Issuu on Google+

Manual de Identidade Visual janeiro/2012


Expediente: Atendimento: Paulo Costa • atendimento@contextualcomunicacao.com • www. contextualcomunicacao.com Criação e produção gráfica: Leonardo Sabino • leonardocsabino@gmail.com • leonardocsabino.blogspot.com Natal/RN, março de 2012


Unineuro - Manual de Identidade Visual Apresentação

C

Caro usuário, este manual foi elaborado com informações básicas e essenciais para utilização, aplicação em estudos e consulta do mais importante elemento de divulgação da empresa Unineuro: A marca Os parâmetros aqui comentados, são dirigidos àqueles que de uma forma ou de outra necessitarão de conhecimento a cerca da propagação dos elementos visuais da empresa. Portanto, constam aqui informações sobre o conceito, as regras de construção, margens de posicionamento (evitando perder sua legibilidade), referência sobre as côres a serem utilizadas em reproduções comerciais, além de variações de côres, tipologia e alguns exemplos de aplicação. Esperamos que este trabalho contribua para o crescimento da empresa e de todas as pessoas envolvidas no processo, e que, a marca aqui demostrada, seja símbolo de um grande empreendimento e referência de qualidade para o setor

Leonardo Sabino Diretor de Arte

03


Unineuro - Manual de Identidade Visual T I PO L O G I A PR I N C I P A L

Tipologia A fonte selecionada para o nome “Artanova” foi selecionada com muito cuidado. A “Bedizen” é uma fonte estável, moderna e técnica, ao mesmo tempo amigável e inovadora. Suas linhas retas em perfeita sintonia com suas curvas, demonstra o quanto a empresa é inovadora, criativa e moderna, porém sem perder o foco na sobriedade e seriedade dos seus projetos.

04


Unineuro - Manual de Identidade Visual T I PO L O G I A t agli n e

Tipologia Uma fonte mais “emocional” foi escolhida para a tagline, a Adobe Garamond Pro. É uma fonte clássica, escolhida para representar o trabalho artesanal e valores da terra, destacando o aspecto natural da identidade, além de ser competente em se falando de legibilidade. Todas estas ecolhas colaboram para que o logo seja facilmente identificável em diversas mídias diferentes, como anuncios impressos ou TV.

abcdefghijklmn opqrstuvxwyz ABCDEFGHIJKLMN OPQRSTUVXWYZ 05


Unineuro - Manual de Identidade Visual cores

Cores

O vermelho escolhido para a marca ĂŠ composto das seguintes cargas de cores 0% de cyan, 100% de magenta e 100% de yellow; O preto utilizado ĂŠ composto por 0% de cyan, 100% de magenta, 100% de yellow e 100% de preto.

06


Unineuro - Manual de Identidade Visual SIMBOLOGIA

O Esquilo O esquilo foi escolhido por ser um animal típico da Suiça, país natal do proprietário. Além disso o simpático animal é o principal responsável pelo reflorestamento de uma árvore típica e bastante popular deste país, o pinheiro suiço, que além de tudo é uma árvore de madeira nobre. O pequeno animal também é por diversas vezes o responsável pelas “boas vindas” , aproximando-se dos visitantes com curiosidade, sendo um verdadeiro anfitrião. É importante lembrar ainda do seu comportamento inquieto e de comum conhecimento, são trabalhadores rápidos, hábeis e dotados de profunda responsabilidade para com seus deveres. Em outras palavras, o símbolo perfeito para representar os valores da Artanova. O esquilo da logo ainda está levemente erguido, olhando para frente, mais precisamente para o “o” do Nova, que representaria ali uma noz. É o próximo passo, o futuro dele, e ele está determinado a perseguir, a inovar e se reinventar se preciso for.

07


Unineuro - Manual de Identidade Visual r eg r a s d e c o n s t r u ç ã o

Logo abaixo vemos a grade de construção da marca e as proporções que foram utilizadas para sua concepção (cada unidade aqui está com 1cm²).

08


Unineuro - Manual de Identidade Visual v i s ibili d a d e

Margem de não interferência Para garantir a boa visibilidade, deve-se utilizar uma margem de segurança entre a marca e demais objetos gráficos do material onde ela será aplicada, como textos ou fotos por exemplo. A margem é de no mínimo um “O” da logomarca, como demonstrado ao lado.

Redução mínima Em reproduções comerciais que exijam a redução da marca, como aplicações em canetas, chaveiros, carimbos ou cartões de visita, a prioridade deve ser a tipologia. No estágio inicial da evolução de uma marca o NOME da empresa precisa ser visualizado e absorvido em todas as ocasiões, pela audiência, sendo clientes ou não.

1,5 cm

3 cm

Por menor que fique a marca, ainda deve ser perceptível a sua intenção de comunicação. Pensando nisso, deve-se evitar reduções proporcionais da marca que a deixe menor que 3cm de largura, com altura proporcional (cerca de 1,5cm) evitando assim a perda de leitura pela audiência.

09


Unineuro - Manual de Identidade Visual cores - variações

APLICAÇÃO - CORES

CERTO

ERRADO

Conforme for se utilizando a marca, haverão situações diversas. Esclarecer as dúvidas quanto a estas situações é uma das principais funções deste manual. Seja em envelopamento de frota de veículos, publicidade gráfica (com fotos ao fundo) em várias situações deve-se respeitar as seguintes normas: 1) A logo é formada por duas côres distintas e contrastantes entre si: Uma fria e outra quente. Portanto é importante que ela seja sempre aplicada em fundos neutros, como branco, preto ou vermelho. 2) Observe que ao aplicar em fundo preto ou vermelho, é interssante que a logo receba uma cor chapada de uma das tres cores disponíves (vermelho, preto ou branco) desde que, fique em contraste com o fundo. A seguir exemplos de como melhor aplicar e garantir a excelente exposição da marca

10


Unineuro - Manual de Identidade Visual exemplo de aplicação - papelaria

Zona industrial de Natal/RN • (84) 3227-2031 | 8873-8324

Papel timbrado Papel Off-set 90g/m2, medidas 21x29,7 cm

11


Unineuro - Manual de Identidade Visual exemplo de aplicação - pasta

Zona industrial de Natal/RN • (84) 3227-2031 | 8873-8324

Cartão Supremo 250g/m2, medidas: 46x31,5 cm

12


Unineuro - Manual de Identidade Visual e x e m p l o d e a p l i c a ç ã o - E N VELOPE TIPO SACO

FRENTE

VERSO

Zona industrial de Natal/RN • (84) 3227-2031 | 8873-8324

Sulfite 90g/m2, medidas: 24x34 cm

13


Unineuro - Manual de Identidade Visual exemplo de aplicação - cartão de visitas

FRENTE

VERSO

Fulano da Silva Costa Supervisor Administrativo Celular: (84) 9123·1234 fulano@unineuro.com.br

Zona industrial de Natal/RN • (84) 3227-2031 | 8873-8324

Couche 250g/m2, laminado fosco, verniz localizado na logomarcamedidas: 90x50 cm

14


Unineuro - Manual de Identidade Visual exemplo de aplicação - veículo utilitário

15



Artanova - MIV