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you