Issuu on Google+

Oscar Wilde

The Picture of Dorian Gray


The Picture of Dorian Gray

Graciele Bravim Leidiane Rezende Michelli Pires Verônica Mathias

Este trabalho foi apresentado como requisito para avaliação da disciplina De Atividades Complementares Interdisciplinares, ministrada pela Profª. Mestra Andrea Santana.

Vitória 2013


Sumário INTRODUÇÃO..............................................................................6 AUTOR..........................................................................................8 ROMANCE ADAPTADO – O RETRATO DE DORIAN GRAY.....9 EXERCÍCIOS................................................................................24 HIPERLINKS.................................................................................24 SINOPSE......................................................................................26


6

Introdução O uso de clássicos literários no ensino da língua inglesa corrobora para o aprendizado do aluno de uma forma contextualizada, permitindo ao aluno a assimilação da história em seu cotidiano, fazendo que o mesmo tenha interesse e entusiasmo pela leitura, enriquecendo a sua cultura e também seu vocabulário, evoluindo o seu conhecimento. Alonso (2011) cita: “Segundo Collie e Slater (1992), a Literatura deve estar presente na sala de aula de línguas porque: 1) é material autêntico; 2) possui sentido dinâmico; 3) é capaz de atravessar as fronteiras do tempo e do espaço, podendo dialogar com culturas de muitos países em diferentes épocas; 4) proporciona enriquecimento linguístico e cultural e 5) favorece o envolvimento pessoal dos aprendizes nas tarefas propostas. A obra de Collie e Slater (ibid) oferece diversas atividades para serem utilizadas em sala de aula, abrangendo os três gêneros literários: poesia, drama e prosa.” p. 23 Existem vários fundamentos teóricos nos quais a Autora se baseia para abordar o tema. Pode-se citar como exemplo: A taxonomia das experiências de aprendizagem de inglês, proposta por Miccoli (2007c), que aborda as experiências vivenciadas a partir de estudos dos clássicos literários. A Autora também cita outros nomes como, Kumaravadivelu (2006), Rod Ellis (2005) e Brown (2001) , que abordam os benefícios de integração e desenvolvimento das habilidades línguisticas, conhecimentos culturais dentre outros benefícios. A partir da análise realizada nos materiais paradidáticos disponibilizados para pesquisa, identificamos que em sua maioria os clássicos oferecem uma leitura clara e concisa . Alguns dos clássicos possuem poucas ilustrações, mas todos propõem exercícios condizentes com o nível de inglês aplicado. Em uma abordagem instrumental, pode-se dizer que é de fácil aplicação aos alunos. O material disponível no mercado é bom, mas há a necessidade de melhorias nas atividades, trazendo uma proposta mais dinâmica, pois os exercícios são muitos repetitivos e tradicionais. É valido


7

propor aos alunos atividades que desenvolvam suas habilidades artísticas sem fugir da proposta inicial de trabalhar com clåssicos literårios, utilizando uma forma mais contextualizada a realidade deles. É uma maneira de tornar o ensino mais atrativo e prazeroso para o educando.


8

O Autor

Oscar Wilde nasceu em Dublin, Irlanda em 1854. Ele morreu em Paris em 1900. Muitas das histórias, peças e poemas que Oscar Wilde escreveu são ainda populares. Histórias: O retrato de Dorian Gray, O crime de Lorde Arthur Savile e Outras histórias, O príncipe feliz e outros contos.

httpathenalivraria.blogspot.com.br201306sarau-literario-o-retrato-de-dorian.html


9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24

Exercícios

1) Propor aos alunos a interpretação do livro em forma de um teatro adaptado aos dias de hoje, em forma de uma paródia, fazendo que os mesmos aprofundem-se na história, levando os questionamentos do autor aos dias de hoje, analisando o contexto da história e fazendo a sua adaptação de uma forma mais atual.

2) Após o teatro, preparar um questionário com os principais acontecimentos da história, da seguinte forma:

2.1) Quais são os principais personagens da história?

2.2) Quais as características dos principais personagens?

2.3) Por influência de quem Dorian Gray é levado a mudar sua personalidade?

2.4) O que você pensa sobre a influência que os amigos podem exercer sobre os outros?

3) Em grupos discutam as questões acima, e elaborem um final alternativo para a história. 4) Produza um desenho que ilustre a história de Dorian Gray .

.Hiperlinks https://www.youtube.com/watch?v=POVOhqDik8U (Trailer do filme O Retrato de Dorian Gray baseado na obra de Oscar Wilde) http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Wilde (Sobre o autor)


25

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_League_of_Extraordinary_Gentlemen (Filme – A liga extraordinária) . Este filme é uma junção de muitos personagens dos clássicos da literatura inglesa com personagens de outras obras de autores não ingleses como Júlio Verne. Dentre eles faz-se presente: o aventureiro Allan Quartermain, a vampira Mina Hacker, o pirata Capitão Nemo, o médico Henry Jekyll e seu alter-ego, o monstro Edward Hyde, o homem invisível Rodney Skinner, o imortal Dorian Gray , o espião americano Tom Sawyer e o Professor James Moriarty, arquiinimigo de Sherlock Holmes.

http://www.youtube.com/watch?v=GOJcnFdJ668 (Trailer do filme)


26

Sinopse do Romance The Picture of Dorian Gray

O conto "The Picture of Dorian Gray" narra à história de um jovem, na Inglaterra aristocrática do século XIX. Dorian Gray é um belo e ingênuo jovem, levado à alta sociedade local por Henry Wotton, que lhe apresenta os prazeres hedonistas da cidade. Basil Hallward, um artista que frequenta este meio, resolve pintar um retrato de Dorian, de forma a capturar sua beleza jovial. Ao ver o quadro Dorian faz a promessa de que daria tudo, até mesmo sua alma, para permanecer sempre com o visual nele estampado. A partir de então Dorian não mais envelhece, mas todos os pecados que comete e a idade que chega são demonstrados no retrato, cada vez mais terrível. Para que ninguém mais o veja, Dorian decide esconder o retrato no sótão de sua casa.

Classificação da proficiência: .Iniciante


Aci the picture of dorian gray