3 minute read
PREFÁCIO
Senti-me honrado com o convite feito pela professora Luciana Ávila Rodrigues para fazer o prefácio desta obra, minuciosamente planejada e organizada por ela, com a colaboração de alguns PETianos, que se concretiza como de valor inestimável de registro da história dos 25 anos do Programa de Educação Tutorial do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília – o PETMAT UnB, contada pelos seus protagonistas: estudantes e professores. Conforme muito bem observado pela professora Luciana na Apresentação do livro, este registro constitui “uma forma de assegurar a memória e a história do PET Matemática da UnB, para que novos PETianos possam conhecê-la para valorizá-la e respeitá-la”. O enredo foi traçado de forma atrativa para os leitores, escrito com espontaneidade, a partir da visão daqueles que a vivenciaram. Este princípio subordinou o plano da obra, muito bem traçado pela autora. Hoje tenho o privilégio dos pioneiros, pois posso anunciar minhas descobertas sobre a obra antes dos demais leitores! Além disso, também fui agraciado com a possibilidade de ser tutor do programa PETMAT UnB no período de 2009 a 2012 e pude relatar essa experiência em uma entrevista transcrita neste livro. A primeira descoberta refere-se à história do Programa de Educação Tutorial (PET) no Brasil, criado em 1979, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O professor Claudio de Moura Castro, criador do programa no período em que era diretor geral da CAPES, relata que o programa foi inspirado em um programa de bolsas para os alunos que se destacavam nos estudos na Faculdade de Economia e Administração, da Universidade Federal de Minas Gerais, criado pelo professor Ivan Leite de Magalhães Pinto, no final dos anos 1950. Experiência semelhante existia nos Estados Unidos, o Honor Program, um treinamento avançado em disciplinas destinado aos melhores alunos do curso. Em 1999, o programa teve a sua gestão assumida pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. A obra revela que, apesar de sua consolidação, o programa passou por períodos de dificuldades, com ameaças de descontinuidade,
de 1997 a 2008. Após esse período, alguns normativos importantes foram criados pelo Ministério da Educação, dando maior solidez ao programa.
Advertisement
A segunda descoberta revela-se, ao longo do Capítulo 2, um excelente convite para o leitor, pois apresenta o relato da rica história do PETMAT UnB, contada em forma de entrevistas com os tutores e os estudantes que fizeram parte do programa e que hoje são professores da UnB. É o coração da obra, pois contempla o desenrolar dos acontecimentos dentro do programa. Apesar do roteiro estruturado, os entrevistados puderam falar livremente sobre suas vivências e expor seus sentimentos, o que trouxe vida para essa história, com depoimentos algumas vezes nostálgicos e carregados de emoção.
A terceira descoberta diz respeito à pesquisa apresentada sobre o perfil dos egressos do PETMAT durante os seus 25 anos de existência. A pesquisa foi feita com informações de 120 estudantes que participaram do programa de agosto de 1995 a agosto de 2020, dos quais a maioria, 75%, são do sexo masculino. A pesquisa revelou o percentual desses estudantes que fizeram pós-graduação no Brasil ou no exterior, inclusive doutorado e pós-doutorado, e o percentual que foi direto para o mercado de trabalho, entre outras interessantes informações.
A última descoberta está relacionada à descrição de seis webinários organizados pelos atuais integrantes do PETMAT UnB durante o período da pandemia do coronavírus de 2020. Tive, inclusive, a oportunidade de participar de alguns deles. Quatro deles foram voltados a contar a história do grupo, dividindo-a por período de tutoria, com a presença de tutores e PETianos, egressos e atuais. Foi um momento ímpar, pois pudemos conversar com os ex-orientandos e saber um pouco sobre o que estavam fazendo e onde estavam naquele momento e, principalmente, como estavam lidando com o período de confinamento devido à pandemia, já que representava um grande desafio para todos. Confesso que fiquei muito emocionado e agradeço muito à professora Luciana Ávila Rodrigues por essa oportunidade de poder contar e ouvir histórias deles.
Assim, esta obra surge como um compartilhamento de experiências incríveis e muito bem-sucedidas, vivenciadas por professores e alunos do Departamento de Matemática da UnB, durante 25 anos, de 1995 a 2020.
Não poderia terminar este prefácio sem parabenizar a professora Luciana por fazer este registro, para que os gestores do MEC e os integrantes futuros dos programas PET, da UnB ou mesmo de outras instituições, possam compreender os benefícios que o programa representa para a carreira profissional de seus participantes.
Ensinar e inspirar são duas grandes nobres tarefas do professor. Aqui está um excelente exemplo materializado pela professora Luciana.
Brasília, 10 de janeiro de 2022. Mauro Luiz Rabelo Professor Titular do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação