Page 1

A TRINDADE


Conceito da Trindade Não é adoração a 3 deuses ,e sim adoração a único Deus . Sendo manifestado em 3 pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.


Deus por natureza é: Onipresente: Salmos 139:7-12 “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa”.


Deus por natureza é: Onisciente: Salmos 139:1-4 “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.


Deus por natureza é: Eterno: Salmos 90:2 “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus”. Imutável: Malaquias 3:6 “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”.


Deus por natureza é: Bondoso: Salmos 145:9 “O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras”. “ Amor perfeito, desinteressado: I João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”.


EVIDÊNCIAS SOBRE A DIVINDADE DE JESUS CRISTO


Textos sobre a Divindade de Cristo Gênesis 1:26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”. Isaías 40:14 “Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?”


Textos sobre a Divindade de Cristo Êxodo 3:14-15 “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”. João 4:8 “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”. O texto de João interpreta claramente o Senhor (Yahweh) como sendo Jesus.


Textos sobre a Divindade de Cristo Isaías 6:3 “E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. Apocalipse 4:8 “E os quatro animais tinham, cada um de por si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o TodoPoderoso, que era, e que é, e que há de vir”. Já no livro de Apocalipse considera o “Senhor dos Exércitos” de Isaías como o Pai “que era e que é, e que há de vir”. Portanto, Senhor (Yahweh) pode-se referir tanto ao Pai quanto ao Filho.


Textos sobre a Divindade de Cristo Êxodo 20:2-4 “Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”. Hebreus 1:5-6 “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”.


Textos sobre a Divindade de Cristo Salmos 45:6 “O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade”. Hebreus 1:7-8 “E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, e de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino”.


Textos sobre a Divindade de Cristo Salmos 102:25-27 “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim”. Hebreus 1:10-12 “E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.


Textos sobre a Divindade de Cristo Observe que o autor bĂ­blico vem exaltando o Filho acima dos anjos. Ele faz ao aplicar passagens do Antigo Testamento ao Filho, textos que louvam claramente o status divino do Filho. Se lermos o primeiro versiculo do Salmos 102 veremos que ĂŠ uma prece dirigida ao Senhor.


Textos sobre a Divindade de Cristo Isaías 41:4; 44:6 “Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo”. “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”. Apocalipse 1:17 “E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último”.


Textos sobre a Divindade de Cristo Isaías 43:10-11 “Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR (Adonai, Javé), e fora de mim não há Salvador”. Tito 3:4-6 “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador”.


Textos sobre a Divindade de Cristo Isaías 41:2 “Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi”. João 1:1-3 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.


Textos sobre a Divindade de Cristo Zacarias 12:10 “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram”. João 19:33-34 “Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Ao lermos Zacaria 12 no verso 1, vemos que quem está falando é o Senhor (Deus Pai).


Textos sobre a Divindade de Cristo Salmos 19:14 “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! Quem é o nosso Salvador, Redentor? Jesus. Se fossem dois deuses quem seria o Redentor?


Textos sobre a Divindade de Cristo Ezequiel 44:1-2 “Então me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada. E disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada”. Essa porta que Ezequiel viu, é a mesma na qual Jesus entrou triunfante em Jerusalém dias antes de Sua crucifixão. Após Jesus ter passado por aquela porta ela permaneceu e permanece fechada até os dias de hoje em Jerusalém. Essa porta é a “porta dourada de Jerusalém”


Textos sobre a Divindade de Cristo João 20:26-28 “E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Pões aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu-lhe, e disse-lhe: Senhor meu e Deus meu!” Jesus estava ensinando aos discípulos acerca das profecias que falavam a respeito do Messias e Sua missão. Se Tomé estive errado a cerca da divindade de Cristo, o próprio Cristo nesse momento não o teria repreendido? Será que Jesus deixaria uma apóstolo no erro? Mas, se Tomé tivesse falado na emoção? Será que Cristo mesmo assim não o corrigiria? Sem dúvidas Cristo o alertaria para não levantar o nome de Deus em vão. João ao ver a visão de Apocalipse 19 ajoelhou-se aos pés do anjo para o adorar e o anjo o repreendeu. João sabia que o anjo não era Deus. Podemos dizer que ele fez mais por emoção do que por razão. Por esse motivo, não podemos dizer que Tomé falou por emoção e Jesus o deixou falar por causa da ocasião.


EVIDÊNCIAS SOBRE A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo Atos 5:3-4 “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus”.


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo Primeiro Ponto: Parece óbvio que somente se pode mentir a uma “pessoa” ou personalidade. Segundo Ponto: Pedro afirma a Ananias que este mentiu ao “Espírito Santo” e prossegue assegurando que ele não mentiu aos homens, mas a Deus.


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo Efésios 4:30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Poderíamos entristecer um objeto , força, ser inanimado, ou uma coisa? Somente pessoas podem ser entristecidas!


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo Mateus 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Observe queé declarado que os três membros da divindade possuem um nome (singular, não plural), o que sugere que são um caráter e natureza.


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo Mateus 3:16-17 “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus não apresenta o Filho e o Espírito Santo como manifestações diferentes ou personificações do Pai, e sim como personalidades distintas em concerto com o Pai.


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo João 14:16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”. Porque aqui Jesus disse “Consolador” e não consolo? Se fosse uma força, energia ou qualquer outro tipo de coisa Jesus diria “e ele enviara outro consolo”. Mas, ao invés disso Cristo falou “e ele vos dará outro Consolador”. Somente pode ser Consolador uma pessoa. E não uma força.


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo João 14:26 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo João 15:26 “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim”. Somente uma pessoa pode dar o testemunho de outra pessoa. Por acaso, uma força dá testemunho? Não. Mas, pessoas ou seres podem dar testemunho de algo ou de uma pessoa.


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo João 16:7 “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei”.


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo As Escrituras Sagradas atribuem outras atividades ao Espírito Santo, as quais são altamente pessoas ou interpessoais: •Ensinar – João 14:26 •Testemunhar – João 15:26 •Convecer do pecado, da justiça e do juízo – João 16:8 •Guiar na verdade, falar , ouvir e anunciar – João 16:13 •Glorificar a Deus – João 16:14.


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo Todas essas características sugerem fortemente a natureza pessoal e interpessoal de uma pessoa, e não de uma “coisa” celestial. Em Atos, o Espírito proibe ou não certas coisas (Atos 16:6-7), fala (Atos 8:29; 13:2), avalia e aprova um curso de ação (Atos 15:28).


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo Se o Espírito devesse ser entendido como simplesmente poder de Deus, em vez de uma pessoa distinta, certas passagens não fdariam sentido, porque nelas tanto o Espírito Santo quanto o poder de Deus são mencionados. Exemplos:


Textos sobre a Divindade do Espírito Santo Lucas 4:14 “Então, no poder do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor”. Essa passagem se converteria assim: “Então Jesus, no poder do poder de Deus, regressou para a Galiléia”. Atos 10:38 “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder”. Teríamos: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o poder do poder de Deus e com poder”.


Textos sobre a Divindade do EspĂ­rito Santo

A trindade  

A Trindade

Advertisement