Page 1


Sumario 1 - Editorial 2 - Sugestões de Presentes 42 - Receitas 68 - Entrevistas

Ficha tecnica Direção, conselho editorial, provedora, chefe de redação, produtora, diretora de marketing, gestora de comunidades (blog e facebook): Joana Carvalho Editores, designers, editores multimédia: Joana Carvalho Vítor Almeida


Editorial Nesta edição especial de Natal selecionamos alguns presentes que pode oferecer nesta quadra, preparamos deliciosas receitas e damos-lhe a conhecer novos projetos. Mas não se esqueça do mais importante:partilhe sorrisos, beijos, abraços, aprecie os momentos especiais e únicos. Saboreie a comida deliciosa, sinta os cheiros espalhados pela casa, visualize as cores vivas das decorações, aconcheguese com as mantas junto da lareira e viva a verdadeira magia desta época junto de quem mais ama. Votos de um Feliz Natal e Bom Ano 2018! A diretora da Revista Joana Carvalho

1


Tarte Pin Up Girl Blush Palette (Edição Limitada)

Smashbox Full Exposure Mascara

Lime Crime Velvetine Utopia Lime Crime Venus: The Grunge Palette

Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad

3


Kat Von D Lip Vixen Duo Lime Crime Carousel Gloss Present

Lime Crime Zodiac Glitter Aquarius

Kat Von D Shade + Light Contour Palette

4

Anastasia Beverly Hills Dipbrow Pomade Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad


Sephora Favorites Give Me Some Lip

Beauty Blender Black

BECCA Shimmering Skin Perfector Pressed Champagne Glow Palette featuring Champagne Pop x Jaclyn Hill

Bite Beauty Bite Mix and Mingle Scarlet/Mullberry

Too Faced Melted Kisses & Sweet Cheeks

Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad

5


Bite Beauty Best Bite Rewind Soap & Glory Solar Powder Bronzer

Lorac Limited Edition Pink Champagne Eye Shadow/Cheek Palette

6

Huda Beauty Liquid Matte Lipstick Vixen

BĂŠsame Cosmetics Brightening Violet Powder

Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad


Kat Von D Serpentina Eyeshadow Palette

Stila Bright & Bold Stay All Day Liquid Lipstick Set

Tarte Tartelette In Bloom Clay Eyeshadow Palette

Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad

7


EOS Visibly Soft

Tarte Glam Goodies Discovery Set

Too Faced The Chocolate Shop Kat Von D Metal Crush Eyeshadow Iggy

8

Too Faced The Chocolate Shop

Kylie Cosmetics Dancer Metal Lipstick

Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad


Para elas...

Figs & Rouge Rambling Rose Balm

Bath and Body Works Vanilla Bean Noel body lotion

Bath and body works Cozy Vanilla Cream gentle foaming hand soap

Bath and body works Mixed Berry Tart gentle foaming hand soap

Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad

9


Bioré Blemish Clearing Scrub

Victoria’s Secret Shea Smoothing Scrub Wash

10

Victoria’s Secret Dare Hydrating Body Lotion

Victoria´s Secret PINK Mandarin & Coconut Body Lotion

The Original MakeUp Eraser - Pink

Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad


Soap & Glory Smoothie Star Body Buttercream

Peter Thomas Roth Pumpkin Enzyme Mask

Tarte Rainforest of the Sea Make A Splash Hydrating Skin Savers

Pixi Glow Tonic

Zoella Beauty Creamy Madly Dreamy Body Lotion

Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad

11


Para eles...

Bulldog Original Shower Gel

12

Bulldog Skincare Comb and Oil Beard Care Kit

Bulldog Sensitive Face Wash

Bulldog Original Deodorant

Marvis Royal Wonders of the World Toothpaste

Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad


Johnnie Black Beard Oil

Johnnie Black Matte Pomade

Jack Black Jet Set Traveller *

Jack Black The Balm Squad Gift Set *

* Pode comprar estes artigos em www.facebook.com/BeautyAbroad

13


Abroad

www.facebook.com/Beauty


Cinco princesas, cinco animais mágicos, uma lenda e uma missão: proteger as férteis terras do Reino de Encanto! Esta nova série é uma prequela de As Princesas do Reino da Fantasia com ilustrações a cores e livro em capa dura. Com uma narrativa apaixonante com destaques divertidos e um tamanho de letra apropriado para primeiras grandes leituras. Uma coleção encantada para incitar o gosto pela leitura em jovens sonhadoras e aventureiras, apela diretamente ao imaginário: magia, princesas, segredos, aventuras, romance... em ambiente escolar, num reino fantástico.

Livro “O Segredo das Princesas – Vol. 1” da Planeta Júnior Uma tempestade de neve e de gelo abate-se sobre Encanto: o maléfico Egor desferiu um novo ataque, e só as princesas podem detê-lo e devolver a Primavera ao reino!

Livro “As Guardiãs dos Sonhos – Vol. 2” da planeta Júnior Os habitantes de Encanto caíram num sono profundo e sem fim… Para os salvarem, as cinco princesas terão de encontrar e enfrentar uma criatura lendária: a Fénix do Sono!

16


Livro “A Rapariga Que Salvou o Natal” da Booksmile Depois de “Um Rapaz Chamado Natal” (Booksmile, outubro 2016), Matt Haig regressa com mais uma história cheia de magia. “A Rapariga que Salvou o Natal”, com ilustrações de Chris Mould, é um livro fantástico que toca ao coração. Ninguém vai querer perder este novo clássico do Natal, onde a mensagem principal é acreditar no impossível. Só é preciso coragem e uma pitada de magia para salvar o Natal! A véspera de Natal chegou, mas algo não está bem! O mundo deixou de acreditar em magia e o Natal pode mesmo acabar. O Pai Natal vai tentar fazer tudo para o salvar, mas sabe que nunca conseguirá fazê-lo sem a ajuda de uma rapariga muito especial: a Amélia. Só que ela desapareceu! Com a ajuda de alguns elfos, de oito renas, da rainha de Inglaterra e de um misterioso homem chamado Charles Dickens, a jornada para resgatar a Amélia começa: é preciso encontrá-la, ou o Natal poderá perder-se para sempre!

Livro “Pedro Petas: Cuidado com a Gelatina” da Booksmile O protagonista de “Pedro Petas: Cuidado com a Gelatina” é um miúdo muito divertido, azarento e que enfrenta as aventuras próprias dos pré-adolescentes. Com ilustrações simples e muito divertidas, de Joe Berger esta história vai soltar muitas gargalhadas nos leitores mais novos. O meu nome é Pedro Petas e há quem diga que sou um pequeno mentiroso! Hmmm... talvez seja... um BOCADINHO! A verdade (verdadinha!) é que, às vezes, altero um pouco os factos, mas juro que é só para conseguir livrar-me de confusões. O problema é que, quanto mais minto, maiores se tornam os sarilhos. Os meus pais, a minha irmã e o meu avô têm feito tudo para que eu me transforme num rapaz mais sincero. Mas não é fácil! E eu sei lá se alguma vez vou conseguir. E tu, o que é que achas?

17


Livro “O Profeta” da Nascente Ler e meditar nas palavras de “O Profeta” é fazer uma viagem à raiz da nossa existência. «Al-Mustafá, o escolhido e o amado, esperou 12 anos na cidade de Orphalese pelo seu navio, no qual haveria de regressar à ilha onde nascera. O mar, que a si chama todas as coisas, chama-me? e eu devo embarcar. De boa vontade levaria comigo tudo o que aqui existe. Mas como poderei fazê-lo? E os anciãos da cidade adiantaram-se e disseram: Não vás ainda de entre nós. Pedimos que, antes de nos deixares, nos fales e dês a tua verdade.» Pela voz do profeta Al-Mustafá, o autor fala das questões centrais da existência humana, como o amor, a liberdade, a religião ou a morte. “O Profeta” é uma das obras mais inspiradoras da literatura espiritual, tendo já vendido dezenas de milhões de exemplares. O segredo do seu sucesso está na linguagem poética simples, mas profunda e inspiradora, que esta nova tradução preserva, oferecendo um autêntico mergulho na sabedoria inata de cada ser humano.

Livro “Reiki - A Energia Universal” da Nascente

18

Reiki: A Energia Universal é um guia de apoio para quem quer fazer o percurso completo da prática de Reiki. Apresenta respostas a questões sobre o ensino de Reiki em Portugal, dicas práticas para todos os níveis e sobre todas as matérias, e ainda ensinamentos únicos para mestres de Reiki. Este livro ajuda a compreender a Energia Universal e o Método criado por Mikao Usui, sendo um apoio essencial à transformação e ao desenvolvimento pessoal. Feito à imagem de um curso, é o primeiro livro a nível mundial com indicações sobre como realizar o Reiju. Um livro indispensável que o ajudará a compreender e preparar uma sintonização entre mestre e alunos; organizar uma escola de Reiki; ultrapassar as dificuldades comuns de um mestre de Reiki; motivar os alunos a praticar; explicar aos alunos como fazer autotratamento e as variantes de tratamentos a outros; responder e pensar sobre as críticas atuais ao Reiki.


Livro “Ser Feliz no Alasca” da Pergaminho Após o sucesso dos livros anteriores, o psicoterapeuta e formador espanhol Rafael Santandreu, apresenta na sua nova obra “Ser Feliz no Alasca” um método cientificamente comprovado, que permitirá ao leitor tornarse numa pessoa emocionalmente mais saudável, forte e calma. Devido às neuroses existentes atualmente, apenas 20% das pessoas são totalmente estáveis ao nível emocional, percentagem esta que o autor procura reverter com a aplicação do seu método. “Ser Feliz no Alasca” oferece conteúdos que, quando trabalhados conscientemente, ajudam a que o leitor seja uma pessoa centrada no presente, com uma mente forte e livre de todos os medos. «Poucas coisas existem que transmitam maior plenitude do que apreciar intensamente os pequenos prazeres da vida e agradecer o facto de estarmos vivos. Isso acontecerá de forma continuada e espontânea.»

Livro “Ser Bom: Ética Budista para o Dia a Dia” da Nascente O objetivo deste livro é simples: convidar os leitores a pensar sobre o que significa viver uma vida boa e oferecer-lhes conselhos práticos, baseados nos ensinamentos budistas, para o conseguirem. Em cada um dos mais de 30 pequenos capítulos, o Venerável Mestre Hsing Yun trata um aspeto moral ou ético específico, usando citações do rico acervo de escritos budistas como ponto de partida para a reflexão. A amizade, a gratidão e a ajuda aos outros são apresentados como elementos essenciais num caminho comum para descobrir e pôr em prática a nossa bondade e humanidade inatas. Aprenda com o Venerável Mestre Hsing Yun a controlar o corpo e a fala; superar a ganância; acabar com a raiva; ter paciência perante insultos; gerir as suas finanças; conviver melhor com os outros; praticar o budismo; ser bom.

19


Livro “SLAJ - O melhor livro do mun-

do sobre felicidade, autoconhecimento e superação”

da Contraponto

Este livro é um folhear de sabedorias antigas sobre o autoaperfeiçoamento que poderá alterar para sempre a sua visão de si próprio e da vida. “SLAJ” ensina o caminho do autoconhecimento profundo e, com ele, uma nova forma de conduzir a realidade a seu favor, conseguindo sempre uma solução para pequenas e grandes crises, tanto na vida pessoal como profissional. John Parker Smith começou a desenvolver a summa a que chamou SLAJ ao analisar diversas culturas e centenas de obras que veiculam o saber tradicional de várias origens e religiões, mas também as teorias e práticas recentes (como o coaching, por exemplo) e todas as manifestações da ciência. Neste livro, reúne o que elas possuem de mais válido nos domínios do autoconhecimento, do sucesso e da felicidade. «Se está a ler este livro agora é porque quer mais do que simplesmente viver. Quer uma vida melhor. Mais rica. Mais consciente das suas possibilidades. Com mais inteligência, mais conhecimento, mais felicidade.»

Livro “Manual dos Chakras” da Nascente

Os chakras são rodas de energia que fazem parte do corpo humano. Quando estão equilibrados, a pessoa sente-se plena de vitalidade e no topo da forma. Mas quando, pelo contrário, se encontram desequilibrados, impedindo o livre fluxo energético do corpo, surge o cansaço e a má-disposição. Neste “Manual dos Chakras”, a reputada reflexologista Pauline Wills mostra-lhe onde estão localizados os sete chakras principais, de que forma se interligam e como influenciam o seu bem-estar corporal. Depois ensina-o, através de exercícios práticos, a equilibrar cada chakra: seja pela cromoterapia, pela reflexologia, pelas posturas de yoga, ou ainda por exercícios respiratórios ou pela meditação. Um trabalho regular com os chakras permitir-lhe-á desenvolver o seu bem-estar físico, emocional e espiritual, assim como maximizar os seus índices energéticos para enfrentar com sucesso um quotidiano atarefado.

20


Livro “Segredos do Ayurveda” da Nascente Unindo ciência e filosofia, o Ayurveda é um sistema medicinal completo, o mais antigo de que há conhecimento, praticado na Índia, no Nepal e no Sri Lanka. “Segredos do Ayurveda”, publicado pela Nascente, é o guia perfeito para qualquer pessoa que deseje descobrir mais acerca desta prática com mais de 3000 anos. Identifique a sua constituição ayurvédica e descubra como, ajustando a dieta e o estilo de vida de acordo com o seu dosha, pode melhorar a saúde emocional, física e espiritual. Do yoga à meditação, passando pela astrologia e pela automassagem, descobrirá como funciona o Ayurveda, quais são os princípios em que assenta, o que esperar de uma consulta com um médico ayurvédico e como desenvolver mais o seu entendimento desta prática holística.

Livro “Segredos da Meditação” da Nascente A meditação é um instrumento milenar poderoso na criação de estabilidade emocional e na promoção da capacidade de concentração e de autoconsciência. Assente em diferentes estilos e tradições, “Segredos da Meditação” é um guia completo, adaptado tanto a iniciantes como a praticantes mais avançados. Abarcando um leque variado de práticas meditativas e incluindo instruções detalhadas, este livro irá ajudá-lo a compreender e a aplicar estas técnicas ao seu dia a dia, seja a meditação nas deslocações diárias, o mindfulness em um minuto ou minimeditações para crianças. “Segredos da Meditação” é um guia que o ensinará a controlar a mente, a desenvolver uma maior consciência do mundo à sua volta, a reduzir o stress e a ansiedade, trazendo-lhe uma sensação de bem-estar e plenitude.

21


Livro “O Silêncio na Era do Ruído” da Quetzal

Numa era de ruído, Erling Kagge defende o silêncio enquanto porta de acesso à essência individual. Nos dias que correm, temos medo de perder algo se passarmos cinco minutos longe do telemóvel, do e-mail e das redes sociais. As notícias correm tão depressa, sejam elas boas ou más, que não temos sequer tempo para as analisar Entre o meditativo e o prático, Erling Kagge coloca neste livro três questões: O que é o silêncio? Onde pode ser encontrado? Por que razão é mais importante do que nunca? O que se segue são 33 tentativas de resposta a estas perguntas. Erling Kagge aborda um tema crucial para os nossos tempos e parte das suas extraordinárias experiências de vida para seguir por uma miríade de caminhos diferentes. «Não se trata de virar as costas ao que nos rodeia», diz, «mas de ver o mundo de uma forma mais clara».

Livro “O Código da Mudança” da Pergaminho

22

A mudança, seja em que área da vida for, é algo que muitas pessoas desejam mas que poucas conseguem alcançar. Othon Gama esclarece, através deste novo livro, como é possível implementar este processo de transformação nas nossas vidas, tal como ele implementou, com sucesso, na sua própria vida. Expondo um método tridimensional, focado nas dimensões da sabedoria, descreve a ciência envolvida, a emocional, que nos mostra como cada pessoa é a grande solução para os seus próprios problemas, e a executiva, que explica como mudar. O autor revela ainda como modificar pensamentos, atitudes, hábitos e comportamentos. Mostra, passo-a-passo, como sair da zona de conforto e conquistar sonhos, antevendo um período que nem sempre é fácil ou rápido, mas que é possível, cultivando competências como a humildade, a capacidade de alterar a rotina, a autoconfiança, a autodisciplina e a resiliência. Othan desafia o leitor a definir e a conquistar objetivos que à partida parecem inatingíveis. Tal como desvenda neste guia, as chaves para o sucesso são a determinação e a coragem de cada um.


Livro “Oráculo das Vidas Passadas” da Nascente Compreenda os padrões e comportamentos das suas vidas anteriores. Inconscientemente, ao aceder a estas informações, a sua mente esclarece-o sobre a viagem da sua alma através dos tempos. A alma é imortal, e quanto mais rico e complexo o seu percurso, mais ele afetará a sua vida, a sua carreira, a sua saúde e até as suas relações familiares. Doreen Virtue e o Dr. Brian Weiss uniram conhecimentos para criar este guia único e de fácil consulta. Este Oráculo das Vidas Passadas e as suas 44 cartas dar-lhe-ão acesso a poderosas mensagens que ajudarão a explicar o trajeto da sua alma e a ultrapassar tempos mais difíceis, a superar bloqueios e a sentir mais felicidade e bem-estar. Tem de oferta de um baralho completo de 44 cartas.

Livro “Sabedoria do Oráculo” da Nascente O oráculo é uma forma única de se ligar a uma sabedoria superior para saber tudo sobre o seu passado, o seu presente e o seu futuro. Colette Baron-Reid, que é conhecida como Oráculo, cruzou elementos do I-Ching, das runas nórdicas, do tarot tradicional e de outras ferramentas de adivinhação para criar este oráculo singular. Este guia e as 52 cartas que o acompanham permitirão que interprete mensagens sobre todos os aspetos da sua vida, abrangendo mais de 250 significados distintos. Em “Sabedoria do Oráculo” poderá encontrar todas as respostas por que anseia e conhecer o caminho para a paz, a prosperidade e o amor. Inclui um manual ilustrado e a oferta de um baralho completo de 52 cartas.

23


Livro “Slow Living Yoga” da ARENA Vivemos numa sociedade exigente. Exige-nos pressa, tempo, atenção. As exigências das nossas vidas socioprofissionais cada vez mais aceleradas sobrepõem-se a nós. E entre tudo o que “é preciso” ser feito, não temos tempo para nos dedicarmos ao desenvolvimento da nossa consciência e vivemos, inevitavelmente, em permanente desilusão - com a imagem do nosso corpo, com as nossas capacidades físicas e com as nossas capacidades intelectuais. É por isso que precisamos do Yoga. Uma das mensagens centrais da sua filosofia está relacionada com o reconhecimento do sofrimento em que vivemos e a tomada de consciência da caminhada individual que devemos fazer para que nos libertemos dos tormentos que são criados pela mente e perpetuados pela sociedade. Para escapar, precisamos de ser conscientes não só dos nossos pensamentos, mas sobretudo da sua natureza. Tomar consciência é mais do que uma ação, é um estilo de vida. Para o autor, em suma, é Yoga.

Livro “As Cores do Amor” da Pergaminho

24

O amor, tal como a luz, possui diversas combinações cromáticas que nos permitem vivê-lo sem limites, que nos abrem o coração e ampliam a capacidade de amar. Estas variações cromáticas estão ligadas aos chakras. Se conhecermos estes centros de energia e os métodos corretos para os harmonizar, teremos as ferramentas essenciais para criar relações sãs e conscientes - de diferentes níveis e intensidades. Com uma abordagem descontraída, no livro “As Cores do Amor” a autora Karina Velasco revela uma analogia perfeita entre as cores e o amor. Neste guia dedicado ao amor, sexualidade e chakras, a coach de saúde e mestre de ioga baseia-se nas suas vivências e na sua perceção do amor para ajudar qualquer pessoa a viver relações felizes e saudáveis. «Na verdade, não somos educados com base numa visão holística do amor: o amor era algo que sentíamos, que víamos nos outros e absorvíamos das revistas, da televisão e da música. Porém, estes veículos de informação limitam-se a falar sobre o amor a preto e branco.», afirma Karina Velasco na introdução do seu livro.


Livro “Tudo Pode Ser Curado” da Lua de Papel Em 1975, Sir Martin Brofman soube que tinha um tumor na espinal medula. Segundo os médicos, era incurável, e restavam-lhe um ou dois meses de vida. O autor não se conformou. Estudou psicologia e filosofias esotéricas e com o que aprendeu curou-se completamente – do tumor já nem havia sinais, e o autor acabaria por viver, sem problemas, durante décadas. A partir daquela experiência, Sir Martin Brofman desenvolveu um método de cura, a que chamou Sistema do Corpo Espelho, e que é hoje ensinado em diferentes pontos do globo, inclusive em Portugal. O princípio é simples. O corpo é um espelho que reflete o que está mal na consciência. “Tudo Pode Ser Curado” explica detalhadamente o Sistema do Corpo Espelho, como funciona, como se deve aplicar no dia a dia e usar em processos de autocura. Ou até como usá-lo para ajudar terceiros.

Livro “Sobre o Amor” da Oficina do Livro

Que farei depois de te amar? Frederico e Paola. Dois caminhos que se cruzam. Ele acredita que o amor é como o vento: não há forma de provar que existe, a não ser pelo efeito que provoca no que toca. E ela, para quem o amor passou a ser uma ideia perdida dentro de si, à procura de uma janela para a liberdade. Conhecem-se porque o acaso conspirou para que se conhecessem, numa tarde quente em Lisboa. Carregam um passado, ele e ela. E há marcas, cicatrizes e amores que o tempo não apagou, nem pode apagar. São eles os dois e o mundo à sua volta. São eles os dois e o tempo que têm, vivido em cada minuto como se fosse o último, numa urgência crescente, assaltada por memórias que os manipulam. Sobre o Amor é o terceiro romance de Daniel Oliveira. Uma obra que nos fala do amor da conquista e da perda, do ciúme e da carência, da mágoa e do prazer. E de como a vida nos torna eternos a cada fração de segundo.

25


Livro “O Último Beijo da Mamba Verde” da Planeta O Último Beijo da Mamba Verde relata a história de gente simples, que apesar de viver no meio da guerra sonhava ser feliz e, sem saber como, acaba afundada em tragédias. Uma história sobre a Guerra Colonial que cruza, numa perspetiva original na Literatura Portuguesa, a guerra no mato e as histórias das pessoas, moçambicanos e portugueses, civis e militares, brancos e negros, que a viveram e aí viviam. O melhor romance de Cesário Borga e aquele em que se sente a mestria da escrita do repórter aliada ao mergulho na memória de histórias verdadeiras e vividas, resgatadas do esquecimento pelo talento do romancista. Grandes e inesquecíveis personagens, numa história inter-racial de amor e vingança, onde o ódio se disfarça e mistura com as cores da guerra.

Livro “1640” da Casa das Letras

26

1640 é um marco na História de Portugal, o da Restauração da Independência, após 60 anos de domínio espanhol, quando os portugueses se revoltaram e elegeram um rei natural, D. João IV. Este romance surge na sequência do D. Sebastião e o Vidente, depois do trágico fim da monarquia de Avis e anexação de Portugal pela Espanha. A ação decorre entre 1617 e 1667, período riquíssimo em factos, dramas e personagens, que lutam pela sua libertação e sobrevivência, face a uma crise social, económica e política, imposta por Filipe IV/Olivares, coadjuvados por Diogo Soares e Miguel de Vasconcelos, um triunvirato que só terá paralelo na troika de 2011. Quatro guias singulares conduzem o leitor nesta viagem ao passado, através dos seus dramas pessoais e coletivos: o poeta proscrito Brás Garcia Mascarenhas, autor da epopeia Viriato Trágico; a professa Violante do Céu, a Décima Musa da poesia barroca, enclausurada no convento; D. Francisco Manuel de Melo, o maior prosador ibérico do século XVII, prisioneiro na torre; e o Padre António Vieira, o mais brilhante pregador do seu tempo, a contas com a Inquisição.


Livro “Mil Vezes Adeus” da ASA O quinto romance de John Green, depois de uma ausência de cinco anos e o primeiro editado depois do sucesso mundial que foi “A Culpa É das Estrelas”. A história centra-se em Aza Holmes, uma estudante do liceu de 16 anos, com um transtorno obsessivo-compulsivo, que se junta à destemida, Daisy, na perseguição de um bilionário fugitivo, Russell Pickett, porque, em jogo, há uma recompensa de cem mil dólares. Na procura de pistas, irão transpor a distância que as separa do filho do desaparecido, Davis. Aza e Davis sentem entre si uma afinidade profunda. Ambos perderam pessoas que amavam. São almas irremediavelmente sós. Davis vive isolado pelo privilégio numa mansão megalómana. Aza debate-se com as suas batalhas interiores. John Green partilha connosco as angústias e os dramas da doença que o afeta desde a infância. O escritor norte-americano já disse que “embora seja ficção este livro é bastante real e pessoal.”

Livro “Chegada a Hora” da Bertrand

“Chegada a Hora” é o sexto livro da saga épica Crónicas de Clifton, do aclamado autor britânico Jeffrey Archer. Neste penúltimo capítulo da apaixonante série o suspense é uma constante, prometendo prender o leitor da primeira à última página. Os anos 70 do século XX não descortinam tranquilidade para as famílias Clifton e Barrington. Um acontecimento inesperado e devastador, um bilhete de suicídio, é catalisador de duras consequências para os protagonistas. Irá a força do amor e da honra triunfar ou prevalecerá o peso do destino? Um desfecho impensável abre caminho para o próximo e derradeiro capítulo desta crónica. Com uma escrita cativante, marcada pela intriga e paixão, Archer volta a envolver o leitor numa narrativa repleta de figuras e enredos complexos, alternando entre acontecimentos trágicos e momentos hilariantes, sempre pautados por um retrato vívido dos grandes eventos históricos do século passado.

27


Livro “Catarina de Bragança” da Editorial Presença

Sarah-Beth Watkins traz-nos um romance histórico biográfico brilhante sobre a filha de D. João IV de Portugal, Catarina de Bragança, que se tornou rainha da Restauração da monarquia britânica, ao casar com Carlos II de Inglaterra, Escócia e Irlanda, em 1662. Obrigada a suportar as muitas amantes do rei, seu marido, e as contínuas conspirações para a afastarem do trono, Catarina de Bragança não foi uma monarca feliz. Durante o reinado de Carlos II, Catarina testemunhou situações dramáticas - guerras sucessivas, a Grande Praga e o devastador incêndio da cidade de Londres -, e passou por muitas adversidades e provações, como a sua incapacidade de ter filhos e, assim, de gerar um herdeiro do trono. Mas, apesar de tudo, Carlos manteve-se dedicado à sua rainha, que lhe sobreviveu. Já viúva,regressou ao seu país natal, e, perto do final da vida, foi rainha regente de Portugal.

Livro “O Diabo, o Relojoeiro e a Máquina dos Sacrifícios” da Topseller

28

Imagine, caro leitor, a oficina de um relojoeiro. Imagine ainda que esta história se passa num mundo banal e que o relojoeiro é, também ele, um homem normal... com um talento extraordinário. Até ao dia em que alguém entra na oficina com o mais invulgar dos pedidos: uma máquina para converter a maldade do mundo em energia. Quem (pergunta-se o leitor) quererá esta bizarra extravagância? Ora, ninguém mais do que o próprio Diabo... Que, como se sabe, tem formas muito persuasivas de obter o que deseja. Passaram-se séculos, e o Diabo e a sua máquina estão a ter problemas. É então que, acidentalmente (embora se suspeite de uma certa influência maligna), a pequena e ingénua Hannah Green é arrastada para uma tenebrosa aventura maquinada pelo Diabo. Preste bem atenção, estimado leitor, pois aqui começará também a sua história, num mundo onde as aparências enganam e as coincidências não existem.


Livro “Memórias de uma Cortesã” da Quinta Essência Wray Delaney, acredita que existe um forte vínculo entre o mundo da imaginação da infância e o amor erótico adulto. Assim, ao misturar vários géneros – erotismo, ficção histórica, realismo mágico – a autora cria algo muito original. Um romance erótico, imoral e divertido, passado na cidade de Londres do século XVIII. Uma história forte é apresentada ao leitor, ao longo do livro, dando a conhecer a jovem Tully que chegou a ser a mulher mais desejada de Londres. Agora, todos disputam os melhores lugares para assistir à sua execução. Ela sabe que tem apenas uma hipótese de escapar à forca. Para tal, tem de conseguir contar a história da sua vida à única pessoa capaz de a salvar. Pleno de erotismo e realismo mágico, “Memórias de uma Cortesã” é uma magnífica viagem ao submundo londrino do século XVIII.

Livro “Passa a Noite Comigo” da Planeta

Megan Maxwell, a autora de romance erótico mais vendido em Portugal, depois de E.L. James, está de volta com a sequela da série best-seller “Pede-me o que Quiseres”, com um romance bem ao seu estilo: amor, luxúria e muito sexo. Dennis, um bonito professor brasileiro, durante o dia dá aulas num instituto alemão e de noite aulas de forró. No fim do ano escolar recebe uma excelente oferta de trabalho para um refinado e reputado colégio inglês que aceita sem hesitar. Quando chega a Londres gosta imenso. Tudo se complica quando conhece Lola, uma espanhola com uma personalidade endiabrada, diferente de todas as mulheres que já conheceu… mas ela não cai a seus pés como está acostumado. Uma história de amor contemporânea que faz sonhar, com ritmo, paixão e sentimentos à flor da pele. “Passa a Noite Comigo” é uma história que a fará sorrir e que lhe tocará o coração.

29


Livro “Tudo Isto Te Darei” da Planeta

Uma morte inesperada. Um obscuro segredo familiar. A busca da verdade no coração de uma terra lendária. Dona de uma escrita poderosa e intensa, Dolores Redondo volta a surpreender os seus leitores com este thriller apaixonante, contado do ponto de vista de um narrador omnisciente que, de fora, consegue estar em todos os cenários e assistir a todos os diálogos. A Ribeira Sacra, na Galiza, é o cenário deste romance de intriga, que é em simultâneo um drama familiar, no qual é explorado o lado mais intimista da personagem principal. Uma história plena de tensão, com um desfecho em crescendo mas que só no último minuto se conseguirá desvendar tudo. Numa narrativa genial, com personagens encantadoras, Dolores Redondo apresenta-nos uma história forte, intensa, profunda e sensível que prende o leitor até ao desfecho surpreendente.

Livro “A Filha do Pântano” da Harper Collins Se tivesse crescido num isolamento total... saberia distinguir o bem do mal? Helena tem um segredo: é o resultado de um rapto. O seu pai sequestrou a sua mãe quando esta era adolescente e manteve-a em cativeiro numa cabana remota nos pântanos da Península Superior do Michigan. Sem eletricidade e aquecimento, ou sequer água canalizada, Helena, nascida dois anos depois do rapto, adorava a sua infância. E, apesar do comportamento por vezes brutal do pai, amava-o... até descobrir exatamente até que ponto uma pessoa podia ser selvagem. Um thriller psicológico hipnotizador, magnifico e intenso, “A Filha Do Pântano” revela-nos uma história de uma mulher que tem de arriscar tudo para capturar o perigoso homem que moldou o seu passado e que agora ameaça roubar-lhe o futuro: o seu pai.

30


Livro “O Silêncio” da Planeta “O Silêncio” marca o regresso de Fiona Barton, a autora best-seller de “A Viúva”, num novo thriller psicológico arrebatador. Uma trama complexa, um narrador potente, uma escrita que prende o leitor até à última página e um desfecho inesperado e brilhante. Concentrando-se no lado humano do jornalismo de investigação, a autora conta uma história sobre a vida de três mulheres e como o destino as une e entretece um enredo de vida arrepiante. Um enredo bem imaginado, narradores fortes e consistentes e personagens já conhecidas e de referência em “A Viúva”. A jornalista Kate e o detetive Sparkes regressam para desvendar mais um grande mistério a par de uma envolvente e misteriosa mulher. Numa demolição em curso de uma velha casa de classe média em Londres, um trabalhador descobre um esqueleto minúsculo, que parece estar enterrado há anos. Quem será o bebé sepultado? Pode-se enterrar a história, mas não se pode esconder a verdade.

Livro “A Menina Silenciosa” da Suma de Letras

Suécia. Uma bonita casa branca, de dois andares. Dentro, uma família brutalmente assassinada - mãe, pai e duas crianças pequenas, mortos a tiro, em plena luz do dia. E o assassino escapou. Sebastian Bergman, com o Departamento de Investigação Criminal, tenta deslindar o crime, mas, com o principal suspeito morto, está num beco sem saída. Até que descobre que há uma testemunha do crime. Uma menina, Nicole, viu tudo e fugiu, assustada. As pegadas que deixou conduzem a equipa à grande floresta atrás da casa. Quando a encontram, descobrem que o trauma do que viu a deixou totalmente muda, comunicando-se apenas através de caneta e papel. Embora a menina se recuse a pronunciar uma única palavra, os seus desenhos revelam um facto convincente e inescapável: ela viu o assassino. Bergman fica obcecado com o desafio de romper a parede de silêncio de Nicole. Enquanto Isso, o assassino, agora consciente da existência da menina, está apostado em garantir que ela fique calada.

31


Livro “Compreender os Cães” da Vogais

Um guia altamente visual, “Compreender os Cães” interpreta todas as posturas, expressões, sons e ações exibidos pelo seu cão. Descubra o que ele está a tentar dizer-lhe quando tem as orelhas em baixo, quando ladra incessantemente e quando lhe mordisca os calcanhares. Aprenda por que razão age ou vocaliza de determinada maneira e como pode ajustar a sua resposta para assegurar um excelente comportamento e saúde caninos. Para cada um dos 100 comportamentos apresentados neste livro, existe uma fotografia acompanhada de uma explicação sobre a razão que leva o seu cão a exibi-lo, o que ele pretende e qual deve ser a sua resposta. Adequado a cães de todos os tamanhos, idades e raças, este livro esclarece como os cães se expressam individualmente e nas interações com outros cães e com os seus donos.

Livro “Jardins em Miniatura” da Vogais

32

Plantar uma paisagem num único vaso ou um ecossistema inteiro num frasco de doce? Holly Farrell explica como. A jardinagem em miniatura não é só para aqueles que têm pouco espaço, é também para os que têm pouco tempo. Os projetos de jardinagem descritos neste livro são de fácil realização e manutenção e não requerem experiência anterior. Todos os esquemas de plantação possibilitam a sua adaptação aos seus gostos e imaginação. Introduzir alguma vegetação na vida tem benefícios bem documentados. Estes jardins em miniatura são ideais para inspirar pessoas de todas as idades a praticar um pouco de jardinagem, seja uma floreira de janela, um vaso à porta de casa ou um terrário no parapeito. Os capítulos são fáceis de percorrer para se ocupar num dia de chuva (ou de sol), e muitos dos jardins têm a vantagem de ficar completos e adultos de imediato, o que faz deles prendas fantásticas para adultos e crianças. Um livro criativo, divertido e que irá estimular a imaginação de miúdos e graúdos!


Livro “Alívio da Dor” da Nascente

Todas as pessoas sofrem, num determinado momento, de algum tipo de dor, mas muitas esquecem-se de que existem diversos tratamentos alternativos aos tradicionais comprimidos analgésicos. Este livro, de linguagem acessível e de fácil consulta, foi escrito por quatro especialistas nas suas áreas e dá a conhecer mais de 200 tratamentos para 25 enfermidades causadoras de dor: das dores musculares às enxaquecas, passando pela ciática ou a faringite. O livro também sugere tratamentos naturais holísticos para algumas doenças crónicas, como a artrite, as lesões por esforço repetitivo e a tendinite. Para cada problema de saúde, mostra-se a abordagem da medicina tradicional e, em seguida, as alternativas oferecidas pela medicina chinesa, pela homeopatia e pela naturopatia. É assim possível abarcar um mais amplo leque de tratamentos para cada tipo de dor.

Livro “Remédios Naturais Caseiros” da Vogais “Este livro foi escrito para lhe dar a possibilidade de tomar as rédeas da sua própria saúde, recorrendo à sua cozinha e quintal.” As pessoas têm cada vez mais consciência de que recorrer excessivamente a medicamentos pode ser prejudicial à saúde, e a preocupação com os seus possíveis efeitos secundários tem levado a que se procurem alternativas mais naturais para o tratamento de determinados problemas de saúde. Neste livro, encontrará receitas fáceis de preparar à base de ervas, óleos essenciais e ingredientes que pode encontrar na sua cozinha. Consulte‑as sempre que precisar e, em breve, estará a criar os seus próprios remédios naturais para tratar problemas de saúde tão diversos como tosse, constipações, dores de garganta, eczemas, artrites ou asma.

33


Livro “Remédios Naturais para Bebés e Crianças” da Pergaminho O excesso de medicação a que as crianças são sujeitas, desde a mais tenra idade, é uma preocupação cada vez mais premente para os pais dos nossos dias. Que alternativas há à abordagem estritamente “química” dos tratamentos farmacológicos? Serão as alternativas saudáveis e viáveis? Lourdes Prat apresenta, ao longo destas páginas, um guia muito prático e informativo acerca das possibilidades terapêuticas de métodos e terapias holísticas para uma infância saudável como: Cromoterapia, Homeopatia, Sais de Schussler, Florais de Bach, Medicina Aiurvédica, Quiroprática. Os remédios naturais são usados desde a origem dos tempos e o seu uso mantem-se nos dias de hoje porque são efetivos e funcionam. «Os remédios naturais podem ser usados como reforço e apoio de tratamentos médicos das principais doenças da infância.»

Livro “Baby-Led Weaning” da ARENA Baby-Led Weaning é um método de alimentação que consiste em introduzir nas refeições dos bebés, a partir dos seis meses de idade, alimentos sólidos que lhes permitam comer sozinhos. Se lhe dermos os alimentos adequados à sua idade, cozinhados segundo as suas necessidades, o bebé aprende a controlar, de forma natural, aquilo que come, melhora a sua psicomotricidade fina, desenvolve uma relação saudável com os alimentos e, o que é ainda mais importante, come à mesa com a família. É este método que vai poder aprender neste novo livro que, com a ajuda de 70 receitas de almoços, jantares e sobremesas e esclarecimento de dúvidas, vai revolucionar a alimentação do seu bebé. Esta é a oportunidade perfeita para ajudar o seu bebé a descobrir a comida de forma divertida e em família.

34


Livro “Saber Comer: As Regras de Ouro” da Lua de Papel Michael Pollan, um dos jornalistas científicos mais premiados deste século, ao longo de mais de 25 anos, andou a estudar os nossos hábitos alimentares e a publicar livros sobre o tema. Em “Saber Comer”, o autor sintetizou toda a ciência, todos os estudos, numa frase que se tornou célebre: «Coma comida. Coma pouco. Sobretudo vegetais.» São seis palavras apenas, que o autor explica e desdobra em 64 regras que nunca mais esqueceremos. Fáceis de ler, sem linguagem técnica, ajudam-nos a escolher a comida que devemos pôr no prato, e a melhor maneira de a desfrutar. Não é uma dieta, mas sim um manual para quem ama a comida e quer comer melhor, e se sente confuso com tantas informações contraditórias. Esqueça portanto as calorias ou antioxidantes e redescubra o prazer de uma boa refeição - na certeza de que basta seguir alguns destes princípios para ganhar saúde e perder quilos sem dar por isso.

Livro “O que faz bem e o que faz mal” da A Esfera dos Livros O salmão é rico em ómega 3. Verdade. Mas sabe como é criado e os riscos que o seu consumo pode ter para a saúde? E as carnes brancas são realmente as mais saudáveis? E o trigo é aconselhável? Devemos ou não devemos beber leite? Quais são os melhores regimes alimentares? O paleolítico, o vegetariano, o mediterrânico, outro? Tendo por base estudos científicos e a sua prática clínica, neste novo livro, a nutricionista Magda Roma analisa os principais benefícios e desvantagens dos alimentos que consumimos. Da carne ao peixe, passando pelos vegetais e lacticínios, todos os grupos alimentares são devidamente escrutinados, porque é necessário desmistificar verdades que se consideram absolutas. Magda Roma apresenta ainda 55 receitas com os vários regimes alimentares em análise nas quais pode confiar e servir à sua família e amigos sem receio de colocar a sua saúde em risco.

35


Livro “Cozinha Flexi” da ARENA

Adam Martín, jornalista especialista em nutrição, apresenta-nos neste livro a nova tendência que é o flexitarianismo: um estilo de vida que nos proporciona todas as vantagens de uma dieta vegetariana, mas sem ter de eliminar totalmente o consumo de carne, peixe ou outro alimento de origem animal. A opção flexitariana proporciona uma dieta equilibrada e saudável, sem o rigor do vegetarianismo, e muito fácil de seguir por ser parecida com a nossa gastronomia tradicional e a dieta mediterrânica. Além de conhecer os muitos benefícios do flexitarianismo, o leitor encontrará 80 receitas deliciosas e menus completos, com pequenos -almoços, almoços e jantares, para poder explorar o mundo flexitariano num plano de 21 dias. Porque, como apontam todos os especialistas, os alimentos vegetais têm um papel fundamental na nossa saúde e devem ser os principais protagonistas de uma dieta saudável e equilibrada.

Livro “Prato do Dia” da Casa das Letras 80 receitas para comer bem e ser feliz! Este é o livro de culinária mais aguardado pelos portugueses que acompanharam os mais de 120 episódios do «Prato do Dia» - o programa de culinária nacional do canal 24Kitchen, apresentado pela Filipa Gomes desde 2013. E se todas as noites ela entra armada com tachos e panelas por nossa casa adentro, agora é como se estivesse sempre connosco, a cozinhar lado a lado. Ao todo são 80 receitas de entradas, pratos principais e sobremesas. Simples, práticas e deliciosas. Visto na TV e aprovado em sua casa. Para ler, cozinhar e saborear, como diz a Filipa “até ter nódoas de gordura e ficar com páginas coladas à conta dos salpicos de massa de bolo!”

36


Livro “A Vida Virgem Extra” da Casa das Letras Em 2003 Cláudia Villax iniciou um projeto familiar de agricultura biológica que deu origem à produção de azeite biológico. Com o livro “A Vida Virgem Extra”, dá a conhecer a aventura que tem sido ser produtora de azeite biológico. Nesta obra transmite o conhecimento que tem adquirido ao longo dos últimos 14 anos sobre o azeite, a essência da comida que ingerimos; ensina como comprar azeite, como é produzido, que benefícios traz à nossa saúde; desmistifica os mitos em torno do mesmo, etc. Neste livro, a autora desafia-nos a experimentar inúmeras receitas que se podem fazer a partir do azeite. Algumas deliciam o nosso palato e outras cuidam do nosso corpo e cabelo. Venha daí e apaixone-se de novo pelo azeite. Uma das melhores superfood do mundo que faz bem à saúde!

Livro “A Cozinha do Ioga” da Casa das Letras Bem-vindo à Cozinha do Ioga! Quer seja um praticante de ioga ou apenas pretenda ideias para equilibrar a sua mente e dar energia ao seu corpo, este livro oferece-lhe mais de 100 deliciosas receitas vegetarianas, algumas das quais veganas, sem glúten e açúcar refinado. Este livro segue o princípio do ioga de que combinando a alimentação com a nossa saúde holística podemos unir e fortalecer todo o nosso sistema. Cada capítulo foi escrito para ajudar, apoiar e transformar os diferentes sistemas sinergéticos dentro do nosso corpo, baseados nos chacras. Descubra ideias de refeições que ajudem a alinhar a sua energia mental e física, e a melhorar a sua vida do dia a dia. Nunca foi tão simples fazer pratos saudáveis, nutritivos e equilibrados em casa!

37


Livro “É doce, é Yämmi” da Porto Editora Numa casa portuguesa, há doces com certeza! Neste livro encontrará doces e sobremesas tipicamente portuguesas, algumas inovações e doces de fora cá dentro. São mais de 100 receitas recheadas de sabor e carregadas de amor que prometem facilitar a sua vida no momento de apresentar uma mesa repleta de doces com a ajuda da Yämmi. São tão deliciosos que os seus convidados “até lhes vão chamar um figo!” Bom apetite! * Pode encontrar receitas deste livro nas páginas seguintes

Livro “Sopa para a Síria” da Casa das Letras Um livro que reúne receitas de mais de 80 chefs de renome internacional - como Anthony Bourdain e Ezzat Ellaz - e os portugueses Rui Paula, Miguel Rocha Vieira, Ljubomir Stanisic e Kiko Martins. Uma ideia que nasceu quando Barbara Massad, gastrónoma e fotógrafa libanesa, visitou os milhares de refugiados concentrados no Vale de Beca e se questionou como poderia ajudar a minorar o sofrimento dos sírios amontoados em tendas de plástico. Os lucros da edição portuguesa - que contou com a ajuda do ator Pedro Carvalho - são uma pequena contribuição para aliviar o sofrimento dos 3,8 mihões de refugiados de um conflito que dura há cinco anos. * Pode encontrar receitas deste livro nas páginas seguintes

38


Livro “Manual de Cozinha Asiática” da Esfera dos Livros Paulo Morais é consensualmente reconhecido como o pioneiro da cozinha asiática em Portugal. Conhecido pelo seu estilo sofisticado e personalidade discreta, foi o primeiro sushichefe português e revela uma vontade incessante de experimentar e inovar. Neste livro, Paulo Morais leva-nos numa intensa e colorida viagem de sabores pelo Sudoeste da Ásia – pelo Vietname, Tailândia, Camboja, Laos, Myanmar, Malásia, Indonésia, Singapura e Filipinas. Menos conhecidas do que as gastronomias chinesa ou japonesa, são igualmente ricas, diversificadas e saudáveis. Ao longo de dezenas de receitas de peixe, carne, vegetais, massas, entre outras, Paulo Morais ensina-nos a confecionar os melhores pratos de cada um destes países. Desde o célebre Pad Thai tailandês ao não menos famoso Pho do Vietname, passando pelo Nasi Lemak, da Malásia, e pelo Mee Goreng, da Indonésia.

Livro “Nhom Nhom: Comida para crianças que todos vão querer comer” da Arte Plural Para garantir que não fica nada no prato, Joana Barrios compilou as receitas que começou a preparar depois de ter sido mãe. Com combinações saborosas, a autora partilha a primeira sopa dos bebés, pratos de carne e peixe, sobremesas, petiscos e muito mais, apresentando aos seus leitores pratos e porções equilibradas. Com dezenas de receitas saudáveis e criativas, Joana Barrios, mãe, autora e atriz, explica que «Nhom Nhom é tão simples quanto um livro de receitas para bebés. É um livro de receitas de mãe para mãe, escrito por uma jovem mãe (eu) tão atarefada como todas as outras mães em 2016, mas que adora cozinhar de forma tradicional e simples (logo saudável), recorrendo a técnicas básicas que fazem parte do nosso património cultural tradicional português, ibérico, mediterrânico.» * Pode encontrar receitas deste livro nas páginas seguintes

39


Livro “Conservas: Compotas, Geleias, Pickles e Muito Mais” da Vogais Por algum motivo, abrir um armário e ver filas esplêndidas de frascos de vidro brilhantes, cheios de compotas, geleias, chutneys, pickles e fruta em conserva dá imensa satisfação. “Conservas: Compotas, Geleias, Pickles e Muito Mais” está repleto de dicas e sugestões úteis, explica tudo sobre os ingredientes, a fruta e os legumes mais populares, os açúcares, as técnicas de culinária e os métodos de armazenamento. Cada capítulo inclui uma secção sobre eventuais percalços — o que pode acontecer quando não seguimos corretamente uma receita ou quando não armazenamos devidamente as conservas. * Pode encontrar receitas deste livro nas páginas seguintes

Livro “Dieta Alcalina” da Vogais Renda-se à dieta alcalina, liberte o corpo e a mente e veja os resultados. Com o plano alimentar Honestly Healthy - concebido pela chef Natasha Corrett e pela nutricionista Vicki Edgson - descobrirá receitas nutritivas e planos que o ajudarão a reduzir a acidez da sua alimentação, desintoxicar o corpo e ainda pôr o fim a hábitos prejudiciais. Do pequeno-almoço ao jantar, aprenda a combinar alimentos, texturas e sabores e ainda a preparar os ingredientes da melhor forma, sem que percam os seus nutrientes. Pensando nas necessidades do seu corpo, as autoras criaram planos adaptáveis ao estilo de vida de cada um, para que comece o plano alcalino cheio de inspiração! Cozinhar comida deliciosa e sem pecado nunca foi tão fácil! * Pode encontrar receitas deste livro nas páginas seguintes

40


Livro “Grão a Grão” da Vogais “Grão a Grão” oferece ideias inovadoras para receitas, saborosos conselhos culinários, inesperadas combinações de sabores e inúmeras maneiras criativas de cozinhar e apreciar estes ingredientes tantas vezes ignorados. Descubra como utilizar os supergrãos (grãos com glúten, sem glúten, sementes e arroz) nas mais diferentes situações e receitas: dos pequenos-almoços em família a uma salada ao almoço, dos acompanhamentos às sobremesas. As receitas destacam os benefícios de grãos específicos, mas estes são variáveis conforme a categoria. Muitas das receitas são vegetarianas, algumas são veganas, e há uma boa variedade de receitas sem glúten. Um livro obrigatório em qualquer cozinha moderna e saudável. * Pode encontrar receitas deste livro nas páginas seguintes

Livro “Snacks Energéticos” da Vogais Aprenda a fazer deliciosos e saudáveis snacks energéticos com este livro prático, com ilustrações esclarecedoras e visualmente muito apelativo. Sem conservantes, ricas em proteínas e muito fáceis de confecionar, estas bolinhas de felicidade usam somente ingredientes crus e pouco açúcar. São 30 receitas económicas de snacks para serem consumidos ao pequeno-almoço ou lanche, antes ou depois do exercício físico ou como substituição de algumas tentações, como a sobremesa a seguir à refeição. Toda a família vai adorar. O difícil será mesmo escolher a receita por onde começar!

41


Tofu espiritual Ingredientes (4 pessoas) • • • • • •

250g de tofu Sumo de limão q.b. 1 molho de espinafres 1 cebola média 3 dentes de alho 3 cenouras

• Azeite q.b. • 800g de batatas • 1 pacote de creme culinário de soja da Shoyce • Cerca de 50ml de bebida de arroz da Shoyce

• • • • • •

Pão ralado de espelta Alho em pó Levedura nutricional Sal q.b. Pimenta branca q.b. Noz moscada q.b.

Preparação Cozer os espinafres e reservar. Cozer as batatas. Quando estiverem cozidas, esmagar e juntar o creme culinário de soja, a bebida de arroz, a noz moscada, a pimenta branca e sal e mexer até ficar um puré macio e sem grumos. Reservar. Numa frigideira, refogar a cebola e o alho picados com um pouco de azeite. Quando a cebola começar a ficar transparente, juntar as cenouras raladas com um pouco de sal e deixar refogar um pouco. Cortar o tofu aos cubos pequenos e envolver com umas gotas de sumo de limão. Juntar com os espinafres ao preparado anterior e deixar refogar mais um pouco. Juntar o puré ao refugado e mexer bem. Deitar tudo numa travessa e polvilhar com o pão ralado, o alho em pó e a levedura nutricional. Levar a gratinar ao forno, cerca de 10-15 minutos, a 170ºC.

43


Chocolate quente (vegan) Ingredientes (2 pessoas) • 2 canecas de bebida de coco da em pó • 2 colheres de sobremesa de faShoyce • 2 colheres de sobremesa de farinha de araruta ou amido de • 1 colher de sobremesa de cacau rinha de alfarroba milho cru em pó • 1 pitada de canela em pó • 1 colher de sobremesa de maca • 1 pitada de cardamomo em pó Preparação Misturar os ingredientes e levar ao lume, mexendo com uma vara de arames, sem deixar ferver. Deitar em canecas e beber ainda quente.

44


Leite creme (vegan) Ingredientes • 1 litro de bebida de soja de bau- • 2 cascas de limão nilha da Shoyce • 2 paus de canela • 100g de amido de milho • 1 +1/2 colheres de chá rasas de

corcuma em pó • 3 colheres de sobremesa de geleia de agave

Preparação Numa panela pequena colocar um pouco da bebida e o amido de milho e bater com uma vara de arames até dissolver bem. Juntar a restante bebida, as cascas de limão, os paus de canela, a curcuma e o agave. Mexer bem e deixar ferver até ficar com a consistência desejada. Retirar as cascas de limão e o pau de canela. Deitar em tigelas, polvilhar com açúcar de coco e queimar com um ferro em brasa.

45


Pudim de chocolate, canela e manteiga de amêndoa Ingredientes • 1L de bebida de soja de chocolate • 100g de amido de milho Preparação Numa panela, misturar o amido de milho com um pouco da bebida. Depois juntar o resto da bebida e mexer bem. Levar a lume brando e ir mexendo com uma vara de arames, durante 2 minutos. De seguida adicionar os restantes ingredientes e mexer até obter a consistência desejada. Deitar em taças e deixar arrefecer. Colocar no frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir.

46

• 2 colheres de sobremesa de manteiga de amêndoa • 1 colher de sobremesa de maca

em pó • 1 colher de chá de canela


Leite Dourado Ingredientes (3 pessoas) • • • •

1l de bebida de arroz da Shoyce 1 + ½ colheres de chá de canela 1 colher de chá de curcuma ¼ colher de chá de baunilha

• ½ colher de chá de cardamomo • 1 colher de sobremesa de óleo de coco • 1 colher de sopa de xarope de agave

Preparação Misturar os ingredientes e levar ao lume, mexendo com uma vara de arames, sem deixar ferver. Deitar em canecas e beber ainda quente.

47


48 Receitas retiradas do livro “É doce, é Yämmi”


49


50 Receitas retiradas do livro “Sopa para a Síria”


51


52 Receitas retiradas do livro “Sopa para a Síria”


53


54 Receitas retiradas do livro “Conservas�


55


56


57

Receitas retiradas do livro “Dieta Alcalina Plano para Uma Vida Mais Saudável”


59

Receitas retiradas do livro “Grão a Grão Técnicas e Receitas para Cozinhar com Supergrãos”


61

Receitas retiradas do livro “Grão a Grão Técnicas e Receitas para Cozinhar com Supergrãos”


Bacalhau no Forno com Espinafres

Receita retirada do livro “Nhom Nhom”

Ingredientes

62

• 1 posta de bacalhau demolhado já sem sal (não precisa de ser uma posta grande) • 0,5l de leite

• • • •

0,5l de água uma pitada de noz-moscada 1 cebola 2 dentes de alho

• • • •

azeite 1 folha de louro 4 batatas médias 150g de espinafres

Preparação 1. Coza a posta de bacalhau no leite misturado com água e a noz-moscada. 2. Descasque a cebola e o alho e leve-os a refogar em azeite com a folha de louro. 3. Quando estiver cozido, retire o bacalhau do tacho. Coe o leite e leve-o novamente ao lume. 4. Descasque e lave as batatas, corte-as em cubos e leve-as ao lume no leite, para as amaciar. 5. Arranje o bacalhau, retirando-lhe a pele e as espinhas; desfie-o e reserve. 6. Deite os espinafres num recipiente, lave-os com água morna, escorra-os e reserve. 7. Retire as batatas do lume e guarde o líquido – pode coá-lo novamente, se o desejar. 8. Acrescente o bacalhau ao refogado e junte 1 concha de leite; envolva. 9. Adicione as batatas e mais 2 conchas de líquido, e torne a envolver. 10. Acrescente os espinafres e o resto do líquido, envolva e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até que se evapore grande parte do líquido. 11. Quando a mistura dos ingredientes adquirir um ar preguiçoso, e lento e bom, baixe o lume para o mínimo. 12. Verta o conteúdo do tacho num tabuleiro próprio, leve ao forno preaquecido a 200ºC e deixe tostar durante 15 a 20 minutos. 13. Sirva! Polvilhe com pão ralado antes de levar a tostar.


64 Receitas retiradas do livro “Envelhecer com Prazer�


65


66 Receitas retiradas do livro “Envelhecer com Prazer�


67


Cozinhar com Amor Daniela Ricardo (Chá das Cinco) Número de páginas: 336 Género: Culinária Preço: 18,80€ Sinopse: «Mais do que uma tarefa, cozinhar é um ato de amor a pensar em si e no bem-estar da família. Depois de viajar pelos quatro cantos do mundo com Viagens da Comida Saudável, Daniela Ricardo está de volta para partilhar a sua energia e visão sobre a cozinha natural e consciente. E desta vez não está sozinha, mas acompanhada por amigos que partilham a sua experiência e preocupação com a alimentação e hábitos de vida saudáveis. Fátima Lopes, Geninha Varatojo, Pedro Norton de Matos, Rute Caldeira, Luís Baião e Alexandre Gama juntam-se a Daniela Ricardo com as suas receitas e histórias para privilegiar um regime alimentar que, muito mais do que uma dieta, é um verdadeiro estilo de vida. Seja qual for a área em que trabalha ou as dificuldades diárias que enfrenta, o desejo de uma vida mais saudável depende apenas da sua vontade e do amor com que cozinha.»

69


A autora: Daniela Ricardo é licenciada em Enfermagem. Trabalha no Instituto Português de Oncologia do Porto como Enfermeira desde 1997, local onde ainda exerce essa atividade profissional. Em 2004 tirou o Curso de Shiatsu no Instituto Português de Naturalogia, no Porto com o intuito de o aplicar na sua área profissional. Só mais tarde surgiu a alimentação na sua vida, e estudou no Instituto Macrobiótico de Portugal, formando-se como Professora e Consultora de Macrobiótica. É apaixonada pela cozinha e participou em vários projetos como IDEALNATURAL — um projeto de Alimentação e Consultoria Macrobiótica. Hoje abraça um novo projeto, a aBiofamily que visa não só divulgar a Culinária Natural com base na filosofia macrobiótica, como levar todos a iniciarem viagens pelo Mundo. Já cozinhou nos mais variados locais nas suas incursões pelo mundo e a sua missão é levar cada vez mais pessoas a adotarem um estilo de vida saudável e consciente, que contribua tanto para o seu bem-estar físico, como para o equilíbrio e sustentabilidade do planeta.

Entrevista a Daniela Ricardo, a autora de “Cozinhar com Amor”

70

A Daniela trabalhou no Instituto Português de Oncologia como enfermeira durante 20 anos mas a paixão pelas viagens e pela culinária mudou a sua vida. - Quer falar-nos um pouco de como foi esta mudança e sobre o seu trabalho atualmente? Esta mudança foi acontecendo de uma forma natural, primeiro surgiu a paixão pela alimentação e só depois as viagens. A alimentação passou a fazer parte da mi-


nha vida a partir do momento que descobri a macrobiótica há cerca de 15 anos. Eu tinha mudado já a minha alimentação para tendencialmente vegetariana, incentivada pela prática de Yoga, mas fazia muitas asneiras e não tinha uma alimentação equilibrada. Um dia, um amigo falou-me da macrobiótica e acenderam todas as lâmpadas do meu cérebro. Fiz uma consulta com o meu querido amigo Francisco Varotojo e inscrevi-me no Curso. Desde então sempre estive ligada à alimentação e a projetos que visam divulgar a alimentação como uma forma de cura e como uma forma de prevenção. Eu como Enfermeira fiquei maravilhada ao perceber o poder curativo dos alimentos e que esse poder está nas nossas mãos. A paixão pela cozinha surgiu assim percebendo que a cozinha pode ser a nossa farmácia e que através de uma alimentação consciente e natural podemos ter mais saúde. As viagens surgiram mais tarde, quando comecei a namorar e mais tarde casei com o Luís Baião, o meu marido, mentor das viagens com alma da zen family. Ele é um viajante nato, com alma de viajante. A paixão pelas viagens surgiu por inspiração dele, por ter começado a viajar com ele e perceber que ficamos muito mais ricos com todas as vivências que temos com outras pessoas. Em viagem tenho também a possibilidade de perceber a cultura e hábitos alimentares de outros povos e perceber como isso afeta a sua saúde. Atualmente trabalho como professora e consultora de alimentação consciente e natural, faço consultas de orientação alimentar, palestras, workshops de cozinha natural, retiros na Casa dos Sonhos, sendo eu a responsável por toda a alimentação, viagens pelo mundo (nas quais sou responsável pela alimentação e despertar essa consciência alimentar nos viajantes), escrevo livros ( “Viagens da Comida Saudável” e “Cozinhar com Amor”) para levar mais pessoas a adotarem uma estilo de vida cada vez mais saudável, sou mentora e co-responsável pela aBiofamily. Deixei este ano de trabalhar como enfermeira, porque não era possível conciliar os horários de todas as minhas atividades com a profissão, embora o tenha feito nos últimos 15 anos. - O que a inspirou para seguir este caminho? O que me inspirou a seguir este caminho foi trabalhar na verdadeira preven-

71


ção. A mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida trazem sempre consigo uma melhoria da qualidade de vida e da nossa condição física, se esses hábitos forem salutares. O que me inspirou foi perceber que estaria mesmo a trabalhar na saúde. Que era o meu objetivo quando me tornei enfermeira. Em outubro lançou um novo livro - “Cozinhar com Amor” - publicado pela Chá das Cinco, sucedendo ao “Viagens da Comida Saudável”, que nos mostra o caminho para uma alimentação e estilo de vida mais naturais. - O que é para si cozinhar? Cozinhar e comer estão intimamente ligados como se pode perceber. Quando li pela primeira vez a frase de Mia Couto “Cozinhar é uma forma de Amar” adorei, mas não percebi logo a profundidade deste conceito. Cozinhar é uma forma de Amar, pois de uma forma descomprometida esforçamo-nos por dar aos outros o que sabemos fazer de melhor, porque os amamos e os queremos nutrir. Os afetos que nutrimos pelos outros tornam esta atividade em algo belo e único. Mas se cozinhar é uma forma de amar, Comer é um ato de amor connosco. Acredito que comer é um gesto de amor-próprio importantíssimo, que o ato de comer é mais do que ingerir macro nutrientes, mas que através deles podemos ingerir energias subtis e transformar as nossas vidas e a de todos os que nos rodeiam através das escolhas que fazemos. Cozinhar é pegar no poder da Natureza, conjugá-la, mesclá-la e fazer pratos cheios de energia, vitalidade e amor, que nutrirão todas as facetas do nosso ser. - Como se pode mudar e manter uma alimentação com base no Amor? Em primeiro lugar temos que tomar consciência que comer é uma ato de amor próprio, perceber o poder que os alimentos encerram em si mesmos. Depois desta tomada de consciência surge a vontade. Se houver vontade, há mudança. A vontade é o motor dessa mudança, aliada a uma orientação que pode ser dada por um consultor ou pode partir de nós próprios. Vindo de um consultor é mais rápido, a outra opção requer estudo para que a limitação seja equilibrada e nada falte na nossa alimentação diária. Depois é assumir o compromisso connosco próprios e

72


dedicarmo-nos a essa mudança. No início pode parecer difícil, porque surgem novos nomes, porque requer mudança de hábitos, mas com o tempo torna-se super fácil e intuitivo. - Na sua opinião, o que acha que precisa de ser feito para consciencializar as pessoas do que implica uma alimentação natural e consciente? Acesso a informação. Hoje em dia temos muita informação sobre tudo e mais alguma coisa, temos também muita desinformação. É preciso procurar informação verdadeira e a melhor forma que eu encontrei foi, procurar informação que não beneficie ninguém, nem nenhum grupo económico ou algum produto. Isso o mostrar através do nosso exemplo que é exequível e que traz realmente mais saúde, mais vitalidade, mais vida. É importante alimentar as pessoas que amamos com bons ingredientes e de forma saudável mas é igualmente importante cozinharmos para nós com o mesmo amor e cuidado com que cozinhamos para os outros. - Este é um dos ingredientes chave que transmite no seu livro para nos nutrirmos e vivermos bem, correto? Sim, é nutrirmo-nos como se fossemos o ser mais precioso da faca da terra. Dar o melhor ao nosso corpo sempre, como o fazemos quando cuidamos de um bebé. É cozinhar e comer com Amor! À Daniela Ricardo juntam-se os amigos Fátima Lopes, Geninha Varatojo, Rute Caldeira, Luís Baião, Pedro Norton de Matos e Alexandre Gama que partilham neste livro algumas das suas receitas, histórias e experiências com a alimentação e hábitos de vida saudáveis. - Podemos afirmar que este é um livro com muita partilha mas principalmente feito e “cozinhado” com muito Amor? Podemos afirmar isso mesmo. Todos estes amigos que se juntaram a este livro, são amigos que partilham a minha visão da vida e que partilharam com amor as suas histórias e receitas mostrando que é sempre possível fazer uma alimentação

73


consciente e natural, através dos seus exemplos. A Geninha Varatojo é um exemplo de como criar 4 filhos sempre com estes princípios. A Fátima Lopes mesmo na azáfama que é a sua vida televisiva, tem tempo para dedicar atenção ao que come e como nutre a sua família. O Pedro Norton de Matos, o mentor do green fest mostra que precisou de uma epifania para a mudança, mas que esta é sempre possível, mesmo não sendo fundamentalista mas tendo em consideração a sustentabilidade. A Rute Caldeira que precisou de mudar a alimentação de uma forma global, isto é de todas as vias pelas quais nos alimentamos para conseguir a cura. O Luís Baião que se curou com a ajuda da alimentação em complemento com outros tratamentos e que hoje aplica algumas regras e princípios nas suas viagens. O Alexandre Gama que com o seu testemunho nos mostra que as forças da natureza, as transformações que nela ocorrem e que o auxiliam no Feng Shui, também se aplicam ao prato e aos espaços onde o alimento é rei. - Se tivesse de escolher 5 receitas que constam do livro para cozinhar neste momento quais escolheria? Faria um menu Completo. Começaria por uma entrada: Tapenade de azeitona preta com umas tostas de aveia. Seguida de uma Sopa Branca, por estarmos no Outono e verificar que muitas pessoas começam a ficar com resfriados e desta forma ajudarmos o fígado a fazer o seu trabalho de uma forma mais eficaz. Soba Salteada com Bok choy e Tempeh Grelhado com Gengibre e para sobremesa, no formato opcional, Apetechia com dióspiro. O último capítulo é dedicado à “farmácia lá de casa” onde encontramos mezinhas e remédios caseiros para ajudar no equilíbrio do nosso corpo. - Dos remédios que sugere no seu livro pode indicar dois que toda a gente deveria ter em casa? Alhos, por a alicina, um componente do alho ser um potente antibiótico, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas. Kuzu, uma raiz cujas suas qualidades são conhecidas há mais de um milénio.

74


É eficaz para regular a temperatura corporal e o metabolismo, favorecer a digestão, aumentar a vitalidade, resolver problemas intestinais (diarreia ou prisão de ventre) e respiratórios (constipações, gripes), assim como para aliviar dores de cabeça. Dois remédios que podem fazer muita diferença e evitar remédios mais drásticos. - Qual é a base da sua alimentação? A Base da minha alimentação são os cereais integrais, as leguminosas e os vegetais. Incluo na minha alimentação fruta, sementes, algas, picles, oleaginosas em pequena quantidade, diariamente. Tendo o cuidado de variar o mais possível dentro do que está na época e é local (querendo com isto dizer que prefiro produtos locais e sazonais, embora por vezes tenhamos que expandir horizontes, mas escolho sempre produtos de locais com um clima temperado, isto é semelhante ao nosso). Como peixe ocasionalmente, principalmente se estou fora de casa. Carne, mesmo as carnes brancas e produtos lácteos, exclui da minha alimentação já faz mais de 12 anos. - O que pensa sobre a alimentação dos Portugueses? A alimentação dos Portugueses está a mudar. Noto que existe uma preocupação crescente em adoptar uma alimentação saudável nos últimos anos, e por isso notar que o mercado já tem mais oferta. No entanto ainda há um longo trabalho a fazer. Existem ainda muitas doenças crónicas como a diabetes, hipertensão, colesterol que se podem controlar com a alimentação e que se mantem a crescer. O que mostra que apesar de haver mudança, ainda há um longo trabalho a fazer. - O que a inspira para a criação de novos pratos? O prazer sensorial e funcional. Essa é a principal fonte de inspiração. Mas inspiram-me os pedidos do meu marido, fotos que vejo. Outras vezes é pegar nos ingredientes e a inspiração chega sem perceber e estou a fazer coisas diferentes.

75


Ou então, chego à cozinha e decido misturar ingredientes, como um verdadeiro alquimista só para ter o prazer de ver onde nos leva. - Quais são os melhores truques a usar na cozinha que pode partilhar connosco? Um truque muito fácil é ter sempre uma panela com um cereal cozido. Eu tenho sempre arroz integral cozido no frigorífico, só com água e sal. É uma boa base para fazer pratos doces e salgados. Além de que nos poupa tempo da cozedura (40 min) se estivermos com pressa. Mas o melhor truque de todos é cozinhar com Amor. Esse é o ingrediente secreto. - Que ingredientes não podem faltar na sua cozinha? Azeite biológico obtido apenas por processos mecânicos. Sal marinho Integral Vegetais Variados - Que 3 dicas quer partilhar com os nossos leitores? Evite produtos processados, pois estão cheios de ingredientes que o nosso corpo não sabe o que fazer com eles. Quando cozer leguminosas (feijão ou grão) coza a mais e guarde em caixinhas no congelador. Tenha sempre ervas aromáticas, assim pode variar ainda mais o gosto dos seus pratos. - Que significado tem para si este livro? Este livro para mim é um livro de partilha do que me apaixona, é um despertador de consciências e é um ato de amor. Levar mais pessoas a se alimentarem de uma forma consciente e natural é uma forma de as amar e de amar o planeta, pois está tudo ligado.

76


- Que conselhos quer deixar a quem comprar o seu livro e seguir um estilo de vida mais natural e cozinhar com Amor? Antes de mais, quero dar os parabéns a quem comprar o livro, pois significa que a consciência está a mudar e que não desistam na primeira dificuldade, que se juntem a outros que têm o mesmo propósito e se apoiem. Hoje é mais fácil optar por este estilo de alimentação e de vida, mas ainda assim requer de início algum trabalho e organização, mas posso dizer com toda a certeza que vai valer a pena. A cozinha é um laboratório. O alimento é um remédio. Nós somos os principais responsáveis pela nossa saúde, pela nossa vida.

77


Envelhecer com Prazer Maria Antónia Peças e Luís Barros (Vogais) Número de páginas: 160 Género: Culinária Preço: 17,69€ Sinopse: «Das sopas mais tradicionais aos batidos mais refrescantes, dos pratos típicos portugueses às saladas de verão, passando por deliciosas sobremesas que o deixarão de água na boca, descubra os segredos de uma alimentação saudável e saborosa. Quando se chega à «idade de ouro», os cuidados com a alimentação tornam-se mais importantes para manter uma vida saudável. Mas isso não significa que deixe de apreciar uma boa refeição. E para o garantir e tornar as receitas apresentadas neste livro tão saborosas quanto saudáveis, os autores de Sozinhos na Cozinha juntaram-se à nutricionista Rita Cruz Sousa. Envelhecer com Prazer é o guia fundamental para um público sénior que pretende poupar tempo e dinheiro. Este livro apresenta-lhe os alimentos que se conservam mais tempo, os que são «novos» no mercado e o que deve ter sempre na sua cozinha, além de conselhos para uma nutrição adequada à sua idade.» Os autores: Maria Antónia Peças nasceu em Fronteira, no Alentejo, é casada com o Luís (coautor deste livro) e tem dois filhos. Acompanha-a desde sempre uma enorme

78


paixão pela cozinha e são as suas raízes que a inspiram na busca de sabores, perfumes e texturas para as receitas que desenvolve para diversas publicações da área gastronómica. Food developer e coordenadora de projetos sociais, Maria Antónia Peças é responsável pelo desenvolvimento de conteúdos de saúde e alimentação para revistas, livros e workshops. É autora de, entre outros, Sem Pedra de Sal (ed. 101 Noites, 2006) e 1, 2 ,3 Uma Colher de Cada Vez (ed. Marcador, 2011), ambos em parceria com João Breda; e Crescer para Cima (ed. Marcador, 2012), em parceria com Carla Rêgo. Publicou na Booksmile os livros Eu Quero é Papas, Já Sei Usar a Colher , Já Como Com os Papás, todos em 2012, e na Vogais, Sozinhos na Cozinha, em 2015. Luís Barros nasceu em Lisboa, é casado com a Maria Antónia (coautora deste livro) e é fotógrafo de profissão. Apaixonado por música, cinema e videojogos, foi coautor do programa O Templo dos Jogos, transmitido durante vários anos na SIC. Durante mais de dez anos, foi editor do GameOver , canal do SAPO dedicado a jogos de vídeo. Atualmente, trabalha na empresa Paz D’Alma, como responsável da área de novas tecnologias e como fotógrafo. Em 2015, publicou o livro Sozinhos na Cozinha (em parceria com Maria Antónia Peças), também na Vogais. Rita Cruz Sousa licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Atlântica, frequenta atualmente o mestrado em Nutrição Clínica da Faculdade de Medicina de Lisboa. Desde 2013 que desempenha funções ligadas à Investigação em Nutrição e Nutrição Comunitária no Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS). Colabora em diversos projetos nacionais e internacionais de intervenção social, que se centram, sobretudo, na promoção de hábitos de vida saudáveis e no aumento da literacia em nutrição.

Entrevista a Maria Antónia Peças, a autora de “Envelhecer com Prazer” - Como surgiu a sua paixão pela culinária? Sou alentejana e fui criada numa família alargada onde as mulheres ditavam

79


as regras e cuidavam das pessoas. Cozinhar fez por isso parte das tarefas que me apaixonaram porque era onde podia dar largas à minha criatividade, numa casa que embora não fosse pobre tinha de ser muito bem organizada para que nunca nada faltasse. Como sou filha de lavradores, tínhamos abundância de produtos frescos que chegavam da horta, carne e ovos de excelente qualidade e ervas aromáticas que plantávamos e colhíamos no jardim da casa. Embora fosse pequena, estava autorizada a saltitar pela cozinha enquanto via cozinhar as minhas tias e assim mergulhar num ambiente descontraído e risonho de cores, aromas e texturas, que sempre me fascinaram. Há algo de mágico numa cozinha que me agrada profundamente, é um espaço de calor e de aconchego onde me sinto liberta do mundo a testar as pesquisas que faço e a desenvolver receitas que possam oferecer prazer a quem me rodeia. Não há dúvida que comigo a velha máxima “cozinhar é um modo de amar os outros” sempre se verificou. - O que pensa sobre a alimentação dos portugueses? A alimentação tradicional dos portugueses é de uma enorme diversidade e qualidade e se for bem orientada pode aliar o prazer à saúde. Somos um povo com tradições mediterrânicas e é sabido que essa é uma alimentação que hoje se enquadra dentro dos parâmetros de uma alimentação saudável. Porém temos também muitas assimetrias e uma parte da população alimenta-se de forma muito incorrecta, particularmente as camadas mais jovens que se renderam à fast food, originando um elevado número de crianças e jovens obesos. Paralelamente, temos também uma população sénior bastante exaurida de condições económicas e votada à solidão e abandono. São acima de tudo essas pessoas que tento, com o meu trabalho, voltar a despertar para uma alimentação que conduza à qualidade de vida e à felicidade. Prevenir e dar informação aos mais jovens e oferecer uma vida mais equilibrada e bem nutrida aos mais velhos. Porém, para que a sociedade possa evoluir para um maior equilíbrio é necessário que se reponham alguns dos bons princípios que sempre tivémos e que temos vindo lamentavelmente a

80


perder. Comer com tranquilidade e sem distrações audiovisuais, sentar à mesa e começar a refeição com um prato de sopa de legumes, substituir as bolachas e snacks por pão (de padaria), evitar o excesso de açúcar e comer mais fruta, são apenas alguns dos bons princípios portugueses que as diferentes gerações poderiam voltar a instituir aos seus hábitos. Em outubro deste ano lançou o livro - “Envelhecer com Prazer”- um guia para o público sénior que pretende poupar tempo e dinheiro, publicado pela Editora Vogais. - Como surgiu este projeto? Preocupa-me bastante esta tendência que as sociedades atuais têm em prolongar a vida dos cidadãos, esquecendo-se de que é necessário paralelamente oferecer condições para que essa longevidade valha a pena. Entre as muitas coisas que faço na minha vida profissional, fiz também alguns workshops para seniores (apoiados pelo poder local) e constatei que existe uma enorme camada de portugueses que vive com muito poucas condições económicas, doente, abandonada e à espera do dia seguinte. De um momento para o outro, passaram a ser vistos apenas como avôs e avós. Deixaram de ter uma vida ativa e estão parados no tempo, remetidos às suas casas e a parcas reformas. Sobrecarregados de medicação e com pouco apoio psicológico. Com os workshops que tenho feito, em conjunto com a nutricionista Rita Cruz Sousa e o fotógrafo Luís Barros, que são co-autores deste livro, apercebi-me de que esta era uma lacuna grande na nossa sociedade. Há informação e livros publicados para todas as idades, para todas as opções alimentares, mas os velhos continuavam ignorados. Por isso, este projeto teve como princípio anular essa lacuna e trazer informação nutricional e gastronómica que contribua para olhar a idade de ouro de uma forma mais positiva. - Quais foram os principais desafios para a construção deste livro? Queríamos um projeto com uma linguagem simples e que tocasse de perto as pessoas mais velhas da nossa sociedade sem as melindrar. Um livro bonito, positivo, com receitas apelativas que fossem simultaneamente saudáveis e equilibradas.

81


Um livro em que as pessoas sentissem que a informação era bem explicada, mas sem paternalismos nem chavões científicos difíceis de entender. Um livro que pudesse ser de cozinha e de cabeceira. Não foi fácil, mas acho que conseguimos superar a prova. E os nossos editores entenderam-nos e transformaram os conteúdos num projeto à altura do público que pretendemos focar. - No que concerne a alimentação, que cuidados específicos devem ser tidos em conta com o avançar da idade? Há várias questões a considerar quando pretendemos abordar o envelhecimento ativo. A diminuição da massa muscular e óssea, a diminuição da função imunitária, o aumento do pH gástrico, a diminuição da biodisponibilidade em cálcio, a diminuição da função hepática do retinol, o aumento do stress oxidativo e o aumento dos níveis de homocisteína, entre outros, podem ser contornados com fontes alimentares equilibradas. É sabido que o défice de alguns nutrientes pode ter repercussões consideráveis no processo de envelhecimento.

- Quais são os principais desafios nutricionais que aparecem com o envelhecimento? Pensar que a alimentação continua a ser um meio para viver e quanto mais adequada, melhor será a qualidade de vida. Desmistificar o cházinho ou o prato de sopa. Claramente podemos olhar as refeições de acordo com o nosso estilo de

82


vida e se estamos mais sedentários precisamos de menos calorias, mas não podemos deixar de lembrar que com as calorias vêem também os nutrientes, que são fundamentais para a nossa vida. E há alguns nutrientes que fazem muita falta em algumas idades por razões diferentes... Das sopas mais tradicionais aos batidos mais refrescantes, dos pratos típicos portugueses às saladas de verão, passando por deliciosas sobremesas, neste livro é também possível descobrir os segredos de uma alimentação saudável e saborosa. - Como foi feita a seleção das receitas que constam do livro? Tentei que fosse abrangente, colorida, saborosa, com raízes na alimentação tradicional, mas preocupada com algumas contingências próprias da idade. Escolhi receitas enriquecidas em proteína, porque esta é essencial na velhice; pratos mais cremosos, adequados às dificuldades de mastigação; enriquecidos em fibras e água, para quem sofre com obstipação e flatulência e perfumados com marinadas frescas, ervas, citrinos, para colmatar a diminuição do paladar. - O que a inspira para a criação de novos pratos? Depende de cada situação. Quando escrevo receitas para uma determinada faixa etária, tento inspirar-me na diversidade e nos produtos mais interessantes para a sua saúde e tendência, quando escrevo para uma revista de cozinha, preocupa-me a criatividade e a praticidade da execução, quando cozinho para um cliente habitual tento surpreendê-lo com ingredientes inovadores e preparações visualmente apelativas. E depois existem todas aquelas pequenas coisas que passam pela nossa vida e que servem de inspiração mesmo sem nos apercebermos... um quadro num museu, uma banca de vegetais coloridos na praça, uma visita aos mercados rurais... Tudo serve para avançar para a cozinha e deixar sair o que nos ensimesma (até porque nunca publico uma receita sem a executar primeiro). Não é por acaso que tenho diariamente o melhor painel de júri do mundo sentado à mesa familiar.

83


- Quais são os melhores truques a usar na cozinha que pode partilhar connosco? Produtos frescos. Tranquilidade. Não deixar que uma má experiência nos impeça de prosseguir - se não resultou muito bem como carne estufada, vai resultar como recheio para empadão... - Quais são os seus pratos preferidos? E quais lhe dão mais prazer cozinhar? Esta é talvez a questão mais difícil de responder. Gosto de comida em geral e tenho uma enorme incapacidade de escolher um ou dois pratos favoritos. Hoje posso maravilhar-me com uma sopa alentejana de tomate com figos maduros e amanhã perder-me com umas pataniscas de bacalhau ou um bom arroz de pato. Gosto muito de peixe, mas a carne de aves é a minha preferida. Gosto de sabores fortes e exóticos e por isso aprecio a cozinha indiana, chinesa e japonesa. Não gosto de queijo (de nenhuma espécie) mas perco-me com pão. E sou gulosa, adoro doces com ovos, amêndoa e gila... O chocolate é outra das minhas perdições, mas sou capaz de fazer dezenas de trufas diferentes sem provar uma única... Perco a cabeça com bons pasteis de nata, leite-creme e arroz-doce. Faço merengues quase todos os dias e quase nunca os como... mas uma pavlova de frutos vermelhos é uma tentação a que dificilmente resisto. - Que ingredientes não podem faltar na sua cozinha? Produtos frescos, ervas aromáticas, azeite, alhos, pão, ovos... - Que concelhos quer deixar aos nossos leitores sénior? Alimentem-se para viver bem, façam escolhas que vos tragam felicidade e registem quais são os nutrientes de que o vosso organismo não prescinde (e não se esqueçam de beber água, é importante que o façam). - Que mensagem quer passar aos leitores com este livro? Deliciem-se e sejam felizes. A vida é demasiado curta para a desperdiçarmos.

84


WomensWonderland19_SuplementoNatal  

Sugestões de Presentes para este Natal, Receitas deliciosas para partilhar e Entrevistas.

Advertisement