Jornal Leve & Leia

Page 63

Músicas que Curam Grupos terapêuticos da Unidade Saúde-Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sob o comando de profissionais das áreas de fonoaudiologia e terapia ocupacional, com especialização em Musicoterapia, estão desenvolvendo atividades que relacionam Música, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional de forma transdisciplinar, a fim de estimular os componentes cognitivos da linguagem em adultos e idosos com afasia. A afasia é a perda da capacidade, em algum nível, de produzir ou compreender a linguagem, devido a lesões nas áreas do cérebro que comandam esta função. O termo, originário do grego, que significa “sem palavra”, corresponde à dificuldade do paciente em falar, compreender o que ouve, escrever, ler e se comunicar de forma geral. É neste sentido que o grupo atua. Por meio de exercícios e atividades os participantes se comunicam entre si, de forma lúdica e socializada para desenvolver suas potencialidades e conseguir manter uma forma de comunicação com o mundo que o cerca a partir da nova condição em que está inserido. As atividades do “Grupo de Estimulação da Linguagem de pessoas com afasia por meio da musicoterapia” acontecem toda semana com pessoas que apresentam comprometimento na linguagem causado por sequelas advindas de algum problema de saúde sendo que a maioria dos pacientes atuais sofreu acidente vascular cerebral (AVC). As coordenadoras do grupo explicam que a cada encontro um novo tipo de atividade é realizado. O foco principal é a Musicoterapia, mas também utilizam jogos e outras ferramentas para estimular as linguagens oral e escrita. Em alguns momentos toca-se musica folclórica, que são músicas bem conhecidas, para que os pacientes reconheçam e tentem lembrar de memória a letra da música e cantar junto. As canções

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

63

acompanham as festividades do ano, ou ainda, são pedidas pelos próprios pacientes, sendo músicas que eles gostavam de ouvir, cantar e dançar na juventude. A proximidade da música com a vivência deles estimula ainda mais a memória que, por sua vez, é transmitida ao grupo por meio da conversa. O tocar e cantar não apenas auxiliam a fala. A música auxilia também na coordenação corporal, ao tocar algum instrumento como um chocalho ou reco-reco, na entonação da voz e no ritmo da fala. Desta forma, além de estimular as linguagens oral e escrita, o maior objetivo do grupo é estimular a expressão. Cada pessoa se expressa a seu modo e com as suas habilidades durante o transcorrer da música, seja tocando, cantando, fazendo movimentos ou verbalizando algum trecho que consiga. A música é utilizada ao mesmo tempo como ferramenta para o desenvolvimento e como canal de comunicação. A tendência é comparar a sua situação atual com o que era antes e é um dos papeis do grupo mostrar que, mesmo após o acidente, eles têm suas capacidades e podem realizar coisas com suas limitações encontrando a melhor formar de conviver com as sequelas que ficaram. O “Grupo de Estimulação da Linguagem de pessoas com afasia por meio da musicoterapia” é realizado todas as quartas-feiras pela manhã e tem duração de uma hora na Unidade Saúde-Escola localizada na área Norte do campus São Carlos e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.use.fscar.br ou pelos telefones (16) 3351-8645 ou 3351-8411.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.