Page 1

+saúde & bem-estar ANO 12 Nº 140 agosto I setembro

beleza

Livre-se dos pelos da melhor forma! Conheça diferentes métodos de depilação

exercícios físicos Dançar para ficar de bem com a vida e com a silhueta em forma

bem-estar Cultive seu próprio jardim

Angélica

Em boa forma depois da terceira gestação, a apresentadora fala sobre sentir-se plena no campo pessoal e profissional


DIA DOS

PAIS FARMAIS

Pai é quem cuida, quem protege. Pai é motorista, é inventor, é super-herói. Pai é o primeiro grande amigo que todo mundo deve ter. Aqueles que se preocupam com o futuro dos seus filhos, e ajudam a construir um mundo melhor, recebam o nosso Feliz Dia dos Pais. Uma homenagem da Farmais a todos os Pais. facebook.com/redefarmais www.farmais.com.br


índice

tempo para tudo T

empo é um dos bens mais preciosos nos dias de hoje. Cuidar da casa, dos filhos, resolver todas as pendências do trabalho e estar sempre linda! Antes de sair por aí dizendo que seu dia deveria ter 48 horas e, mesmo assim, ainda não conseguiria cumprir todas as tarefas, leia a matéria sobre a organização de tempo, na seção “Comportamento”. A apresentadora Angélica sabe muito bem o quanto é difícil arrumar um tempinho para tudo. Mãe de três filhos, Eva, de nove meses, Joaquim, de 8 anos, e Benício, de 5 anos, ela curte os pequenos entre uma gravação e outra de seu programa “Estrelas”, da Rede Globo. A chegada da primavera e o florescer peculiar dessa estação, inspiram as pessoas a cultivar seu próprio jardim. Há opções até mesmo para os apartamentos de menor metragem, como você poderá ler na seção de “Bem-estar”. Cuidar das plantas traz benefícios psicológicos, estimula a disciplina e a coordenação motora. Nesse mês de agosto deixamos aqui registrada a nossa homenagem aos pais de todo o Brasil! Até a próxima! Equipe Farmais

08 BELEZA

Métodos eficazes para a depilação

12 NUTRIÇÃO

Substituições para controlar o colesterol

14 CAPA

Angélica fala sobre casamento, filhos e boa forma

18 SAÚDE

Ouvir bem é fundamental para a qualidade de vida

24 COMPORTAMENTO Administração de tempo

26 ATIVIDADES FÍSICAS

Dança como terapia para o corpo e para a mente

28 BEM-ESTAR

Cultive seu próprio jardim

32 CULTURA

Dicas de livros, DVDs, roteiros etc.

REDE FARMAIS Diretor Igor Rongel I Consultor de publicidade Sérgio Comunale I Analista de Marketing Rosana Becker Criação e produção

Rua Cotoxó, 608, 05021-000 — São Paulo — SP — ­ (11) 3674.4400

Direção Cléia Barros I Editora-responsável Simone Tavares simone.tavares@dezoitocom.com.br I Repórter Thayna Santos | Direção de arte Vinicius Ferreira Neves I Colaboradores Ana Paula Sousa, Juliana Cardoso, Luciana Dias e Thaís Rodrigues I Foto de capa Rede Globo/Divulgação Atendimento Bruna Pinheiro I Produção Gráfica Luana Trentin I Revisão Willian Matos e Marcio dos Anjos I Comercial Bruna Rubacow I Pré-impressão Grupo Rái I Impressão Gráfica Oceano I Tiragem 65 mil exemplares Publicidade Para anunciar, ligue (11) 3674-4400 I Fale Conosco contato@dezoitocom.com.br A revista Farmais +saúde & bem-estar é uma publicação da Dezoito. Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, bem como as informações constantes nas publicações veiculadas que são de responsabilidade dos anunciantes.

3


acontece

inaugurações

na rede Blitz da saúde

1

Mais uma fita vermelha foi cortada em São Paulo. Conheça a nova loja Farmais na rua Sena Madureira, Vila Mariana.

1

2

A Avenida Oito, no centro de Chapadão do Sul (MS), é o mais novo endereço da Farmais Sanrival.

3

Teve festa de inauguração em Guarulhos. Uma nova unidade da rede Farmais está na Avenida João Paulo I, no Jardim Presidente Dutra.

4

São Bernardo do Campo é a cidade da Grande São Paulo escolhida pela Farmais para a abertura da nova unidade. Prestigie-a na rua Jurubatuba.

O laboratório Medley em parceria com o Colégio Técnico de Limeira, Cotil, realizou a Blitz da saúde no Shopping Patio Limeira, interior do Estado de São Paulo. Muitas pessoas aproveitaram a Blitz para conferir como está a saúde. Durante a ação 255 pessoas mediram a pressão arterial e passaram pela unidade da Farmais.

2

3

4

As boas vindas para as unidades: Inaugurações em São Paulo: Farmais Santo Amaro; Farmais Chácara de Santo Antônio; Farmais Amador Bueno, na Penha; Farmais Serra de Bragança, no Tatuapé; Farmais JK, Jardim Nova Guarulhos; Farmais São José dos Campos, na Vila Ema; Farmais Guanabara, Campinas; E no interior: Farmais Marília em Cascata; Farmais Catanduva; Farmais Assis Plus, no centro de Assis; Farmais Olímpia, centro de Olímpia; Inaugurações em Mato Grosso do Sul: Farmais Afonso Pena, em Campo Grande; Farmais Alquimia, Cassilândia; Farmais Carandá, Campo Grande; Farmais Centro de Campo Grande; Farmais Posto Ipiranga, em Caranda Bosque; Farmais Corumbá, centro de Corumbá.

4

agosto I setembro

Compromisso com a educação Com o objetivo de ajudar crianças e jovens a vencerem na escola e na vida, a Farmais em parceria com o Instituto Ayrton Senna, desenvolveu a campanha “Sou mais educação. Seu troco formando campeões”. Esse projeto é em prol da educação de crianças e jovens em todo o Brasil, e somente o cliente da rede Farmais pode fazer com que essa campanha seja um sucesso! Para participar, basta depositar o troco em um dos cofrinhos que estão nas unidades da Farmais. Com esse gesto, os programas educacionais do Instituto, espalhados em mais 1.300 municípios pelo Brasil, podem beneficiar diretamente cerca de 2 milhões de alunos por ano.


BIO SOAK

®

Dilatador Nasal ® MAXAIR

SOLUÇÃO MULTIAÇÃO PARA TODOS OS TIPOS DE LENTES DE CONTATO GELATINOSAS INCLUINDO SILICONE HIDROGEL MS: 80485560004

MS: 8.015.334.000-6

SOLUÇÃO PARA LENTES DE CONTATO

TIRAS MÉDIAS

TIRAS GRANDES

PÓ ADESIVO PARA DENTADURAS Segurdent

diclofenaco dietilamônio

ANTI-INFLAMATÓRIO TÓPICO ® Referência: Cataflam Emulgel

CONTUSÃO

Reg. MS: 80198110002

MS: 1.0370.0344.001-4

DURAÇÃO EFETIVA POR ATÉ 12 HORAS GOSTO NEUTRO EFICIENTE SOBRE PRÓTESES ÚMIDAS

DURAÇÃO EFETIVA POR ATÉ 12 HORAS GOSTO NEUTRO

CREME ADESIVO

IMPEDE A PASSAGEM DE PARTÍCULAS

PARA DENTADURAS

CREME ADESIVO

PARA DENTADURAS SABOR MENTA

Reg. MS: 80198110001

DURAÇÃO EFETIVA POR ATÉ 12 HORAS SABOR MENTA IMPEDE A PASSAGEM DE PARTÍCULAS

20g

40g

48g

40g Menta

Indicações: Bio Soak: A solução Bio Soak® é utilizada para limpeza, desinfecção, remoção de proteínas, conservante, clareador e lubrificante de qualquer tipo de lente de contato gelatinosa e /ou material de hidrogel. Diclofenaco Dietilamônio: Alívio da dor, da inflamação e do inchaço em: Inflamações do tecido mole de origem traumática dos tendões, ligamentos, músculos e articulações, por exemplo, devido à entorses, lesões, contusões, distensões, ou dores musculares e nas costas, bem como lesões oriundas de práticas esportivas; formas localizadas de reumatismos dos tecidos moles: tendinite , bursite, síndrome do ombro e da mão, periartropatia; para o alívio da dor de alguns tipos de artrites leves e localizadas. Max Air: Abrir as vias nasais, respirar facilmente, aliviar a congestão nasal e reduzir o ronco. “DICLOFENACO DIETILAMÔNIO SÃO MEDICAMENTOS. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.”

“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.”


notas

Moda que cola! “Quando lancei o primeiro produto, o eye flash, a Dior ainda não havia lançado o seu delineador adesivo. Era mesmo uma novidade”, completa Mily, uma maquiadora brasileira radicada na França. Atualmente sua linha de maquiagem traz três tipos de adesivos diferentes: os beauty spots, pequenos corações, estrelas e bolinhas; os eye flashes, que têm formato de cílios; e os liners, que são delineadores com acabamentos diferentes, em preto ou colorido. As cartelas vêm com mais de dez pares de delineador. Os produtos podem ser comprados aqui no Brasil pelo site Mily Make Up Boutique, ou na loja Chic Chic Lab, em São Paulo. www. milymakeupboutique.com

Unhas magnéticas

Com a ajuda de um ímã acoplado na tampa do produto, são criados desenhos como listras, estrelas e corações. Além destes, pode-se também obter outros resultados mudando apenas a posição do magnético. Para dar o efeito desejado, o ideal é aplicar duas camadas de esmalte e após a segunda, colocar imediatamente a tampa bem próxima à unha por cerca de 20 segundos. Quanto mais tempo, mais visível ficará o desenho.

6

agosto I setembro


Rede Globo/Divulgação

Eu pego cor muito fácil. Uso muito protetor, tanto no rosto quanto no cabelo. Também procuro sempre manter a hidratação Débora Nascimento atriz

A preparação para a estação mais quente do ano, quando os corpos ficam mais à mostra e as praias e piscinas são os passeios preferidos da maioria, precisa começar meses antes. Essa é a época certa para fazer peelings, laseres e tirar as manchas do rosto e do corpo, porque a pele não pode estar bronzeada. Abaixo, uma sugestão de ritual de beleza para quem já quer entrar na onda do verão:

1º. Limpeza profunda da pele; 2º. Aplique uma máscara desintoxicante de argila. A branca para peles secas ou normais e a argila verde para as oleosas; 3º. Eliminar manchas com peelings químicos. Ácidos como o mandélico, kójico, fítico e glicólico são excelentes opções; 4º. Se a intenção também for rejuvenescer a pele, os ativos com vitamina C podem ser usados com equipamentos de ultrassom ou radio frequência para garantir um efeito de lifting em linhas de expressão e rugas.

LEV RADIN/shutterstock.com

Projeto Verão

Grife no Brasil Direto de Nova Iorque, a grife acaba de anunciar a abertura de sua primeira loja Michael Kors Lifestyle, no Brasil. O local escolhido foi o Shopping Village Mall, o mais novo destino de luxo carioca. A loja de 1.500 m² conta com o mix de acessórios que inclui bolsas, sapatos, óculos, relógios e fragrâncias, além da coleção ready-towear, conhecida por sua atitude chique e casual. “O Brasil é o lugar onde pude conhecer as pessoas mais bonitas, chiques e divertidas”, diz Michael Kors.

7


beleza

8

agosto I setembro


depile

o mal pela raiz!

Saiba qual o melhor método para eliminar os pelos sem sair de casa por Juliana Cardoso

M

ulheres nascem com mais ou menos sorte, mas nenhuma nasce livre: de pelos! E se não há explicação que nos faça compreender por que tê-los, que tal aprender a melhor maneira de se livrar deles? Depilação é algo muito particular que varia de acordo com o gosto da freguesa! Exige cuidados essenciais para que a pele tenha aspecto saudável e principalmente nao deixe marcas. Higiene é outro fator que não pode ser deixado de lado ao se depilar. Nem sempre é possível garantir a limpeza de todos os utensílios em salões ou clínicas. Sem falar sobre o vilão do reaproveitamento de material, algo muito comum. A solução pode estar em ficar em casa e tentar, você mesma, dar um fim aos pelinhos indesejados. Conheça os métodos de depilação caseiros e eleja aquele que pode trazer mais benefícios. Mas lembre-se da regra número um, que independe da modalidade: você nunca deve se depilar em menos de 72 horas após tomar sol. As manchas na pele certamente aparecerão caso se esqueça de seguir essa premissa.

9


beleza

1

2

5

8

10

agosto II setembro setembro

3

6

9

10

4

7

1. Creme depilatório corporal para homem, DepiRoll 2. Creme depilatório que age durante o banho, Veet 3. Creme depilatório para peles delicadas, Veet 4. Folhas prontas com cera facial Suprem’ Essence, Veet 5. Cera quente com cera de abelhas, Veet 6. Cera cremosa para micro-ondas (buço, braços e axilas), Depilsam 7. Creme depilatório para o rosto, Veet 8. Refil cera roll-on azuleno, DepiRoll 9. Loção depilatória corporal com manteiga de cacau, DepiRoll 10. Creme depilatório corporal Sensitive Skin, DepiRoll


Cera quente

Bom para quase todo tipo de pele, com exceção das muito sensíveis e das que tenham vasinhos aparentes. Ela é indicada para todas as regiões do corpo. Existem hoje produtos que podem ser aquecidos no micro-ondas ou vendidos com aparelhos próprios para derreter a cera, que pode ser usada em uma temperatura mais baixa, desde que a goma seja mais espessa. Esse tipo adere melhor à pele, causando menos danos e retirando pelos mais finos e curtos também.

Cera fria

Dos métodos, o mais dolorido. Indicado para pernas, axilas e abdome desde que a pele seja resistente, livre de foliculite (pelos encravados) e vasinhos. Para os dermatologistas, a opção fria é menos agressiva para a pele, pois não aquece o local, evitando escoriações superficiais.

Lâmina

Hidratar a área a ser depilada facilita em 60% o trabalho da lâmina na hora de raspar os pelos. O produto mais apropriado para aplicar antes da depilação não é o sabonete ou shampoo, mas sim, algo específico que torne o deslizar da lâmina suave. Assim, menor é o risco de trauma, cortes, alergias e foliculite. O próprio aparelho se beneficia, já que os produtos específicos não o obstruem nem o fazem oxidar.

Creme depilatório

Se você se enquadra no perfil das peles mais sensíveis, prefira métodos mais delicados, como os cremes depilatórios. A diferença para os outros métodos está na frequência, ou seja, no aumento do intervalo entre uma depilação e outra. Isso porque o creme não é suficiente para retirar os pelos pela raiz.

NÃO ACABA QUANDO TERMINA!

foto marinheiro manso/ imagens meramente ilustrativas

O cuidado com a pele continua mesmo após a saída dos pelos. Cremes calmantes ricos em ômega 3, podem ser ativos ideais para aplicar pós-depilação, independentemente da modalidade.


nutrição

inimigo do coração

Quando o assunto é saúde, uma das maiores preocupações é o colesterol alto, causado na maioria das vezes pela alimentação inadequada. Especialistas indicam os alimentos e a dieta correta para combater o problema por Marina Erbolato

É

só começar a fazer o check-up que lá está ele, o colesterol ruim, no resultado dos exames das pessoas que não se preocupam em manter uma alimentação adequada. Para reverter esse quadro, a saída é aderir a uma dieta saudável, sempre com acompanhamento médico. “O nosso corpo precisa de uma alimentação com a redução de gorduras saturadas para, assim, produzir substâncias favoráveis à saúde do corpo e da mente”, ensina Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão. É fundamental reduzir o consumo de pele de aves, bolo, biscoitos, sorvetes, embutidos, manteiga ou margarina, gordura hidrogenada, molho de saladas, além da bebida alcoólica. Segundo a especialista, a maior parte do colesterol é produzido pelo fígado e apenas 25% é oriunda da alimentação. Mesmo assim, a dieta exerce papel fundamental para manter os níveis adequados. Um cardápio ideal é aquele com baixo teor de gordura, que tenha leite e derivados desnatados ou semidesnatados, carnes magras e peixes. “É importante consumir alimentos fonte de gorduras poli-insaturadas como as frutas oleaginosas, o azeite, o óleo de canola, e de peixes, como o salmão e a sardinha”, completa. O conjunto de ações para uma vida saudável – e com colesterol dentro da normalidade – requer também a prática de exercícios físicos. “De acordo com um estudo realizado pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), além de o exercício ajudar na queima de gorduras, quando os músculos são estimulados pelas atividades, passam a consumir o colesterol ruim”, explica a nutricionista.

Entendendo o problema

O colesterol é uma lipoproteína fundamental para o organismo, pois compõe a membrana celular, entre outras funções. Chamamos de colesterol total a soma de alguns tipos de colesterol: LDL, HDL e VLDL, os quais são classificados conforme o tamanho da molécula. O colesterol bom é o HDL, pois sua molécula é menor e

12

agosto I setembro

isso dificulta o depósito nas paredes dos vasos arteriais. Já o LDL é uma molécula maior e, se estiver em níveis elevados, pode se depositar nas paredes dos vasos e causar obstrução da circulação, levando a uma arteriosclerose. Engana-se quem acredita que estar magro significa estar livre do colesterol alto. O problema afeta tanto obesos quanto pessoas aparentemente sadias e não deve ser associado apenas ao excesso de gordura visível no corpo. “Fatores genéticos, má alimentação e sedentarismo também exercem influência e são os prováveis responsáveis pelo colesterol elevado nas pessoas com peso adequado. A genética é responsável por determinar onde a gordura vai se depositar, e se o estilo de vida pode agravar essa situação.

Sintomas e consequências

Para se ter certeza de que os níveis de colesterol estão elevados, o exame de sangue é fundamental. “A hipercolesterolemia, o colesterol alto, geralmente não apresenta sintomas. A pessoa pode estar com os valores elevados e não saber. Por isso é importante realizar exames periódicos. Entretanto, o depósito de gordura que se acumula no fígado em alguns tipos da doença pode levar ao desenvolvimento de Xantelasma Palpebral (lesões cutâneas amareladas ao redor dos olhos, provocadas pelo depósito de gordura na pele)”, explica Ana Paula Machado Lins, da empresa Nutricionistas Associadas. “Também podem surgir sintomas que se relacionam com problemas vasculares, como dormência nas pernas em nos braços, dor no peito, visão turva, perda de equilíbrio e tontura”, complementa Cintya. O controle do colesterol é importante porque ele também é necessário para o funcionamento adequado do organismo. Quando a doença estiver muito avançada, causará entupimento dos vasos e má circulação podendo ter consequências graves como AVCI (também conhecido como derrame cerebral), infarto do coração, má circulação das pernas com dores e dificuldade para caminhar. Por isso, o melhor é prevenir!


Sugestão de cardápio Café da manhã:

• Leite semidesnatado com café • Pão integral com requeijão light • Mamão

Lanche da manhã: • Iogurte natural desnatado • Nozes

Almoço:

• Salada de folhas verdes temperadas com azeite • Arroz • Feijão • Salmão grelhado ao molho de ervas • Abobrinha ao forno • Creme de manga

Lanche da tarde:

• Pão de forma integral com geleia • Suco de laranja

Jantar:

Conheça alguns alimentos que ajudam a diminuir o colesterol alto:

• Salada de cenoura temperada com limão • Arroz • Feijão • Carne assada • Couve refogada • Ameixa

Alho e cebola Berinjela Água de coco Alcachofra Linhaça Pistache Chá preto Chá vermelho

O colesterol é considerado fora dos limites normais quando o colesterol total é igual ou superior a 240mg/dl e/ou quando o colesterol bom (HDL) está abaixo de 40mg/dl.

13


CAPA

Angélica em sua melhor fase

Rede Globo/Divulgação

Sucesso como apresentadora, ela se derrete ao falar dos três filhos e garante que o casamento vai muito bem, obrigada

por Thaís Rodrigues

14

agosto I setembro


15


Quem vê a Angélica na televisão e nas revistas, ao lado do marido, Luciano Huck, e dos filhos, Eva, de nove meses, Joaquim, de 8 anos, e Benício, de 5 anos, tem a impressão de que a vida da apresentadora é um comercial de margarina. Não que seja muito longe disso. Mas ela também vive os dramas da mulher moderna: conciliar a maternidade com o trabalho, cuidados para manter a forma e, claro, ter um casamento duradouro e feliz. Em entrevista à revista Farmais +saúde & bem-estar, durante evento realizado pela marca de pomadas Hipoglós, em São Paulo, Angélica falou sobre esses e outros assuntos exaltando felicidade pela fase atual.

Mãe e apresentadora

“Ser mãe é ter culpa”. Com essa frase Angélica resumiu o fato de precisar deixar os filhos em casa para ir trabalhar. “Quando tive o primeiro filho, ficava muito mal com essa questão; no segundo eu melhorei e, no terceiro, tudo foi amenizado (risos). Mas não tem como não se sentir culpada. Quando não estou com a minha filha, fico pensando se ela está bem, porque, claro, eu gostaria de estar com os três”, completa. Aliás, depois de dar à luz dois meninos, os homens predominarem na casa, a apresentadora vive uma nova experiência com a pequena Eva. “É tudo diferente; acho que menina tem uma certa doçura. Esse universo cor de rosa que todo mundo sempre falou é verdade. A mulher tem esse instinto de trocar, botar lacinho, roupinha. Voltei a brincar de boneca!”, assume. Angélica conta que Huck também está aproveitando o momento especial como pai de uma garotinha. “Eva já conquistou o Luciano. Eles têm uma relação de olhar que é só de pai com filha”, derrete-se. Até agora, os irmãozinhos não demonstraram ciúmes da pequena, garante a apresentadora. “No começo teve aquela coisa de ‘território’, mas algo saudável. Eu e o Luciano estamos sabendo lidar com isso, nos desdobramos para dar atenção pra todo mundo, viro a mãe polvo”, brinca.

Sem sacrifícios para recuperar a forma

Angélica garante que não precisou de sacrifício para recuperar a forma após sua terceira gestação. E hoje, poucos meses depois de dar à luz Eva, já voltou a ter uma silhueta esbelta. “Não fiz nada especial. Voltei a malhar há pouco tempo, mas mantive uma alimentação saudável, o que acredito ter ajudado”, diz. Na primeira gestação Angélica dedicou mais tempo para ela mesma, fez ioga, hidroginástica e caminhada. Tudo pelo bem-estar e pela boa forma. Na segunda, os cuidados diminuíram: foram apenas dois meses

16

agosto I setembro

de ioga e muita ginástica cuidando do Joaquim. Depois do parto, ela investiu na drenagem linfática e nas caminhadas para voltar ao peso ideal, além de retomar aos poucos a rotina da academia montada em sua casa, onde ela treina sob supervisão de seu personal trainer, e faz aulas de pilates. Como dica, a apresentadora diz que o essencial é ter dedicação para não sair da linha. “É trabalhoso, óbvio, não vou falar que é minha genética, algumas pessoas tem, eu não. Gosto de fazer exercícios; faz bem para mim e para o meu corpo”, explica. Desde os treze anos ela não come mais carne vermelha nem frango. A culinária saudável agrada o seu paladar. Por isso, o prato está sempre repleto de verduras, legumes, soja e peixe. Se tem vontade de comer uma massa ou um doce, ela não resiste e come sem maiores preocupações. E, para manter a boa aparência nas telinhas, segue alguns cuidados de beleza essenciais. Faz limpeza no rosto pela manhã e à noite, usa água termal, filtro solar e aplica cremes prescritos pela dermatologista para manter a pele saudável. Em geral, as fórmulas mudam de quatro em quatro meses.

Casamento sem crise

Casados há nove anos, Angélica e Luciano Huck não descuidam do relacionamento. Recentemente, em entrevista no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, ela deixou escapar que o casal têm até um apelido carinhoso: pipo. Tímida, não deu detalhes de como ele surgiu. A apresentadora conta que, como estão sempre viajando a trabalho, ela e o marido fazem de tudo para aproveitar o tempo juntos. “No Dia dos Namorados, por exemplo, estou gravando. Então, Luciano tem que ir até onde estou para namorarmos”, diz. O casal, aliás, sempre foi vítima de rumores de que estariam em crise. O último deles aconteceu há alguns meses, mas logo o apresentador usou as redes sociais e deu declarações desmentindo o fato. Entre os casais do show business, Angélica e Hulk seguem um estilo mais tranquilo e fazem questão de não esconder a felicidade e a família linda que formaram. Ponto para eles.


Não fiz nada especial. Voltei a malhar há pouco tempo, mas mantive uma alimentação saudável, o que acredito ter ajudado

17


saúde

Déficit auditivo Ouvir o que as pessoas falam se tornou um verdadeiro desafio? Fique atento: dificuldade constante para escutar pode ser um sinal de que sua audição precisa de cuidados por Ana Paula Sousa

18

agosto I setembro


A

Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 15 milhões de brasileiros tenham algum tipo de déficit auditivo. De maneira geral, a redução na capacidade de ouvir pode ser consequência de doenças genéticas congênitas, de alterações metabólicas, do desgaste provocado pelo avanço da idade e, principalmente, da exposição prolongada a ruídos intensos. Em muitos desses casos, a adoção de cuidados preventivos básicos contribui – e muito – para a redução das chances de desenvolver o problema. A primeira dessas medidas é reduzir o contato com ambientes de poluição sonora excessiva, considerada a inimiga número um da audição nas grandes metrópoles. “Vivemos em um mundo naturalmente barulhento e, mesmo quando não há ruído externo, criamos ruídos internos”, alerta Godofredo Campos Borges, diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Faculdade de Ciências Médicas da PUC-SP. É esse o caso de quem usa fones de ouvido com volume nas alturas durante todo o dia. A exposição frequente a barulhos superiores a 80 decibéis – o que equivaleria ao som provocado por uma avenida com tráfego pesado – pode provocar danos irreversíveis ao aparelho auditivo. A explicação é simples: os altos níveis de pressão sonora lesam as células ciliadas do ouvido, que transformam o som nos impulsos elétricos que serão transmitidos ao cérebro por meio do nervo auditivo. Uma vez danificadas, essas células não se regeneram mais. Como consequência desse comprometimento, a qualidade de vida e a capacidade de interação e comunicação com o mundo de uma maneira geral são profundamente afetadas. “Nos idosos com sérios problemas para ouvir, são comuns casos de depressão. Nas crianças e adolescentes, o déficit auditivo pode comprometer o aprendizado. Em adultos, prejudica, por exemplo, a vida profissional. Por tudo isso, é importante que as pessoas se inteirem sobre a necessidade de preservar a audição”, explica o especialista.

Prevenção simples, mas eficiente

A boa notícia é que não é preciso se desligar totalmente do mundo para prevenir os danos à audição. Na verdade, a palavra de ordem é bom senso. Os fones de ouvido não precisam ser descartados, mas devem ser utilizados com um volume que não se sobreponha a uma conversa em tom normal. O mesmo critério pode ser aplicado na hora de selecionar o som da TV e de outros aparelhos eletrônicos domésticos.

Já sabe que vai para um lugar barulhento? Uma opção é levar protetores auriculares – os mesmos que devem ser utilizados por profissionais que trabalham em locais com ruído intenso, como as construções – ou tentar ficar exposto ao som alto pelo menor tempo possível. E, ao primeiro sinal de perda auditiva, procure apoio especializado. “Hoje temos recursos para que, mesmo com a perda auditiva, as pessoas possam levar uma vida normal”, diz Borges.

Como cuidar dos ouvidos

Se houver excesso de cera, a limpeza dos ouvidos deve ser feita pelo otorrinolaringologista. Introduzir objetos pontiagudos como palitos, grampos e lápis, para limpar a orelha pode machucar o tímpano e, consequentemente prejudicar a audição. O cotonete deve ser usado para limpar somente a parte externa da orelha. Outra forma de zelar pela saúde dos ouvidos é fugir das fórmulas caseiras para tratar irritações, coceiras ou infecções. “Só o médico está habilitado a diagnosticar o problema e indicar o remédio correto. Nada de passar a loção caseira que a vizinha usa ou a solução que alguém disse que é boa”, ressalta o médico. As crianças devem passar pelo teste da orelhinha assim que nascem e voltar ao médico antes de ir para a escola a fim de detectar possíveis problemas e corrigi-los. No caso dos adultos, a recomendação é fazer um teste audiológico a cada cinco anos ou sempre que sentir perturbações e incômodos. Manter a carteira de vacinas atualizada para evitar doenças infecciosas, e controlar doenças como o diabetes também é fundamental para ouvir com saúde.

Fique atento aos sinais Você pode estar com problemas auditivos se... Precisa pedir a todo momento que as pessoas falem mais alto ou repitam o que disseram; Fala em um tom de voz muito alto e só percebe quando é avisado por alguém;

Tem dificuldade para ouvir chamados de pessoas e aparelhos, como os de telefone; Só consegue assistir TV, ouvir equipamentos de som e usar o telefone com volumes mais altos do que a maioria das pessoas.

19


prateleira

lançamentos Novidades que podem ser encontradas nas nossas prateleiras

Shampoo e condicionador kids

Reparação da fibra capilar Para nutrição e reparação da fibra capilar, a Vichy lança o Dercos Nutri-reparador, duplo concentrado que nutre e recupera a vitalidade natural dos cabelos. A linha conta com shampoo, condicionador e máscara capilar, atendendo a todas as etapas de um tratamento intensivo. Age até nos cabelos mais danificados e quebradiços, tornando-os saudáveis após cinco aplicações.

A Palmolive Naturals traz uma linha voltada especialmente para o público infantil, renovando a fórmula dos shampoos, condicionadores e cremes para pentear. Os produtos deixam os fios macios, perfumados e fáceis de pentear, e agora evitam irritação nos olhos. A embalagem é divertida e colorida para animar a hora do banho, com a abelhinha Bee e o crocodilo Côco.

Linha de nutricosméticos A nutrabeauty® é uma linha de suplementos em forma de cápsula cuja função é nutrir e cuidar do corpo, de dentro para fora. Ela é composta por quatro produtos: Nutrabeauty Oxiage, um superantioxidante anti-idade; Nutrabeauty Hair & Nails, para cabelos e unhas fortes e saudáveis; Nutrabeauty Shapecontrol, ajuda a combater a celulite; e Nutrabeauty Reduction, que auxilia na queima de gorduras.

Os produtos aqui publicados não necessariamente estão à venda em todas as lojas Farmais. Imagens meramente ilustrativas.

20

agosto I setembro


Benegrip: dipirona sódica 500 mg, maleato de clorfeniramina 2 mg e cafeína 50 mg. MS 1.7817.0092. Indicações: medicação sintomática no tratamento da gripe e resfriado. Coristina D*: ácido acetilsalicílico 400mg, maleato de dexclorfeniramina 1mg, cloridrato de fenilefrina 10mg e cafeína 30 mg. MS 1.7287.0485. Indicações: tratamento das dores e febres, para a congestão nasal e alívio da coriza associadas ao estado gripal e do resfriado comum. Engov*: maleato de mepiramina 15 mg, hidróxido de alumínio 150 mg, ácido acetilsalicílico 150 mg e cafeína 50 mg. MS 1.7817.0093. Indicação: é indicado no tratamento das dores de cabeça e da alergia. Epocler: citrato de colina 100 mg, betaína 50 mg e racemetionina 10mg. MS 1.7817.0079. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. Estomazil: bicarbonato de sódio 462 mg, carbonato de sódio 90 mg e ácido cítrico 438 mg. MS 1.7817.0039. Indicações: alívio da azia e mal-estar, medicação antiácida. Estomazil Pastilhas: carbonato de cálcio 230 mg, hidróxido de alumínio 141,47 mg e hidróxido de magnésio 185 mg. MS 1.7817.0094. Indicações: Alivia azia, queimação e má digestão. RINOSORO Gotas, Spray Infantil e Spray: cloreto de sódio 9,0 mg/mL. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006. AFE Nº 1.07817-7. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. RINOSORO 3%: cloreto de sódio 30 mg/mL. MS 1.7817.0081. Indicações: fluidificante, descongestionante e umidificante nasal. Auxiliar no tratamento de outras patologias respiratórias tais como rinite alérgica. Pós-operatório de cirurgia rinossinusal.

Benegrip e Coristina D são medicamentos. Durante seu uso, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua agilidade e atenção podem ser prejudicadas.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO *ESSE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE.

Jun/2013. Mantecorp. Cosmed S/A. Hypermarcas S/A.


moda

Entre nós!

Com a chegada do inverno, os looks por si só elegantes ficam ainda mais vistosos com o uso de lenços e cachecóis

O

começo dessa conversa é simples: quanto mais, melhor! E isso não significa forrar o guarda-roupa de peças e mais peças. Aprender sobre as diferentes maneiras de usar lenços e cachecóis aumenta a diversidade com que você pode desfilar por aí. É claro que as estações do ano pedem materiais e texturas próprios. Para o verão e

A amarração mais comportadinha, sem sobras, é uma ótima opção para o ambiente de trabalho e ocasiões formais.

22

agosto I setembro

primavera, a seda e o algodão são apropriados, assim como a lã e os tecidos mais encorpados funcionam no outono e inverno. As estampas em voga também ajudam a compor um visual que converse com a tendência. Com base nisso, que tal expandir seus horizontes para as formas mais inusitadas, mas sempre elegantes, de dar seus nós?!

Essa apresentação mais alongada é semelhante a uma gravata. Combina com camisas e blusas sem muitos detalhes. Um lenço com essa amarração se torna o ponto focal do seu look.

Se a intenção é encrementar o visual, essa é a amarração! Um look mais básico pode ficar muito charmoso com todas essas voltas! Vai do gosto pessoal deixar o tecido mais justo no pescoço ou mais folgadinho.


comportamento

Tempo amigo Christian Barbosa, especialista em administração de tempo, ensina como organizar os momentos do dia para viver melhor sem abrir mão das obrigações e do lazer por Luciana Albuquerque

24

agosto I setembro

V

ocê já teve a impressão de que o tempo passa rápido demais e de que não está dando conta de fazer tudo o que gostaria? No final fica sempre aquela sensação de que faltou algo, de que se dedicou demais ao trabalho e, por isso, não cuidou da casa direito, nem curtiu o filho no final de semana. Mas é possível, sim, trabalhar, cuidar dos filhos e ainda encontrar tempo para o lazer. O que você precisa é de planejamento e de soluções criativas. “Primeiro, é necessário que se conscientize de que todos têm problemas para conciliar. Segundo, não aceite esta dificuldade como desculpa para deixar as coisas que gosta de lado. É necessário determinar tempo para as coisas e estabelecer a escala de prioridades”, explica o especialista em administração de tempo, Christian Barbosa.


Rotina produtiva

Superwoman

O primeiro passo

A mulher do século XXI é multitarefas: cuida da casa, trabalha, estuda, cuida dos filhos. E, claro, reclama da falta de tempo para exercer todas essas funções ao mesmo tempo. Segundo Christian, um dos motivos apontados para a falta de tempo é que elas delegam pouco, delegam mal ou não confiam o suficiente para delegar tarefas. Com as dicas do especialista, você saberá administrar melhor seu tempo e curtir cada momento da vida:

Que tal separar um dia da semana “sagrado” em sua rotina? Nesse dia, você não lotará sua agenda, planejará metade do que costuma e agendará reuniões bem antes da hora de ir embora. “Além disso, resolverá tarefas complexas na parte da manhã e sairá no horário, custe o que custar”, completa Christian. Chegando em casa no horário, e com um dia mais leve, você se sentirá bem mais descansado. “Isto significa, por exemplo, surpreender seu filho com coisas que geralmente não faria durante a semana. Então, veja um filme que ele goste, passeie no parque ou jogue um jogo”, orienta. A desorganização é um dos grandes motivos para não fazer tudo o que deseja. “Quem é desorganizado nas tarefas acaba virando um escravo das circunstâncias, e tudo passa a ser urgente. A solução é limitar o tempo e fazer um planejamento delimitando das tarefas”, explica. Organizar cada parte do dia significa viver mais, aproveitar e, consequentemente, ser mais feliz. Quem não faz isso tende a ficar estressada, sem energia, sem motivação e sem ânimo para os relacionamentos afetivos, nem para cuidar da própria saúde. O primeiro passo é escrever uma lista de prioridades. “Liste o que realmente deve ser feito. Se algo for opcional, deixe para outro dia. Essas prioridades não podem lotar todas as suas horas de trabalho, assim não correrá o risco de adiar e de se frustrar”, ensina. Depois disso, passe a agir de acordo com sua lista. “Enquanto estiver executando, deixe, por exemplo, o e-mail e o navegador fechado. Foco no que está fazendo. E quando terminar estará liberado para utilizar a Internet ou realizar outras tarefas”, explica. Se surgir algo novo e importante, transforme isto em prioridade e o coloque na lista. A dica do especialista é treinar e ter disciplina, porque parece tudo simples, mas não é fácil. Dessa forma, você vai aprender a controlar não apenas o tempo, mas sua ansiedade e atenção. “É com gerenciamento que conseguimos não nos tornar escravos do que poderia ser, na verdade, nosso aliado”, fala.

Planeje a tarefa com antecedência e, ao delegá-la, deixe sempre um dia de folga do prazo de execução dado à pessoa; Reserve o tempo necessário para explicar a atividade nos mínimos detalhes, ajude a pessoa a visualizar com clareza o que deve ser feito e faça perguntas para confirmar a perfeita compreensão da tarefa; Acompanhe ocasionalmente a execução da tarefa e pergunte se existem dúvidas ou se você pode prestar alguma ajuda; Delegue cada atividade a um único responsável. Determine uma data exata de entrega, assim como suas expectativas em relação à tarefa; Conceda um prazo razoável, explique a relevância do trabalho e incentive o comprometimento.

Principais erros na hora de administrar o tempo 1. Deixar de anotar prioridades e afazeres em uma ferramenta, seja uma agenda, smartphone, caderno ou Outlook; 2. Não planejar seu diário com antecedência mínima de três dias; 3. Não priorizar o dia de trabalho e fazer aquilo que aparecer primeiro; 4. Deixar o e-mail aberto a todo momento, sendo interrompido constantemente;

5. Deixar as coisas importantes se tornarem urgentes; 6. Criar várias agendas e não as sincronizar; 7. Aceitar atividades ‘de ouvido’ e esquecerse de anotá-las; 8. Não priorizar você na agenda; 9. Não dizer “não”; 10. Acreditar que tudo pode ser feito.

25


exercícios físicos

Pé de valsa e com tudo em cima! A dança pode ser muito mais do que bela de se ver. Saiba como aproveitar todos os benefícios e faça do “dois pra lá e dois pra cá” um hábito saudável por Juliana Cardoso

S

e o ditado dizia “Quem canta seus males espanta”, diria ainda mais o criador desse provérbio se soubesse dançar! Corpo em forma, alma em paz e interação social são alguns dos benefícios para quem escolhe se mexer de forma ensaiada. O motivo é o de menos, e os resultados são demais! Você tem horror à musculação? Não importa o quanto tente, atividades de caminhada e corrida parecem entediantes? Saiba que a dança pode ser a sua forma de encontrar prazer em uma atividade física. Para o corpo, desenvolve funções essenciais, como o ritmo, a resistência, o equilíbrio, a flexibilidade e a agilidade. Há até benefícios não vistos a olho nu, como a melhora das funções digestivas, respiratórias e neuromusculares. De acordo com especialistas, o ideal é que se realize 30 minutos de algum exercício físico pelo menos cinco vezes por semana. Uma aula de dança, que dura por volta de 50 minutos, atende aos requisitos e supera as expectativas em matéria de gasto calórico e diversão. A terapia da dança acolhe também almas carentes de companhia, ou que precisam levantar a autoestima,

26

agosto I setembro

mesmo dos mais tímidos e dos menos privilegiados em matéria de ginga. Carlinhos de Jesus, o coreógrafo já dizia: “Se você é capaz de se levantar, caminhar, dar ‘até logo’ e cruzar as pernas, já tem ritmo. Basta não ter medo de errar”.

O ritmo certo

Vale a pena dançar de tudo, mas, para tirar todo o proveito de uma aula é essencial que se sinta à vontade, confortável no salão. Para quem arrisca os primeiros passos, o FORRÓ pode ser um ritmo mais fácil de molejo. Se a sua intenção é única e exclusivamente perder peso, a GAFIEIRA fortalece os músculos e queima gordura. Os mais jovens tem preferido o ZOUK e a SAMBA ROCK, danças que exigem um pouco mais de traquejo social, excelente para os descontraídos. E o TANGO dá aquela forcinha para quem procura um parceiro para além do salão. Encontrar o ritmo certo da dança é como encontrar o melhor tom da canção. Se prestar atenção, vai encontrar em você uma predisposição para escolher o ritmo certo!


Dance e ... ... faça novos amigos ... relaxe e desestresse ... seja menos ansiosa ...solte-se em público ...queime calorias ...condicione seu corpo ao movimento!

27


bem-estar

C 28

agosto I setembro

ultive seu jardim Os benefícios de ter um jardim vão muito além das questões decorativas. O contato com as plantas e a terra pode ser um remédio para a saúde física e mental por Ana Paula Sousa


S

inônimo universal de beleza e aconchego, os jardins representam a ligação entre o homem e a natureza desde quando começaram a ser cultivados pelas comunidades ancestrais na Pérsia, na China e no Egito. Combinados, o contato com a terra, o cheiro das plantas e o toque da luz solar acendem os sentidos e acalentam até as personalidades mais inquietas. Mas se, na antiguidade, ter um jardim era privilégio da nobreza, hoje não é preciso ser dono de um palácio para usufruir dos benefícios de uma área verde particular. Com adaptações simples, as áreas de serviço, os parapeitos de janelas e até as paredes dos apartamentos podem ser transformados em pequenos – e encantadores – paraísos vegetais. Independentemente do tamanho, os jardins têm em comum os benefícios que trazem para o ser humano. “Cultivar um jardim é uma terapia. Trabalha questões psicológicas, faz com que as pessoas acessem a sua expressividade e criatividade. A autoestima também é estimulada, porque quem planta acaba se enxergando na beleza da natureza”, diz a terapeuta ocupacional Maria Cristina Anauate, especialista na utilização de recursos de paisagismo e jardinagem para a reabilitação neuropsicológica. Outras vantagens do cultivo das flores são o estímulo do exercício manual e da coordenação motora e o trabalho da sensibilização, da orientação espacial, da memória visual e da organização – sim, porque é preciso planejamento para manter a planta viva. Justamente por exigir essa percepção especial, a jardinagem também aguça as funções olfativa, gustativa e tátil. E, claro, reforça o sentimento de responsabilidade – o que torna a prática um grande aprendizado para as crianças, por exemplo. O primeiro passo para usufruir de todos esses benefícios é simplesmente querer. “O principal é ter vontade de fazer, despertar essa consciência que faz parte do nosso DNA. Com isso, e alguns conhecimentos básicos, qualquer pessoa despertará o seu jardineiro interior”, diz a artista plástica e paisagista Gica Mesiara, da Quadro Vivo. Para quem está disposto a cultivar seu próprio jardim, selecionamos algumas dicas importantes:

Analise o ambiente

Se o local onde você planeja instalar o jardim for muito pequeno, pense na possibilidade de utilizar as paredes ou o teto para criar um jardim vertical ou suspenso. Nesse caso, vasos, treliças, placas de fibra de coco ou mesmo jardineiras pendentes podem ser uma ótima opção.

Foco nas condições climáticas

Verifique se o ambiente da sua casa ou apartamento é adequado à espécie que gostaria de ter. “Antes de começar observe a incidência de sol no local escolhido. Temos três situações: sombra, meia-sombra e sol pleno. Identificada a situação, é hora de escolher as espécies”, diz a engenheira agrônoma Angela Rossi.

Escolha a espécie certa

Boas espécies para áreas com sol e vento são: Ficus, Cica, Kaizuka, Jabuticabeira, Buxinho. Para locais com sol e sem vento, as sugestões são: Phoenix, Palmeiras em geral, Pata de Elefante. E para meia-sombra sem vento: Dracena arbórea, Allpíneas. No caso de sombra sem vento, você pode optar por Raphis, Árvore da Felicidade, Evonimo, Pinanga, Pacová e Orquídeas. Outra boa escolha para os locais com pelo menos cinco horas diretas de sol são as ervas e os temperos.

De olho nas regas

Depois do plantio, é importante entender a necessidade hídrica da planta. Além de seguir a recomendação para cada espécie, vale prestar atenção nos sinais que ela dá. “Para saber se é hora de regar de novo, coloque o dedo no substrato. Se estiver úmido, não regue. É mais fácil a planta morrer de podridão do que de sede”, diz Gica Mesiara.

Invista em adubos orgânicos

Adubos orgânicos como farinha de osso, torta de mamona e húmus podem ser usados a cada três meses.

Para colocar a mão na terra* Para os vasos: Pazinha; Garfo para afofar a terra; Firmino para arrancar plantas daninhas.

Para jardins externos: Pazinha; Garfo para afofar a terra de pequenos canteiros; Firmino para arrancar plantas daninhas; Enxadinha para afofar a terra de áreas maiores; Rastelo; Enxada e enxadão. (*) Fonte: engenheira agrônoma Angela Rossi, do Shopping Garden

29


delícias

Caldo verde Ingredientes 6 batatas 1 tablete de caldo de galinha ou de carne 1 e 1/2 litro de água 2 colheres (sopa) de azeite 1 paio 1 gomo de linguiça portuguesa 1/2 maço de couve

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque a água, o caldo de galinha ou de carne e as batatas. Após cozinhar, passe as batatas pelo espremedor ou amasse-as com o auxílio de um garfo. Coloque novamente na panela e adicione o paio e a linguiça portuguesa fatiados. Cozinhe mais um pouco e acrescente azeite, sal e a couve. Desligue e sirva. Rendimento: 5 porções *Por: Palmirinha Onofre.

Sopa de cebola gratinada Ingredientes 50g de manteiga 1 kg de cebola cortada em rodelas finas 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 500 ml de caldo de frango 500 ml de molho de frango Sal e pimenta-do-reino a gosto Noz-moscada Fatias grossas de pão fresco (de casca grossa) Queijo gruyère ralado grosso

Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça a manteiga, acrescente as cebolas e deixe dourar em fogo baixo; coloque farinha e mexa por mais um minuto. Adicione o caldo, o molho, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Grelhe levemente as fatias de pão (ou toste no forno). Quando a sopa estiver pronta, distribua em tigelas refratárias individuais, cubra com uma fatia de pão e salpique com queijo. Leve ao forno bem quente apenas para gratinar. Rendimento: 5 porções *Por: Olivier Anquier.

30

agosto I setembro


Caldinho de feijão Ingredientes: 250g de feijão-preto 200g de carne-seca 200g de costelinha de porco salgada 50g de bacon 2 colheres (sopa) de cebola picada 3 dentes de alho picado ¼ de pimenta dedo de moça 3 folhas de louro Sal a gosto

Modo de preparo

Creme de abóbora Ingredientes Abóbora cortada em cubos (bem vermelha) Gengibre a gosto ½ cebola picada 3 dentes de alho 1 colher (sobremesa) de azeite Manteiga a gosto Sal a gosto

Coloque a carne-seca e a costelinha em um recipiente com água para dessalgar por dois dias, trocando a água de seis em seis horas. Coloque o feijão para amolecer na água por, no mínimo, seis horas. Em uma panela de pressão, coloque as carnes dessalgadas, o louro, a pimenta e o feijão. Cozinhe por aproximadamente 40 minutos. Abra a panela, retire as carnes e o louro. Desfie as carnes, retirando os ossos. Reserve. Corte o bacon em cubos e frite com a cebola e o alho. Junte o feijão, as carnes desfiadas e o bacon. Bata tudo no liquidificador. Se necessário, acrescente água. Rendimento: 5 porções * Por: Claude Troisgros.

Imagens meramente ilustrativas.

Modo de preparo

Colocar o azeite, a manteiga (em quantidades que forem suficientes para a quantidade de abóbora), a cebola e o alho juntos na panela para cozinhar. Acrescentar a abóbora e o sal. Colocar água, tampar a panela e deixar cozinhar bastante até a abóbora ficar cozida e macia. Acrescente o gengibre ralado na hora, mas não coloque muito, porque o gengibre tem um sabor bastante forte. Com a abóbora bem cozida, bata no liquidificador ou em um “mixer” até virar um creme com certa consistência. Sirva-o em um prato fundo ou em um “bowl”. Rendimento: 4 porções * Por: Ana Maria Braga.

31


CULTURA

Turminha no além-mar

Rota gastronômica Quem tem filho sabe como é difícil entreter os pequenos enquanto comem. Por isso, nada melhor do que conciliar pratos gourmet com entretenimento para a criançada. Diversas casas já oferecem menu kids, com pratos capazes de agradar os paladares infantis e a área de diversão. Confira o roteiro: MILK MELLOW Além dos famosos e incrementados hambúrgueres para “gente grande”, a lanchonete Milk & Mellow oferece nas unidades do Itaim Bibi e Granja Viana opções de menu para os pequenos. As opções incluem hambúrguer simples, batata smiles ou nuggets e suco de laranja; hot dog simples; e frango burguer simples, batata smiles ou nuggets e suco de laranja. Av. Cidade Jardim, 1085, Itaim Bibi, São Paulo, SP (11) 3168-4516. www.milkmellow.com.br THE BAKERS No restaurante a criançada praticamente põe a mão na massa. O waffle vem com acompanhamentos a gosto do freguês e confeitos diversos. O doce fica personalizado e os pequenos entretidos com o papel de confeiteiros. Rua Santa Clara, 86-B, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ (21) 3209-1212. CHÃO DE MINAS O Restaurante Chão de Minas, localizado em um sítio, tem uma área de lazer, com piscina, quadras e cavalo com monitor para crianças. Em ocasiões especiais, tem também cama elástica com monitor, para a alegria da criançada, além de um buffet bastante variado, que agradará adultos e crianças. Todo lazer é cortesia, sem custo adicional para os clientes do restaurante. Rua Nossa Senhora Auxiliadora, 29, Ouro Preto, MG (31) 3553-1384

32

agosto I setembro

“Turma da Mônica uma viagem a Portugal” chegou às livrarias em junho pela editora LeYa. No ano em que a Mônica completou 50 anos e o Brasil homenageou Portugal, os personagens embarcaram numa viagem para desbravar a nossa Pátria Mãe. “Há tempos que eu pensava num livro deste estilo para promover uma aproximação maior entre as crianças portuguesas e brasileiras. Aí o José Santos apareceu com um texto lindo, elucidativo, nesse sentido. Foi uma felicidade. Um encontro de vontades que resultou numa obra histórica. Superoportuno para realizarmos juntos essa homenagem a Portugal nas festividades do ano Brasil/Portugal”, afirma Maurício de Souza.

Adeus, Minha Rainha Nessa estreia cinematográfica, a história conta sobre a própria história! Às vésperas da Revolução Francesa, aqueles que vivem no palácio de Versalhes continuam levando vidas despreocupadas e negligentes, longe da crescente agitação de Paris. Quando as notícias do ataque à Bastilha chegam aos ouvidos da corte, os nobres fogem com seus criados, esvaziando o lugar. Mas, Sidonie Laborde, uma jovem leitora que é devotada à Rainha, recusa-se a acreditar nos boatos. Ela tem certeza de que, sobre a proteção de Maria Antonieta, vai ficar a salvo. Mal sabe ela que estes são os três últimos dias que passará ao lado de sua rainha.


artigo

A importância do carisma Por Eduardo Shinyashiki, palestrante e consultor organizacional

S

em dúvida já aconteceu com você de conhecer uma pessoa fascinante, que tinha algo a mais, especial, difícil de decifrar. Uma capacidade inexplicável de deixar melhor quem encontrou, de tocar com o próprio brilho as pessoas, com uma força diferente, que nos faz perguntar: de onde vem esse fascínio? Isso tem nome e se chama carisma. Mas, afinal, o que é o carisma? A palavra vem do grego “chàrisma”, de que deriva “dachàris”, que significa “graça”. Na mitologia grega, o nome chàris era também como eram chamadas As Três Graças, deusas da felicidade e da beleza, símbolos da harmonia e da perfeição. A elas associavam-se tudo o que promove encantamento, brilho e satisfação. Já na tradição cristã, a palavra significa um dom divino, uma graça concedida aos fiéis. A qualidade costuma ser associada a grandes líderes. Para citar alguns nomes, temos Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King e Madre Teresa, sendo a força do carisma vinda da percepção por parte das pessoas de que eles estavam falando e agindo cada vez mais no interesse do grupo, transmitindo valores e ideais. São pessoas que deixaram sua história marcada no mundo. Olhando por eles, então, podemos identificar quatro elementos que caracterizam suas ações: Capacidade de se comunicar, que significa saber ouvir com aten-

34

agosto I setembro

ção os outros para poder transmitir uma visão, um sonho, uma missão e construir consenso; Capacidade de se relacionar, ou seja, compreender as outras pessoas, suas vontades, opiniões e se colocar no lugar do próximo para poder flexibilizar os próprios comportamentos e atitudes e motivar o grupo; Capacidade de conhecer a si mesmo, saber direcionar os pensamentos em direção ao resultado, construir uma autoimagem positiva, em que a autoconfiança esteja presente e fortaleça a identidade; Capacidade de realizar, que é saber colocar em prática e concretizar as palavras e intenções, com o objetivo de gerar resultados. Desta maneira, o elemento principal presente em uma pessoa carismática é a intenção verdadeira e honesta de inspirar, servir e se dedicar às pessoas, a um objetivo comum e ao interesse dos envolvidos. É a vontade autêntica de honrar e respeitar os outros que torna a pessoa magnética e carismática. Ela também é um indivíduo centrado, presente na situação e nas relações, o que faz com que estejamos atraídos por ela, que desperta o nosso interesse mesmo antes de conhecê-la melhor. É importante ressaltar igualmente que o carisma não é uma qualidade que alguém tem e outros não, mas é uma potencialidade de todos de se tornarem inesquecíveis e encantadores, ou seja, é uma qualidade fortemente ligada à força e ao poder da presença da pessoa.


Você sempre tem um novo motivo para aproveitar o melhor da vida.

Na Farmais, você encontra tudo o que procura para viver melhor e cuidar da saúde, da beleza e do bem-estar: variedade em produtos, serviços, qualidade no atendimento e muito mais. São mais de 420 lojas, em 7 Estados, para oferecer praticidade, comodidade e vantagens que só a maior rede de franquias de drogarias do Brasil pode dar para você.

Farmais. Viva mais. Aproveite muito mais.

facebook.com/redefarmais www.farmais.com.br


Eu escolho confiança.

ibuprofeno Medley

paracetamol Medley

Alivium® | Mantecorp

Tylenol® | Janssen-Cilag

simeticona Medley Luftal® | BMS

Assista ao vídeo:

Eu escolho

Medley. O Genérico que os médicos mais confiam e recomendam.1

ibuprofeno Medley. Indicações: Febre e dores leves e moderadas. Contraindicações: hipersensibilidade prévia ao ibuprofeno ou a qualquer componente da formulação. Não utilizar em indivíduos com úlcera péptica ativa, sangramento gastrintestinal ou em pessoas que tenham apresentado sintomas de reação alérgica ou anafilática ao ácido acetilsalicílico, iodeto e outros anti-inflamatórios não-esteroides. Evitar o uso durante o período de gravidez ou lactação, exceto por

orientação médica. Contraindicado para uso em crianças menores de 6 meses de idade. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (ACIMA DE 6 MESES DE IDADE). Registro no MS: 1.0181.0587. Não use este medicamento em casos de úlcera, gastrite, doença dos rins ou se você já teve reação alérgica a anti-inflamatórios. paracetamol Medley. Indicações: para

o alívio temporário de dores leves a moderadas e para a redução da febre. Contraindicações: hipersensibilidade ao paracetamol ou a qualquer componente da fórmula. (Comprimidos – USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS). (Suspensão

Não use junto com outros medicamentos que contenham paracetamol, com álcool, ou em caso de doença grave do fígado. simeticona Medley. Indicações: no caso de excesso de gases no aparelho

oral – USO PEDIÁTRICO). (Solução oral – USO ADULTO E PEDIÁTRICO). Registro no MS: 1.0181.0346/1.0181.0581/1.0181.0582/1.0181.0351.

gastrintestinal constituindo incômodo, motivo de dores ou cólicas intestinais, tais como: meteorismo, eructação, borborigmo, aerofagia, pós-operatório e convalescença; distúrbios fermentativos intestinais. É indicado ainda no preparo intestinal dos pacientes para radiografia do abdômen. Contraindicações: hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula e em pacientes com perfuração ou obstrução intestinal suspeita ou conhecida. Registro no MS: 1.0181.0381, 1.0181.0471 e 1.0181.0493.

simeticona É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. 1. Pesquisa realizada entre 3/9 e 1/10/2012 com 1.000 médicos, por telefone, nas cidades de São Paulo, SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Fortaleza, Belém e Brasília. Medicamento Genérico – Lei 9.787/99. ©Medley 2013. ®Marca Registrada. GNRC ANÚNCIO MÍDIA COM PRODUTO 2013 – 50517353 – 25/06/2013. Material destinado ao consumidor.

Serviço de Informações Medley

O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

0800 7298000

www.medley.com.br

farmais-ed-140  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you