Tomo x 451 881

Page 322

MUSEU DE BRAGANÇA

763 TOMO X

Na lápide, a quebradura deixou ainda perceptível os vestígios de uma letra por cima do O e R conjuntos da 1.a linha. Convém notar o E final da 3.a linha de tipo uncial, frequente no terceiro século e seguintes, pelos elementos cronológicos que fornece. Vem a dizer que um tal de apelido Amor, falecido aos vinte e dois anos, ali está sepultado. H(ic) S(epultus) E(st). No mesmo local apareceu um cadeado de cozinha, a que em algumas terras no distrito de Bragança chamam lares, formado por elos dobrados de ferro já muito comidos da ferrugem, e um objecto de metal amarelo representado na figura junta (59), em tamanho natural, que parece ter duas pombas na parte superior. Ainda no mesmo local foram Fig. 58 Fig. 59 encontrados dois pondus de barro, uma moeda de cobre romana e fragmentos de uma serra. Ao ilustrado José Manuel Miranda Lopes, prior de Argozelo, agradecemos a notícia deste achado, agora no Museu de Bragança por sua interferência.

Fig. 60

MACEDO DO MATO – No castro de Macedo do Mato, também chamado Macedinho do Mato, quando andavam a cavar uns sonhadores de tesouros pelos anos de 1933, apareceu o instrumento de ferro que a figura 60 reproduz e que veio para o Museu por oferta do sargento João Baptista Gonçalves, natural de Sortes. Na mesma escavação encontraram várias moedas de cobre comidas do tempo, que desperdiçaram sem saber se eram romanas ou portuguesas. O citado objecto tem de comprimento 0,27 metros e de largura no corpo, pois termina em ponta, 0,045 metros. Parece relativamente moderno e de procedência africana, pois nos recortes do gume semelha os arpões dos negros de África, já usados na idade do ferro (1803).

(1803) HOERNES, Moritz – Pré-história, III, p. 152.

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.