Page 1

Leve & Leia

DICAS:

opções de turismo nas férias

®

Ano 6 - Julho 2012 - Distribuição gratuita

w w w. l e v e l e i a . c o m . b r ( 11 ) 4 1 0 8 . 1 6 9 1

Inverno:

Estação Chique


2

Jornal

Vender ĂŠ Arte

Leve & Leia

ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Vender ĂŠ Arte

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Jornal

3

Leve & Leia

ÂŽ


Cultura

4

Vender é Arte

Carlos Camargo Escreve LEDA E HERODOTO – Tenho certeza de que a admiração não era só minha, mas uma reação da maioria ao vê-los se aproximando. Para mim, particularmente, a entrada deles me lembrava a cena final de um espetáculo teatral, quando os artistas em cena se afastam para os lados abrindo espaço ao retorno dos protagonistas, e junto com o público aplaudem reconhecidos pela apresentação. A chegada deles não provocava aplausos, pois o ambiente e a postura do casal não permitiriam por inadequados, mas havia sim uma espécie de reverência silenciosa quebrada apenas por alguns cumprimentos. Somente após eles se acomodarem em uma das mesas, o burburinho natural do Restaurante Bancários, de refeições a quilo, voltava ao seu normal. Ao longo do tempo o grupo de frequentadores do lugar, formado por profissionais e moradores da vizinhança, tornou-se cativo: são rostos e figuras conhecidas entre si. Leonir é o proprietário, e sua mulher, a dona Loana, quem centraliza os méritos da qualidade e variedade dos alimentos e do ambiente. Foi lá que conheci o casal.

Depois de um tempo afastado, por viagem, voltei ao Bancários. Estava lá almoçando e vi a entrada de Heródoto acompanhado de um senhor. Heródoto, sem a Leda? Perguntei dela ao Rafael, filho da Loana: - Ela faleceu. – respondeu - Quem o acompanha agora é o filho. Eu não sabia, mas a entrada dele me pareceu estranha, incompleta, no mínimo diferente. Não foi uma chegada luminosa como era, mas também não senti tristeza, apenas o impacto da minha primeira vez do Heródoto sem a Leda, um retrato esmaecido na realidade do espaço físico. E duas coisas me vieram à mente: destino e livre arbítrio. Pensava nisso quando o vi saindo, o filho à frente e ela ao lado dele, sorridente como sempre, ao lado do seu amor, cuidando dele, como sempre... Há setenta anos. Ela não o deixaria sozinho!

© auremar | Shutterstock.com

Leda e Heródoto, dignificando a origem dos nomes. Leda da mitologia grega, amada por Zeus; Heródoto, historiador grego, um intelectual. Aqui, agora, personagens de uma história real de amor. Ela mais de oitenta, ele próximo dos noventa e na expectativa dos setenta anos de casados. Sempre juntos, sempre elegantes, os maneirismos de um refinamento educacional que admiramos por incomum nos tempos atuais e que, por isso

mesmo são ressaltados. Jamais um cabelo em desalinho ou um amarrotado nas roupas. Ele, mais sério, como se educavam aos jovens de então para ser; ela, mais sorridente, a jovialidade se mantendo na altivez. E o amor em todos os gestos, dos cuidados do um para com o outro. Dos passos lado a lado. Passadas curtas dando a falsa impressão de pressa, porque tinham o seu tempo, que a estabilidade do amor prolonga fazendo de cada momento uma eternidade. Todos viam e sentiam a vibração desse amor, era transparente...

Jornal

Leve & Leia

®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Índice

10

Cultura

55

31 Capa: © Subbotina Anna /Shutterstock.com

04 ............................. Camargo escreve 06 ................. Dicas para Vestibulandos 08 ...........................Profissões do Futuro 10 ................................. Hotel Fazendão 14 .................................. Meio Ambiente 15 ...............Cores que energizam o lar 18 ............................... Flores no Inverno 19 ......................... A Cerimônia do Chá 20 .................................... Pés na Esteira 21 .... Gengibre para a Dor de Cabeça 22 .................................... À Flor da Pele 24 .................. Acupuntura sem Agulhas 26 ............Aposte nas Máscaras Faciais 28 ..................................Embu das Artes www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Anuncie: 4108.1691 Expediente Jornal Leve & Leia Ano 6 – Nº 91 Julho 2012 Albert J.H.Huber e Gleiva N.P. Vilela atendimento@leveleia.com.br gleiva@leveleia.com.br Publisher: Gleiva Vilela gleiva@leveleia.com.br Colaboradores nesta edição: Carlos Camargo, Guilherme Salviano, Carina Bessa., Carolina Monteiro. Diretora Comercial: Gleiva Vilela gleiva@leveleia.com.br

31 .................. Capa: a Estação Chique 37 .............................. Lindas no Inverno 40 ............Rio+20: Povos e Esperanças 42 ........................... Saladas de Inverno 44 .........................................Horóscopo 46 ..................... Uma castanha por dia 47 ........................... Cervejas e Petiscos 50 ...................................... Vida Animal 52 ................................. Onde Você vê!

Comercial: Adriano Matos, Bruna Vilela, Sonia Faria, Adriano Marino. Redação: Carina Bessa carina@leveleia.com.br Logística: Gilberto Mattos gilberto@leveleia.com.br Assinaturas: 11 4108 - 1691 souleitor@leveleia.com.br Atendimento ao leitor: 11 4119-4583 Jornal Leve & Leia é uma publicação da Editora Sunshine. CNPJ: 09.470.795/0001-76 Administração, redação e publicidade: Rua Iquiririm, 897a, Butantã Cep 05586-001 - São Paulo 11 4119-4583/ 4108-1691 Abrangência: Butantã, Osasco, Lapa, Vila São Francisco, Parque dos Príncipes, Morumbi, Alphaville e Granja Viana Distribuição: veja no www.leveleia.com.br/ distribuição e abrangência Observação: O Jornal Leve & Leia não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, que são de responsabilidades de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços publicitários. Projeto gráfico e edição de arte: Studio Code 11 2364-8661 *A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo empregatício de qualquer natureza.

Jornal

Leve & Leia

®


6 10 dicas para você se sair bem na redação do vestibular. Cultura

Da redação

- Organize as ideias antes de começar a escrever. Faça um plano, um roteiro de seu texto e siga o planejado. Partindo da situação-problema oferecida na prova, redija um material dissertativo-argumentativo, com fatos e argumentos para defender a sua opinião sobre o tema e possíveis soluções para o problema proposto; - Tenha cuidado com a gramática. Além de escrever de modo lógico e objetivo, é preciso saber acentuar, ficar atento à concordância verbal e nominal, conhecer os preceitos de ortografia e ter habilidade com conectivos, pronomes e verbos. É importante ainda o conhecimento da regência verbal e nominal.

Palestra: Cura e

Libertação

Sábado dia 21/07 às 17h, no Grupo Socorrista Maria de Magdala, haverá a palestra “Cura e Libertação” ministrada por JOSÉ CARLOS DE LUCCA, autor do livro do mesmo nome. Sinopse: “Para muitas pessoas, superar a dor e o sofrimento pode representar um desafio quase inalcançável. Por isso muitos vivem abatidos e cada vez mais presos às próprias dificuldades. Neste livro, o leitor encontrará palavras que curam a nossa maneira de lidar com os problemas e que nos libertam do círculo vicioso do sofrimento. Cura e Libertação é um autêntico tônico espiritual que trará ao leitor novas forças para escalar a montanha dos seus desafios até chegar ao sol de uma vida feliz e prazerosa” Participe! Se você puder DOE 01 kilo ou mais de alimento.

- Evite períodos longos e usar expressões como “eu acho” e “eu penso”. Torne as frases leves e curtas, sem inversão da sequência de dados e opiniões usando linguagem simples. Desde que usados adequadamente, para encerrar frases que expressam ideias diferentes, não faça economia de pontos finais.

Local: Rua Iquiririm, 316 - Vila Indiana - Butantã - SP (11) 3726-5134 (11) 5456-3304

- Saiba cercar-se de fontes.O estudante pode manejar uma coletânea de textos, que deve ser usada somente como referência para encaminhar seu próprio texto, mas sem transcrever frases alheias. A redação precisa ter autonomia em relação à proposta, ou seja, deve ser compreendida até por um leitor que desconhece o tema do exame;

Ponto de referência:

- Concilie tema e proposta.Seja qual for a sua opinião, defenda-a com sensatez. Leia atentamente o que é proposto, avalie os conceitos e os argumentos em contrário. Mostre que compreendeu o tema e que sabe contextualizá-lo, de forma crítica e reflexiva, em um texto em prosa que seja claro e coerente; - Evite fórmulas prontas. Há redatores que colecionam fórmulas mágicas e técnicas em um amontoado de efeitos que levam a um texto pífio ou sem noção de autoria. Utilize termos que sejam adequados ao seu tom e não tente usar expressões eruditas para impressionar os avaliadores. Seja simples e direto; - Tenha estilo próprio.É muito importante que a redação tenha um rosto, por meio do qual se vislumbre um estilo por parte do redator;

Sacolão OBA! e Banco Itaú da Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.100

A EXPERT EM INTERCÂMBIO AGORA PERTO DE VOCÊ! VISITE NOSSA NOVA LOJA JAGUARÉ/OSASCO NO SÃO FRANCISCO CENTER SHOP - AV. CÂNDIDO MOTTA FILHO, 731 - LOJA 28.

- Enriqueça seu repertório. Manter-se atualizado e a par dos principais fatos é essencial; - Título e tema devem estar em sintonia. É comum desvirtuar o tema proposto quando o vestibulando coloca um título sem relação com o mote e discorre sobre outro assunto. Se houver necessidade de título, coloque-o depois de elaborar o texto, sintetizando o que foi dito ao longo da redação; - Utilize a norma culta prioritariamente.Fuja das abreviações do “internetês”, das marcas de oralidade como “né” e “ok” e de equívocos insistentes como “mortandela”, “rúbrica” e “perca” (em vez de “perda”).

CURSOS NO EXTERIOR

HIGH SCHOOL

AU PAIR

WORK & TRAVEL

UNIVERSITÁRIOS E PROFISSIONALIZANTES

Fonte: Prof.ªVera Lúcia Pereira dos Santos, Doutora em Linguística e em Língua Portuguesa.

Jaguaré/Osasco

T (11) 3714 5353 osasco@experimento.org.br WWW.EXPERIMENTO.ORG.BR

Jornal

Leve & Leia

®

osasco - 12.5 X 13.5.indd 1

14:03:47 Para Anunciar: 4108.169128/06/2012 - www.leveleia.com.br


Paphiopedilum www.leveleia.com.br

7

© Rawlik | Dreamstime.com

Vender é Arte

Jornal

Leve & Leia

®


8

Cultura

Recanto do Teixeira promove Super All Profissões do futuro: Recreador / Animador Cultural Inclusive Corporativo Da redação

Com a profissionalização de muitos setores e o crescimento de empresas ligadas à prestação de serviços, principalmente nas duas últimas décadas, o recreador/animador cultural vem ganhando espaço principalmente em hotéis voltados ao turismo de lazer. Mas não são apenas os estabelecimentos de hospedagem que buscam este profissional especializado. Muitas empresas, cientes da necessidade dos seus funcionários por lazer e descontração, já contam com esse profissional em seu quadro de prestadores de serviços, contratando-os para congressos e demais eventos.

Características do profissional

Comunicativo e dinâmico, o recreador deve ter facilidade em trabalhar com pessoas de todas as idades e de diferentes grupos sociais, promovendo a boa integração entre os participantes da atividade. Precisa também ser uma pessoa muito criativa e espontânea, capaz de contornar situações de discussão que venham a ocorrer no relacionamento entre grupos. Pela atividade que exerce, deve conhecer e ter boa expressão corporal, além de realizar frequentes atividades físicas. Também é imprescindível o controle emocional, já que do recreador/animador cultural depende o incentivo das emoções de muitas outras pessoas.

Atribuições da profissão

Entre os diversos trabalhos que pode realizar, destacam-se: organização de festas, jogos, festivais de dança, competições esportivas, brincadeiras, gincanas, criação de espetáculos, peças teatrais, etc. Já em hotéis-fazenda e albergues, o profissional pode responsabilizar-se por atividades como passeios, caminhadas, bailes, sessões de ginástica e dança e animação de aniversários, entre muitas outras.

Formação e nível de escolaridade

Como em diversas outras profissões é recomendável que esse profissional tenha concluído o ensino médio e possua um curso técnico ligado à função. Cursos superiores em Artes Cênicas, Educação Física e Turismo podem complementar e especializar o profissional.

O hotel fica localizado na região de Atibaia, a menos de 80km da capital

Em Nazaré Paulista, além de um dos melhores climas do mundo - assegurado pela UNESCO – a principal atração é o Super All Inclusive do Hotel Fazenda Recanto do Teixeira. O hotel, que proporciona muito contato com a natureza e a praticidade nos serviços, agora tem pacotes corporativos de All Inclusive. É possível levar eventos, conferências e treinamentos para um ambiente de fazenda, perto de São Paulo, e ainda contar com um sistema de hospedagem onde tudo está incluso. O único hotel fazenda com sistema All Inclusive no Brasil, o Recanto do Teixeira oferece bebidas nacionais (água sem gás, refrigerantes, coquetéis, caipirinhas) que podem ser consumidos à vontade tanto no restaurante quando no bar da piscina das 10h às 22h, lanches, snacks, aperitivos e sorvetes. Café da manhã, almoço e jantar completam o pacote. O Recanto do Teixeira já é conhecido como um hotel voltado para o segmento de lazer e segundo a Gerente de Eventos, Carla Ziroldo, inicia ações para focar o turismo corporativo. “O diferencial do hotel no mundo corporativo será o Sistema All Inclusive, que facilitará o fechamento dos eventos, pois a empresa ira contratar todos os serviços (sala, coffee break, bebidas) com valores já inclusos na diária”, explica a executiva. O Recanto do Teixeira está localizado em Nazaré Paulista, a 80 quilômetros de São Paulo. As acomodações do hotel são divididas em categorias luxo, Premium, família, superior e master. São 60 apartamentos bem equipados com ar condicionado quente e frio, tv a cabo, frigobar, cofre, secador de cabelos e serviço de quarto das 7h às 23h. Somente as suítes da categoria máster possuem varanda e hidromassagem. Na estrutura de eventos, o hotel apresenta duas salas, Canário e Moema, além de um espaço para Coffee break e Restaurante. Para mais informações e reservas: (11) 3628-0699 ou www.recantodoteixeira.com.br.

Em um futuro próximo

Da redação

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia mostra que em um futuro próximo o esgoto poderá ser usado como combustível para carros e outros veículos. A solução começou a ser pensada pelo professor Jack Brouwer, e poderá fornecer um combustível de produção local (já que cada cidade pode usar seu próprio esgoto) e ainda ajuda a retirar esses resíduos do meio ambiente. A pesquisa faz parte do National Fuel Cell Research Center, que realiza estudos sobre combustíveis. A equipe já instalou um equipamento para demonstrar o processo na estação de tratamento de esgotos de Orange Country. O sistema funciona com biodigestores, em que bactérias fazem a quebra dos resíduos sólidos, liberando gás metano e dióxido de carbono. Esses gases são encaminhados para uma célula gigante, onde se transformam em dióxido de carbono, água e hidrogênio. O hidrogênio em estado puro é então usado para gerar energia para todo o sistema funcionar e o restante é encaminhado para abastecer carros. O sistema ainda passa por uma fase de testes e logo deve ser instalado em outras estações de tratamento.


Capa

9


10 10

Turismo

Capa

Um lugar para brincar, cantar, andar a cavalo . . .

A natureza foi bondosa com a região: belas paisagens, ótima topografia e um clima agradável.

E

m uma hora e meia estávamos lá. Santa Branca fica a 110 km de São Paulo, onde visitamos o Hotel Fazendão. Originalmente uma fazenda de café do século passado, à estrutura inicial foram adicionadas novas construções e anexos. Isso sem perder o lado rústico da fazenda, com portas e janelas grandes tal como eram as casas dos senhores do café no século XIX. O hotel oferece 30 suítes com vistas privilegiadas para o verde, e os chalés que acomodam famílias com até 5 pessoas (nesses pode-se levar seu pet, sob certas condições para preservar a tranquilidade dos demais hóspedes). Aliada à privacidade dos quartos e chalés, a área comum aos hóspedes é composta pela antiga cozinha

Jornal

Leve & Leia

®

com fogão a lenha integrada à sala para almoço, salas para leituras, brinquedoteca, sala de descanso, varanda e mais um restaurante próximo à piscina (para os dias em que tem como opção churrasco). Uma verdadeira delícia, que traz uma profunda sensação de liberdade. Liberdade de abrir a porta da varanda e dar de cara com o verde e a brisa da manhã, dando a impressão de estarmos passando uma temporada na casa de amigos. A paz e tranquilidade do lugar, amplificadas pela rica natureza à volta, atraem moradores de cidades grandes e dos arredores, interessados em um final de semana onde pode-se apreciar o gostoso da vida mais simples, com muito conforto. Um encanto de lugar com cachoeira, bicas e uma excelente vista das montanhas.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Vender Capa é Arte Turismo

11

. . relaxar, e liberar a sua criança interior

Uma equipe de monitores muito alegres e comprometidos promove várias atividades, como por exemplo passeios a cavalo para todas as idades, visita à fazendinha (com animais para ordenha), “rafting” com mini quedas d´água, lago para pesca, jogos, videokê e videogames, quadras de vôlei, tênis, futebol e biribol, mesa de pingue-pongue, caminhadas, oficina de cerâmica, além das quatro piscinas (duas aquecidas). Para quem gosta de coisas mais tranquilas tem SPA com hidromassagem, sessões de massagens e estética corporal, sauna e fitness. Tivemos a oportunidade de participar e interagir com os outros hóspedes no sábado a noite. Era um “casamento junino”, com direito a Padre, Noivo, Noiva, Pai (todos vestidos a caráter), fogueiras e comida típica de Festa Junina; vinho quente, quentão, pinhão.. depois desta diversão entre os hóspedes, na sala de descanso diante da lareira acesa cantamos junto com uma dupla sertawww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

neja da região, entoando modas de viola. O momento nos remeteu à novela “Pantanal” onde se reuniam todos à noite e cantavam moda de viola com o Cantor Almir Sater e Sérgio Reis; com os cantos dos grilos e pássaros ao fundo. Entre as músicas que nos fizeram viajar no tempo com várias emoções, ouvimos e cantamos junto, o “Jeito de Mato” - Paula Fernandes e Almir Sater – doces recordações para quem gosta de verde, paisagem, ar fresco, montanhas, canto de pássaros – enfim, para quem gosta de sentir e viver a natureza.

Convenções O Hotel tem uma sala de convenções e festas que comporta até 150 pessoas, com infraestrutura para palestras e reuniões corporativas ou festas como a já famosa festa de fim de ano que atrai muitos habitués.

Jornal

Leve & Leia

®


12

Vender é Arte Turismo

Chegada dos caiaques em frente ao Hotel. Piscina e Hidromassagem aquecidas.

Jeito de Mato - Paula Fernandes De onde é que vem esses olhos tão tristes? Vem da campina onde o sol se deita Do regalo de terra que o teu dorso ajeita E dorme serena, no sereno sonha De onde é que salta essa voz tão risonha? Da chuva que teima, mas o céu rejeita Do mato, do medo, da perda tristonha Mas, que o sol resgata, arde e deleita Há uma estrada de pedra que passa na fazenda É teu destino, é tua senda, onde nascem tuas canções As tempestades do tempo que marcam tua história Fogo que queima na memória e acende os corações Sim, dos teus pés na terra nascem flores A tua voz macia aplaca as dores E espalha cores vivas pelo ar Ah..Ah...Ah... Sim, dos teus olhos saem cachoeiras Sete lagoas, mel e brincadeiras Espumas ondas, águas do teu mar Ah..Ah...Ah... êeh laiá .. Ouvir, acesse:http://letras.mus.br/paula-fernandes/1453236/

Suites com vista para o verde.

Ambiente aconchegante de fazenda.

À noite, moda de viola...

.. e casamento junino.

O Hotel Fazendão é muito bem cuidado pela família proprietária e funcionários empenhados, que moram em casas na própria fazenda. A cozinha caseira com queijos, leite, doces, pães, bolos – muitos dos quais produzidos lá mesmo, além dos legumes e hortaliças provenientes das hortas da fazenda – conferem às refeições o charme e gostinho natural da fazenda.

Reservas e Promoções

A equipe é composta de pessoas muito receptivas, altamente profissionais (enquanto informais para manter aquele clima de fazenda); todos demonstrando um profundo amor pelo Fazendão, transmitido pelos sorrisos e olhares felizes enquanto desempenhavam as suas funções. Vale ressaltar o banho: chuveiros maravilhosos que ajudam a relaxar ainda mais depois de um dia com tanta beleza!

O Hotel prepara promoções e pacotes especiais para casais, famílias e turmas de amigos. Vale a pena consultá-los com antecedência sobre promoções para semanas de férias e fins de semana prolongados. Mais informações no site: www.hotelfazendao.com.br Reservas em (11) 3663.0464 / 3663.0768

Nós testamos! Nós Indicamos! Editora Sunshine Ltda.

A capela do Hotel Fazendão.

Jornal

Leve & Leia

®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Vender ĂŠ Arte

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Jornal

13

Leve & Leia

ÂŽ


Meio Ambiente

14

Relaxar e preservar

Da redação

Grandes centros urbanos colocam lado a lado diversão saudável e educação ambiental

N

ão é preciso percorrer grandes distâncias para experimentar e sentir a diversidade ambiental brasileira. Muitas capitais do país possuem parques e museus ecológicos, jardins botânicos e zoológicos, entre outros atrativos que revelam nossa diversidade natural. O contato de adultos e crianças com estas experiências, além de uma opção saudável de entretenimento, promove consciência e educação ambiental. JARDIM BOTÂNICO (RJ)- O visitante do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ) pode conhecer uma grande variedade de espécies da flora brasileira e de outras regiões do mundo. Atualmente, são cultivadas cerca de 14.400 plantas de 2.500 espécies diferentes. A trilha que atravessa um recorte preservado de mata atlântica leva o turista ao orquidário, bromeliário, cactário, às plantas medicinais, carnívoras e ao jardim sensorial. Neste último, é possível vendar os olhos e experimentar sensações por meio do tato e olfato. PARQUE ZOOBOTÂNICO (PA)- No centro de Belém (PA), o Parque Zoobotânico é uma das atrações do Museu Paraense Emílio Goeldi. Cerca de 200 mil visitantes por ano vão ao local para apreciar as várias espécies da região amazônica. Açaí, cupuaçu, guaraná, jambu, seringueira, dentre outras, são representantes da flora. A fauna fica por conta da ariranha, onça-pintada, peixe-boi e o macaco coatá de testa branca, todos ameaçados de extinção. Há, ainda, 25 espécies de aves e 15 espécies de répteis, além de peixes raros. O parque também desenvolve ações didáticas voltadas à educação ambiental e recebe 35 mil alunos por ano. JARDIM BOTÃNICO (PR)- O Jardim Botânico de Curitiba (PR) esbanja beleza com seus jardins geométricos e sua estufa de três abóbodas, cartão-postal da cidade. Ele abriga plantas características da floresta atlântica brasileira e ainda possui trilhas em bosque de araucárias, lago e quadras esportivas. Dentro do jardim, o Museu Botânico Municipal possui um herbário com 310 mil plantas, o maior em número de gêneros e famílias de plantas no Brasil.

Bicicletas movidas a energia solar

Da redação

O designer americano Raymond Bessemer, que é famoso por suas criações, apresentou a sua mais nova invenção, que já foi intitulada como uma das maiores criações em bicicletas eletrônicas ecologicamente corretas. A Cyomo Eletric Bike tem um sistema simples, que ninguém ainda tinha elaborado da forma que Bessemer projetou: uma bicicleta movida à energia solar (foto acima). Toda construção da bicicleta foi pensada da forma correta, que vão desde peças recicláveis, como o selim termoplástico até seus painéis solares, que ficam instalados estrategicamente para receber os raios do nosso saudoso sol. Estes painéis ficam sobre o top tube (tubo superior), que para facilitar o posicionamento do ciclista, podem dobrar na vertical para facilitar a montada na bicicleta. Uma vez parada, os painéis ficam na horizontal para receber um bronzeado. Toda alimentação da energia é voltada para uma bateria de lithium-ion, que faz ligação no cubo traseiro, gerando assim, o motor (foto abaixo). Não só a questão do meio ambiente, mas o carregamento da energia solar a custo zero, dispensando gastos, foram as qualidades que chamaram atenção da Cyomo. Empresas do segmento de baterias solares e até automobilísticas ficaram interessadas pelo projeto.

PARQUE DAS MANGABEIRAS (MG)- O Parque das Mangabeiras é a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Com seus 337 hectares e mais de 2 milhões de metros quadrados, o Parque está localizado na Serra do Curral, e se tornou um local de preservação e pesquisa ambiental aberto ao público. O espaço é habitado por mais de uma centena e meia de espécies de aves. A mata é composta por diversas amostras da vegetação mineira. A paisagem verde foi projetada por Burle Marx e está localizada a mais de mil metros de altura, em um dos pontos mais altos de Belo Horizonte. O local conta também com estrutura para a realização de shows e espetáculos. Algumas vezes por ano a Prefeitura de Belo Horizonte escolhe o ambiente para apresentações de peças de teatro e shows de música popular. O protótipo ainda não tem valor declarado, além de especificações detalhadas do geral. Mas com certeza será mais uma grande ideia que não ficará apenas no papel. Fonte:pedal.com.br Fotos de divulgação cedidas pela Cyomo pedal.

Jornal

Leve & Leia

®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Casa Terapia do Riso

Casa

15

Cores que energizam o lar

© Konstantynov | Shutterstock.com

Tonalidades de frutas cítricas dão pique, aumentam a vitalidade e irradiam energia. Viver num mundo colorido assim é ter acesso irrestrito ao bom humor, à disposição para enfrentar o novo e à capacidade de transformar adversidades em lições de vida.

Você já observou que quando está rindo, de verdade, durante aqueles poucos instantes, acontece um profundo estado meditativo? O estar no corpo, naquele lugar, tornase absolutamente óbvio. As pernas amolecem (não precisa chão), o corpo desequilibra (não é mais possível manter a pose) e o pensamento pára (o juiz cruel vai dar uma volta). É impossível rir e ter as pernas e joelhos travados. Você necessariamente flexiona, amolece todo o corpo. É impossível rir sem sentir vontade de colocar as mãos no plexo e coração. Uma turbinada, os batimentos e oxigenação aumentam, o corpo fica mais quente. O fígado desopila, ou seja, desintoxica de suas iras, rancores e ranços... É impossível rir sem ter a vontade de olhar para o alto. Sem lacrimejar, sem fechar e abrir os olhos. Um exercício natural para limpar a visão, a janela da alma. Ah, o riso é a menor distância entre duas pessoas, entre o desafio e a solução, entre a doença e a transformação. “O riso é a melhor maneira de fazer um coração bater” – Robert Holden http://www.docelimao.com.br/site/terapia-do-riso.html

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

A gama dos tons alaranjados está relacionada à energia e expansão, de acordo com estudos de psicodinâmica das cores, ou seja, elas influenciam no comportamento humano. Vibrante, o laranja vitaliza o sistema nervoso, acelera o metabolismo e dá disposição. Pelo poder de despertar sensações fortes, esses tons não são recomendados para quartos e ambientes de relaxamento. Que tal, então, usá-los para colorir a cozinha? Essa parte da casa se tornou quase uma extensão da sala, como um lugar de receber os amigos e confraternizar. O amarelo também faz parte das cores estimulantes. Além de aquecer, ele tem a propriedade do alto-astral. Pode-se dizer que o matiz é um antídoto contra o marasmo. Nos ambientes, flores dessa cor provocam dose extra no ânimo dos moradores. Girassóis, crisântemos, orquídeas... São muitas as variedades para deixar a casa mais bonita e incitar o entusiasmo. Vale lembrar ainda a capacidade do amarelo de estimular o intelecto e a organização mental. As cores cítricas, presentes em frutas como tangerina, damasco e nêspera, transmitem vigor, funcionando como uma injeção de ânimo para quem precisa adquirir segurança. Radiantes e luminosas, mesmo em pitadas na casa, atraem facilmente o olhar. Fonte: Bons Fluidos

Jornal

Leve & Leia

®


16

Informe Vender éPublicitário Arte

Naturais& Sintéticas

A versatilidade, elegância e praticidade dos móveis de fibras.

FIBRA MÓVEIS

A

valorização de produtos naturais e peças produzidas por meio de processos artesanais vêm firmando-se como uma tendência. E as peças em fibras conquistam cada vez mais espaço pela beleza e versatilidade do seu uso que podem tanto levar requinte e sofisticação a projetos de decoração interiores, como também conseguem transformar os ambientes externos de casas, ou varandas gourmet de apartamentos, em agradáveis e relaxantes locais de lazer. Há mais de 20 anos no mercado, a Fibra Móveis - lojista e fabricante de objetos em fibra – inaugurou recentemente no Butantã seu mais novo espaço e vem se destacando no setor, devido à vasta opção de móveis despojados, modernos e elegantes, com opções de fibras cada vez mais diferentes. A loja trabalha com fibras naturais e sintéticas. Ambas possuem designs inovadores, combinados com materiais variados como vidro, alumínio e madeira. Os móveis de fibra natural proporcionam requinte, naturalidade e conforto nos ambientes internos. Seu acabamento pode ser feito em apuí, junco, vime, rattan e fibra de bananeira.São móveis de fácil ambientação e aceitam bem a mistura de metais ou peças de madeira. Já a produção da fibra sintética emprega métodos modernos que incluem o uso de material reciclado e um resultado estético igual ao das fibras naturais, apresentando, porém, várias cores, fios e tramas. A Fibra móveis possui inúmeras opções de acabamento, cores e estruturas de fibras sintéticas. Os móveis com acabamento de fibra sintética são resistentes, podendo ficar expostos às variações climáticas, pois tanto a fibra quanto o estofado (feito com tecido impermeável) que compõem o móvel, são feitos para esse tipo de exposição. Por isso são ideais para áreas externas como deques, varandas e piscinas. Mas, compõe de forma versátil, também, o ambiente interno, pois seu design moderno complementa qualquer estilo.

Jornal Jornal

eve && L Leia eia LLeve

®

®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


é Arte InformeVender Publicitário

17

FIBRA MÓVEIS

Serviço Fibra Móveis - Espaço Butantã (11) 3816-0470 / (11) 3816-0351 Rua Alvarenga, 1120, Butantã - São Paulo. Site: http://www.fibramoveis.com *Colaborou com a matéria: Samuel Bezerra- Gerente da Fibra Móveis- Espaço Butantã.

A loja possui decoradores e profissionais preparados para pensar projetos sob medida para o cliente, que pode ter um móvel personalizado para sua casa, assim como ajudá-lo a combinar a variedade de acabamento que as fibras oferecem às cores da parede, tapetes e outros detalhes da decoração do ambiente. Além disso, todos os produtos da fibra móveis possuem garantia de 02 anos e serviço de manutenção permanente, que inclui o concerto de fibras, tecidos danificados e revestimento de almofadas. E então? Sintética ou Natural? Escolha a que mais combina com você e proporcione à sua casa, ambientes de requinte, naturalidade e conforto. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Jornal Jornal

eve && L Leia eia LLeve

® ®


18

Vender Casaé Arte

No aconchego do lar

Da redação

No inverno, além de preparar o guarda-roupa, você precisa dar ao lar alguns toques especiais para que ele se torne mais aconchegante e quentinho.

Cores que aquecem: tons terrosos, marrom, preto e grafite são ideais para deixar a casa com cara de quentinha. As cores podem ser usadas nas cortinas, nos tapetes e nas almofadas do quarto e das salas. Mantas e almofadas aconchegantes: aquele xale que costuma enfeitar o sofá deve ser substituído por uma manta que, por ser mais quentinha, faz sucesso no inverno. Outra boa dica é usar o tecido para enfeitar a parte inferior da cama. Na hora de dormir, funciona até como uma proteção a mais para os pés. Espalhar almofadas coloridas pelo sofá também aumenta o aconchego do ambiente, mas lembre-se: no verão, a maioria delas deve voltar para o armário Cortinas de peso: quem gosta de volume, pode usar cortinas mais pesadas o ano inteiro. No inverno, elas dão um charme especial à casa. Se for trocá-las, opte nesta época por mais tramas e bordados. Lareiras ecológicas: alimentadas por um biofluido líquido, não precisam de madeira e não fazem fumaça. Mais seguras que as tradicionais, têm baixa emissão de CO2. Basta acendê-las com uma fonte de fogo e pronto. Dica leve: dê uma passada no Granada - com certeza há uma peça esperando por você: abajures, cômodas, cestas, cadeiras, móveis antigos. Veja o anúncio nesta página.

Flores no inverno

Da redação

Sempre nos ocorre a ideia de que inverno é o período de árvores nuas, sem floração em parte alguma, aquele cenário que nos leva a introspecção. Mas há um equivoco, existe algumas flores como o lírio, por exemplo, que florescem com mais vigor neste clima. Flores e aromas andam de mãos dadas e neste quesito os lírios são campeões. As flores plantadas merecem atenção especial no que se refere às regas, elas devem ser mais espaçadas uma vez que as baixas temperaturas evitam o ressecamento da terra, além do que, cada espécie tem necessidades diferentes: tulipas, ciclame branco, rosas, margaridinhas, cada uma delas tem suas peculiaridades que devem ser observadas para a manutenção de seu viço e saúde. O amor perfeito, por exemplo, é uma flor típica da estação mais fria do ano. Uma dica importante: Troque “ regar” por pulverizá-las com água, isso vai depender de cada espécie. A adubação é recomendada a cada quinzena durante o período de floração, a poda deve ser realizada logo após o término dos períodos de geada, portanto a poda deverá ser feita ao final da estação. Rosa Chic Rua José Jannarelli, 135 - Morumbi Tel.: 2628.5526

granada Materiais e móveis Usados em geral Compra e venda Avaliamos no local e retiramos

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1422 / Tel.: 3726.3330 - 3569.4164 Jornal

Leve & Leia

®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


VenderCasa é Arte

Prepare o chá com a mais profunda gratidão e concentração. Escolha os utensílios: a chaleira (ou samovar), a chávena (ou xícara) e as ervas e flores tendo em vista a beleza, os aromas, as cores, a delicadeza. Limpe os objetos e a área em que o chá será preparado e servido, prestando atenção nos detalhes. Faça um arranjo simples de flores em um vaso especial e ponha-o onde você irá tomar o chá. Coloque uma linda toalha na mesa. Com movimentos lentos, suaves e, sobretudo graciosos, coloque a água para ferver. Acrescente com reverência as ervas no bule, sobre a água já aquecida. Tampe e aguarde a extração dos ativos. Permaneça sentada, serenamente, enquanto a infusão se completa (10 minutos). Despeje o chá com todo o cuidado e mantenha a xícara nas mãos, sentindo o calor do líquido e observando a beleza do recipiente que o contém. Respeite as folhas e flores do chá e aprecie sua fragrância. Depois de tomá-lo, limpe os utensílios, o bule e a xícara, e guarde-os.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Da redação

Chá 4 Ervas - Harmonizador do Feminino Composição: Cavalinha (harmoniza os rins e líquidos corporais) – Folha Amoreira (equilibra hormônios) - Menta (refresca e acorda) – Hibisco (energiza, relaxa e acolhe o feminino). Forma de preparo: aqueça 1 xícara de água filtrada até quase fervura. Desligue o fogo e acrescente 1 colher (sobremesa) da mistura de 4 ervas. Tampe a chaleira e deixe em infusão por 10 minutos. Coe sobre uma linda xícara, sirva morno ou frio. Desfrute da beleza e calor da xícara enquanto toma calmamente seu delicado chá aromático. Tome 1 xícara pela manhã e uma à tarde ou noite. Chá da Soja Preta - Revigorante Forma de preparo: ferva em panela não metálica 8 feijões de soja preta (opcional soja dourada comum - idealmente orgânica ou selvagem) em 1 litro de água filtrada, até reduzir o volume à metade. Acrescente uma pitada de sal marinho, deixe cozinhar por mais dois minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) uma vez por dia logo pela manhã ou quando perceber que precisa revigorar.

© Shebeko | Shutterstock.com

A Cerimônia do Chá

19

Adquira o Chá Harmonizador do Feminino na loja Doce Limão. Fonte www.docelimao.com.br Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida - Fonte www.docelimao.com.br

Jornal

Leve & Leia

®


20

Vida Saudável

Pés na esteira

Da redação

Correr com conforto e segurança. Este é o grande diferencial para quem é adepto da esteira. A música, as esteiras profissionais, os diferentes ritmos de passadas e as orientações de um professor são ingredientes que tornam o exercício ainda mais interessante e prazeroso. Além de colaborar para o emagrecimento, a atividade proporciona tonificação muscular, sensação de bem-estar, melhora do condicionamento cardiorrespiratório e até evita patologias como a depressão leve. Os músculos dos membros inferiores como glúteos, coxa e panturrilha, da região abdominal e da coluna são trabalhados. A liberação de endorfina traz bem-estar e dá mais disposição para encarar as atividades e pressões do dia-a-dia. Porém, com alguns cuidados, correr na esteira traz mais vantagens que desvantagens (veja abaixo), o que permitirá alguns momentos à frente da televisão ou lendo, sem nenhuma culpa.

Vantagens:

• Facilita a avaliação e a correção da mecânica de corrida. Você ou seu técnico poderão observar como está sua passada, sua pisada, assim como seus limiares, ritmos e outras variáveis que seriam difíceis de medir em uma corrida ao ar livre. • A esteira “dribla” os imprevistos meteorológicos e previne contra assaltos em corridas solitárias à noite; é o aparelho que mais queima calorias - segundo um estudo recente do Journal of the American Medical Association; • Oferece melhor amortecimento do impacto de cada passada, comparado ao treino na rua; e possibilita constante monitoramento do ritmo, ajudando na percepção e manutenção do passo; • Uma sessão de esteira bem montada e bem executada pode ter mais qualidade do que na rua, já que o corredor pode variar a velocidade e a intensidade do exercício de forma mais precisa, obtendo um treino mais objetivo e científico; • A esteira exige mais concentração no movimento do que quando se trota no parque, batendo papo com os amigos. Esse foco na forma acaba se transferindo para a corrida na rua. Aliás, a grande maioria dos benefícios do trabalho na esteira acaba se transportando para a corrida ao ar livre, qualquer que seja o seu nível de treinamento.

Desvantagens:

• A temperatura em ambientes fechados geralmente é mais alta do que ao ar livre, e a falta de vento vai fazer você transpirar mais, perdendo mais líquidos. • Um dos fatores que mais pesam na dificuldade de correr ao ar livre é a resistência do vento. Como essa resistência não existe na esteira, convém sempre aumentar um grau de inclinação ou alguns quilômetros na velocidade para igualar a intensidade entre os ambientes.

Cuidados:

• Assegure-se de dispor de uma boa esteira (boa largura e amortecimento), instalada em local com boa ventilação de ar. • Ao correr na esteira pela primeira vez, não se assuste se sentir-se um pouco sem coordenação, com movimentos pouco naturais. Comece andando, até se sentir mais confortável com o sentimento do seu pé sendo puxado para trás pela esteira. • Só use as barras de apoio quando começar andar e esqueça-as quando começar a correr. Resista à tentação de correr se apoiando com as mãos nas barras da esteira, seja qual for a inclinação. Lembre-se que na rua você não tem onde se apoiar. Olhe para o painel da esteira até se sentir a vontade para olhar à frente. Alterne até conseguir olhar em volta e eventualmente você irá fazer sua sessão inteira assistindo televisão ou conversando. Evite olhar para seus pés ou os pés de outras pessoas em esteiras a seu lado. • Não deixe de se hidratar bem antes, durante e depois do exercício. Ventiladores ajudam muito. Corra ereto e balance seus braços como se estivesse correndo na rua. Deixe os ombros relaxados. • Tente fazer com que seu pé entre em contato com a esteira ligeiramente abaixo da metade de trás de sua sola e role para frente, para a “bola” do pé. • Ao sair da esteira é normal sentir-se um pouco desorientado por alguns minutos. Use esse tempo para alongar-se e aclimatar seu corpo de volta a “terra firme”. Jornal

Leve & Leia

®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Vender é Arte Vida Saudável

21

Memória de Elefante

Da redação Hábitos como trocar o sofá por um passeio no parque, jogar ou fazer uma leve mudança na dieta ajudam a manter sua mente a todo vapor.

Você anda se sentindo dispersa? Volta da rua sem comprar tudo o que precisava? Não consegue mais somar os preços dos produtos no supermercado com agilidade? Veja cinco truques para estimular seu cérebro. O efeito dura por muitos e muitos anos!

© Maks Narodenko | Shutterstock.com

1. Beba chá verde - Prepare uma xícara quentinha da erva sempre que perceber certa dificuldade de se concentrar. Por quê? Pessoas que beberam o chá 10 minutos antes de um teste se mostraram mais atentas. Como funciona? As folhas contêm cafeína, um estimulante, e L-teanina, que induz o cérebro a emitir ondas relaxantes. Você fica alerta e calma ao mesmo tempo. 2. Jogue (pode ser no celular!) Como? Por alguns minutos ao dia, dedique-se a um passatempo como quebra-cabeça ou joguinhos de celular ou computador. Por quê? Jogar torna mais rápida nossa habilidade de analisar as informações. Como funciona? Desafios ativam a região do cérebro que não é usada durante a leitura ou outras atividades diárias, além de estimular o crescimento de novos neurônios.

3. Relaxe - Separe cinco minutinhos, a cada meia hora, para descansar a mente.

Por quê? As pausas ajudam a concluir uma tarefa, quando retomada, com mais facilidade. Como funciona? Dar uma folga ao cérebro faz com que ele consiga recuperar o atraso na decodificação de novas informações.

4. Exercite-se - Convide o marido para caminhar, matricule-se em uma aula de ioga ou leve as crianças para andar de bicicleta. Por quê? Mulheres que praticam atividades têm menos perda de memória ou problemas ligados ao envelhecimento da massa cinzenta Como funciona? Exercícios estimulam o corpo a produzir substâncias que protegem as células nervosas, enquanto retardam as doenças vasculares que podem diminuir a atividade cerebral. 5. Consuma magnésio - Acrescente farelo de trigo à sua dieta ou compre suplemento de magnésio em lojas especializadas. Por quê? A falta desse mineral é o que nos faz esquecer o nome do vizinho ou o lugar onde estacionamos o carro no shopping. Como funciona? O magnésio estimula as conexões entre as células do cérebro responsáveis pela memória de curto prazo, além de aumentar o espaço da memória de longo prazo. MAIS DICAS: Ácido fólico rejuvenesce. Encontrado no feijão, vagem, brócolis, gema de

ovo, folhas verdes e sucos de frutas cítricas (como limão e laranja), a substância rejuvenesce as células cerebrais. Invista nesses alimentos! Esvazie a mente. Parece tempo perdido? Pois pesquisas comprovam que permitir que a mente viaje, aumenta a atividade cerebral associada à solução de desafios complexos. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Gengibre para dor de cabeça

Da redação

Todo mundo, algum dia na vida, teve ou terá dor de cabeça. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 99% das mulheres farão alguma queixa ao longo da vida. Dessas, 15% já sofrem de enxaqueca. Segundo neurologistas, a enxaqueca pode durar horas ou seguir por até três dias. Por ser tão comum, ninguém dá a devida atenção quando ela bate. Mas saiba que, se não for tratado, o mal se agrava e acaba desencadeando outras doenças, como depressão, distúrbio do sono e perda de memória. Portanto, a dica é evitar e amenizar os gatilhos da dor (que vão de iluminação intensa e stress à menstruação e alimentação inadequada). Além de manter uma dieta especial, pratique exercícios físicos regularmente (vale caminhada, pilates, natação, ioga) ou invista em alguma terapia reconhecida, como acupuntura. Cérebro saudável - Consuma alimentos ricos em magnésio: eles mantêm o bom funcionamento do fluxo de sangue no cérebro e os níveis de açúcar estáveis, afastando a enxaqueca. Coma também verduras de folhas verdes (rúcula, espinafre, couve), além de ervilha, ovo, batata, frutos do mar, cenoura e aveia. Beba dois litros de água - com a falta de hidratação, o cérebro encolhe, provocando irritação e dor. Bem-estar em alta - Quem tem dor de cabeça frequente, em geral, possui baixos níveis de serotonina. Para estimular a produção desse neurotransmissor, coma: frango, peru, ovos, leite, queijos, banana, feijão, tâmara, aveia, arroz, cereais integrais, maracujá, pão, nozes e sementes. Para aliviar a dor - O gengibre (cru ou em chá) ameniza as náuseas e os distúrbios digestivos que acompanham a enxaqueca.e mais, bloqueia o efeito das substâncias que causam inflamação e dor. Menos açúcar e café - Quando o açúcar entra no sangue, o cérebro reage com pressão, levando à enxaqueca. Já a cafeína faz mal só em excesso, uma vez que contrai os vasos sanguíneos e ocasiona a dor. Em pequenas doses ela potencializa a ação dos analgésicos.

Jornal

Leve & Leia

®


22

Vida Saudável

À flor da pele

Da redação

Os cuidados com a pele no inverno são poderosos aliados da saúde e beleza da cútis feminina. Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar. Além, é claro, de fatores como clima, maquiagem, poluição, noites mal dormidas, má alimentação e estresse, fatores que contribuem para uma pele desvitalizada e desnutrida. Sem contar que durante o inverno, a pele fica mais seca devido à perda da umidade, o que a deixa sem brilho, cinza e até mesmo rachada, sinais claros de desidratação. Os sistemas de aquecimento também contribuem para este processo: produzem um ar muito seco que ajuda ‘a roubar’ a umidade da pele. Para evitar tais transtornos com a pele, a dermatologista Cristine Carvalho, recomenda os seguintes cuidados: 01) Limite os banhos de banheira ou chuveiro em 5 minutos. De preferência, tome apenas um banho por dia. Mude a temperatura da água do chuveiro, evitando usar a água mais quente. Essas mudanças farão uma grande diferença na prevenção de perda dos óleos naturais da sua pele; 02) Use sabonetes neutros ou sabonetes líquidos, durante os meses de inverno. Diminua a quantidade de sabonete que você aplica na sua pele. Além disso, considere o uso de sabonetes que contenham vaselina, que auxilia a manter a umidade da pele;

Marque uma consulta e veja como iluminar seu sorriso. Ortodontia / Odontopediatria Periodontia / Endodontia Estética / DTM e dor Ortofacial / Implantes

A PRIMEIRA CLÍNICA da região a ter Qualificação Internacional de Qualidade.

03) Hidratar, hidratar e hidratar para preservar a umidade. Primeiro, aplique o seu hidratante na pele úmida, 2-3 minutos após sair do banho. E planeje reaplicar o seu hidratante pelo menos duas vezes no dia ou mais. “O hidratante que você usa não precisa ser caro para ser eficaz. Procure cremes específicos para proteger a pele durante o inverno, ou opte por produtos para pele extra seca ou ainda produtos que contenham ácido láctico ou ureia. Outros ingredientes eficazes são a glicerina, a manteiga de karité e o pca-na”, recomenda Cristine Carvalho; 04) Invista na compra de um bom umidificador ou coloque mais plantas na sala. “Um umidificador pode melhorar o ar seco e os efeitos dele sobre a pele. Plantas com folhas grandes também pode efetivamente aumentar a umidade do ar (depois de molhá-las, a água difunde-se para o ar). Outra solução é colocar bacias de água ou toalhas bem úmidas no quarto onde você passa a maior parte do tempo. A água vai evaporar e adicionar umidade ao ar”, explica Cristine Carvalho; 05) Proteja a sua pele do frio e do vento com lenços, chapéus e luvas. A roupa pode fazer uma grande diferença, ajudando a proteger a pele contra o ar frio e seco, o que pode manter a umidade da pele. Evite o desgaste da lã e de outros materiais ásperos junto à pele.

Av. Gal. MacArthur, 213 - Jaguaré 3766.5113 – 3768.4175 – 3714.0374 odontologiafutura@uol.com.br Jornal

Leve & Leia

®

Fontes de consulta: Dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética. (CRM-SP 91172).

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Vida Saudável

A alimentação representa 20% do nível de colesterol, cuja alteração se relaciona a problemas cardiovasculares. Alguns alimentos, como a semente de girassol, podem ajudar a controlá-los. A semente de girassol contém elevado teor do ácido graxo poliinsaturado linoléico (ômega 6) e do ácido graxo monoinsaturado oléico (ômega 9), nutrientes essenciais ao organismo, ou seja, não produzidos pelo corpo e obtidos através da alimentação. O alimento é, também, excelente fonte de vitamina E – com ação antioxidante, é outra substância importante na prevenção de doenças do coração, além de proteger a pele da radiação ultravioleta, evitando o envelhecimento precoce. Reduz, ainda, o risco de câncer de pele, de cólon, bexiga e de próstata e protege a membrana celular e os neurônios, evitando a oxidação da molécula do colesterol, ajudando no seu controle e na prevenção de aterosclerose. A vitamina tem um significativo efeito antiinflamatório, sendo benéfica em casos de osteoartrite e artrite reumatóide. A semente é rica em fitoesteróis, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante a do colesterol, que, se ingeridos em quantidades suficientes, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL e diminuem o risco de câncer. Fonte de selênio, mineral de ação antioxidante que inibe a proliferação de células cancerosas e induz à morte de células cancerígenas.

Da redação

Salada de beterraba e sementes de girassol Ingredientes:

450g de beterraba crua, descascada e finamente ralada 55g de sementes de girassol tostadas Suco de 1 laranja Raspas da casca de 1 laranja 2 colheres de sopa de salsa fresca picada Sal marinho e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

Misturar a beterraba, o suco e as raspas da laranja e a salsa. Temperar com o sal marinho e a pimenta do reino e deixar descansar por cerca de 20 minutos. Antes de servir, misturar as sementes de girassol tostadas. Rendimento: 4 porções

Rica em fibras, a semente auxilia na prevenção da constipação intestinal e causa saciedade. Por isso, pode auxiliar no emagrecimento, já que auxilia na redução do apetite. Também é fonte de magnésio - mineral que mantêm os nervos relaxados e é importante para a formação óssea. Contém cobre que é fundamental para a função das enzimas envolvidas na ligação do colágeno com elastina, proporcionando resistência e flexibilidade nos ossos e articulações.

© Jiang Hongyan / Shutterstock.com

Semente amiga da saúde

23

Agende uma aula de Pilates experimen tal gratuita

Como consumir: Sementes de Girassol: podem ser consumidas torradas, como aperitivos ou adicionadas a receitas de pães, bolos, cookies, farofas. Também podem ser adicionadas às saladas ou aos ovos mexidos. Polvilhe as sementes em cereais quentes ou frios. Óleo de Girassol: De sabor suave, pode ser utilizado no preparo dos alimentos e adicionado em saladas, cozidos, conservas.

RECEITAS Manteiga de sementes de girassol Ingredientes:

2 xícaras de chá de sementes de girassol (cruas ou salgadas, com ou sem sal) 1 a 2 colheres de sopa de óleo de canola prensado à frio Sal marinho à gosto (opcional) Stévia à gosto

Modo de preparo:

Em um liquidificador ou processador, bater as sementes de girassol. Adicionar o óleo de canola aos poucos, até formar uma mistura cremosa. Adicionar o sal marinho e a stévia. Transferir para um pote de vidro hermeticamente fechado. Dica: a manteiga de sementes de girassol pode ser consumida com torradas e combina com palitos de cenoura, aipo, pepino e abobrinha. Outra dica é substituir a manteiga de amendoim ou tahine pela manteiga de girassol em receitas.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Corpo e mente em perfeita harmonia

Método Pilates Original

• A melhor infraestrutura em Pilates da região • 7 estúdios com todos os aparelhos e acessórios do método

www.espacofisiopilates.com.br Unidade I RE 5945 – SP

Pilates | Estética (11) 3681-6256 | (11) 9439-2268 Rua Mônica M. Hubacher Smith, 43 – Térreo Vila Campesina – Osasco - SP

Unidade II RE 6921 – SP

Pilates | Fisioterapia | RPG | Acupuntura (11) 3448-1749 | (11) 8882-4090 Rua Anselmo Pedro Medeiros, 49 Vila Campesina – Osasco - SP

Jornal

Leve & Leia

®


24

Vender Arte VidaéSaudável

Acupuntura sem agulhas!

Da redação

Acupuntura a laser vira tendência na área estética e traz resultados eficientes. Tradicional terapia da medicina chinesa, a acupuntura vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. A incorporação de inovações tecnológicas nesta técnica milenar tem papel fundamental na conquista de novos adeptos que, desencorajados pela aplicação de agulhas, encontraram na acupuntura a laser o empurrãozinho que faltava para aderirem ao método. O uso do laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) na acupuntura constitui um avanço pois, além de não utilizar agulhas, proporciona ao paciente um conforto total, devido ao fato de não provocar qualquer tipo de dor ou incômodos e por obter resultados eficazes no tratamento de várias doenças e também na área estética. Batizado de Recover, o aparelho de baixa potência utiliza-se do laser gerado por diodos emissores de luz para ativar ou inibir pontos de acupuntura sistêmicos ou um micro sistemas como orelhas, mãos e rosto, sem danificar tecidos e sempre de acordo com os conceitos da medicina tradicional chinesa. Embora as aplicações da Laser Acupuntura sejam bastante diversificadas, a utilização desta terapia em tratamentos estéticos é cada vez maior nas clínicas especializadas na técnica, sendo indicada no combate a celulites, rugas, estrias, gordura localizada, olheiras, vitiligo, herpes labial, entre outras aplicações. Os profissionais que já adotaram a técnica garantem que em uma sessão com o laser pode-se conseguir diminuir 60% de uma mancha. No tratamento de estrias largas, a melhora é de 85%! O acupunturista presidente da Associação Brasileira de Acupuntura Estética (ABRAE) e autor do livro “Laser em Acupuntura – Teoria e Prática”, Luiz Carlos Fornazieri explica que, ao contrário dos tratamentos convencionais, a acupuntura considera o

Jornal

Leve & Leia

®

paciente como um todo, associando problemas estéticos ao desequilíbrio energético dos órgãos. Segundo Fornazieri, esse desequilíbrio pode acentuar rugas faciais, facilitar a formação de celulites, favorecer a queda de pelos e cabelos, alterar a pigmentação facial e assim por diante. No caso de doenças convencionais, o uso do laser na acupuntura também é bastante procurado, principalmente no tratamento de doenças que envolvem a mucosa, como rinite, sinusite e herpes, bastante sensíveis às agulhas. Por não provocar nenhum tipo de dor, o método agrada crianças e adultos que temem as hastes de metal.

Vantagens do laser sobre as agulhas na prática da acupuntura Como a aplicação do laser nos pontos de acupuntura é completamente indolor, o paciente não acusa qualquer reação negativa durante ou após o tratamento. Rapidez: O tempo de aplicação com laser é de 15 a 20 minutos para a maioria dos casos, já o tratamento com agulhas, o tempo varia de 30 minutos, na maioria dos casos, à uma hora ou mais, dependendo do caso. É comum o paciente apresentar melhora após a primeira aplicação com o laser, principalmente nos casos de dores articulares, tendinite, osteoporose, problemas da coluna vertebral, depressão, problemas neurológicos, tabagismo, obesidade, entre outras. De todos os aparelhos utilizados em técnicas de recuperação, o laser é o que apresenta o menor índice de contra indicações, pois ele somente não pode ser utilizado diretamente sobre os olhos e em pacientes que utilizem marca-passo.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Vender é Arte

25

Modelagens especiais para a terceira idade. Na Sharisma você encontra roupas com moldes especiais para idosos, idosos deficientes ou que sofrem de esclerose lateral amiotrófica, mal de Alzheimer, artrite, diabetes, edemas, incontinência e qualquer problema de restrição ou dificuldade relacionada ao se vestir. Com atenção dedicada à saúde e à mobilidade, criamos modelagens exclusivas, utilizando tecidos antialérgicos e cuidando da segurança com botões e complementos que não soltam facilmente. Comodidade, conforto e praticidade, sem perder a elegância. Esperamos a sua visita! Praça Amadeu Amaral, 94 Bela Vista - São Paulo - SP Tel. 11 3031-8088 / 11 3814-6135 www.sharisma.com.br

UM NOVO CONCEITO EM MORADIA PARA IDOSOS. De carinho a cuidados, um lugar onde o idoso se sentirá em casa.

Nutricionista Terapeuta Ocupacional

Geriatra Fisioterapeuta Musicoterapeuta

Rua Alfredo Mendes da Silva, 201 - São Paulo - SP www.leveleia.com.br - Para Anunciar: Telefones - 11 | 4108.1691 3751-4951 | 3751-4669 | 3751-1119

www.ciai.com.br Jornal Leve & Leia ciai@ciai.com.br ®


26

Estética

Vender é Arte

Aposte nas máscaras faciais

Da redação

Para desintoxicar a pele, as máscaras de argilas são as mais indicadas devido a sua ação depurativa, pois promove a limpeza profunda dos poros. Atualmente, temos no mercado argilas com finalidades distintas, que podem controlar a oleosidade, melhorar a acne, nutrir e até mesmo dar efeito tensor. As formulações mais modernas de máscaras de argila já adicionam ativos funcionais. Um exemplo disso é o polihidroxiacido gluconolactona, que pode ser associado à argila verde para controlar oleosidade, ou alguns minerais (zinco, cobre e selênio) e vitaminas C, E, B3, e B6 que atuam com a argila branca na nutrição e hidratação da pele. Ativos que uma máscara deve conter para cada tipo de pele: Para todos os tipos de pele- máscara nutritiva, formulada a partir de vitaminas E, C e complexo B, além de peptídeos, óleo de canola e de girassol (como são óleos vegetais podem ser aplicados também na pele oleosa). Para peles secas e/ou sensíveis-máscara de argila branca com alta concentração de silício, enriquecida com glicerina, glicóis e lactato de amônio, com grande capacidade de retenção da umidade sobre a pele, mantendo a integridade do manto hidrolipídico. Esta máscara deve conter ainda oligoelementos como zinco, cobre, magnésio e ferro. Para peles com acne- o mais indicado é uma máscara secativa com ácido salicílico.

© Shots Studio / Shutterstock.com

A

Jornal

Leve & Leia

®

máscara de beleza é a aliada perfeita para tratar a pele pela ação do vento, do sol, do frio, da poluição e outros agentes externos. As máscaras faciais possuem, geralmente, maior concentração de ativos funcionais, com grande espectro de ação e tratamento profundo. As máscaras removíveis são as mais tradicionais. Normalmente, são aquelas do tipo peel off, que se puxa após a aplicação. Para escolher uma máscara facial de acordo com o tipo de pele, deve-se levar em consideração a textura. Se a pele apresentar sinais ou tendência ao ressecamento, prefira máscaras mais pesadas, mais cremosas. Caso tenha pele mais oleosa, prefira as máscaras mais finas, como o sérum. Porém, para todos os tipos de pele, recomendam-se as máscaras líquidas, que são capazes de nutrir, hidratar e tensionar à pele.

Principais ativos de acordo com os benefícios que a máscara oferece: Nutritiva: deve conter Vitaminas e Minerais em sua formulação; Hidratante: precisa ser formulada com Potássio vetorizado pelo ácido carboxílico, ácido hialurônico ou cristais de oliva; Limpadora: formulada com Argilas e ácidos específicos, como gluconolactona, lático e glicólico; Anti-idade: deve conter peptídeos, proteínas e aminoácidos; Clareadora: precisa oferecer Vitamina C, alguns ácidos específicos como o mandélico, extrato de folha de uva ursi; Firmadora: os melhores ativos são as argilas e os peptídeos. Fonte de consulta: Professor Paschoal Rossetti Filho, especialista em cosmetologia, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


O melhor para a sua beleza, do salão para a sua casa!

No JG você encontra as melhores marcas para os cuidados com seus cabelos, rosto e corpo. São os mesmos produtos usados no salão, das linhas Kérastase, Paul Mitchell, Tigi e Bel Col, entre outras. Consulte um de nossos profissionais. Ele vai indicar os produtos mais adequados para você usar em casa e ficar ainda mais bonita! Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 6047 - Vila São Francisco 11 3765.0867 • 3714.4397 estacionamento com manobrista www.jghairdesign.com.br


28

Turismo Turismo

O Embu é das artes!

Por Carina Bessa

Pertinho da capital paulista, a cidade de Embu das Artes é o destino para quem busca um roteiro rico em vivências culturais, artísticas, ecológicas e possui um dos mais bem equipados empreendimento hoteleiro de turismo de lazer e corporativo em meio à mata atlântica.

L

ocalizado a apenas 27 quilômetros da Capital paulista, o município “Estância Turística de Embu” que fica na sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo, possui um encanto especial. A cidade abriga um centro histórico de calçadões e alamedas bucólicas, ateliês de artistas renomados, um instituto que reúne um rico acervo de cerâmicas luso-brasileiras, feira de artesanato com mais de 500 expositores, ótimos restaurantes e hospedagem de qualidade. Tais características, peculiares à cidade de Embu das Artes, foram apresentadas a jornalistas, de vários veículos da imprensa, em uma Press Trip realizada, nos dias 15, 16 e 17 de Junho, em parceria com o Hotel Espaço Terra e a Secretaria de Turismo do Embu das Artes. Além de apresentar a cidade, em coletiva de imprensa o secretario de turismo do Embu, Valdir Barbosa, falou sobre os desafios de transformar Embu das Artes em um destino Internacional, durante a copa do mundo de 2014, e das propostas diferenciadas de pacotes e roteiros para aumentar o fluxo do turismo na cidade. Conheça a seguir, os caminhos e roteiros que levam ao Embu, a Terra das Artes.

No restaurante o visitante se delicia com maravilhosos quitutes servidos no café da manhã. E por falar em quitutes, vale ressaltar a ampla opção de pratos servidos no almoço e jantar, que somados ao impecável atendimento, aprimoram o sabor caseiro da comida.

Espaço Terra Hotel- localizado a 25 km da Avenida Faria Lima, o Espaço Terra seduz o hóspede logo na chegada, por se situar em uma área de 220 mil metros quadrados de Mata Atlântica.

O hotel possui uma adega, cavada na pedra, com mais de 120 rótulos de vinhos nacionais e importados. Nela, há um poço que era usado, incialmente, para resfriar o vinho. Atualmente o local se transformou em uma área reservada, ideal para jantares românticos e comemorações para celebrar o amor. O Espaço terra dispõe de piscina com raia, hidromassagem climatizada ao ar livre, sauna seca e a vapor, um Spa com diversos tipos de terapias, playground, sala de jogos, academia, campinho de futebol e de tênis.

O visitante pode descompensar as pressões do dia a dia na trilha de 2 km, do hotel, onde entra em contato direto com esquilos, pássaros, árvores, ar puro. O hotel possui espaços para eventos, apartamentos amplos, bem equipados e confortáveis, todos com vista diferenciada e localização que garante privacidade e tranquilidade.

Locais para visitar no Embu: Ateliê da Célia Santiago – Nascida no Amazonas, Célia pesquisa e recria miniaturas partindo da arquitetura típica de várias regiões brasileiras, esculpidas com ferramentas criadas pela própria artista.


Comportametnto Turismo

Ateliê da Suely e Rafael Castillo – Casal de artistas que mantém um ateliê/casa/ galeria, que é um local de criação e produção de arte cerâmica, onde são realizadas oficinas para visitantes, educadores, crianças e adultos. (foto 2).

Instituto Portucale- Com sede contendo paisagismo privilegiado que acolhe visitantes para trabalhos de pesquisa, de formação ou simples lazer cultural. O lugar possui 500 peças em cerâmica ornamental, expostas no jardim a céu aberto, contendo exemplares com mais de 200 anos e representantes da produção cerâmica de Portugal e do Brasil no final do século XVIII até o início do XX, os quais atestam as influências técnicas e estilísticas e a relação comercial entre os dois países naquele período.

29

Feirinha de Artesanato - Palco de uma das maiores manifestações artísticas e culturais do Brasil, são mais de 500 expositores mostrando trabalhos em telas, esculturas, objetos decorativos dos mais diversos estilos, camisetas, brinquedos pedagógicos, joias e bijuterias, artigos em couro.

Patrimônio Nacional – O conjunto Jesuítico de Embu das Artes, um marco das construções jesuíticas no País, inclui a igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Arte Sacra. O prédio em estilo barroco contem imagens de anjos, santos e personagens bíblicos produzidos entre os século 17 e 19.

Serviços Espaço Terra Hotel- Estrada José Mathias de Camargo 515, Embu das Artes. Fone: (11) 47812488. Site: www.espacoterra.com.br Ateliê da Célia Santiago- celiapsantiago@hotmail.com Contato: (11) 98969276. Ateliê da Suely e Rafael Castillo- www.umacasagaleria.com.br Instituto Portucale- www.institutoportucale.com.br Restaurante O Garimpo – www.ogarimpo.com

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Jornal

Leve & Leia

®


30

Vender é arte

Descontos Especiais no Continental Shopping A Associação dos Lojistas preparou ofertas exclusivas a partir de 10% de desconto para o leitor Leve e Leia. Cada loja que você vê aqui tem um Cupom Desconto Especial esperando por você no www.leveleia.com.br Clique no ícone “Cupons Leve & Leia”, e imprima o seu!

Jornal

Leve & Leia

®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


© LIGHTPOET / shutterstock.com

Inverno: A Estação

chique

O

inverno é considerado por muitos a estação mais chique do ano por causa da sofisticação das roupas quentes e charmosas usadas neste período, e que deixam as pessoas mais elegantes e bonitas! Com esse clima de inverno chegando, o frio já vai tomando conta dos dias e, logo precisamos usar nossas alternativas para manter o visual aquecido. E não são só os casacos e jaquetas que dão um visual mais requintado, os acessórios têm uma grande parte nisso. Além de bolsas, colares, anéis e sapatos, a meia-calça também faz toda a diferença nesse visual. Mas agora vamos falar sobre as polainas, meias de lã que são colocadas por cima do sapato para esquentar o peito do pé. Dica perfeita para você que quer usar peep toe e scarpin nessa estação sem passar frio.

Para você que procura uma peça diversificada para completar o visual, ela é uma opção cheia de estilo e que dá um toque super elegante para suas produções, principalmente com looks de vestidos e saias.

As polainas não são tão casuais, então prefira usar em eventos à noite ou em lugares mais formais, pois elas dão um aspecto despojado, e, portanto, em ambientes formais não ficam muito legais.

Pois bem, pode parecer um pouco diferente, já que as polainas são conhecidas por serem usadas por bailarinas e para atividades na academia, para proteger os tornozelos, mas, além disso, elas podem esquentar os seus pés e você mantém um estilo impecável. A diferença é que é bom tomar cuidado na hora de escolher a polaina para usar: nada de cores vibrantes, prefira os tons mais claros como bege ou um rosa bem claro ou então as mais sóbrias como o preto e o cinza.

Fonte: http://modanapassarela.com.br/2012 http://www.ruateffe.com.br/blog/


32

Moda

Mantendo a Elegância

Três regras importantes: - O que cai bem sempre: Blazer bem cortado, camisa branca, brincos de argola; - Roupas e acessórios vulgares : Lycra, mules ou qualquer coisa que faça tec-tec no chão; - O que é fundamental ter no guarda-roupa : Uma calça jeans, um par de tênis, uma camisa branca, uma boa bolsa, um pulôver de qualidade e um terninho preto.

Uma produção requer uma grande dose de sensatez, isto traduzido significa que o conjunto de peças a ser escolhido em seu guarda roupa pode transformar-se em uma bela obra ou num grande fracasso. Sem sustos ! Consultores de moda já fizeram a experiência de buscar dentro do guarda-roupa de pessoas dos mais variados tipos e gostos, peças que nunca foram usadas em conjunto e para a surpresa dos proprietários destas roupas, eles podiam andar na moda tranquilamente sem cometer abusos e ainda sem gastar em novas peças e acessórios. Já sabemos que a moda é cíclica, vem e vai com grande frequência muitas vezes sofrendo poucas modificações. Porém, a grande aliada de estarmos de bem com o guarda-roupas nada mais é do que nossa própria imagem refletida no espelho. Também já foi dito por muitos, que somos o que vestimos, ou seja, características de nossa personalidade acabam surgindo e se delatando através das roupas que usamos. Portanto, antes de sair para qualquer local e ocasião é totalmente indispensável checar se estamos de acordo com o objetivo e, muito importante, diria de importância total para o seu bem, estar em completa harmonia com o tipo físico.

Traje: Esporte Fino Trata-se de uma roupa com estilo mais elaborado, é o geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído. Deve-se tomar mais cuidado para não errar pois, quando falamos em traje esporte fino, logo pensamos em formalidade, mas nem sempre é tão formal assim, por exemplo, não necessita usar vestido longo... O traje esporte fino é muito usado em festas de casamentos, festas de aniversários ou para ir a um evento que exige este tipo de traje.

Quanto à maquiagem escolha o que você quer evidenciar. Se optar por destacar os olhos, use e abuse do delineador, do rímel e até mesmo de cílios postiços para dar um charme ao make. Se preferir destacar os lábios aposte em tons de vermelho, rosa e coral, com o olho mais suave para neutralizar a maquiagem. Fontes: Marília Carneiro (site revista Claudia) http://www.oficinadamoda.com.br -- Equipe de Estilo New Free

Jornal

Leve & Leia

®

© Volodymyr Goinyk / Shutterstock.com

Se o evento vai até as 18h, túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia. Para a noite, o recomendável é o tão famoso “pretinho básico”. Os vestidos só vão até os joelhos (longuete), com tecidos mais nobres. Brilhos devem ser usados com moderação. Bolsas e sapatos devem ser médios ou pequenos.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Moda

Aquecida e elegante Uma das tendências que mais apareceram nas passarelas de moda do mundo foi o veludo. Sua textura macia e brilhante é vista como um símbolo de sofisticação desde a Idade Média, sendo utilizado para fazer os vestidos e roupas luxuosas que a nobreza da época usava. No final dos anos 60, o veludo começou a ser usado em peças para o dia a dia, virando um dos ícones da moda inverno. Os casacos compridos vieram com tudo, seja logo abaixo da cintura ou na altura do joelho, Além de serem super elegantes nos protegem muito bem do frio! São excelentes para quem mora em uma cidade fria e trabalha ou estuda em algum lugar que tem ar condicionado. Com eles você não precisa usar 10 camadas de roupas para se proteger do frio. Basta uma blusa fininha e um casaco quente e comprido para evitar aquele choque térmico. Além de ficarmos quentinhas e muito elegantes, o casaco somente largado por cima dos ombros dá um ar totalmente inusitado ao look. Dá pra encontrar esse tipo de agasalho em diversas lojas. Geralmente eles custam um pouco a mais do que os casacos mais curtinhos, mas vale cada centavo. MOfficer, Renner, Animale, etc. Para todos os bolsos e gostos. É só escolher um pra chamar de seu!

Coleção Outono/Inverno 2012 da Renner Casaco Animal print em pele sintética - R$ 239,00

Casaco Animal print em pele sintética com forro - R$ 239,00

33

Cores As peças-chave da estação serão os vestidos e os casacos compridos ou blusões de tricô mais grosso. E, para a noite, vestidos de festa curtos, com decote tomara-que-caia, tipo regata ou de alcinha e de um ombro só. Para a estilista Cecília Echenique, todas as cores neutras deverão fazer sucesso no frio e também tons metálicos, mesclando prata, ouro, bronze, brilhantes e foscos. Para quebrar o preto ou cinza total, cores vivas como o azul-royal e outros azuis profundos podem ser utilizadas no look.

Casaco em lã mista com padronagem xadrez, fechamento transpassado, cinto com fivela.

Casaco longo xadrez tweed com fechamento em botões - R$ 239,00

Tendências Maxi-casacos usados com leggings ou jeans justos são perfeitos para o fim de semana. Vestidos curtos com bota até o joelho deixam o visual moderno. As peças podem ser minimalistas, mas não podem ser sem graça.

Serviço: Lulu Brothers Av. Heitor A. Eiras Garcia, 465 Tel.: 3733.1815

M.Officer

M.Officer

M.Officer

Fotos: divulgação

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Jornal

Leve & Leia

®


34

Moda

Truques para salvar sua meia A sua mãe já deve ter ensinado alguns truques que ela aprendeu com a sua avó para tentar salvar aquela meia-calça que fio correu só um pouco. No começo você acha que isso tudo é besteira, mas em alguns casos pode ser muito útil e ajudar a reparar o dano, principalmente nas horas em que você menos imagina. Veja só: Para evitar que o fio não corra por toda meia, basta aplicar um pingo de esmalte incolor na parte danificada. Por isso, saia de casa sempre prevenida, tenha sempre um vidrinho de esmalte na bolsa.

Não esqueça que para se prevenir da gafe da meia-calça rasgada e de situação em que não é possível aplicar nenhum truque para salvá-la, é aconselhável sempre ter uma peça reserva dentro da bolsa, pois nunca se sabe o que pode acontecer ao longo do dia.

Fonte: Dicas de mulher http://www.ruateffe.com.br/blog

Jornal

Leve & Leia

®

© Sergey Peterman / Shutterstock.com

Conhece o truque para deixar a meia-calça mais resistente? Antes de usar a meia nova, coloque embaixo da água corrente e logo após, torça delicadamente deixando a peça um pouco úmida. Em seguida, coloque a meia-calça em um saquinho plástico e conserve no congelador. Depois de congelada, retire a meia e pendure com cuidado no varal. Depois de seca, basta usá-la normalmente. Algumas mulheres garantem que essa é a melhor maneira para fazer com que a meia-calça dure mais tempo.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Moda Comportametnto

35

Jaqueta de couro Vem bombando há algumas estações e continua firme e forte no inverno 2012. Essa peça é super democrática e, atualmente, pode ser usada de diversas formas e em quase qualquer ocasião. Use com vestidos soltinhos e botas, ou calça jeans e mantas grossas de tricot para dar um ar mais rebelde no dia-adia; com vestidos justos e salto alto na balada para sofisticar o look sexy; com shorts boyfriend se a ideia é mais despojada; ou ainda com camisa branca para trabalhar! Fonte: Euipe de Estilo New Free

Uma ótima alternativa às calças no inverno. Aliados a meias-calças de diferentes cores e texturas, compõem looks cheios de estilo! Para trabalhar: use com camisas, blazers e meia fio 60. Na balada: os modelos de cintura alta com meia-calça de renda ficam lindos com tops com bojo, estilo pin-up; com t-shirts bordadas ou de paetês fazendo o tipo despojada-chique; e até aliados a camisas de cetim e chiffon, super em alta nesta estação. No dia-a-dia: combine com tricots, mantas e meia-calça fio 80. As sapatilhas reforçam o ar romântico, colegial; já as botas dão o tom urbano e descolado.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

© Alexey Fursov / Shutterstock.com

Short social

Jornal

Leve & Leia

®


36

Bebês

Toques de amor Interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar a ele são os principais objetivos da técnica chamada de shantala. De origem indiana, a Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com seu bebê, dando continuidade e fortalecendo a vinculação afetiva. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê, transmitindo amor e carinho através das mãos. O bebê responde ao estímulo tátil da massagem com relaxamento e bem-estar, contribuindo também para uma melhor qualidade de sono, melhor funcionamento gastrointestinal, minimizando gases, cólicas e prisão de ventre, estimula resistência imunológica, reduz estresse, amplia respiração, auxilia no desenvolvimento sensório-motor, favorece o ganho de peso, crescimento físico e favorece o autoconhecimento corporal do bebê, bem como os pais também aprendem a linguagem corporal dos bebês. A massagem é realizada com o bebê desnudo, sobre as pernas estendidas, sentado no chão, mas não em contato direto com o solo. A coluna deve estar ereta e os ombros relaxados, se neces-

Da redação

sário use almofadas para apoiar a região lombar. Também é indicado retirar anéis e relógio. O local deve estar tranquilo, aquecido e acolhedor, a música é opcional. Usa-se óleo de origem vegetal para facilitar o deslizamento das mãos. A aplicação dura de 15 a 30 minutos, dependendo da idade do bebê e aceitação ao toque. A partir de um mês de vida os bebês já podem receber Shantala, respeitando-se apenas a cicatrização umbilical e a descamação da pele. Não há restrições em iniciar Shantala com crianças mais velhas, necessitará apenas de adaptações quanto à postura da massagem. Para completar a sensação de relaxamento e retirar o excesso de óleo, o pai pode banhar o seu bebê, deixando o corpo imerso na água. É interessante já deixar o banho pronto antes de iniciar a massagem para não haver dispersão. Com certeza após esse momento a mamãe entrará em ação, pois o bebê desejará ser amamentado e dormirá relaxado! Permita-se encontrar momentos diários de contato corporal com o bebê, alimentando-o através do toque, onde as palavras não alcançam.

10%

Jornal

Leve & Leia

®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Belezaa

Lindas no Inverno

37

Da redação

Maquiagem - Para o inverno a mulher precisa estar atenta ao seu tipo de pele para não errar. Neste ano, a tendência para a estação é deixar a pele em natural, o mais suave possível. Olhos: Sombras metalizadas estão em destaque, sombras marrons e delineador bem destacado também estão com tudo. A prioridade da estação são as cores frias, como o azul, roxo e o lilás. Boca: Ou tudo, ou nada. Destaques para cores vermelhas, vinho fechado estilo amora ou ainda tons de cor coral ou caramelo. Vale optar por olhos ou boca na hora de destacar o make. O iluminador, aplicado nas têmporas e na zona “T” vem para deixar a pele ainda mais bonita! A sobrancelha apagada dá maior destaque aos olhos.

© Galina Deinega / Shutterstock.com

A mulher contemporânea é ativa e está sempre aberta a novas tendências e novos desafios. E para enfrentar tudo isso a mulher precisa se cuidar e estar sempre linda. Alguns especialistas reuniram dicas de makeup, unhas e algumas massagens para ajudar a segurar agitação do dia–a-dia.

Não esqueça os itens básicos na bolsa: Lápis delineador para os olhos; base; blush; máscara para cílios; e um batom. Com estes itens toda mulher vai estar sempre pronta para encarar o dia a dia. Importante: para tirar omake, lembre-se de usar demaquilante bifásico e manter a pele hidratada.

Manicure - Para a próxima estação as unhas acompanham as tendências. No in-

verno a aposta são as cores escuras com uma tendência forte dos tons metalizados. Não há restrições de cores para o inverno e nem para nenhuma estação. As unhas e as cores são um reflexo da personalidade de cada pessoa e podem variar bastante de acordo com cada estilo, nada é proibido! Para os modelos, o principal é o quadrado, porém,os modelos mais arredondados são benvindos, pois deixam as unhas e a mão com um aspecto mais delicado. Para deixar as unhas mais saudáveis, invista em produtos como as bases fortalecedoras, óleos como o de cravo, hidratantes, cremes emolientes e, é claro, esmaltes de boa qualidade. Para os pés também é indicado um bom creme esfoliante.

Massagem Terapêutica - Apesar da existência de vários tipos de massagem,

dois grupos de massagens merecem atenção especial: as massagens com óleos e as massagens “secas”. Para tirar a tensão do dia a dia o ideal é fazer a massagem relaxante, com movimentos suaves acompanhada de creme ou óleo. Ela dura em média 40 minutos. Para perder algumas medidas, a mais indicada é a modeladora que atua, principalmente, nas gorduras localizadas e a drenagem linfática, ideal para eliminação de toxinas através da drenagem de líquido retidos. A massagem além de tratamento para dores é também um momento de desligamento de problemas, onde o paciente se deixa levar pela harmonia, desbloqueando seus canais de energia para um total relaxamento. Fonte: Go Hair: www.gohair.com.br

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Jornal

Leve & Leia

®


3838

Vender é Arte

O Valor da Vírgula Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

6. Ela pode ser a solução. Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido.

1. Vírgula pode ser uma pausa… ou não. Não, espere. Não espere.

7. A vírgula muda uma opinião. Não queremos saber. Não, queremos saber.

2. Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4. 2,34.

Detalhes Adicionais:

Uma vírgula muda tudo!

3. Pode ser autoritária. Aceito, obrigado. Aceito obrigado. 4. Pode criar heróis. Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve. 5. E vilões. Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto.

“SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.” - Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER. - Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.. Viu? Fonte:www.docelimao.com.br

Cobertura Triplex na Vila São Francisco.

300m

2

de área útil cercado por parques. Não perca a oportunidade. Abaixo da avaliação.

CONDOMÍNIO: • 3 piscinas aquecidas • Quadra Poliesportiva • Sauna • Academia de Ginástica profissional • Sala de leitura • Playground • Brinquedoteca • Churrasqueira • Salão de festas Valor de venda: R$ 1.880.000,00 Locação: R$ 12.000,00

Informações: (11) 7824-5139

APARTAMENTO: • 3 amplas suítes • Closet • Armários embutidos • Lareira • SPA com Hidromassagem • Churrasqueira • Dependência de empregada • Depósito Individual • Sala de Jantar • Ampla Sacada • Sala de brinquedos • Escritório no 3º andar com vista para o parque


VenderModa é Arte

39

V.

Apartamentos à venda na Vila São Francisco • Cond. Allegra São Francisco • Cond. Mais Jardim. Confira! IMÓVEIS NOS MELHORES CONDOMÍNIOS DA REGIÃO Cadastre seu imóvel conosco! Temos clientes qualificados para comprar e alugar.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

COND. COLINA E VILLAS DE SÃO FRANCISCO E REGIÃO, PARQUE DOS PRÍNCIPES, JD. ADALGISA, JAGUARÉ, OSASCO E REGIÃO DEPARTAMENTO JURÍDICO PRÓPRIO ASSESSORIA EM FGTS E FINANCIAMENTO WWW.FORTUNAIMOVEIS.COM.BR Jornal

Leve & Leia

®


Rio+20

Rio+20: encontro de povos e esperanças Na semana de 13 a 22 de junho de 2012 o Brasil sediou um dos maiores eventos mundiais com relação ao meio ambiente. A Rio+20, uma conferência internacional sobre sustentabilidade, discute tanto questões como mudanças climáticas e poluição quanto justiça social, entre outros. Ao mesmo tempo que se fala tanto em retrocesso nas ações de sustentabilidade, é preciso reconhecer que muito está sendo feito. Um grande passo para que o cenário atual se transforme é a conscientização populacional, algo que podemos observar claramente nos dias de hoje, já que mais e mais pessoas estão se preocupando com a coleta seletiva, a origem dos produtos que compram, ou seja, detalhes que não são normalmente computados nas escolhas cotidianas, mas que influem diretamente na vida de muitos. Tendo presenciado as reuniões da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, na qual nomes de destaque do governo e da sociedade se encontraram em discussões abertas ao público, pude notar um avanço em relação à abertura dessas pessoas em debater diretamente com a população suas metas de ação e problemáticas do sistema, o que é um avanço admirável. Tudo isso além da convivência de pessoas de diversas culturas em um só espaço, todas almejando respeito e melhor qualidade de vida. Já no evento principal, os chefes de estado assinaram documentos que, apesar de considerados ineficientes por muitos, contém três metas essenciais para o desenvolvimento mundial: a erradicação da pobreza, os direitos dos imigrantes, e estratégias internacionais para o fortalecimento da agricultura familiar visando, entre outras coisas, garantir a segurança alimentar. Desde a Rio92, vinte anos atrás, muito foi mudado em nossa sociedade. O que resta saber são as mudanças que ocorrerão daqui pra frente, resultado da conferência que acabamos de sediar. É preciso que cada vez mais seja entendido que as mudanças dependem de todos nós, e que se nos juntarmos em ações corretas, é possível construir uma sociedade melhor para todos. Por Carolina Monteiro

© iraladybird | Shutterstock.com

40


O mais novo restaurante japonês

41

na Vila São Francisco! Venha conhecer!

0 3 1 2 3 8 6 3 3683-3802 Super rodízio todos os dias. Tudo à vontade: Sushis, Sashimis, Temakis, Pratos Quentes e Sobremesas. Rua Dr. Paulo Ferraz da Costa Aguiar, 1.589 (ao lado do Jacques Janine)


42

Gastronomia Saladas de inverno

Vender é arte

A queda na temperatura não é desculpa para viver só de alimentos calóricos. É possível abusar de receitas saborosas e manter a silhueta em dia, mesmo na temporada de frio. As saladas, por exemplo, podem ser consumidas nessa época, basta variar na receita.

Mix de Folhas com queijo de cabra quente em folha de mostarda e molho de orégano Ingredientes:

20g de alface romana 20g de alface roxa 20g alface frizze 20g de agrião (somente as folhas) 35g de fromage de chèvre (pode ser substituído por cotage temperado) 35ml de azeite extra virgem 10g de orégano 10g de semente de aroeira

Modo de fazer: Após higienizar as folhas, rasgue-as

e misture num bowl. Reserve. Em seguida, numa frigideira, coloque o queijo de cabra pra aquecer rapidamente, temperando-o com sal, pimenta do reino e raspas de limão (5g de cada). Arrume no meio do prato as folhas, acrescente o queijo e regue o molho preparado com o azeite, orégano e as sementes de aroeira.

RESERVAS • Aniversários • Casamentos • Empresas • Formaturas

Salada de pera com rúcula ao molho de nozes e mel e mostarda Ingredientes:

1 pera portuguesa descascada 300ml de groselha 150ml de vinho tinto 100g de açúcar 200g de rúcula 20g de nozes picada 30ml de mel 15ml de mostarda 5g de grãos de mostarda

Modo de fazer: Numa panela, junte o vinho, a groselha, o açúcar e a pera. Deixe cozinhar por uns 20 minutos. A fruta deve estar cozida, porém firme. Deixe esfriar. Separadamente, prepare o molho misturando a mostarda, o mel e as nozes picadas. Rasgue as folhas de rúcula e regue com a mistura. Por último, corte a pera ao meio e retire o caroço. Corte uma banda da pera em tiras deixando a base inteira. Já a outra banda, corte em pedaços grandes e arrume por cima da salada.

Salada de rúcula com manga na chapa com tiras de atum, crocante de caju e molho Ingredientes: 40g de rúcula 30g de manga(1 banda inteira) 40g de atum (somente o filé) 15g de castanha de caju picada grosseiramente 18ml de azeite 20ml de molho de ostra

Modo de fazer: Com uma faca de legumes, faça cubos por cima do filé de atum (como se estivesse desenhando um jogo da velha), grelhe ao ponto. Coloque por cima das folhas de rúcula devidamente higienizadas e rasgadas grosseiramente. Regue com o molho de ostra e salpique com a castanha.

www.gramadogrill.com.br Comida por quilo e Rodízio de carnes (almoço e jantar) Musica ao vivo (Sextas-feiras no jantar) Jantar dançante (Sábados)

Rod. Raposo Tavares, km 26,5 - Granja Viana - Cotia (11)

Jornal

Leve & Leia

®

4702-6297 | 4617-4019

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Gastronomia

43

Torta de Chocolate com Maracujá Ingredientes Massa • •

2 pacotes ou 400 g de biscoito de chocolate tipo cookie 80 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Recheio • • • • •

1 envelope de 12g de gelatina em pó sem sabor 1 lata de leite condensado 1 caixinha de creme de leite 1 colher de chá de açúcar baunilhado 1 lata de medida de leite condensado de polpa de maracujá sem sementes

Modo de Preparo Massa •

polpa de 2 maracujás com sementes 1/4 de xícara de água 1/4 de xícara de açúcar 1 colher de chá de amido de milho

• •

Hidrate a gelatina com a água e dissolva em banho-maria. Bata no liquidificador a gelatina dissolvida com os demais ingredientes do recheio. Recheie a torta. Leve à geladeira até firmar, por cerca de 3 horas.

Cobertura •

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Recheio

Cobertura • • • •

Triture os biscoitos aos poucos no liquidificador. Misture o biscoito triturado com a manteiga até obter uma farofa. Forre com ela o fundo e os lados de uma fôrma redonda de aro removível de 24 cm de diâmetro, apertando bem com os dedos. Leve ao forno baixo 200° C, por 10 minutos. Reserve.

• • •

Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes da cobertura, misture até ficar homogêneo. Leve ao fogo. Ferva por alguns minutos, até reduzir e engrossar a calda. Mexa o tempo todo Retire do fogo e deixe esfriando. Aplique a cobertura em cima da torta quando ela já estiver firme, geralmente após 03 horas de resfriamento. Espalhe delicadamente a calda, com ajuda de uma colher. Deixe a torta na geladeira por 1 hora para desenformar.

Jornal

Leve & Leia

®


Horóscopo

44

HORÓSCOPO - JULHO DE 2012 O último dia 20 de Junho foi marcado pelo Solstício de Câncer, ou seja, o início do inverno no hemisfério sul, do verão no hemisfério norte e o período de aniversário dos cancerianos que vai até 21 de Julho. É sempre uma oportunidade para consideramos de forma mais especial nossas raízes, valores familiares e relações importantes com quem temos sentimentos especiais. Também é um novo ciclo para decisões e mudança de postura diante de todos estes temas. Na segunda quinzena de Julho, Mercúrio, o planeta das

comunicações, passa ao movimento retrógrado, influência pouco indicada para negócios, papéis e assinatura de contratos e mais positiva para revisões diante destes temas. Fase positiva para a retomada de contatos e de atenção dobrada com a comunicação e a forma como nos expressamos.

Áries

Leão

Sagitário

Touro

Virgem

Capricórnio

Gêmeos

Libra

Aquário

Câncer

Escorpião

Peixes

Este é um momento do ano propenso a maior envolvimento com assuntos familiares e ajustes em questões do lar. Evite que más lembranças interfiram na disposição para novos momentos afetivos, especialmente na vida amorosa. Há tendências para uma mudança de postura em seus relacionamentos de vínculo mais íntimo, principalmente para esclarecer de vez antigos assuntos.

A época do ano é propicia para se envolver com novos estudos e se aprofundar em conhecimentos que há tempos tem interesse e que favoreçam seu trabalho. Possibilidades para se dedicar a papéis relacionados a assuntos materiais. Nas relações, sua maneira de se expressar terá maior impacto, o que requer cuidado e paciência, especialmente em conversas com quem possui maior vínculo afetivo.

Este é um período de atenção especial com as finanças, especialmente com questões ligadas a projetos e com ganhos associados a trabalho ou negócios que possua. Período importante para uma reflexão sobre valores diante de suas relações e observar o que as pessoas que estão ao seu redor consideram importantes, até para lidar melhor com alguns assuntos junto às mesmas.

O período do aniversário é sempre um divisor de águas no ano por apontar mais oportunidades para realizar objetivos e dar andamento a assuntos que apresentam dificuldades de solução. Momento importante para a direção de assuntos materiais. Nas relações, evite se exceder em exigências ou manias no convívio com familiares e na vida amorosa.

Jornal

Leve & Leia

®

O momento é especial para refletir sobre valores e se vale a pena cultivar certos costumes. Boa hora para exercitar mais posturas solidárias, desde que não se culpe ou se exceda em sacrifícios por quem não mereça. Ao final de Junho, Mercúrio ingressa em seu signo, influência positiva para estudos e retomada de contatos. Cuide para não expor pensamentos de maneira extrema diante de suas relações.

O convívio com amizades tende a ser mais intenso, retomando contatos ou conhecendo novas pessoas. Cuide para que a preocupação com projetos - especialmente profissionais e materiais – não provoque atitudes precipitadas. Depois de todo um semestre, Marte deixará seu signo no início de Julho, o que pode diminuir ou por fim a ansiedade por certos assuntos relacionados ao seu cotidiano.

Novas prioridades profissionais tendem a tomar sua atenção neste período, com oportunidades para reconhecimento e para lidar com responsabilidades diferentes. Na primeira semana de Julho, Marte ingressa em seu signo, o que trará tendências para maior ansiedade, disposição para novos projetos e vontade de esclarecer, em definitivo, assuntos pendentes diante das relações mais próximas.

Bom momento para aperfeiçoar conhecimentos que ajudarão em ações ligadas a trabalho. O contato com pessoas à distância, planos de viagens ou atividades que envolvam vínculos com outros lugares deverá ser mais frequente em seu dia a dia. Na vida amorosa, a troca de informações culturais será um bom artifício diante de paqueras ou novas conquistas.

Guilherme Salviano www.astrologo.blog.br guisalviano@gmail.com

Seu planeta regente, Júpiter, passou a influenciar Gêmeos a partir de Junho, e durante um ano, trará uma nova fase para as relações, ampliando convivências e alterando o modo de conviver com muitas delas. Sociedades e parcerias que envolvam trabalho ou negócios são propensas a uma nova fase. Período decisivo para confidências e esclarecimentos de assuntos especiais nas relações mais íntimas.

Este é o período em que o Sol está em Câncer, ou seja, o momento do ano associado ao seu signo oposto, possibilitando mais convivências com pessoas diferentes e dedicação maior aos assuntos de quem gosta. É um momento de teste para aceitar as diferenças e não agir de maneira radical, especialmente no convívio com familiares. Na vida amorosa, seja paciente com costumes de quem mais convive.

O momento é para motivações no trabalho que tendem a maneira de lidar com alguns assuntos e com as relações deste meio. Hora de valorizar as despesas mais essenciais na rotina, especialmente com as coisas domésticas e com cuidados mais essenciais para si, como a saúde. Nas relações, evite analisar tudo de maneira metódica e procure entender o ponto de vista de quem gosta.

Um pouco mais de ousadia e criatividade será trunfo em desafios profissionais. O meio familiar tende a ser marcado por ajustes em questões financeiras e materiais, além de momentos especiais na relação com filhos - caso tenha - ou com parentes mais novos. Será essencial expressar mais os sentimentos na vida amorosa, mas com atenção para não exagerar em posturas dramáticas. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Comportametnto

Cupom Leve Leia

45

Delivery e Reservas: Vila São Francisco

3714.8242

Vila Leopoldina

3644.3390 / 3644.4095

Experimente

Almoço executivo de 2ª a 6ª feira Aos Sábados Deliciosa Feijoada Aos Domingos Pratos Especiais COMBINAÇÃO PERFEITA

Sextas, sábados e domingos: Faça seu pedido e receba o azeite Gallo de 15ml na medida para deixar sua pizza ainda mais saborosa.

Restaurante e Pizzaria Um dos melhores lugares para se ter bons momentos.

www.babbogiovanni.com.br Unidade Vila São Francisco (Restaurante e Delivery)

Av. Dr. Cândido Motta Filho, 545 / 731 - Lj 4 - São Francisco Center Shop

vilasaofrancisco@babbogiovanni.com.br Unidade Vila Leopoldina (Somente Delivery) Rua Guaipá, 1255 - 3644-3390 ou 3644-4095 vilaleopoldina@babbogiovanni.com.br

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Jornal

Leve & Leia

®


46

Vender é arte Gastronomia

Uma castanha por dia! Cabe na palma da sua mão a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o Selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres. Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas-do- Brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue. As castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, atestam os nutricionistas. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso:200 a 400 microgramas do bendito selênio. E por que toda essa fama do selênio? Segundo especialista, o mineral é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes. Na ausência dele, as tais enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais, enfraquecendo as defesas do organismo. O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. É justamente por isso, que já existem pesquisas sobre os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer.

Da redação

A tireoide também funciona melhor na presença do selênio. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células. Porém, nutricionistas advertem que o selênio deve ser apreciado com moderação ao recomendarem uma castanha por dia. Esse consumo ideal e comedido é que faz todas essas enzimas que dependem do nutriente trabalharem de forma adequada, pois em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação de toxicidade que ocorre quando o consumo ultrapassa de 800 microgramas por dia. Isso não significa que abusar das deliciosas castanhas em um happy hour com amigos traga grandes ameaças. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. O perigo é comer essas oleaginosas, além da conta, todo santo dia. Quem experimentar ataques sucessivos de gula poderá sentir dor de cabeça, ficar com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Não corre o mesmo risco quem comer, vez ou outra, algum prato que leve a castanha na receita até porque, seja doce ou salgado, dificilmente uma porção reunirá tantas unidades assim. E saiba: nem o fogão nem a geladeira conseguem detonar as reservas de selênio. No dia-a-dia, porém, nada melhor do que a praticidade de botar na mochila, no bolso ou na bolsa a sua estrela solitária. É saúde na medida certa!

Endereços: Praça Isai Leiner, 12 - Jd. Bonfiglioli | Tel.: 3731.7719 Av. Presidente Altino, 769 - Jaguaré | Tel.: 2532.8096 Horários de Funcionamento: 2ª a 6ª das 8 às 19hs e Sábados das 8 às 18hs

Jornal

Leve & Leia

®

Empório dos Doces Garcia

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Gastronomia

Cervejas e Petiscos

47

Da redação

Recentemente, as cervejas importadas invadiram as prateleiras dos supermercados brasileiros com precinhos bem acessíveis. A seguir, um cardápio das cervejas mais indicadas para combinar com cada etapa do jantar. Para entradas, a cerveja é Bierland - Salame, copa, presunto defumado... Esses petiscos precisam de uma cerveja com potência para não parecer água ao lado de sabores tão intensos. Faça como os alemães e escolha uma bebida escura e forte, como a bock. A Bierland, feita em Blumenau, tem tons avermelhados por causa do malte torrado. LeffeBlonde: Sopas cremosas, de sabor suave e levemente adocicado, como as de mandioquinha ou de abóbora, pedem cervejas claras e com pouco amargor. Tente bebidas ao estilo belga, aromático e algo doce (e bem alcoólico). A belga LeffeBlonde é fácil de achar e tem bom preço. Heineken: A sabedoria de boteco nos ensina que petiscos fritos são par ideal para cervejas leves e refrescantes. Uma pilsen gelada é a pedida aqui. Então, deixemos os rótulos caros para mais tarde. A Heineken é feita apenas com malte (outras usam também arroz e milho) e não possui conservantes. Para os pratos principais: Chimay Rouge - Carnes grelhadas têm sabor intenso e precisam de uma cerveja com estrutura. Bebidas escuras e fortes são as mais indicadas. Experimente a belga Chimay Rouge, do estilo dubbel. Brooklyn Sorachi Ace - A delicadeza do peixe não pode ser atropelada por uma bebida encorpada ou amarga demais. Pilsen e cervejas de trigo caem bem, mas experimente a americana Brooklyn Sorachi Ace. Feita com um raro lúpulo japonês, tem aromas cítricos e não é amarga. Brewdog5 A.M. Saint - Pratos com sabores que não são delicados nem fortes demais, como espaguete ao sugo, combinam com a amber ale, estilo inglês que vai pelo mesmo caminho: é âmbar, não é clara nem escura. Prove a BrewDog5 A.M. Saint. Colorado Indica - Misturar pratos orientais picantes com indiapale ale – tipo de cerveja amargo e alcoólico – é um clássico. O amargor atenua a ardência da pimenta, que por sua vez faz a cerveja parecer menos amarga. Um bom exemplo do estilo é a Colorado Indica, de Ribeirão Preto (SP). Para as sobremesas, Guinness -A cerveja stout, escura por causa do malte torrado, forma uma dupla tradicional com doces que levam café. O tiramisu combina com a Guinness, cerveja irlandesa que parece forte, mas é menos alcoólica que a pilsen. BaladinXyauyù - Doces muito doces, como os brasileiros e portugueses, não vão bem com cerveja. A não ser que ela seja quase um licor, como a barleywine, estilo de origem inglesa que não tem gás, é doce e muito alcoólica. A italiana BaladinXyauyù Argento é cara, mas vale cada gole. Backer 3 Lobos Exterminador - A bebida deve ter um bom grau de acidez para fazer par com doces à base de frutas cítricas, como torta de limão. Assim são as cervejas de trigo, com baixo amargor, ideais para combinar com açúcar. A Backer 3 Lobos Exterminador é uma opção. WälsPetroleum - Chocolate escuro, pouco doce, harmoniza com cervejas negras, alcoólicas e licorosas. O estilo imperial stout preenche esses requisitos. Melhor ainda se a bebida tiver cacau na fórmula, como a mineira WälsPetroleum

“Venha conhecer o novo EMPÓRIO do bairro”

Adega de Vinhos Nacionais e Importados

Frios nacionais e importados

Petiscos

Entregamos em domicílio na região. Informe-se na loja

Frutas e verduras selecionadas

Açougue

Fonte: Rev. Claudia.

Estacionamento com manobrista Av. Martin Luther King, 2440 - Vila São Francisco Telefones: (11) 3714-9853 - (11) 7779-3972 emporiodagente@bol.com.br www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Jornal

Leve & Leia

®


48

Vender Gastronomia é arte Gastronomia

Farfalle com Salmão e Vegetais Ingredientes • • • • • • • • • • • •

200 g de salmão em cubos médios 1 colher(es) (chá) de gengibre 2 dente(s) de alho amassado(s) quanto baste de sal 60 ml de vinho branco 2 colher(es) (chá) de azeite 1 xícara(s) (chá) de brócolis 1 xícara(s) (chá) de abóbora japonesa em cubos médios 2 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s), sem sementes 1 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s) 2 xícara(s) (chá) de farfalle cozido(s) 1 colher(es) (sopa) de sementes de girassol torrada(s)

Modo de preparo

Em uma frigideira aquecida colocar o salmão, deixar secar um pouco e acrescentar o alho, o gengibre e regar com o vinho. Em uma panela aquecida com o azeite acrescentar a abóbora, o brócolis e refogar. Adicionar os tomates, deixar cozinhar. Adicionar o sal e o macarrão, misturar e acrescentar o salmão e a cebolinha. Salpicar as sementes de girassol torradas.

Estacionamento próprio 2ª a Sábado das 08:00 ás 20:00, Domingos e Feriados 08:00 ás 14:00 CHURRASCO PARA VIAGEM www.saintcarlo.com.br Praça Isai Leiner, 71 - Jd. Bonfiglioli - Butantã Cortes de carnes tradicionais de procedência garantida Jornal

Leve & Leia

®

© Max777 | Shutterstock.com

A Saint Carlo selecionou os melhores produtos para que você e seus convidades tenham tenha a melhor refeição.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


49 Merengue de Morangos e Chocolate Ingredientes: ½ xícara (chá) de açúcar (80 g) 2 claras 5 potes de danone de chocolate ao leite (550 g) 10 morangos lavados e cortados em 4 partes Folhas de hortelã lavadas para decorar

Modo de Preparo:

Misture o açúcar com 2 colheres (sopa) de água e ferva em fogo baixo por aproximadamente 3 minutos ou até formar uma calda levemente espessa. Bata as claras em neve e acrescente a calda ao poucos, continuando a bater até formar um merengue firme e frio. Forre uma assadeira com papel-manteiga, coloque o merengue em um saco de confeitar e faça 10 discos de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Asse em forno baixo (150º C) e entreaberto (se necessário, coloque uma colher de pau na porta do forno) por aproximadamente 1 hora ou até o merengue secar e ficar crocante. Se o merengue começar a ficar muito dourado antes de ficar firme, controle a temperatura, desligando ou abrindo mais a porta do forno.

Montagem:

Coloque um disco de suspiro sobre o prato em que for servir. Sobre ele, ponha ½ pote de danone e um pouco de morango. Cubra com outro disco e disponha mais danone e morango, e decore com uma folha de hortelã. Monte as outras porções da mesma forma.

Supermercado Padrão Tudo o que você e sua família procuram em um unico lugar.

Rendimento: 5 porções Tempo de preparo: 30 minutos Receita cedida por www.danette.com.br

Mais de 25.000 itens das melhores marcas!

© Africa Studio | Shutterstock.com

Tudo para abastecer a sua casa.

Entregamos em Domicílio Amplo Estacionamento com Manobristas Loja 1: Av. Dr. Vital Brasil, 652 Butantã - 3814 3321 2ª a Sábado das 07:00 às 22:00 Domingos e Feriados das 07:00 às 21:00

Loja 2: Rua Fernão Dias, 579 Pinheiros - 3813 1144 2ª a Sábado das 07:00 às 22:00 Domingos das 07:00 às 15:00 Feriados das 07:00 às 21:00

w w w.super m e rc a d o p a d ra o. co m . b r

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Jornal

Leve & Leia

®


50 50

Gastronomia

Vida Animal

Com ou Sem Agasalho?

Da redação

Fique atenta ao decidir agasalhar seu cão. Chega o frio. E aí, com a melhor das intenções você resolve vestir o seu cão com roupas para dias de temperatura mínima, como se ele já não fosse munido por natureza de pelagem, curta ou longa. Antes de montar um guarda-roupa completo para o seu bicho passear nesta estação, fique bastante cauteloso, pois você pode prejudicar a saúde do seu pet. Cães de pelagem longa definitivamente não precisam de roupa nenhuma por mais frio que esteja o clima, advertem os especialistas. Os que estão acima do peso, mesmo que sejam de uma raça de pelagem curta, também não. A própria gordura corporal já os deixa aquecidos. Se você teimar em agasalhar seu pet peludo ou gordo, só vai contribuir para uma bela hipertermia, quando a temperatura do corpo sobe além da conta.

As raças de pelo curto até podem aderir à moda, desde que você note que, de fato, seu cachorro sente frio (veja os sinais abaixo). No caso, escolha uma única peça e observe se ela não tolhe os movimentos. Aliás, o ideal é que o animal seja acostumado à novidade aos poucos. E, se perceber que não quer mesmo saber de sair vestido, o melhor é não insistir. Para alguns, o contato do tecido com o corpo pode provocar um coça-coça sem fim e até mesmo uma doença de pele, se houver predisposição. O que tem que prevalecer sempre é o conforto.

Não Invente Moda Tecidos sintéticos e de lã costumam causar alergias. Prefira os de algodão ou malha macia. Sapatos? Nem pensar! Além de incômodos, fazem o cão perder o tato, que no caso é sentido principalmente por meio das patas. Se o bicho é gordinho ou tem pelos longos, deixe as roupas de lado e, no máximo, providencie um edredom ou travesseiro, só para dar aconchego na hora da soneca em noites mais frias.

Dois Sinais de Frio

© Vitaly Titov & Maria Sidelnikova | Shutterstock.com

1. Ele tem ataques de tremedeira. 2. As orelhas e as patas ficam bem mais frias do que o normal

Jornal

Leve & Leia

®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Vida Animal

Amigo não se compra São muitos os animais abandonados que precisam e merecem um lar. Quer um fiel amigo para a vida toda? Adote e faça a diferença! Não pode adotar, mas quer ajudar? Colabore com doações de qualquer valor, ou apadrinhe um peludo. Aqui, os cães dos abrigos da Ana Marta e Patinhas on line. kantinhodospeludos.fotoblog.uol.com.br/ Telefone: 9973.4665

Kiki

Essa doçura é tão delicada, sua carinha parece uma boneca de louça. 1 Aninho, potre pequeno; 8 a 9 kg.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Timão

Timão é um lindo mestiço Cocker, muito carinhoso e dócil. Adora estar perto de pessoas, é muito companheiro. Tem aproximadamente 2 anos.

51

Para q uem en xerga c verá be om o c leza e or graça e m qualq ação, sempre uer pelu dinho.

www.patinhasonline.com.br/ adote@patinhasonline.com.br

Tadinha

A Tadinha é super brincalhona e adora passear, tem porte médio e se dá bem com outros cães. Tem por volta de um ano, já está castrada e vacinada.

Yena

Super alegre e adora um carinho, cheio de energia. Tem por volta de um ano, já está castrado e vacinado.

Jornal

Leve & Leia

®


52

Onde Você Vê!

Mistura fina: Mel e Canela

Da redação

Descubra as maravilhas que a mistura do mel com a canela pode fazer a sua saúde. DOENÇAS DE CORAÇÃO: Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã em substituição a manteiga e a geleia. Benefícios: reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos infartos nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos, onde se descobriu que o mel com canela revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos e as limpa. O uso regular dessa pasta também alivia a perda da respiração e fortalece as batidas do coração. PICADAS DE INSETOS: Misture uma colherzinha de mel, duas colherzinha de água morna e uma colherzinha de canela em pó. Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada. A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.

ARTRITE: Misture uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Tomar duas vezes ao dia, manhã e noite. A frequência do consumo pode curar até a artrite crônica.Numa pesquisa feita na Universidade de Copenhagen os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada e mel e 1/2 de canela em pó. Em uma semana, dos 200 pacientes que seguiram otratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase não conseguiam caminhar. COLESTEROL: Duas colheres de sopa de mel e três colheres de chá de canela, misturadas a meio copo de chá, são capazes de reduzir em 10% o nível de colesterol no sangue dentro de 2 horas. Como mencionado para pacientes artríticos, se tomado 03 vezes ao dia, ajuda a curar o colesterol crônico.

SISTEMA IMUNE: O uso de mel e pó de canela diariamente fortalece a imunização de nosso sistema protegendo o corpo de bactérias e ataques virais. Os cientistas provaram que o mel tem várias vitaminas e grande concentração de ferro. O uso constante do mel fortalece os corpúsculos de sangue brancos no combate as doenças virais. LONGEVIDADE: Chá feito com mel e pó de canela, quando tomado regularmente, diminui os sintomas da idade avançada. Ferva 04 colheres do mel, 01 colher de pó de canela e 03 xícaras de água, para fazer um chá. Beba ¼ de xícara 3 a 4 vezes por dia. Serve para manter a pele fresca e suave, além de permitir maior longevidade, fazendo com que você execute pequenas tarefas com muito mais facilidade e disposição. PERDA DE PESO: Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café, beba mel com canela fervido numa xícara de água. A ingestão diária dessa bebida proporciona redução de peso.

Buffet de

SOPAS TODOS OS DIAS A PARTIR DAS 17H

Delivery e reservas Rua Prof. Herbert Baldus nº 216, 2º andar e terraço

3714.3227 2592.3227

Almoço de segunda a sábado das 11:00 às 15:00 horas Segunda a domingo das 18:00 às 24:00 horas

Jornal

Leve & Leia

Hamburgueria Restaurante Chopperia

Toda a honra, e glória, e poder sejam dados a Deus.Apocalipse 5:13 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Onde Você Vê!

Culinária àrabe e Japonesa

53

Da redação

Pesquisa aponta que culinária árabe, japonesa e alimentos saudáveis já representam cerca de 30% dos deliveries em São Paulo. Com o intuito de identificar as preferências dos paulistanos na hora de pedir comida, o iFood – maior plataforma on-line de delivery do País, com cerca de 1.000 restaurantes cadastrados – preparou uma pesquisa inédita com base em 5.000 pedidos em 630 restaurantes da capital no primeiro trimestre de 2012. O estudo revela que 13% e 8% dos deliveries são oriundos da cozinha árabe e japonesa, respectivamente, além de 7% serem provenientes de alimentos saudáveis. Segundo Felipe Fioravante, CEO do iFood,embora pizzas e sanduíches sejam o carro chefe das solicitações, com 22% cada, o resultado da pesquisa mostra uma tendência de diversificação dos pedidos. “Se analisarmos que há cerca de dez anos muitos restaurantes especializados em outras cozinhas menos tradicionais não tinham delivery, podemos observar que o paulistano tem optado por fugir do costume de só pedir pizzas e lanches”, afirma. Para o executivo, a expectativa é que a segmentação seja ainda maior nos próximos anos. “Como é crescente o número de pessoas que se preocupam com a alimentação, vejo espaço para ampla expansão dos estabelecimentos que oferecem qualquer tipo de refeição saudável”, complementa. Na pesquisa, ficou constatado também que a comida japonesa já é o produto com maior ticket médio (R$ 69,63) entre todas as culinárias. Na sequência, aparecem os sanduíches (R$ 58,56), cozinha árabe (R$ 58,02), pizzas (R$ 56,65) e alimentos saudáveis (R$ 44,24).

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

10%


54

Onde Você Vê!

Férias sem sair de casa Eles não viam a hora da chegada das férias. Mas nem sempre o destino das crianças é viajar ou curtir os dias na piscina. Muitas vezes, grande parte do tempo de descanso é dentro da própria casa. E aí que entra a criatividade para se divertir sem ficar na rotina de gastar as horas livres em frente à Tv, ao computador ou ao vídeo-game. Os adultos devem estimular o comportamento na busca por outras diversões e até participar. O dinheiro está curto? E quem disse que imaginação e criatividade precisam de salário? Juntando estes dois elementos, é possível se divertir em casa com os amigos ou com a família.Se a sua rotina não permite que você fique muito tempo em casa durante a semana, isso não deve ser um empecilho. Faça estes programas com seu filho no fim de semana ou combine um rodízio de horários entre as mães. A seguir algumas opções de passatempo para aproveitar as férias com os pequenos. Cine pipoca- Não tem passeio mais simples e gostoso do que uma sessão pipoca. Nela, super-heróis e monstros entram em ação e a criançada se diverte e solta a imaginação. Transforme sua sala em um cinema de última geração, com pipoca, filmes interessantes ao gosto da molecada, poltronas malucas, deixe a sala escura e até faça ingressos de papel para dar mais realidade à brincadeira.Ao final da exibição, sente com as crianças e as chame para um debate sobre o filme e perceba suas impressões sobre o tema. Oficina de teatro- Sabe aquela roupa velha e a peruca do carnaval do ano passado? E a maquiagem que você não usa mais? Que tal reunir roupas e objetos e montar aquele figurino para entrar no clima do teatro? Você pode usar o sofá para a plateia sentar, afastar os móveis ou colocar cadeiras no quintal. As crianças devem escolher seus personagens. A ideia é que todos participem e a história seja construída em grupo. Ao final da apresentação, cada um pode falar de como foi ser ator por um dia. Contação de histórias- Era uma vez a estante empoeirada da sua casa e os amigos de seu filho. Será que dá samba? Samba talvez não, mas uma bela contação de histórias pode acontecer. Além de muito interativa, já que as crianças participam, a contação é importante para o desenvolvimento da imaginação das crianças e para o aperfeiçoamento da língua, no caso de crianças menores. Piquenique maluco- Não dá para ir ao parque? Se você tem um jardim em casa ou algum espaço livre para estender uma toalha, o piquenique já está quase completo. Bastam

Da redação

algumas guloseimas para curtir a diversão. É legal convidar os amigos e cada um trazer um prato. Música e brincadeiras fazem parte do programa. Culinária divertida- Se o lema é colocar a mão na massa, que tal brincar de chef de cozinha? As crianças podem escolher a receita, ajudar a preparar e decorar com muita criatividade. A brincadeira é divertida e faz com que as crianças se familiarizem com os afazeres domésticos, mas todo cuidado é pouco, pois cozinhar significa mexer com fogo e objetos cortantes. Os pais ou o adulto responsável pela criançada deve ficar atento aos perigos. Ateliê de pintura e artes- Olha a tinta! Massa de modelar, aquarela, tela, pincéis, bonecos de argila, cartolina e telefone sem fio. A oficina de artes é um programão tanto para os pais quanto para os filhos que aprendem juntos o prazer da arte e treinam a coordenação motora em obras que podem enfeitar sua casa. Que mãe resiste a um desenho feito por seu pequeno? Campeonato de jogos- Baralho, quebra-cabeça, dominó, mímica, xadrez, dama, videogame. O que não faltam são jogos para distrair as crianças nas férias. Mas a brincadeira fica muito mais divertida se todos organizarem um campeonato. Crianças adoram competição. Ela é importante para que eles aprendam que tudo na vida tem um preço e que para ganhar é preciso dedicação e saber perder. Camping no fundo de casa- O contato com a natureza e as brincadeiras são as principais atrações dos campings nas férias. As crianças esperam ansiosas pela trilha e pela curtição de morar em uma barraca por alguns dias, mas se o camping de verdade está muito fora do orçamento ou do tempo que os pais e a família têm livres para isso, improvise. Monte a barraca no quintal. Se tiver um jardim é melhor. Caso não tenha barraca, monte uma com lençóis e forre o chão com um edredom ou algo mais macio para não machucar. Monte uma programação com jogos de escoteiro e simule uma trilha pela casa descobrindo novos espaços. As crianças vão adorar! Aula de ginástica na sala - Férias também é tempo de praticar exercícios físicos.Aproveite a oportunidade para desenferrujar o esqueleto com seus filhos. É uma maneira de incentivá-los a praticar esportes e ter hábitos mais saudáveis.Mas tome cuidado para não exagerar na dose ou fazer exercícios de maneira errada. A ideia é apenas brincar. Fonte: minha vida

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Segredos da boa mesa

Onde Você Vê! Da redação

Conheça os materiais que as panelas são fabricadas e os cuidados de uso e de limpeza para durar mais. Aço Inox- Esse tipo de panela tem fundo triplo, com cobre, manta de liga férrea e aço inox. Demora a aquecer, mas depois mantém o calor – um descuido pode queimar a comida ou as mãos, pois as alças também esquentam. Para não riscar nem manchar, lave logo após o uso com esponja macia e seque bem. Ágata - É uma panela de ferro, aço ou alumínio fundida com um esmalte especial, de vários minerais, para suportar altas temperaturas e evitar a proliferação de germes e bactérias. Se aquece rapidamente e mantém bem o calor. Use utensílios de madeira, plástico ou silicone. Alumínio - Acredita-se que ele seja transferido para a comida e que a sua ingestão esteja associada ao mal de Parkinson e ao de Alzheimer, embora as pesquisas ainda não tenham chegado a nenhuma conclusão. É bom manter a camada protetora que surge no fundo da panela com o uso. Antiaderente - Em altas temperaturas, esse revestimento libera gases prejudiciais à saúde. Assim, recomenda-se fogo baixo para as panelas com antiaderente. Prefira utensílios de plástico ou de madeira e não utilize esponjas abrasivas – os resíduos podem se misturar à comida. Antes do primeiro uso, unte com óleo e esquente no fogo. Barro e cerâmica- A panela de barro cru é original da cidade de Vitória, que criou um selo de qualidade das peças. Antes de usála, unte com óleo e leve ao fogo até soltar uma fumaça escura. Lave e seque no fogo. A de cerâmica é revestida com esmalte.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Ambas são para micro-ondas e forno. Utilize apenas utensílios de silicone. Cobre - Bom condutor de calor, esse material se aquece por igual. Migra para o alimento em contato com sal e ácidos, formando o azinhavre, que é tóxico e provoca enjoos. Por isso é mais indicado para o preparo de doces. Ferro - Cozinha rapidamente os alimentos.Para que não se solte em excesso, unte a panela com óleo antes de usar a primeira vez e mantenha a película que se forma depois. Os arranhões enferrujam, então utilize colher de silicone ou de madeira. Lave com sabão de coco e seque no fogo. Pedra-sabão - Antes do primeiro uso, impermeabilize a panela com óleo vegetal e leve ao forno quente por duas horas. Depois, leve sempre ao fogo baixo, no início, para não rachar. Esquenta por igual e apura o sabor da comida. Vidro temperado - Vai ao forno de micro-ondas. Seu aquecimento não é homogêneo e o cabo também costuma esquentar. Não acumulam resíduos e é fácil de lavar. Frigideira funda - Essa variação da frigideira rasa clássica, encontrada com ou sem tampa, é ideal para frituras de imersão – técnica que exige o uso de bastante óleo. Não é muito boa para frituras com pouco óleo porque pode abafar o alimento – especialmente carnes –, fazendo com que solte líquido. Também se presta ao preparo de ensopados com poucos ingredientes, risotos, purês e molhos para massa.

55


56

Onde Você Vê!

Fotografia Boudoir A palavra boudoir (leia-se boduá) era apenas a definição dos antigos quartos íntimos das mulheres, de séculos passados. Nesse local adornado de espelhos e peças delicadas, elas faziam sua toillette, trocavam de roupa e vestiam suas charmosas e sedutoras lingeries. Atualmente é um estilo de fotografia com conotação sensual, procurado por mulheres e esporadicamente por homens e casais. Geralmente são tiradas em Hotéis, motéis ou estúdio, o importante é que o local transmita sensualidade e romantismo. As fotos são um misto de posadas e espontâneas com lingeries, parcialmente vestidos, ou nus implícitos; o objetivo não é mostrar tudo e, sim, fazer retratos insinuantes. Os maridos recebem muito bem o presente, é uma maneira de valorizar o casamento. À procura por este estilo de foto estão mulheres que por algum motivo querem registrar seu momento, entre os motivos mais comuns são transformação do corpo através de regime ou cirurgia, aniversário de 40 anos, casais em fase de pré casamento, presente de marido para esposa e vice-versa e também namorados. Independente de ter feito alguma transformação em seu corpo qualquer mulher e em qualquer idade poderá fazer sua sessão boudoir, uma vez que o fotógrafo vai procurar registrar a sensualidade da mulher com poses, transparências e olhares. Essas fotos ajudam a elevar a autoestima, dão confiança e valorizam o ego de qualquer pessoa, pois são de altíssimo bom gosto e mesmo pessoas tímidas que não tem intimidade com as lentes terão excelente resultado em sua sessão fotográfica. Único, exclusivo e confidencial, este ensaio (que após as fotos é transformado em livro), exalta a beleza da mulher real. Para a sessão fotográfica é necessário definir o local e a conotação da sessão, que pode ser romântica, divertida, sensual, provocante e dramática, conforme preferência da modelo. É preciso bastante conversa com o fotógrafo para que ele possa descobrir o caminho a seguir e assim criar confiança para a modelo na hora dos clicks. A produção é de suma importância nesse tipo de imagem: a maquiagem e cabelo devem ser feitos por profissional qualificado conforme proposta escolhida pela mo-

delo. Lingeries, lençol, transparências também são de fundamental importância para compor o cenário - o importante é criar ambiente confortável para a modelo liberar sua sensibilidade. Mulheres mais tímidas podem optar por fotógrafas, e assim se sentirem mais a vontade. Vários recursos poderão ser explorados pelo fotógrafo com as luzes e sombras, criando silhuetas, mostrando e escondendo partes do corpo conforme cada proposta. O tratamento posterior das imagens também é etapa fundamental e o melhor resultado é que fique bem sutil, tomando o cuidado de não descaracterizar a pessoa, fazendo eventualmente pequenas correções de pele para alcançar o glamour esperado como em capas de revista. Você que pensou em fazer sua sessão já deu o primeiro passo, pois sensualidade, beleza e sex appeal toda mulher tem! Não precisa ser famosa, linda e perfeita, apenas ter vontade de surpreender você mesma ou alguém em especial. Fátima Orsi Fotógrafa Profissional - Tels.: 2597-7516 • 7123-0978 (vivo)


Onde Você Vê!

Filhos de férias, você não. Realidade constante de pais que trabalham fora: as crianças de férias enquanto os pais precisam trabalhar. E aí? Os bebês ainda conseguem permanecer na escolinha, nos cursos de férias. As crianças maiores precisam de alternativas. Veja algumas: • Combine com outras mães uma reuniãozinha das crianças na casa de um dos amiguinhos. Vocês podem fazer um rodízio, onde cada dia a reunião é na casa de alguém. Provavelmente não dará para fazer sempre, mas já é uma opção. • Aproveite os cursos de férias e cadastre seus filhos. Existe uma série de cursos bacanas de artesanato, música, artes marciais, línguas, teatro, entre outros. Já ocupará uma ou duas tardes durante a semana. • Outra opção são os acampamentos de férias. Pesquise os lugares mais indicados e faça uma pesquisa com quem já tenha deixado os filhos com determinado grupo. Também é importante conhecer os profissionais e ver se as atividades do acampamento combinam com a personalidade dos seus filhos. • Que tal deixar os filhotes na casa dos avós durante alguns dias? Essa pequena estadia costuma deixar todos os envolvidos felizes. • Se você paga uma faxineira que costuma ir mais de uma vez por semana e confia nela para deixar os seus filhos, combine alguns dias a mais para que ela fique com eles. Também vale a pena contratar uma babá. • Se algum parente estiver de férias, verifique a possibilidade de passar alguns dias na sua casa cuidando das crianças. • Aproveite seus dias e períodos de folga para passar bastante tempo com eles. Afinal, eles estão de férias, mas mãe e pai nunca tiram férias de seus papéis. Toda atenção é bem-vinda. • Organize a sua agenda para sair com eles, passear, ir ao cinema, visitar museus, viajar (nem que seja somente nos finais de semana!), ou mesmo fazer brincadeiras diferentes em casa, como sessões de cinema e concursos de desenho. Você está construindo a memória afetiva dos seus filhos. • E lembre-se: nunca, em hipótese alguma, deixe seu filho sozinho em casa! Mesmo sendo mais velho e mais independente (como adolescentes), há sempre o risco de assaltos. Não vale a pena arriscar. FONTE: Vida organizada.com

57

Cidade de Cotia recebe uma unidade Supera: Ginástica para o Cérebro O Supera é um método de estimulação cognitiva baseado na moderna teoria do exercício cerebral, que utiliza ferramentas pedagógicas de eficácia amplamente comprovadas. A principal delas é a prática de cálculos através do ábaco, que foi ocidentalizada através da adequação ao nosso sistema de ensino e contextualização à nossa cultura. O método também inclui exercícios lógicos, a prática de jogos, dinâmicas em grupo e neuróbicas — atividades desenvolvidas para tirar o cérebro da zona de conforto e forçá-lo a ir além dos seus limites, sempre atendendo de forma lúdica a três requisitos: novidade, variedade e grau de dificuldade crescente. Outros benefícios: Aumenta a Capacidade Cognitiva Desenvolve o Raciocínio Lógico Desenvolve o gosto pelo aprendizado Ajuda a Aprender mais Rápido, contribuindo para o Desempenho Escolar Melhora o Relacionamento com outras Pessoas e Consigo Mesmo Aumenta o Desempenho Profissional Viabiliza o Autoconhecimento Aumenta a Autoestima Socializa na Terceira e na Quarta Idades A franqueada Élina Devico abre as portas de sua unidade e convida a todos da cidade para conhecer a metodologia utilizada pelo Supera. A unidade de Cotia é parte da rede que conta, atualmente, com 92 franquias em todo o país, e uma unidade em Lisboa - Portugal. SERVIÇO: Unidade Supera Cotia - Rua Nemitala, 122 - Pq. São Jorge Granja Viana / Cotia – SP cotia@metodosupera.com.br - (11) 4777 9205


58

Onde Você Vê!

Iniciativas premiadas

em transporte limpo na Rio+20

Da redação

Três projetos especiais de mobilidade urbana ganharam destaque no Fórum MegaCidades em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro e a Câmara Alemã. São eles: um site colaborativo sobre um sistema de caronas; um projeto de distribuição de bicicletas para classes desfavorecidas e um sistema inteligente de compartilhamento de transportes urbanos.

Omnipay’s transport (China): Projeto que procura estabelecer unidades de compartilhamento de automóveis por preços baixos que tem como objetivo melhorar o acesso ao transporte urbano, além de contar com um sistema integrado de pagamento em cartão de crédito em suas unidades. Caronetas (Brasil): Website que procura promover a ideia de caronas inteligentes, ou seja, um consumo colaborativo dos automóveis onde o consumidor escolhe através do site a melhor opção de transporte compartilhado que se encaixa no seu dia a dia. É um projeto que encoraja a participação de empresas, pois promove a ideia de mobilidade sustentável que ajuda o meio ambiente e inspira a mudança no consumo desenfreado de combustíveis.

Os projetos foram vencedores do MobiPrize, uma iniciativa da Universidade de Michigan, que aproveitou o debate sobre transportes sustentáveis da Rio+20, para premiar iniciativas de soluções para a mobilidade que consigam aliar eficiência, inovação e sustentabilidade. A edição de 2012 recebeu projetos de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil, apresentando uma variada gama de inovações no campo da mobilidade. Os vencedores foram votados por um júri técnico e por voto popular.

Projetos vencedores Zambikes (Zâmbia): Projeto social que produz e distribui bicicletas, bicicletasambulância, bicicletas -trailer e bicicletas-cargo de alta qualidade para os povos necessitados de Zâmbia para ajudá-los a enfrentar os desafios do dia e atender as suas necessidades.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Onde Você Vê!

Sentiu algo? Vá ao médico!

59

Da redação

Fique atenta aos alertas do seu útero e afaste-se de doenças que comprometem sua fertilidade e sua saúde. Para o homem, é fácil ver qualquer feridinha na região genital. Mas para nós, muitas vezes, isso passa batido! Muitas mulheres ignoram um pedido de socorro do útero e ficam vulneráveis a desenvolver doenças como endometriose, mioma, pólipos, sinéquia e até câncer. Elas são identificadas em exames como o papanicolau e ultrasom transvaginal. Quanto mais tardio o diagnóstico, mais difícil é o tratamento. Por isso, consulte-se com um ginecologista uma vez por ano ou ao menor sinal de problema. Veja como dar a atenção que o órgão mais feminino do nosso corpo merece. 1. Hemorragia ou falta de menstruação: Se o fluxo variar muito, sinal de alerta. 2. Dores na hora H: É na penetração ou ela vem do útero? Observe e conte para o médico. 3. Inchaço: É normal apenas antes da menstruação. 4. Cólicas: Se forem fortes a ponto de lhe causar ânsia de vômito, consulte-se. 5. Cheirinho ruim: A secreção vaginal não pode ter odor forte. 6. Infertilidade: Dificuldade para engravidar pode ser endometriose.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Saiba mais sobre as doenças: Mioma: É tumor benigno que se alimenta de estrogênio. O tratamento anula a produção desse hormônio. Em alguns casos, ele é retirado em cirurgia. A doença é mais comum entre mulheres negras. Endometriose: Em vez de ser eliminado na menstruação, o sangue gruda na parede do útero, o endométrio. Ele atrofia, causando dor e dificuldade para engravidar. O tratamento é clínico ou cirúrgico. Sinéquia: As paredes do útero grudam. Surge após processos infecciosos, inflamatórios ou abortos, explicam especialistas. Precisa de cirurgia. Pólipos: Pequenos tumores que se formam na cavidade do útero e podem causar infertilidade. A paciente faz microcirurgia. Câncer de colo do útero: O HPV é a causa. Surgem lesões na mucosa da vagina, imperceptíveis a olho nu. Se o diagnóstico demora, pode evoluir para câncer. Mantenha o papanicolau em dia. Fonte: Viva Mais.


60 Onde Você Vê! Argila: aliada da estética Ótima aliada nos tratamentos estéticos, as máscaras de argilas possuem efeito calmante e são muito eficazes na diminuição da oleosidade, além de suavizar e amaciar a pele. Existem vários tipos de argilas, são elas: Argila amarela: Rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante. Argila branca: Rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador. Argila Cinza: Rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

Da redação

Argila Marron: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante. Argila preta: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante. Argila Verde: Rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente. Argila Vermelha: Rica em silício, ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor. No mercado você pode encontrá-las em duas formas: em pó ou em cremes. As argilas em pó podem ser encontradas em casas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação. Mas, se você gosta de praticidade e prefere os cremes à base de argila, eles são facilmente encontrados em lojas de cosméticos e farmácias. Na hora de aplicar a máscara alguns cuidados básicos devem ser tomados. Vamos lá: lave muito bem o rosto com sabonete neutro; esfoleie o rosto para obter um melhor resultado; e evite passar perto da região dos olhos. Caso opte pela argila em pó, utilize sempre água mineral para fazer a mistura.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Onde Você Vê!

Madeixas regionais

61

Da redação

Vai viajar? Então, fique ligada na rotina de cuidados que você deve ter com seus cabelos, pois eles também mudam de acordo com a Região que você se encontra. Região Norte -A temperatura média nesses estados é de 26ºC e as chuvas são constantes, isso significa que imperam sol e a umidade, grandes responsáveis por tornar a pele e o cabelo mais oleosos. Portanto, se cuide! Se você mora ou vai viajar para essa Região, é indispensável o uso diário de xampu neutro ou específico para cabelos oleosos e condicionador só nas pontas dos fios. Região Centro-Oeste-Quem mora ou visita as cidades desta região, tem que levar em conta que o clima é seco, com temperaturas elevadas. Esse ambiente é perfeito para deixar os cabelos rebeldes, uma vez que os mesmos sofrem bastante com as condições climáticas desta região, por isso, é bom usar xampus e condicionadores para seu tipo de fio e, depois de lavar, aplicar leave-in para evitar o frizz. A cada 15 dias, faça uma hidratação mais profunda, com uma máscara de tratamento. Região Nordeste-Com temperaturas acima de 25ºC o ano inteiro, o vento e a falta de chuvas acabam deixando o clima mais seco. Então, algumas precauções fazem bem para quem mora ou visita as cidades desta Região. Lave os cabelos todos os dias, aplicando duas vezes o xampu, afinal, o vento traz muita sujeira e até areia para os fios. Use um condicionador de qualidade nas pontas e, a cada 15 dias, aplique uma boa máscara de tratamento para hidratar ou, então, vá ao cabeleireiro para realizar um tratamento completo.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Região Sul – Nas cidades desta Região, o calor só rola no verão mesmo. Já no inverno, as temperaturas são baixas e, em alguns lugares chega até a nevar! Por isso, as meninas que vivem ou viajam para lá devem encarar frio com vento, o que diminui a oleosidade natural do cabelo. É preciso ficar de olho nos seguintes cuidados: Não é porque você vive na região mais fria do brasil que pode abusar de água muito quente, combinado? Evite ficar horas embaixo do chuveiro borbulhante e use secador só em dias especiais.O cabelo pode ficar ressecado, então, procure usar xampus para seu tipo de fio e aplique um bom condicionador nas pontas. Uma máscara hidratante também é bem-vinda, pelo menos a cada 15 dias. Região Sudeste – As cidades desta Região fazem calor no verão e frio no inverno (o que não é comum na maior parte do Brasil). Os cuidados poderiam ser mais que básicos não fosse a poluição, que faz mal ao cabelo. Já que não tem jeito, confira as dicas. As madeixas podem ser lavadas todo dia se forem oleosas. Do contrário, lave-as com xampus específicos para seu tipo de cabelo, dia sim, dia não. Aplique condicionador nas pontas e, uma vez por mês, faça uma hidratação nos fios. Se o seu cabelo for ressecado, pode hidratá-lo a cada 15 dias com uma boa máscara.


62

Onde Você Vê!

Poluição sonora e saúde auditiva A poluição sonora é causada por barulho excessivo proveniente do tráfego, buzinas, ambulâncias, carros de som, fábricas, obras, festas ao ar livre, comércio, áreas de recreação, sirenes, ônibus, motos em alta velocidade, avião, helicóptero. Ao citar tais fontes de ruído, ficamos pensativos sobre os grandes centros urbanos, onde os níveis de barulho podem chegar aos 90, 100 decibéis - níveis altíssimos se considerarmos os 50 dB que a Organização Mundial de Saúde considera como sendo o limite para a boa saúde auditiva da população. Temos ainda a poluição sonora dentro das casas, onde é comum termos vários ruídos concomitantes, como a TV, liquidificador, máquina de lavar roupas, aspirador de pó, a janela aberta com todo aquele ruído ambiental de tráfego, sirenes, carros de som, etc. Embora o ruído não se acumule no ambiente, como ocorre com a poluição do ar e das águas, ele causa uma série de prejuízos transitórios e, até mesmo, permanentes à audição. O mais grave que é a perda auditiva induzida por ruído. Para quem deseja diminuir o desgaste do sistema auditivo causado por sons muito intensos, o ideal é usar atenuadores de ruído, como os da Aura. Personalizados, moldados de acordo com a anatomia da orelha do indivíduo, os atenuadores oferecem uma diminuição média de 15 ou 25dB, dependendo da necessidade do usuário. Feitos em acrílico transparente, possuem um microfiltro para atenuar e, ao mesmo tempo, possibilitar ouvir toda a orquestra ou banda com intensidade sonora mais confortável. Mônica de Sá Ferreira - Fonoaudióloga da Aura Aparelhos Auditivos

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Músicas que Curam Grupos terapêuticos da Unidade Saúde-Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sob o comando de profissionais das áreas de fonoaudiologia e terapia ocupacional, com especialização em Musicoterapia, estão desenvolvendo atividades que relacionam Música, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional de forma transdisciplinar, a fim de estimular os componentes cognitivos da linguagem em adultos e idosos com afasia. A afasia é a perda da capacidade, em algum nível, de produzir ou compreender a linguagem, devido a lesões nas áreas do cérebro que comandam esta função. O termo, originário do grego, que significa “sem palavra”, corresponde à dificuldade do paciente em falar, compreender o que ouve, escrever, ler e se comunicar de forma geral. É neste sentido que o grupo atua. Por meio de exercícios e atividades os participantes se comunicam entre si, de forma lúdica e socializada para desenvolver suas potencialidades e conseguir manter uma forma de comunicação com o mundo que o cerca a partir da nova condição em que está inserido. As atividades do “Grupo de Estimulação da Linguagem de pessoas com afasia por meio da musicoterapia” acontecem toda semana com pessoas que apresentam comprometimento na linguagem causado por sequelas advindas de algum problema de saúde sendo que a maioria dos pacientes atuais sofreu acidente vascular cerebral (AVC). As coordenadoras do grupo explicam que a cada encontro um novo tipo de atividade é realizado. O foco principal é a Musicoterapia, mas também utilizam jogos e outras ferramentas para estimular as linguagens oral e escrita. Em alguns momentos toca-se musica folclórica, que são músicas bem conhecidas, para que os pacientes reconheçam e tentem lembrar de memória a letra da música e cantar junto. As canções

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

63

acompanham as festividades do ano, ou ainda, são pedidas pelos próprios pacientes, sendo músicas que eles gostavam de ouvir, cantar e dançar na juventude. A proximidade da música com a vivência deles estimula ainda mais a memória que, por sua vez, é transmitida ao grupo por meio da conversa. O tocar e cantar não apenas auxiliam a fala. A música auxilia também na coordenação corporal, ao tocar algum instrumento como um chocalho ou reco-reco, na entonação da voz e no ritmo da fala. Desta forma, além de estimular as linguagens oral e escrita, o maior objetivo do grupo é estimular a expressão. Cada pessoa se expressa a seu modo e com as suas habilidades durante o transcorrer da música, seja tocando, cantando, fazendo movimentos ou verbalizando algum trecho que consiga. A música é utilizada ao mesmo tempo como ferramenta para o desenvolvimento e como canal de comunicação. A tendência é comparar a sua situação atual com o que era antes e é um dos papeis do grupo mostrar que, mesmo após o acidente, eles têm suas capacidades e podem realizar coisas com suas limitações encontrando a melhor formar de conviver com as sequelas que ficaram. O “Grupo de Estimulação da Linguagem de pessoas com afasia por meio da musicoterapia” é realizado todas as quartas-feiras pela manhã e tem duração de uma hora na Unidade Saúde-Escola localizada na área Norte do campus São Carlos e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.use.fscar.br ou pelos telefones (16) 3351-8645 ou 3351-8411.


64

Onde Você Vê!

Equilibre as Energias dentro do seu Carro Da redação

Crie um ambiente agradável e inspirador no seu carro usando as técnicas do FengShui. O carro, em grandes cidades, transforma-se em um ambiente em que passamos bastante tempo e geralmente em situações de stress. Então porque não procurar um equilíbrio energético para sentirmos menos essa pressão, criando um ambiente positivo e tranquilo no veículo.Segundo o FengShui, cada parte do ambiente reflete um aspecto da nossa vida, como finanças, relacionamento, conhecimento ou carreira. Existem diferentes formas de aplicar essa arte e todas elas têm o mesmo objetivo: criar um ambiente positivo e tranquilo. Em um veículo, muitos praticantes consideram a área da carreira – ou a fonte de energia – como sendo o motor. Seguem algumas dicas de especialistas: O inimigo número 1 do FengShui é a bagunça – não importa onde você esteja. A principal ação para transformar a energia é se livrar da bagunça, seja em casa, no carro ou no escritório. Com o tempo, ela cria barreiras de energia, produzindo tensão e depressão. Bagunça são coisas que não gostamos, não usamos, coisas quebradas e que exigem nossa atenção. Mantenha seu carro livre dela. Quando você tem uma conexão com alguma coisa, você cuida melhor dela. Dar um nome para o seu carro é um modo de encorajar e fortalecer essa relação. Usar decalques e personalizações também ajuda.

Use potencializadores de energia dentro do carro, coisas que promovam o bem-estar dos sentidos. Naturalmente, não se deve usar algo que distraia a atenção ao volante. Podem ser pequenos sinos, um óleo essencial calmante se você está estressado, um estimulante para despertar ou um antibacteriano para uma limpeza rápida As cores no FengShui são muito importantes. Escolha um carro de cor que equilibre a sua personalidade. Pessoas impetuosas, por exemplo, podem escolher uma cor do elemento água, como preto, para se acalmar (e talvez evitar multas). Pessoas tranquilas podem escolher cores do elemento fogo ou madeira, como vermelhos e verdes, para aumentar a disposição. Usar símbolos também é importante no FengShui. Um pequeno objeto – como uma estátua, uma medalha ou uma imagem – pode servir como lembrete para dirigir com segurança, ser gentil ou reduzir o stress. Nem precisa ser algo visível, apenas uma coisa que o motorista sabe que está lá, guardada no porta-luvas. Bem agora aproveite os ensinamentos dessa técnica milenar e viva melhor! Serviço: 475 Lava Rápido e Estética Automotiva Av. Corifeu de Azevedo Marques, 475 - Butantã Tel.: 3726-5526 • 3796-5526

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Onde Você Vê!

Coisas de mulher!!!

65

Da redação

O que fazer quando a prisão de ventre atrapalha sua viagem. Sem dúvida uma das coisas mais gostosas da vida é viajar. Mas o que pra muitos é diversão pura, para algumas de nós é uma fonte de estresse. Nosso intestino parece que só quer funcionar em casa e, cá entre nós, passar dias, semanas sem essa parte do corpo tão importante funcionando direito é um verdadeiro pesadelo. Ficamos estufadas, pesadas, com cólicas, dores de cabeça e até espinhas! Vale tudo pra ele funcionar! Vale tudo mesmo? A médica gastroenterologista Silvia Maria da Rosa explica que é fato que o intestino preguiçoso, ou prisão de ventre, é bem mais comum em mulheres do que em homens, existindo várias causas para isso, uma delas é hormonal, e o hormônio masculino acelera o trânsito intestinal. Além disso, as mulheres têm o intestino grosso relativamente mais longo do que eles, para acomodar o útero grávido quando aumenta de volume. E há também um fortíssimo fator cultural: as meninas são orientadas a não sentar em vasos sanitários de banheiros públicos, não podem usar o banheiro e deixá-lo com odor ruim, enfim, uma série de tabus que inibem a mulher nessas horas. Resultado: nosso intestino “trava” em lugares estranhos. O que fazer? A especialista ensina alguns cuidados que você pode tomar pra evitar esse tormento: • Aumente o consumo de líquidos e frutas. A combinação de água e fibras é ótima, pois evita o ressecamento. • Nunca adie a evacuação. Sentiu vontade de ir ao banheiro? Treine seu intestino. Ele aprende, sabia? • Evite a automedicação.O uso de remédios é indicado somente sob supervisão médica.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

• Inclua iogurtes com lactobacilos no cardápio. Realmente ajudam, e é bem melhor do que optar por automedicação. • Mexa-se!Atividade física, de um modo geral, é muito bom. O sedentarismo favorece a obstipação (prisão de ventre, constipação intestinal). Exercícios abdominais são ótimos porque auxiliam o trânsito do intestino. As caminhadas ajudam até na eliminação de gases, diminuindo o desconforto. E, pra quem vai viajar, um conselho: Umas duas semanas antes da viagem, aumente a ingestão de líquidos e frutas, faça caminhadas e já comece a não adiar a evacuação. Use o banheiro disponível, sem medo de ser feliz. Mantenha estas medidas durante a viagem, caprichando na dieta que pode incluir iogurte, orienta a gastroenterologista. Quanto antes você começar, melhor o resultado. Além disso, com essas dicas não é só seu intestino que vai melhorar, mas a saúde como um todo!


66

Onde Você Vê!

Hambúrguer vegetariano Saudável, ele ajuda no combate ao colesterol.

Uma receita saborosa, saudável e com muitos benefícios à saúde. Esta é a proposta do hambúrguer vegetariano. Entre os ingredientes, está a berinjela, rica em vitamina B3, responsável pelo controle do colesterol no organismo. A receita também leva tofu e shitake, duas substâncias vegetais que contêm betasitoterol, uma espécie de colesterol vegetal que ajuda a combater o colesterol verdadeiro do organismo. Quando consumimos o hambúrguer com esses ingredientes, o nosso organismo pensa que já recebeu uma dose de colesterol vegetal e para de produzir colesterol internamente. Por isso, é ótimo para o controle da doença, explicam nutricionistas. Outra opção de hambúrguer saudável é o de vegetais, que possui vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. É um hambúrguer que trabalha o antienvelhecimento de tecidos que têm um funcionamento intenso, como coração, pele e células dos olhos. Faça o seu hambúrguer vegetariano com as receitas a seguir.

Hamburguer Vegetariano Ingredientes: - 200 gramas de berinjela assada - 100 gramas de cebola - 100 gramas de shitake - 100 gramas de tofu - 25 gramas de castanha de caju - 10 gramas de gergelim branco - 2 gemas de ovo - 100 gramas de trigo para quibe - 25 gramas de farinha de pão ou rosca - Sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha francesa a gosto

Modo de preparo: Leve a berinjela para assar, depois abra, retire toda a polpa e jogue a casca fora. Deixe o trigo para quibe de molho em água, para hidratá-lo. Refogue o shitake no azeite, alho e tomilho. Deixe o tofu escorrer e depois esfarelar. Misture tudo em uma bacia e tempere com castanha-de-caju picada, gergelim branco torrado, duas gemas, parmesão ralado, sal, pimenta do reino, noz moscada, cebolinha e salsinha picadas. Amasse bem até formar uma pasta. Deixe na geladeira por meia hora e, então, molde o hambúrguer na mão. Asse no forno por dez minutos. Depois do hambúrguer pronto, monte no pão com pasta de coalhada, tomate fresco, mussarela de búfala e alface.

Hambúrguer de vegetais Ingredientes: - 1 cenoura picada - 1 abobrinha picada - 1 cebola picada - 1/4 de xícara de castanha-do-pará picada - 1 dente de alho - 2 xícaras de farinha de rosca - Salsinha picada - Sal e pimenta a gosto Modo de preparo: Misture tudo em uma panela até formar uma massa. Frite em outra panela com pouco óleo até dourar.

10%


Onde Você Vê!

67

Exercício para uma boa visão Um dos princípios para ter uma boa visão é o uso equilibrado dos dois olhos. Muitas pessoas que possuem uma diferença de visão entre um olho e outro, também acabam por possuir uma dificuldade de compreensão quando leem com o olho mais fraco. Ou seja, elas não retêm necessariamente o que leem com este olho mais fraco. Faça o seguinte exercício para diminuir essa desigualdade: Descubra, olhando para uma folha com letras (livro, jornal etc) qual é o seu olho mais forte. Cubra alternadamente os olhos com as mãos e perceba qual deles tem melhor visão. Tenha em mãos um pedaço de papel preto, no tamanho de 4 cm por 4 cm. Com uma fita crepe, cole o pedaço de papel na ponte do nariz, cobrindo o centro do olho mais forte. Certifique-se que quando você fecha o olho mais fraco, o olho mais forte está coberto de uma maneira que não consegue ler o papel. Agora, balance a mão do lado do olho mais forte, ou seja, do lado que está coberto pelo papel. Leia três frases com o olho mais fraco, em seguida afaste a página e, recorrendo apenas à memória, repita em voz alta o que você havia lido, gravando essas palavras em um gravador ou MP3. Agora toque a gravação ao mesmo tempo em que lê a frase com o olho mais fraco. Perceba se você realmente se lembrou do que leu, comparando a gravação com a leitura da página. Oitenta por cento das pessoas que fazem este exercício percebem que absorvem mal a informação com o olho mais fraco, e que a gravação é diferente do que realmente está escrito na página. Repita o exercício até conseguir repetir exatamente o que está escrito na página, e em seguida descanse e relaxe os olhos e o nervo óptico, com o exercício de empalmar ou palming, a seguir.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Encontre uma posição confortável (geralmente sentado, com os cotovelos apoiados em uma mesa, ou superfície), friccione as mãos juntas para aquecê-las, feche os olhos, e cubra-os com as palmas das mãos em formato de concha (para não tocar em cima do globo ocular, mas sim ao redor dele).A ideia é impedir ao máximo a entrada de luz, relaxar e respirar profundamente, sem exercer pressão sobre os olhos. Sessões de 3 a 5 minutinhos cobrindo os olhos, a cada 1 hora, são ideais se você estiver trabalhando no computador, lendo, ou exercendo alguma atividade cansativa para os olhos. É recomendado fazer o empalmar também antes de iniciar este exercício. Fonte de Consulta: Terapeuta Tatiana Reis Gebrael.


Jornal Leve & Leia  
Jornal Leve & Leia  

Edição de Julho dde 2012

Advertisement