Page 1

REVISTA EM TEMPO EDITORIA: MODA TÍTULO: Peça básica OLHO: Não importa a sua idade, estilo ou nacionalidade. O jeans é peça básica em qualquer produção.

Letícia Marina

Na maioria das vezes em que se pergunta “Qual peça não pode faltar no seu guarda-roupa”, a principal resposta é a calça jeans. O item é peça básica em muitas produções, mas nem por isso, podemos dizer que ele é comum. Pelo contrário, há muitas formas de incrementar uma produção com a calça jeans. Se a ocasião é mais informal, use com uma camiseta. A combinação lhe permite várias variações de sapatos, indo do tênis, passando pelas sapatilhas até chegar aos modelos de salto alto. Mas, para quem não sabe, o jeans percorreu uma longa história até se tornar tendência e depois peça básica. Ele surgiu por volta do ano de 1850, servindo de uniforme para os trabalhadores que trabalhavam nas minas. O pai do jeans, Levi Strauss, buscava uma forma de substituir a lona quando se deparou com o jeans. O tecido oferecia maior resistência e não estragavam com facilidade, o que era um pré-requisito no trabalho nas minas. O jeans só passou a ser usado no dia a dia a partir do século XX. Vale lembrar que ele teve uma ajudinha no quesito publicidade, encabeçado pelos “bad-boys” do período, James Dean e Marlon Brando. Com isso, impossível não associar a peça à juventude. Por incrível que pareça, a peça ficou associada à rebeldia por muitos anos. “Uso jeans em quase todas as situações. Acho prático, fácil de usar e permite várias combinações”, diz Daniela Brandão, a dona da loja virtual e blog Maria Sacola. Nas produções da blogueira não faltam inspirações usando o tradicional jeans. Ela conta que também costuma brincar com as produções, usando camisetas divertidas para o dia a dia. O que não falta é opção. Tem como errar? O jeans é uma das peças mais fáceis de combinar. Por isso, a única dica da blogueira Daniela é que a pessoa deve seguir o seu estilo e adaptar o jeans ao seu tipo de corpo. Para sair do básico, a dica é investir nas novas tendências, como o jeans metalizado, encerado e até mesmo a total jeans. Daniela conta que o jeans encerado já entrou no seu guarda-roupa. “Dá uma cara mais chiquezinha ao tão casual jeans”, afirma. O jeans metalizado anda em alta nos editorias de moda e promete ser uma tendência forte para o próximo verão. A peça imita uma versão em couro, mas é revestida de camadas de brilho metálico. As cores mais vistas são os metálicos: bronze, dourado, vermelho e prateado. Elas são mais indicadas para uma produção para a noite. O mesmo são as calças enceradas, que de longe parecem ser de couro, mas as cores são mais tradicionais. O bom é que essas peças já podem ser usadas para uma produção diurna.


Por fim a produção que vai apenas jeans. A dica é usar uma calça jeans com uma blusa no mesmo material, para não errar, a Daniela sugere apostar nas combinações em que as cores do jeans mais se aproximam. Não tem como errar!

BOX: Jeans em alta! Goiânia recebeu neste ano a primeira Feira Internacional do Jeans. O evento foi realizado de 13 a 17 de agosto e reuniu mais de 140 expositores. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas em Geral de Goiânia (Sinroupas), Edilson Borges de Sousa, o evento trouxe muitos benefícios para a região. “A feira direciona o comprador a vir para Goiás e conhecer o nosso jeans”, conta Edilson. Ele diz que o jeans produzido na região é diferenciado, por isso o seu reconhecimento internacionalmente. A peça conta com objetos artesanais e pedraria, diferente das peças produzidas em outras regiões. Além de apresentar os produtos regionais para os compradores, o evento também apresentou as peças que serão tendência para a coleção primavera/verão no Estado. A feira é pioneira no país e tem como parceiros a Secretaria da Indústria e Comércio de Goiás, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), o Sebrai, Senai e a Serasa nacional.


Peça básica  

Matéria sobre o jeans para a revista Em Tempo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you