Page 1

Arquivo Fotográfico da UTAD Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro ESCOLA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Projecto de Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação

Orientador: Ramiro Gonçalves Co-Orientador: António Marques

Isabel Sequeira nº 26424 João Maia nº 3145

Sistema de Informação Proposta

Introdução Gerir toda a informação referente às Colecções de fotografias acumuladas ao longo de mais de 25 anos em diversos suportes físicos e digitais. Colecções que ilustram momentos importantes e acontecimentos da história desta Instituição: Tomadas de Posses, Prémios, Homenagens, Doutoramentos, Actividades Académicas, Congressos, Conferências, etc.

Fazer o estudo que permita a gestão de todo o acervo fotográfico viabilizando a consulta a vestígios do passado, passando por etapas distintas como a classificação, ordenação, descrição, guarda e conservação, culminando com a utilização de sistemas de acesso rápido, seguro e eficiente, tendo em vista a cedência das imagens.

Objectivos >Planear ou propor um Sistema de Informação e a Aplicação em Windows que dê acesso a uma Base de Dados e a um Banco de Imagens a fim de facilitar a pesquisa, a localização, quer das fotografias analógicas, quer das digitais ou digitalizadas e a toda a informação associada. >Permitir a inserção dos novos eventos. >Permitir cedências de imagens Online com acesso controlado e temporário.

Realizado >A Caracterização, Classificação e tratamento de toda a documentação para o levantamento de necessidades. >A Especificação de Requisitos, o Diagrama de Caso de Uso, o DER e o Diagrama de Classes, afim de descrever a funcionalidade do sistema, o modelo de dados, as entidades, os relacionamentos e a representação de toda a estrutura do Sistema de Informação.

No Futuro Quem? Quando? Como?

Desenvolver e implementar a Base de Dados assim Aplicação de acesso em ambiente Windows. Dar digitalização das imagens que se encontram em analógico, afim de preservar e restringir manuseamento.

como a inicio à suporte o seu

Em 1973 é criado, pelo Decreto-Lei n.º 402 de 11 de Agosto, o Instituto Politécnico de Vila Real e funciona numa das salas dos Paços do Concelho. A 31 de Dezembro de 1974, no notário de Vila Pouca, é assinada a escritura da compra da Quinta de Prados. No dia 2 de Dezembro de 1975, no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde, inicia-se o ano lectivo com 40 alunos inscritos e distribuídos pelos Cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Engenharia Zootécnica. Em 1979 passa a Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro. A Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro foi criada pelo DecretoLei n.º 60, de 22 de Março, em 1986.

Onde? Tel: 259 350 794 Email: foto@utad.pt

Sector de Fotografia

Isabel Sequeira e João Maia  

Objectivos Desenvolver e implementar a Base de Dados assim como a Aplicação de acesso em ambiente Windows. Dar inicio à digitalização das im...

Advertisement