Issuu on Google+

Magazine

INFORMATIVO DO BAIRRO PLANEJADO COLINA DE SÃO FRANCISCO - TEL.: 3714-2869

#05

CONHEÇA OS ELEITOS DA NOVA DIRETORIA SEGURANÇA NAS FÉRIAS


Associação

© Natalya Kozyreva | Dreamstime.com

“Seu passado vive presente nas experiências Contidas nesse coração, consciente da beleza das coisas da vida. Seu sorriso franco me anima, seu conselho certo me ensina, Beijo suas mãos e lhe digo Meu querido, meu velho, meu amigo Eu já lhe falei de tudo, Mas tudo isso é pouco Diante do que sinto... Olhando seus cabelos, tão bonitos, Beijo suas mãos e digo Meu querido, meu velho, meu amigo.” (Roberto Carlos)

2

Homenagem do Colina Magazine ao Dia dos Pais.


Associação

3


Trabalhar bem é o melhor negócio Salas comerciais a partir de 37m2 Lajes corporativas de até 900m2

Imagine sair do trabalho e encontrar o cenário ideal para correr, fazer uma boa caminhada, ou simplesmente relaxar cercado de muito verde e ar puro. Assim é o Vista Verde Offices, um complexo corporativo bem em frente ao parque Villa-Lobos, em que a qualidade de vida e sucesso profissional convivem lado a lado.

O Projeto • Mais de 25 mil m2 de terreno

• Previsão para piso elevado

• Área comum com sistema de monitoramento • Ar condicionado no hall principal das torres • Bicicletário • Ao lado da estação Villa Lobos / Jaguaré

• Átrios centrais que proporcionam iluminação natural

• Mais um lançamento com a expertise da Construtora São José

• 5 torres • Vilas corporativas com giardino • Mall com alimentação, cafés, fast food e outros serviços

WAGNER RUIZ

(11) 9188-2000 / 8820-8150 wagnerruiz@terra.com.br wagnerruiz@construtorasaojose.com.br


o.

e

Editorial

Associação de condomínios do loteamento

COLINA DE SÃO FRANCISCO

C

onforto, tranqüilidade e segurança eram, certamente, no que pensávamos quando optamos por adquirir nosso apartamento no Colina de São Francisco. Os Condomínios que compõem este nosso bairro, certamente nos proporcionam isso, e os dirigentes da nossa ASSOCIAÇÃO, no compromisso de seus mandatos, trabalham para que possamos alcançar satisfação e alegria morando no Colina de São Francisco. O Magazine Colina, este nosso veículo de comunicação local, na presente edição nos traz o resultado das eleições ocorridas em junho último, a palavra do Presidente da ASSOCIAÇÃO e atualiza-nos através das colunas “FIQUE POR DENTRO” e “ESTAMOS DE OLHO” sobre o que acontece no nosso bairro. A Diretora Vera Saldanha e os Diretores Noemio Guedes e Abel Agibert, também deixam o seu recado; e têm mais, na coluna “SEUS DIREITOS”, assinada pela Conselheira Drª. Viviane Vieira Frugis, poderemos saber um pouco mais sobre a difícil missão do exercício do cargo de Síndico. Confira. Quero, ainda, aproveitar esta oportunidade para ratificar aos moradores do Colina de São Francisco que será um prazer recebê-los na sede da ASSOCIAÇÃO. Venham conhecer um pouco mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelas Diretorias e o Conselho da ASSOCIAÇÃO, todos em busca da sua satisfação em morar no Colina de São Francisco. Sua visita muito nos honrará. Até a próxima edição.

Abel Corrêa Agibert Diretor de Relações Públicas


Expediente

Sumário 16

Associação de Condomínios do Loteamento Colina de São Francisco. E-mail: colinasaofrancisco@terra. com.br / Telefone: 3714-2869 Presidente: Wandeley Saldanha; Diretor de Relações Pública: Abel Corrêa Agibert; Diretor Tesoureiro: Jorge Jordão; Diretor de Segurança e Vigilância Integrada: Noemio Guedes; Diretor de Vias Públicas e Infraestrutura: Domenico Burgato; Diretora Social e Cultural: Vera Lucia Saldanha; Diretor de Urbanismo e Paisagismo: Nivaldo Pereira; Diretora de Esportes e Recreação: Maria Cecilia R. Barbin; Presidente do Conselho: Sueli Buriel; 1º Secretário: Obidulho Antonio Naves de Oliveira; 2ª Secretária: Sonia Alice Cardoso Agibert; Administração: Vera Lucia Leite; Editoração: Abel Corrêa Agibert e Vera Lucia Leite. Revista Magazine Colina - Ano 5– No 10 - Julho/Agosto 2011. Jornalista: Carina Nascimento Bessa - carina@leveleia.com.br. Comercial: Editora Sunshine – 11 4108.1691 Atendimento ao leitor: 11 4119-4583 O Magazine Colina é uma publicação da Editora Sunshine. CNPJ: 09.470.795/0001-76. Administração, redação e publicidade: Rua Iquiririm, 897a, Butantã Cep 05586001 - São Paulo 11 4119-4583 / 2862-1087. Tiragem 2.000 exemplares. Distribuição: aos Moradores do bairro, através da Administração da Associação. Observação: O Magazine Colina não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, que são de responsabilidade de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços publicitários. Projeto gráfico Albert Huber. Capa: foto cedida pela Administração

6

08 Fique por dentro 12 Gente que faz I 16 Estamos de olho 18 Gente que faz II 22 Diretoria Social e Cultural 24 Diretoria Segurança Patrimonial 26 Faça valer os seus direitos 27 Diretoria Urbanismo e Paisagismo

28 Classificados 24 27


Uma palavra do Presidente

Nova Gestão, Novas Ideias e Muita Vontade

F

indou o período de mais uma Gestão da Diretoria da ASSOCIAÇÃO COLINA DE SÃO FRANCISCO e, no último dia 16 de junho, foi eleita a nova Diretoria. Como atual Presidente da ASSOCIAÇÃO, venho agradecer o desempenho do trabalho efetuado nos dois últimos anos por toda Diretoria e membros do Conselho, sob a responsabilidade do então Presidente Sr. Mário Themudo. Novas pessoas chegaram para fazer parte da Diretoria com muita vontade de trabalhar e enfrentar os novos desafios, com o objetivo de sempre trazer melhorias para o bairro, assim como resolver os problemas pendentes. Aproveito para ressaltar a importância de todos os membros da Diretoria em participar das Assembléias, assim como os SÍNDICOS, que são os representantes de todos os moradores. Quero fazer um bom trabalho. Assim, conto com a participação de todos os associados que queiram colaborar quer seja apresentando criticas ou sugestões. Para tanto, mantemos a porta da ASSOCIAÇÃO sempre aberta aguardando por uma visita. Faça valer os seus direitos, exigindo a presença do Síndico do seu Condomínio nas Assembléias, pois, como representante do seu Condomínio, o Síndico deve ser o catalisador das idéias, sugestões e críticas dos moradores junto à ASSOCIAÇÃO.

Wanderley Saldanha

7


Fique por dentro Por Vera Leite

PAISAGISMO Entrada do bairro Sempre atentos às melhorias e conservação das áreas comuns, a ASSOCIAÇÃO providenciou uma iluminação no novo canteiro paisagístico da entrada do bairro, realçando ainda mais a beleza do canteiro, proporcionando maior valorização do local.

8

Plantio de árvores e instalação de postes e iluminação Em atendimento à solicitação da ASSOCIAÇÃO e também para sanar pendências paisagísticas com o bairro, a construtora Gafisa entregou para plantio no mês de junho, 45 mudas de Palmeiras Imperiais, 13 mudas de Quaresmeiras e 03 mudas de Sibipirunas, árvores essas que foram plantadas na área verde ao lado do Condomínio Verti Vita e também na área verde ao lado do condomínio Acácia, iniciando assim as melhorias paisagísticas no local.


Fique por Dentro

A ASSOCIAÇÃO já providenciou a colocação de postes de iluminação no local e está se organizando financeiramente para outras melhorias, como a execução de canteiros com outros tipos de plantas, a construção de uma escada e outras benfeitorias. PISTA DE COOPER Para melhorar o acesso aos moradores que frequentam a pista de Cooper, a ASSOCIAÇÃO providenciou uma nova forração com pedrisco em toda extensão da pista de caminhada, cobrindo assim os espaços que exigiam essa necessidade.

9


Fique por dentro Associação

ASSOCIAÇÃO PRESENTE EM REUNIÃO DE CONDOMÍNIO No dia 29/06/2011, aconteceu no Condomínio Santa Clara/Santa Inês, uma reunião intitulada “Roda de Conversa” com os moradores, para discussão de assuntos pertinentes ao condomínio. A diretoria da ASSOCIAÇÃO, a convite da síndica Sra. Claudia Maria Mingarelli, participou da reunião permitindo aos moradores expor suas opiniões e sanar dúvidas pertinentes ao trabalho que atualmente é oferecido. Agradecemos à Sra. Claudia pela iniciativa, e sugerimos aos síndicos dos demais condomínios do bairro que possam abrir também este espaço em suas Assembléias, estreitando assim, ainda mais, o contato entre os moradores e a ASSOCIAÇÃO.

CAMPANHA DO AGASALHO 2011

Como acontece todos os anos, a SABESP colocou em cada Condomínio, uma caixa para recolhimento de agasalhos doados pelos moradores, em colaboração com a CAMPANHA DO AGASALHO. Contando sempre com a participação dos síndicos, as caixas ficaram à disposição nas porMANUTENÇÃO E LIMPEZA DAS CALÇA- tarias de cada Condomínio no período de 13 a 27 de junho/2011. A arrecadação foi um sucesso: DAS DO BAIRRO atingiu a soma de 2.400 peças. A ASSOCIAÇÃO iniciou no mês de julho, a Também aconteceu no mês de junho, a feimanutenção e lavagem das calçadas de toda joada beneficente da SABESP, da qual a ASSOárea comum no bairro. Essa limpeza é feita periodicamente, e, para CIAÇÃO participou com a presença de alguns que possamos unir esforços foi solicitado a to- membros da diretoria. Juntamente com outros dos os síndicos que também efetuem a manu- colaboradores e autoridades, pudemos somar tenção e limpeza das calçadas dos condomínios ainda mais na contribuição. Toda arrecadação foi revertida às comunidaque administram, permitindo assim a conservades carentes da região. ção das características urbanísticas do bairro. Agradecemos a todos os síndicos que estão MANUTENÇÃO PRAÇA PÚBLICA. aderindo à parceria. Em maio/2010, o São Francisco Center Shop firmou com a Sub Prefeitura do Butantã, um Termo de Cooperação assumindo, com a colaboração da ASSOCIAÇÃO, os serviços de limpeza e manutenção da praça pública ao lado do São Francisco Center Shop. Com a presença de um jardineiro duas vezes por semana, é possível manter o local sempre limpo e organizado, o que é perceptível por todos que frequentam o local. No mês de junho, foram executados os reparos de mosaico e limpeza na calçada em frente à praça, mantendo assim o aspecto urbanístico e paisagístico do nosso bairro.

10


FiqueAssociação por Dentro

CONTINUAMOS NA LUTA

J

untamente com outras Associações e representantes da comunidade da Vila São Francisco, o presidente Sr. Wanderley Saldanha, o diretor de Relações Públicas, Sr. Abel Agibert e a administradora Vera Leite, participaram de um encontro no dia 17/06/2011, que aconteceu na Monet Presentes, na Vila São Francisco, com o vereador Celso Jatene e seus assessores, para firmar mais uma vez parceria em busca de resolução de pendências junto aos órgãos públicos, como Iluminação na R. Dr. Conde Luiz Eduardo Matarazzo, execução da obra de acesso à Av. Escola Politécnica, entre outros. Neste primeiro encontro, também foi possível informar ao vereador as necessidades do bairro, principalmente no que diz respeito à segurança, já que nos últimos meses, tem sido registrados vários furtos e roubos principalmente ao comércio da região. Fomos muito bem recebidos pelo vereador, que prontamente agendou uma reunião em seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo, que aconteceu em 27/06/2011, onde fomos atendidos pelo chefe de gabinete e assessoria, já definindo nessa ocasião, reunião na Sub Prefeitura

do Butantã, em 05/07/2011 com o Sub Prefeito Sr. Daniel Barbosa Rodrigueiro e também com a CET, ainda não agendada, para verificação do andamento dos assuntos, e agilização da execução e conclusão dos mesmos.

11


Gente que faz

N

RESULTADO das eleições

o dia 16/06/2011 ocorreram as eleições e a posse da nova Diretoria e Conselho Deliberativo da ASSOCIAÇÃO DE CONDOMÍNIOS DO LOTEAMENTO COLINA DE SÃO FRANCISCO. Os candidatos, sabedores que o exercício de seus cargos é de cunho voluntário, sem que haja qualquer remuneração ou vantagens pelos serviços prestados, atentos aos temas de maior necessidade do bairro, ratificaram sua intenção em trabalhar com dedicação para propiciar aos moradores dos Condomínios que compõem a ASSOCIAÇÃO prazer e satisfação por morar no Colina de São Francisco. Assim foram eleitos e empossados em seus respectivos cargos:

DIRETORIA EXECUTIVA - Mandato até junho/2013

Wanderley Saldanha Diretor Presidente

Abel Corrêa Agibert Diretor de Relações Públicas

Vera Lúcia Saldanha Diretora Social e Cultural

Jorge Jordão Diretor Tesoureiro

Noemio Guedes Diretor de Segurança Patrimonial e Vigilância Integrada

Domenico Burgato Diretor de Vias Públicas e Infraestrutura

12


Gente que faz

SECRETARIA Mandato até junho/2013

Maria Cecilia R. Barbin Diretora de Esportes e Recreação

Nivaldo Pereira Diretor de Urbanismo e Paisagismo

Obidulho Antonio N. de Oliveira 1º Secretário

Sonia Alice Cardoso Agibert 2ª Secretária

13


Gente que faz

CONSELHO DELIBERATIVO Mandato até setembro/2012 Sueli Buriel Conselheira - Presidente do Conselho

Viviane Alexandra V. P. Frugis Conselheira

Clovis Francisco Donato Conselheiro

Lourival Beneton Conselheiro

Shiguenori Hashimoto Conselheiro

Mário Roberto F. Themudo Conselheiro

João Carlos Garcia Conselheiro

Laerte Braga Rodrigues Conselheiro

Osmar Pintão Conselheiro

Aparecida B. F. Themudo Conselheira

14


Entrevista Entrevista

Rua Prof. Herbert Baldus, 125 Vila S達o Francisco - Butant達 www.monetpresentes.com.br contato@monetpresentes.com.br

3714-5188 / 3542-4730

15


Estamos de Olho

ESTAMOS DE OLHO RECAPEAMENTO DA RUA DOUTOR CÂNDIDO MOTA FILHO No mês de maio, a Sub Prefeitura come- Prefeitura e CET, e a obra de recapeamento çou o recapeamento de toda extensão da Rua foi concluída. Doutor Cândido Motta Filho, ocasionando a Estamos agora, cobrando da CET a recoloretirada das lombadas e faixas de pedestres cação da sinalização horizontal - lombadas e que já existiam. A obra causou transtornos faixa de pedestres -, inclusive contamos com a aos moradores da região da Vila São Francis- parceria de assessorias de vereadores, para que, co, uma vez que não houve uma seqüência junto a esse órgão, possamos agilizar a concludos trabalhos pela empresa responsável, fi- são desse processo, que está causando riscos de cando as obras paralisadas por três semanas. acidentes em todo trecho da referida rua. Juntamente com outros representantes Também os moradores podem registrar suas de moradores e comerciantes do bairro Vila reclamações através do site da CET – www. São Francisco, a ASSOCIAÇÃO cobrou in- cetsp.com.br – no link Fale com a CET - Ombusistentemente os órgãos competentes, Sub dsman, ou pelo telefone 156 da Sub Prefeitura.

16


Estamos de Olho

POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS Assunto recorrente A ASSOCIAÇÃO continua percebendo a falta de colaboração de alguns moradores que deixam de recolher as fezes dos seus animais ao passear com eles pelo bairro. Mais uma vez voltamos a lembrar aos proprietários de animais, que as fezes contaminam as calçadas, canteiros de plantas e as praças, além de que seu animalzinho também pode adoecer. Há muitas maneiras de se recolher as fezes do seu cão: saquinho plástico, folha de jornal, pazinhas e outros tipos de coletores de fezes. Após o recolhimento dos dejetos do seu animal, deposite-os em uma das lixeiras espalhadas pelo bairro. Desde o mês de junho/2010, a ASSOCIAÇÃO vem investindo na colocação de “dispensers” com saquinhos para acondicionar os dejetos dos cães, em vários locais do bairro. Também vários condomínios aderiram à idéia e os disponibilizaram em suas dependências, facilitando, assim, a colaboração dos moradores em manter o bairro limpo. Outra infração que percebemos ser rotineira é a falta do uso de guias e coleiras ao passear com os cães pelas calçadas. A lei 13131 de 18/05/2001 obriga os donos de animais a utilizar coleiras e guias nas vias públicas. Também os animais de pequeno porte necessitam desse uso, haja vista que há pessoas que tem medo de animais. Devemos respeitar o espaço de todos. Aproveitamos para solicitar aos moradores que insistem na prática de alimentar animais de rua, que se conscientizem que essa pratica atrai para o nosso bairro animais agressivos que atacam a todos que passeiam pelo bairro, inclusive sem as devidas vacinas, podendo assim contaminar os animais dos moradores. Solicitamos, mais uma vez, a colaboração de todos.

17


Gente que faz

CHEGANDO AGORA

C

om os votos de boas vindas, por ocasião das eleições do dia 16/06/2011 cinco novos moradores do nosso bairro ingressaram nos quadros da ASSOCIAÇÃO DE CONDOMÍNIOS DO LOTEAMENTO COLINA DE SÃO FRANCISCO; um Diretor, dois Secretários e dois Conselheiros, são eles:

Abel Agibert Diretor de Relações Públicas

Obidulho Antonio N. de Oliveira 1º Secretário

18

Administrador de Empresa, Consultor Financeiro especialista em negociação e renegociação de dívidas, Professor Universitário e Palestrante. Graduado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas Campos Salles e Pós Graduado Especialista e Mestre em Administração pela Fundação Instituto de Ensino para Osasco – Centro Universitário FIEO, tem como hobby o exercício das artes plásticas, o design e a culinária. É morador no Colina de São Francisco desde 2006, no Condomínio dos Edifícios Verti Vita, onde já exerceu a sindicância e atualmente é Conselheiro. Sempre interessado pelos assuntos da ASSOCIAÇÃO, atendendo a convite, inscreveu-se para participar das eleições e foi eleito; tem como objetivo, atuando juntamente com os demais Diretores e Conselheiros, interagir com os Poderes Públicos à regular prestação dos serviços que lhes são pertinentes; promover o desenvolvimento comunitário entre os habitantes dos Condomínios do Loteamento Colina de São Francisco, demais Condomínios vizinhos e moradores da região, assim como a indústria e o comércio locais; apoiar o desenvolvimento e operacionalização do plano de atividades recreativas, esportivas, culturais, sociais e assistenciais de interesse coletivo promovidos pelos moradores e pelas diretorias; zelar pelo cumprimento do estatuto social da ASSOCIAÇÃO, garantindo aos seus associados o alcance dos seus direitos, deveres e obrigações; zelar pela conservação e manutenção dos serviços e equipamentos dispostos ao loteamento. Tem como máxima que: Tudo que nos acontece, acontece quando tem que acontecer. Tudo no seu tempo, porém, nada vem de graça às nossas mãos. Não basta querer. Tudo depende do nosso esforço e dedicação. É médico oftalmologista, trabalha em Osasco há muitos anos. Conta que, em 2004, juntamente com sua esposa, procurando um local para morar, descobriram este paraíso que é o Colina de São Francisco, onde, inicialmente, optaram por alugar um apartamento e, logo depois, decidiram pela compra do imóvel onde moram atualmente. É Síndico do Condomínio dos Edifícios Verti Vita e, foi representando os condôminos do Verti Vita que ao participar de uma das Assembléias da Associação reencontrou o amigo Wanderley, que lhe fez o convite para, também, colaborar com os trabalhos da Associação, ocasião em que se candidatou ao cargo de secretário e foi eleito.


Gente que faz

Moradora do Colina de São Francisco desde 2006 conta que adotou o bairro imediatamente após conhecê-lo, por ser um bairro bonito, bem cuidado e pela tranqüilidade do local. Resolveu participar da Associação por julgar que pode colaborar com os trabalhos desenvolvidos pelas diretorias em prol da manutenção e preservação deste jardim que é o nosso bairro.

Sonia Alice Cardoso Agibert 2ª Secretária

Paulistano, economista e paisagista, é adepto à dança de salão, pratica atividades físicas em academias regularmente e é apaixonado por passeios que envolvam esportes de aventura. Como paisagista dedicou-se por vários anos voluntariamente para o ajardinamento do Parque Villa Lobos. É morador do Condomínio Paradiso desde 2009. Conta que escolheu o Colina de São Francisco para morar por ser um bairro tranqüilo e contar com uma segurança extra, ressaltando, ainda, o seu conjunto arquitetônico, a harmonia implantada na construção dos edifícios com a limitação do número de andares e a área verde existente no seu entorno. Acredita que como Conselheiro da Associação, poderá colaborar com a sua administração na conservação deste nosso valioso patrimônio.

João Carlos Garcia Conselheiro

Morador do Colina de São Francisco desde 2003, no Condomínio dos Edifícios San Antonio e San José. É Profissional de radiodifusão desde 1971 (TV Cultura e TV Brasil). Advogado, com mestrado em ciências jurídicas e especialização em direitos autorais, direito administrativo, tributário, societário e de contratos; bacharel em Administração com habilitação em Marketing, e Comunicação Social com habilitação em Rádio, TV e Publicidade. Acredita que, como Conselheiro, ao emitir sua opinião sobre os assuntos tratados pelas diretorias, participará das tomadas de decisão da Associação, contribuindo, assim, com a manutenção e desenvolvimento do bairro.

Laerte Braga Rodrigues Conselheiro

19


(11) 3763-5544

Associação

IMÓVEIS NOS MELHORES CONDOMÍNIOS DA REGIÃO

Av. Dr. Martin Luther King, 2220 V. São Francisco - CEP 05352-020 SÃO PAULO / SP

Cadastre seu imóvel conosco! Temos clientes qualificados para comprar e alugar. COND. COLINA E VILLAS DE SÃO FRANCISCO E REGIÃO, PQ DOS PRÍNCIPES, JD. ADALGISA, JAGUARÉ, OSASCO E REGIÃO

20

Departamento jurídico próprio assessoria em FGTS e financiamento WWW.FORTUNAIMOVEIS.COM.BR


4

Associação

20 20 P

21


Diretoria Social e Cultural

Férias de julho... E agora, aonde vamos???

Por Vera Saldanha

A

s tão esperadas férias chegaram e agora precisamos decidir o que iremos fazer e onde. Pesquisei e encontrei algumas opções de entretenimento para os pequenos, adolescentes e até mesmo, adultos. Confira algumas dicas e faça sua programação:

No Santana Parque Shopping Oficina de Mágica Desde o dia 15 de junho, o Santana Parque Shopping vem realizando oficinas de mágica, comandada pela equipe do mágico Ossamá Sato. A oficina acontece todas as quartas-feiras, a partir das 19 horas. Evento grátis.

No Shopping Vila Olímpia Oficina de Gastronomia O Shopping Vila Olímpia estará realizando de 02 a 24 de julho, das 13h00min às 19h30min, a sua Oficina de Gastronomia, para crianças de 03 a 12 anos. O evento é gratuito e as inscrições são no local.

Rua Conselheiro Moreira de Barros nº 2780 1º Piso – Santana Tel.: +55 11 2238-3002 www.santanaparqueshopping.com.br

Rua Olimpíadas nº 360 – 1º Piso - Vila Olímpia Tel.: +55 11 4003-4173 www.scvilaolimpia.com.br

No Shopping Continental Teatro Infantil Todos os domingos, do mês de julho, às 11h30min, as crianças a partir dos 03 anos de idade, poderão apreciar os espetáculos interativos do Teatro Infantil. Evento gratuito. Confira a programação: 03/07 – Saltimbancos, 10/07 – Ratos, 17/07 – Os Três Porquinhos, 24/07 – A Formiga e a Cigarra – O Show , 31/07 – Cachinhos Dourados e a Família Urso

22

Av. Leão Machado, n.º 100 - Jaguaré - SP. Tel.: +55 11 3769-3769 +55 11 2666-3830 www.continentalshopping.com.br

No Shopping Villa Lobos Oficinas de Criação Lego A LEGO, marca líder mundial em brinquedos de montar, estará promovendo atividades gratuitas voltados para crianças de 4 a 12 anos de idade do dia 01 a 31 de julho. Av. das Nações Unidas nº 4777 - Alto de Pinheiros Tel.: +55 11 3024-3738 www.shoppingvilla-lobos.com.br


Diretoria Social e Cultural

No Catavento Cultural e Educacional Oficina Mad Science O Catavento Cultural e Educacional apresenta uma série de oficinas para a garotada. Uma delas é a “Oficina Mad Science”, que foi planejada para comemorar o Ano Internacional da Química e permite aos participantes desenvolver trabalhos em grupos, experimentos e jogos sobre temas diferentes do universo químico. De 12 a 15 de julho, das 14h30min às 15h30min. Quanto: R$ 6,00 (com meia-entrada para estudantes e idosos) Crianças até 12 anos, grátis. Praça Cívica Ulisses Guimarães s/nº - Palácio das Indústrias - Parque Dom Pedro II Tel.: +55 11 3315-0051 www.cataventocultural.org.br

Na Livraria Nove.Sete Contação de histórias e oficinas criativas A Livraria Nove.Sete, especializada em livros para o público infanto-juvenil terá, à partir do dia 05 de julho, uma programação gratuita durante as férias de julho. São narrações de histórias e oficinas de criação que ensinam as crianças a recriar narrativas e a exercer a criatividade. Rua França Pinto nº 97 - Vila Mariana Tel.: +55 11 5573-7889 Confira a programação completa no site: http://livrarianovesete.wordpress.com

No Centro Cultural Banco do Brasil “Biliri e o Pote Vazio” Exposições, programas educativos, sessões de cinema e apresentações musicais gratuitas, estão na agenda do Centro Cultural Banco do Brasil, de 09/07 a 14/08, às sextas e sábados, para crianças a partir dos 05 anos. A adaptação do antigo conto chinês “O Pote Vazio” pela Kompanhia do Centro da Terra é o destaque com o espetáculo “Biliri e o Pote Vazio”. Nos dias 17 e 31 de julho, será realizado o programa Dia da Família, que também oferece sessões gratuitas de cinema e oficinas educativas logo após o filme para toda a família. De 09/07 a 14/08, sextas e sábados, às 11 e 15 horas, domingos (à partir do dia 15 de julho), às 15 horas. Grátis (retirar ingresso na bilheteria 01 hora antes das sessões) Rua Álvares Penteado nº 112 – Centro Tel.: +55 11 3113-3651 +55 11 3113-3652 Confira a programação completa no site: www.bb.com.br

23


Diretoria Segurança Patrimonial

FALANDO EM SEGURANÇA Por Abel Agibert e Noemio Guedes

M

uito comum nos dias de hoje é nos preocuparmos com a nossa segurança e a de nossos familiares. Assim, a partir desta edição do Magazine Colina, passaremos a publicar algumas dicas de segurança. SEGURANÇA NAS FÉRIAS Para começar, e considerando que estamos em período de férias escolares, nossas dicas focam os cuidados que devemos ter ao viajar: - Evite carregar consigo passaporte e cheques de viagem; em caso de extravio, furto ou roubo comunique de imediato à polícia local; - Nunca exponha jóias em logradouros públicos e nem exiba grande quantidade de dinheiro. Se precisar realizar troca de moeda procure sempre casas de câmbio ou bancos autorizados, nunca aceite trocar dinheiro com agenciadores ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e terminais rodoviários; - Guarde todos os seus valores no cofre do hotel; - Caso necessite dos serviços de táxi opte por solicitar de taxistas oficiais e com identificação; - Nunca ande sozinho em becos, vielas e locais desertos; - Previna-se contra pessoas desconhecidas que o abordarem nos locais de diversão; - Em locais públicos – restaurantes, lanchonetes, etc... – não pendure bolsas, câmeras fotográficas ou filmadoras nas cadeiras e nem as coloque no chão; - Quando usar cartões de crédito ou de débito não os perca de vista, exija que a operacionalização ocorra em sua presença e, em seguida, confira se os comprovantes emitidos, realmente, referem-se à compra e pagamento que realizou; - Não atenda funcionários do hotel que queiram oferecer serviços não solicitados; comunique à gerência; - Não abra a porta do seu apartamento sem antes identificar com segurança o visitante; mantenha a porta sempre trancada;

24

© Yuri Arcurs | Dreamstime.com


Diretoria Segurança Patrimonial

- Tenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia e procure saber a localização da Delegacia mais próxima de onde estiver; - Para facilitar a identificação aplique etiquetas coloridas e de tamanho grande em suas malas e demais bagagens; Caso viaje de carro verifique com antecedência: - Faróis, água, pneus (inclusive estepe), limpadores de pára-brisa, freios, suspensão, documentos, combustível, óleo e cintos de segurança – todos – dianteiros e traseiros; - Dirija com segurança, respeitando a sinalização, o policiamento, outros motoristas e, principalmente, as vidas que estão sob sua responsabilidade; - Respeite os limites de velocidade, nunca faça ultrapassagens pela direita ou pelo acostamento. Deixe o acostamento sempre livre para os veículos salva-vidas: ambulâncias, bombeiros e Polícia Rodoviária; - Dirija com mais cuidado sob chuva e também neblina; nesses casos acenda os faróis baixos e mantenha distância dos veículos à sua frente. Jamais ande com o pisca-alerta ligado. E, ainda, ao estacionar: - Levante os vidros, tranque as portas e porta-malas ao sair, mesmo que seja somente por um minuto; - Procure deixar o veículo em estacionamento vigiado; quando estacionar na rua deixe o veículo em local visível e iluminado; - Nunca deixe documentos, talões de cheques e cartões de crédito e de débito no interior do veículo; - Deixe a chave reserva guardada em casa, nunca no interior do veículo. No caso de ser surpreendido por assaltantes, procure manter-se calmo; não tente dialogar ou discutir com eles; não os encare diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes, etc... Nunca reaja, sua vida e a de quem o estiver acompanhando não tem preço.

25


Seus Direitos

FAÇA VALER SEUS DIREITOS Chama o Síndico – Parte I O síndico é o representante legal do Condomínio. A natureza jurídica desta relação é de prestação de serviços, prevista no Código Civil, e não laboral prevista na CLT. Quando um síndico assume suas funções, por muitas vezes desconhece a real dimensão de suas atribuições (as principais estão dispostas no art. 1.348 do Código Civil) e suas responsabilidades (civil e criminal). Pela experiência das boas práticas de gestão em condomínios, algumas características são imprescindíveis aos síndicos: determinação, espírito de liderança, paciência, comprometimento com os assuntos rotineiros e exercer boa gestão na conservação e guarda das partes comuns do condomínio, supervisão e organização do trabalho de forma atuante e permanente, saber mediar conflitos, dentre outras características. Vale mencionar, a bem da verdade, que num condomínio com inúmeros moradores, muitas vezes com hábitos completamente diferentes (e existindo aqueles que não colaboram com as regras disciplinares), é comum acontecer conflitos entre vizinhos e sobre as formas de resolver os assuntos do condomínio. Mas, o bom síndico atua de forma eficiente e disciplinar antes que o problema ocorra a fim de evitar ao máximo os conflitos, fazendo valer as regras condominiais. Caso contrário, os maus hábitos de alguns condôminos se instalam, gerando conflitos entre os mesmos, bem como dificultando a atuação do próprio síndico na resolução dos problemas. O trabalho do síndico é constante na eficiência da administração do Condomínio.

Por Viviane Vieira Frugis

MEUS DIREI TOS

Notícias jurídicas do momento. Fique atualizado. SACOLAS PLÁSTICAS – Foi suspensa a eficácia da Lei Municipal n.º 15.374/2011, que proíbe a distribuição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais da cidade. A liminar, concedida no dia 29/06/2011, tem validade até o julgamento do mérito da ação, que foi proposta pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado contra o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Fonte: Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 0121480-62.2011.8.26.0000

26

© Sergey Konyakin | Dreamstime.com


Diretoria Urbanismo e Paisagismo

CAMPANHA DOE UMA ÁRVORE FRUTÍFERA

Por Nivaldo Pereira

© Elena Elisseeva | Dreamstime.com

N

o mês de março/2011, acatando sugestão Alexsander Amaro Parpinelli do Sr. Mario Themudo, a ASSOCIAÇÃO Condomínio Acácia - Apto. 14 Gérbera lançou a Campanha “DOE UMA ÁRVORE - 01 muda de Amoreira e 02 mudas de AbaFRUTÍFERA”, e, com a participação de vários mo- cateiro; radores e condomínios, realizamos o plantio de 35 mudas em diversos locais do bairro. Condomínio Prímula A Campanha prosseguiu até o fim de junho/2011, Síndico Clóvis Donato e mais moradores e condomínios colaboraram do- 06 mudas de bananeira; ando mais 18 mudas, conforme relaç��o abaixo: Associação Colina de São Francisco José Roberto - 06 mudas de bananeira Condomínio Prímula - Apto. 32 Amarílis - 01 muda de Pitanga; A Campanha encerrou. Agradecemos o apoio e a colaboração de todos os moradores e condoNixon e Cleonice mínios participantes. Vila das Flores - Apto. 33 Girassol - 01 muda de Pitanga e Laranja; Muito obrigado!

27


Classificados

28 COLINA Light Magazine


Classificados

Disciplinas: Português, matemática, ciências, física, química, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, artes, astronomia, inglês, espanhol, entre outras. Disciplinas: Cálculo, Estatística, Álgebra linear, Mecânica, Termodinâmica, Eletromagnetismo, entre outras.

Fique por dentro. Siga-nos!

Acesse: grupointegracao.net

29 COLINA Light Magazine


Classificados Classificados

K

BO

C

Ho Pr As

30 30 COLINA Light Magazine


© Arne9001 | Dreamstime.com

Estudante nas férias

PAGA MEIA

na hora de pista, de 2a a 6a até as 17h.

Nós damos bola para sua diversão!

Kit Super festa - até 18 pessoas

BOLICHE + REFRIGERANTE + SALGADO + SALÃO = 4X R$ 157,50

Convide 18 amigos e faça sua festa no Boliche

Horários de segunda a sexta das 13 às 17h para o início da festa. Promoção sujeita a alteração sem aviso prévio. As promoções não incluiem feriados e véspera de feriados.



Colina Light Magazine