37x148.2

Page 62

28

Como melhorar o atendimento à população?

Vanderlei

Laert

O atendimento à população se melhora quando se investe nas pessoas que trabalham na área da saúde. Temos que continuar avançando sempre, investir em equipamentos novos, investir para melhorar. Nossa saúde temos que trabalhar como um todo: os postinhos, o pronto-socorro, o hospital. Acho que a informatização na área da saúde, o que já começamos, temos que avançar mais com ela. Temos que saber que um paciente que passou no postinho de manhã e a noite ele é atendido no pronto-socorro, que lá não deu resultado. Temos que ter isso sob controle. Saber quando um paciente chegou no pronto-socorro, quanto tempo ele levou para ser atendido, temos que saber quanto tempo um médico levou numa consulta, o remédio que esse médico receitou para o paciente, o exame que foi pedido. Tudo isso controlado de tal forma que consiga estabelecer melhores políticas de saúde. Quando se informatiza, e nós já começamos um processo de informatização na área da saúde. Pretendemos terminar esse processo de tal forma que se consiga avançar muito na saúde.

Joaquim

Primeiro, investimentos em tecnologias, aparelhagem moderna. Nós precisamos de mais aparelhos como ultrassom, como eletrocardiograma, eletroencefalograma, aparelhagem de raios-x, tomografia, ressonância magnética. Tecnologia moderna a altura do século 21. Nós precisamos melhorar e melhorar o cidadão, pagando melhor, pagando o piso básico para a classe médica. Nós temos que ter um grupo de funcionários da saúde, preparados para o atendimento da saúde. Temos que aumentar o tratamento dos nossos pacientes que usam medicamente para doenças crônicas, temos que aumentar os convênios entre as clínicas que fazem exames, diálise, quimioterapia, radioterapia. E na Santa Casa, temos que criar a UTI infantil neonatal. Temos que melhorar a UTI existente e também melhorar muito em termos de atendimento geral. 62

É um pouco do que disse na última pergunta e a questão de se fazer um envolvimento desses servidores, capacitação permanente e o que eles chamam de humanização. Para isso, nós temos que criar alternativas para diminuir um pouco a pressão quanto a demanda de serviços em relação ao número de funcionários que nós temos hoje na prefeitura na área da saúde. A prefeitura de São João, não é que ela tenha poucos funcionários, não é isso. É que nos serviços da saúde houve uma intensificação e uma demanda muito grande nesses últimos anos.

Teresinha

Através de uma gestão boa, que hoje não temos gestão. Prioridades, temos que saber as prioridades. Trabalhar com prevenção. Hoje o SUS foi autorizado, é possível fazer a Medicina Alternativa. Sendo eleita, é um projeto que pretendo implantar. E se resolvermos os problemas existentes de filas, cirurgias, vermos as prioridades, conseguimos resolver os problemas. Consegue-se diminuir o número de pessoas que estão indo até a saúde pública. Porque se eu tenho uma pessoa que vai ao pronto-socorro mais de duas vezes, esse paciente tem de ser investigado, o porquê que ele está indo lá. Então infelizmente, é com muito pesar que digo isso, de muitas pessoas que morreram por conta de irem ao pronto-socorro várias vezes e chegam à óbito. Família não reclama, porque nessa hora é complicado, daí não temos como atuar. Mas eu acredito que se trabalharmos com prevenção e atendimento de qualidade, iremos resolver grande parte dos problemas que existem.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.