Livro pini patologia recuperacao e reforco de estruturas de concreto vicente custodio e thomas rippe

Page 114

A areia a ser utilizada deve ser limpa, de granulometria adequada ao diâmetro da mangueira, lavada, perfeitamente seca c isenta dc matéria orgânica, não devendo ser reaproveitada. Para tanto, a areia não poderá ser areia muito mole ou muito fina, para não polir a superfície. O consumo médio de material é de 60 dm3/m2, sendo a produtividade função da superfície a jatear, mas ficando-se, em média, entre os 10 e os 15 m2/hora. A aplicação do jato deve ser feita em círculos e, se o operador for eficiente, será tarefa suficiente para garantir a retirada de todos os resíduos de corrosão do concreto e das barras da armadura. É natural que seja um processo poluente, principalmente no caso do jato de areia seco, e a decisão sobre a sua utilização ou não deve contemplar a observação desta desvantagem com a garantia da eficácia final. O jato de areia para preparação de superfícies deverá ser sempre seguido de aplicação de jatos de ar comprimido e de água fria, antes da aplicação do material dc reposição. Além de funcionar como elemento de limpeza, em alguns casos o jato de areia poderá servir como alternativa ao apicoamento, removendo a camada mais externa da superfície de concreto. Nestes casos, exige-se operador qualificado, pressão ligeiramente mais alta no compressor e o rendimento final será algo inferior, da ordem de 25% aos 30%, se comparado com o do jato de areia utilizado só para limpeza. 3.2.4.4 Jatos de limalha de aço O jato de limalha de aço aplicado sob pressão é uma alternativa viável, em alguns casos, ao jato dc areia. É menos poluente do que aquele, mas bem mais abrasivo, não sendo aplicável, por exemplo, no caso de existência dc armaduras expostas, já corroídas e com pequenos diâmetros, ou mesmo quando for necessário muito rigor no controle de superfície final do concreto, em termos de profundidade de desgaste. O equipamento é obviamente mais sofisticado, apesar de trabalhar dentro dos mesmos princípios básicos dos demais jatos. Deve-se ter em conta a necessidade de se prever que venha a padecer de um desgaste bem superior. Não restam dúvidas quanto à eficiência deste tratamento, em grandes superfícies, como técnica que garanta a quebra da superfície menos resistente do concreto e a abertura imediata dos poros do mesmo, aumentando a capacidade aderente ao material de recuperação. Não há necessidade de recurso à água, e o rendimento varia muito de acordo com o equipamento que é utilizado. A abrasão produzida no concreto é função de três fatores básicos, conjugados entre si: • dimensão dos elementos metálicos; • quantidade dc abrasivo utilizado ( v a z ã o ) ;

• velocidade da máquina. 3.2.4.5 Queima a maçarico

H um tipo muito particular de limpeza, pouco utilizado, pois requer muito cuidado executivo. Destina-se a remover sujeiras tais como graxas e óleos, por induzir desagregação de uma camada de concreto de até 5 mm de espessura, o que implica sua utilização no caso de superfícies ligeiramente esfoliadas. Esta técnica de tratamento superficial não pode ser usada quando as armaduras estiverem à mostra, ou mesmo para espessuras de cobrimento efetivas inferiores a 35 mm.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.