4 minute read
PETMAT 25 anos: Eu faço parte dessa história
Figura 4.3: Cartaz do terceiro webinário. Figura 4.4: Cartaz do quarto webinário.
Fonte: Acervo do PETMAT. Fonte: Acervo do PETMAT.
Advertisement
Figura 4.5: Cartaz do quinto webinário. Figura 4.6: Cartaz do sexto webinário.
Fonte: Acervo do PETMAT. Fonte: Acervo do PETMAT.
PETMAT 25 anos: Eu faço parte dessa história!
Com o objetivo de abrir um espaço para que PETianos e tutores, tanto egressos quanto atuais, pudessem contar um pouco de sua história, de suas experiências como participantes do grupo e do impacto que o PET teve em
suas vidas, foi iniciado, no perfil do Instagram e do Facebook do PETMAT, a campanha “PETMAT 25 anos: Eu faço parte dessa história!”
Entramos em contato com todos os PETianos e tutores, egressos e atuais, solicitando que enviassem uma foto, uma frase sobre a importância do PET na sua formação e uma minibiografia dando um depoimento sobre o PET. Os que aceitassem participar deveriam enviar os dados solicitados autorizando a divulgação nas mídias sociais do PET, Instagram e Facebook, e neste livro.
Para isso, com o objetivo de incentivar a participação de todos, criamos avatares PETianos fictícios, com os nomes de PETra MATilda e PETágoras FerMAT, que foram escolhidos por meio de uma votação no Instagram do grupo. As imagens dos avatares foram criadas pelo PETiano Herbert Luan. A partir daí, criamos, para esses personagens, as minibiografias descritas a seguir, que foram enviadas por email, como modelo, a todos os PETianos, egressos e atuais.
Foram divulgados os depoimentos de 68 PETianos, distribuídos entre tutores egressos e a atual tutora, membros atuais e egressos do PETMAT, que aceitaram participar dessa campanha. Esses depoimentos estão listados na terceira seção. Foi uma experiência bastante interessante e enriquecedora, pois possibilitou descobrir a história do grupo pela voz das próprias pessoas que ajudaram a construí-lo como ele é hoje. A divulgação completa está disponível no Instagram (instagram.com/petmatunb/) e Facebook (facebook.com/ PETMATUNB/) do PETMAT. A seguir, apresentamos os modelos criados para a campanha com a imagem dos avatares dos PETianos fictícios PETra MATilda e PETágoras FerMAT e suas minibiografias.
Figura 4.7: Avatar da Petiana fictícia PETra MATilda
Fonte: Acervo do PETMAT.
Olá, sou PETra MATilda, tenho 28 anos. Eu nasci em Formosa-GO, uma cidade próxima a Brasília. Sempre fui aluna de escola pública e sempre gostei muito de estudar. Desde pequena gostava de me destacar em tudo o que fazia, então nos estudos era o mesmo. Sempre gostei muito de ler, pois a leitura me levava a muitos lugares que eu imaginava visitar um dia. Eu gosto de ler fantasias, histórias fantásticas de romance e de ficção. Gosto de escutar músicas e sou bem eclética, então gosto do samba ao pop. Eu sempre gostei de todas as disciplinas, mas a Matemática sempre me encantava devido à sua capacidade de estar presente em tudo ou, pelo menos, quase tudo. Meus pais me apoiavam muito em estudar o que eu gostava, por isso decidi fazer Matemática na UnB e, desde que comecei o curso, o meu amor pela Matemática só faz aumentar a cada dia.
Quando eu estava no terceiro semestre, entrei no PETMAT, o que foi muito importante, pois fiz novas amizades que perduram até hoje. Aprendi muita coisa com meus colegas, com o tutor e com os outros professores. No PET, tive a oportunidade de fazer várias atividades diferentes, estudar coisas
novas, ir às escolas, dar minicursos e monitorias. Mas o que eu mais gostava era estudar Matemática e demonstrar teoremas.
Ainda no PET aprendi a falar em público, ampliar meus planos e conhecer um universo novo que é a pesquisa. Foi então que conheci a Matemática aplicada, que me conquistou de todas as formas. Foi quando eu me interessei por seguir os estudos nessa área. Enquanto eu cursava a graduação fiquei sabendo que poderia ter bolsa de estudos para o mestrado e doutorado, inclusive no exterior. Então decidi tentar e deu certo, fiz mestrado na Universidade de Florença, na Itália, e lá morei por 3 anos, até concluir e ser Mestre em Mecânica dos Fluidos. Meu doutorado também foi na mesma área, só que na Universidade de Trento. Atualmente sou professora pesquisadora da Unicamp e continuo, cada vez mais, apaixonada pela matemática e por tudo que ela me proporcionou.
Figura 4.8: Avatar do PETiano fictício PETágoras FerMAT.
Fonte: Acervo do PETMAT.
Sou PETágoras FerMAT, tenho 18 anos, moro no Plano Piloto. Sou aluno do curso de Matemática da UnB, estou no 3º semestre. Eu sempre estudei em colégios particulares. Fiz o ensino médio no SIGMA e foi lá que me interessei pela matemática. Falo inglês fluentemente e me arrisco no espanhol