Issuu on Google+

GARATUJAS Jornal da Escola Básica de Vendas Novas Nº1 Ano XII Nº 2% janeiro 2013

Edição e Coordenação: Biblioteca Escolar/CRE

Montagem: Prof. Paula Barroso

Cá dentro

Pelas bibliotecas Atividade na Biblioteca Municipal OS OVOS MISTERIOSOS Li e Digo

Por cá Visita ao CEAMB Atividade Ciclo Urbano da Água Monumentos e lendas da Cidade Parlamento dos Jovens

Área de Projeto

Vários Adoç’arte Maluda no dia da alimentação Chegou o Outono Notícias do PIEF

Última página Natal na Biblioteca Histórias na Biblioteca Quadro de valor e Excelência Ano letivo 2011/2012

Editorial "Educar é preparar para a liberdade. As pessoas são livres porque podem escolher. E só podem escolher quando conhecem alternativas. Sem informação não há alternativa e, portanto, sem alternativa não há liberdade…” Gilberto Dimenstain, jornalista Compor as minhas páginas e dar-me corpo, não é tarefa fácil; é sim, um trabalho de conjunto, de colaboração, de vontade de continuar. Alunos e professores são agentes importantes neste processo. Sendo produto de experiências vividas e de aprendizagens feitas; de empenho e conhecimento, resultante de um determinado percurso escolar, a minha missão é dar visibilidade à vivência da Escola. Se os tempos atuais são férteis de perturbações, de dificuldades que conturbam o estar e o sentir de todos nós, que o meu objetivo continue a ser o de refletir o Conhecimento gerado nesta Escola e ser um agente para a sua perpetuação. Pois, em última análise, o Conhecimento, enquanto uma perene mais-valia, continua a ser o motor que se assume como o verdadeiro agente da mudança e do progresso…


Ano XII Nº.25 | janeiro 2013

Por cá Por cá Por cá Por cá Por cá Por cá Por cá Por cá Por cá Por cá Por cá Por cá

Visita ao CEAMB Atividade Ciclo Urbano da Água

MONUMENTOS E LENDAS DA CIDADE

A Turma do 4ºA da EB dos Campos da Misericórdia foi ao CEAMB para participar numa sessão de informação sobre o “Ciclo Urbano da Água” na nossa cidade; Foi muito interessante!

A Turma do 4ºA da EB dos Campos da Misericórdia, no âmbito da Área Estudo do Meio elaborou diversos trabalhos sobre monumentos e lendas; Alguns alunos elaboraram power points, outros cartazes e outros elaboraram textos; Aqui ficam alguns exemplos:

Professora: Maria Manuel Carvalhal

Concurso Nacional de Leitura

Área de Projeto A Turma do 4ºA da EB dos Campos da Misericórdia, no âmbito da Área de Projeto, em articulação com a área de Português, elaborou vários tipos de cartaz sobre os temas “Os Desportos” e “O meu desporto favorito”; Alguns alunos elaboraram power points, outros cartazes e outros elaboraram textos; Aqui ficam alguns exemplos

Professora: Maria Manuel Carvalhal

O Concurso Nacional de Leitura é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a DirecçãoGeral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares. A 7ª edição do Concurso - Fase Escolas, realizou-se no dia 9 de janeiro; na Biblioteca da Escola Básica nº1 de Vendas Novas; com o objetivo de apurar os alunos que irão representar a Escola na Fase Distrital. Os concorrentes prepararam a leitura de dois livros : Marley & Eu, de John Grogan e História de uma Gaivota e do Gato que a

Ensinou a Voar , de Luís Sepulveda. A Escola, todos os anos, participa neste evento, com o objetivo de estimular a leitura, a expressão escrita e oral nos alunos do 3º ciclo. Para alguns alunos, a existência do concurso, faz parte das “rotinas anuais” das atividades realizadas na Escola, o que demonstra a aquisição de hábitos de leitura autónoma. Fica aqui um elogio a todos os participantes, mas para a fase seguinte, só deixam passar três alunos, por isso …. têm marcada a sua presença na fase distrital os alunos: 1º lugar – Joana Farrica (8ºD) 2º lugar – Mauro Soares (7ºE) 3º lugar – Marisa Estanqueiro (8ºD) Continuação de bons voos na LEITURA … e, como diz o gato Zorbas: “ - Que só voa quem se atreve a fazêlo.”

Recordamos os muitos escritores e ilustradores que já visitaram a nossa Escola… Pintámos Letrimagens com André Letria; De José Jorge Letria guardámos As Letras do Letria; As palavras levaram-nos numa Viagem à Roda de Alice Vieira; Tudo são (foram) Histórias com António Torrado; E a paleta de Danuta Wojciechowska Deu-nos Cor com Palavras Dentro …

… e agora?? … Luísa Ducla Soares dir-nos-á De que são feitas as Histórias…?! Esta descoberta inicia-se no 2º período e prepara-nos para a presença da escritora Luísa Ducla Soares, na nossa Escola, no dia 18 de abril. As suas histórias somam-se à obra dos anteriores escritores e ilustradores que nos encantaram com histórias e imagens que “degustámos” em cada uma das suas presenças. Para saber De que são feitas as Histórias, saboreiem-se os muitos livros da escritora… é só LER para SABER! 2


Ano XII Nº.25 | janeiro 2013

Pelas bibliotecas Pelas bibliotecas Pelas bibliotecas Pelas bibliotecas Pelas bibliotecas Atividade na Biblioteca Municipal

OS OVOS MISTERIOSOS

A Turma do 4ºA da EB dos Campos da Misericórdia foi à Biblioteca Municipal participar numa sessão de leitura sobre o livro “ O Fantasma” de Luísa Ducla Soares; Depois de ouvirmos uma parte da história inventámos o final; Agora vamos eleger os melhores textos, ilustrar e enviar para a Biblioteca…

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, a turma do 1º B da EB Campos da Misericórdia tem vindo a trabalhar a obra OS OVOS MISTERIOSOS de Luísa Ducla Soares. Desenvolveram-se até ao momento as seguintes atividades: Leitura orientada na sala de aula; Trabalhos de expressão plástica com a colaboração dos pais.

Professora: Maria Manuel Carvalhal

Li e Digo...Li e Digo...Li e Digo...Li e Digo...Li e Digo...Li e Digo...Li e Digo...Li e Digo...Li e Digo...Li e Digo Olá sou a Ana Leonor, tenho 11 anos e resido em Vendas Novas, no distrito de Évora na zona do Alto Alentejo.

O livro a que eu venho A minha opinião dar Chama-se “Amigas para Sempre” Uma História de encantar. Acho triste E ao mesmo tempo emocionante. Também acho esquisito e diferente E um pouco excitante. É uma história sonhadora Que fala de Amizade. Também encantadora Que refere a Verdade. Na minha opinião É uma história estranha Com amigas do coração Que se vão separar E a sua amizade Por cartas terá de funcionar. A minha opinião dei Porque deste livro Bastante gostei.

Olá, eu sou a Ana Rita. Tenho 11 anos e vivo em Vendas N o v a s . Venho falarvos do livro “Ganhei mil milhões na lotaria” de Gerónimo Stilton. A pergunta é “Quem ganhou o mítico jogo da lotaria?”… Esparrela, o primo de Gerónimo Stilton, ganhou a lotaria e fica extra rico, tem supermegas carrões, castelos, helicópteros… o ratão anda todo inchado, e despreza a sua família. Mas, o certo é que ele vai sofrer as consequências, pois vai ficar sem dinheiro… Acho este livro muito interessante e dá-nos uma grande lição: QUE O DINHEIRO NÃO É TUDO NA VIDA ! Em relação ao resto da história… será que a família de Esparrela o vai ajudar? Terão que ler esta história muito engraçada para descobrir… Deixo aqui a sugestão de leitura deste livro! Ana Rita Oliveira, 6ºA

Ana Leonor Barrete, 6ºA

3

Vou falarvos do livro “ O diário de uma Totó, história de uma vida pouco ou nada fabulosa” de Rachel Renée Russell. Para mim este livro é engraçado, emocionante e até “viciante”! Gosto deste livro porque consigo identificar-me, embora pouco, com a personagem principal, Nikki, que, ao ir para o liceu Wetchester Country Day, recebe um diário da mãe para registar as suas emoções ou, em palavras da mãe ”… comunicar os seus pensamentos e sentimentos…”, faz novas amigas, Clhoe e Zoey, uma inimiga, Mackenzie e apaixona-se pela primeira vez por Brandon Espero que gostem!

Sou a Rita, tenho 11 anos e moro em Vendas Novas. Para mim o livro “A Árvore” de Sophia de Mello Breyner Andresen é lindo, porque tem duas histórias interessantes e sentimentais. Uma das histórias fala sobre uma árvore muito especial para os habitantes de uma ilha japonesa. A árvore vai crescendo e tornase tão grande que … Leiam o livro e irão perceber o resto desta história e também conhecer a outra.

Maria Inês Conceição, 6º A

Rita Sacristão, 6ºA


Ano XII Nº.25 | janeiro 2013

O Natal... Carta ao Pai Natal Querido Pai natal Eu quero pedir Um grande presente Que põe todos a rir. Gosto tanto de neve, gostava de a ver Mas em Vendas Novas, só faz é chover! Um pinheiro em casa, eu vou enfeitar, mas as árvores são tão caras que nem consigo poupar. Gostava que todos tivessem alegria Neste Natal tão belo, E há muitas cores, Para além do amarelo. De porta em porta, Vão todos cantando, Também o meu vizinho, Chamado Armando. Querido Pai natal, Eu queria desejar, Um feliz natal a todos para rir e cantar.

Natal Prendas e mais prendas Pelo natal. De manhã e à noite Não vejo qual é o mal, De abrir prendas na véspera, Na véspera de natal. Abrir prendas grandes e pequenas, É tanta a diversão De estar com a família, é tão boa a sensação. Que será que ganharei? Nas vésperas de Natal? Se for uma bola, a lançarei. Lançar não soa mal. Gomas eu vou dar Dar a toda a agente Que seja familiar! E assim pelo Natal Com muita diversão Não vejo qual é o mal De tanta agitação!

A Turma do 4ºA da EB dos Campos da Misericórdia participou no concurso on-line “ Natal em Família”, promovido pela Porto Editora, com a decoração de um cartaz.

Mais uma vez as nossas turmas participaram no concurso da Porto Editora. Desta vez com o desafio “Passe o Natal em família com o Alfa”. O desafio consistiu em decorar a árvore de Natal do Alfa (uma por turma) publicar a foto no Facebook, partilhando com os nossos amigos a magia do Natal. Será que o Alfa vai gostar? 2º B e 2º A

Hugo Fernandes, 4AVN2

Decoração do salão da Festa de Natal A Turma do 4ºA da EB dos Campos da Misericór-

dia participou na decoração da Festa de Natal oferecida pela Câmara Municipal, com este cartaz. Professora: Maria Manuel Carvalhal

Sebastião Giga, 4AVN2

CONCURSO “ NATAL EM FAMÍLIA”

PASSATEMPO DA PORTO EDITORA

Canções de Natal Na EB Campos da Misericórdia

No dia 11 de dezembro, na EB de Campos da Misericórdia, os pais dos alunos do 1ºB surpreenderam os seus filhos com algumas canções de Natal. A feliz ideia coube à representante dos pais e a encenação contou com a colaboração da Professora Ana Balão. A alegria dos pais contagiou os

alunos, cujo contentamento foi por demais evidente.

Querido Pai Natal O Natal está a chegar!... Já sabes o que vais dar aos meninos do mundo inteiro? Sabemos que tens muito trabalho mas se precisares de ajuda nós, os meninos do 2º ano da Escola Campos da Misericórdia de Vendas Novas, podemos ir ajudar-te. Somos 26 meninos e podemos ler as cartas das crianças, ajudar os duendes a embrulhar prendas, sacudir as tuas roupas, pentear as tuas barbas e até cuidar das renas. Amiguinho Pai Natal nós gostaríamos, caso seja possível, que distribuísses Paz, Amor e Carinho ao mundo inteiro. Gostaríamos que todas as pessoas do mundo tivessem comida, mesmo as mais carenciadas. Nós sabemos que já estás muito velhote mas faz um esforço para alegrar todos os meninos do planeta. Beijinhos e até para o ano! Escola Campos da Misericórdia, 2º A

Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo. Fernando Pessoa Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria. Jorge Luís Borges

Visita de Estudo No passado dia 7 de dezembro realizámos uma visita de estudo ao Oceanário e ao Teatro Politeama, para ver uma peça de teatro, o “Peter Pan”. Foi muito divertido e emocionante. Primeiro fomos ao teatro ver o Peter Pan – uma história sobre o imaginário, foi deslumbrante e mágico. Havia imensas luzes à volta do palco, uma cortina vermelha enorme a tapar o palco, centenas de 4

cadeiras, e ainda tinha um pequeno estúdio onde estavam os senhores a reproduzir o som. Os atores eram muito bons, tudo parecia real… Depois do teatro, fomos para o Parque das Nações almoçar, foi divertido, fizemos um piquenique. Estávamos tão perto do Oceanário, que já sentíamos a emoção de entrar lá dentro, até cheirava a mar. Chegámos ao Oceanário e finalmente chamaram-nos, primeiro entrámos para uma sala, onde nos fizeram uma pequena explicação sobre o que iríamos ver, fizemos ainda uns pequenos jogos.

Começámos então a nossa visita e vimos imensas espécies de peixes e animais marinhos; uma raia enorme chamada “Manta”; cinco ou seis tubarões, mas todos pequeninos; pinguins e lontras eram muito engraçados e fofos; rãs muito pequeninas, muito coloridas, quase não se viam e sapinhos um pouco maiores. Observámos ainda um aquário, onde vive o peixe “Nemo”, e a sua amiga “Dorinha”. Num outro aquário estavam três ou quatro cavalos-marinhos, eram lindos e pequeninos. Vimos também tartarugas marinhas que pareciam

simpáticas. Foi um dia muito divertido e educativo, nem todos puderam participar na visita de estudo, espero que com esta minha pequena descrição, possam sentir um pouquinho do entusiasmo que foi lá estar. Rita Pernas, 5º E


Ano XII Nº.25 | janeiro 2013

Vários Vários Vários Vários Vários Vários Vários Vários Halloween A turma Pief comemorou o Halloween no 1º período e gostou muito da experiência. Começámos por fazer pesquisa sobre tradições e receitas alusivas a este dia. Os professores ajudaram-nos a preparar as várias atividades. Construímos casas assombradas e pintámo-las. Desenhámos, recortámos e colorimos desenhos e bonecos para decorar os vários espaços da escola, a lembrar o dia. Ensaiámos uma coreografia, inspirada numa música do Michael Jackson que vimos na aula de CLE. Confeccionámos muitos bolos e doces e decorámolos com motivos do Halloween como abóboras, aranhas, fantasmas, morcegos, cemitério e fizemos uma exposição com todos os trabalhos para a comunidade escolar durante a manhã. Durante a exposição ainda nos mascarámos de esqueleto. Foi um projeto interessante, nós estivemos motivados e trabalhámos bastante. Luís Cabeças

Em 2012, o Equinócio de outono ocorreu no dia 22 de Setembro às 15h49min. Este instante marcou o início do outono no Hemisfério Norte. Na sala de aula falámos sobre as principais características do outono e ainda lemos e interpretámos alguns textos e poesias referentes a esta estação do ano. No final do dia, os alunos levaram ainda como trabalho de casa a tarefa de escrever cinco frases sobre esta estação do ano. No outro dia escrevemos um texto com a ajuda de todos, onde as frases construídas com os pais, também foram por nós usadas na sala e, em tempo de construção de texto coletivo, juntámos o melhor de cada um e elaborámos o texto que aqui fica para que todos o possam ler.

Alunos PCA

5

No passado dia 7 de janeiro esteve na EB1 de Vendas Novas o deputado João Oliveira, eleito nas listas da CDU (Coligação Democrática Unitária) no distrito de Évora à Assembleia da República. A sua presença enquadrou-se na sessão 2012/2013 do Parlamento dos Jovens. Este ano as temáticas dizem respeito, no ensino básico, ao debate de “como ultrapassar a crise”, e, no secundário, os “jovens e o emprego: que futuro”. A sessão constou da apresentação da organização, funcionamento e competências da Assembleia da República, com um período de apresentação pelo deputado a que se seguiu o esclarecimento de dúvidas e de questões colocadas pelos alunos.

2ºB CM

Ler e saber estar na biblioteca é bom sitiodoslivros.blogspot.com

Maluda no dia da alimentação

Adoç’arte é uma alternativa Os alunos do PCA (Percurso Curricular Alternativo), no dia 13 de dezembro fizeram, no átrio principal da escola, uma venda de bolos secos. Nas aulas de AO (Artes e Ofícios) os alunos construíram e decoraram com motivos de natal caixas de papel canelado e cartolina. Posteriormente, seguindo as indicações da professora Domitília, equipados a rigor (com toucas e luvas), confecionaram uma receita de bolos secos (Saraivas) que foram embalados, nas referidas caixas, e vendidos ao público. O objetivo desta atividade foi sensibilizar os alunos para algumas regras de higiene e segurança no trabalho, aplicar técnicas de venda e de atendimento ao público e angariar fundos para a compra de materiais de trabalho para as aulas de EV, ET e AO (Educação Visual, Educação Tecnológica e Artes e Ofícios).

Parlamento dos Jovens

Chegou o Outono

No dia da alimentação conhecemos 4 obras da Maluda. Eram pinturas de frutos: a romã, o ananás, o kiwi e a anona. Depois fizemos muitas atividades. Observámos as pinturas e os frutos verdadeiros. Vimos que eram mesmo assim. Vimos por dentro e por fora… sentimos que as cascas eram diferentes: o kiwi tinha pelinhos, o ananás era áspero, a romã e a anona muito macias. Cheirámos e o ananás cheirava melhor. Fizemos um jogo de sabores e os meninos marcavam se era doce ou amargo e se gostavam ou não. Desenhámos os frutos da Maluda e outros do outono Fizemos pinturas com pincéis fininhos e de uma forma nova, com as pinturas da Maluda dentro das micas. No final fizemos um placard com as nossas

obras e as da Maluda, e um ficheiro de frutos. Registo no placard: A Maluda é uma pintora e é bonita. Ela pintava muitas imagens. Pintou o kiwi, o ananás, a anona e a romã. A Maluda já morreu há poucos anos. Era portuguesa. Os frutos que ela pintou são iguaizinhos. Jardim de infância da Afeiteira


Ano XII Nº.25 | janeiro 2013

Vários Vários Vários Vários Vários Vários Vários Vários Vários Vários Vários Vários Vários

Natal na Biblioteca

Histórias na Biblioteca

QUADRO DE EXCELÊNCIA Ano letivo 2011/2012 No ano letivo anterior, mais alunos integraram o Quadro de Excelência. Este distingue-os pelo seu desempenho escolar… mas ainda falta o grande momento, aquele em que é atribuído um louvor ao sucesso individual e coletivo. É certo que, aos alunos, não falta a vontade de receber esta distinção e, ao Agrupamento, o interesse em realizar esta homenagem. Merecem ser distinguidos e vão sê-lo! Para já, aqui fica “o primeiro quadro” dessa distinção.

As Bibliotecas Escolares das EBVN nº1 e nº2 abriram portas ao espírito natalício e, com a sua atividade BiblioNatal, levaram aos alunos sessões de animação de leitura e momentos de escrita criativa que deram voz e sentidos às palavras das histórias trabalhadas. Do livro “Histórias de Natal” de Fabrice Lelargé, foi explorada a divertida história “O Pai Natal guloso” que alia texto e ilustração a uma desmontagem hilariante do convencional Pai Natal. Mas… porque, infelizmente, a magia da quadra ainda não é extensiva a todos os seres humanos, foi proporcionado aos mais pequenos, olhares sobre outras realidades menos confortáveis. Os meninos de rua, que habitaram os filmes visionados pelas diversas turmas, despertaram consciências e motivaram reflexões. Reflexões simples mas profundas, que enriqueceram o sentido cívico de cada um. Porque esta, também é a Missão da Biblioteca Escolar. Se uns leram, outros escreveram. Foi dado, como mote aos alunos, o início de um conto de Natal retirado do livro “Bom Natal, Pai Natal”, de José Jorge Letria. Leram… pensaram… e continuaram esse mesmo conto. Cada aluno partilhou/contribuiu com sua parte para o conto, a história foi crescendo e o tema do Natal constou em todas estrelas de textos. No conjunto, as Bibliotecas Escolares celebraram o Natal “oferecendo” aos alunos: leitura, reflexão, partilha e escrita. Tudo embrulhado em Contos de Natal!

Turma 5º A

A turma do 5ºE foi no dia 25 de outubro, à Biblioteca Escolar de EB Vendas Novas,nº1, com a professora Catarina, para comemorar o mês internacional das bibliotecas escolares, com o tema “Bibliotecas Escolares: uma chave para o passado, presente e futuro”. Na Biblioteca, estava a professora Dulce que nos falou da importância da distribuição dos livros e dos escritores nas estantes da Biblioteca, deu-nos muita informação para nós sabermos utilizar a Biblioteca. Falou-se do mês das bibliotecas e da instalação que estava na Biblioteca, onde conhecemos escritores do passado, do presente e do futuro… mas estes ainda não sabemos… por isso estava lá um livro em branco. Vimos um “vídeo” que a professora Catarina tinha feito com a sua antiga turma. O “vídeo” era sobre o livro “A Fada Madrinha e o Gigante das Bibliotecas”, da escritora Luísa Ducla Soares. A professora disse se quiséssemos, podíamos requisitar livros ou então podíamos ler na biblioteca, até mesmo os que estavam dentro do baú. Por fim, cada um consultou um livro e escreveu numa tira de papel, uma frase a seu gosto. Eu escrevi e gostei muito.

Alunos Ana Leonor da Silva Barrete Ana Rita Santos Oliveira André Filipe Cipriano Gomes Filipa Margarida Almaça Rainho Gonçalo da Silva Albino Margarida Monteiro Madeira Nunes Maria Inês Morais da Conceição Rita Isabel António Sacristão

5º B

Andreia Silva Azevedo Carina Candeias Pitta José André Bernardo Sara Machado Ribeiro

5º C

Beatriz da Silva Candeias

5º D

Gabriel Ornelas Lima Lara Caramelo Graça João Manuel Ginja Ramalho Rita Isabel Pereira Menino Vera Beatriz Maria Galvão

5º E

Ana Sofia Piteira Roberto João Tomás Ramos Ferreira

6º B

Ana Maria Gabriel Cardante André Lobo Noronha Beatriz Alves Dias Gustavo Filipe Nunes Veladas

6º C

Maria Inês Rosado Tirapicos Romão

6º E

Henrique Brás do Carmo Fernandes Maria Teresa Penha Marmeleira Melissa do Rosário Castanho Renata Sofia Simas Santos Rodrigo da Silva Balhana

7º B

Ana Sofia Filipe da Silva Laura Varela Gralheira Ricardo Filipe Garcia Bilro

Beatriz Santos, 5ºE 7º C

Catarina Candeias Ferreira Joana Manços David Joana Sofia Agostinho Farrica João Carlos Carretas Silveirinha Margarida André Bernardo Sofia Isabel Páscoa Perdigão

6

7º E

João Maria Correia Ramalho Marcelino

8º A

Joana Guerreiro Serrudo


garatujas