Issuu on Google+

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRE

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISONADAS

Gestão da Qualidade

Produção de Treinamento sobre Gestão da Qualidade Professor : Carlos Augusto Rogano

Santo Andre, 24 de Setembro de 2015


Total Quality Management (TQM)


Total Quality Management (TQM) A sigla TQM tem origem do termo em inglês Total Quality Management, o método é chamado de Gestão da Qualidade Total. Ele diz respeito a uma estratégia usada pelo setor de administração para que todos tenham consciência da importância de agregar qualidade aos processos organizacionais. Características: – Faz crescer a satisfação e a confiança dos consumidores; – Estimula o crescimento da produtividade; – Minimiza exponencialmente os custos internos; – Proporciona uma melhora contínua aos produtos e processos; – É possível acessar cada vez mais mercados de modo eficaz.


Princípios da qualidade total  Total

satisfação dos clientes;  Desenvolvimento de recursos humanos;  Constância de propósitos;  Gerência participativa;  Aperfeiçoamento contínuo;  Garantia da qualidade;  Delegação;  Não aceitação de erros;  Gerência de processos;  Disseminação de informações;


Gráfico de Evolução da Qualidade


Modelo Seis Sigma Seis Sigma pode ser definido como um conjunto de práticas e estratégias gerenciais desenvolvidas para maximizar os processos e promover mudanças nos resultados de qualidade, financeiros e principalmente satisfação dos clientes. É considerado um dos principais temas da qualidade total, devido a sua eficiência e eficácia. Sempre buscando melhorias no processo, produtos e serviços oferecidos aos clientes.


DMAIC DMAIC é uma metodologia utilizada na melhoria de produtos, serviços e processos já existentes. Suas etapas consistem em: Define the problem: Definição do problema a partir de opiniões de consumidores. Measure key aspects: mensurar os principais aspectos do processo atual e coletar dados. Analyse the data: analisar os dados coletados para identificar as causas do problema. Medir e quantificar a correlação entre variáveis. Improve the process: analisar as alternativas, propondo planos de ação e se necessário, propor, avaliar e programar mudanças no processo. Control: Garantir o alcance das metas em longo prazo, padronizar as alterações e monitorar para manter a capacidade e gerar melhorias futuras.


ExcelĂŞncia em desempenho Organizacional


5´S Princípios japoneses são aplicados com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e seguro. A ferramenta 5´s é considerada uma “ filosofia de vida”.  SEIRI (organização e senso de utilização)  SETON (arrumação e ordenação)  SEISO (Limpeza)  SEIKETSU (padronização)  SHITSUKE (disciplina)


ISO 9000 ISO é a Organização Internacional para a padronização, que regula uma série de normas para fabricação, comércio e comunicação, em todos os ramos industriais. Conhece-se por ISO tanto à Organização como às normas estabelecidas pela mesma para padronizar os processos de produção e controle em empresas e organizações internacionais.


PDCA/SDCA O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que visa melhorar e controlar os processos e produtos de forma contínua, sem intervalos e interrupções.


As 7 Ferramentas de Gestão da Qualidade As sete ferramentas da qualidade ajudam a organização a elevar seu nível e qualidade, através da identificação dos problemas.


AS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE 1- Fluxograma: auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações, com o objetivo de identificar o desvio, caso ocorra.


2- Diagrama de Ishikawa(espinha de peixe): tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, através da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.


3- Folhas de Verificação: é uma lista de itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados. É usada para a certificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão.


4- Diagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.


5-Histograma: Tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições, através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada

categoria.


6- Diagrama de Dispersão: mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, uma em função da outra.


7- Controle Estatístico de Processo ( CEP): são usados para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.


Conclusão Após conclusão do trabalho, foi possível identificar a importância dos estudos apresentados, o grupo conseguiu ler, estudar e aprender muito sobre Gestão da qualidade, e sua importância para a empresa. Aprendemos sobre os pontos que transforma em uma empresa de qualidade, a importância da ISO, Seis Sigma, do DMAIC, PDCA, 5S, ferramentas essenciais para uma organização de sucesso. Tornou-se necessário as empresas seguirem esses modelos de desempenho da qualidade devido às mudanças que se deram no código do consumidor e com isso a preocupação constante em manter a qualidade, e preocupação maior ainda em manter e reter os clientes. A Qualidade Total tem como principal objetivo a busca pelo zero defeito, sempre em busca da melhoria continua.


Componentes do Grupo Aluno (a): Bruna Macedo

RA:4201782889

Aluno (a): Bruna Mancuso

RA:3708602058

Aluno (a): Douglas Ferreira de Lopes

RA:5299864577

Aluno (a): Fabiana Cardoso

RA:5829170504

Aluno (a): Fabio Santiago

RA:3715665966

Aluno (a): Katia Graciel da Silva

RA: 5800153111

Aluno (a): Leila Francisca da Costa

RA: 3424693900

Aluno (a): Reinaldo Jose da Silva

RA: 5660119534


GESTÃO DA QUALIDADE - CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRE