Page 1

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. ALDO CONTE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

BENEFICIOS DO ESPORTE E LAZER NA VIDA DAS PESSOAS

Alexsandro da S. Ribeiro – Nº 1 Mateus Tolotti – Nº 19 Tiago A. De Marco – Nº 25 Willian Presotto – Nº 27

Sarandi, junho de 2012


ALEXSANDRO DA S. RIBEIRO MATEUS TOLOTTI TIAGO A. DE MARCO WILLIAN PRESOTTO

BENEFICIOS DO ESPORTE E LAZER NA VIDA DAS PESSOAS

Projeto de pesquisa apresentado à Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Aldo Conte como requisito parcial para a avaliação do componente curricular “seminário Integrado” sob a supervisão da professora Marlene Castoldi Gnoatto .

Sarandi, junho de 2012


1

TEMA

Depois que a professora apresentou vários temas, fizemos uma votação e escolhemos Esporte e Lazer

2

DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Qual a importância da atividade física no cotidiano dos jovens de 14 a 18 anos da escola da Escola Dr. Aldo Conte de Sarandi RS.

3

3.1

OBJETIVOS

Geral: - Aprofundar conhecimento sobre a importância da atividade física para os jovens.

3.2

Específicos

-Analisar a importância do esporte para a saúde dos jovens do Aldo Conte; -Analisar o que o exercício pode prevenir e melhorar na vida dos jovens; -Relatar o que os alunos da escola Dr. Aldo Conte acham sobre os benefícios da pratica do esporte; -Identificar quantos alunos da escola Aldo Conte praticam exercícios físicos; -Investigar como e com que frequência os jovens do Aldo Conte estão praticando exercícios físicos.

4

JUSTIFICATIVA

Atualmente, a atividade física é uma questão de saúde pública por isso os benefícios inerentes a pratica de esportes e atividades física são reconhecidos ,a atividade física reduz o risco de morte precursora de doenças cardiovasculares,diabetes do tipo 2.


Acreditamos que os benefícios do exercício físico é muito proveitoso para nossa vida ,pois a partir de uma simples caminhada ou da pratica regular de exercícios podemos melhorar a qualidade devida das pessoas de várias formas. -na manutenção ou desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares. -reduz a dor. -melhora a percepção do bem estar; -entre outros fatores; Ele pode prevenir doenças como osteoporose , diabetes ,hipertensão e enfarte ,pode melhorar a capacidade de cuidar-se. Procura-se entender os benefícios observando e pesquisando o assunto. Observando temas para nossa pesquisa achamos que o esporte e laser tem grande importância m nosso cotidiano , nos ajudando a educar-se, no trabalho em equipe , quando praticamos exercícios , na saúde podemos combater a diabetes , colesterol , de pressão , doenças crônicas ,melhora a capacidade mental e auto estima . Analisamos muitas possibilidades para pesquisar, pois é um assunto que está em nosso cotidiano diariamente.

5

METODOLOGIA

A metodologia do nosso trabalho será feita com o auxilio da internet, bibliográficas e pesquisa de campo. Iremos formular questionamentos favoráveis aos benefícios do esporte e lazer.

6

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente, a atividade física é uma questão de saúde pública, por isso os benefícios inerentes a pratica de esportes e atividades físico são reconhecidos.


6.1

A influência na vida das pessoas

O exercício é importante para adolescentes e a prática de esportes é uma saída ideal para toda essa energia. A prática de exercícios físicos é extremamente importante para a vida das pessoas. O esporte nos proporciona muitos benefícios, auxiliando na qualidade de vida, com o esporte conseguimos mostrar algumas habilidades.

6.2

Benefícios

A partir de uma simples caminhada ou da pratica regular de exercícios podemos melhorar a qualidade devida das pessoas de várias formas. Pode-se ter a Diminuição da gordura corporal;- Incremento da força e da massa muscular;- Incremento da densidade óssea;-Fortalecimento do tecido conetivo;- Diminuição da frequência cardíaca em repouso;- Aumento do VO2 máximo, entre 10% à 30%;- Aumento da ventilação pulmonar;- Diminuição da pressão arterial;- Melhora do perfil lipídico;Melhora da autoestima;- Melhora da imagem corporal;- Diminuição do stress e da ansiedade;Diminuição da tensão muscular e da insônia;- Melhora da flexibilidade, mobilidade articular, reflexo, coordenação e agilidade;- Socialização;- Maior facilidades para tarefas cotidianas. Não só os jovens, mas como os mais velhos também pensam na saúde e no bem estar, procurando uma atividade física para praticar. Assim surgem os esportes alternativos e momentâneos. O esporte traz benefícios físicos, é considerada uma fonte de vida, reduzindo o aparecimento de doenças, ajudando na formação de cada cidadão. Sabe-se que o treinamento físico isolado, sem controle alimentar, causa modesta perda de peso. Porém, em associação com dietas, facilita a adesão ao controle alimentar e garante maior sucesso na manutenção da massa magra e redução da massa adiposa. O treinamento aeróbio regular intensifica a perda de gordura, mas não impede a perda de massa magra, enquanto o treinamento resistido parece minimizar essa perda. A combinação do trabalho aeróbio ao treinamento de força parece garantir uma cominação de perda de gordura e manutenção de massa magra. O esporte que é fundamental em nossa vida acaba sendo prejudicado e deixando com que muitos deixem de praticar. As pessoas de hoje passam muito mais tempo sentadas do que


as pessoas antigamente, pois as tecnologias desenvolvidas incentivam principalmente os adolescentes a não praticar frequentemente exercícios físicos, assim causando doenças, indisposição e até obesidade mórbida. “O esporte, em todas as modalidades, preserva e melhora as capacidades físicas e motoras, contribui para uma boa qualidade de vida, fortalecendo a autoestima, o convívio e a integração social e a saúde.” (http://www.carlosgrana.com.br/propostas/esporte-e-lazer.html).

6.3

Tipos de atividade física:

Andar de skate, andar de bicicleta, jogar futebol ou futsal, jogar voleibol, Artes marciais; Esportes coletivos; Musculação visando um trabalho de resistência muscular; Natação; Dança; Corrida; Aulas de alongamento. Estas atividades podem ser feitas 3x por semana, com a duração de 45 minutos à 1 hora, sempre com o acompanhamento de um professor ou de um profissional.

6.4

Causas da pratica excessiva:

Na adolescência, os benefícios da pratica de atividades físicas, muitas vezes são substituído por lesões, problemas nos ossos e músculos devido à forma muito intensa com que muitos jovens passam a se exercitar. Os exercícios físicos devem ser feitos de forma moderada com o auxilio de algum profissional que saiba da intensidade ideal dos exercícios para nosso bem estar no dia a dia. Existem consistentes pesquisas que confirmam que a atividade física moderada com suporte do peso, como corrida e saltos, têm impacto mais positivo sobre a deposição óssea do que atividades que não necessitam do suporte do peso, como a natação. Entretanto, no período da puberdade, o exercício físico intenso nem sempre traz benefícios para os adolescentes, particularmente com relação ao crescimento esquelético. o excesso de atividade física também está relacionado a fraturas de estresse geradas por sobrecargas repetidas. Segundo o profissional de educação física André Castro afirma que tem sido muito difícil controlar a vontade dos jovens adolescentes quanto à prática esportiva. “Eles querem


ter resultados rápidos e por isso fazem os exercícios de forma agressiva, nada a ver com o que nós costumamos passar para eles”, completa o professor. Com relação a treinamentos de força, a literatura cientifica não confirma as hipóteses de prejuízo à saúde ou ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. É prudente que técnicos e educadores físicos qualificados concordem em evitar grandes sobrecargas tensionais e volumes de treinamento. É fato que o exercício de força pode ser um poderoso estímulo ao crescimento e desenvolvimento ósseo.

6.5

O que pode - se fazer para evitar isso: Técnicas e programas de treinamento adequados podem reduzir muito o risco de

lesões, fornecendo muitos benefícios físicos e psicológicos para a criança. Entretanto podem ocorrer lesões na utilização de levantamentos de pesos máximos mediante técnicas e programas de treinamentos inadequados. Mesmo assim, os benefícios do treinamento de força para a saúde óssea são maiores do que os riscos. Aquecer antes de iniciar exercícios intensos ajuda a evitar lesões. Fazer exercícios a um ritmo leve durante 3 a 10 minutos aquece os músculos e torna-os mais flexíveis e resistentes a lesões. Este método de aquecimento ativo prepara os músculos para este tipo de exercícios de forma mais eficaz do que os métodos passivos (água morna, adesivos de aquecimento, ultrasom ou luz infravermelha). Esses últimos não aumentam a circulação sanguínea de forma significativa. Os exercícios de aquecimento também são benéficos nos esportes menos exigentes, tais como o golfe. Também é importante desaquecer durante cinco minutos após praticar esportes intensos (tais como corrida, caminhada ou marcha). Dessa forma, a pulsação irá diminuir gradativamente.Desaquecer consiste em reduzir a velocidade gradativamente antes de parar o exercício, para evitar tontura, mantendo o fluxo sanguíneo.

6.6

Qualquer esporte vai nos proporcionar benefícios:

Sim, pois quando começamos a praticar atividades físicas nunca mais queremos parar, pois ajuda na aproximação entre pessoas, distanciando de malefícios que poderiam ser causados ao longo dos anos.


Por isso é essencial que os jovens deixem às vezes de assistir televisão e saiam praticar exercício físico para seu bem estar, pois no futuro será essencial para ter uma longa vida. Desde uma simples caminhada diária, possibilita-nos a pratica de exercício.

7

ANÁLISE E TABULAÇÃO DE DADOS

As entrevistas foram realizadas na Escola Dr. Aldo Conte e entrevistamos 18 jovens sendo que a maioria tem 15 anos como se percebe no gráfico 01.

Nº ENTREVISTADOS 1

4

2 14 ANOS

15 ANOS 11

16 ANOS 17 ANOS

Gráfico 1: Entrevistados

Na questão 2, referente a prática de atividade física, a maioria dos jovens respondeu que quase sempre pratica atividade física.

FREQUÊNCIA QUE PRATICA ATIVIDADE FÍSICA 3

5 SEMPRE QUASE SEMPRE

11

Gráfico 2: frequência que pratica atividade física.

NUNCA


A maioria das respostas da questão 3 nos fizeram perceber que todos os jovens acham que a atividade física traz benefícios principalmente para a saúde, combate a obesidade, para ter umas vida melhor e para a disposição. Uma resposta que nos chamou a atenção do grupo foi a de um jovem de 15 anos: “Os exercícios físicos contribuem não apenas para o corpo, mas também para a mente. As atividades físicas melhoram o sentimento de bem estar, o humor, fazendo com que a qualidade de vida esteja presente no dia a dia.”

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA SAÚDE

6 15

6

DISPOSIÇÃO 4

VIDA MELHOR

Gráfico 3: Benefícios da pratica de atividade física.

Então perguntamos se eles achavam se a pratica regular de atividade física traz benefícios para a saúde, todos responderam que sim.

ATIVIDADE FÍSICA PRATICADA RGULARMENTE TRAZ BENEFICIOS PARA A SAÚDE SIM NÃO

TALVEZ

Gráfico 4: Atividade física praticada regularmente traz benefícios para a saúde.


Os jovens questionados praticam vários esportes, mas principalmente o futebol que para eles traz muitos benefícios tanto para a saúde quanto para a condição física entre outros.

TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS PRATICADAS FUTEBOL 3

2

ATLETISMO

15

8

ACADEMIA 3

VÔLEI

4

NENHUMA BASQUETE

Gráfico 5: Tipos de atividades físicas praticadas

Perguntamos também aonde praticam atividade física, disseram vários lugares mas percebemos que praticam com mais frequência em casa e na escola.

AONDE PRATICA ATIVIDADE FÍSICA 1 2

6

EM CASA ESCOLA

11

CAMPO OU QUADRA 10

ACADEMIA NENHUM LUGAR

Gráfico 6: aonde pratica atividade física

Perguntamos há quanto tempo pratica atividade física e 14 jovens responderam que praticam desde os 5 anos, mas o que nos chamou a atenção foi que três jovens não praticam atividade física e isso comprova que os jovens de hoje em dia eles preferem ficar na frente do computador do que praticar atividade.


TEMPO QUE PRATICA ATIVIDADE FÍSICA 1

3 DE 5 ANOS EM DIANTE 14

1 ANO NUNCA

Gráfico 7: Tempo que pratica atividade física

8

CONCLUSÃO

Atualmente, a atividade física é uma questão de saúde pública, por isso os benefícios inerentes a pratica de esportes e atividades físico são reconhecidos. Com a nossa pesquisa percebemos que o esporte pode ter fatores a favor das pessoas e contar a ela. Acreditamos que os benefícios do exercício físico é muito proveitoso para nossa vida,pois a partir de uma simples caminhada ou da pratica regular de exercícios podemos melhorar a qualidade devida das pessoas de várias formas. Na adolescência, os benefícios da pratica de atividades físicas, muitas vezes são substituído por lesões, problemas nos ossos e músculos devido à forma muito intensa com que muitos jovens passam a se exercitar. Os exercícios físicos devem ser feitos de forma moderada com o auxilio de algum profissional que saiba da intensidade ideal dos exercícios para nosso bem estar no dia a dia. Com as nossas entrevistas concluímos que os jovens que entrevistamos praticam atividade física regularmente, mas a poucas jovens que não praticam atividade física regularmente, e isso está causando graves problemas de saúde, lesões musculares, etc. Ao mesmo tempo aprendemos que qualquer pessoa pode pratica exercícios físicos, pois quando começamos a praticar não queremos mais parar, e que a pratica regular dos exercícios previne doenças, melhora nosso bem estar e ao mesmo tempo combate a obesidade.


Por isso é essencial que os jovens deixem às vezes de assistir televisão e saiam praticar exercício físico para seu bem estar, pois no futuro será essencial para ter uma longa vida. Desde uma simples caminhada diária, possibilita-nos a pratica de exercício.

BIBLIOGRAFIA

ATIVIDADE física diminui chance de desenvolver doenças crônicas. Disponível em: http:// www. unimedjp.com.br/noticias/pratica-excessiva-de-exercicios-fisicos-pode-causar-seriosdanos-a-saude-20100207.html. Acesso em: 18 ago 2012 BENEFÍCIOS da atividade física na vida diária. Disponível em: http://www.saude emmovimento. com.br/ conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=640. Acesso em: COMO evitar lesões esportivas. Disponível em: http://esportecomsaude.chakalat. net/2007/ 11/como-evitar-leses-esportivas.html. Acesso em: 10 jun.2012.


ANEXO 01

Iremos fazer o questionário para os jovens da na Escola Dr. Aldo Conte.

Perguntas: 1

Idade: _______________

2

Com que frequência você pratica atividade física? ( ) sempre (todos os dias)

( ) quase sempre

( ) nunca

3

Qual a sua opinião sobre os benefícios da pratica de atividade física?

4

Quais atividades físicas você pratica?

5

A quanto tempo você pratica atividade física?E aonde pratica?

6

Você acha que a atividade física praticada regularmente traz benefícios para a saúde? ( ) sim

( )não

( ) talvez

Benefícios do esporte e lazer na vida das pessoas  

Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Aldo Conte, referen...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you