Epaminondas

Page 1

Arnaldo Rebello Camargo Junior

EPAMINONDAS

Ilustrações de: Luciana Leite

1


2


3


Arnaldo Rebello Camargo Junior

EPAMINONDAS Ilustrações de: Luciana Leite

1ª Edição

São Paulo 2021


COPYRIGHT DESTA EDIÇÃO

LA EDITORA LTDA-ME CNPJ: 19.119.918/0001-82 - I.E.: 142.966.846.112 End.: Rua Claúdio Soares,72 – 9º andar, conj. 912 – Pinheiros Fone: (11) 4890-2216 CEP: 05422-030 – São Paulo – SP www.leituraearte.com.br ©Todos os direitos reservados Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) de acordo com ISBD C172e

Camargo Junior, Arnaldo Rebello Epaminondas / Arnaldo Rebello Camargo Junior ; organizado por Regiana Carvalho ; ilustrado por Luciana Leite. - São Paulo : Leitura e Arte, 2021. 44 p. : il. ; 27cm x 27cm. ISBN: 978-65-990360-3-3 1. Literatura infantojuvenil. 2. Egocentrismo infantil. 3. Alteridade. 4. Construção da identidade. 5. Desenvolvimento da linguagem na criança. I. Carvalho, Regiana. II. Leite, Luciana. III. Título. CDD 028.5 CDU 82-93

2021-1192

Elaborado por Vagner Rodolfo da Silva - CRB-8/9410 Índice para catálogo sistemático: 1. Literatura infantojuvenil 028.5 2. Literatura infantojuvenil 82-93

Projeto gráfico e capa: Regiana N. Carvalho Siqueira Edição do texto: Paula Strano Diagramação: Paula Andreia Zúñiga Muñoz Revisão: Jorge A. Ribeiro da Silva


AO MEU PAI, ARNALDO (IN MEMORIAM) E À MINHA QUERIDA FILHA JÚLIA, QUE DEU VIDA AO EPAMINONDAS.


ESTE É EPAMINONDAS. ELE ACHA QUE É O REI EPAMINONDAS.

7


8


9


MAS É APENAS UM RATO.

10


ELE É MUITO TÍMIDO...


12


TAMBÉM ESPERTO...

13


14


ÁGI L 15

....


BR

ALHÃO... INC

E BRAVO!

16


BRAVO NÃO! ELE TEM MEDO!

17


18


TODOS OS ANIMAIS DA FLORESTA SÃO SEUS SÚDITOS.

19


20


21


NÃO, NA VERDADE NÃO SÃO. MAS NÃO LIGAM DE BRINCAR COM ELE QUE SÃO SÚDITOS DO REI.

22


TODOS OS ANIMAIS GOSTAM MUITO DELE E DE SUAS BRINCADEIRAS. MESMO QUE SEJAM UM POUCO ESTRANHAS, ÀS VEZES...

SÓ ÀS VEZES!

23


24


25


SEU SÚDITO PREFERIDO É O COELHO OSWALDO. EPAMINONDAS ADORA VISITÁ-LO. OSWALDO FABRICA QUEIJOS COLORIDOS! MAS O PEQUENO REI SÓ GOSTA DO QUEIJO LARANJA.

NÃO GOSTA DO VERDE. NÃO COME DO ROXO. TAMBÉM NÃO APRECIA O AZUL. O VERMELHO, ENTÃO, NEM PENSAR!

26


OSWALDO SEMPRE TEM QUEIJOS LARANJA. EPAMINONDAS É QUEM MAIS GOSTA DESSE TIPO DE QUEIJO.

27


28


29


DEPOIS DE COMER MUITOS QUEIJOS, O RATINHO REI EPAMINONDAS GOSTA DE VISITAR OUTRO SÚDITO: O ESQUILO LINDOLFO. ELE VIVE NUMA TOCA MUITO CONFORTÁVEL.

30


QUANDO O PEQUENO REI CHEGA ELE JÁ SABE... TEM SEMPRE UMA CAMA QUENTE, DE PALHAS E PENAS, PREPARADA PARA SUA MAJESTADE TIRAR UM COCHILO BEM GOSTOSO E SONHAR COM MAIS QUEIJOS LARANJA!

31


32


CERTA VEZ, TEVE A FESTA DE ANIVERSÁRIO DA TARTARUGA CLOTILDE. OSWALDO FICOU MUITO FELIZ AO RECEBER O CONVITE E LEVOU TODOS OS SEUS QUEIJOS. TODOS COMERAM QUEIJOS COLORIDOS E O PRIMEIRO A ACABAR FOI O LARANJA.

33


34


QUANDO EPAMINONDAS CHEGOU, NÃO TINHA MAIS NENHUM QUEIJO LARANJA E ELE FICOU MUITO BRAVO. OFERECERAM O VERDE, O AZUL, O VERMELHO, O AMARELO... ELE RECUSOU TODOS. QUERIA APENAS O LARANJA. O COELHO OSWALDO DISSE A ELE QUE NÃO DAVA PARA FAZER MAIS NAQUELE MOMENTO. FABRICAR QUEIJOS LEVA MUITO TEMPO! DISSE TAMBÉM QUE HAVIA OUTRAS COISAS DIVERTIDAS NA FESTA, ALÉM DE COMER QUEIJOS.

35


36


37


ELE PODIA BRINCAR DE PULAR CORDA COM AS LEBRES, COM OS JACARÉS, DE JOGAR DARDOS, OU CORRER ATRÁS DE NOVELOS DE LÃ COM OS GATOS.

38


QUEM ESCREVEU O LIVRO

ARNALDO REBELLO CAMARGO JUNIOR É PROFESSOR DE PORTUGUÊS HÁ 19 ANOS. DESDE QUE APRENDEU A LER, NUNCA MAIS LARGOU OS LIVROS E FEZ DO SEU AMOR À LITERATURA, SUA PROFISSÃO. ESTUDOU LETRAS NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ONDE FEZ TAMBÉM MESTRADO E DOUTORADO.

QUEM FEZ OS DESENHOS

LUCIANA LEITE É ARTEIRA DESDE CRIANÇA E ARQUITETA DEPOIS DE GRANDE. APAIXONOU-SE POR LIVROS INFANTIS DEPOIS QUE SEUS DOIS FILHOS NICOLE E MICHAEL NASCERAM. O MUNDO DAS CRIANÇAS, TÃO DOCE, FELIZ E ENCANTADO CONQUISTOU SEU CORAÇÃO E FEZ COM QUE MUDASSE O RUMO DO SEU TRABALHO. HOJE ELA FAZ MIL E UMA ILUSTRAÇÕES E MUITAS ARTES. ESSE LIVRO DO EPAMINONDAS É O SEU PRIMEIRO LIVRO ... PRIMEIRO DE MUITOS QUE VIRÃO!

39


40


EPAMINONDAS É O REI DA FLORESTA. PELO MENOS, É O QUE ELE PENSA. ESSE PEQUENO RATO VIVE EM UM MUNDO DE BRINCADEIRAS E FAZ DE CONTA E A PRINCIPAL DELAS É FINGIR SER UM REI. OS OUTROS ANIMAIS DA FLORESTA GOSTAM MUITO DELE E ENTRAM NA BRINCADEIRA, FAZENDO COM QUE A FANTASIA SE TORNE REALIDADE. SEU FIEL SÚDITO, OSWALDO, O COELHO, ESTÁ SEMPRE ATENTO ÀS BRINCADEIRAS DE EPAMINONDAS. ELE É UM COELHO MUITO SÁBIO E AJUDA O RATO A SUPERAR UM GRANDE PROBLEMA, QUANDO ACABAM OS QUEIJOS LARANJA DURANTE UMA FESTA E NADA MAIS PARECE INTERESSANTE.

41


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.