Page 1

VOZES CLARIANAS Informativo da Paróquia Santa Clara de Assis Penápolis SP Diocese de Lins

_________________ANO III Nº 37 / Agosto de 2013_________________

Edição Especial VIVA NOSSA PADROEIRA História e Benção de Santa Clara

Padroeira Da TV Milagres atribuídos a Santa Clara

a ... r fi n o C ambém T

D i a d o s Pa i s A g o s t o : M ê s d a s Vo c a ç õ e s 11 Anos do Grupo Raios de Luz V i s i t a Pa s t o r a l d e D o m I r i n e u Da n e l o n


P ÁGIN A 2

Caros Paroquianos de Santa Clara - Paz e Bem!

Ao longo de todo ano os saúdo, com esta mensagem de Paz e Bem, tão peculiar ao espírito Franciscano vivido por Clara de Assis. Neste mês no dia 11, celebraremos a sua entrada no céu, motivo de grande alegria a todos nós seus paroquianos. Mês de sua festa que, neste ano, faremos com bastante empenho. Pela primeira vez, teremos a Novena de Santa Clara, para conhecermos melhor nossa padroeira. Cada grupo de reflexão da paróquia por nove dias consecutivos estará em torno de Santa Clara, nesta novena que foi preparada para esta ocasião e como sempre fazemos, ao término da novena iniciará o Tríduo, em preparação para a Festa, enfocando no mesmo, três aspectos vividos por Santa Clara, a Eucaristia, a pobreza, e a oração. No domingo dia 11, com a presença de nosso Bispo D. Irineu, celebraremos a grande solenidade de sua festa. Este ano, também faremos uma grande carreata pós missa, com a imagem de Santa Clara, visitando as capelas da paróquia e também o Santuário São Francisco. Enquanto vida eclesial o mês de agosto é dedicado às vocações, destacando a vocação do padre, dos pais, do consagrado(a) e também a vocação de todos os leigos, ou seja, de todos os batizados. Teremos também neste mês de agosto a tradicional Quermesse na comunidade , Nossa Senhora das Graças, na Vila Martins. Teremos também , dia 18 de agosto o nosso passeio ciclístico, em parceria com o Daep, no dia Mundial de: sair sem carro, entidades assistenciais de nossa cidade será beneficiada com o evento, venha participar e traga sua família. Estamos ainda em sintonia com o grande evento da Jornada Mundial da Juventude, com o Papa no Rio de Janeiro, onde nosso jovem Andrey (Grupo Cara de Joven) irá nos representar. Rezemos pelo bom êxito deste acontecimento que, com certeza será uma chuva de bençãos a toda juventude brasileira. Teremos ainda nos dias 10 e 11 de agosto a visita pastoral do nosso Bispo D. Irineu, onde ele em colóquio comigo, avaliará nossa caminhada frente a nossa querida paróquia e também teremos uma oportunidade de celebrarmos os 25 anos de seu episcopado. Enfim, amados paroquianos agradeço as diversas manifestações de carinho por ocasião do meu aniversário, o meu Deus lhes pague. Bem amados, peçamos a Deus e Nossa Querida Padroeira que nos abençoe e nos guarde!... Pe. Joaquim Lima Brito ( pároco )

Pai é aquele que educa, que transmite a segurança, que faz o carinho e corrige os erros para que não se tornem vícios. Ser pai é mais que somente cumprir um papel dentro da família e da sociedade, é acima de tudo, ser o amigo de todas as horas...É estar sempre próximo, acessível, buscando estar presente na vida do filho. Ser pai é uma missão divina, que coloca o ser humano próximo de seu Criador, pois assim como o Ser Supremo que nos guia, o pai deve ser o farol dentro da vida de seus filhos, encaminhando-os no difícil trilhar dessa existência. Ser pai é estar constantemente ao lado de seus filhos, abdicando muitas vezes de responsabilidades, para desfrutar um jogo de bola, brincar de carrinhos, empinar pipas... Ser pai é vencer o cansaço de um dia de trabalho e com o coração em festa, sentar com o filho para ver um desenho, joguinhos na internet, vídeo game e ouvi-lo falar de seus aprendizados. Ser pai é aprender também com o filho, retomar o brilho dos olhos, muitas vezes esvaído na rotina e reacender a busca dos sonhos, aquele motor propulsor da vida e da felicidade O que diferencia e caracteriza ser pai de ser apenas um homem, é o amor, amor incondicional ao filho, amor transcendental... É ver refletido nos olhos do filho, sua própria imagem ampliada como um herói. Parabéns pai, pelo seu dia! Mª Iracy Marques EXPEDIENTE - Responsável: Pe. Joaquim Lima Brito / Diagramação e edição: Seminarista Leonardo Amaral / Textos: Pe. Joaquim L. Brito/ Mª Iracy Marques/Bruna Vigilato /Leonardo Amaral - Impressão: Gráfica Sto. Expedito Tel. 18-3652-6520. Colabore com o Informativo enviando sugestões: leonardoamaralins@gmail.com


Viva Santa Clara, nossa padroeira

Pag. 3 Santa Clara de Assis é considerada uma das maiores figuras femininas da história da Igreja. Nasceu em 1194 em Assis, na Itália. Desde pequena, Clara gostava de ajudar os pobres, da abundância de sua casa supria a pobreza de muitos. Assim cresceu a misericórdia com ela desde a infância e tinha um coração compassivo, movido pela miséria dos infelizes. Rejeitara o casamento proposto por sua família. Aos dezoito anos, era uma jovem de vida cristã exemplar, que a todos edificava, praticava o jejum e a oração. O seguimento de Jesus Cristo era seu objetivo principal e ao ouvir as pregações de São Francisco, que apesar de ser de família rica, tinha feito opção pela pobreza, a quem chamava de Dama Pobreza, propôs em seu coração, também ela, fazer a mesma coisa. No dia 18 de março de 1212, na noite do Domingo de Ramos, Clara deixou a casa paterna, sabendo que seus pais não aceitariam sua decisão, fugiu e foi ao encontro de Francisco e de seus frades na pequena igreja de Santa Maria dos Anjos, fora dos muros da cidade de Assis. Ali perto, em meio ao bosque, o primeiro grupo de Frades Menores havia fixado sua morada. Depois de cortar os cabelos e trocar os ricos trajes pelas vestes da penitência, foi levada por Francisco para o Mosteiro de São Paulo das Abadessas. Era um mosteiro beneditino, próximo de Assis, famoso por seu poder e por reunir monjas da mais alta nobreza da região. Clara como nobre poderia ser monja, no entanto vendeu toda sua herança, ou seja, dote, dando tudo aos pobres. Clara renunciou à própria condição social para ingressar no mosteiro apenas na qualidade de serva. Algum tempo depois Francisco resolveu iniciar um grupo novo em São Damião, formados por mulheres, tendo escrito para elas uma forma de vida. São Damião destacou-se em dois aspectos: a irmandade e a pobreza. Surgiu assim a nova Ordem das Damas Pobres, também chamadas Clarissas. O projeto de vida Clariana tem na pobreza sua mais profunda identidade. Santa Clara deixou por escrito os seguintes documentos: a Regra de Vida ou Forma de Vida, o Testamento e cinco cartas enviadas a Inês de Praga e Ermentrudes de Bruges. A Forma de Vida Clariana tem como fontes principais a Sagrada Escritura e a regra de São Francisco para os Frades Menores, tendo em sua mais profunda identidade na pobreza e na vivência do evangelho. Santa Clara faleceu no dia 11 de agosto de 1253, em Assis, com 59 anos e foi canonizada em 1255.

Milagres atribuídos a Santa Clara

O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado. Em outra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão. Mais detalhes da história de Santa Clara, novena, orações e imagens em nosso blog.

paroquiasantaclaradeassispenapolissp.blogspot.com.br

O mês de agosto é dedicado à reflexão sobre as vocações. A própria liturgia da Palavra de cada domingo, dá o tema principal da reflexão. É costume, neste mês, comemorarmos as diversas vocações a cada semana: Primeiro domingo: vocações sacerdotais; Segundo domingo: vocação matrimonial; Terceiro domingo: vocação à vida consagrada e no Quarto domingo: vocação do cristão leigo na Igreja. Ao participarmos dessas celebrações não podemos nos esquecer da vocação primeira e mais importante de todas: a vocação à vida e, consequentemente, à santidade! Todos somos vocacionados à santidade e fora desse caminho não temos como viver bem qualquer que seja a nossa vocação pessoal.

Benção de Santa Clara

O Senhor vos abençoe e vos proteja! O Senhor faça resplandecer sobre vós a sua face! O Senhor vos dê sua misericórdia! O Senhor volva para vós seu olhar e vos dê a paz! O Senhor derrame sobre vós as suas bênçãos e no céu vos coloque entre os santos! O Senhor esteja sempre convosco e vós estejais sempre com ele! Amém!

Padroeira da Televisão

Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como patrona da televisão. “Bendito o que vem em nome do Senhor”

V I S I TA PA S T O R A L

Nosso Bispo Dom Irineu Danelon, fará visita em nossa Paróquia nos dias 10 e 11/08.

Seja bem vindo.

Acesse nosso blog : paroquiasantaclaradeassispenapolissp.blogspot.com.br


Pág. 4

Somos o grupo de canto Raios de Luz e alegramos as celebrações da Paróquia Santa Clara de Assis. Além de levarmos alegria aos corações das pessoas que nos acompanham, em meio a tantas emoções, estamos comemorando nosso 11° aniversário, um dia mais que especial, repleto de amor. Afinal, somos todos de uma família construída pelo amor do nosso Senhor. Amém... Yeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesssss!!!

Bruna Vigilato

ACONTECEU... Show de Prêmios

Encerramento Semana Missionária Diocesana

Confira mais fotos em nosso blog: paroquiasantaclaradeassispenapolissp.blogspot.com.br

03/8 05/8 06/8 08/8 09/8 09/8 10/8 11/8 13/8 14/8 14/8 18/8 18/8 21/8 24/8 25/8 27/8 27/8 28/8 29/8 31/8

Aparecida Lemos Pereira Sinhorinha da Silva Abreu Nilton Vasconcelos Renata A Vanzela Carrijo Cicera Marizete Fontes Mauricio Lucianelli Aparecida Celeste C; Dias Jose Vilanova Felix Terezinha S.R.Monteiro Andréia Santos Costa Ermison Vasques Ana barbeiro Brandini Adelina Polônio Maria Zilda de Jesus Anália S. Guimarães Isabel Batista Nunes Maria T Galinari Sussai Ataíde Egydio Novaes Mª de Fátima E.Pedroso Mª de Fátima Barbosa Álvaro Barreiro

Informativo Paróquia Santa Clara de Assis  

Informativo Paróquia Santa Clara de Assis / Penápolis SP. Do mês de agosto de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you