__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Projeto EcoEscovinha na EB1/JI da Xutaria 2015/2016


A participação da EB1/JI da Xutaria no projeto MOMS (Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis) - Ecoescovinha - iniciou-se no ano letivo de 2014-2015, numa iniciativa da Biblioteca Escolar - BE Os Letrias - no âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral, Biblioteca Escolar).

No ano letivo de 2015-2016, após a primeira reunião de planificação da Professora Bibliotecária com as responsáveis do MOMS, as atividades e o envolvimento da Comunidade Escolar estão a ser uma

realidade em marcha.


"De pequenino se torce o pepino" diz

o antigo ditado que, adaptado à saúde oral, pode ler-se "de pequenino, se trata bem o dentinho". A higienista oral Dra. Raquel esteve na BE Os Letrias com os dois grupos de Jardim de Infância.

Apresentou um crocodilo fofinho e simpático

que tem uns dentes muito brancos e limpinhos e contou a história "Kiko, o dentinho de leite“, recomendada pelo PNL no âmbito do projeto SOBE. Falou sobre a importância da escovagem e ensinou a todos os meninos como devem fazer para que todos tenham dentes sãos e resistentes: escovar os dentes de manhã e à noite pode ser divertido e é muito importante.


De seguida, a Dra. Raquel apresentou o Ecoescovinha, uma ideia para a reciclagem de escovas de dentes usadas, da qual resulta um material resistente. A Professora Bibliotecária trouxe o velho Ecoescovão e desafiou a pequenada a fazer um novo. "Uma escova no EcoEscovão em cada estação" é o lema para este projeto que, se formos muito criativos, nos pode levar a ganhar um fantástico banco de jardim para o Jardim de Leituras da nossa biblioteca.

Vamos conseguir!


A primeira sessão com os alunos do 1.º Ciclo também foi dinamizada pela Dra. Raquel. Com as turmas do 1.º ano, o assunto central foi a viagem ao ciclo de vida da escova de dentes. Fez-se a experiência da placa bacteriana, com a utilização de corante alimentar e introduziu-se o projeto EcoEscovinha. Com os restantes anos de escolaridade, os efeitos do flúor e do açúcar foram abordados através da experiência do ovo e da coca cola.


Nestas sessões, a Professora Bibliotecária desafiou os alunos e as professoras titulares de turma a

participarem no concurso A escola que mais recolhe escovas de dentes usadas. O desafio foi aceite e todos começaram logo a trazer as escovas usadas. Alguns grupos procederam desde logo ao registo em grelhas, criadas para o efeito de contagens.

Tem sido 3 em 1! Ou seja, melhoramos a saúde dos nossos dentes, tornamo-nos cada vez mais amigos do

ambiente e ainda nos candidatamos a ganhar + um magnífico banco de jardim para o Jardim de Leituras. Com o envolvimento dos meninos, pais, irmãos, restante família e amigos, já estamos a conseguir!


A Professora Bibliotecária contou aos meninos do Jardim de Infância a história do livro "O menino que detestava escovas de dentes“. Depois de terem experimentado a forma correta de escovar os dentes, todos conheceram o Martim, um menino que gostava muito de brincar, mas que não escovava os dentes. Até ao dia em que a fada dos dentes lhe ofereceu uma escova fantástica. A partir daí, tudo mudou e o Martim passou a ter os dentes mais brilhantes da cidade. Todas as crianças participaram de forma interativa. Estiveram com tanta atenção que a história ficou mesmo bem contada!


No final da sessão, os meninos receberam um presente: uma escova de dentes para usar em casa. Depois, já nas salas do Jardim de Infância, cada um inventou, desenhou e coloriu a sua escova de dentes fantástica.


Na semana seguinte, os meninos das duas salas do Jardim de Infância recontaram em

voz alta a história do Martim. A Professora Bibliotecária gravou alguns recontos e escutou-os com muita atenção.

Chegou à conclusão que os meninos sabiam recontar muito bem a história e, com a concordância e colaboração das educadoras, recolheu frases de todas as crianças e organizou-as de forma a reconstruir a história. De seguida, voltou a gravar as vozes dos meninos que disseram cada uma das frases de uma forma fantástica. O reconto áudio, acompanhado do texto integral escrito e de um cartaz de divulgação, foi enviado para o concurso nacional "Livros Falados”.


Entretanto, educadoras e meninos das duas salas do Jardim de Infância puseram mãos à obra e criaram um supermagnífico EcoEscovão! A partir de duas grandes caixas de cartão e com outros materiais recicláveis, decoraram

um perfeito EcoEscovão para cada estação.


O EcoEscovão foi colocado na entrada principal da escola, onde se encontra a receção e a secretaria da Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Foi organizado um painel com informações importantes sobre o projeto.


A inauguração do Ecoescovão envolveu todas as turmas da escola. Foi um momento solene, reconhecido por todos como muito importante.

A apresentação do EcoEscovão ficou a cargo de crianças representantes das duas turmas do

Jardim de Infância. Foram escutadas com muita atenção pelos colegas mais velhos e respetivas professoras. EcoEscovão e autores do EcoEscovão foram calorosamente aplaudidos. Os mais novos sentiram-se muito orgulhosos!


O Ecoescov達o passou a ficar acompanhado pelo ContaEscovas e pelo KiloEscovas. Desta forma, a contagem

soma e segue com rigor. Para n達o haver esquecimentos e as contas ficarem sempre bem certinhas,

s達o as senhoras assistentes operacionais que supervisionam as contagens e que ajudam nas pesagens antes de as escovas serem recolhidas pela Dra. Raquel que j叩 levou dois sacos cheios para a reciclagem.


As turmas do 3.º ano foram desafiadas pela BE Os Letrias a criar histórias coletivas relacionadas com o tema “Saúde oral, biblioteca escolar” e a participarem no concurso Histórias da Ajudaris 2016, que conta com o apoio da RBE e do PNL. O 3º A abraçou a ideia, pôs os seus conhecimentos em ação e criou a história “O Pintinhas”, cujo texto foi melhorado coletivamente com o apoio da Professora Bibliotecária. A história foi submetida a concurso e, depois de ilustrada por alunos da turma, foi editado

um livro digital pela BE podendo ser lido em https://issuu.com/letrias/docs/o_pintinhas .


Em plena Semana da Leitura, a BE Os Letrias dedicou um dia

a tempo inteiro ao projeto Ecoescovinha. “Elos saudáveis cuidamos dos dentes” foi o tema integrador. A Dra. Raquel trouxe histórias divertidas que foram escutadas com atenção pelos mais novos e pelos mais velhos, de forma a aprenderem ainda mais e melhor sobre a saúde dos dentes, a forma correta de realizar a escovagem e a importância de alimentar EcoEscovão.


Pais e Encarregados de Educação também foram envolvidos desde o início.

O projeto, que está incluído no Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar, devidamente articulado com o Projeto Educativo do Agrupamento, foi divulgado e, no início de cada período, tem feito parte da ordem de trabalhos das reuniões de pais. O presente documento vai ser editado em livro digital, sendo divulgado no Facebook da Associação de Pais e, mal “nasça” a nova página web ou blogue da BE, também será aí postado. Por sua vez, o PintaEscovas, colado nos cadernos de TPC dos meninos e pintado por estes sempre que trazem as escovas usadas de cada estação, também é uma forma encontrada para prender a atenção das famílias. Em véspera de se iniciar a votação no EcoEscovão mais criativo, o mesmo Facebook, os monitores do CAF e do ATL, a página web do Agrupamento e uma informação escrita dirigida aos pais são os meios e os agentes de comunicação encontrados.


VOTAR no nosso EcoEscovão para cada estação é a participação que se pede, neste momento, a toda a Comunidade Educativa. Até ao dia 15 de maio, contamos recolher escovas usadas suficientes para também vencermos o concurso A escola que mais

recolhe escovas de dentes usadas. É que, se um banco de jardim é muito bem-vindo para o Jardim de Leituras da BE, dois

bancos são ainda muito mais. Mas os grandes vencedores já estão a ser os dentes bem escovados dos meninos… e os dos adultos também! Que saudáveis estão os nossos sorrisos!

creativemarket.com

Profile for Biblioteca Escolar Os Letrias

Ecoescovão eb1ji xutaria be os letrias 2015 2016  

Apresenta-se o projeto Ecoescovinha, uma iniciativa da MOMS (Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis) que está em pleno desenvolvimento na EB1/JI...

Ecoescovão eb1ji xutaria be os letrias 2015 2016  

Apresenta-se o projeto Ecoescovinha, uma iniciativa da MOMS (Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis) que está em pleno desenvolvimento na EB1/JI...

Profile for letrias
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded