Page 1

CONTO DE SARAMAGO: A MAIOR FLOR DO MUNDO

COMPARAÇÃO

SEMELHANÇAS

DIFERENÇAS

CONTO

FILME

Texto inicial lido pelo narrador- personagem com supressões. O menino vive numa aldeia. Sai o menino pelos fundos do quintal. Chega ao rio. Hesitação do menino ("Vou ou não vou"? E foi".) Resolveu cortar pelos campos, bosques, charnecas, (campainhas brancas, clareiras). Felicidade do menino. O menino chega a uma charneca e sobe uma colina redonda onde encontrou uma flor murcha. O menino acha que tem de salvar a flor e vai buscar água nas mãos. A flor bebe a água. O menino adormece e a flor deixa cair uma pétala que cobre o menino. Os pais afligem-se e vão à procura do menino. O menino é encontrado. Texto lido pelo narrador - personagem (reflexão sobre o conto e parágrafo final). Não há escaravelho. Criação de uma personagem (escaravelho) Narrador conta a história Presença física do narrador mas não é participante. Não existe o episódio no Episódio inicial inventado: conto. narrador no campo a observar o escaravelho; chegada do menino com o pai; colheita da árvore junto a uma flor; recolha do escaravelho; fuga do escaravelho. A família do menino é Apenas se veem os pais. composta por pais, irmã, avós e parentela. Aldeia não é descrita. Aldeia situada junto ao estaleiro da construção de um empreendimento de


O menino sai da aldeia.

Não há referência aos perigos. De árvore em árvore desce ao rio. Segue o rio.

DIFERENÇAS

Não há referência. Não há referência. "O sangue nos pés descalços" "Flor aprumada" Todos veem a flor

luxo. Invenção da razão para a saída (fuga do escaravelho). Placas com sinal de perigo. Não há árvores entre a aldeia e o rio. Atravessa o rio e segue o escaravelho. Segue uma borboleta. Admiração do menino e descoberta da natureza. O menino está calçado.

A flor cresce. Só os pais descobrem a flor. Os vizinhos e toda a família Só os pais é que o procuram o menino, em procuram. Não há lágrimas. lágrimas. O menino é recebido como Não há referência. Não se herói. vê o regresso à aldeia. Moral da história. Não está explícita. Não há referência. O narrador-personagem regressa à aldeia. Vê-se uma flor semelhante à da história, mas pequena e num vaso. Não há referência. Toda a aldeia observa a flor. Não há referência. Final da história: passeio do menino pelo campo com os pais e despedida do escaravelho.

A maior flor em conto e filme  

Comparação entre o suporte escrito e o filme da história "A maior Flor do Mundo".

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you