Page 1

LETRA DE FORMA|P2SA

Seminรกrio

Petrรณleo, Gรกs e Energias Renovรกveis Vale do Aรงo . Junho 2009


s

INDMETRA

MEDICINA E ENGENHARIA DO TRABALHO

Medicina Ocupacional

PCMSO

Consultas com especialistas Treinamentos Diversos PPP

PPR

LTCAT

PCA PPEOB

LETRA DE FORMA|P2SA

PCMAT

PPRA

Rua Buritis, 237 Horto Ipatinga-MG CEP 35160-231 Tel.: (31)3821-8009

www.grupoprismamg.com.br


LETRA DE FORMA|P2SA

(BTFT*OEVTUSJBJTF.FEJDJOBJT

Qualidade e competência no mercado de gases industriais e medicinais w w w. o x i n i l . c o m Rua dos Caetés, 279, Iguaçu. Ipatinga MG CEP 35164-056 Telefones (31) 3821-6290 / 8649-4669 / 8649-4667 / 8519-4228 (Vendas)


Credenciamento

8h30

Cerimônia de Abertura

8h50

A importância do Setor Metalmecânico para o Vale do Aço

Jeferson Bachour Coelho, presidente do Sindimiva

9h10

Perspectivas dos cursos de engenharia da Faculdade Pitágoras para o Vale do Aço

Augusto Celso Motta Carvalho, diretor da Faculdade Pitágoras de Ipatinga

9h30

O Setor de Petróleo e Gás e suas perspectivas no cenário nacional

Caio Mucio Barbosa Pimenta, superintendente regional em Minas Gerais ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo)

10h15

O Desenvolvimento da Indústria Eólica no Brasil

Alexandre Sylvio Vieira Costa, Doutor em Produção Vegetal e Prof. da Univale

11h15

Formação Profissional para o Mercado de Trabalho

Sílvio Custódio de Souza Jr, professor do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras

12h

INTERVALO

14h

Desafios e Oportunidades na Utilização da Energia Eólica e a Experiência da Cemig

Alexandre Heringer Lisboa, membro do Conselho Administrativo da Cemig

14h45

Inovação e Tecnologia na Cadeia Petróleo e Gás - Experiência da Mendes Júnior em ON Shore e Plataformas Off Shore

Victorio Duque Semionato, diretor executivo da Mendes Júnior Trading e Engenharia

15h30

INTERVALO

15h45

O Refino do Petróleo e Sua Importância para a Economia do País

Vitor Meniconi, gerente de empreendimentos da Refinaria Gabriel Passos (Regap)

16h30

O Mercado de Trabalho para os Cursos de Engenharia no Brasil

Valdemar Rodrigues Filho, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras

Programação sujeita a alteração

7h30


realização

apoio

LETRA DE FORMA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


LETRA DE FORMA|P2SA


Localizado no Vale do Aço, no Leste Mineiro, a cerca de 200 quilômetros da capital Belo Horizonte, o SINDIMIVA reúne indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico da região com o propósito de promover o crescimento de seus associados. Fundado em 1989, o SINDIMIVA expandiu sua atuação no decorrer dos anos, conquistando novos associados, ampliando sua base territorial e transformando a região em um Pólo do Setor Metalmecânico. Hoje, o SINDIMIVA também está presente, através de uma delegacia, na cidade de Itabira, conhecida mundialmente pela atuação da Vale, e conta com a Câmara Setorial Automotiva para oferecer toda a estrutura do SINDIMIVA aos empresários de oficinas de reparação de veículos. Filiado ao Sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), o SINDIMIVA oferece assessoria financeira, ambiental, tributária, jurídica, trabalhista, entre outros, aos seus associados. A assistência eficaz contribui para que as empresas tornem-se mais competitivas e modernas.


PÓLO METALMECÂNICO O Pólo Metalmecânico do Vale do Aço nasceu da necessidade de atender à demanda das grandes indústrias instaladas na região. Com destaque para os setores de estruturas metálicas, caldeiraria e usinagem, a indústria se modernizou e se qualificou dentro das normas ISO, expandindo seus negócios para outras regiões do Estado e do País. Com o apoio do SINDIMIVA, as indústrias participam de feiras nacionais e internacionais, sempre buscando o aperfeiçoamento para atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo.

O VALE DO AÇO Uma das mais prósperas regiões de Minas Gerais, o Vale do Aço abriga importantes indústrias, como a Usiminas e Usiminas Mecânica, a Arcelor Mittal Inox Brasil, e Cenibra. A região, que possui mais de 600 mil habitantes, também é conhecida pelos altos índices de qualidade de vida. Em Ipatinga, maior cidade da região e onde o SINDIMIVA está instalado, são mais de 120 metros de área verde por habitante. O Vale do Aço conta ainda com o Parque Estadual do Rio Doce, maior reserva de Mata Atlântica do Estado. Numa posição estratégica, o Vale do Aço conta com importantes vias de acesso aos principais centros do País, como as BRs 381 e 116, e o Aeroporto da Usiminas, que possui vôos regulares e diários para Belo Horizonte e São Paulo. Pela região também passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga o Vale do Aço ao Porto de Tubarão (ES).


Entrevista

O pré-sal e os investimentos anunciados pelo Plano de Negócios da Petrobras devem ser vistos por todas as empresas, não só do Vale do Aço, como uma oportunidade de desenvolvimento e evolução principalmente para a indústria metalmecânica.

Guilherme Muylaert

Diretor-superintendente da Usiminas Mecânica e Mérito Industrial da Fiemg 2009


W W WU SI M I N AS CO M

0ARAUMMERCADOQUEINVESTE NOFUTURO UMAEMPRESA QUESEMPREOLHAPARAFRENTE

)NOVAljONAPRODUljODECHAPASGROSSAS#APRICHOECONSISToNCIA NAPRESTAljODESERVIlOSb PORISSO QUEA5SIMINASEA5SIMINAS -EChNICASjOREFERoNCIASNOMERCADOOFFSHORE*UNTAS ELASSOMAM TECNOLOGIAEMUITAEXPERIoNCIA%ESTASINERGIASERE¾ETENjOSvNA CAPACIDADEDEATENDERASDEMANDASESTfTAMBmMNASENSIBILIDADE PARAENTENDEROQUEOMERCADOREALMENTEPRECISA/LHARPARAO FUTUROmSABERQUEESTfCADAVEZMAISPERTODELE

3ENSIBILIDADEPARAEVOLUIR 5MNOVOJEITODESER5SIMINAS


O engenheiro Guilherme Muylaert Antunes foi escolhido pela Fiemg Regional Vale do Aço e seus sindicatos associados (Sindimiva, Sinpava, Sinduscon, Sindivest e SIME) para receber a Comenda Mérito Industrial. A solenidade aconteceu no dia 21 de maio. Muylaert é graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Mauá em São Paulo, pós-graduado em Administração Industrial pela mesma instituição e milita há mais de 35 anos no mercado nacional e internacional de Bens de Capital. Numa entrevista exclusiva, Guilherme Muylaert fala das mudanças na Usiminas Mecânica, dos investimentos feitos pela empresa e das possibilidades de negócios criadas na Cadeia de Petróleo & Gás. Nos últimos meses a Usiminas Mecânica ocupa um espaço maior no noticiário, tanto o especializado em economia, quanto nos jornais do Vale do Aço. O que mudou? O mercado, a Usiminas Mecânica ou ambos? Na verdade ambos estão em constante mudança. No início de 2008, a empresa iniciou um processo de mudanças profunda e abrangente, revendo processos administrativos e produtivos, transformando sua postura de atuação, reestruturando a organização e operações. Um dos braços dessa mudança é o projeto, Branding, que tem como meta fortalecer a imagem institucional de todas as empresas e tornar a marca um ativo capaz de gerar valor, ampliando a sua projeção e reforçando a percepção de um grupo dinâmico, criativo e competente. Com o novo jeito de ser Usiminas as empresas do Grupo estão com uma nova postura diante do mercado e é isso o que está sendo percebido.


LETRA DE FORMA|P2SA

R

AÇOVALE I n d u s t r i a M e c â n i c a LT D A

Empresa Cer tificada ISO 9001:2000

Rua Marinheiro, 175 - Limoeiro - Distrito Industrial Timóteo - MG - CEP 35181-676 - Tel: (31) 3849-9300

www.acovale.com.br


Qual será o impacto da exploração do pré-sal para a Usiminas Mecânica e como isso poder ser sentido pelas pequenas e médias empresas do Pólo Metalmecânico do Vale do Aço? O pré-sal e os investimentos anunciados pelo Plano de Negócios da Petrobras devem ser vistos por todas as empresas, não só do Vale do Aço, como uma oportunidade de desenvolvimento e evolução principalmente para a indústria metalmecânica. A Usiminas Mecânica é conhecida por sua expertise e atendimento ao setor, e por sua qualificação e experiência tem grande potencial no atendimento a esta demanda, se tornando uma empresa Âncora junto à cadeia produtiva, fomentando o desenvolvimento na região e, também, no Estado.


LETRA DE FORMA|P2SA

Locação e Assistência Técnica de Equipamentos Industriais e Construção Civil

31

3822-3646 31 3822-3510 alugavaco@uol.com.br

Rua Tupinambás, 70 - Iguaçu - Ipatinga - MG


Até que ponto o senhor acredita que essa cadeia de petróleo e gás vão interferir na economia do Vale do Aço? É uma oportunidade da região se destacar e se firmar como Pólo Industrial do Estado. No entanto, as empresas precisam se qualificar e preparar seus colaboradores e estando atentas as oportunidades que virão com os investimentos direcionados pela Petrobras. A Petrobras prevê investimentos vultosos com grande colocação de encomendas junto aos fornecedores de equipamentos nacionais em toda a cadeia produtiva: exploração e produção, abastecimento, gás e energia, distribuição e bicombustível. É um novo momento em que haverá uma diversificação do negócio, ao atrair empresas com atuação em propostas e projetos diversificados. Quais tipos de profissionais a Usiminas Mecânica, diante dessa nova realidade, irá demandar? Existe perspectiva de contratações futuras? Todo tipo de competências profissionais serão requeridas no contexto desta cadeia produtiva de Petróleo & Gás, como especialistas nas áreas de qualidade, solda, segurança, coordenadores de projetos e projetistas, entre outros. Destacamos aqui, o apoio do SESI/SENAI como de extrema importância para o treinamento e capacitação desses profissionais. O que significa para a Usiminas Mecânica a sua inclusão no mercado de fundição e forjaria? Essa nova Unidade de Negócios na área de Fundição e Forjaria veio ampliar o portfólio da Usiminas Mecânica


LETRA DE FORMA|P2SA

Sentir-se bem a qualquer hora e em qualquer ambiente. Venda e instalação de ar - condicionados de diversos modelos pala a climatização perfeita de seu ambiente. Manutenção de toda linha branca Brastemp e Consul

Av. Brasil, 180 - Iguaçu - Ipatinga / MG Fone: (31) 38291100 - Fax: (31) 38291123 www.arconmg.com.br


dentro de um mercado que a empresa tem vocação e capacidade para atender. Os produtos fundidos e forjados compõem a demanda de diversos segmentos, entre eles os setores: ferroviário; mineração; agronegócio de açúcar e álcool, de Energia elétrica, eólica, petróleo, naval, siderúrgico e de papel e celulose, dentre os quais a Usiminas Mecânica tem grande participação. Vale destacar que a Usiminas Mecânica possui uma competitividade muito acentuada neste nicho de mercado, que se caracteriza pela disponibilidade de gusa e aço líquido, pelo custo de energia, mão de obra e ainda pelo diferencial representado pela capacidade de fabricar peças fundidas de grande porte. Como o senhor recebeu a indicação da Federação das Indústrias e seus sindicatos associados para a receber o Mérito Industrial? Recebo esse prêmio como reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo e pelo novo posicionamento e momento que a empresa vivencia. Vejo que a Usiminas Mecânica está sendo valorizada pelo trabalho que desenvolve no Vale do Aço alavancando negócios na região sempre com o cuidado e respeito junto a comunidade e com o meio ambiente, visando a sustentabilidade no ambiente em que atua.


INDÚSTRIA MECÂNICA

OHSAS 18001 ISO 9001

QUALIDADE ASSEGURADA

USIMINAS Tanque cap. 2.000 m³

Filtro de Areia para “ETB”

Eixo para Hidrelétrica

Carro Posicionador para Virador de Vagões

Comp. 3000 mm-Diam.800 mm

Reflorestamento Mata Atlântica

Coral ATA

Av. Pinheiros - 950 - Limoeiro - Timóteo/MG 35181-402 Tel.: (31) 3849-9090 www.ata.ind.br ata@ata.ind.br

Orquestra Percursiva ATA


LETRA DE FORMA|P2SA

*/%´453*".&$œ/*$"-5%"

*/%´453*".&$œ/*$"-5%"

W W W. B E M A I N D U S T R I A . C O M . B R Rodovia BR 458, Km 137, Ilha do Rio Doce, Caratinga-MG Fone: (31) 3825-6081 Endereço para Correspondência: Caixa Postal 031 Ipatinga-MG - CEP 35162-970


LETRA DE FORMA|P2SA

O AÇO NO SEU MELHOR CORTE OXICORTE Corte de chapas grossas e extra-grossas Chapas extra-grossas profiling ate 450 mm Chapas grossas relaminadas Corte em chapas com espessuras de 6.30 até 450 mm Corte em fotocélula, CNC e Plasma Forno para recozimento Serra de fita em até 660 mm Prensa para desempeno

MATRIZ: R. Alto do Rio Doce, 99 - Vila Aeroporto - Guarulhos / SP - Tel.: (11) 2431-4600 FILIAL IPATINGA: R. Tuparis, 30 - Jardim Panorama - Ipatinga / MG - Tel.: (31) 3828-0709 FILIAL BH: Av. Marcelo Diniz Xavier, 729 - California - BH / MG - (31) 3359-2900


Há mais de duas décadas, a CIPALAM está no mercado brasileiro e, hoje, já está atendendo o mercado externo. Estas são conquistas que creditamos à qualidade de nossos produtos e às parcerias que mantemos com nossos CLIENTES, FORNECEDORES, COLABORADORES E REPRESENTANTES. Nosso nome é uma homenagem a IPATINGA, cidade que ajudamos a construir. A CIPALAM carrega a fibra e a determinação do povo mineiro, uai, e tem no peito o orgulho de ser uma empresa genuinamente brasileira.

Cantoneiras Barra Chata Barra Redonda LETRA DE FORMA|P2SA

Barra Quadrada

Avenida Brasil, 845 - Iguaçu Ipatinga MG - CEP 35162-422 Tel.: 0800-332-422 - (31) 3829-6300


LETRA DE FORMA|P2SA

Investindo em Qualidade, Tecnologia e Segurança.

PROJETANDO SEMPRE UMA NOVA SOLUÇÃO www.cmiipa.com.br

Rua Tucanuçu, 1164 - Vila Celeste - Ipatinga / MG - CEP: 35.162-560 Telefax: (31) 3828-8100 - e-mail: cmi@cmiipa.com.br


LETRA DE FORMA|P2SA

Usinagem, Caldeiraria , Estruturas leves e médias, peças e equipamentos para o segmento metal mecânico

Av. Vito Gaggiatto, S/Nº - BR 458 - KM 43 Distrito Industrial - Santana do Paraíso - CEP:35167-000 Fone: (31)3825-6050 Fax: 3825-6058 comap.ind@uol.com.br


LETRA DE FORMA|P2SA

Não deixe as oportunidades passarem

Glen Jones/Fotolia.com

O futuro da sua empresa é você quem faz

Controle de Qualidade de Produto . Elaboração de especificações de procedimento de soldagem (EPS) .

(31)

Qualificação de soldadores. Planos de Soldagem . DATABOOK

3823-1316

Rua Marília, 33, Bela Vista - Ipatinga

. Inspeção Dimensional de Usinagem e Caldeiraria . Ensaios não-destrutivos (ultrassom, líquido penetrante e partículas magnéticas) . Treinamentos em normas regulamentadoras NR10, NR11 e NR33 . Manutenção em redutores de velocidade . Utilização e montagens de cabo de aço . Treinamentos para manutenção mecânica

JIR assismec

servi ços de inspe ç ã o

CO N S U LTOR I A & T R E I NAME NTOS


SINDIMIVA

notícias NOSSOS LEITORES.

SEUS CLIENTES

ANUNC

IE!

122,50

A partir de

12 X

mensais

LETRA DE FORMA|P2SA (31) 3823-1316 comercial@letradeforma.com


LETRA DE FORMA|P2SA

(31) - 8634-2450 danielelima.assis@yahoo.com.br


LETRA DE FORMA|P2SA

Na nobreza do aรงo o futuro do Vale

Fone: 31 - 3829 7240

Hรก 26 anos construindo um Vale com Ferro e Aรงo Fone: 31 - 3841 3833


P R I S M A Consultoria e Engenharia LTDA.

ENGENHARIA SEGURANÇA DO TRABALHO

Rua Campinas, 285, Veneza I, Rua Juiz de Fora, 60, sl.1-Centro, Rua Buritis, 237-Horto Ipatinga - MG CEP 35160-231 Tel.: (31) 3827-4115 (31) 3824-6008

ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA AMBIENTAL

www.grupopris


$0/5"#*-*%"%&&"44&4403*"+63 §%*$"

LETRA DE FORMA|P2SA

1 3 * 4 . "

$0/46-503*"&&/(&/)"3*"-5%"

$POUBCJMJEBEFF"TTFTTPSJB+VSÇEJDB

DIREITO EMPRESARIAL DIREITO TRIBUTÁRIO

DIREITO AMBIENTAL CONTABILIDADE

Rua Buritis, 237 Horto Ipatinga - MG CEP 35160-231 Tel.: (31) 3824-7737 (31) 3827-4115

smamg.com.br


Distribuidor Autorizado de Produtos

TUNGSFER Fornecendo soluções em ferramentas e usinagem Rua Castro Alves, 509, Cidade Nobre Ipatinga - MG CEP: 35162-360 Fone (31) 3825-3637 Fax (31) 3825-3637

LIMPEZA A SECO ROUPAS DOMÉSTICAS E INDUSTRIAIS

LIGOU, TÁ LIMPO zumlav@uol.com.br

(31) 3823.4389


LETRA DE FORMA|P2SA

&/(."1* Manutenção Industrial Instalações Elétricas BT e MT Projeto e Montagem de painéis elétricos Soluções Industriais Av . Ricardo Caran Guimarães, 254 - Distrito Industrial Ipatinga MG (31) 3801 4770 www.engimapi.com.br


Quem faz com qualidade faz a diferenรงa!

CALDEIRARIA E ESTRUTURAS METรLICAS

IPATINGA - 31 3801-2051 - www.faceme.com.br


A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) iniciou em as obras do seu plano de expansão, que levarão a empresa a alcançar, em 2010, um incremento superior a 100% em malha de gasodutos e volume de distribuição de gás natural. Investimentos da ordem de R$ 1 bilhão permitirão à companhia ampliar a extensão de sua rede de distribuição (gasodutos), dos atuais 407, para 860 quilômetros. O volume de distribuição, que no ano passado foi de 600 milhões de metros cúbicos (excluindo o fornecimento às usinas termelétricas), saltará, em 2010, para 1,240 bilhão. Para atender ao Vale do Aço, foi iniciada a construção de um gasoduto de 280 quilômetros. No Sul de Minas, 110 quilômetros de rede de distribuição darão um novo impulso ao desenvolvimento econômico da região. Grandes empreendimentos nos segmentos de siderurgia e mineração em implantação no Estado também estão sendo contemplados pelos investimentos da Gasmig na ampliação da oferta de gás natural.

Os gasodutos da Gasmig estão levando desenvolvimento ao Sul de Minas e ao Vale do Aço

Informe Publicitário

Gasmig inicia arrancada para a duplicação de sua rede


LETRA DE FORMA|P2SA

Usinagem especial em rolos de borracha e recuperação de eletrodos de grafite Rua Cinamomo, 81 - Distrito Industrial - Limoeiro - Timóteo - MG CEP - 35.181-452 / Telefax - 31 3848-5100 - 31-8798-1482

germilusinagem@gmail.com


LETRA DE FORMA|P2SA

www.gnvmecanica.com.br

Fundada em maio de 2000, a GNV Mecânica e Prestação de Serviços é uma empresa especializada em Manutenção e Montagem Mecânica Industrial. Certificada ISO 9001:2000 desde 2007, a GNV busca atender todas as necessidades e exigências de seus clientes, através de soluções rápidas, precisas e, principalmente, de qualidade, contando com um quadro de profissionais qualificados, experientes e constantemente atualizados. Manutenção mecânica industrial em geral; Fabricação e montagem de estruturas metálicas e caldeiraria; Preparação e montagem de tubulações industriais em aço carbono, inox e titânio; Montagem de equipamentos novos, como bombas, motores, redutores, transportadores de correia e corrente; Montagem de equipamentos de processo com supervisão do fabricante; Alinhamento a laser e com relógio comparador.

Rua José Silvio Pereira, 546, Perpétuo Socorro CEP: 35.196-000, Cachoeira Escura, Belo Oriente – MG

Av. Pedro Bertolini, 385, Distrito Perpétuo Socorro CEP: 35.196-000, Cachoeira Escura, Belo Oriente - MG


LETRA DE FORMA|P2SA Pantone: 2955

PB

EMPRESA FILIADA


Há cinco anos no mercado, a Letra de Forma|P2SA é a primeira agência do Vale do Aço filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Como foco em assessoria de imprensa e comunicação institucional, a empresa oferece completa consultoria de

comunicação

nas

áreas

de

relacionamento com a imprensa, clientes, comunidade e o público interno.

CARIRU T Ê N I S

C L U B E

Rua Marília, 33 A, Bela Vista, Ipatinga MG (31) 3823-1316 . comercial@letradeforma.com


Café c/ Design

A Macam produz peças diversas para uma ampla rede de clientes. Em cada novo projeto, a certeza de poder contar com um trabalho de precisão e alta tecnologia, que garantem eficiência onde a exigência de qualidade é imprescindível.

Fone (31) 3822-1530 | Fax (31) 3821-7800 www.macam.com.br | mecanica@macam.com.br


LETRA DE FORMA|P2SA

QUER AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE? A MEC LÍDER DÁ UMA MÃOZINHA. Antes do Retrofitting

Após o Retrofitting

TRANSFORME SUA MÁQUINA OPERATRIZ CONVENCIONAL EM CNC EXECUTAMOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM MÁQUINAS CNC E OPERATRIZES Av. Ricardo Caran Guimarães, nº 142 Distrito Industrial Ipatinga/ MG - CEP: 35.164-554 / Tel.: (31) 3826-7631


Montagem de Cobertura e Tapamento Vale - Itabira/MG

Fabricação do Difusor do Cone Lavador de Gás Alto Forno II - ArcellorMittal - Timóteo/MG

Fabricação de Estruturas Metálicas Usiminas Mecânica - Ipatinga/MG


OS MELHORES CALÇADOS ESTÃO AQUI. VALE DISTRIBUIDORA Rua Pica Pau, 241 - Vila Celeste - Ipatinga - MG - CEP 35162-516 Telefax: (31) 3822-7273 - Cel.: (31) 9206-4801 / 8647-7273 E-mail: vale@valedistribuicao.com.br


M LDAM WWW.MOLDAM.COM.BR

Fundição de Bronze Bronze Centrifugado Bronze analizado em espectrômetro

Empresa com certificação ambiental 3848-7222 Rua Cinco, 4 Alegre - Timóteo - MG


LETRA DE FORMA|P2SA

Av. dos Rodovi谩rios, 251, Santa Terezinha - Tim贸teo - MG Tel.: (31) 3848-7108 W W W. R A M A C . C O M . B R


LETRA DE FORMA|P2SA

e

t n a r u a t s e R a i r Chope

Almoรงo aos Domingos Self - Service a partir das 11h

www.orelicario.com Av. castelo branco . 806 . horto / 3823 7098


LETRA DE FORMA|P2SA

4 Ensaios Não Destrutivos e Inspeção

Melhoria do processo de soldagem Qualificação de Soldadores Líquido Penetrante Partículas Magnéticas Ultrassom Visual de solda Dimensional Inspeção de Pintura

servtec.end@bol.com.br

Rua Lítio, nº 49 Imbaúbas - Ipatinga MG Fone: (31)3821-1183


LETRA DE FORMA|P2SA

DESDE DE 1977

Atuando há 32 anos no mercado nacional, a VIGA vem produzindo estruturas metálicas e caldeiraria para os diversos segmentos como: mineração, siderurgia, indústria naval, celulose e construção civil FÁBRICA Av. Vito Gaggiato, s/n Distrito Industrial Santana do Paraíso-MG CEP: 35.167-000 Tel.: (31) 3801-2600

CORRESPONDÊNCIA Caixa postal 33 - Horto CEP: 35.162-970 Ipatinga-MG viga@vigacaldeiraria.com.br www.vigacaldeiraria.com.br


Novo poço confirma potencial de petróleo leve em Tupi A Petrobras informa que a perfuração de mais um poço na área de Tupi reforça as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal daquela área, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. O poço ainda encontra-se em perfuração, na busca de objetivos mais profundos. A uma distância de 33 km, a noroeste da perfuração pioneira 1-RJS-628, o novo poço, denominado 4-BRSA711-RJS (4-RJS-647), confirmou a presença de reservatórios de boa qualidade e de petróleo semelhantes ao poço pioneiro de Tupi, o que reforça as estimativas iniciais para a área. Informalmente conhecido como Iracema, este tercei-


GRÁFICO: Agência Petrobras

ro poço está localizado na área do Plano de Avaliação de Tupi, em águas onde a profundidade é de 2.210 metros, a cerca de 250 km da costa do Rio de Janeiro. A descoberta foi comprovada através de amostragens de petróleo leve (cerca de 30º API) em reservatórios localizados na profundidade de cerca de 5.000 metros, e comunicada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP nesta data. Após a conclusão da perfuração o Consórcio, formado pela Petrobras (65% - Operadora), BG Group (25%) e Galp (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica Tupi, dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela ANP e que prevê a perfuração de outros poços na área.


GRテ:ICO: Agテェncia Petrobras


LETRA DE FORMA|P2SA

Lumar Metals – Empresa especializada na engenharia, fabricação e aplicação de equipamentos industriais ferrosos e não ferrosos destinados à troca térmica e ao transporte de fluidos e sólidos.

lumar@lumarmetals.com.br Fone (31) 3825 6661


AssiMEC Aço Nobre/DJAFER Açovale Alugavaço Arcon ATA/ATF BEMA Cemaço Cipalam Ciser Parafusos CMI Comap Daniele Lima Consultoria Ambiental Emalto Engimap Faceme Gasmig Germil GNV Letra de Forma Loja Elétrica Lumar Macam Mecânica Líder Mecânica Neuber Meic Engenharia Mercuri EPI Moldam Nunes Amaral Obedes Topografia Oxinil Pitagoras Prefeitura de Ipatinga Prefeitura de Timóteo Ramac Relicário Servetec Sindimiva Sindmetra Solução Ambiental Três Diamantes Tungsfer Usiminas Viga Caldeiraria Zum Lavanderia

28 31 13 15 17 19 20 21 22 23 24 25

Pee tróle

Seminári

Energias

o, Gás o

Renová

veis

30 35 36 37 38, 39, 64 40 41 42,43 6 60 guia de 44 F ornece 45 dores 46 47 48 49 34 63 2 62 26,27 50,51 52 53 54 8,9 2,32,33 7 61 34 11 Rua Cardeal, 173 - Vila Celeste 55 Ipatinga / MG Telefax: (31) 3826 6409 34 Vale do

Aço . Ju

nho 2009


Primeira empresa de topografia do Vale do Aço com certificação ISO 9001:2000.

WWW.OBEDESTOPOGRAFIA.COM.BR

FONE: (31) 3826 1342

LETRA DE FORMA|P2SA


Gás Natural da Gasmig.

Mais economia e desenvolvimento para o Vale do Aço. Em cumprimento ao programa do Governo de Minas de levar o desenvolvimento e aumentar a geração de empregos em todas as regiões do Estado, a Gasmig está iniciando as obras de construção da 2ª etapa da rede de gás natural no Vale do Aço. Serão gerados mais de 2 mil novos empregos diretos, beneficiando Ouro Preto, João Monlevade, Belo Coronel Oriente Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Belo Oriente e outros municípios da região. Coronel Fabriciano Ipatinga Santana do Paraíso O gasoduto terá cerca de 280 km de extensão e um investimento superior a R$ 600 milhões. Com essa nova expansão, Antônio Dias Belo Oriente Timóteo a Gasmig se torna a distribuidora de gás Coronel Fabriciano Jaguaraçu Ipatinga Santana do Paraíso Era natural de maior crescimento noNova país. Antônio Dias

João Monlevade

Timóteo

Bela Vista de Minas

Jaguaraçu

Nova Era

Rio Piracicaba

João Monlevade

Bela Vista de Minas

Alvinópolis

Rio Piracicaba Alvinópolis

Ouro Preto Mariana

Ouro Preto

Congonhas

Mariana

Ouro Branco Congonhas

Ouro Branco

São Brás do Suaçuí

Conselheiro Lafaiete Conselheiro Lafaiete LEGENDA: LEGENDA: GASBEL GASBEL Vale do Aço 1ª Etapa: 53,0 km. Em operação.

Vale do Aço 1ª Etapa: 53,0 km. Em operação. Vale do Aço 2ª Etapa: 278,4 km. A construir.

Vale do Aço 2ª Etapa: 278,4 km. A construir. ExtensãoTotal:

ExtensãoTotal:

331,4 km

331,4 km

Guia do Seminario  

Guia do Seminário de Petróleo, Gás e Energias Renováveis, promovido pelo Sindimiva, no dia 30 de junho de 2009.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you