Issuu on Google+


Integrantes Trabalho de conclusão de semestre da turma de Produção Editorail com Ênfase em Multimeios, feito sob a orientação do Profº Ms. Roberto Ferreira da Silva de Projeto de Prodoução Editorial em Mídia Impressa e Profº Ms. Whaner Endo de Mercado Editorial Nacional e Internacional.

Silvestre Bruno Naila Barboni

Letícia Daniel

Elisabete Rocha

Letícia Cabral

Curso de Produção Editorial com Ênfase em Multimeios Turma de 2014 – 1º Semestre Universidade Anhembi Morumbi.


Sumário 4. A Editora

Missão, visão e valores

5. A Marca

Tipografia e a paleta de cores

6. Aplicações da Marca Preferências de uso da marca

7. Papelaria

Aplicações da marca em projetos gráficos para uso interno e externo

8. O Autor

Sobre Robert L. Stevenson, público alvo, aspectos geográficos e aspectos demográficos

9. O Livro

A edição de “O Médico e o Monstro” pela editora Raízes do Conhecimento

10. Projeto de Criação A capa, iconografia, as cores

11. Diagramação

Disposição gráfica da página do livro


Raízes do Conhecimento foi criada com dois objetivos principais: enraizar o estímulo à leitura nas novas gerações com a apresentação de novos títulos e releitura de grandes clássicos; e fortalecer as raízes já existentes entre os leitores mais assíduos e exigentes.

MISSÃO

Ser o elo entre leitores e as mais variadas fontes de conhecimento e cultura, seja instigando o prazer dos primeiros passos da leitura em jovens e crianças, ou provocando os leitores plenos, mais antigos e seletos.

VISÃO

Ser reconhecida pelo público leitor como uma editora independente que trabalha com excelência para oferecer sempre o melhor em todos os aspectos, abrangendo plataformas de trabalho diferenciadas e dinâmicas. Tendo no leitor mais do que um número, um embaixador da marca que contribui ativamente para o desenvolvimento editorial e publicitário da empresa.

VALORES

• Bom humor; • Dedicação; • Diversidade; • Liberdade de expressão; • Trabalho em equipe.

A Editora 4


A Marca da Editora Raízes do Conhecimento é composta por um símbolo + logotipo com o nome da empresa. Nosso símbolo é composto por uma árvore cujas raízes se transformam em um livro. O livro representa o que de fato ele é, uma fonte de conhecimento capaz de tocar na alma de quem o lê e serve como raiz, pois é o que dá ao leitor a desenvoltura necessária para expandir a mente, que está representada na árvore. A árvore é responsável por incontáveis bens consumidos pelo ser humano e é também um símbolo de ligação entre o mundo divino e o mundo físico; assim também é a mente de um leitor, seja ele “um arbusto” ou “um jacarandá”.

TIPOGRAFIA

Foi escolhido para a marca um tipo gráfico que se relacione com o conceito criado para seu símbolo, a fonte Black Chancery e para texto escolhemos a fonte Centabel Book.

Black Chancery ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYZ

Centabel Book ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYZ

AS CORES

Escolhemos o verde porque simboliza esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde é associado ao crescimento, renovação e plenitude: fatores os quais não se pode faltar em nossa editora.

R: 27 G: 114 B: 73 C: 90 M: 40 Y: 90 K: 10

R: 0 G: 0 B: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

R: 255 G: 255 B: 255 C: 30 M: 40 Y: 70 K: 40

Identidade Visual 5


Usos da Marca Com o intuito de garantir a melhor reprodução de nossa marca, definimos algumas regras para melhor aproveitá-la.

APLICAÇÕES CORRETAS

Os tons de FUNDO só podem variar entre Branco e Preto, já o LOGO e TIPOGRAFIA, podem variar nas cores de VERDE OU PRETO.

APLICAÇÕES INCORRETAS

*Não alterar a ordem das folhas e texto; *Não alterar fonte ou tipo do texto; *Não usar outros tons além dos selecionados para FUNDO, LOGO e TIPOGRAFIA.

Aplicações da Marca 6


Identidade Corporativa

Papelaria 7


O Autor Robert Louis Balfour Santiago Stevenson (13 de novembro de 1850, Edimburgo – 3 de dezembro de 1894, Apia, Samoa), foi um novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem. Escreveu clássicos como “A Ilha do Tesouro”, “O Médico e o Monstro” e “As Aventuras de David Balfour” (esta dividida em duas partes, Raptado e Catriona).

PÚBLICO ALVO Por não trabalharmos com livros-objetos, mas sem perder o “glamour” que os livros precisam para atrair os novos leitores e leitores mais assíduos, nosso público se torna as pessoas das classes sociais B, C e D, que precisam de um material de qualidade com bom conteúdo para que adquiram cada vez mais o gosto pela leitura. Queremos mostrar que livros simples são tão grandiosos quanto os mais caros do mercado. Usando um material mais acessível a todos e sempre pensando no meio ambiente e no impacto que esse livro causará na vida do leitor.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS Temos um enfoque especial nas regiões Nordeste e Sudeste, onde há o maior número de leitores.

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

Idade: 15 a 25 anos Sexo: Ambos os sexos Classe Social: B, C e D

O Autor 8


O Livro A obra escolhida por nossa editora foi O Médico e o Monstro, do escocês Robert Louis Stevenson, originalmente publicada em 1885. De lá pra cá se tornou um dos grandes clássicos góticos ao lado de O Drácula, de Bram Stoker, e Frankenstein, de Mary Shelley. O que nos chamou a atenção foi o fato de vivermos cercados por referências da dupla personalidade materializada em Dr. Jekyll e Sr. Hide, logo, a maioria das pessoas acaba por conhecer a história de modo inconsciente. Nossa proposta está justamente em trazer essa consciência ao leitor. Com seu modo soberbo de transmitir situações críticas – através da ótica pragmática e confiável do Dr. Utterson –, Stevenson nos leva a refletir sobre o significado de bem e mal; dessa forma, mesmo conhecendo o desfecho da obra, é impossível não se prender à narrativa. Acima de tudo o livro apresenta fácil identificação, por destacar um tema atemporal: a constante luta da humanidade entre o puro e o corrompido. Vale ressaltar a versatilidade que a obra contém, podendo ser assimilada de vários ângulos diferentes dependendo da época em que é lida.

ADAPTAÇÕES PARA OUTRAS MÍDIAS Além de ser visto como um notável estudo sobre psicologia humana que precede as teorias de personalidade destrinchadas por Freud, referências a obra O Médico e o Monstro é amplamente utilizada em diferentes plataformas e segmentos de entretenimento.

CARTOONS •‘Hyde and Go Tweet’ Frajola e Piu -Piu; •‘Dr. Jekyll and Mr. Mouse’ Tom e Jerry; •‘Hyde and Hare’, Pernalonga.

MÚSICAS •De Ozzy Osbourne, ‘My Jekyll Doesn’t Hide’, passando por Teatro Mágico, ‘O Mérito e o Monstro’ até Britney Spears, ‘Scary’.

O Livro 9


Projeto de Criação do Livro PRIMEIRA CAPA

QUARTA CAPA

ICONOGRAFIA O espelho é um elemento muito presente no livro, sendo quase outra personagem. Escolhemos utilizá-lo em nossa capa por conta de sua simbologia e o que ela representa para a história. De acordo com as lendas e tradições antigas, o espelho é capaz de traduzir o verdadeiro conteúdo do coração e da consciência dos seres humanos; na tradição indu-budista, os espelhos são utilizados no julgamento das almas e, entre os sufis do Islã, o espelho exprime o medo que o ser humano tem de conhecer a si próprio.

AS CORES Optamos por preto e vermelho como cores dominantes, pois ambas são muito relacionadas ao terror e ao mistério, temáticas principais do livro. O vermelho aqui representa o sangue - muito presente com o Sr. Hyde; e o preto simboliza o mistério envolvendo esta personagem peculiar.

Projeto de Criação do livro 1010

R: 0 G: 0 B: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100

R: 210 G: 35 B: 42 C: 15 M: 100 Y: 100 K: 0


Diagramação 1

1. Referência Iconográfica 2. Título 3. Capitular 4. Texto

2

3

4

TIPOGRAFIA

As tipografias usadas no livro foram Euphorigenic para os titúlos e Sandford para o texto, porque ambas fazem parte da família das humanistas, o que retoma os clássicos , como o próprio livro em si.

TITÚLOS

TEXTO

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYZ

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXYZ

Euphorigenic Sandford ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Tamanho: 14x21cm Quantidade de Páginas: 112 Papel da Capa: Papel do Miolo: Off White 80g/m² Verniz Localizado: no espelho e manchas de sangue Acabamento: acabamento canoa grampeado

Diagramação 11 11



MIV - Editora Raízes do Conhecimento