Page 1

1

virada sustentรกvel 2011


2

vis達o geral


visão geral

o que foi a virada sustentável? Que tal ampliar a informação sobre sustentabilidade para a população de maneira alegre e inspiradora, utilizando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação?

3

Foi essa a proposta da primeira edição da Virada Sustentável, que aconteceu nos dias 4 e 5 de junho em São Paulo. Inspirada nas tradicionais “viradas” da capital paulista, o evento reuniu quase 500 atrações gratuitas com conteúdo ligado aos temas da sustentabilidade (meio ambiente, consumo consciente, cidadania etc), estrategicamente distribuídas em 78 espaços da cidade. Na apresentação a seguir, entenda através dos números o que foi, quem participou e como essa experiência transformou São Paulo. Boa leitura! Equipe da organização


visão geral

4

Instalações, oficinas, exposições, teatro, cinema e música foram alguns dos formatos das atrações da Virada Sustentável, mostrando temas como biodiversidade, mudanças climáticas, água, consumo consciente, direitos humanos, cidadania, entre outros. Todas as atrações foram gratuitas e passaram pelo crivo de um Conselho Curador formado por especialistas de renome na área da sustentabilidade.

482 atrações


visão geral

5

Parques e praças, estações do metrô e os principais museus e centros culturais da cidade foram palco para as atrações da Virada Sustentável. A seleção dos espaços levou em consideração a diversidade regional e de público e a preocupação com aglomerações, filas de espera, problemas com o lixo e desequilíbrios no trânsito. Não há registro de queixas relacionadas.

78 locais

biblioteca de são paulo


conselho curador

14

conselheiros

6

Para orientar as decisões da organização e evitar ações oportunistas, foi criado um Conselho Curador formado por nomes reconhecidos na área de sustentabilidade, com atuação em diferentes setores da sociedade.

Ademar Bueno

Professor de Sustentabilidade na FGV-SP e há 10 anos consultor e desenvolvedor de projetos de educação para sustentabilidade direcionados às empresas e ao público jovem.

Janine Saponara

Especializada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela USP/FIA/ Ceats e pela FGV. Fellow do Programa Elias do MIT (Boston).

Eduardo Srur

Lúcia Bludeni

Flávia Moraes

Luiz Carlos Beduschi

Artista plástico, é conhecido por intervenções urbanas na cidade de São Paulo que questionam o sistema social e artístico de forma crítica e bem-humorada.

Consultora em sustentabilidade, sócia-diretora da FCM Consultoria em Sustentabilidade.

Flávio Comin

Economista e coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Criadora e Presidente da Comissão de Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).

Professor doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam), da USP.


conselho curador

14

conselheiros

7

Além de analisar e aprovar a aderência das atrações, o Conselho decide questões éticas relacionadas ao evento, por exemplo o veto à participação de empresas de álcool, armamento e tabaco como patrocinadores.

Márcia Hirota

Ricardo Ferraz

Marina Grossi

Ricardo Voltolini

Nemércio Nogueira

Wellington Nogueira

Ambientalista, é diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica e responsável pela supervisão dos programas institucionais e pela geração de conteúdo. Economista e presidente executiva do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Consultor de empresas e diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog.

Percival Caropreso

Profissional de Marketing e Comunicação, Estratégia e Criação, com mão na massa no Terceiro Setor, trabalhando com ONGs, causas e movimentos. Criador da Setor 2 ½.

Coordenador do Movimento Boa Praça, é repórter e apresentador do Jornal da Cultura, da TV Cultura.

Consultor em sustentabilidade e publisher da Ideia Sustentável.

Fundador e coordenador geral da ONG Doutores da Alegria.


8

mobilizando a sociedade


mobilizando a sociedade mapa de stakeholders

pĂşblico

organizaçþes

artistas e oficineiros

9

virada sustentĂĄvel

parceiros e apoiadores

governo

patrocinadores


virada sustentável

mobilizando a sociedade público

10

Um programa divertido e educativo para todas as idades, gostos e bolsos. A programação da Virada recebeu cerca de 500 mil pessoas durante o fim de semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho), além de uma parcela expressiva de público que acompanhou posteriormente as exposições que permaneceram em estações do metrô, museus e centros culturais.

público

500 mil participantes


virada sustentável

mobilizando a sociedade organizações

11

Evento de caráter coparticipativo, a Virada Sustentável também reuniu atrações e atividades de 39 organizações da sociedade civil, entre elas organizações ambientalistas e sociais, universidades, escolas, entidades de classe e associações de moradores, entre outros, dando ao evento feições de movimento em prol de uma sociedade mais sustentável.

organizações

39

organizações


virada sustentável

mobilizando a sociedade governo

12

A Virada Sustentável contou com o apoio direto de quatro secretarias de governo municipais e estaduais, sem envolvimento de recursos financeiros. As Secretarias de Meio Ambiente (SVMA e SMA) cederam espaços, criaram atividades e trouxeram ações próprias de conscientização e educação. As secretarias da Pessoa com Deficiência (SMPED e SDPD) foram responsáveis pelo mapeamento e ações de inclusão e acessibilidade (por exemplo, o Atende!).

governo

4

secretarias de governo


virada sustentável

mobilizando a sociedade patrocinadores

13

A Virada Sustentável teve o patrocínio de empresas que acreditaram na importância do tema e na proposta do evento para a sociedade. Com um modelo de negócios inovador, de patronos por atividades/ atrações, a Virada teve em sua primeira edição nove patrocinadores diretos, que também puderam demonstrar suas propostas de sustentabilidade para o público.

patrocinadores

9

patrocinadores


virada sustentável

mobilizando a sociedade artistas e oficineiros

14

Artistas e oficineiros de diferentes modalidades, como artistas plásticos, músicos, palhaços, designers, atores e chefes de cozinha, entre outros, participaram ativamente das atrações e ações da Virada Sustentável, inspirando o público a pensar e ensinando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo, não um fardo ou uma restrição.

artistas e oficineiros

1.127 artistas e oficineiros


virada sustentável

mobilizando a sociedade parceiros e apoiadores

15

Além das secretarias de governo, a Virada Sustentável teve apoio da TV Globo São Paulo e apoio institucional da Rede Nossa São Paulo e do CEBDS, além de parcerias com a Lew’Lara/TBWA (campanha de divulgação e RP com mídia), Farah Service (prospecção de patrocínios) e Lead Comunicação (assessoria de imprensa). A Rádio Eldorado foi a rádio oficial do evento, a Trip Editora apoiadora na divulgação e a Yuni.MKT responsável pela gestão de redes sociais. A GreenCO2 calculou e neutralizou toda a pegada de carbono do evento.

parceiros e apoiadores

10

parceiros e apoiadores


16

ações


coleta de lixo eletrônico

17

Além das atrações e atividades, a Virada Sustentável promoveu diversas ações ligadas a sustentabilidade na prática. Um dos destaques foi a coleta de mais de 27 toneladas de lixo eletrônico em parceria com a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas e a Abrelpe. Cinco pontos da cidade contaram com postos de recolhimento e posterior destinação adequada.

Computadores, televisores, celulares, caixas de som, telefones, rádios,

27 ton

aparelhos de som, microondas, despertadores, antenas, cd players,

de lixo eletrônico recolhidos relógios, pilhas, máquinas fotográficas, roteadores, servidores, luminárias, hds


doação de livros

18

A maior doação de livros infantis sobre temas de sustentabilidade já montada no Brasil, somando mais de 54 mil volumes com títulos como O Gigante Monstruoso do Lixo e A Maldição da Fábrica. Resultado de parcerias com o projeto Reciclick - Educando para a Sustentabilidade e com a Editora Saraiva.

54 mil livros doados


jogo da cidadania

19

Mais de 300 universitários de todo o estado participaram das fases online e presencial do Jogo da Cidadania – Virada Sustentável, envolvendo desafios para o desenvolvimento de ideias sobre o tema sustentabilidade em diferentes segmentos da sociedade. Foi organizado pela Rede Sinapse, em parceria com a FGV-SP e a Virada Sustentável.

305

universitários


menu virada sustentável

20

Dez restaurantes da capital paulista ofereceram um cardápio especial durante os dias da Virada, com ingredientes orgânicos, vegetarianos e de procedência local. As refeições formavam um cardápio especial e tiveram preços reduzidos, com o objetivo de estimular o consumo sustentável e de alimentos orgânicos.

10

restaurantes


automação de luz

21

A Schneider Electric promoveu na Virada Sustentável, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a instalação de sistemas de automação de iluminação em 36 banheiros localizados nos parques Ibirapuera, do Carmo e Jardim da Luz. Eles representam uma economia média de 30% no consumo de energia nesses locais, suficiente para abastecer 25 famílias de quatro pessoas durante um ano.

30.431 KWh/ano economizados


22

mĂ­dia e redes sociais


mídia espontânea

23

A Virada Sustentável recebeu ampla cobertura dos principais veículos de mídia (TV, rádio, impresso e internet), somando quase R$ 6 milhões em mídia espontânea nas modalidades de TV e impresso. A Lead Comunicação foi responsável pela assessoria de imprensa e gestão da comunicação do evento.

R$

5,9 milhões

em TV e mídia impressa


redes sociais

24

A Virada Sustentável manteve diálogo ativo nas comunidades online onde esteve presente (Facebook e Twitter), com 714,8 mil impactos estimados em redes sociais. Os canais foram abertos, para que usuários também pudessem publicar conteúdos. Nas datas do evento, foi realizada cobertura em tempo real, com informações, respostas às dúvidas de usuários e divulgação e agradecimento aos participantes.

714,8 mil

impactos estimados em redes


campanha

25

A estratégia de divulgação da Virada Sustentável envolveu apoios de veículos de mídia (TV Globo, G1, Catraca Livre, Rádio Eldorado e Trip Editora, entre outros) e parceria com a agência de publicidade Lewlara/TBWA, que criou e desenvolveu as peças da campanha. O book de apresentação do evento ganhou o Leão de Prata em Cannes 2011, na categoria design. Os filmes foram realizados pela Vira Lata Produções e pela Digital 21.

1

Leão de Prata em Cannes


26

evento sustentรกvel


evento sustentável Acreditamos que utilizar a sustentabilidade como mote principal de um evento implica, necessariamente, na adoção de práticas exemplares de sustentabilidade no próprio evento, que vão desde a mitigação de seus impactos ambientais e gestão de resíduos até a responsabilidade com as equipes e materiais utilizados. 27

Pensando nisso, a organização da Virada Sustentável adotou os seguintes procedimentos: ++ Neutralização total das emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa), inclusive dos eventos que entraram como adesão. ++ Coleta seletiva e gestão de resíduos, em parceria com cooperativas de catadores. ++ Material de comunicação (placas e totens) produzido em material 100% reciclado.

++ Convites e crachás feitos de material 100% natural (folhas secas e papel semente). ++ Entregas de materiais realizadas por bike courier. ++ Material de sinalização produzido a partir de móveis reutilizados e customizados por artistas, posteriormente vendidos em leilão beneficente. ++ Mapeamento de acessibilidade e necessidades especiais para pessoas com deficiência, além de serviços de transporte especial (Atende!). ++ Estímulo ao uso de transportes compartilhados (carona de carro, bicicleta, ônibus e a pé) durante o evento, em parceria com o site Campus Aberto. ++ Estímulo ao uso da bicicleta em parceria com o movimento Bike Anjo.

Relatório Virada Sustentavel  

Relatório de atividades da 1° Virada Sustentável, que aconteceu em São Paulo nos dias 03 e 04 de junho de 2011.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you